Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- UFTM – Notas de Corte do Enem na Federal do Triângulo Mineiro
- Frações algébricas – Matemática Enem
- Contemporaneidade – Literatura Enem
UFTM – Notas de Corte do Enem na Federal do Triângulo Mineiro Posted: 08 Jul 2016 06:12 PM PDT Quer estudar numa universidade muito apertada, onde só entram alunos 'top de linha', com desempenho superior nas provas do Enem? – Então, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro está no seu radar. Confira as notas de corte Sisu 2016 na UFTM. Os cinco cursos de graduação com as disputas mais apertadas na Federal do Triângulo Mineiro ficaram entre os de maior pontuação geral no Brasil nas notas de corte do Sisu 2016. O campeão geral foi o curso de graduação em Medicina, no campus de Uberaba, que chegou a incríveis 801,10 pontos de nota de corte do Enem. Em seguida, na segunda colocação geral, vieram os candidatos às vagas do curso de graduação em Biomedicina, no Centro Educacional, com 752,45 pontos de nota de corte do Sisu na UFTM. Na terceira colocação o curso de graduação em Engenharia Civil, com 749,45 pontos. Notas muitos alta, entre as melhores do Brasil. Para fechar o grupo dos Top Five entraram ainda no ranking das maiores notas de corte Sisu 2016 na UFTM os cursos de graduação em Engenharia Química, com 748,68 pontos, e o curso de graduação em Engenharia Mecânica, com 746,25 pontos. Só passou fera! Para você fazer uma pontuação assim é preciso ralar um bocado. Veja a seguir um Curso Enem Gratuito: Curso Enem GratuitoQuer mandar bem no próximo Enem e aumentar as suas chances nas notas de corte? Veja aqui o caminho livre e gratuito para 1.225 aulas, dicas, simulados e listas de exercícios com gabarito para todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. Tudo aqui para você: Curso Enem Online Gratuito
As Menores Notas de Corte do Enem na UFTMNa ponta de baixo da tabela das notas de corte do Enem na UFTM ficaram os cursos menos preferidos pelos candidatos. Por exemplo, para entrar nas vagas do curso de graduação em Química, no campus Iturama, foi possível entrar a partir de 546 pontos no Enem. Para o curso de graduação em Ciências Biológicas, no mesmo campus, a nota de corte Sisu 2016 na UFTM foi de apenas 565,40 pontos no Enem. Veja todas as notas de corte do Enem na UFTM
O post UFTM – Notas de Corte do Enem na Federal do Triângulo Mineiro apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Frações algébricas – Matemática Enem Posted: 08 Jul 2016 03:27 PM PDT Frações algébricas: Uma expressão algébrica é usada para representar uma constante, uma variável ou uma combinação de variáveis e constantes relacionadas por um número finito de operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação, potenciação).Esse tipo de expressão é muito utilizado na geometria, por exemplo, para representar áreas, perímetros e volumes de figuras ou objetos que possuem dimensões algébricas. Frações AlgébricasObs.: As operações de adição, subtração, multiplicação e potenciação de frações algébricas são exatamente iguais às operações realizadas com frações não algébricas. A seguir trazemos alguns exemplos: Adição e SubtraçãoTanto na adição como na subtração de frações, devemos obter o m.m.c. dos denominadores. Exemplos: Qual a diferença entre m.d.c. e m.m.c.?m.d.c.Þmínimo divisor comum. Usado quando determinamos fatores comuns (aquilo que aparece em todos os termos) para colocar em evidência. Ex.: a) 2, 4, 6 Þ m.d.c. é 2, pois 2 é o menor número que divide 2, 4 e 6. b) 10, 15, 20 Þ d.c. é 5, pois 5 é o menor número que divide 10, 15 e 20. m.m.c.Þmínimo múltiplo comum. Usado quando somarmos ou subtrairmos frações. Qual é o mmc de 2,4 e 6 ? Observe: múltiplos de 2 : 2,4,6,8,10,12,14,16,18,…. (como se fosse a tabuada do 2) múltiplos de 4 : 4,8,12,16,20,24,28,32,…..(como se fosse a tabuada do 4) múltiplos de 6 : 6,12,18,24,30,36,,………..(como se fosse a tabuada do 6) O número 12 é o menor dos múltiplos de 2, 4 e 6 por isso é chamado de mínimo múltiplo comum.