quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Aprenda Probabilidade jogando RPG e tire de letra no Enem – parte 1

Posted: 16 Sep 2014 05:28 PM PDT

Você já domina o conteúdo de Análise Combinatória? Se você não lembra direitinho é fácil recuperar esta matéria. Com a Análise Combinatória é possível encontrar a QUANTIDADE (número) de combinações em um determinado caso.

Ficou difícil para você? Então, antes de continuar neste post sobre como aprender Probabilidade jogando RPG faça aqui uma revisão sobre Análise Combinatória http://blogdoenem.com.br/analise-combinatoria-matematica-enem/

Aprenda Probabilidade jogando RPG

Neste posts você verá qual é a CHANCE (%) de ocorrer determinada situação usando o RPG, que nada mais é do que um jogo em que um lançamento de dados pode determinar o futuro dos personagens.

Por isso, para os jogadores de RPG (Role Playing Game) a capacidade de usar e interpretar o resultado de um lançamento de dados é fundamental para o bom desenvolvimento de uma aventura. Então, vamos supor que o sistema do nosso jogo aqui no blog do ENEM seja um que utilize o chamado D6 (dado comum ou dado de 6 faces).

Este dado (D6) contém cada face numerada ou pontuada de 1 até 6. Sendo assim, a chance de obter 1 como resultado é a mesma para obter 6, tal fato nos possibilita trabalhar com espaços equiprováveis (quando as probabilidades são iguais em cada um dos eventos prováveis).

Para isso, veja o quadro a seguir:

RPG

Dica 1: Relembre como calcular porcentagem aqui no Blog do ENEM. Confira! http://blogdoenem.com.br/calculo-porcentagem-matematica-enem/

Veja que estamos usando acima a relação P(E) na forma fracionária e em porcentagem, sendo a primeira mais fácil de usar para efeitos de cálculo em uma prova do ENEM ou Vestibular:

RPG

Vídeo aula da Khan Academy – Conheça uma forma de calcular a probabilidade no lançamento de uma moeda e de um dado. Estes são exemplos simples e que ilustram muito bem tudo o que foi dito até agora.

Você pode ver esta aula na plataforma de ensino da Khan: http://goo.gl/BaLAqE

Regra da Adição

Pensando em alguma situação de jogo que pode ocorrer, o mestre de RPG pode dizer ao seu jogador que para obter sucesso em um dado momento da aventura ele poderá tirar a face 1 ou a face 2 lançando um único dado, uma única vez (chamamos esse fato de eventos mutuamente exclusivos) Neste caso, temos o seguinte:

RPG

Vídeo aula da Khan Academy – Aprenda aqui a aplicar a regra da adição com outros exemplos, aproveitando para se aprofundar um pouco mais no estudo de probabilidade.

Estude mais para o ENEM ou Vestibular com Khan Academy através de exercícios simples e cuidadosamente selecionados sobre a adição de probabilidades. https://pt.khanacademy.org/math/probability/independent-dependent-probability/addition_rule_probability/e/adding-probability

Regra da Multiplicação

No entanto, algumas situações do jogo requerem que sejam lançados dois dados simultaneamente. Espera-se que, neste caso, cada lançamento produza um resultado independente do outro.

Nesta situação o jogador poderá obter qualquer uma das 6 faces em cada um dos dois dados, por isso dizemos que a chance de ele obter um resultado igual a 5 e 3 em cada lançamento pode ser calculada assim:

RPG

Dica 2: Relembre as operações de adição e multiplicação com frações em http://blogdoenem.com.br/enem-2013-operacoes-fracoes/

Vídeo aula da Khan Academy: Veja aqui como você pode apostar na possibilidade de conseguir números pares por três vezes seguidas, mesmo sem ser um apostador.

https://pt.khanacademy.org/math/probability/independent-dependent-probability/independent_events/v/independent-events-3

Desafios

1 – (Mackenzie) A probabilidade de ocorrerem duas caras ou duas coroas no lançamento de duas moedas é:

a) ¼                b) ½                c) ¾                d) 1                 e) 2

2 – (ENEM 2009) Um casal decidiu que vai ter 3 filhos. Contudo, quer exatamente 2 filhos homens e decide que, se a probabilidade fosse inferior a 50%, iria procurar uma clínica para fazer um tratamento específico para garantir que teria os dois filhos homens. Após os cálculos, o casal concluiu que a probabilidade de ter exatamente 2 filhos homens é:

a) 66,7%, assim ele não precisará fazer um tratamento
b) 50%, assim ele não precisará fazer um tratamento
c) 7,5%, assim ele não precisará fazer um tratamento
d) 25%, assim ele precisará procurar uma clínica para fazer tratamento
e) 37,5%, assim ele precisará procurar uma clínica para fazer um tratamento

Resolva mais exercícios de Probabilidade com a Khan Academy e vá confiante para a prova do ENEM ou Vestibular: https://pt.khanacademy.org/math/probability/independent-dependent-probability/basic_probability/e/dice_probability

Gabarito: 1) B ; 2) E

Post escrito pelo professor Davi Risseti. Formado pela Universidade Estadual de Campinas, com especialização em educação matemática em grupos colaborativos. Professor da rede privada de ensino básico na região de Campinas e professor de ensino superior nos cursos de Pedagogia, Gestão e Matemática. Facebook: https://www.facebook.com/davi.rissetti

Este post é resultado da parceria da Fundação Lemann com o Blog do Enem – www.fundacaolemann.org.br

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Vestibular UFSC 2015 – Período de inscrições começa hoje!

Posted: 16 Sep 2014 05:17 PM PDT

Seu sonho é conquistar uma vaga na Universidade Federal de Santa Catarina? Então fique atento: a instituição já divulgou todas as informações sobre o Vestibular UFSC 2015 e nós do Blog do Enem contamos todos os detalhes para você!

Vestibular UFSC 2015

O período de inscrições para o Vestibular UFSC 2015 começa nessa terça-feira, dia 16 de setembro, e vai até dia 15 de outubro. O candidato que quiser concorrer a uma das 6.511 vagas disponíveis deve pagar uma taxa de inscrição de R$ 52,50 para os cursos de licenciatura e Pedagogia e de R$ 105 para os demais cursos. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet e o estudante deve informar, no momento da inscrição, se deseja utilizar a nota do Enem de 2012, 2013 ou 2014 como componente no calculo final da nota do vestibular.

Quem quiser solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular UFSC 2015 deve acessar o site da universidade entre os dias 16 de setembro e 6 de outubro e preencher o Requerimento de Isenção. Os pré-requisitos da universidade para conceder isenção de taxa para os candidatos são: renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita ou ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Ao preencher o Requerimento de Isenção, o candidato deve anexar também os documentos que comprovem a sua adequação nos pré-requisitos adotados pela universidade. O resultado dos pedidos será divulgados no dia 13 de outubro.

As provas do Vestibular UFSC 2015 acontecem nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2014 em 19 cidades catarinenses - Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. No momento da inscrição, o candidato deve indicar a cidade em que deseja fazer as provas. As avaliações tem início as 14h e duração de quatro horas.

NOVIDADE NO CAMPUS DE JOINVILLE

As 6.511 vagas disponíveis no Vestibular UFSC 2015 estão distribuídas em 98 cursos de graduação nos cinco campi da instituição, localizados em Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. A novidade deste ano é o desmembramento do curso de Engenharia da Mobilidade, oferecido no campus de Joinville, em oito diferentes cursos: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval e Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade.

MAIS VAGAS PARA COTISTAS

A UFSC, esse ano, vai reservar 37,5% das vagas de cada curso/turno a candidatos que cursaram o Ensino Médio na rede pública de ensino, 10% das vagas de cada curso/turno para candidatos autodeclarados negros que também tenham cursado o Ensino Médio em escola pública e 16 vagas suplementares a candidatos autodeclarados indígenas. Os candidatos que optarem por disputar as vagas da instituição como cotistas também concorrerão às vagas de classificação geral. Em relação ao ano passado, a universidade ampliou em 12,5% a reserva de vagas para cotistas.

ORGANIZE-SE PARA O VESTIBULAR UFSC 2015

Período de inscrições: 16 de setembro a 15 de outubro de 2014, pelo site http://www.vestibular2015.ufsc.br/

Período para pedido de isenção de taxa: 16 de setembro a 6 de outubro, também pelo site http://www.vestibular2015.ufsc.br/

Taxa de inscrição: R$ 52,50 para cursos de Licenciatura e pedagogia; R$ 105 para os demais cursos

Data das provas: 13, 14 e 15 de dezembro de 2014

Conteúdos cobrados na prova do dia 13 de dezembro – Língua portuguesa e literatura brasileira ou libras (12 questões); segunda língua – alemão, espanhol, francês, italiano, inglês (8 questões); Matemática (10 questões) e Biologia (10 questões).

Conteúdos cobrados na prova do dia 14 de dezembro – História, geografia, física e química (10 questões cada).

Conteúdos cobrados na prova do dia 15 de dezembro – Redação e quatro questões discurssivas.

