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- Curso Enem Online 2016 Gratuito: para você mandar bem!
- Idade Média: Cruzadas – História Enem
- Idade Média: Império Bizantino
Curso Enem Online 2016 Gratuito: para você mandar bem! Posted: 05 Jul 2016 06:05 PM PDT Curso Enem Online 2016 |
Curso Enem Online: Confira as aulas feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!
Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem.
O detalhe deste ano é que a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no próximo Enem. Então, aproveite esta super oportunidade do Curso Enem Online. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito!
Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016.
Curso Enem Online Gratuito – Revisão completa do conteúdo
Comece pelas Aulas de Redação Enem:
Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000 |
1 – A Estrutura da Redação |
2 – Como fazer a Introdução da Redação |
3 – Como defender um ponto de vista |
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão |
1ª Semana: Normas da gramática Veja 10 Redações Nota 1000
2ª Semana: Linguagem Oral x Linguagem Escrita
3ª Semana: Os Gêneros Textuais na Redação Como fazer um texto dissertativo argumentativo
4ª Semana: Veja como fazer uma ‘Descrição’
5ª Semana: Atualidades na Redação Enem – Veja como utilizar Como Iniciar uma Redação. Veja as dicas
6ª Semana: Domine o verbo Haver na Redação Sete Passos para Estruturar sua Redação Como elaborar um texto dissertativo argumentativo
7ª Semana: Como elaborar a Conclusão da Redação Apostila Gratuita para Redação
8ª Semana: As Cinco Competências cobradas na Redação Veja os Adjetivos
9ª Semana: As Diferenças entre a fala e a escrita
10ª Semana: Os Direitos Humanos na Redação O uso da Vírgula na Redação
11ª Semana: Coesão e Coerência no texto da Redação Como apresentar Pontos de Vista na Redação
12ª Semana: Como fazer a Introdução da Redação Como defender suas ideias na Redação
13ª Semana: Como fazer a Conclusão da Redação Não perca pontos com Vícios de Linguagem
14ª Semana: O Domínio da Gramática na Redação Enem Veja como é a Correção da Redação: evite tirar zero
15ª Semana: Domine o uso do verbo ‘haver’ na Redação Concordância Verbal na Redação
16ª Semana: A Diferença entre Tema e Título na Redação Conjugação Verbal na Redação
17ª Semana: Veja uma Redação Enem com 960 pontos Como criar ‘Parágrafos’ na Redação Enem Ler ‘A Culpa é das Estrelas’ ajuda na Redação. Veja!
Curso Enem Gratuito
Todo o material é desenvolvido por professores especializados. A coordenação é da professora Juliana Evelyn Santos, com foco justamente nas provas do Enem. Aqui no Curso Enem Online Gratuito você pode estudar em casa, no transporte, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo.
Aulas de Matemática
1ª Semana: Introdução à Regra de Três Simples e Composta Regra de Três – Exercícios Resolvidos Ângulos Triângulos – definições e propriedades Escala, razão e proporção Teorema de Pitágoras
2ª Semana: Geometria Analítica O Triângulo Retângulo Progressão Geométrica
3ª Semana: Ângulos e Bissetriz Cálculo de Porcentagem Análise Combinatória
4ª Semana: Cálculo de Porcentagem e de Juros Simples A Teoria dos Conjuntos
5ª Semana: Cálculo de Perímetro e de Área em Figuras Planas
6ª Semana: Progressão Aritimética
7ª Semana: Conjunto e Operações entre Conjuntos
8ª Semana: Cálculo de Área e de Ângulos no Triângulo Retângulo Conjuntos Numéricos Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo
9ª Semana: Função Polinomial de 1º Grau Triângulos: As Propriedades Gerais Polígonos: Cálculos e propriedades
10ª Semana: Seno, Cosseno, e Tangente Revisão de Estatística Intervalos em ‘R’ Pirâmides – Veja os cálculos!
11ª Semana: Cálculos do Círculo e da Circunferência Ângulos na Circunferência – Veja como calcular Fundamentos de Geometria Analítica
12ª Semana: Operações com Intervalos Reais Média Aritmética Simples, e Ponderada Plano Cartesiano: Função e Gráfico de Função
13ª Semana: O Binômio de Newton Estatística: Moda e Mediana
14ª Semana: O Círculo Trigonométrico – Seno e Cosseno Geometria Plana: Cálculo em Polígonos Regulares
15ª Semana: Notação Científica: Potência na base 10 Revisão de Potenciação
16ª Semana: O Conceito de Probabilidade e as Ocorrências
17ª Semana: Conjuntos Numéricos
Semana que vem tem mais!
