quarta-feira, 13 de julho de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Nota do Enem vale na USP. Direito, Arquitetura, Engenharias e outros cursos com 2.338 vagas

Posted: 12 Jul 2016 10:35 PM PDT

A USP aumentou o número de vagas pelo Enem. Agora é pra valer. Depois de uma década de espera as notas do Enem agora valem para entrar na USP. A reitoria já confirmou 2.338 vagas pela Nota do Enem na Universidade de São  Paulo para a edição de 2017, e vai cair a exigência de Nota de Corte mínima de 700 pontos. Veja.

Na USP agora você entra pela Nota do Enem – Sim, boa novidade mesmo é que agora você pode disputar as vagas da melhor universidade do Brasil pela Nota do Enem. A Universidade de São Paulo é a 1ª colocada no ranking educacional do Pais, e também é a primeira do Brasil em todos os rankings internacionais.  E agora já está no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. Em 2016 foram 1.499 vagas pela Nota do Enem. Agora, já subiu para 2.338 vagas na seleção do Sisu, e 8.091 pelo vestibular da Fuvest. 21% das vagas pela nota do Enem, e 79% pelo vestibular tradicional.

Só da Escola de Comunicação e Artes (ECA) serão 83 vagas em 2017 para Jornalismo, Editoração, Publicidade, Relações Pública, Educomunicação , Turismo e Marketing.  Outra conquista para os candidatos pela Nota do Enem serão as vagas para o curso de Arquitetura, que não estavam presentes no Sisu 2016. Agora, serão 30% das vagas da FAU no Sisu, pela nota do Enem. Ainda falta a manifestação da Faculdade de Medicina, que decide em agosto se também coloca vagas em disputa pela nota do Enem.

As notas de corte do Enem na USP –  maior nota de corte do Sisu na USP foi de 783,79 pontos pelo Enem, para o cursoda Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP serão pela Nota do Enem, através do Sisu.  Entram aí 57 das 190 vagas anuais, e sem precisar fazer a prova de habilidades específicas. A menor nota de corte pelo Enem em 2016 foi de 701,80, para Gestão Ambiental. Não tem moleza para entrar na USP. Aumente suas chances com as 1.200 aulas, dicas, simulados e vídeos do Curso Enem Online Gratuito, com todas as matérias das provas objetivas e da Redação também. Acesse o Curso Enem Gratuito aqui.nota do enem vale na USP

O ‘adeus ao vestibular da FUVEST’ para ingressar na USP valeu já para 13,5% das vagas da Universidade de São Paulo para os alunos começaram a estudar em 2016. O Edital da USP para o Sisu 2017 vai colocar em disputa pela nota do Enem 2.159 vagas. A reitoria já informou este aumento, o que significa 45% de aumento nas vagas pela Nota do Enem em relação a 2016. Veja abaixo as notas de corte do Sisu na USP.  Os cursos de Engenharia da cobiçada Escola Politécnica da USP (Poli) vão colocar 10% das vagas na disputa pela nota do Enem.

A notícia ruim é que os critérios adotados pela USP em 2016 deixaram de fora alguns dos cursos mais cobiçados e mais concorridos. De um total de 143 cursos de graduação que tiveram novas turmas em 2016, apenas 85 decidiram colocar uma parte das vagas para disputa pela Nota do Enem. E, dentre os cursos com vagas pelo Enem, alguns só aceitaram candidatos com mais de 700 pontos na Redação e nas provas objetivas também. Este critério também muda para o Sisu 2017, e a disputa será livre de nota mínima. Tem tudo para a USP ficar com as notas de corte mais altas do Enem em todo o Brasil

Veja todas as Notas de Corte do Sisu 2016 na USP

Outros 58 cursos de graduação da USP resolveram ficar apenas pelo vestibular da FUVEST em 2016. Medicina na capital ficou de fora do Sisu 2016, mas em Ribeirão Preto 10% das vagas da Medicina vão mesmo ser ocupados pelos critérios do Sisu 2016, com a Nota do Enem.  O primeiro lugar geral em notas de corte Sisu 2016 na USP foi para os candidatos às vagas do curso de Marketing, no campus Zona Leste de São Paulo, que marcaram 783,79 pontos pelo Enem como a nota mínima para passar.