Locais das provas: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Lista de obras cobradas: ”O fantástico na Ilha de Santa Catarina”, Franklin Cascaes; “Várias Histórias”, Machado de Assis; “Agosto”, Rubem Fonseca; “Relato de um certo oriente”, Milton Hatoun; “Melhores Poemas”, João Cabral de Melo Neto; “Cronistas do descobrimento”, Antônio Olivieri e Marco A. Villa; “Juiz de paz na roça”, Martins Pena; “O que é isso, companheiro?”, Fernando Gabeira.

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Biologia Enem – Anatomia do sistema nervoso com Khan Academy

Posted: 16 Sep 2014 04:02 PM PDT

O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, coordena o nosso organismo. Todos os animais, exceto as esponjas, possuem um sistema nervoso. Esse sistema recebe informações do ambiente, elabora e comanda as respostas a estes estímulos. É também o sistema nervoso que possibilita suas emoções, seus sentimentos e o armazenamento de suas lembranças. Quer saber mais sobre a classificação dosistema nervoso e seu papel fundamental em nosso organismo? Então fique ligado(a) neste post e arrase nas questões Biologiado Eneme dos vestibulares!

Dica 1: Antes de continuar revisando o sistema nervoso,revise também o sistema endócrino humano! Veja este super post com uma divertida aula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/sistema-endocrino-hormonios-biologia/

Para iniciar sua revisão, veja esta divertida vídeo aula da Khan Academy(este vídeo está em inglês, porém você pode optar por traduzir a legenda no segundo símbolo abaixo do lado direitodo vídeo):

Você pode assistir a esta videoaula na plataforma da Khan Academy, através deste link: http://goo.gl/VTRguB

E aí, curtiu a aula? Excelente, não é mesmo? Agora, para saber tudo sobre o sistema nervoso, veja o resumo que preparamos para você:

Células do sistema nervoso: As principais células do sistema nervoso são os neurônios. São eles que permitem a transmissão dos impulsos nervosos que vão levar informações dos órgãos para o sistema nervoso central e destes, respostas para os órgãos. Os neurônios possuem um corpo celular (onde está a maior parte do citoplasma desta célula, assim como seu núcleo) e prolongamentos – os dendritos (curtos) e o axônio (longo).

Biologia Enem

Anatomicamente podemos dividir o sistema nervoso em duas partes: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Dica 2: Que tal dar uma revisadinha no sistema imunológico? Veja este post com uma divertida aula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/sistema-imunologico-biologia-enem/

Sistema nervoso central: Como o próprio nome diz, o SNC é o centro de comando de seu corpo. Essa parte do sistema nervoso é protegido por três membranas –as meninges.  A mais externa dessas membranas é a dura-máter, a do meio é a aracnoide e a mais interna e próxima dos órgãos do SNC é a pia-máter. Além disso, a caixa craniana protege os órgãos do encéfalo (aqueles dentro de sua cabeça) e a coluna vertebral protegem sua medula espinal.Fazem parte do sistema nervoso central os órgãos do encéfaloe a medula espinal. Veja a seguir as principais funções desses órgãos:

Biologia Enem

Cérebro:Dividido em dois hemisférios – direito e esquerdo, que se ligam através de uma estrutura chamada de corpo caloso. Cada hemisfério do cérebrose divide em lobos, delimitados por sucos presentes em sua superfície – frontal, occipital, temporal e parietal. A parte mais externa do cérebro, chamada de córtex, tem uma cor acinzentada, por conta da grande quantidade de corpos celulares dos neurônios. A parte mais interna é esbranquiçada e é formada principalmente por axônios dos neurônios. O cérebro controla a percepção de estímulos e elabora respostas para estes estímulos. Além disso, o cérebro é o centro das emoções, pensamentos, aprendizagem, linguagem, memória e inteligência.

Hipotálamo: Localizado abaixo do cérebro, é responsável pela regulação da pressão sanguínea e pelo equilíbrio hídrico do corpo. Além disso, também é responsável pela percepção de fome e sede, assim como pela estimulação de comportamentos como a raiva, o medo e o prazer sexual. O hipotálamo também atua no controle da liberação de hormônios da tireoide e da hipófise (como o FSH e o LH, produzidos pelaneuroipófise, que atuam nas características sexuais).

Dica 3: Que tal revisar a anatomia do sistema digestório e os problemas que podem aparecer nos órgãos desse sistema? Então veja este post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/sistema-digestorio-biologia-enem/

Tálamo: Localizado abaixo do cérebro, sobre o hipotálamo. O tálamo recebe os estímulos vindos dos órgãos dos sentidos (exceto o olfato) e os envia para o córtex cerebral.

Mesencéfalo: O mesencéfalo controla os reflexos relacionados à audição (como virar a cabeça em direção a um som). Além disso, o mesencéfalo possui a função de "filtrar" os estímulos que chegam ao cérebro, processo fundamental no processo do sono.

Bulbo: O bulbo controla as funções automáticas do nosso corpo, como os batimentos cardíacos, a respiração, a tosse e o ato de engolir.

Ponte: A ponte ajuda o bulbo em algumas funções, como o controle da respiração. Além disso, assim como o mesencéfalo, ajuda na retransmissão e "filtragem" de estímulos que são enviados ao cérebro.

Cerebelo: O cerebelo ajuda o cérebro a coordenar os movimentos do corpo, assim como manter o equilíbrio e a postura.

Medula espinal ou espinhal:A medula espinhal, localizada dentro da coluna vertebral, possui (ao contrário do cérebro) substância cinzenta internamente e branca externamente. Ela liga os órgãos do encéfalo ao restante do corpo.

Dica 4:Que tal relembrar também o sistema respiratório? Para isso, veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e vídeo da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-vida/

Sistema nervoso periférico: O sistema nervoso periférico corresponde à parte do sistema nervoso que sai do SNC para todas as parte do corpo. É composto por nervos, que se estendem por todo o organismo. Os nervos são, basicamente, agrupamentos de neurônios. Eles podem ser classificados quanto à sua origem (cranianos, que saem do encéfalo e espinhais, que saem da medula) ou quanto à sua função (aferentes ou sensoriais, que levam os estímulos até o SNC; eferentes ou motores, que levam respostas do SNC para os órgãos efetores; mistos, quando realizam ambas as funções).

Agora que você já sabe tudo sobre as divisão anatômica do sistema nervoso, que tal testar seus conhecimentos?

1)    (Mack-2005) O esquema dado representa alguns órgãos que constituem o sistema nervoso central.As funções de controle de coordenação motora e equilíbrio, controle da tireoide e controle dos ritmos cardíaco e respiratório são exercidas, respectivamente, por

Biologia Enem

a) 5, 1 e 2.
b) 4, 2 e 4.
c) 3, 1 e 2.
d) 5, 2 e 3.
e) 5, 3 e 4.

Resposta: d.

Dica 5: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Furacão Catarina, saiba como aconteceu? – Geografia Enem

Posted: 16 Sep 2014 12:35 PM PDT

Ocorrido entre 27 e 28 de março de 2004, esse fenômeno abalou o sul do Brasil, pois sendo um fenômeno atípico nessa região, surpreendeu a população e a comunidade científica. O Catarina se desenvolveu a partir de um ciclone extratropical no atlântico, e evoluiu para um ciclone subtropical. O sistema ganhou gradativamente ventos e se direcionou para o continente com ventos de 150 km/h. Uma tempestade violenta atingiu o litoral do sul do Brasil.

Como a comunidade científica reagiu?

Foi uma verdadeira surpresa para a comunidade meteorológica, que a princípio não deu muita importância, a partir da observação do sistema começaram a tratá-lo como um ciclone extratropical, que por sua vez iria provocar um tempo instável no sul do Brasil.

Segundo os cientistas esse sistema num determinado momento fez uma transição de ciclone para furacão, com um olho no centro. Sendo considerado então o primeiro furacão do Atlântico sul.

Geografia
Figura 1
- Furacão Catarina se direcionando para a costa. Imagem de Satélite do CETEP. Disponível em: http://betoorcy.blogspot.com.br/2010/03/chegada-do-cicone.html

E a população?

Na época, assim como hoje, a previsão de um fenômeno como esse foi de difícil detecção. A população em geral foi comunicada, porém possuíam pouca noção de como lidar com a situação, quais seriam as destruições e a velocidade do vento, das chuvas. O que houve foi uma destruição, onde o furacão atingiu cerca de 200 km entre a região do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, classificado na categoria F2, espalhando medo e incertezas. Desde então, será que algo foi feito na tentativa de minimizar os prejuízos e prevê um novo evento desse porte? Sabemos que os sistemas meteorológicos brasileiros pouco avançaram de lá para cá.

Dica 1- Você sabe o que é Balança comercial? Não? Então acompanhe essa aula de geografia, aqui no Blog! http://blogdoenem.com.br/balanca-comercial-geografia-enem/

Destruição do Catarina

Foram registradas três mortes, prejuízos de mais de um bilhão de reais, 40 municípios atingidos, no mar ondas de mais de 5 metros, casas destruídas e pessoas desabrigadas. Prejuízos econômicos na agricultura principalmente com a banana e o arroz. A BR 101 ficou interditada.

"Conforme o meteorologista da Epagri de Florianópolis, Clóvis Lavien Corrêa, a região mais afetada foi Passo de Torres em direção ao município de Araranguá. "Os 150 Km/h por hora foram registrados por volta das 3 horas em Siderópolis, sendo que a maior destruição foi na região de Araranguá, Praia Grande e Sombrio", frisa. De acordo com Corrêa, foi verificado através de estudos científicos, tendo como base a destruição destes locais, que o vento chegou a 180 Km/h. Desde então, em nenhum local do Brasil houve registro de vento desta magnitude".

