quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Equações Polinomiais do 1º e 2º grau – Matemática Enem

Posted: 03 Sep 2014 05:04 PM PDT

Equações Polinomiais do 1º grau e 2º grau

Equação Polinomial do 1º grau

Equação é uma sentença matemática onde temos uma igualdade e envolve números desconhecidos representados por letras.

Temos que equação polinomial do 1º grau é toda equação que pode ser escrito na forma: 11498.png

 Exemplos:

 a) Matemática Enem

 b) Matemática Enem

Equação Polinomial do 2º grau

Temos que equação polinomial do 2º grau é toda equação que pode ser escrita na forma:

11571.png

Raízes ou Zeros da Equação

É o valor numérico que, ao substituir a incógnita (letra que representa o valor desconhecido), torna a igualdade verdadeira.

Para o caso das equações polinomiais do 1º grau, temos:

Matemática Enem

Para o caso das equações polinomiais do 2º grau, temos:

11646.png

Matemática Enem

Exercício Resolvido

Encontrar a raiz das equações abaixo para U=Q.

a) 11677.png

11809.png

11818.png

b) 11787.png

11796.png

Questão 1. (Unisinos 2012) As soluções da equação

11839.png

são

a) – 4 e -1.

b) – 4 e 1.

c) – 4 e 3.

d) – 1 e 3.

e) 1 e 3.

Resposta da questão 1: [B]

Basta aplicar a fórmula para a resolução da equação do 2º grau.

Portanto, as soluções são – 4 e 1.

Questão 2. (Ufsm 2011) Em uma determinada região do mar, foi contabilizado um total de 340 mil animais, entre lontras marinhas, ouriços do mar e lagostas. Verificou-se que o número de lontras era o triplo do de ouriços e que o número de lagostas excedia em 20 mil unidades o total de lontras e ouriços. Pode-se dizer que o número de ouriços dessa região é

a) 30 mil.

b) 35 mil.

c) 40 mil.

d) 45 mil.

e) 50 mil.

Resposta da questão 2:

[C]

Lontras: 3x

Ouriços: x

Lagostas 3x + x + 20.000

 3x + x + 3x + x + 20.000 = 340.000

8x = 320.000

x = 40.000

Saiba mais sobre Equações Polinomiais do  1º e 2º grau nesta aula do canal matematicaemexercicios.com, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!


Desafios

Questão 1

(G1 – ifsc 2011) A solução da equação tem como resultado, 11885.png

a) um número racional negativo.

b) um número irracional.

c) um número inteiro negativo.

d) um número racional maior que 5.

e) um número natural.

Dica 1 – Revise tudo sobre os Logaritmos em mais esta aula de Matemática Enem, com definições e exercícios resolvidos para você gabaritar no Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-matematica-enem-2/

Questão 2

(G1 – utfpr 2011) Se a e b são raízes da equação do segundo grau 11903.png , então a e b pertencem ao intervalo:

a) 11951.png b) 11962.png

c) 11971.png d) 11980.png

e) 11989.png

Dica 2 – Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise tudo sobre Função Exponencial em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem! – http://blogdoenem.com.br/funcao-exponencial-matematica-enem/

Questão 3

(G1 – cftpr 2006) Seja a a raiz positiva e b a raiz negativa da equação 12023.png. Então o valor de a + 2.b é igual a:

a) – 17/2.

b) 1.

c) – 1.

d) 2.

e) 0.

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Questão 4

(G1 – cftmg 2005) O valor de x na equação [(x + 6)/2] – [(x + 8)/6] = [(x + 10)/4] – [(1 - x)/3] é

a) – 26/5

b) – 2

c) 2

d) 26/5

Questão 5

(Unirio 2003) Marta vai se casar e N amigas suas resolveram comprar-lhe um presente no valor de R$ 300,00, cada uma delas contribuindo com a quantia de X reais. Na hora da compra, entretanto, uma delas desistiu de participar e as outras tiveram, cada uma, um acréscimo de R$ 15,00 na quota inicialmente prevista. Assim, a afirmação correta é:

a) N = 4

b) X = R$ 60,00

c) X = R$ 45,00

d) X = R$ 50,00

e) N = 6

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

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Formações vegetais no Brasil – Geografia Enem

Posted: 03 Sep 2014 03:58 PM PDT

Formações vegetais no Brasil

A grande extensão territorial brasileira no sentido norte-sul explica, em parte, a diversidade vegetal do país que é, sem dúvida, uma das mais complexas em termo de biodiversidade.

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Principais formações florestais do Brasil

Floresta Amazônica

Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".

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Problemas atuais enfrentados pela Floresta Amazônica

Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.