Simulado Enem Gratuito – Provas Online 24h
Aumente suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio com o Simulado Enem Gratuito. Você pode fazer provas online com testes de 10 questões de uma matéria de cada vez. É rápido, e você logo acessa o resultado no Gabarito Online, com aulas gratuitas para as questões que você errar. Veja e participe agora:
Aulas de Biologia
Veja o que mais cai de Biologia no Enem
1ª Semana: Biologia e os métodos científicos Características básicas dos seres vivos Os termos da biologia A origem da vida
2ª Semana: A vida e a Água Os Sais Minerais Doenças e carência de Sais Minerais Entenda as Vitaminas Os Carboidratos
3ª Semana: Os 4 tipos de Lipídeos Entenda as Proteínas Introdução às Enzimas Veja os tipos de Microscópios Por que as Células são pequenas
4ª Semana: A Membrana Plasmática As Mitocôndrias e a Energia nas Células
5ª Semana: Organelas Celulares Osmose – Veja o Transporte Passivo Fagocitose e Pinocitose – Digestão Intracelular Os testes de DNA Respiração Celular – Veja a Glicólise O Ciclo de Krebs – Respiração Celular Respiração Celular – A Cadeia Respiratória A Fermanetação Alcoólica Láctica
6ª Semana: Introdução à Fotossíntese Os Cloroplastos na Fotossíntese A Fase Clara da Fotossíntese O Ciclo de Calvin: a Fase Escura da Fotossíntese Veja os Fatores que Influenciam a Fotossíntese
7ª Semana: DNA, Cromossomos e Cromatina A Luz e a Velocidade da Fotossíntese Fotossíntese Bacteriana e Quimiossíntese Veja como são feitos os testes de DNA
8ª Semana: DNA e RNA O Projeto Genoma Humano Introdução a Meiose e Mitose Avançado de Meiose e Mitose
9ª Semana: A Reprodução Assexuada A Reprodução Sexuada Gametogênese Características do Sistema Reprodutor
10ª Semana: O Aparelho Genital Masculino O Aparelho Genital Feminino Métodos Contraceptivos
11ª Semana: Embriologia: Veja Glástula e Blástula Óvulos e Clivagem na Embriologia
12ª Semana: Veja a Nerulação na Embriologia Os Anexos Embrionários O Tecido Conjuntivo Revise Sangue e Linfa O Tecido Muscular O Tecido Nervoso
13ª Semana: Taxonomia: a Nomenclatura Científica Revise os vírus com a Khan Academy Veja as principais doenças causadas por vírus HIV-AIDS – Veja o vírus e a doença Vírus Ebola – Revisão Enem Dengue no Enem: o vírus, a doença, e o mosquito ABC do Zika vírus e da Microcefalia Entenda a Microcefalia Mosquitos Transgênicos
14ª Semana: O Reino das Bactérias Doenças Causadas por Bactérias Veja o Reino Protista As Características dos Protozoários Doenças Causadas por Protozoários
15ª Semana: Algas Protistas Unicelulares Algas Verdes, Vermelhas e Pardas O Reino dos Fungos: Vilões ou Heróis da Natureza? A Classificação dos Fungos Micoses, Micorrizas, e Líquens
16ª Semana: As plantas Briófitas Samambaias e Avencas: as plantas Pteridófitas Os Pinheiros na Botânica: as Gimnospermas As plantas Angiospermas: Botânica no Enem Meristemas e Tecidos Vegetais
17ª Semana: Estômatos e Acúleos Parênquima, Colênquina, e Esclerênquima Xilema e Floema A Estrutura da Raiz
Semana que vem tem mais!