(Disponível em: http://www.engeplus.com.br/noticia/clima/2014/catarina-ha-uma-decada-o-furacao-passava-pelo-sul/. Acesso: 09/09/14- 08:40) 

Geografia
Figura 2-
Destruição no sul do estado. Disponível em: http://ediolocutor.blogspot.com.br/2012/03/furacao-catarina-se-desloca-em-direcao.htm

Dica 2- Você conhece os Blocos econômicos? Acompanhe esta aula de geografia e verifique os principais blocos que comandam a economia mundial. http://blogdoenem.com.br/blocos-economicos-ii-geografia-enem/

Geografia
Fonte:
http://www.climatempo.com.br/noticias/2 … 004-2014/#

Vídeo sobre o Furacão Catarina, fenômeno ocorrido no Sul do Brasil em 2004. Acompanhe!

Vamos exercitar sobre esta aula de geografia? Então responda ao desafio abaixo!

UCS 2004- Geografia – CATARINA, CICLONE OU FURACÃO?

Ventos que atingiram 150 km/h causaram destruição na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O fenômeno formou-se a partir de uma frente fria comum que cruzou o mar da Região, na direção norte. Como era intensa, a frente fria acentuou a circulação da atmosfera, formando um redemoinho que deu origem ao fato, o qual, geralmente, causa agitação em alto-mar e, quando fica mais próximo da costa, provoca  temporais no continente e ressaca marítima. O Catarina apresentou um comportamento anômalo, ganhando força e atingindo uma extensão de 800 km; em vez de se deslocar no sentido Oeste-Leste, perdendo-se no Oceano, como normalmente acontece, moveu-se em sentido contrário, avançando sobre a costa.(Jornal Pioneiro, Ano 56, nº 8.826, 29/03/04 – Adaptado.)

Associe o fenômeno climático, listado na Coluna A, às características que o definem, elencadas na Coluna B.

COLUNA A

1 Furacão                     2 Tornado                     3 Ciclone extratropical

COLUNA B

(   ) Típico do Atlântico Sul, é uma tempestade produzida por massas de ar frio que se deslocam em movimentos circulares e em velocidades crescentes. Provoca pancadas de chuva e ventos que podem superar 100 km/h.
(    ) É uma tempestade muito destrutiva, sendo freqüente nos Estados Unidos. Atinge até 400 km/h de velocidade no centro do cone. Produz fortes redemoinhos e eleva poeira. Caracteriza-se como uma coluna giratória e violenta de ar.
(    ) Registram-se ocorrências desse fenômeno perto da costa da África, na região da linha do Equador, próximo à América Central e ao sul e ao oeste dos Estados Unidos causando enorme destruição. É típico de áreas tropicais, produzido por massas de ar quente, podendo atingir velocidades superiores a 250 km/h. Tem um olho, um espaço aberto de ar seco e sem nuvens no seu centro.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 3
b) 2 – 1 – 3
c) 1 – 3 – 2
d) 3 – 2 – 1
e) 2 – 3 – 1

RESPOSTA CORRETA LETRA D.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

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Operações na forma decimal – Matemática Enem

Posted: 16 Sep 2014 11:03 AM PDT

Primeiramente vamos rever como se resolve as adições e subtrações contendo números na forma decimal.

Para somar ou diminuir números decimais basta colocar vírgula embaixo de vírgula e igualar as casas decimais completando-as com números zero. Após isso basta somar (diminuir) normalmente como se fossem números inteiros.

Para você entender melhor, veja o exemplo.

Exemplo: Para ser aprovado numa disciplina numa certa universidade, você precisa somar, nas três provas aplicadas, 21 pontos. Se você teve nota 7,4 na primeira, 8,33 na segunda, e 6 na terceira, você será aprovado?

Somando as notas das três provas:

Matemática Enem

Como a soma foi maior do que 21, você pode se considerar aprovado.

Dica 1 – O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas:  http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

E a multiplicação? Vamos relembrar como se resolve?

Para multiplicar números decimais basta efetuar normalmente a operação fazendo de conta que as vírgulas não existem. Ao final, o número de casas decimais do produto é igual à soma dos números de casas decimais de cada fator.

 Veja o exemplo para ficar mais fácil…

Exemplo: O Pai de André propôs pagar-lhe R$ 3,45 por cada hora que ele se dedicasse estudando para as provas finais ao longo de uma semana. No fim desse período André somou suas horas de estudo e conclui que deu 20,3 horas. Dessa forma, quanto recebeu de seu pai?

Para calcular o valor recebido por André, basta multiplicar:

Matemática Enem

Dica 2 – Matemática Enem – Aula sobre os critérios de divisibilidade em N –http://blogdoenem.com.br/matematica-enem-divisibilidade-n/

Agora que você já relembrou como é realizado os cálculos com números decimais na adição, subtração e divisão, vamos rever como é feita a divisão utilizando os  números com virgulas?

Para efetuar a divisão de dois números decimais basta igualar o número de casas depois da vírgula (caso essas sejam diferentes) e abandonarmos as vírgulas. Em seguida dividimos normalmente como se fossem números naturais.

Exemplo: Ao passar no caixa de um supermercado, Antônio paga R$14,70 por um pacote de maçã cujo peso é de 4,2Kg. Quanto custa cada quilo dessa maçã?

Voltando ao exemplo anterior, temos que dividir 14,70 por 4,2:

Matemática Enem

Portanto, cada quilo de maçã custa R$3,50.

Quer saber mais sobre as operações na forma decimal? Então assista a videoaula de matemática do professor Edir Bessa. Nela você aprende em dez minutos e vinte e oito segundos tudo sobre essas operações bastante cobradas no Enem e nos vestibulares de todo Brasil. Aproveite essa chance!

Dica 3 - Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.

Você consegue resolver estes exercícios de matemática? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(Enem cancelado 2009) Três empresas de táxi W, K e L estão fazendo promoções: a empresa W cobra R$ 2,40 a cada quilômetro rodado e com um custo inicial de R$ 3,00; a empresa K cobra R$ 2,25 a cada quilômetro rodado e uma taxa inicial de R$ 3,80 e, por fim, a empresa L, que cobra R$ 2,50 a cada quilômetro rodado e com taxa inicial de R$ 2,80. Um executivo está saindo de casa e vai de táxi para uma reunião que é a 5 km do ponto de táxi, e sua esposa sairá do hotel e irá para o aeroporto, que fica a 15 km do ponto de táxi.

Assim, os táxis que o executivo e sua esposa deverão pegar, respectivamente, para terem a maior economia são das empresas

a) W e L.           b) W e K.               c) K e L.                 d) K e W.                    e) K e K.

Resposta: b

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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Gravitação Universal – Aula de revisão para Física Enem

Posted: 16 Sep 2014 08:26 AM PDT

Gravitação Universal

A necessidade de compreender o Universo não é privilégio do ser humano contemporâneo. Há indícios de que em 4000 a.C. os habitantes da Mesopotâmia desenvolviam calendário rudimentares, baseados nos movimentos dos astros, com o objetivo de atender às suas necessidades agrícolas.

Desde às antigas sociedades até os dias de hoje, muitas teorias foram propostas para tentar explicar o funcionamento do Universo. Na Grécia antiga, Aristóteles (384-322 a.C.) propôs o modelo geocêntrico (geo, em grego, Terra; geocêntrico, centrado na Terra). Por volta de 260 a.C., Aristarco de Samos apresentou uma teoria onde o Sol ocupa a posição central do sistema, antecipando o modelo heliocêntrico (hélios, em grego, Sol; heliocêntrico, centrado no Sol) proposto por Copérnico, quinze séculos depois!

Os modelos de Universo

Geocentrismo

O astrônomo Cláudio Ptolomeu (c. 85-165), em seu livro Almagesto, aperfeiçoou o modelo geocêntrico proposto por Aristóteles quatrocentos anos antes. Neste modelo, a Terra é colocada no centro do sistema, em repouso, com o Sol e a Lua girando ao seu redor em órbitas circulares. Os outros planetas giram em torno de um ponto, e este ponto gira ao redor da Terra. Após os planetas, temos as estrelas fixas numa esfera de cristal que também gira ao redor da Terra.

figura_08.jpg

Este modelo planetário, utilizado para guiar os grandes navegadores e satisfazendo os interesses religiosos, fez com que fosse mantido por 1500 anos.

Heliocentrismo

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Nicolau Copérnico (1473 – 1543)

O astrônomo e matemático Nicolau Copérnico (1473 – 1543) foi o precursor para uma mudança na visão da sociedade para o Universo. Através de observações celestes, ele pode constatar erros do modelo que se acreditava até então como certo, o modelo geocêntrico. Em seu livro, Sobre as revoluções dos corpos celestes, ele expôs a teoria heliocêntrica, na qual o Sol repousa na posição central do sistema e os planetas giram ao seu redor em órbitas circulares.

Mais tarde, essa teoria recebeu outras contribuições e foi aperfeiçoada pelos estudos de Galileu, Tycho Brahe e Johanes Kepler.

