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- Enem: candidatos têm três minutos para resolver cada questão
- HIDROSFERA – REVISÃO DE GEOGRAFIA ENEM
- Sistemas Lineares 2 – Discussão de um sistema linear
Enem: candidatos têm três minutos para resolver cada questão Posted: 26 Jul 2016 11:35 AM PDT Controlar o tempo é um dos maiores desafios dos candidatos do Enem! Você terá, em média, três minutos para resolver cada questão.Muitos já sabem que as perguntas do Exame Nacional do Ensino Médio são extensas e trabalhosas. Por isso, a atenção dos candidatos com o tempo deve ser redobrada. A pergunta na cabeça de muita gente é esta: Quanto tempo eu tenho para resolver cada questão do Enem? A resposta apavora uma grande parte dos candidatos: Você têm três minutos para resolver cada questão do Enem. No primeiro dia de provas os candidatos terão quatro horas e meia para se dedicar exclusivamente às provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia de prova os participantes ganham uma hora a mais. Porém, além das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, é preciso fazer a redação. É simples fazer as contas para vcr o tempo médio de resolução de cada questão. São 90 questões objetivas no primeiro dia, com quatro horas e meia. No total, são 270 minutos. Fazendo a conta de dividir 270 por 90, temos os três minutos por questão. Resolva um Simulado em com 10 questões em 30 minutos e teste agora a sua capacidade de resolver questões em três minutos. O Blog colocou no ar uma página completa com Simulados de todas as matérias, com dez questões em cada prova. Você tem meia-hora para resolver as dez auestões. Será que você consegue? Veja aqui a lista de simulados e escolha um para começar: Dicas para mandar bem no Enem:
Simulado Enem Online ajudaSimulados podem ajudar o candidato a treinar o tempo de resolução das questões para, na hora da prova, tirar de letra o desafio. Aqui no Blog já postamos diversas dicas de Simulados. Não deixe de treinar e tirar a preocupação com o tempo do seu caminho para uma vaga na universidade. Veja aqui o Simulado Enem QMágico, com questões originais elaboradas de acordo com as regras do enem. A inscrição é gratuita, e você tem provas de 15 questões de cada área do conhecimento. Inscrições Abertas aqui: As melhores dicas para você mandar bem
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HIDROSFERA – REVISÃO DE GEOGRAFIA ENEM Posted: 26 Jul 2016 08:17 AM PDT A hidrosfera corresponde a toda a água que tem relação com a Terra, independente do seu estado físico – líquido, sólido ou gasoso. A maneira mais visível é o oceano, que ocupa cerca de 70% da superfície terrestre.Apesar disso, lembre-se de que a água não ocupa a maior parte do planeta, porque na parte interna, temos muito material rochoso (mesmo que se comprove a existência de um oceano subterrâneo, que estimam ser maior do que três oceanos juntos). De todo modo, as águas superficiais são fundamentais para a existência de vida na Terra. No entanto, quando se fala de existência de vida em outro planeta, uma das primeiras coisas a ser investigada é a existência de água, pode observar. Porém, não adianta nada ficarmos falando sobre a hidrosfera sem ver como ela funciona na prática, ou seja, temos que falar sobre o Ciclo Hidrológico. O ciclo hidrológico é o responsável por manter a água "ativa" na Terra, ou seja, ela está sempre em movimentação, mas cabe ressaltar. A água NÃO SAI DO PLANETA, na verdade, não sai nem da troposfera. O maior volume de água está em forma de oceano, com águas salgadas. Estas, na verdade, são 98% do total das águas, ficando apenas 2% de água doce. Desses 2%, a maior parte está congelada nos polos ou no alto das montanhas e uma parte está bastante poluída. Dica 1: Revise também a atmosfera! Veja este super post: http://blogdoenem.com.br/atmosfera-geografia-enem/OCEANOSOs oceanos são responsáveis pela maior aglomeração de água. Como já falei anteriormente, ocupa cerca de 70% da superfície terrestre e é composto por água salgada. Para os especialistas, o oceano é um só, numa formação contínua, mas para um entendimento geral, foi dividido em 5 oceanos diferentes (mas também afirmam que são apenas os três principais):
Os oceanos são responsáveis diretos por mudanças climáticas também, no seu aquecimento ou resfriamento (El niño e La niña). Além disso, são responsáveis por fluxos de animais, que pegam carona com as correntes marinhas, que são os "rios" que existem nos oceanos, graças ao movimento de rotação da Terra. Essas correntes são responsáveis por formações de alguns desertos, por exemplo, já que não apresentam muita umidade. Dentro desse movimento, podemos observar que as correntes que passam pelos polos são frias, enquanto as que passam pelo Equador são quentes. Dica 2: Estude também a hidrografia brasileira: http://blogdoenem.com.br/hidrografia-do-brasil/Então, curtiu o conteúdo? Tudo compreendido? Caso não, dê uma olhadinha na videoaula e depois teste seus conhecimentos nos exercícios logo abaixo, ok? Bons estudos! VideoaulaExercícios1 – (Enem) O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa-se em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água. Considere, então, as seguintes afirmativas: I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos. II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração. III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera. IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo. V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios. a) somente a afirmativa III está correta. b) somente as afirmativas III e IV estão corretas c) somente as afirmativas I, II e V estão corretas. d) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas. e) todas as afirmativas estão corretas. 