Em seguida ficou a disputa para as vagas do curso de graduação em Física, no câmpus da USP na cidade de São Carlos (interior paulista), com 783,50 pontos. A terceira maior das Notas de Corte Sisu 2016 na USP foi para o curso de Matemática Aplicada, no câmpus sede, no bairro Butantã, na capital de São Paulo.

Para fechar o grupo das cinco maiores notas de corte Sisu 2016 na USP vieram os cursos de graduação em Ciências da Computação, em São Carlos, com 778,76 pontos, e o curso de graduação em Química, em São Paulo, com 778,26 pontos no Enem.  Veja aqui todas Notas de Corte do Enem na USP.

USP 2016
Veja as Notas de Corte na USP

Nota Mínima de 700 pontos

Se você pretende concorrer aos cursos de Veterinária e de Odonto na USP pode ir se preparando para ter pelo menos 700 pontos na média do Enem. A exigência vale também para Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, Administração e Gestão Ambiental.

Os cursos de Farmácia, de Bioquímica, Psicologia e de Educação Física exigem Nota Mínima de 500 pontos. Química pede 600. A decepção mesmo é para os cursos que formam professores, que exigem 450 pontos de média nas objetivas, e 500 na Redação. Estranha é a exigência para Medicina. O edital coloca a nota mínima de 500 pontos. Mas, na prática, a previsão do Blog do Enem é que só vão entrar candidatos com mais de 800 pontos para Medicina.

Direito da USP garantido pela Nota do Enem

Um dos cursos mais procurados na USP é Direito, na capital, no Largo São Francisco. Ali o Enem passou a valer para ocupar 10% das vagas.

Então, na prática, a FUVEST não acaba, porque este vestibular vai continuar para  a maior parte das vagas. Em 2016 foram 86,5% das vagas no vestibular tradicional: 9.558 vagas pela FUVEST e 1.499 pelo Enem somando 11.057 chances para entrar na USP.

Foram 423 vagas na área de ciências exatas e tecnologia, 348 para cursos de graduação na área de ciências biológicas, e ainda 728 vagas para cursos de ciências humanas. Total de 1.499 vagas da USP no Sisu 2016.

Nas vagas pela nota do Enem a política de Cotas para alunos de Escolas Públicas ficou com 1.159 vagas, e 340 foram para disputa na categoria de Ampla Concorrência. Durante o ano o Conselho da Universidade vai fazer uma análise dos resultados e decidir a extensão da continuidade com o Enem.

Nota de corte na USP deve ficar entre as mais altas do Enem 2016

notas de corte funil
Veja as notas de Corte do Enem

A disputa por uma das 1499 vagas da Universidade de São Paulo pela nota do Enem foi muito acirrada. Veja aqui as Notas de Corte do Enem na USP.

Nos últimos anos do Sistema de Seleção Unificada as notas de corte mais altas ficaram entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, a Universidade Federal Fluminense – UFF, a Universidade de Brasília – UnB, e a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Veja aqui as Notas de Corte do Enem para Administração, Direito, Medicina e todos os cursos:http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Com a USP no Sisu o ranking também deve se modificar. Para melhorar o seu desempenho na disputa de uma vaga o Blog do Enem tem aqui as dicas das Apostilas Pré-Enem Gratuitas, de todas as matérias. Acesse.