Aulas de Química
Veja o que mais cai de Química no Enem
1ª Semana: Introdução ao átomo A definição de matéria Mol e o número de Avogadro Histórico da química orgânica Fórmula empírica e molecula
2ª Semana: A História dos Modelos Atômicos A Estrutura do Átomo Cálculo Estequiométrico Propriedades Gerais da Matéria As Cadeias de Carbono
3ª Semana: Estado Físico da Matéria Fórmula Empírica e Molecular A Química do Carbono As Funções Orgânicas
4ª Semana: A Nomenclatura dos Compostos Orgânicos Átomos Isótopos, Isótonos, e Isóbaros Unidades de Medida na Química A Lei de Lavoisier: A Conservação das Massas Os Hidrocarbonetos Número Atômico e Número de Massa
5ª Semana: Escalas de Temperatura As Constantes na Lei de Proust
6ª Semana: A Classificação dos Compostos Orgânicos Ânion e Cátion – Veja os Íons na química
7ª Semana: Propriedades da Tabela Periódica Veja a Diferença entre Massa e Peso As Soluções Químicas
8ª Semana: Os Compostos Orgânicos e os Compostos Inorgânicos As Propriedades dos Compostos Orgânicos
9ª Semana: Hidrocarbonetos: veja os Alcenos Ponto de Fusão e de Ebulição de Compostos Orgânicos
10ª Semana: A Solubilidade dos Compostos Orgânicos
11ª Semana: Veja o conceito e aplicações de Densidade A Concentração das Soluções Químicas
12ª Semana: Fenômenos Físico-Químicos Diluição de Soluções Químicas As Cetonas – Funções Orgânicas
13ª Semana: A Polaridade das Moléculas Isomeria Plana
14ª Semana: Solubilidade dos Compostos Orgânicos A Teoria do Octeto
15ª Semana: Nomenclarura Oficial das Cadeiras Ramificadas Oxi – Redóx: Veja o fenômeno da Oxidação
16ª Semana:
17ª Semana: Funções Orgânicas Oxigenadas
Semana que vem tem mais!
Aulas de Física
Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem
1ª Semana: Repouso e Movimento Os princípios da luz Carga e corrente elétrica Os sistemas de medida
2ª Semana: Introdução à Termodinâmica Cálculos envolvendo Velocidade Luz, Câmera… Óptica! Conteúdos Frequentes de Física
3ª Semana: Carga Elétrica MRU – Movimento Retilíneo Uniforme Os Princípios da Eletrostática As Escalas Termométricas
4ª Semana: A Propagação Retilínea da Luz O Movimento de Queda Livre A Força Elétrica e a Lei de Coulomb Transmissão de Calor O Jogo dos Espelhos: Veja as Leis da Reflexão
5ª Semana: O Campo Elétrico e a Força Elétrica Calor Sensível e Calor Latente
6ª Semana: A Lei Zero da Termodinâmica As cores e o comportamento da Luz
7ª Semana: Galileu Galilei e o Princípio do Movimento Vetores e Soma Vetorial
8ª Semana: Lançamento de Peso A diferença entre Sentido e Direção nos vetores Campo Elétrico e Força Elétrica
9ª Semana: As Lentes Esféricas Cálculos com Vetores e Resultante
10ª Semana: O Jogo de Espelhos Transmissão de Calor Calor Sensível e Calor Latente
11ª Semana: Veja ‘o Mar de Elétrons‘
12ª Semana: Capacidade Térmica. Veja Natsu x Tocha Humana
13ª Semana: Espelhos Esféricos e o uso na Maquiagem
14ª Semana: As Linhas de Força do Campo Elétrico
15ª Semana: Carlor e Joule – A Diferença entre Temperatura e Calor
16ª Semana: Refração e Reflexão da Luz – Entenda a Fibra Ótica
17ª Semana: A Eletricidade e a Lei de Coulomb
Semana que vem tem mais!
Aulas de Geografia
Os 10 temas que mais caem de Geografia no Enem
1ª Semana: Conceitos fundamentais da geografia – parte 1 Conceitos fundamentais da geografia 2 O movimento de translação da Terra
2ª Semana: Localização e Posição Geográfica
3ª Semana: Latitude – Posição Geográfica Longitude – Posição Geográfica
4ª Semana: A Posição Geográfica do Brasil
5ª Semana: Translação da Terra – Aula 2
6ª Semana: Fusos Horários – Entenda o Horário de Verão Resolução de Problemas com Fusos Horários Veja os Fusos Horários do Brasil
7ª Semana: Os Mapas – As Representações Cartográficas da Terra
8ª Semana: A Composição do Planeta Terra A Estrutura da Terra: Geologia Geral Mapas Cartográficos: Projeções Cônicas
9ª Semana: O Relevo Brasileiro As Diferentes Formas de Relevo
10ª Semana: Veja os tipos de Mapas
11ª Semana: Cartografia e representação de fenômenos
12ª Semana: Geografia Política do Brasil Balança Comercial e Dependência Econômica Aquecimento Global
13ª Semana: A Dinâmica das Massas de Ar A Região Nordeste do Brasil As Fontes de Energia no Brasil
14ª Semana: Os Tipos de Rochas e suas Características
15ª Semana: A Geologia Brasileira A Exploração dos Recursos Minerais
16ª Semana: Recursos Minerais no Brasil As Eras Geológicas e a Formação da Terra
17ª Semana: Relevo: Veja os agentes modeladores
Semana que vem tem mais!
