quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Climatologia Geográfica


Confira o Top 10 mitos sobre o cérebro (revisional)

Posted: 24 Dec 2014 04:47 PM PST

Recentemente, postamos a tradução de um ranking do HowStuffWorks com os 10 maiores mitos sobre o cérebro e uma explicação superficial de cada um deles. Confira a lista:

 

1. Ele é cinza?

2. Escutar música clássica te faz mais inteligente? 

3. Aprender algo dá origem a novas rugas no cérebro? 

4. Nós podemos ser manipulados por mensagens subliminares? (

5. O cérebro humano é o maior de todos os animais?

6. Nós podemos ficar conscientes após uma decapitação?

7. Os danos a ele causados são sempre permanentes? 

8. Ele pode ser “esburacado” pelo uso de drogas?

9. O álcool mata as células cerebrais? 

10. Nós usamos apenas 10% dele?

The post Confira o Top 10 mitos sobre o cérebro (revisional) appeared first on Climatologia Geográfica.

Top 10 mitos sobre o cérebro: Nós usamos apenas 10% dele? (10/10)

Posted: 24 Dec 2014 04:34 PM PST

Nós sempre escutamos que usamos apenas 10% dos nossos cérebros. O mito é, provavelmente, um dos mais conhecidos, em parte porque sempre foi publicado na mídia.

Mas, de onde ele veio? Muitas fontes apontam para um psicólogo americano chamado William James que, em meados de 1900, disse que “uma pessoa raramente usa todo o seu potencial”. De alguma forma, essa frase foi convertida para o órgão nervoso. Isso parece muito confuso à primeira vista. Por que nós teríamos o maior cérebro em proporção aos nossos corpos que todos os animais se não o usamos por completo?

Imagem do filme "Lucy", que trabalha com um roteiro baseado no mito.

Imagem do filme “Lucy”, que trabalha com um roteiro baseado no mito.

Muitas pessoas se aproveitaram da ideia para vender produtos que prometiam fazer que os outros 90% funcionassem. Adeptos de “habilidades psíquicas”, como EES, apontaram isso como uma prova das suas supostas proezas, como se eles usassem a outra porcentagem cerebral.

Em complemento aos 100 bilhões de neurônios, o órgão também possui outros tipos de células que são constantemente usadas. Nós nos tornamos desabilitados de algumas funções por danos a pequenas partes do cérebro, dependendo de onde foram causados, então não há nenhuma forma de usarmos apenas 10% dele.

Escaneamentos da área do cérebro mostraram-nos que não importa o que você esteja fazendo, o órgão sempre estará ativo. Algumas áreas são mais ativas que outras em determinada hora, mas, ao menos que você tenha um cérebro danificado, não há nenhuma parte dele que não esteja em absoluto funcionamento. Aqui está um exemplo: você está sentado em uma mesa comendo sanduíche e você não está mexendo o seu pé. Você está apenas concentrado em mastigar o sanduíche, sentir o seu gosto e engoli-lo. Mas isso não significa que seu pé não esteja funcionando – ainda há atividade motora nele, tal como fluxo sanguíneo, mesmo que você não esteja o movendo.

Então, não há o que esconder. Não há nenhum potencial escondido que não possa ser desvendado, mesmo que a ciência não o tenha feito.

Sugestões de leitura sobre o mito do uso de 10% do cérebro:

1. http://www.e-farsas.com/e-verdade-que-utilizamos-apenas-10-nosso-cerebro.html

2. http://universoracionalista.org/o-mito-do-uso-de-10-do-cerebro/

Traduzido e adaptado de:

http://science.howstuffworks.com/life/inside-the-mind/human-brain/10-brain-myths6.htm#page=10

The post Top 10 mitos sobre o cérebro: Nós usamos apenas 10% dele? (10/10) appeared first on Climatologia Geográfica.

Top 10 mitos sobre o cérebro: O álcool mata as células cerebrais? (9/10)

Posted: 24 Dec 2014 04:12 PM PST

Apenas a observação de uma pessoa bêbada é suficiente para convencê-lo de que o álcool pode afetar o cérebro diretamente. Pessoas que bebem o bastante até ficarem fora do normal geralmente acabam com o discurso afetado e  com deficiência em habilidades motoras, além de outros efeitos. Muitas sofrem de dor de cabeça, náusea e outras coisas ruins – em outras palavras, ressaca. Mas o álcool é capaz de matar células?

Créditos: Uwe Konietzko, Universidade de Zurich

Créditos: Uwe Konietzko, Universidade de Zurich

Não! O álcool não é responsável pela morte de células. Entretanto, ele pode danificar os dendritos, o que resulta em problemas nas conexões entre os neurônios. A célula em si não sofre danos, mas a forma de comunicação com outras é alterada. De acordo com pesquisadores como Roberta J. Penteney, professora de anatomia e de biologia celular da Universidade de Buffalo, o mal é, muitas vezes, reversível.

Bebidas alcoólicas podem desenvolver uma desordem neurológica chamada de síndrome de Wernicke-Korsakoff, que pode ocasionar uma perda de neurônios em algumas partes do cérebro. Essa síndrome também causa problemas de memória, confusão, paralisia nos olhos, perda da coordenação muscular e amnésia. Também pode levar à morte. Contudo, a desordem não é causada apenas pelo álcool, também pode resultar de uma deficiência de tiamina, um tipo essencial de Vitamina D. O álcool ajuda pois o seu consumo elevado pode prejudicar a absorção do nutriente.

Então, enquanto o álcool não mata células no cérebro, ele pode danificar o órgão se for consumido em grande quantidade.

Traduzido e adaptado de:

http://science.howstuffworks.com/life/inside-the-mind/human-brain/10-brain-myths6.htm#page=9

The post Top 10 mitos sobre o cérebro: O álcool mata as células cerebrais? (9/10) appeared first on Climatologia Geográfica.

Veja uma forma interessante de evitar um resfriado

Posted: 24 Dec 2014 12:38 PM PST

A dica é: Abrace mais! Isso mesmo, abrace mais. Isso foi estudado pelos cientistas da Universidade Carnegie Mellon. O psicólogo Sheldon Cohen junto com sua equipe entrevistaram 404 voluntários, foi perguntado "com qual frequência você entra em conflito com sua família?" e "quantos abraços você dá e recebe por dia?".

Foi notado que as pessoas que entravam em conflito com os familiares muitas vezes estavam mais propensos ao vírus da gripe. Porém, quem se sentia mais apoiada em seu círculo social tinha menos chances de desenvolver sintomas relacionados ao stress e à depressão e resfriados.

Mas isso não quer dizer que devemos jogar os remédios fora e sair abraçando todo mundo. Mas é sempre bom saber que, um abraço pode ir além de um sinal de afeto.

Fonte: Revista Galileu

The post Veja uma forma interessante de evitar um resfriado appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!