sexta-feira, 22 de julho de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Redação Enem 940 pontos: veja o texto e as dicas para chegar lá

Posted: 21 Jul 2016 06:54 PM PDT

Redação Enem com 940 pontos é muito difícil: Mandar bem na redação do Exame Nacional do Ensino Médio é o sonho de muitos estudantes. Afinal, é esse texto que tem o maior peso na pontuação da prova.

A estudante Isabel Pires Barra fez uma super nota na Redação Enem 2015: 940 pontos. Ela conversou com o Blog do Enem para passar adiante sua experiência.  Não dá para  não ler e aproveitar!
enem

Quer se dar bem na redação do Enem deste ano? Então confira a entrevista pingue-pongue com as dicas da Isabel, de 21 anos, que atualmente é acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Veja a seguir entrevista com a Isabel, e depois leia a Redação Enem 940 pontos:

Blog do Enem – Fez o Enem quantas vezes e como se saiu nas tentativas?

Isabel – Fiz o Enem duas vezes. A primeira experiência foi desanimadora, contudo, por meio dela, pude perceber minhas dificuldades e onde eu deveria me dedicar mais nos estudos.

Blog do Enem – Ficou contente com a sua nota na redação no Enem 2015?

Isabel – Nossa!!! Muito feliz. Sinceramente, eu não esperava essa nota, pois a banca é bem exigente.

Blog do Enem – Como você se preparou para o Enem? Como era sua rotina de estudos?

Isabel – Eu tinha apenas três meses para me preparar para o Enem de 2015 (estava em processo de mudança residencial). Então, assim que me instalei, procurei um cursinho de ensino intensivo, para revisar alguns conteúdos e, também, usei o Blog do Enem com o mesmo objetivo. Algumas dúvidas foram tiradas com os professores ou em vídeos aulas. Minha rotina era de segunda a sábado: cursinho pela manhã, tarde e noite estudava em casa. O dia de descanso era aos domingos.

Isabel Pires Barra fez 940 pontos na Redação do Enem
Isabel Pires Barra fez 940 pontos na Redação do Enem

Blog do Enem – Como você estruturou sua redação que te deu um resultado tão bom? O que te inspirou para escrever?

Isabel – Minhas professoras, Aline de Oliveira e Ana Casanova (Cursinho DCE/UFRN), sempre me diziam para fazer um planejamento antes de realmente escrever. Ou seja, um rascunho, só para eu não esquecer das ideias que vão surgindo no decorrer da leitura dos textos, disponibilizados na prova. Para escrever meu texto, segui estas orientações.

Considerando o tema da redação "Violência contra a mulher", minha inspiração teve relação com o fato ser mulher, ter mãe, avós, tias, primas e amigas. Juntamente, quando vejo seguidamente nos jornais a persistência da violência contra a mulher, me imagino no lugar da vítima ou uma das que eu amo.

É inaceitável, são décadas de mobilização dos movimentos sociais das mulheres e, ainda assim, percebo em variados níveis sociais a reincidência da violência contra as mulheres. Muito já conquistamos, mas, até chegar o ideal, percorreremos um longo caminho, na busca por nossos direitos e da nossa dignidade preservada.

 

Dica do Blog: Veja a Estrutura da Redação Enem para um texto nota mil:

Segredo não tem. Uma boa redação para o Enem o para o Vestibular exige do candidato uma estrutura para organizar bem as ideias e formular as partes do texto. Tudo começa com uma Introdução, evolui com o Desenvolvimento, e o texto se fecha na Conclusão. Esta fórmula clássica ajuda você a não se perder. Veja aqui uma aula gratuita sobre a Estrutura da Redação.

A estrutura da redação do Enem
Veja aqui com fazer a Introdução, o Desenvolvimento, e a Conclusão da Redação

Blog do Enem- Que dicas você daria aos estudantes que farão o Enem este ano e que estão em busca de uma nota tão boa quanto a sua?

Isabel – Primeira dica é, ler. Ler o quê? Revistas, artigos, blogs, jornais, qualquer instrumento que te faça ter contato com as atualidades, além disso, assistir jornais, documentários e entrevistas. Por exemplo, a leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, também me ajudou no desenvolvimento da redação.

Como o tema da redação pode vir de qualquer assunto, ou seja, temos que ter conhecimento sobre política, economia, saúde, educação, meio ambiente, dentre outros.