Dica 1 – Entenda como foi o processo de Industrialização do Brasil em mais uma aula de Geografia Enem. E revise também tudo sobre Geopolítica – http://blogdoenem.com.br/industrializacao-brasil-e-geopolitica-geografia-enem/

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.  A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando se iniciou a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.

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Mata de Araucária

A Mata dos Pinhais, também conhecida como Mata das Araucárias, é uma floresta subtropical e pode ser encontrada na Região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formação florestal é típica de uma região de clima subtropical.

Degradação da Mata dos Pinhais

Assim como outras formações florestais do Brasil, a Mata dos Pinhais encontra-se em processo de degradação. Nas últimas décadas, sua extensão diminuiu significativamente. Este processo ocorre em função do corte ilegal de árvores, que são destinadas à produção de madeira (fabricação de móveis, papel e outros objetos) e resinas (fabricação de óleos, tintas, sabão, etc.).

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A abertura de novas áreas destinadas à agricultura e pecuária também têm contribuído para o desmatamento da Mata dos Pinhais.

Ambientalistas afirmam que, aproximadamente, 95% da mata nativa foi derrubada nas últimas décadas.

Dica 2 – Nesta segunda aula sobre Atividades Econômicas, vamos estudar os Transportes e as Atividades Agrárias, tudo para você gabaritar na prova de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/atividade-economica-geografia-enem/

Mata dos Cocais

A Mata dos Cocais é uma floresta de transição, situada na região do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado. Encontramos esta formação florestal, principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí.

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Economia

 A extrativismo é a principal atividade econômica na Mata dos Cocais. Milhares de pessoas vivem do extrativismo do coco de babaçu. A semente deste coco é utilizada como matéria-prima pelas indústrias de cosméticos, medicamentos e alimentos.

Saiba mais sobre as Formações vegetais no Brasil nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

A formação vegetal que é predominante na Região Nordeste do país e que são comuns palmáceas utilizadas no extrativismo é denominada:

a) Mata de araucária.

b) Matas ciliares.

c) Mata atlântica.

d) Mata dos cocais.

e) Mangues.

Dica 3 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Relembre sobre as Atividades Econômicas do nosso país nesta aula preparatória para a prova de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/atividades-economicas-aula-1-geografia-enem/

Questão 02

Dificilmente encontramos no planeta Terra uma complexidade vegetal como no Brasil e isso se deve a nossa grande extensão territorial aliado à posição geográfica privilegiada. De acordo com o tema assinale a alternativa que caracteriza uma das formações vegetais do país.

a) A floresta amazônica sofre com o intenso desmatamento desde o período colonial, restando hoje menos de 10% de sua cobertura original.

b) A mata de araucária localiza-se no Planalto Meridional brasileiro em áreas onde o clima é mais frio.

c) A mata atlântica é encontrada em áreas de clima tropical onde os verões são úmidos e os invernos secos.

d) No Planalto Central brasileiro encontramos as formações xerófitas que no Brasil recebem o nome de caatinga.

e) No Sul do Brasil, encontramos os Cerrados que são tipicamente formações herbáceas muito utilizadas na pecuária.

Observe os mapas abaixo:

figura_06.jpg

Questão 03

Analisando os mapas onde estão representados os biomas brasileiros, é CORRETO afirmar que o conjunto de biomas estão relacionados da seguinte forma:

a) floresta de araucária, amazônica, mata atlântica, caatinga, pampas, costeiros.

b) floresta amazônica, mata atlântica, agreste, zona cacaueira, costeiros, mangues.

c) agreste, mata atlântica, floresta amazônica, mangues, cerrado, pampas.

d) floresta amazônica, de araucária, caatinga, zona dos cocais, cerrado, mata atlântica.

e) caatinga, zona dos cocais, cerrado, mata atlântica, floresta amazônica, zona cacaueira.

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Questão 04

(ATLAS DO meio ambiente do Brasil. Embrapa. 2. ed. rev. aum. Brasília: Terra Viva, 1996, p. 119). Com base nos conhecimentos sobre a vegetação do ecossistema destacado no mapa, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. Estendia-se, em épocas anteriores, do litoral do Ceará às fronteiras do Brasil com o Uruguai.