Aulas de História
1ª Semana: Teorias da história e as linhas abordadas pelo Enem A Pré-História no Enem
2ª Semana: A Expansão Marítima
3ª Semana: O Período Pré-Colonial
4ª Semana: A Economia Açucareira no Brasil
5ª Semana: Pré-História – A Evolução dos Hominídeos
6ª Semana: Os Períodos da Pré-História O Continente Americano na Pré-História As Capitanias Hereditárias
7ª Semana: As Civilizações da Mesopotâmia
8ª Semana: As Câmaras Municipais no Governo Geral As Grandes Navegações
9ª Semana: Os Judeus – Veja a Cultura Hebraica Os Fenícios
10ª Semana: Os Persas A Civilização do Egito Antigo
11ª Semana: Características da Civilização Egípcia As Guerras do Período Helenístico Dicas de filmes sobre a Grécia Antiga
12ª Semana: União Ibérica e as Invasões Holandesas O Povoamento do Interior do Brasil
13ª Semana: Portugal e domínio do Ouro no Brasil As Transformações Sociais e a Mineração
14ª Semana: O Período Clássico da Grécia Antiga Mudanças Políticas e Culturas nos Ciclos da Mineração Grécia Antiga: Períodos Homérico e Arcaico O Período Helenístico (Grécia Clássica) O Legado Cultural da Grécia
15ª Semana: Monarquia na Roma Antiga A República na Roma Antiga
16ª Semana: Cultura e Legado da Roma Antiga Veja o Período da Roma Imperial Revoltas Coloniais Nativistas no Brasil As Revoltas no Século XVIII no Brasil
17ª Semana: Idade Média: veja os reinos Germânicos Revoltas Coloniais no Brasil – Século XVIII
Semana que vem tem mais Curso Enem Gratuito!
Aulas de Filosofia
1ª Semana: O que é filosofia 2ª Semana: Filosofia no Brasil e os filósofos brasileiros
3ª Semana: Os Filósofos da Natureza O Pensamento dos Sofistas
4ª Semana: Entenda o Pensamento de Sócrates
5ª Semana: Os Mitos na Filosofia
6ª Semana: A Filosofia de Platão: o Mundo das Ideias O Mito da Caverna na teoria de Platão
7ª Semana: Justiça e Liberdade em Platão Aristóteles Revisão Enem Sócrates e o Oráculo de Delfos
8ª Semana: Platão e as Formas de Governo O Pensamento Essencial de Aristóteles
9ª Semana: A Lógica Aristotélica A Felicidade em Aristóteles
10ª Semana: Entenda o pensamento Metafísico O Analfabetismo Político
11ª Semana: Ética, Moral, e Liberdade
12ª Semana: O Homem é um Animal Político – Veja em Aristóteles
13ª Semana: A Moral: revisão de Filosofia Enem
14ª Semana: A Lógica Aristotélica
15ª Semana: Teoria e Prática de Moral e Ética
16ª Semana: A Teoria do Ato e da Potência em Aristóteles
17ª Semana:
Semana que vem tem mais!
1ª Semana: Funções da linguagem comunicativa Os tipos textuais
2ª Semana: A Função Poética da Literatura Entenda o que é Intertextualidade
3ª Semana: A Estrutura do Texto Narrativo Os Gêneros Literários
4ª Semana: Intertextualidade: o Diálogo entre os textos A Intertextualidade e a Literatura
5ª Semana: A Função Poética na Literatura
6ª Semana: Resumo Geral de Literatura: veja a Metalinguagem
7ª Semana: O Barroco em Portugal e no Brasil
8ª Semana: O Arcadismo em Portugal O Classicismo O Barroco no Brasil
9ª Semana: O Romantismo na poesia brasileira O Romantismo na Literatura em prosa
10ª Semana: O Arcadismo no Brasil
11ª Semana: O Parnasianismo: Contexto e Características A Produção Literária no Parnasianismo
12ª Semana: Contexto Histórico e Características do Simbolismo
13ª Semana: O Simbolismo – Veja a Produção Literária
14ª Semana: O Pré-Modernismo no Brasil
15ª Semana: O Modernismo no Brasil: o início do movimento Modernismo: veja o 2º movimento
16ª Semana: O Pós-Modernismo no Brasil Vanguardas Poéticas no Brasil
17ª Semana: O Modernismo no Brasi – 1º Movimento Modernistas do 2º Movimento: Raquel de Queiroz e Jorge Amado
Semana que vem tem mais!