Mais dicas da Isabel: Ademais, ter cuidado com o uso de gírias, atentar para a norma padrão, ser coerente ao longo da redação, usando conectivos e sinônimos, dessa maneira enriquecendo seu texto. É importante salientar para as cinco competências:

  • (i) Demonstrar domínio da norma da língua escrita;
  • (ii) Compreender a proposta de redação;
  • (iii) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações;
  • (iv) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos;
  • (v) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

No mais, praticar, uma vez que a prática nos leva a perfeição. Eu escrevia de 3 a 4 redações por semana e discutia com as professoras do cursinho e com familiares. Como consequência, a cada redação eu me sentia mais segura em escrever e expor meu posicionamento crítico.

Agora, confira na íntegra a redação feita por Isabel Pires Barra:  folha de redação - início

 

A violência contra a mulher ainda faz parte do convívio familiar da sociedade brasileira. Agressões, xingamentos, humilhações, pressão psicológica, cárcere privado entre outros atos se constituem em violência e em pleno século XXI, apesar das conquistas alcançadas por elas em busca de igualdade de gênero, há falhas em relação a sua segurança e integridade física, até mesmo a liberdade, e isto é um absurdo pois viola seus direitos enquanto cidadã.

Em primeiro plano, é evidente que a falta de conhecimento gera o preconceito que por sua vez leva a violência. Ao voltar no tempo, vê-se uma sociedade extremamente machista, em que a mulher servia apenas para gerar filhos e aos serviços domésticos, sendo vítima também de violência e era visto como normal. Atualmente, a cada dia a mulher tem conquistado seu lugar na sociedade, apesar da lei Maria da Penha a violência permanece, devido muitos carregarem sentimentos machistas, inaceitáveis neste século, é como se ainda permanecessem presos na "Caverna", e não querem sair e conhecer por fim aceitar o mundo real, o que ele é hoje, isto pode ser comparado ao que o filósofo Platão fala em "O Mito da Caverna".

Em segundo plano, muito dos crimes contra a mulher, como o cárcere privado, viola diretamente a Declaração Universal dos Diretos Humanos, mas este não é o que vem sendo alvo de preocupação e sim a violência física, que segundo os dados obtidos do balanço realizado em 2014 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, representou mais de 50% dos casos. Sendo assim, isso ocorre pela falta de denúncias em alguns casos, não feitas devido o medo, ocasionado por ameaças de morte ou por dependerem financeiramente do companheiro.

Diante disso, é notório que a violência contra a mulher é um assunto de grande preocupação, pois afeta a estrutura familiar e consequentemente a sociedade. Portanto, para a diminuição da mesma é necessário que as escolas por meio de palestras promovam o conhecimento da importância da mulher na sociedade e sua luta e conquistas no decorrer da história, garantindo sua valorização e respeito enquanto cidadã, enquanto isso Ongs em defesa da mulher junto com a mídia promover campanhas contra a violência com o objetivo de conscientizar e mudar o pensamento de muitos, também é necessário maior fiscalização pelas varas especializadas e possam garantir a segurança para essas mulheres vítimas.

Redações Enem Corrigidas

A dica do Blog do Enem é a seguinte: fazer e fazer redações. Para você ver se está no caminho os professores do Redação Online dão as dicas e corrigem textos de Redação com os mesmos parâmetros das Cinco Competências cobradas no Enem. Confira como ter Redações Corrigidas aqui:

redon-tripa
Redações corrigidas com os mesmos critérios do Enem

 Veja as aulas de Redação do Blog do Enem com os Quatro Passos para uma Redação Nota 1000

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000. Veja!

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

 

Projeto de Vida – Veja aqui uma aula sobre como elaborar o seu Projeto de Vida. As dicas são das professoras Vânia Hernandes e Milena Mascarenhas. Confira:   projeto de vida destacada

Confira mais dicas sobre redação que o Blog do Enem preparou para você:

1- http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dicas-blog-do-enem/

2- http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dicas-boa-nota/

3- http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-mil/

4- http://blogdoenem.com.br/fera-no-enem-mil-pontos-redacao/ 

5- http://blogdoenem.com.br/redacao-nota-mil-no-enem/

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post Redação Enem 940 pontos: veja o texto e as dicas para chegar lá apareceu primeiro em Blog do Enem.

Simulado Enem 2016 QMágico. Inscrições gratuitas. Teste seus conhecimentos para o Enem. Provas online.