Física Enem

Leis de Kepler

Nascido na Dinamarca, o astrônomo Tycho Brahe (1546 – 1601) foi um dos grandes estudiosos dos astros, coletando uma grande quantidade de dados ao longo de sua vida. Johanes Kepler (1571 – 1630), um astrônomo alemão, trabalhou junto de Tycho, sendo seu assistente, até o ano de 1601 quando este morre, e Kepler torna-se seu herdeiro. Sobre posse das medidas que Tycho fez durante a vida, Kepler aperfeiçoou o modelo de Copérnico e elaborou três leis que explicam o movimento dos planetas no Sistema Solar.

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Johanes Kepler (1571 – 1630)

Primeira lei: a lei das órbitas

Todos os planetas do sistema solar giram em torno do Sol em órbitas elípticas, sendo que o Sol ocupa um dos focos da elipse. Veja a figura:

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Os nove planetas do sistema solar giram em órbitas elípticas, e cada planeta passa pelos pontos denominados periélio (A) e afélio (B). O periélio é o ponto onde o planeta encontra-se mais próximo do Sol, e possui uma maior velocidade, e o afélio é o ponto onde o planeta encontra-se mais afastado do Sol, e possui a menor velocidade.

Segunda lei: a lei das ares

O segmento de reta imaginário que liga o Sol a determinado planeta descreve áreas iguais em intervalos de tempos iguais.

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5822.png

Terceira lei: lei dos períodos

Essa lei relaciona o intervalo de tempo gasto pelo planeta para dar uma volta ao redor do Sol (período T) com a distância média do planeta ao Sol (raio R). Para todos os planetas do sistema solar, se fizermos o seu período ao quadrado e dividirmos pelo cubo do raio, isso será um valor constante, o mesmo valor para todos os planetas. Desta forma, podemos escrever:

5835.png

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Desafios

Questão 01

(UESBA) A figura mostra a órbita elíptica de um planeta P, em torno do Sol. Se os arcos AB e CD são percorridos em tempos iguais, em relação ao movimento do planeta, pode-se afirmar:

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a) a velocidade aumenta no trecho BC.

b) a velocidade diminui no trecho DA.

c) possui maior velocidade média no trecho AB.

d) possui velocidade de módulo constante.

e) não há aceleração centrípeta.

Dica 1 – Revise sobre Conservação e dissipação da energia nesta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/conservacao-dissipacao-da-energia-fisica-enem/

Questão 02

O geocentrismo e o heliocentrismo são teorias que procuram explicar como funciona o movimento dos astros do sistema solar. A respeito dessas teorias, analise as seguintes afirmações, e assinale a proposição correta:

I – Uma criança ao observar o trajeto do Sol percorrido no céu poderia dizer que o Sol gira ao redor da Terra. Isto está de acordo com o que diz o modelo geocêntrico proposto por Copérnico.

II – O afélio e periélio são pontos extremos da órbita de um planeta ao redor do Sol (considerando que seja um modelo heliocêntrico), sendo o periélio o ponto mais próximo e o afélio o ponto mais distante.

III – O modelo geocêntrico, apesar de ter sido formulado por Ptolomeu, na Grécia antiga, já era defendida por Aristóteles quatrocentos anos antes; assim como o modelo heliocêntrico, proposto por Copérnico no século XVI, mas já havia sido idealizado 1500 anos antes, também na Grécia antiga, por Aristarco de Samos.

São verdadeiras as sentenças:

a) I

b) I e II

c) I e III

d) II e III

e) III

Dica 2 – Relembre tudo sobre os princípios da Eletrostática nesta aula de revisão para a prova de Física Enem. Fique preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio!  – http://blogdoenem.com.br/os-principios-da-eletrostatica-fisica-enem/

Questão 03

(Cesgranrio-RJ) O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim, a razão entre os períodos de revolução, T1 e T2, de Marte e Mercúrio, respectivamente, vale aproximadamente:

a)

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b)

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c)

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d)

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e)

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Dica 3 – Falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio! Revise sobre a Segunda Lei da Termodinâmica nesta aula preparatória para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/segunda-lei-termodinamica-fisica-enem/

Questão 04

A figura representa um planeta descrevendo um sexto de toda sua área de órbita em torno de seu Sol, num sistema planetário de outra galáxia, em 30 dias terrestres. Admitindo que as leis de Kepler também são válidas nesse sistema, calcule o período de translação desse planeta e diga qual a lei de Kepler utilizada em seus cálculos.

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a) 5 dias; 1ª lei.

b) 60 dias; 2ª lei.

c) 120 dias; 1ª lei.

d) 180 dias; 2ª lei.

Questão 05

(UEPB) O astrônomo alemão Johanes Kepler(1571-1630), adepto do sistema heliocêntrico, desenvolveu um trabalho de grande vulto, aperfeiçoando as ideias de Copérnico. Em consequência, ele conseguiu estabelecer três leis sobre o movimento dos planetas, que permitiram um grande avanço no estudo da astronomia. Um estudante ao ter tomado conhecimento das leis de Kepler concluiu, segundo as proposições a seguir, que:

I. Para a primeira lei de Kepler (lei das órbitas), o verão ocorre quando a Terra está mais próxima do Sol, e o inverno, quando ela está mais afastada.

II. Para a segunda lei de Kepler (lei das áreas), a velocidade de um planeta X, em sua órbita, diminui à medida que ele se afasta do Sol.

III. Para a terceira lei de Kepler (lei dos períodos), o período de rotação de um planeta em torno de seu eixo, é tanto maior quanto maior for seu período de revolução.

Com base na análise feita, assinale a alternativa correta:

a) apenas as proposições II e III são verdadeiras.

b) apenas as proposições I e II são verdadeiras.

c) apenas a proposição II é verdadeira.

d) apenas a proposição I é verdadeira.

e) todas as proposições são verdadeiras.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Ética e Moral – Aula de revisão para Filosofia Enem

Posted: 16 Sep 2014 08:15 AM PDT

Ética e Moral

Aristóteles

(384 a.C. / 322 a.C.) e a ética das virtudes

Filosofia Enem

Aristóteles (384 a.C. / 322 a.C.) Imagem disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Aristoteles_Louvre.jpg>. Acessado em: 04/07/2012.

O filósofo Aristóteles entende a ética como sendo uma disciplina prática, pois está vinculada à ação humana. Nesse sentido, pode-se dizer que o homem não nasce bom ou justo, mas torna-se bom ou justo à medida que pratica tais atos. Pensando assim, Aristóteles divide a natureza do homem bom em duas partes distintas: um corpo; uma alma.

Na alma encontra-se a razão e ao mesmo tempo o desejo, sendo que o intelecto (nôus) é entendido como a parte superior da alma. Dessa forma, o intelecto é quem deve mandar; enquanto a outra parte (o corpo), privada de razão, deve obedecer.

Aristóteles divide as virtudes do seguinte modo:

1. Virtudes intelectuais;

2. Virtudes morais.

A primeira, a (virtude dianoética), nasce e progride graças aos resultados da aprendizagem, isto é da educação. Portanto, leva tempo e demanda experiência; a segunda é a virtude moral (costumes, hábitos, práticas), ela não é gerada em nós por natureza, somos adaptados a recebê-la. Ela é resultado do hábito (ethos) que imprime em nós a virtude.

Aristóteles, ao levar em consideração a divisão da natureza do homem bom e a divisão das virtudes deste mesmo homem, acaba, portanto, definindo como se forma o caráter humano. Para o filósofo, o caráter é formado a partir da repetição dos atos progressivos por meio do hábito, pois somos capazes de praticar bem aqueles atos que já fizemos antes, e eles podem ser aperfeiçoados tanto para melhor ou para pior, assim como acontece com as artes.

Esta prática dos hábitos, revela Aristóteles, exercita o homem para que este crie habilidades para se alcançar a felicidade, sendo esta denominada pelo pensador como "sumo bem". Assim chamamos a ética de Aristóteles de "Ética das virtudes". Sua ética é assim uma ética teleológica, pois busca atingir uma finalidade, o sumo bem, ou seja, a felicidade.

Dica 1 – Revise sobre os aspectos sociológicos do Trabalho, sobre Taylorismo, Fordismo e Toyotismo nesta aula preparatória para a prova de Filosofia Enem – http://blogdoenem.com.br/o-trabalho-aula-de-revisao-para-filosofia-enem/

A felicidade é conseguida através da racionalidade humana. Assim, a felicidade é entendida como algo autossuficiente, ou seja, que se constitui num fim em si mesmo e que, por sua vez, coloca-se como um fim a ser alcançado e nunca como um meio. Já a virtude é caracterizada pelo ato ou ação de alguém. A virtude é, na verdade, um exercício prático do homem e está ligada à razão e ao intelecto, sendo considerada como os hábitos da vontade do homem.

Para Aristóteles não existem virtudes inatas, mas todas são adquiridas pela repetição dos atos, que geram os costumes (mos), aos quais dão o nome de moral. Os atos, para gerarem as virtudes, não devem desviar-se nem por defeito, nem por excesso, pois a virtude consiste na justa medida, longe dos dois extremos. As virtudes são então adquiridas e desenvolvidas por meio dos hábitos humanos. Os hábitos humanos são a ação, ou seja, é o agir humano.