II. Corresponde a uma floresta ombrófila, densa e perene.

III. É considerado um dos ecossistemas mais complexos do planeta e corresponde à Mata Atlântica.

IV. Constitui-se o único ecossistema brasileiro que é, atualmente, protegido pela legislação ambiental.

V. Sofreu grande degradação, ao longo da história do país, graças à expansão urbana e à mineração de urânio e manganês.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:

a) III, IV, V

b) II, III, IV

c) I, II, IV

d) II, III

e) I, IV

Questão 05

Ocupando extensa área do território brasileiro e composta, essencialmente, por uma formação florestal latifoliada com variedade enorme de espécies vegetais, este espaço está vinculado a um tipo climático equatorial úmido, caracterizando-se por ser uma das regiões mais chuvosas do planeta. Em certos locais, a existência de clareiras com vegetação rasteira, como os campos, contrasta com o restante da formação.

O trecho acima se refere à(ao):

a) Mata atlântica.

b) Mata de araucária.

c) Floresta latifoliada tropical úmida de encosta.

d) Pantanal.

e) Floresta Amazônica.

 

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Platelmintos e Nematelmintos – Biologia Enem

Posted: 03 Sep 2014 03:11 PM PDT

Platelmintos e Nematelmintos

Platelmintos

Biologia Enem

Representantes: vermes de corpo achatado, como as tênias, as planárias e os esquistossomos.

Habitat e modo de vida

Alguns platelmintos possuem vida livre, podendo habitar a terra úmida, a água doce ou o ambiente marinho. Muitos são parasitas e causam doenças nos seres humanos e em outros animais.

Embriologia

São triblásticos, pois possuem endoderme, mesoderme e ectoderme. A mesoderme não forma cavidade, sendo acelomados.

No desenvolvimento embrionário, a boca é formada pelo blastóporo, assim os platelmintos são animais protostômios.

Possuem simetria bilateral e não são segmentados.

Fisiologia

Digestão

Possuem sistema digestório incompleto, formado pela boca, faringe protrátil e intestino ramificado. A digestão ocorre no meio extracelular e intracelular. Os platelmintos da classe Cestoda (tênias) são parasitas e não possuem sistema digestório, a absorção de nutrientes ocorre por difusão através da superfície do corpo.

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Respiração

Não possuem sistema respiratório, a respiração é cutânea direta, ou seja, as trocas gasosas ocorrem por difusão através da pele. Nas espécies parasitas, a respiração é anaeróbia.

Excreção

Na escala evolutiva, as estruturas excretoras surgem a partir dos platelmintos. Esses animais possuem protonefrídios que filtram ofluído extracelular do mesoderma através de um conjunto de células flama (ou solenócitos). O movimento dos flagelos das células flamamovimenta o fluído para dentro dos túbulos por uma diferença de pressão dentro e fora do protonefrídio. Os túbulos se abrem em poros excretores (nefridióporos) situados dorso-lateralmente, por onde os compostos nitrogenados são eliminados.

Circulação

Sem sistema circulatório. A distribuição de substâncias para as células ocorre por difusão através do mesênquima. O intestino bastante ramificado (gastrovascular) auxilia na distribuição de nutrientes. O formato do corpo achatado permite que células mais profundas sejam nutridas.

Muscular

Musculatura do tipo lisa, que pode apresentar cílios, favorecendo a movimentação e locomoção do animal. Distribuída em camadas: circular, longitudinal e dorsoventral, permitindo uma movimentação lenta, porém variada. Com a pele, forma uma unidade funcional, o túbulo músculo-dermático.

Esqueleto

Sem sistema esquelético.

Nervoso

Apresentam cefalização, ou seja, uma cabeça com estruturas nervosas e sensoriais.

O sistema nervoso dos platelmintos é chamado ganglionar. Na região da cabeça, estão dois gânglios nervosos, de onde saem dois cordões nervosos longitudinais. Os cordões nervosos possuem conexões transversais e percorrem toda a região ventral do animal.

Os de vida livre possuem ocelos na região da cabeça, que são estruturas sensíveis à luz e que não formam imagens. Nas laterais da cabeça (aurícolas), estão células quimiorreceptoras que podem perceber diversas substâncias químicas dissolvidas na água. Também pode haver estruturas sensíveis ao tato, temperatura e som.

Reprodução

A maioria das espécies é monóica (hermafrodita), podendo existir indivíduos dioicos como os esquistossomos.

Sexuada

Geralmente realizam fecundação cruzada, onde dois indivíduos hermafroditas trocam espermatozoides (planárias e esquistossomos). Podem fazer autofecundação (tênias), onde os gametas (óvulo e espermatozoide) são produzidos pelo mesmo indivíduo.

O desenvolvimento é direto, ocorre sem estágio larval. A fecundação em todos os casos é interna.

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Assexuada

As planárias possuem grande capacidade de regeneração. Podem se reproduzir assexuadamente por esquisogênese, que é a fragmentação simples do corpo em dois ou mais segmentos que se regeneram, formando um novo indivíduo completo por fragmento. A fragmentação do corpo pode ser traumática, sendo denominada laceração, que também é sucedida por regeneração completa.

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Classificação

  • Classe Turbellaria – Planárias. São animais hermafroditas de vida livre. Possuem aspecto foliáceo, com cílios para locomoção e uma grande capacidade de regeneração.
  • Classe Trematoda – Esquistossomos. São endo ou ectoparasitas com ventosas para fixação, uma na região oral, outra ventral. Em geral, são hermafroditas (ex.: Fasciola hepatica), mas existem espécies dioicas (ex.: Schistossoma manssoni), em que há dimorfismo sexual e o macho apresenta canal ginecóforo que aloja a fêmea na cópula. A fecundação é cruzada e interna. Possuem cutícula protetora na epiderme e não possuem cílios. O ciclo de vida geralmente inclui um hospedeiro intermediário.
  • ESQUISTOSSOMOSE ou BARRIGA D'ÁGUA: causada pelo Schistosoma mansoni. O homem é o hospedeiro definitivo (HD), possuindo os adultos no sistema porta-hepático. Os adultos se reproduzem e geram ovos que são eliminados nas fezes. Na água, eclode a larva miracídio que penetra em caramujos do gênero Biomphalaria, hospedeiros intermediários (HI). Nos caramujos, há a fase assexuada do ciclo e cada miracídio libera milhares de larvas cercárias, que penetram ativamente na pelo do homem, transformando-se nas formas adultas.

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  • Classe Cestoda – Tênias (solitárias). São animais endoparasitas com hospedeiros intermediários. O corpo é metamerizado (segmentado) e a epiderme possui cutícula protetora. Não possuem sistema digestório.
  • TENÍASE ou SOLITÁRIAS: a teníase causada pela Taenia saginata tem os bovinos como hospedeiros intermediários (HI). Os bovinos ingerem os ovos e os embriões ficam alojados nos músculos do animal na forma de cisticercos. O ser humano é o hospedeiro definitivo (HD), ingerindo o cisticerco que origina o individuo adulto hermafrodita que se autofecunda. A Taenia saginata possui escólex (cabeça) com ventosas. Já na teníase causada pelr Taenia solium, os suínos são HI, ingerindo o ovo. O ser humano é o HD, ingerindo o cisticerco que forma o adulto. O escólex possui ventosas e ganchos. Esta tênia causa cisticercose quando o homem é HI e ingere ovos de tênia presentes na água e em alimentos que vão para a corrente sanguínea. Neste caso, os cisticercos ficam alojados em diversos órgãos, inclusive o cérebro, podendo levar à morte.

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Nematelmintos

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Representantes: vermes com o corpo em forma de fio, ou seja, cilíndrico e alongado, revestido por uma cutícula protetora espessa e pouco distensível, como o áscaris, o ancilóstomo e a filária. Não possuem estruturas de fixação, como ventosas, nem locomotoras, como cílios. O tamanho varia de 1mm a cerca de 8m de comprimento.

Hábitat e modo de vida

A maioria dos nematelmintos ou nematódeos é de vida livre em ambientes terrestres ou aquáticos marinhos e de água doce. Possuem grande importância na saúde, pois algumas espécies atuam como parasitas de plantas e animais, inclusive o homem.

Embriologia

São triblásticos, com endoderme, mesoderme , ectoderme. A mesoderme forma uma cavidade que não é totalmente revestida por esse folheto embrionário, sendo pseudocelomados.

No desenvolvimento embrionário dos nematelmintos, a boca é formada pelo blastóporo antes do ânus, assim são animais protostômios.

Possuem simetria bilateral e não são segmentados.

Fisiologia

Digestão

São os primeiros animais na escala evolutiva que possuem sistema digestório completo, com boca, faringe, intestino e ânus. A boca possui lábios onde podem existir placas cortantes (Necatur americanus), dentes quitinosos (Ancylostoma duodenale) ou papilas sensoriais (Ascaris lumbricoides). Há uma faringe musculosa que efetua sucção do alimento, bombeando para o intestino. As espécies parasitas alimentam-se de produtos pré-digeridos pelo hospedeiro, mas há também espécies fitófagas e carnívoras.

Respiração

Não possuem sistema respiratório. A respiração é cutânea direta, as trocas gasosas são realizadas por difusão através da pele. Nas espécies parasitas, a respiração é anaeróbia.

Excreção

Possuem apenas um tipo de célula excretora. Possuem dois canais longitudinais (renetes), que se estendem pela lateral do corpo do animal, unidos por um canal transversal de onde sai um ducto que vai até o poro excretor ao lado da boca. A principal excreta desses animais é a amônia.