Posted: 21 Jul 2016 11:10 AM PDT

Chegaram os Simulados Enem 2016 QMágico Quero Bolsa. Inscrições Abertas para você fazer um Simulado por semana: questões elaboradas no estilo oficial das provas do Enem! Faça o seu cadastro e participe. É Gratuito.

Simulado Enem 2016
Toda semana tem Simulado Enem 2016 para você

As provas do Enem já estão quase aí. As questões objetivas e a Redação esperam por você. Não tem moleza. Quem não fizer pelo menos 450 pontos de média nas provas objetivas está fora do Fies e do Prouni, e não tem chances no Sisu. Zerou na Redação? Então, perdeu todas as chances. Para se garantir em  Medicina tem que ser na faixa de 770 a 790 pontos, pelo menos. Aumente suas chances com o Simulado Enem 2016 QMágico Quero Bolsa.

Fazer um Simulado a cada semana para ir testando seus conhecimentos é tudo de bom. Funciona como um radar para você estudar o que falta. Nesta semana acontece a primeira prova, com as questões da Área de Linguagens, Códigos, e suas Tecnologias. Depois vêm  Humanas, Ciências, e Matemática.  Inscrições abertas para o Simulado Enem 2016 no formulário ao final da página.

Disputa apertada nas Notas de Corte do Enem:

Passar para Engenharia Elétrica, Civil ou Mecânica, só na faixa de 730 a 770 pontos. O Simulado Enem 2016 QMágico Quero Bolsa ajuda você a chegar lá! Não tem moleza.

Passar pelo Enem é assim mesmo, uma guerra de verdade na corrida pelas melhores vagas das universidades públicas na disputa pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, e também nas bolsas de estudo do Prouni nas instituições privadas. Veja aqui as Notas de Corte do Enem.

Nota do Enem vale na USP, na FGV e, no Insper

A Fundação Getúlio Vargas já aceita a nota do Enem. o INSPER e a Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, também. Até a Universidade do Estado de São Paulo também. Veja aqui as vagas da USP pela nota do Enem. A dica do Blog do Enem para você é fazer os Simulados Enem 2016 de Matemática, Linguagens, Ciências, e Humanidades para ir testando seus conhecimentos. E, é claro, para aumentar sua pontuação no Enem.

Inscrições Abertas para os Simulados Enem 2016

Você tem Simulados  com questões originais para Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, e Humanidades. Todas as provas foram criadas com a mesma proposta pedagógica do Enem! É só fazer a inscrição no formulário abaixo!

Depois, com esta mesma inscrição, você pode participar das próximas etapas, com novos Simulados inéditos até a data do Enem 2016.  São várias provas para você testar seus conhecimentos e ver o que falta revisar. As provas etão divididas pelos mesmos temas solicitados no Enem. A sua inscrição para o Simulado Enem 2016 vale também para o Cadastro Gratuito de Bolsas de Estudo do Programa Quero Bolsa.

Faça aqui sua inscrição para o Simulado Enem 2016

As provas e a correção seguem os mesmos critérios adotados no Enem. Assim, você pode identificar o nível de conhecimento e atuar sobre eles, intensificando os estudos onde tiver menor pontuação. Você confere seu desempenho no resultado e ainda tira suas dúvidas nas Apostilas Pré-Enem Gratuitas do Blog do Enem.  Veja o Calendário dos Simulados. Você pode entrar hoje mesmo e ainda fazer as provas anteriores que já estão no sistema.

Simulados Enem 2016 – Veja o Calendário
Simulados Área
1 24/jul a 30/jul Linguagens
2 07/ago a 13/jul Humanas
3 21/ago a 27/ago Ciências
4 04/set a 10/set Matemática
5 18/set a 24/set Todas as áreas
6 02/out a 08/out Linguagens
7 02/out a 08/out Humanas
8 02/out a 08/out Ciências
9 02/out a 08/out Matemática
10 16/out a 22/out Todas as áreas

Gostou da oportunidade do Simulado Enem 2016?

Então, veja abaixo as vantagens e confirme sua inscrição!

Vantagens do Simulado Enem 2016

 

Você pode fazer as provas online, no local e no horário que você escolher. As provas do Simulado Enem 2016 podem ser feitas num computador de mesa, num laptop, ou num tablet. Você é livre.