As ações virtuosas são praticadas através daquilo que Aristóteles chama de "meio-termo" ou "justa medida". O meio-termo ou justa medida para Aristóteles é o equilíbrio ideal entre os vícios e as virtudes. Os vícios são entendidos pelo filósofo como ações incontroláveis que os seres humanos realizam; a virtude é o oposto dos vícios, por este motivo a necessidade do meio-termo, da justa medida. Exemplo: Coragem: é o meio-termo entre a temeridade (não ter medo de nada) e a covardia (ter medo de tudo).

Veja no quadro abaixo os opostos de alguns possíveis vícios por excesso e os vícios por deficiência e consequentemente de suas justas medidas.

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Deste modo podemos afirmar que uma ação é ética quando ela for feita de forma deliberada, ou seja, a pessoa deve sentir-se plenamente livre para agir e ter a convicção de que está agindo certo. Portanto, ser ético é seguir as regras, assim, é livre quem segue as regras.

Ética Utilitarista

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Jeremy Bentham (1748-1832). Imagem disponível em: <http://edisonpavao.wordpress.com/2010/03/31/jeremy-bentham/>. Acessado em: 04/07/2012.

Jeremy Bentham (1748-1832) é um filósofo que vai propor a ética utilitarista. Seus estudos estão embasados nas escolas da cirenaica (Aristipo de Cirene) e na escola epicurista (Epicuro).

Cabe destacar aqui que Aristipo de Cirene (435-335 a.C.), contemporâneo de Sócrates, é considerado o fundador do hedonismo filosófico; o hedonismo é uma deturpação da filosofia epicurista; o hedonismo defende o uso dos sentidos como forma de obtenção de prazer, usando de forma desmedida as experiências no mundo sensível para se alcançar a ideia de felicidade (prazeres sensuais e bebedeiras).

Com base nisso, Bentham defendeu que todos os homens são governados pelas sensações de dor e de prazer. Deste modo todas as nossas ações passam a ser governadas por eles, assim, nós estaríamos constantemente buscando a maximização dos nossos prazeres na tentativa de minimizarmos as nossas dores.

Dica 2 – Relembre tudo sobre Thomas Hobbes, John Locke e Montesquieu nesta aula de revisão para a prova de Filosofia Enem – http://blogdoenem.com.br/politica-parte-2-aula-de-revisao-para-filosofia-enem/

Corremos assim o risco de cometermos um erro na interpretação do que seja o correto na percepção que fazemos da ideia de prazer, ou seja, nós achamos corretas as ações que nos levam a sentir prazer e consequentemente associamos este prazer à felicidade, de modo que todas as ações que não nos dão prazer são comumente consideradas erradas e ruins porque promovem a sensação de dor e tristeza.

Esta reflexão nos remete à discussão do uso de substâncias psicoativas, ou seja, drogas: álcool, fumo e drogas mais pesadas. De fato, a experiência com as drogas no início leva o indivíduo a uma falsa sensação de prazer porque atua no sistema nervoso central a partir de compostos químicos existentes na composição do entorpecente. O uso contínuo de drogas acaba levando o usuário à dependência química. Com o passar dos tempos, as doses precisam ser aumentadas pelos usuários para que a sensação de prazer ocorra. Ao final da sensação de prazer, geralmente o usuário é acometido de sensações ruins, como: depressão, irritabilidade e outros problemas típicos de uma pessoa com graves problemas de dependência química. O prazer dá lugar à depressão e ao sofrimento, levando o usuário a buscar de forma desesperada a próxima dose do seu elixir químico.

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John Stuart Mill (1806/1873). Imagem disponível em: <http://mi-mam-sa.blogspot.com.br/2011/04/19th-century-philosophers-john-stuart_3928.html>. Acessado em: 04/07/2012.

Foi um aluno de Bentham que se propôs a revisar a teoria Utilitarista, seu nome era John Stuart Mill (1806/1873). Para Mill, a ética se fundamenta nas ações humanas. Este pensador entendeu que todos os seres humanos buscam o prazer, porém, ele alertou que toda a busca pelo prazer deve ser pautada pela virtude. Os seus estudos o levaram a identificar três tipos de prazeres que estão ao dispor dos seres humanos, são eles: prazeres intelectuais; prazeres corporais; prazeres sensíveis. O melhor destes prazeres seria os intelectuais, afirma Mill, pois estes seriam qualitativamente melhores que os demais. A interpretação é simples: os prazeres intelectuais são eternos enquanto os demais são transitórios, ou seja, existe um prazo de validade para acabar a sensação de prazer.

Com base neste argumento, Mill propõe a moral Eudaimonista (eudaimonia, do grego, "felicidade", "bem-estar"). Atualmente a ética Utilitarista é entendida como uma ética que busca diminuir o sofrimento de um grande número de pessoas. Pensa-se assim porque se entende que não podemos acabar com o sofrimento de todas as pessoas, mas podemos, de algum modo, tentar diminuir o sofrimento de boa parte da humanidade.

Dica 3 – Aproveite a época das eleições e revise sobre Política para garantir a sua nota na prova de Filosofia Enem. Relembre sobre Nicolau Maquiavel, Thomas Morus e Francis Bacon nesta primeira aula sobre Política – http://blogdoenem.com.br/politica-filosofia-enem/

A ética Utilitarista está presente nos governos políticos de Bem-Estar Social (Welfare State) ou naqueles governos que simpatizam com esta perspectiva. Nestes modelos buscam-se produzir políticas públicas universais cuja função seja diminuir o sofrimento de uma parcela da sociedade, sendo elas aplicadas na legislação; na justiça; na política econômica; na liberdade sexual; na emancipação feminina; etc.

Saiba mais sobre Ética e Moral nesta aula do canal Sistema Poliedro, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

PUC-PR 2008.

Para Aristóteles, em Ética a Nicômaco, “felicidade [...] é uma atividade virtuosa da alma, de certa espécie”. Assinale a alternativa que NÃO condiz com a referida definição aristotélica de felicidade:

a) Felicidade só é possível mediante uma capacidade racional, própria do homem.

b) Ter felicidade é obter coisas nobres e boas da vida que só são alcançadas pelos que agem retamente.

c) Felicidade é uma fantasia que o homem cria para si.

d) Nenhum outro animal atinge a felicidade a não ser o homem, pois os demais não podem participar de tal atividade.

e) A finalidade das ações humanas, o Bem do homem, é a felicidade.

Questão 2

(UEL 2006)

"Aristóteles foi o primeiro filósofo a elaborar tratados sistemáticos de Ética. O mais influente desses tratados, a Ética a Nicômaco, continua a ser reconhecido como uma das obras-primas da filosofia moral. Ali nosso autor apresenta a questão que, de seu ponto de vista, constitui a chave de toda investigação ética: Qual é o fim último de todas as atividades humanas?" (CORTINA, Adela; MARTÍNEZ, Emilio. Ética. Trad. Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Loyola, 2005. p. 57.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a ética aristotélica, é correto afirmar:

a) É uma ética que desconsidera os valores culturais e a participação discursiva dos envolvidos na escolha da concepção de bem a ser perseguida.

b) É uma ética do dever que, ao impor normas de ação universais, transcende a concepção de vida boa de uma comunidade e exige o cumprimento categórico das mesmas.

c) É uma ética compreendida teleologicamente, pois o bem supremo, vinculado à busca e à realização plena da felicidade, orienta as ações humanas.

d) É uma ética que orienta as ações por meio da bem-aventurança proveniente da vontade de Deus, porém sinalizando para a irrealização plena do bem supremo nesta vida.

e) É uma ética que compreende o indivíduo virtuoso como aquele que já nasce com certas qualidades físicas e morais, em função de seus laços sanguíneos.

Questão 3

(UFSM – com adaptações)

"Portanto, nem por natureza nem contrariamente à natureza a virtude moral é engendrada em nós, mas a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e esta capacidade se aperfeiçoa com o hábito." (Aristóteles, Ética a Nicomaco. Brasília: Editora da UNB, 2001).

Analise as afirmações e assinale a única alternativa correta.

a) O ser humano é mau ou bom por natureza.

b) A virtude moral não é algo inato ao ser humano.

c) A ética ocupa-se basicamente de questões subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivíduo.

d) Uma ética deontológica é aquela construída sobre o princípio do não dever.

Questão 4

PEIES III – UFSM-2010 (com adaptações)

A filosofia moral é a parte da filosofia que trata das questões práticas acerca do viver. Considere, então, as seguintes afirmações:

I – A virtude dianoética nasce e progride graças aos resultados da aprendizagem, isto é da educação, portanto, leva tempo e demanda experiência.

II – A ética das virtudes tem como um de seus maiores defensores o a escola filosófica hedonista.

III – John Stuart Mill foi um dos principais defensores do utilitarismo.

Esta(ão) correta(s)

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) Apenas I e III.

Questão 5

(UEL 2005) 

"A busca da ética é a busca de um 'fim', a saber, o do homem. E o empreendimento humano como um todo, envolve a busca de um 'fim': 'Toda arte e todo método, assim como toda ação e escolha, parece tender para um certo bem; por isto se tem dito, com acerto, que o bem é aquilo para que todas as coisas tendem'. Nesse passo inicial de a Ética a Nicômaco está delineado o pensamento fundamental da Ética. Toda atividade possui seu fim, ou em si mesma, ou em outra coisa, e o valor de cada atividade deriva da sua proximidade ou distância em relação ao seu próprio fim". (PAIXÃO, Márcio Petrocelli. O problema da felicidade em Aristóteles: a passagem da ética à dianoética aristotélica no problema da felicidade. Rio de Janeiro: Pós-Moderno, 2002. p. 33-34.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a ética em Aristóteles, considere as afirmativas a seguir.

I. O "fim" último da ação humana consiste na felicidade alcançada mediante a aquisição de honrarias oriundas da vida política.

II. A ética é o estudo relativo à excelência ou à virtude própria do homem, isto é, do "fim" da vida humana.

III. Todas as coisas têm uma tendência para realizar algo, e nessa tendência encontramos seu valor, sua virtude, que é o "fim" de cada coisa.

IV. Uma ação virtuosa é aquela que está em acordo com o dever, independentemente dos seus "fins".

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e IV.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I, II e IV.

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Pré-Modernismo – Aula de revisão para Literatura Enem

Posted: 16 Sep 2014 07:48 AM PDT

Pré-Modernismo

Literatura Enem

Canudos: uma das revoltas da época do Pré-Modernismo

O Pré-modernismo não constitui uma escola literária, mas sim uma literatura de transição entre o Realismo/Naturalismo e o Modernismo. São obras escritas ou publicadas nas duas primeiras décadas do século XX: de 1902 (publicação de Os Sertões) a 1922 (realização da Semana de Arte Moderna). O Pré-modernismo apresenta duas facetas:

a. um caráter conservador, representado pela permanência de elementos naturalistas e parnasianos.
b. um caráter renovador, representado pelo interesse crítico na realidade brasileira, revelando as tensões da época.

A prosa do período apresenta como traços mais marcantes:

1. espaço físico focalizado: o sertão nordestino, o interior dos estados, os subúrbios da capital federal (na época, o Rio de Janeiro).
2. personagens: o sertanejo, o caipira, os marginalizados do processo social (o mulato, negro, imigrante) e uma classe média de trabalhadores que exige maior participação no processo político e econômico.
3. temática: problemas da realidade brasileira daquele momento, como:

Dica 1 – Revise sobre as principais características do Simbolismo em mais esta aula preparatória para prova de Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/simbolismo-literatura-enem/
A Guerra de Canudos, retratada na obra mais importante de Euclides da Cunha, Os Sertões.
O drama do imigrante, especialmente o alemão, assunto de Canaã, de Graça Aranha, romance publicado em 1902.
A marginalização dos habitantes do subúrbio, o preconceito de cor em Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909), e o nacionalismo ufanista em Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), ambos de Lima Barreto.
A situação do caipira paulista em Os caboclos (1920), livro de contos de Valdomiro Silveira, e do homem rural gaúcho em Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, publicado em 1912.

Contexto histórico

Enquanto a Europa se prepara para a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Brasil vive a República do café com leite, dominada pelos senhores do café (São Paulo) e pelos senhores do gado (Minas Gerais). É o momento de entrada de grandes levas de imigrantes, notadamente italianos; é o esplendor da Amazônia, com o ciclo da borracha. A rápida urbanização de São Paulo gera diversos movimentos grevistas e anarquistas.

Autores

Euclides da Cunha: nasceu em Cantagalo (RJ) e morreu no Rio de Janeiro. Foi militar, engenheiro e jornalista. Em 1897, incumbido de fazer a cobertura jornalística da Guerra de Canudos, reuniu material para sua obra mais conhecida: Os sertões. O sucesso do livro, dividido em A terra, O homem e A luta, conduziu-o à Academia Brasileira de Letras e ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Euclides da Cunha participou de diversas atividades ligadas à vida política e cultural do país.

Obra

Os sertões (1902); Peru versus Bolívia e Contrastes e confrontos (1907); À margem da História (1909); Canudos – diário de uma expedição (1939).

O sertanejo é antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.

A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.

(Um dos trechos mais conhecidos de Os sertões)

Dica 2 – Revise tudo sobre Machado de Assis em mais esta aula de Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/machado-de-assis-literatura-enem/

Saiba mais sobre Pré-Modernismo nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

O texto a seguir é relativo às questões 01 e 02.

O mais célebre cronista de suas aventuras, Euclides da Cunha, escreveu em Os Sertões que poderia tanto ir para a História como para o hospício. Maldade considerá-lo caso de hospício. Foi para a História, e nela cravou um marco profundo – um ferimento. Transformou-se num dos personagens mais perturbadores da História do Brasil, figura central de um dos episódios mais extravagantes, equivocados e trágicos da nacionalidade, e também dos mais fascinantes, em que o Brasil defronta o Brasil, estranha o Brasil e choca-se frontalmente com o Brasil.

A Guerra dos Canudos, na qual, calcula-se, morreram 15000 pessoas, faz cem anos. No dia 5 de outubro de 1897, depois de quatro expedições militares, um ano de lutas intermitentes e uma resistência feroz por parte de seus defensores, o arraial erguido por Conselheiro nos ermos do Nordeste da Bahia foi finalmente tomado pelo Exército. Quase nada sobrava daquele santuário-cidadela, um povoado que sonhou ser a Jerusalém dos confins do mundo e acabou uma Pompéia sem Vesúvio, reduzida a escombros, cadáveres, sangue e cinzas.

(TOLEDO, Roberto Pompeu. Veja: 03-09-97, p. 64.)

Questão 01

(ENEM) Os Sertões, de Euclides da Cunha, "livro posto entre a literatura e a sociologia naturalista", foi uma obra escrita:

a) na passagem do século XIX para o século XX.

b) na primeira metade do século XVIII.

c) depois da Segunda Guerra Mundial.

d) durante o período de ditadura militar, após 1964.

e) na década de vinte, quando se realizou, no Brasil, a Semana de Arte Moderna.

Dica 3 – Confira as principais características do Realismo nesta aula de revisão para Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/realismo-aula-de-revisao-para-literatura-enem/

Questão 02

De acordo com o texto, quem teve uma resistência feroz foram os defensores:

a) da Bahia.

b) do arraial.

c) dos interesses governistas.

d) dos militares.

e) da pátria.

Questão 03

“Narizinho correu os olhos pela assistência. Não podia haver nada mais curioso. Besourinhos de fraque e flores na lapela conversavam com baratinhas de mantilha e miosótis nos cabelos. Abelhas douradas, verdes e azuis, falavam mal das vespas de cintura fina – achando que era exagero usarem coletes tão apertados. Sardinhas aos centos criticavam os cuidados excessivos que as borboletas de toucados de gaze tinham com o pó das suas asas. Mamangavas de ferrões amarrados para não morderem. E canários cantando, e beija-flores beijando flores, e camarões camaronando, e caranguejos caranguejando, tudo que é pequenino e não morde, pequeninando e não mordendo."

(LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1947.)

No último período do trecho, há uma série de verbos no gerúndio que contribuem para caracterizar o ambiente fantástico descrito. Expressões como "camaronando", "caranguejando" e "pequeninando e não mordendo" criam, principalmente, efeitos de:

a) esvaziamento de sentido.

b) monotonia do ambiente.

c) estaticidade dos animais.

d) interrupção dos movimentos.

e) dinamicidade do cenário.

Questão 04

Observe a seguinte declaração sobre o Pré-Modernismo:

Creio que se pode chamar pré-modernismo (no sentido forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural.
(BOSI, Alfredo. "História concisa da literatura brasileira". São Paulo: Cultrix, 1994. p. 306.)

Atente agora para o que se afirma a respeito de algumas obras e autores brasileiros e assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO contempla a síntese crítica de Alfredo Bosi:

a) Um dos grandes temas de "Os Sertões" é a denúncia que Euclides da Cunha faz sobre o crime que a nação brasileira cometeu contra si própria na Guerra dos Canudos.

b) Monteiro Lobato imortalizou o personagem Jeca Tatu, transformando-o no símbolo do caipira subdesenvolvido que vive na indolência e pratica sempre a "lei do menor esforço".

c) Mário e Oswald de Andrade notabilizaram-se como os grandes líderes da revolução de 22 e, portanto, do processo de ruptura em relação à tradição intelectual, libertando a literatura brasileira da "calmaria" em que se encontrava.

d) Lima Barreto expressou sempre o inconformismo face às injustiças sociais e, na obra "Triste Fim de Policarpo Quaresma", construiu uma imagem caricata do Brasil com todas as suas contradições.

e) Em "Os Sertões", Euclides da Cunha opõe o homem do sertão ao homem do litoral, acentuando-lhes as diferenças econômicas e socioculturais.

Questão 05

"(…) esta aparência de cansaço ilude. Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se."

Assinale a frase que, retirada de "Os sertões", sintetiza o trecho citado.

a) "é o homem permanentemente fatigado"

b) "o sertanejo é, antes de tudo, um forte"

c) "a raça forte não destrói a fraca pelas armas, esmaga-a pela civilização"

d) "Reflete a preguiça invencível (…) em tudo"

e) "a sua religião é como ele – mestiça

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Processo de Independência do Brasil – Aula de História Enem

Posted: 16 Sep 2014 07:26 AM PDT

Processo de Independência do Brasil

Para compreender o processo de Independência do Brasil, é preciso analisar com atenção a vinda da Família Real Portuguesa, pois esta influenciou uma série de transformações na América Portuguesa. É importante pensar que a vinda de mais de 15 mil pessoas para o Brasil, entre nobres e altos funcionários do Estado Português, afetou muito a rotina dos brasileiros.

