Orientação profissional nos anos 80: os pais é que escolhiam o futuro dos filhos. Mas, e agora, como é que se escolhe o seu futuro? É você que decide, ou alguém decide por você? Confira!
No post de hoje, a professora Ana Célia Bohn, que atua na orientação profissional e vocacional de jovens em Santa Catarina, vai ajudar você a iluminar o seu caminho e responder a essas perguntas.
Até um tempo atrás (nas décadas jurássicas de 1980/90) o leque das profissões era restrito aos clássicos: Medicina, Odontologia, Psicologia, Advocacia, Engenharias (mais para os meninos), Pedagogia (mais para as meninas) e Administração, em menor intensidade. A vida era assim. Sempre houve outros cursos, só que, esses eram os mais concorridos nos concursos de vestibular. Ainda nem existia o Enem.
Então, ficava fácil para os pais dizerem: "faça isso" ou "faça aquilo". Eles opinavam na escolha do curso de seus filhos. Dura realidade da qual fiz parte, mas hoje posso dizer às minhas filhas: "vocês podem ser o que quiserem, desde que, assumam os riscos, as oportunidades, os sucessos e insucessos de suas escolhas."
Acontece que, nós, pais de hoje, não podemos mais opinar de forma tão incisiva na escolha do curso superior dos filhos e, consequentemente, na carreira que eles vão seguir. E você sabe o porquê? – Porque você é nascituro da era do conhecimento, cujas palavras de ordem são: tecnologia, informação, comunicação, redes e inovação. Vacilou com o 'nascituro'? É simples: nascituro é o ser humano já concebido, cujo nascimento (ou chegada) é dado como certo!
Orientação profissional na era do conhecimento
Na era agrícola, quem detinha o capital era o dono da terra. Séculos depois, na Era Industrial, já na época em que o capital era o dinheiro, quem possuía o poder era o dono das indústria. Hoje, quem retém o capital é quem tem o conhecimento, ou seja, estamos em uma era em que importamos e exportamos "cérebros".
O mundo passou de grande para pequeno, as negociações são globalizadas e sua carreira se expandiu de regional para mundial. Mas enfim, o que tudo isso quer dizer? Quer dizer que, expandimos os horizontes…
Você define o seu horizonte
Quaisquer das profissões que você escolher terá oportunidade aqui no Brasil ou fora dele. Bastam alguns cliques, contatos virtuais, visitas aos sites de seu interesse e disposição para mudanças e internalização de novas culturas. Isso significa que, não importa o curso que você escolher, sempre haverá um bom lugar ou o melhor lugar para você trabalhar. Vai depender do teor de seu esforço e comprometimento com o que estará fazendo.
Por exemplo…
Não basta ser médico, é necessária uma especialidade. A bola da vez é o nutrólogo. O carinha que cuida de você, antes mesmo de ficar doente: "manutenção preventiva" ao invés de corretiva". Mas, se for a formação médica o que você quer, o blog do Enem já deu algumas dicas sobre o curso de Medicina.
Não basta ser odontólogo, é preciso entender de estética. O sorriso tem que ser lindo. Lá vai você para a especialidade e as inovações da medicina bucal… Quer ver como é o curso de graduação e a vida de dentista? O blog do Enem já mostrou como funciona o mercado de trabalho na área de odontologia.
Também não basta ser Engenheiro, é preciso compreender os preceitos da sustentabilidade e encontrar soluções inovadoras para o descarte e reutilização de materiais. Quer saber mais como são as carreiras e o mercado de trabalho nas Engenharias? Confira aquios cursos de engenharia.
Não basta ser Agrônomo, é importante que você viabilize formas de plantio sustentável, produtos orgânicos, e assim vai… Já pensou em atuar nessa área? Veja o panorama da profissão de agrônomo que o blog do Enem selecionou para você!
Espero ter ajudado você a pensar. Sei que não posso dizer qual o melhor curso, mas posso afirmar: "A tendência é para quem está disposto a inovar, desafiar-se, aprender sempre", pois o mundo chegou a um patamar que iremos transpor a era do conhecimento para a era da sabedoria.
Seja o que você quer ser… Bons ventos! Sucesso!
Gostou de nossas dicas para ajudar em sua orientação profissional? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!
Este post foi escrito pela professora Ana Célia Bohn. Ela é formada em Administração, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e tem Mestrado em Administração. Ana Célia Bohn dá aulas no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e na Faculdade SENAC na cidade de Jaraguá do Sul.
Ana Célia Bohn foi premiada em 2015 com o melhor artigo científico brasileiro com o tema "Educação à Distância", no XXV ENANGRAD, e também atua como orientadora educacional para graduação e pós-graduação. Contato: ana.bohn@catolicasc.org.br
Diz o ditado que entrar na Universidade Federal de Campina Grande 'não é para quem quer', mas para 'quem dá conta', pois as notas de corte do Enem são bem altas.
O curso de graduação em Medicina no campus de Campina Grande alcançou 778,36 pontos nas notas de corte Sisu 2016 na UFCG, e ficou em primeiro lugar geral. Muito difícil para entrar!
Na disputa pelas vagas também do curso de graduação em Medicina, no campus da cidade de Cajazeiras, a nota de corte do Enem na UFCG disparou também, e chegou a 774,24 pontos na disputa por Ampla Concorrência. Foi o segundo lugar geral.
Para fechar o grupo das cinco maiores notas de corte Sisu 2016 na UFCG vieram as disputas muito apertadas para entrar no curso de graduação de Engenharia Civil, no campus de Campina Grande, com 713,60 pontos; para o curso de graduação em Odontologia, na cidade de Patos, com 710,70 pontos na nota do Enem; e, ainda, o curso de graduação em Engenharia Elétrica, na cidade de Campina Grande, com 703,06 pontos na nota do Enem.
Curso Enem Gratuito
Então, como você já percebeu, para entrar nos cursos mais concorridos é preciso mandar bem no Enem. Aumente suas chances com as aulas gratuitas do Curso Enem Online, gratuito, e 24 horas no ar para você. Todas as matérias das provas objetivas e as dicas de redação também.
Mesmo com a fama de uma universidade puxada e bastante concorrida nos cursos da Saúde e das Engenharias, as notas de corte Sisu 2016 na UFCG foram muito baixas em alguns cursos para formar professores, as Licenciaturas. Veja:
Para entrar no curso de graduação em Física no campus de Campina Grande foi necessário fazer apenas 484,56 pontos no Enem. Para o curso de graduação em Educação no Campo, na cidade de Sumé, deu para entrar com apenas 513,78 pontos nas notas de corte Sisu 2016 na UFCG. Confira a lista completa:
Tabela com as notas de corte Sisu 2016 na UFCG
Notas de Corte do Sisu 2016 na Univ. Federal de Campina Grande
0 comentários:
Postar um comentário