O Simulado Enem 2016  QMágico foi criado pelo grupo educacional QMágico, com patrocínio do Quero Bolsa, e tem o apoio de divulgação do Blog do Enem. A sua inscrição e participação são gratuitas. Não perca a oportunidade!

Tira-Dúvidas Enem 2016

Se você parar em uma questão do Simulado Enem QMágico Pravaler e ficar em dúvida, nada de desistir ou chutar. Vá até o portal de Apostilas Pré-Enem Gratuitas do Blog do Enem e busque o conteúdo para revisar e recuperar a sua aprendizagem. Ali você tem aulas, dicas, exercícios e orientações de estudo para todas as matérias do Enem.

Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias
Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias

Você também encontra as aulas organizadas pelas matérias das provas objetivas e da Redação também aqui no Curso Enem Online Gratuito.

Bolsas de Estudo de até 75% do valor das mensalidades

Muita gente perde a oportunidade de ingressar no Ensino Superior porque não conhece todas as chances que as universidades e faculdades oferecem. Todo ano as instituições privadas abrem mais de 300 mil vagas com Bolsas de Estudo que podem chegar a até 75% do valor das mensalidades.  Em três passos você fica sabendo das chances. Confira:

bolsa de estudos 3 passos

É fácil saber as ofertas existentes, e uma vaga deste próximo semestre ou mesmo do ano que vem pode ser a que você está esperando para começar a faculdade. A Redealumni criou o Programa Quero Bolsa e mantém convênios com mais de 500 instituições em todo o Brasil, com o mapa completo das vagas e oportunidades. O cadastro é gratuito para você se inscrever e consultar as vagas.

O post Simulado Enem 2016 QMágico. Inscrições gratuitas. Teste seus conhecimentos para o Enem. Provas online. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Classificação Climática: Geral e Brasil

Posted: 21 Jul 2016 09:01 AM PDT

Para pensarmos na classificação climática de um território, a primeira coisa que temos que dominar é saber diferenciar tempo de clima. Veja:

  • Tempo é o estado momentâneo da atmosfera, ou seja, ele tem curtos prazos de atividade, podendo ser alterado a qualquer instante. Exemplos:

"Hoje o dia amanheceu ensolarado."

"Ixi, acabou de nublar."

  • Clima é a sucessão de tempos, ou seja, já são consideradas as características frequentes de um determinado local. Exemplos:

"Agora em julho e muito comum termos baixas temperaturas."

"Durante o ano inteiro temos baixa umidade."

Tendo em mente estes conceitos, analisaremos as classificações climáticas existentes. Primeiramente, vamos a um apanhado geral da classificação climática, depois focaremos no Brasil.

– CLASSIFICAÇÃO GERAL

Temos dois autores de estudos climáticos que são referência:

  • Strahler – baseou sua classificação conforme a atuação das massas de ar e precipitação. Essa classificação é dividida em três grupos: baixas latitudes, médias latitudes e altas altitudes, apesar de contarmos com a interferência da altitude em alguns locais. A nomenclatura é a mais utilizada e os conceitos não são muito complicados de serem compreendidos.

111

Para o Brasil, a classificação fica assim:

222

– Equatorial – Temperaturas elevadas e muito úmido

– Tropical – Temperaturas elevadas com chuvas no verão e seca no inverno.

– Tropical Semi-Árido – Temperaturas elevadas com pouca chuva no outono e no inverno.

Tropical Litorâneo – Temperaturas elevadas com umidade durante todo o ano vinda do oceano.

Tropical de Altitude – Temperaturas amenas, com chuvas no verão e seca no inverno.

Subtropical – Temperaturas amenas, com chuvas bem distribuídas durante todo o ano, apresentando as 4 estações do ano bem definidas.

  • Köppen – Esta classificação diferencia as regiões climáticas através de letras. A primeira indica os grandes grupos climáticos. A segunda as precipitações e a terceira letra representa as temperaturas em geral. Por exemplo, Florianópolis se encontra num clima Cfa (C= Mesotérmico ou Temperado; = sempre úmido e = verões quentes).

 333

Tipos e subtipos climáticos – Da combinação da primeira e segunda letra dos códigos obtém-se os seguintes tipos climáticos:

A : Clima tropical — climas megatérmicos das regiões tropicais e subtropicais

Af : clima tropical húmido ou clima equatorial

Am : clima de monção

Aw : clima tropical com estação seca de Inverno

As : clima tropical com estação seca de Verão

B : Clima árido — climas das regiões áridas e dos desertos das regiões subtropicais e de média latitude.