Gramática
1ª Semana: Sentido figurado Figuras de linguagem Introdução à Morfologia
2ª Semana: A Morfologia das Palavras Os Substantivos
3ª Semana: Os Adjetivos Análise do Período Simples
4ª Semana: O uso correto da partícula ‘se’ O sujeito Indeterminado Classificação e uso correto dos Adjetivos
5ª Semana: Os tipos de Sujeito – Veja a Sintaxe Sujeito Indeterminado – Veja as características
6ª Semana: Pronomes e Elementos de Coesão
7ª Semana: Advérbio e Preposição Locuções Adjetivas
8ª Semana: Interpretação de Texto de Rubem Braga
9ª Semana: Como fazer um texto Descritivo As Locuções Adverbiais
10ª Semana: Entenda o Realismo O Naturalismo Interpretação de Textos (Português)
11ª Semana: Intertexto e Discurso Tira-Dúvidas sobre a Crase
12ª Semana: Interpretação de textos não verbais
13ª Semana: Verbos Transitivos x Verbos Intransitivos
14ª Semana: Verbos de Ligação Acentuação Gráfica
15ª Semana: Pronomes Oblíquos Átonos Regência Verbal
16ª Semana: Acentuação Diferencial Regência Nominal
17ª Semana: As Sílabas Tônicas
Semana que vem tem mais Curso Enem!
1ª Semana: O plural dos substantivos Pronomes pessoais
2ª Semana: Técnicas de Leitura e Interpretação de Inglês Gêneros Textuais no idioma Inglês
3ª Semana: Simple Present Questão 95 do Enem 2015 – Resolvida Técnica de Leitura Skimming
4ª Semana: Advérbios de Frequência (em Inglês)
5ª Semana: Prepositons of Time
6ª Semana: Scanning – Leitura e Interpretação de Textos (em Inglês)
7ª Semana: WH-Words – Advérbios Interrogativos
8ª Semana: Present Continuous
9ª Semana: O Imperativo no Inglês
10ª Semana: O uso dos Sufixos no Inglês
11ª Semana: Os verbos Irregulares no Inglês
12ª Semana: Prepositions of Place
13ª Semana: A Voz Passiva no Inglês
14ª Semana: MacDonald’s – Entenda o apóstrofo no Inglês
15ª Semana: As Conjunções no Inglês
16ª Semana: Os Antônimos no Inglês Diferenças entre Inglês Britânico e Inglês Americano
17ª Semana: O ‘Present Perfetc’ no Inglês
Dica: Acesse aqui as aulas gratuitas de todas as disciplinas!
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Idade Média: Cruzadas – História Enem
Posted: 05 Jul 2016 12:29 PM PDT
Nesta postagem revisaremos o conteúdo de Cruzadas, expedições religiosas que visavam a conquista dos territórios considerados santos pela igreja católica que caíram em mãos muçulmanas durante a expansão da civilização islâmica.
As cruzadas foram expedições militares incentivadas pela Igreja Católica durante os séculos XI e XIII com o objetivo de reconquistar Jerusalém e arredores, territórios considerados sagrados para os católicos e perdidos durante a expansão da civilização islâmica.
Representação de cavaleiros cruzados. Os mesmos ostentam a cruz como símbolo maior de sua causa, a cristandade.
Inspirados pelo conceito de JIHAD (guerra santa) os muçulmanos ocuparam vastas regiões no oriente médio, norte da áfrica e mesmo Europa, no caso a península ibérica, até o século VIII depois de Cristo. Tais movimentos, que não limitam-se apenas a razões religiosas foram convocados por volta do ano 1095 pelo Papa Urbano II, que conclamou os cristãos para que recuperassem os territórios cristãos, sobremaneira Jerusalém, que estavam ocupados por muçulmanos.
O período em questão apresentava necessidade de mudanças sociais e econômicas, uma vez que o aumento populacional criava problemas quanto a capacidade produtiva de alimentos, bem como a falta de terras para a nobreza, precisamente segundos filhos que não possuíam direitos de herança, tendo em vista que os primogênitos herdavam as terras dos pais.
Além disso a hierarquia católica era marcada por grande corrupção, onde bispos, abades e até mesmo padres abandonavam as obrigações religiosas e dedicavam-se a uma vida marcada pela riqueza, opulência e luxúria.
Soma-se a isso os problemas criados pelo Cisma do Oriente, quando a cristandade foi dividida em Católicos Apostólicos Romanos (sede em Roma) e Católicos Ortoxos Gregos (sede em Constantinopla). Tal separação representou perda de influência católica nos territórios bizantinos, que também ameaçados pelos muçulmanos, sinalizaram uma possível reunião dos cristãos para a derrota da ameaça árabe.
A origem do nome "cruzadas" deve-se ao fato dos cristãos ostentarem como símbolo de sua causa a cruz, vermelhas ou pretas, em suas vestes. Pessoas de todos os estamentos sociais participaram das cruzadas, a população mais pobre viu nas cruzadas uma oportunidade de ascensão social, visto que na terra santa reconquistada a mobilidade social era possível, enquanto na Europa não.
Os mercadores italianos (Venezianos e Genoveses) foram os mais beneficiados pelas cruzadas ao realizar o transporte dos cruzados, suas armas e demais mantimentos ou materiais necessários, restabelecendo, desta maneira, a prática do comércio na Europa, na medida em que gradativamente ampliaram suas áreas de navegação, e posteriormente dominando as principais rotas marítimas do mediterrâneo e o acesso as ditas especiarias orientais.
Ao longo de dois séculos 8 cruzadas partiram da Europa em direção ao oriente, no entanto, algumas nem chegaram ao território islâmico. É preciso lembrar que algumas das batalhas entre cristãos e muçulmanos, no período das cruzadas, ocorreram em solo europeu na tentativa de expulsar os muçulmanos que ocupavam a península ibérica.
O reino de Portugal, primeiro Estado Moderno a se constituir na Europa surge justamente após a expulsão dos mouros do território português por volta de 1195 depois de Cristo. No mapa abaixo você pode conferir o trajeto percorrido pelos peregrinos em cada uma delas:
1ª Cruzada: A primeira Cruzada, convocada pelo Papa Urbano segundo atingiu seu objetivo ao conquistar Jerusalém em 1099. Uma força de 300 mil pessoas foi mobilizada e reunida em Constantinopla, no entanto apenas 40 mil chegaram a cidade santa, onde fundaram o Reino Cristão de Jerusalém.
2ª Cruzada: Foi convocada pelo Papa Eugênio III para assegurar os domínios cristãos no oriente, no entanto, entre os muçulmanos houve a unificação do Califado do Egito e Califado da Síria sob domínio de Saladino, líder muçulmano com grande prestígio e talento militar que liderou a reconquista de Jerusalém pelos muçulmanos.
3ª Cruzada: Apoiada pelo Papa Clemente III e contou com a participação de três monarcas Europeus, daí o nome pelo qual ficou conhecida: "Cruzada dos Reis". Filipe Augusto (França), Ricardo Coração de Leão (Inglaterra) e Frederico Barba-Ruiva (Sacro Império Romano Germânico) não lograram sucesso na tentativa de restabelecer o Reino Cristão de Jerusalém. Frederico Barba-Ruiva morreria em deslocamento ao cair do cavalo paramentado com armadura completa, o que levou-o ao afogamento, Filipe Augusto retornaria a França e Ricardo Coração de Leão conquistaria importantes domínios, no entanto não foi páreo para Saladino, não atingindo o objetivo maior, a reconquista de Jerusalém.
4ª Cruzada: Esta cruzada partiu de Veneza em 1202 em direção ao oriente, mas o destino final foi a ocupação de Constantinopla, uma vez que o cisma cristão permanecia em voga. A cidade foi desocupada no ano seguinte após ser saqueada.
5ª Cruzada: Objetivava a conquista do porto Egito de Demitta afim de enfraquecer o poderio muçulmano, todavia não logrou sucesso.
6ª Cruzada: Liderada por Frederico II, imperador do Sacro Império Romano Germânico, partiu da Europa em 1228. Frederico II tornou-se Rei de Jerusalém por casamento, mas perdeu a cidade para os turcos em 1243.
7ª Cruzada: Foi liderada por Luís IX (São Luís), Rei da França. A vitória cristã foi evitada pelas forças do Sultão Baibars, que conseguiu reunificar os califados do Egito e Síria.
8ª Cruzada: Também organizada por Luís IX da França, tinha por objetivo a conversão dos sultões ao cristianismo, diante a forte instabilidade os domínios cristãos no oriente e norte da África. No entanto, São Luís seria capturado e posteriormente sucumbiria a peste.
Por volta de 1212 uma cruzada composta por crianças foi organizada e cerca de 50 mil crianças foram enviadas para Jerusalém, baseados na suposta crença que o santo sepulcro só poderia ser conquistado por crianças, seres livres de pecado. Milhares de crianças morreram no caminho e outras milhares foram escravizadas e vendidas nos mercados orientais.