Link oficial  das vagas pelo Enem na Universidade de São Paulo: Lista de cursos e vagas pelo Enem na USP

Dicas de Temas da Redação Enem:

Veja aqui sugestões de Temas para a Redação Enem. Confira como A Crise da Água e o Casamento Gay estão cotados para a Redação do Enem. Tirar uma boa nota na Redação é um passo a mais para entrar na USP ou em universidades puxadas como a UFRJ UFMG, UFC, UFMA, UFBA, UFOP, UFSCar e outras de primeira linha. Veja os temas da Crise da Água e do Casamento Gay nas imagens a seguir.

casamento gay crise da água

 

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Idade Média: Renascimento Comercial e Urbano

Posted: 12 Jul 2016 07:21 PM PDT

Nesta postagem você encontrará um resumo acerca do Renascimento Comercial e Urbano, bem como as principais mudanças culturais e sócio-econômicas promovidas pela reabertura do mar mediterrâneo reinserindo a Europa Ocidental nas rotas comerciais.

O Renascimento Comercial e Urbano é fruto de mudanças sistemáticas nas relações políticas, sociais e econômicas a partir da realização das Cruzadas, expedições militares, comerciais e políticas, que visavam a conquista dos territórios sagrados para a religião católica, bem como as tentativas de reunião da cristandade, separada a partir do Cisma do Oriente, ou seja, o rompimento entre católicos que originou a divisão desta doutrina religiosa em católicos romanos e católicos ortodoxos.

Humanistas costumam retratar a idade média como um longo período de trevas, uma vez que do ponto de vista científico o domínio da doutrina e filosofia católica, representada pelas escolas patrística e escolástica, exerceu forte influência no que era produzido em termos culturais.

O desenvolvimento das Cruzadas, embora não tenham logrado êxito em relação aos objetivos iniciais, representou a reabertura do mercado europeu, sobremaneira para o comércio de produtos produzidos na Ásia (especiarias) com grande influencia, participação e domínio dos navegadores italianos, com destaque para o pioneirismo dos genoveses e venezianos.

Em território europeu, a lógica medieval que por quase mil anos impediu o pleno desenvolvimento da atividade comercial, reduzida a troca direta de mercadorias (escambo) independente do uso de padrões monetários sofreu importantes mudanças a partir da revolução agrícola, que por sua vez inseriu novas técnicas que potencializaram a produção, bem como do próprio desenvolvimento das cruzadas e a da ascensão burguesa, trazendo a tona novos conflitos e relações sociais.

Do ponto de vista da nobreza feudal, a centralização do poder nas mãos dos Reis e o estabelecimento dos chamados Estados Nacionais operaram mudanças igualmente marcantes na esfera política e também só foi possível com o desenvolvimento da atividade comercial nos chamados burgos. Em suma, o controle e proteção da atividade comercial exercida por burgueses garantiram receitas capazes de elevar o poder dos reis com a formação e manutenção de exércitos regulares e até mesmo profissionais.

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Fonte: http://www.todamateria.com.br/renascimento-urbano/

A imagem acima mostra a cidade francesa de Carcassonne. Repare que o centro da cidade é cercado por muralhas. Os Burgos, zonas de comércio, situavam-se dentro das muralhas, o que garantia a proteção da atividade mercantil. Em troca da segurança os burgueses pagavam tributos aos senhores feudais/nobres.

Todavia, algumas cidades ganharam ainda mais destaque como centros comerciais a partir do desenvolvimento da burguesia, cada vez mais organizada em ligas, guildas ou corporações de ofício, que visavam o desenvolvimento de atividades comerciais específicas.

Exemplo destas associações, a chamada Liga Hanseática era composta por uma série de cidades que monopolizavam as principais rotas comerciais marítimas na Europa e foi responsável por estabelecer leis de navegação e comércio na região. A liga foi originalmente formada no século XII e congregava as principais cidades livres da região do mar báltico e mar do norte. Com sede na cidade alemã de Lubeck, participavam dela as cidades de Londres, Bordeaux e Nantes, Bergen, Bruges, Cracóvia, Varsóvia, Groningen, Novgorod, Praga, Reval, Riga, Bremen, Hamburgo, Veneza, entre outras.