BS : clima das estepes

BSh : clima das estepes quentes de baixa latitude e altitude

BSk : clima das estepes frias de média latitude e grande altitude

BW : clima desértico

BWh : clima das regiões desérticas quentes de baixa latitude e altitude

BWk : clima das regiões desérticas frias das latitudes médias ou de grande altitude

C : Clima temperado — climas das regiões oceânicas e marítimas e das regiões costeiras ocidentais dos continentes

Cf : clima oceânico sem estação seca

Cfa : clima temperado húmido com Verão quente

Cfb : clima temperado húmido com Verão temperado

Cfc : clima temperado húmido com Verão curto e fresco

Cw : clima temperado húmido com Inverno seco

Cwa : clima temperado húmido com Inverno seco e Verão quente

Cwb : clima temperado húmido com Inverno seco e Verão temperado

Cwc : clima temperado húmido com Inverno seco e Verão curto e fresco

Cs : clima temperado húmido com Verão seco (clima mediterrânico)

Csa : clima temperado húmido com Verão seco e quente

Csb : clima temperado húmido com Verão seco e temperado

Csc : clima temperado húmido com Verão seco, curto e fresco

D : Clima continental ou climas temperados frios — clima das grandes regiões continentais de média e alta latitude

Df : clima temperado frio sem estação seca

Dfa : clima temperado frio sem estação seca e com Verão quente

Dfb : clima temperado frio sem estação seca e com Verão temperado

Dfc : clima temperado frio sem estação seca e com Verão curto e fresco

Dfd : clima temperado frio sem estação seca e com Inverno muito frio

Dw : clima temperado frio com Inverno seco

Dwa : clima temperado frio com Inverno seco e com Verão quente

Dwb : clima temperado frio com Inverno seco e com Verão temperado

Dwc : clima temperado frio com Inverno seco e com Verão curto e fresco

Dwd : clima temperado frio com Inverno seco e muito frio

E : Clima glacial — clima das regiões circumpolares e das altas montanhas

ET : clima de tundra

EF : clima das calotes polares

EM : clima das altas montanhas

No caso da classificação climática no Brasil, ela fica assim:

444

E aí, gostou do tema? Ficou preocupada(o) com Köppen, né? Fica de boa, porque só a prática te levará ao entendimento. Qualquer coisa, dá um olhadinha na videoaula e depois manda bala nos exercícios, ok? Bons estudos!

Videoaula

Exercícios

1 – Willhelm Köppen (1846-1940), climatologista russo naturalizado alemão, foi o primeiro pesquisador a mapear todas as regiões climáticas do mundo e suas variações ao longo do ano, sendo considerado precursor da Meteorologia moderna […].

MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. Volume 01, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.134.

Assinale, entre as alternativas a seguir, a que não apresenta um dos tipos climáticos do planeta de acordo com a classificação de Köppen:

a) Equatorial

b) Desértico

c) Subtropical

d) Litorâneo

e) Mediterrâneo

2 –

555
Área de uma montanha, com clima típico

A imagem acima retrata a paisagem de um ambiente típico do clima frio de montanha, que possui como uma de suas características:

a) o ambiente seco, com maior parte da umidade mantida em estado de fusão.

b) a relação inversa entre altitude e temperatura, com precipitações pluviais e nivais.

c) o elevado índice de precipitação, que ultrapassa os 1500 mm em alguns meses do ano.

d) a elevada amplitude térmica, com máximas de 20ºC e mínimas de -20ºC.

e) a localização quase sempre em áreas equatoriais favorável às grandes altitudes.

 

3 – (UFT)

"O que mais há na Terra é paisagem (…) Não faltam cores a esta paisagem (…) Tem épocas do ano em que o chão é verde, outras, amarelo, e depois castanho ou negro."

(SARAMAGO, José. Levantando do chão. Caminho, Lisboa, 1979)

O Brasil apresenta a maior parte de suas terras na zona intertropical da Terra, o que resulta em climas que não apresentam as quatro estações definidas. Foge a essa consideração apenas o clima:

a) equatorial

b) tropical de altitude

c) subtropical

d) temperado

e) tropical litorâneo

GABARITO

1 – D

2 – B

3 – C

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

O post Classificação Climática: Geral e Brasil apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!