(mmc). No entanto não é necessário recorrer a este modo para determinar o mmc de vários números. Pode-se usar a regra prática de a decomposição simultânea em fatores primos. Nos exemplos "c" e "d" a seguir, para obter o mmc dos denominadores teremos que escrevê-los na forma fatorada. Dica 1: Veja também as notações científicas com esta super aula da professora Jaceli: http://blogdoenem.com.br/notacao-cientifica-matematica-enem/Multiplicação e divisão de frações algébricasA multiplicação e divisão de frações algébricas é exatamente igual a de frações numéricas, ou seja não é necessário obter o mmc dos denominadores. Multiplica-se numerador por numerador e denominador por denominador. Exemplos: A aula abaixo apresentará a simplificação de frações algébricas de forma resumida. Clique e amplie seus conhecimentos. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Contemporaneidade – Literatura Enem Posted: 08 Jul 2016 01:59 PM PDT Contemporaneidade: Se formos falar da literatura nos dias de hoje, não podemos dizer que, pelo menos nos últimos anos, tenha vivido um período literário específico, com características marcantes suficientes para considera-lo como tal.Porém, atualmente, encontramos várias tendências que são tema no Enem e no Vestibular sobre a Literatura contemporânea. O que encontramos atualmente na literatura brasileira são tendências diferentes coexistindo simultaneamente. Nenhuma delas se sobressai entre si, logo não podemos falar em um estilo que predomina. Na poesia, cinco tendências literárias se destacam. São elas:1 – Concretismo: poema de caráter mais visual do que verbal, deu fim ao verso em função do aproveitamento do espaço. Decompõe, monta e desmonta as palavras, permitindo múltiplas leituras em seus poemas. Seus principais representantes são: Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari. 2 – Poema-praxis: estilo trabalhado por poetas que divergem dos poetas concretistas. A poesia-práxis valoriza a palavra, tendo-a como enérgica, cheia de energia. Seus principais representantes: Mário Chamie, Yone G. Fonseca e Arnaldo Saraiva. Forca na força ————– a palavra na boca na boca a palavra: força
a forca da palavra força a palavra rolha fofa
a rolha fofa sem força a palavra em folha solta
a força da palavra forca a palavra de boca em boca
na boca a palavra forca a palavra e sua força —————– falar na era da forca calar na era da força
na era de falar a forca calar na era de calar a boca
na era de calar a boca a era de falar à força
calar a força da boca com a forca falar a boca da forca com a força
calar falar a palavra não na ira de era ida
falar calar a palavra nesta ira de era viva
calar a palavra na era ida da ira falar a palavra na viva era da vida ————— mas a forca da palavra força : um cedilha em sua boca (Mário Chamie. Objeto Selvagem) 3 – Poema-processo: baseada e trabalhada com os signos visuais. É feita a partir da proposta radicalizada do concretismo. Seus principais representantes são: Wlademir Dias Pino e Moacy Cirne. 4 – Poesia-social: feita com linguagem simples, busca tematizar os problemas da sociedade contemporânea. Seus principais representantes são: Ferreira Gullar, Afonso Ávila, Thiago de Mello e Alfonso Ramalho de Sant'Anna. Arte de amar Não faço poemas como quem chora, nem faço versos como quem morre. Quem teve esse gosto foi o bardo Bandeira quando muito moço; achava que tinha os dias contados pela tísica e até se acanhava de namorar. Faço poemas como quem faz amor. É a mesma luta suave e desvairada enquanto a rosa orvalhada se vai entreabrindo devagar. A gente nem se dá conta, até acha bom, o imenso trabalho que amor dá para fazer.
Perdão, amor não se faz. Quando muito, se desfaz. Fazer amor é um dizer (a metáfora é falaz) de quem pretende vestir com roupa austera a beleza do corpo da primavera. O verbo exato é foder. A palavra fica nua para todo mundo ver o corpo amante cantando a glória do seu poder. (Thiago de Mello) 5 – Poesia-marginal: produzida artesanalmente, chega ao leitor através do sistemas de "mão em mão", está presente em círculos restritos, na maioria das vezes sendo o próprio autor a pessoa que o distribui. Sendo muito diversificada, abre espaço a diversos temas e formas. Soneto (Ana Cristina César) Pergunto aqui se sou louca Quem quer saberá dizer Pergunto mais, se sou sã E ainda mais, se sou eu
Que uso o viés pra amar E finjo fingir que finjo Adorar o fingimento Fingindo que sou fingida
Pergunto aqui meus senhores quem é a loura donzela que se chama Ana Cristina E que se diz ser alguém É um fenômeno mor Ou é um lapso sutil?