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Fonte: http://es.slideshare.net/naisa1879/ciudad-medieval

O mapa acima apresenta em detalhes as principais rotas comerciais sob influencia da Liga Hanseática. Fundada no século XII, esta associação comercial chegou a reunir uma centena de cidades.

Por sua vez, as guildas reunião artesãos e trabalhadores vinculados a determinadas atividades e estabeleciam padrões a serem obedecidos na produção destes produtos, como sapatos, alfaiataria, entre outras atividades manufatureiras. Seguiam uma hierarquia bastante rígida baseada na capacidade do artesão que se dividia em mestres, oficiais e mestres.

Desta forma as cidades tornaram-se ambientes cada vez mais ocupados, uma vez que atividade agrícola era restrita a um pequeno numero de pessoas e a cidade oferecia um novo leque de oportunidades aqueles que não mais conseguiam retirar seu sustento do campo. Assim, a cidade configurava-se como um ambiente mais livre do domínio da nobreza feudal.

De igual maneira, a burguesia ampliava a passos largos sua influencia nesta nova composição social e o retorno de valores culturais clássicos advindos das regiões independentes da grande influência católica fez renascer na Europa um sistema cultural mais livre, capaz de abalar também as estruturas culturais da Europa que resultariam no renascimento cultural.

Dica 1: Video Aula sobre o Renascimento Comercial e Urbano:

Dica 2: Video aula sobre as corporações de ofício:

Exercícios:

1- A partir do século X, mas principalmente do XI, é o grande período de urbanização – prefiro utilizar esse termo mais do que o de renascimento urbano, já que penso que, salvo exceção, não há continuidade entre a Idade Média e a Antiguidade. LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. Conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1998, p. 16.

A respeito das cidades medievais, após o ano mil, é CORRETO afirmar:

a) Tornaram-se centros econômicos e financeiros e vinculados às rotas mercantis e à produção agrária das áreas rurais próximas.

b) Eram fundamentalmente sedes episcopais e centros administrativos do Sacro Império Romano Germânico.

c) Tornaram-se núcleos da produção industrial que começou a desenvolver-se sobretudo no norte da Itália, a partir do século XI.

d) Tornaram-se os principais entrepostos do comércio de escravos africanos desde o início das Cruzadas.

e) Apresentaram-se como legado das pólis gregas e das cidades romanas da Antiguidade.

Resposta: A

2- A Liga Hanseática era uma associação de mercadores empenhados, na Europa, na comercialização de vários produtos, tais como peles e couros, peixes, âmbar, sal e trigo trazidos das regiões bálticas e trocados pelos vinhos, especiarias, têxteis, frutas e outros produtos do Oriente e do Sul. Chegou a contar com a participação de 80 cidades e, sendo uma organização essencialmente lucrativa, marcou o desenvolvimento e uma profunda modificação no panorama da economia européia, bem como edificou as bases para a Revolução Comercial.

Essa poderosa associação era liderada pelas cidades de:

a) Gênova, Florença e Veneza;

b) Lübeck, Hamburgo e Bremen;

c) Antuérpia, Londres e Paris;

d) Colônia, Amsterdan e Viena;

e) Estocolmo, Novgorod e Riga.

Resposta: B

Bruno História
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter.

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Pirâmides etárias – Revise Geografia para o Enem!

Posted: 12 Jul 2016 06:22 PM PDT

Vamos a mais um tema importante para o Enem? Em primeiro lugar, é fundamental que você saiba ler as pirâmides etárias. Isso mesmo! É preciso entender o que essa representação quer dizer.

Mas para isso, é necessário que você compreenda os conceitos para montar uma pirâmide e assim poder fazer a leitura adequadamente. Vem com a gente revisar Geografia para o Enem!

Primeiramente, o que é uma Pirâmide Etária? Pirâmides etárias são gráficos organizados para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade e dividindo-as por sexo.