A cruzada das Crianças – ArtistaGustave Doré
Como consequências das podemos citar a formação de ordens de cavalaria como a Ordem dos Hospitalários, Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e Ordem dos Cavaleiros Templários. Os últimos notabilizaram-se por fazer a proteção dos peregrinos cristãos, bem como a proteção de valores e desta forma alcançaram grande poder, a ponto de serem posteriormente perseguidos pela Igreja e monarcas europeus.
Do ponto de vista econômico, o fluxo de peregrinos com destino ao oriente e desenvolvimento comercial das cidades italianas, com destaque para Veneza e Gênova resultaram na reabertura comercial de toda Europa.
As cidades italianas tornar-se-iam grandes entrepostos comerciais e culturais e através delas novas concepções de organização social, econômica e políticas atingiriam toda a Europa durante os renascimentos comerciais e urbanos, assim como o cultural, embora o objetivo original das cruzadas não tenha sido atingido.
Para saber m pouco mais sobre as Cruzadas, veja esta excelente videoaula:
Caos você queira se aprofundar ainda mais no tema, confira este documentário a respeito do conflito entre muçulmanos e cristãos durante a idade média:
Exercícios:
1- (UFPI) As cruzadas influíram decisivamente na história da Europa na Baixa Idade Média. A mais significativa de suas consequências foi:
a) a reunificação das Igrejas Católica e Ortodoxa, separadas em 1054 pelo Cismo do Oriente.
b) um novo Cisma no cristianismo com o início da Reforma protestante no século XVI.
c) a conquista dos lugares sagrados do cristianismo situados na Ásia Ocidental.
d) a "reabertura" do Mediterrâneo, que, possibilitando a reativação dos contratos entre Ocidente e Oriente, intensificou o renascimento comercial e urbano na Europa.
e) o declínio do comércio, o desaparecimento da vida urbana e a descentralização política no ocidente da Europa.
Resposta: D
2- (UFPA) O movimento das cruzadas foi essencial para o quadro das transformações por que a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:
a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida européia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.
b) em termos jurídicos, as cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, já que difundiram o começo da propriedade dominante no Extremo Oriente.
c) os seus resultados abalaram seriamente o prestígio do papado, provocando, inclusive, a separação entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, fato de implicações negativas para a autoridade clerical.
d) os efeitos sociais das cruzadas fizeram-se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.
e) as exigências das expedições contribuíram decididamente para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que as suas águas viessem a sustentar, mais tarde, parte das grandes rotas do comércio europeu.
Reposta: E
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Idade Média: Império Bizantino
Posted: 05 Jul 2016 11:22 AM PDT
Idade Média: Nesta oportunidade vamos falar sobre a organização do Império Romano Oriental após a desagregação da parte ocidental do império romano.
O império bizantino, que dominou a região do Mar Mediterrâneo após a desagregação do império romano, era na verdade a região oriental do grande império formado pelos romanos e dominou a região em questão até 1453, quando foi subjugado pelos turcos otomanos.
Igreja de Santa Sofia – Construída no século VI, foi convertida em mesquita a partir do domínio turco em 1453. Atualmente é sede de um Museu.
Sua origem remonta a fundação da cidade de Constantinopla (Atual Istambul) no local onde os gregos já haviam desenvolvido a cidade de Bizâncio em um período em que os imperadores romanos buscaram governar a partir de outras sedes, seja para fugir a forte pressão política que sofreriam em Roma, seja para garantir maior influência em regiões fronteiriças, importantes para a manutenção do império.
Desta forma Constantinopla tornou-se capital das províncias orientais romanas e resistiu as invasões bárbaras que assolaram a parte ocidental do império durante a alta idade média, mantendo sua independência e influência por toda a região por mais um milênio.
Seguindo uma organização própria, sua sociedade era hierarquizada. Imperadores e suas famílias estavam no topo da pirâmide social, seguidos pela nobreza cortesã, que possuía funções públicas que auxiliavam a administração do império. O alto clero católico também possuía posição de destaque. Uma elite formada por comerciantes, proprietários de terra e artesãos ricos vinha na sequencia, seguidos das camadas menos abastadas formadas por pequenos agricultores, baixo clero e trabalhadores de ofício (classe média), e camponeses, na base.
Justiniano I
Durante seu reinado, o Imperador Justiniano I buscou recuperar a suntuosidade do antigo império romano. Sua esposa, Teodora, exerceu grande influencia neste período.
Entre suas principais realizações consta a publicação do Código de Justiniano, uma compilação do direito romano, da república ao império. O código é conhecido também como Corpus Juris Civili.
Mosaico do busto de Justiniano
No campo militar buscou recuperar o antigo território romano, dominou Vândalos e Ostrogodos e resistiu a investidas dos Persas Sassânidas e Ávaros. Internamente enfrentou a revolta de Nika, deflagrada por setores populares insatisfeito com alta cobrança de impostos e o cesaropapismo do Imperador. A revolta foi controlada em 8 dias pelo general Belizário.
Cisma do Oriente
O chamado cesaropapismo produziu um sistema cristão diferente do praticado em Roma, apesar de ambos serem católicos. A figura do imperador exercia forte influência também nos assuntos da igreja. Para todos os efeitos, o clero católico bizantino era submetido ao poder imperial, o que criou problemas com a alta hierarquia católica romana.
Assim sendo, em 1054 ocorreu o chamado Cisma do Oriente, quando os patriarcas de Constantinopla deixaram de reconhecer a autoridade do bispo de Roma (Papa) como chefe supremo do catolicismo. Desta forma a cristandade foi dividida e os imperadores consolidaram o poder sobre a Igreja Católica Ortodoxa.
Outra característica do cristianismo em Constantinopla foi a proibição de adoração de imagens, com exceção de Cristo. Aos que desrespeitassem tal fato restava a pena de morte.
No aspecto cultural pode-se dizer que a cultura grega teve maior influencia sobre os bizantinos do que a cultura romana em si, a ponto de utilizarem o grego como idioma oficial do império.
A estabilidade conquistada por Justiniano foi gradativamente perdida após sua morte e a sucessão de novas dinastias. Situado em posição estratégica, entre a Ásia e a Europa, o império sofreria sucessivas tentativas de invasão, sobremaneira da civilização Árabe. Posteriormente, exerceu papel importante no desenvolvimento das cruzadas para conquista da terra santa (Jerusalém), quando a cristandade esteve a beira de reunir-se.
No entanto, com o desenvolvimento e aumento do poderio das cidades italianas que passaram a exercer maior influência na navegação em geral pelo mediterrâneo, o império entrou em crise. Para se ter uma ideia, de possíveis aliados, foram deliberadamente atacados pelos Venezianos em 1204, durante a Quarta Cruzada.
Submetidos ao poder de Genova e Veneza que estabeleceram colônias próximas a bizâncio, o império ruiu, caindo nas mãos dos turcos otomanos em 1453, episódio que marca o fim da idade média e início da idade moderna.
Para saber mais sobre o império bizantino, veja esta excelente videoaula:
Para finalizar sua revisão, veja também esta videoaula sobre o cesaropapismo e cisma do oriente:
Exercícios:
1- Leia o texto abaixo para poder responder à questão seguinte:
"[…] Aquilo que se tornou conhecido por Império Bizantino era na origem o Império Romano do Oriente (Grécia, Egito, Siria-Palestina, Mesopotâmia, Ásia Menor). E realmente, como Roma, Bizâncio uniu, através de uma língua e uma determinada maneira de sentir e de pensar, povos que nada tinham em comum entre si. Como os antigos gregos e romanos, os bizantinos consideravam-se os únicos habitantes do mundo civilizado, rotulando de bárbaros todos os que não partilhavam de sua cultura. […] Por isso mesmo suas relações com o Ocidente medieval sempre foram difíceis […]"
Essa diferença com o Ocidente manifestou-se também no plano religioso e político, tendo como um de seus resultados:
a) o fechamento do mar Mediterrâneo aos europeus por parte dos Bizantinos.
b) o início das Cruzadas pelos cristãos ocidentais, que pretendiam retomar partes do Império Bizantino localizadas na Terra Santa.
c) o Grande Cisma do Oriente.
d) as divergências papais que levaram ao Cisma do Ocidente.
Resposta: C
2- Observe a imagem abaixo:
Mosaico bizantino que mostra o imperador Constantino IX, um dos soberanos do Império Bizantino *
* Crédito da Imagem: PavleMarjanovic e Shutterstock.com
A imagem é um mosaico, uma das principais características artísticas da civilização bizantina. Através dela também é possível perceber outra característica do Império Bizantino, que é:
a) a teocracia, o caráter despótico do imperador associado à sua influência política.
b) a burocracia, que controlava o poder político do Estado, segundando a figura do Imperador.
c) a cleptocracia, a corrupção utilizada pelos Imperadores para manter seu poder.
d) a plutocracia, o poder dos homens ricos que conseguiam subjugar inclusive o poder religioso, colocando-se acima de Cristo.
Resposta: A
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