Veja a Prosa na Literatura Contemporânea:Na prosa, essencialmente se produz Prosa Regionalista; Prosa Urbana; Prosa Política; Realismo Fantástico; Prosa Intimista; Prosa Memorialista; Romance-Reportagem; e, Crônicas e Contos. Veja: Prosa regionalista: seus principais autores são: Mário Palmério, Bernardo Élis e Ariano Suassuna. A chuva caía meticulosamente, sem pressa de cessar. A palha do rancho porejava água, fedia a podre, derrubando dentro da casa uma infinidade de bichos que a sua podridão gerava. Ratos, sapos, baratas, grilos, aranhas, — o diabo refugiava-se ali dentro, fugindo à inundação, que aos poucos ia galgando a perambeira do morrote. Quelemente saiu ao terreiro e olhou a noite. Não havia céu, não havia horizonte — era aquela coisa confusa, translúcida e pegajosa. Clareava as trevas o branco leitoso das águas que cercavam o rancho. Ali pras bandas da vargem é que ainda se divisava o vulto negro e mal recortado do mato. Nem uma estrela. Nem um pirilampo. Nem um relâmpago. A noite era feito um grande cadáver, de olhos abertos e embaciados. Os gritos friorentos das marrecas povoavam de terror o ronco medonho da cheia. (Trecho de "Nhola dos Anjos e a cheia do Corumbá" – Conto de Bernardo Élis) Prosa política: produzida a fim de ser uma ferramenta de denúncia política e social. Seus principais destaques são: Ignácio de Loyola Brandão, Antonio Calado, Ivan Ângelo, Roberto Drummond, Márcio Souza, João Ubaldo Ribeiro. Realismo fantástico: feito com elemento antirracionais, que são metáforas dos desequilíbrios sociais. Principais autores são: Murilo Rubião, José J. Veiga, Moacyr Scliar. Prosa urbana: trata dos centros urbanos e seus problemas. Os principais autores são: Rubem Fonseca, Dalton Trevisan, Luis Vilela e João Antônio. A primeira semana foi difícil. Não é simples parar de repente de trabalhar. Eu me senti perdido, sem saber o que fazer. Mas aos poucos fui me acostumando. Meu apetite aumentou. Passei a dormir melhor e a fumar menos. Via televisão, lia, dormia depois do almoço e andava o dobro do que andava antes, sentindo-me ótimo. Eu estava me tornando um homem tranqüilo e pensando seriamente em mudar de vida, parar de trabalhar tanto. Um dia saí para o meu passeio habitual quando ele, o pedinte, surgiu inesperadamente. Inferno, como foi que ele descobriu o meu endereço? “Doutor, não me abandone!” Sua voz era de mágoa e ressentimento. “Só tenho o senhor no mundo, não faça isso de novo comigo, estou precisando de um dinheiro, esta é a última vez, eu juro!” — e ele encostou o seu corpo bem junto ao meu, enquanto caminhávamos, e eu podia sentir o seu hálito azedo e podre de faminto. Ele era mais alto do que eu, forte e ameaçador. (Trecho de "O outro", Rubem Fonseca) Prosa intimista: análise psicológica do homem. Autores principais: Lygia Fagundes Telles, Autran Dourado, Osman Lins, Adélia Prado. Prosa memorialista ou autobiográfica: principais destaques: Pedro Nava e Érico Veríssimo. Romance reportagem: produções bases em fatos verídicos. Seus principais destaques são: José Louzeiro e Aguinaldo Silva. Crônicas e contos: são registros literários do cotidiano. De modo geral, são publicadas em jornais e revistas, sendo um dos gêneros mais usadas nos dias de hoje. Principais destaques: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Rubem Braga, Lourenço Diaféria, Carlos Eduardo Novaes e Luis Fernando Veríssimo. Veja nesse vídeo sobre literatura contemporânea, do canal Descomplica:O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular e colaboradora do Blog do Enem. Facebook. O post Contemporaneidade – Literatura Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário