quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Climatologia Geográfica


Encontrada a possível causa do declínio da civilização maia

Posted: 31 Dec 2014 05:13 AM PST

Um mineral encontrado no “Grande buraco azul” sugere que a seca prolongada poderia ter acabado com a civilização maia. O estudo foi realizado pelos pesquisadores da Universidade de Rice, no Texas.

Essa teoria já existia a algum tempo. Mas depois da coleta de amostras de sedimentos, ela foi reforçada, principalmente pela quantidade de titânio e alumínio. De acordo com o geólogo Andre Droxler, da Universidade de Rice, as chuvas corroem as rochas vulcânicas da região, especialmente as que possuem titânio. Porém, a pouca quantidade desse elemento indica poucos períodos de chuva.

Outra coisa que essa analise observa é que houve um período de seca entre os anos 800 d.C a 900 d.C, que coincide com o momento em que a civilização maia começou a se enfraquecer. “Quando você tem grandes secas, você começa a ter fome e agitação”, diz Droxler.

Desde então, os maias entraram em declínio econômico e cultural, o que acabou perdendo influência com ascensão de outros povos, como os toltecas. Os mais ainda tentaram se mudar para o norte. Mas a pesquisa mostrou que uma outra terrível seca atingiu, dizimando mais o que restava dos antigos maias.

Essas novas revelações expandiram um estudo que foi publicado em 2012 na revista Science.

Fonte: UPI

The post Encontrada a possível causa do declínio da civilização maia appeared first on Climatologia Geográfica.

Seu cachorro entende o que você diz, conclui pesquisa

Posted: 30 Dec 2014 03:56 PM PST


Desabafe a vontade! De acordo com os cientistas da Universidade Sussex, na Inglaterra, seu cachorro vai entender tudo que você quer dizer. Em uma pesquisa antiga, foi provado que os cães processavam os latidos de outros cachorros nos dois lados do cérebro. Então, os ingleses queriam aprender mais.

Foram colocados fones de ouvido nos cães para perceber como eles reagiriam quando ouvissem diferentes tipos de discursos. "Os sons que entram em cada orelha vão, principalmente, para o hemisfério oposto do cérebro", explica Victoria Ratcliffe, uma das autoras da pesquisa. "Se um hemisfério é mais especializado em processar certas informações nos sons, então aquelas informações serão percebidas como se viessem da orelha oposta", conclui.

Concluiu-se que, se o cachorro virasse para esquerda, após ouvir o som, isso provaria que o som parecia ter vindo da esquerda (vale lembra que os fones estavam com volumes iguais).

Os cachorros sempre viravam-se para direita quando escutavam frases conhecida, por exemplo, “quieto” ou “deita”.

Essa pesquisa serviu para provar que o processo de compreensão da fala nos cães é muito parecido com o nosso.

Fonte: EXAME

The post Seu cachorro entende o que você diz, conclui pesquisa appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!