Determinante é um tipo de matriz, mas essa deverá ter o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, uma matriz quadrada. Nele não aplicamos as quatro operações, mas há outras propriedades, como achar o valor numérico de um determinante.
Nesta aula você vai conferir o determinante de uma matriz de ordem 2 e ordem 3 e suas propriedades. Faça parte desta aula e arrase em matemática no Enem!
Determinantes
Podemos calcular o determinante de qualquer matriz desde que essa seja quadrada, ou seja, que a matriz tenha o mesmo número de linhas e de colunas (seja uma matriz de ordem n x n).
Podemos dizer que determinante de uma matriz quadrada é o seu valor numérico.
Os elementos de uma matriz podem ser colocados entre parênteses, colchetes ou entre duas barras duplas; e os elementos dos determinantes são colocados entre duas barras.
Matriz de ordem 1
Quando uma matriz possui apenas um elemento ou possui apenas uma linha e uma coluna, dizemos que essa matriz é de ordem 1. Veja alguns exemplos:
Matriz de ordem 2
Determinante de uma matriz quadrada de 2ª ordem
Regra de Sarrus (regra prática para calcular determinantes de ordem 3)
A aula abaixo apresenta o determinante de uma matriz de ordem 3 usando a Regra de Sarrus. Clique e complemente seus estudos!
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Você vai encarar o próximo Enem? Então, coloque duas coisas na agenda: Fazer rascunhos de redação toda semana, e fazer Listas de Exercícios e Simulados Enem regularmente, de preferência um por semana. No Blog do Enem tem. Confira o Simulado Enem Online.
Você encontra dois tipos de Simulados no Blog do Enem: Simulados com questões originais separadas por Área do Exame, no estilo do Enem; e o Simulado Enem Online organizado pelas matérias que integram cada uma das áreas. Ou seja, você pode fazer simulados de ‘Ciências da Natureza’, ou pode fazer simulados separados por ‘Química, Física, e Biologia’. Os dois são gratuitos para você.
Simulado Enem 2016 – Provas pelas áreas do Exame:
Em parceria com a QMágico Educação e com a Rede Alumni, que mantém o programa Quero Bolsa, o Blog do Enem colocou no ar o Simulado Enem 2016 Gratuito. São questões originais criadas no estilo do Enem., e com provas pelas Áreas da prova: Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Matemática; e Linguagens. Veja todas as informações e as inscrições aqui. O cadastro de participação é gratuito no Simulado QMágico Quero Bolsa. E e a sua inscrição para o Simulado Enem Online vale também como inscrição gratuita para ter acesso a informações sobre Bolsas de Estudo em todo o país.
Simulado Enem Online Gratuito – Provas pelas matérias que você estuda:
As provas do Simulado Enem Online e Gratuito foram organizadas para você testar seus conhecimentos nas matérias que integram as Áreas do Enem: Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Literatura, Gramática, Inglês e Filosofia.
O gabarito do Simulado Enem Online sai na hora, com a indicação das aulas de revisão se você não acertar a resposta. Com este sistema inteligente você revisa apenas o que mais precisa aprender para mandar bem no próximo Enem.
Gabaritos na mesma hora, com aula de revisão
O Simulado Enem Online e Gratuito apresenta na hora uma escala comparada do seu desempenho em relação a outros colegas que fizerem as provas. Para mandar bem e chegar forte no Enem, veja também o Curso Enem 2016 Gratuito.
Agora, é com você: escolha abaixo o Simulado que você quer fazer!
O estudo e a escrita da História são realizados com base em pesquisas documentais e interpretações de fatos históricos. Como não é possível reconstruir o passado tal como aconteceu, os historiadores utilizam fontes, que podem ser interpretadas de maneiras diferentes, e, por isso, existe uma grande diversidade de produções historiográficas a respeito de um mesmo tema. No decorrer do tempo, o conceito, o uso e o critério de seleção das fontes históricas mudou.
A História é marcada por continuidades e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos homens na sua luta para construir sua cultura. Para compreender esses processos, o historiador deve considerar que:
Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de:
A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.
"A conquista de Ceuta foi o primeiro passo na execução de um vasto plano, a um tempo religioso, político e econômico. A posição de Ceuta facilitava a repressão da pirataria mourisca nos mares vizinhos; e sua posse, seguida de outras áreas marroquinas, permitiria aos portugueses desafiar os ataques muçulmanos à cristandade da Península Ibérica."
(João Lúcio de Azevedo. "Época de Portugal econômico: esboços históricos".)
A primeira atividade econômica praticada no Brasil Colônia foi a extração do pau-brasil. Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) em relação a essa atividade.
Correto
Parabéns, acertou todas! Siga para a próxima questão.
Em geral, os nossos tupinambás ficam bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: "Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?"
LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.
O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido:
Ao se apossarem do novo território, os europeus ignoraram um universo de antiga sabedoria, povoado por homens e bens unidos por um sistema integrado. A recusa em se inteirar dos valores culturais dos primeiros habitantes levou-os a uma descrição simplista desses grupos e à sua sucessiva destruição.
Na verdade, não existe uma distinção entre a nossa arte e aquela produzida por povos tecnicamente menos desenvolvidos. As duas manifestações devem ser encaradas como expressões diferentes dos modos de sentir e pensar das várias sociedades, mas também como equivalentes, por resultarem de impulsos humanos comuns.
SCATAMACHIA, M. C. M. In: AGUILAR, N. (Org.).Mostra do redescobrimento: arqueologia. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo – Associação Brasil 500 anos artes visuais, 2000.
De acordo com o texto, inexiste distinção entre as artes produzidas pelos colonizadores e pelos colonizados, pois ambas compartilham o(a):
A produção e a comercialização do açúcar foi uma das principais bases econômicas da colonização portuguesa no Brasil. Sobre este tema, é CORRETO afirmar que:
Correto
Parabéns, você acertou todas! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Não acertou todas? Não se preocupe, ainda dá tempo de revisar a aula desta questão e garantir no Enem e vestibular.
Você pode conferir como são os estilos de perguntas que você encontrará no Enem e comparar os resultados para ver onde você mais erra. Dessa forma seu estudo pode ser direcionado e os resultados otimizados.
É por isso que mais uma vez trazemos uma super oportunidade de você fazer a ótima prova simulada. E melhor, GRATUITAMENTE.
Quer fazer mais 10 Simulados Enem Online, Gratuitos? – Veja aqui 10 simulados online e gratuitos, disponíveis 24 horas para você.
0 comentários:
Postar um comentário