domingo, 21 de dezembro de 2014

Climatologia Geográfica


Um alerta para os moradores do Sul e Sudeste do Brasil

Posted: 20 Dec 2014 12:17 PM PST

Parceiro: De Olho no Tempo Meteorologia (site)

Siga em tempo real, aqui na página

Uma forte onda de tempestades ganhou muita força e está mudando o tempo no Sul (20) entre a Argentina e o Uruguai e agora caminha rumo ao Brasil alterando o tempo. A grande massa de ar quente e úmida que vem da Amazônia juntamente com o Jato de Baixos Níveis (JBN), aliado à pressão atmosférica em queda livre na região da Bacia do Chaco, no Paraguai e o aprofundamento de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, são os principais mecanismos que geram tamanha instabilidade, além é claro, da organização e deslocamento de uma nova frente fria.

68

A projeção de escoamento do vento sobre o nível de 850 hPa (1.500 metros) gerada a partir do modelo norte-americano GFS mostrou o ingresso do vento amazônico diretamente para o Centro-Sul do continente, que funciona como um "alimentador" das tempestades. A área com efeito de circulação ciclônica (baixa pressão) também esteve evidenciada sobre o nível a nordeste da província de Buenos Aires, na Argentina.

86

Segundo uma projeção feito pelo Convective Available Potential Energy (CAPE), o modelo indicou valores condizentes para a possibilidade de tempo severo entre o oeste, centro e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná e boa parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo, além do nordeste da Argentina e em boa parte do Paraguai. 

94

Como as temperaturas seguem muito elevadas na frente do sistema, o risco de evolução de novos núcleos de tempestades severas e alinhadas é grande, o que tornam as regiões citadas acima passíveis de computarem danos em decorrência de vendavais, chuvas torrenciais e precipitação de granizo e até mesmo de dano semelhante à atividade tornádica (o que somente pode ser mensurado por meteorologistas de órgãos oficiais e mediante dados de imagens, via previsão nowcasting).

The post Um alerta para os moradores do Sul e Sudeste do Brasil appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!