D. João VI, decretou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, em 1808. Uma estratégia para fugir do Bloqueio Continental, imposto pela França. Para o Brasil, esta atitude dava fim ao monopólio comercial imposto pela metrópole por três séculos. Outras atitudes de D. João VI, como a criação de ministérios, tribunais, secretarias, cartórios e principalmente o Banco do Brasil, em 1808, fez com que o Brasil começasse a adquirir um novo status de Reino Unido de Portugal, e não mais de colônia. Grandes transformações urbanas e culturais aconteceram no período de estada da família real no Brasil, como a criação de bibliotecas, jardins botânicos, e mesmo o avanço da imprensa. Uma nova fase de desenvolvimento acontecia no Brasil, e após a volta de D. João VI e sua corte a Portugal, em 1821, o Brasil não aceitaria mais o retorno às condições de colônia.

Dica 1 – Saiba, nesta aula de História Enem, como as colônias americanas de Espanha e Portugal foram influenciadas pela Revolução Francesa levando-as a independência – http://blogdoenem.com.br/independencias-latino-americanas-historia-enem/

Em 1820, eclodiu em Portugal, a Revolução do Porto, causada pelos conflitos oriundos do Congresso de Viena e as consequências do fim da Era Napoleônica. Os portugueses exigiram a volta de D. João a Portugal. Neste momento, as tensões políticas no Brasil aumentavam, e dois grandes partidos tomavam forma: o Partido Português e o Partido Brasileiro. O partido de origem portuguesa lutava pela volta do Brasil à condição de colônia. Já o partido Brasileiro foi uma das importantes frentes na luta pela independência do Brasil. Destaca-se, neste partido, a figura de José Bonifácio, comerciante importante e grande articulador da independência brasileira.

Antes de sua partida, D. João deixou o seu filho, D. Pedro, como príncipe regente. Porém, as pressões para a volta de D. Pedro a Portugal eram imensas, uma vez que até mesmo o Partido Português desejava seu retorno. D. Pedro recebeu uma ordem expressa para que voltasse imediatamente, porém o Partido Brasileiro mobilizou-se em um abaixo-assinado, que reuniu milhares de assinaturas, pedindo para que o príncipe ficasse em nosso país. Assim, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro comprometeu-se a ficar no Brasil. Esta data é conhecida como o "Dia do Fico".

figura_06.jpg

"Dia do Fico" de Jean-Baptiste Debret, em 1834-1839. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dia_do_Fico.jpg. Acesso em julho de 2012.

A partir do "Dia do Fico", as tensões políticas aumentaram no Brasil. Os partidos estavam em grande conflito. É importante perceber que o Brasil encontrava-se independente antes mesmo do grito do Ipiranga, o que demonstra documento elaborado em agosto de 1822, por José Bonifácio. Este documento afirmava que o Brasil era um país politicamente independente, mas que continuava ligado a Portugal por laços tradicionais e pela família de D. Pedro. Porém, tal documento não obteve o efeito desejado de acalmar as tensões. Foi necessário então, no dia 7 de setembro de 1822, que D. Pedro, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, declarasse formalmente a separação entre Brasil e Portugal.

Dica 2 – De general militar a Imperador de praticamente toda a Europa. Estude a história de Napoleão Bonaparte nesta aula sobre a Era Napoleônica de História Enem – http://blogdoenem.com.br/era-napoleonica-historia-enem/

A independência foi declarada, porém, optou-se pelo sistema monárquico, a fim de que a aristocracia rural continuasse com os seus antigos privilégios. A participação popular foi muito pequena, se comparada aos demais movimentos de independência da América Latina. Além disso, a Inglaterra continuou exercendo grande influência econômica e política no Brasil.

História Enem

Quadro Independência ou Morte mais conhecido como "O Grito do Ipiranga" de Pedro Américo (óleo sobre tela – 1888)

Saiba mais sobre o Processo de Independência do Brasil nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Como era chamado o dia em que D. Pedro decidiu permanecer no Brasil, apesar das pressões políticas para o seu retorno a Portugal?

a) Dia da Permanência.

b) Dia do Porto.

c) Dia do Não.

d) Dia do Fico.

e) Dia do Imperador.

Dica 3 – Revise tudo sobre a Nova República em mais esta aula de História Enem e fique preparado para gabaritar na prova do Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/nova-republica-historia-enem/

Questão 02

O príncipe D. Pedro, na Independência do Brasil, foi:

a) essencial, pois sem ele não ocorreria a independência.

b) figura de fachada, totalmente submisso aos desejos de José Bonifácio.

c) mediador, minimizando os antagonismos entre Brasil e Portugal.

d) manipulado pela aristocracia rural, objetivando realizar a independência com a manutenção da unidade popular.

e) totalmente independente, tomando para si liderança do processo, dando à independência um caráter revolucionário.

Questão 03

A Independência do Brasil:

a) rompeu o processo histórico.

b) adaptou a estrutura política do país às conveniências da aristocracia rural.

c) acelerou o processo de modernização econômica.

d) representou um sério golpe na economia escravista.

e) representou um retrocesso político devido à forma monárquica de governo adotada.

Questão 04

(MACKENZIE) O processo de independência do Brasil caracterizou-se por:

a) ser conduzido pela classe dominante que manteve o governo monárquico como garantia de seus privilégios.

b) ter uma ideologia democrática e reformista, alterando o quadro social imediatamente após a independência.

c) evitar a dependência dos mercados internacionais, criando uma economia autônoma.

d) grande participação popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas metropolitanas.

e) promover um governo liberal e descentralizado através da Constituição de 1824.

Questão 05

A maior razão brasileira para romper os laços com Portugal era:

a) evitar a fragmentação do país, abalado por revoluções anteriores.

b) garantir a liberdade de comércio, ameaçada pela política de recolonização das Cortes de Lisboa.

c) substituir a estrutura colonial de produção e desenvolver o mercado interno.

d) aproximar o país das repúblicas platinas e combater a Santa Aliança.

e) integrar as camadas populares ao processo político e econômico.

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Sistemas e misturas – Química Enem

Posted: 16 Sep 2014 05:44 AM PDT

Sistemas e misturas

Substâncias puras ou espécies químicas

É toda matéria que possui propriedades químicas e físicas bem definidas.

Substâncias puras simples – são formadas por átomos ou moléculas de um mesmo elemento químico. Ex.: Gás oxigênio (O2); gás hidrogênio (H2); diamante (C); gás ozônio (O3).

Obs.: Muitos átomos são estáveis, o suficiente sozinhos e não formam moléculas. Ex.: Gás hélio (He).

Substâncias puras compostas ou compostos químicos – são formados por átomos ou íons de dois ou mais elementos químicos diferentes. Ex.: água (H2O); dióxido de carbono (CO2), etc.

Dica 1 – Entenda tudo sobre Propriedades gerais da matéria nesta aula de Química Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/propriedades-gerais-da-materia-quimica-enem/

Misturas

É constituída por duas ou mais substâncias com propriedades químicas e físicas diferentes, ou seja, as misturas não possuem propriedades físicas e químicas definidas.

Mistura homogênea, sistema homogêneo ou solução – quando a mistura apresenta apenas uma fase visível a olho nu ou com auxílio de um microscópio óptico, ou seja, é monofásica. Ex.: O ar atmosférico é constituído de aproximadamente 78% de gás nitrogênio (N2), 21% de gás oxigênio (O2) e 1% de outros gases. Outro exemplo é uma mistura de açúcar (soluto) e água (solvente); álcool hidratado 96%.

São separadas por processos físicos mais complicados.

Mistura heterogênea ou sistema heterogêneo – quando podemos ver a olho nu ou com auxílio de um microscópio óptico as partículas formadoras da mistura. Podem ser separadas por processos simples (mecânicos).

Ex.: Mistura de água e óleo; leite (quando deixamos o leite azedar); sangue.

Fases

Cada parte de uma mistura que pode ser distinguida a olho nu.

Monofásico: sistema homogêneo.

Bifásico (duas fases): água e óleo.

Trifásico (três fases): granito (pedra composta por três tipos de rocha). O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra.

Polifásico (mais de três): óleo, areia, água e serragem, quando misturados podemos ver nitidamente a separação entre eles, pois não são miscíveis.

Química Enem

Comportamento de uma substância pura frente às mudanças de fases.

Química Enem

Comportamento de uma mistura homogênea frente às mudanças de fases.

Química Enem

Observação: Uma mistura heterogênea apresenta o comportamento de seus constituintes separadamente, logo, o gráfico de mudança de fase apresenta tantos pontos de fusão e ebulição quanto o número de constituintes.

Dica 2 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Estude sobre as Biomoléculas nesta aula de Química Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/biomoleculas-quimica-enem/

Como não ocorre mistura efetiva dos constituintes nesse tipo de mistura, os constituintes comportam-se como se estivessem puros, sem interferir no comportamento dos outros.