2 – (Fesp-PE) Todos os seres vivos participam de alguma forma e constantemente do ciclo da água na natureza porque consomem água do meio e liberam depois em decorrência de suas atividades vitais. Assinale: a) Se a afirmação e a razão estiverem corretas. b) Se a afirmação estiver correta e a razão estiver errada. c) Se a afirmação estiver errada e a razão estiver correta. d) Se a afirmação e a razão estiverem erradas. e) Se a afirmação e a razão estiverem corretas, mas a razão não justificar a afirmação. 3 – A circulação dos oceanos tem uma influência direta sobre a vida na Terra. Sem os oceanos, extensas áreas do nosso planeta seriam excessivamente quentes ou frias. Assim, para melhor compreender o sistema climático do planeta, devemos estudar a circulação oceânica, analisando os efeitos simultâneos da distribuição da temperatura em toda a superfície do globo terrestre conjuntamente com a distribuição dos ventos marítimos. No início, os navios foram os únicos meios de transporte usados para estudar as correntes oceânicas. Seu levantamento limitava-se a alguns meses de observações quase sempre regionais. Com o uso dos satélites foi possível desenvolver novas e mais completas e preciosas técnicas de observação da circulação global das correntes marítimas a partir do espaço, por intermédio do estudo topográfico da superfície marítima. […]. MOURÃO, R. R. F. Os Oceanos e o Clima. Revista ECO-21, ed. 41. Disponível em: <http://www.eco21.com.br>. Acesso em: 22/11/2013. A importância e influência dos oceanos sobre os climas devem-se à: I. capacidade de transportar o calor das zonas equatoriais e tropicais para os polos, ajudando a reduzir as diferenças térmicas entre as diferentes regiões do planeta; II. manutenção das baixas temperaturas durante todo o ano nas regiões costeiras em função da ação de suas águas gélidas sobre o litoral; III. habilidade em conter a amplitude térmica nas regiões litorâneas em razão do aumento da umidade do ar por eles proporcionada. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s): a) I b) II c) I e II d) I e III e) II e III GABARITO1 – D 2 – A 3 – D Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.O post HIDROSFERA – REVISÃO DE GEOGRAFIA ENEM apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Sistemas Lineares 2 – Discussão de um sistema linear Posted: 26 Jul 2016 07:05 AM PDT No tema desta aula, vamos estudar o sistema linear em que um ou mais coeficientes são dados por um parâmetro. Você irá entender as peculiaridades desse sistema e aprender a classificá-lo em SI, SPD ou SPI em função dos seus parâmetros. Confira esta aula e arrase em matemática no Enem!Dica 1: Antes de continuar lendo este post, que tal acessar a parte 1 deste conteúdo? Então clique neste post e veja a aula completa da professora Jaceli! http://blogdoenem.com.br/sistemas-lineares-1/Discussão de um Sistema LinearA discussão dos sistemas lineares consiste em analisar parâmetros dos coeficientes em relação ao determinante da matriz que representa os coeficientes das equações; e, através desses parâmetros, classificar os sistemas quanto às suas soluções. O sistema linear consiste na relação mútua entre duas ou mais equações, ou seja, equações que compartilham da mesma solução ou do mesmo conjunto solução. Com esse fato surgem as classificações quanto aos conjuntos, sendo elas: Sistema Possível Determinado (apenas uma solução), Sistema Possível Indeterminado (várias soluções), Sistema Impossível (nenhuma solução). Contudo, podemos nos deparar com equações cujos coeficientes sejam parâmetros desconhecidos, indeterminados. Sendo assim, através da discussão do sistema podemos analisar esses parâmetros e determinar para quais valores teremos Sistemas Possíveis Determinados, ou Possíveis Indeterminados ou Sistemas Impossíveis. Existe um produto de matrizes que representa qualquer sistema linear; sendo assim, analisaremos e classificaremos o sistema linear de acordo com o determinante da matriz dos coeficientes das equações. Você deve estar se perguntando: "Como assim?". Portanto, veja abaixo as matrizes que representam um sistema 2×2 (2 equações e 2 incógnitas). Assista à aula para complementar os seus estudos!
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
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