Digamos que a pirâmide tem "regiões" diferentes, como por exemplo:

  • A base é formada pelas barras inferiores, que representam a população mais jovem.
  • As barras do meio, indicam a população adulta.
  • E as barras superiores, representam a população mais velha.
  • Do lado direito do eixo, sempre se quantifica a população feminina.
  • E do lado esquerdo, a população masculina.

Para que utilizamos as pirâmides etárias?Para elaborar um planejamento público a médio e longo prazo. Por exemplo, se a estrutura etária da população apontar que há uma grande quantidade de idosos, os governos vão começar a reavaliar as previdências sociais e investir em métodos de reposição populacional, políticas públicas que beneficiem os idosos e assim por diante.

Outra importância é poder conhecer a evolução da população, avaliando as taxas de natalidade em comparação à população adulta, aferindo sobre a existência de uma política de controle de natalidade no país ou se ela precisa ser adotada.

Há diferentes tipos de pirâmides etárias:

  • Pirâmide Jovem: possui uma base mais larga, em virtude dos altos índices de natalidade e um topo muito estreito, em função da alta mortalidade e da baixa natalidade em tempos anteriores. Esse tipo de pirâmide é visto com mais frequência em países subdesenvolvidos.

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  • Pirâmide Adulta: possui uma base também larga, porém com uma taxa de natalidade menor em face da população infantil e jovem. A pirâmide brasileira acima representada é um exemplo de pirâmide adulta.

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  • Pirâmide Rejuvenescida: apresenta um relativo aumento do número de jovens em relação a um período anterior, em função do aumento da fecundidade, geralmente em países desenvolvidos que estimulam a natalidade.

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  • Pirâmide Envelhecida: a população adulta é predominante e a base bem reduzida, apresentando uma quantidade de idosos significativamente maior em comparação às demais pirâmides. Esse tipo de pirâmide é mais comum em países desenvolvidos.

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E aí, tudo entendido? É um tema simples, porém, como foi colocado anteriormente, é fundamental entende-lo. Qualquer coisa, dá uma repassada no tema na Videoaula e depois manda bala nos exercícios, ok?

Exercícios

1 – (FGV-SP) A partir de levantamentos demográficos, o órgão da ONU que estuda a população elaborou as pirâmides etárias que representam modelos de estrutura demográfica dos continentes.

Observe as pirâmides I, II e III, referentes ao ano de 2010, apresentadas a seguir.

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(http://esa.un.org/wpp/population-pyramids/population-pyramids_percentage.htm)

Considerando a dinâmica demográfica predominante em cada continente, pode-se afirmar que a pirâmide

a) I é representativa da explosão demográfica observada nas décadas de 1960/80 na América Latina.

b) II é característica da Ásia, onde o crescimento demo- gráfico é garantido pelos imigrantes.

c) II é típica da Europa, que reduziu a natalidade a partir das últimas décadas do século XX.

d) III é característica da África, onde a transição demográfica encontra-se nas fases iniciais.

e) III é típica da Oceania, onde os grupos humanos apresentam elevada taxa de fecundidade.

2 – (UPE) Analise o gráfico a seguir:

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Considerando os indicadores apresentados no gráfico e as atuais mudanças no processo de envelhecimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que

a) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, consequentemente apresentando taxas de longevidade acima da de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos, como saúde, escolarização e nutrição.

b) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil se encontra no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países, como Suécia, Itália e Serra Leoa.

c) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira, entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.

d) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme, em todas as regiões brasileiras.

e) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

3 – (UEA) Analise as pirâmides etárias

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(www.revistaescola.abril.com.br. Adaptado.)

Assinale a alternativa correta.

a) A população brasileira está se tornando cada vez mais jovem.

b) A população brasileira está envelhecendo ao longo dos anos.

c) O número de idosos ultrapassará o de jovens até 2020.

d) A estrutura etária da população pouco tem mudado ao longo dos anos.

e) A população masculina predomina em relação à feminina.

GABARITO

1 – D

2 – D

3 – B

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

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