Tipos especiais de misturas

Mistura eutética

Mistura especial de dois sólidos – durante a fusão, a temperatura é constante e, durante a ebulição, a temperatura é variável.

Um líquido com composição eutética solidifica-se e funde-se em uma única temperatura sem que os componentes da mistura se separem, ou seja, a composição da mistura permanece constante.

aula2_fig004.tif

Mistura azeotrópica

Mistura especial de dois líquidos – durante a fusão, a temperatura é variável e, durante a ebulição, a temperatura permanece constante.

Numa mistura azeotrópica, a evaporação se dá sem modificação da composição da mistura.

aula2_fig005.tif

Alotropia

Quando um mesmo elemento químico produz diferentes compostos.

Ex.: Gás oxigênio (O2) e gás oxônio (O3).

Quando os arranjos cristalinos dos compostos são diferentes.

Grafite (C) e diamante (C)

Enxofre rômbico e (S8(α)) e monoclínico (S8(β))

Fósforo vermelho (Pn) e branco (P4)

Quartzo (SiO4) e silicato (vidro comum) (SiO4)

aula2_fig006.tif

Saiba mais sobre Substâncias Puras e Misturas nesta aula do canal Loucos Por Saber, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

O bronze (utilizado para fabricação de medalhas olímpicas, dadas aos 3ºs colocados de cada competição), o "gelo seco" (CO2 usado para produção de fumaça artificial) e o diamante (usado em muitas joias preciosas) são, respectivamente, exemplos de:

a) mistura, substância simples e substância composta.

b) mistura, substância composta e substância simples.

c) substância composta, mistura e substância simples.

d) substância composta, substância simples e mistura.

e) substância simples, mistura e substância composta.

Dica 3 – Fique preparado para as provas do Enem e revise sobre as Funções Orgânicas em mais uma aula de Química Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/funcoes-organicas-quimica-enem/

Questão 2

A camada de ozônio (O3), que protege a vida na Terra da incidência dos raios ultravioleta, é produzida na atmosfera superior pela ação de radiação solar de alta energia sobre moléculas de oxigênio (O2). Assinale a alternativa correta:

a) O ozônio e o oxigênio são alótropos.

b) O ozônio e o oxigênio são isótopos.

c) O ozônio e o oxigênio são isômeros.

d) O ozônio e o oxigênio são moléculas isoeletrônicas.

e) O ozônio e o oxigênio têm números atômicos diferentes.

Questão 3

Um cientista, a fim de verificar a pureza de uma substância sólida a qual acabou de sintetizar, submeteu uma fração da substância ao aquecimento e observou a variação de temperatura durante a fusão da substância. Esse princípio baseia-se no fato de que:

a) uma substância pura tem ponto de fusão constante e de ebulição variável.

b) uma substância pura tem ponto de fusão e de ebulição variáveis.

c) uma substância pura tem ponto de fusão e de ebulição constantes.

d) uma substância pura tem ponto de fusão que pode variar em até 1ºC devido às alterações nas condições de pressão do ambiente.

e) uma substância pura tem ponto de fusão variável e de ebulição constante.

Questão 4

Tanto o diamante como a grafita são formados apenas por átomos de carbono, entretanto, diferem bastante na maioria de suas propriedades. Isto é explicado pelo fato de apresentarem diferentes:

a) produtos de combustão.

b) estruturas cristalinas.

c) massas atômicas.

d) núcleos atômicos.

e) cargas elétricas.

Questão 5

Um dos mais conhecidos derivados do petróleo é a gasolina. Ela é encontrada nos postos de abastecimento de veículos e contém certo teor de álcool. Pode se determinar o volume de álcool na gasolina acrescentando água na mistura. Com relação à mistura citada, podemos afirmar que:

a) a água não se mistura com o álcool, por isso, forma uma única fase.

b) gasolina + álcool constituem uma mistura heterogênea.

c) gasolina + álcool + água formam uma mistura heterogênea de duas fases.

d) gasolina + álcool + água formam uma mistura heterogênea de três fases.

e) água + gasolina + álcool constituem uma mistura homogênea.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

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Polinômios: Definições e operações – Revisão Matemática Enem

Posted: 16 Sep 2014 05:01 AM PDT

Polinômios – Definições e operações

Polinômio é uma expressão algébrica composta por dois ou mais monômios.

Podemos definir como equação polinomial toda equação escrita na forma:

Matemática Enem

Grau de um polinômio

O grau de um termo de uma variável em um polinômio é o expoente dessa variável nesse termo.

Por exemplo, em 2x³ + 4x² + x + 7, o termo de maior grau é 2x³; esse termo, e, portanto, todo o polinômio, é dito ser de grau 3.

Polinômios Idênticos

São polinômios de mesmo grau, que possuem os coeficientes correspondentes iguais.

Operações

Adição e Subtração

Considere os polinômios –2x² + 5x – 2 e –3x³ + 2x – 1. Vamos efetuar a adição e a subtração entre eles.

Adição

(–2x² + 5x – 2) + (–3x³ + 2x – 1) → eliminar os parênteses realizando o jogo de sinal

 –2x² + 5x – 2 – 3x³ + 2x – 1 → reduzir os termos semelhantes

 –2x² + 7x – 3x³ – 3 → ordenar de forma decrescente de acordo com a potência

 –3x³ – 2x² + 7x – 3

Subtração

(–2x² + 5x – 2) – (–3x³ + 2x – 1) → eliminar os parênteses realizando o jogo de sinal

 –2x² + 5x – 2 + 3x³ – 2x + 1 → reduzir os termos semelhantes

 –2x² + 3x – 1 + 3x³ → ordenar de forma decrescente de acordo com a potência

 3x³ – 2x² + 3x – 1

Multiplicação de polinômio por polinômio

Para efetuarmos a multiplicação de polinômio por polinômio, devemos utilizar a propriedade distributiva. Veja o exemplo:

 (x – 1) . (x2 + 2x – 6)

 x.x2 + x.2x – x.6 + (-1).x2 + (-1).2x – (-1).6

 x³ +2x² – 6x – x² – 2x + 6 13542.png reduzindo os termos semelhantes.

 x³ + x² – 8x + 6

Divisão de polinômios

Matemática Enem

Vamos dividir um polinômio por um monômio, com o intuito de entendermos o processo operatório. Observe:

13601.png

Dica 1 – Tire todas as suas dúvidas sobre Funções Polinomiais de 2o grau em mais esta aula de revisão para a prova de Matemática Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/funcao-polinomial-2o-grau-revisao-matematica-enem/

Exercício Resolvido

(G1 – utfpr 2011) Quais são os polinômios que representam o quociente q(x) e o resto r(x) da divisão do polinômio

13631.png  pelo polinômio  13644.png

 a) q(x) = – (x + 5) e r(x) = 3x + 21.

b) q(x) = x + 5 e r(x) = – (3x + 21).

c) q(x) = x – 5 e r(x) = – 3x + 21.

d) q(x) = – (x + 5) e r(x) = 3x – 21.

e) q(x) = x + 5 e r(x) = 3x + 21.

Resposta da questão: [E]

Efetuando a divisão, temos:

aula04_img01.jpg

Função Polinomial

Podemos definir como função polinomial as funções escritas na forma:

13689.png

Saiba mais sobre os Polinômios nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(Upe 2011) Para que o polinômio 13714.png seja divisível por x – 3, o valor da raiz quadrada do módulo de m deve ser igual a

a) 0

b) 1

c) 2

d) 3

e) 5

Dica 2 – O dia das provas está chegando, que tal revisar algumas aulas importantes. Revise tudo sobre Função Polinomial do 1º grau nesta aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/funcao-polinomial-do-1o-grau-matematica-enem/

Questão 2

2. (G1 – ifsc 2011) Dada a função polinominal 13732.png ,

o valor de

13751.png é:

a) – 20.

b) -18.

c) – 16.

d) 20.

e) 16.

Dica 3 – Acompanhe esta revisão sobre Equações Polinomiais do 1º e 2º grau e fique preparado para a prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/equacoes-polinomiais-1o-e-2o-grau-matematica-enem/

Questão 3

(Ufjf 2011) Dados dois polinômios 13850.png e 13860.png , sabe-se que 13868.png

é um polinômio de grau 8 e que

13876.png

é um polinômio de grau 5 . É correto afirmar:

a) O polinômio 13884.png tem grau 8.

b) Os polinômios 13892.png e 13897.png têm o mesmo grau.

c) O polinômio 13904.png tem grau 13.

d) O polinômio 13915.png tem grau 5.

e) O grau do polinômio 13920.png é menor que 7.

Questão 4

(Ufsm 2008) Para embalar pastéis folheados, são utilizadas folhas retangulares de papel celofane cujas dimensões são as raízes reais positivas do polinômio P(x) = x3 – 12x2 + 20x + 96. Sabendo que uma das raízes é - 2, o produto de duas raízes poderá ser

a) 12

b) 16

c) 96

d) – 48

e) – 16

Questão 5

(Ufg 2007) Considere o polinômio:

p(x) = (x – 1)(x – 3)2(x – 5)3(x – 7)4(x – 9)5(x – 11)6.

O grau de p(x) é igual a

a) 6

b) 21

c) 36

d) 720

e) 1080

 

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