Circulação

Sem sistema circulatório. O pseudoceloma distribui nutrientes, gases e substâncias tóxicas para serem removidas, ao longo do corpo.

Muscular

A musculatura dos nematódeos é constituída por uma única camada de células musculares longitudinais, distribuídas por todo o corpo. As fibras musculares lisas localizam-se entre as invaginações epidérmicas. O movimento é coordenado por prolongamentos de fibras que se estendem até os cordões nervosos e provocam flexões dorsoventrais, permitindo que eles apenas se dobrem.

Esqueleto

Sem sistema esquelético. O líquido que preenche o pseudoceloma promove a sustentação necessária para a contração das fibras musculares, agindo como um esqueleto hidrostático.

Nervoso

Possui um anel nervoso ao redor da faringe (perifaringeano) de onde partem dois cordões nervosos ao longo das invaginações epidérmicas. O cordão nervoso dorsal possui função motora, mas esses animais são hiponeuros, pois o cordão nervoso ventral é considerado o mais importante por ter função motora e sensorial.

Reprodução

A maioria são animais dióicos, com dimorfismo sexual. Em geral, os machos são menores com a região posterior do corpo afilada e curva, com espículas quitinosas que facilitam a copula. As fêmeas são maiores com o corpo terminando em uma ponta reta.

A fecundação é cruzada e interna (dentro do corpo da fêmea) com desenvolvimento indireto, havendo estágios larvais durante o desenvolvimento.

A reprodução sexuada é a principal forma de reprodução realizada por esses animais, permitindo grande variabilidade genética das espécies.

Classificação

Da cutícula emergem invaginações onde estão as fibras musculares. De acordo coo a quantidade de fibras musculares presente entre duas dessas invaginações epidérmicas consecutivas (quadrante), pode-se classificar os nematódeos.

  • Classe Polimiários – Áscaris. Possuem muitas fibras musculares por quadrante.
  • Classe Meromiários – Ancilóstomo e filária. Possuem 3 ou 4 fibras por quadrante.
  • Classe Holomiarios – Tricuros. Não tem invaginações da epiderme, logo o revestimento de fibras é contínuo.

Doenças causadas por nematódeos

  • ASCARIDÍASE ou LOMBRIGA: doença causada pelo Ascaris lumbricoides. Os ovos são ingeridos por meio de água ou frutas e verduras contaminadas. No intestino do hospedeiro, os ovos liberam as larvas que perfuram a parede intestinal e através da circulação sanguínea atingem fígado, coração e pulmões. Nos pulmões, podem perfurar os alvéolos chegando aos brônquios e faringe. Essas larvas são deglutidas e, no intestino, dão origem ao verme adulto. Os adultos se reproduzem e liberam muitos ovos, que são eliminados com as fezes. Essas fezes podem contaminar água e alimentos, reiniciando o ciclo.
  • ANCILOSTOMOSE ou AMARELÃO: causada pelo Ancylostoma duodenale. Os vermes adultos, presentes no intestino humano, se reproduzem gerando ovos que são liberados com as fezes. No solo, os ovos originam larvas. As larvas penetram ativamente através da pele do ser humano e pela circulação sanguínea vão até o intestino, onde se desenvolvem em adultos, reiniciando o ciclo. As lâminas cortantes em volta da boca dos adultos causam lesões no epitélio intestinal. A perda de sangue pelas lesões deixa o indivíduo anêmico e de aspecto amarelado. Provoca também diarréia, úlceras intestinais e geofagia (desejo de comer terra).

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  • BICHO GEOGRAFICO: o Ancylostoma brasiliensis é um parasita intestinal de cães e gatos. Suas larvas penetram ativamente através da pele e vão para a circulação, chegando ao intestino. Entretanto, a larva pode penetrar eventualmente na pele humana (larva migrans cutânea), deslocando-se na própria pele e causando lesões em forma de linhas avermelhadas que lembram um mapa. A larva não se transforma em adulto já que o homem não é seu hospedeiro, ficando restrita à pele.

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  • FILARIOSE OU ELEFANTIASE: o parasita causador é a Wuchereria bancrofti. O mosquito do gênero Culex é o vetor que transmite as larvas ao picar uma pessoa. As larvas do parasita migram para os vasos linfáticos, onde se alojam e originam os adultos. Com a presença dos adultos, a circulação da linfa é obstruída e o local incha.

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  • TRICOCEFALÍASE OU TRICURÍASE: é uma doença causada pelo vermeTrichocephalus trichiurusouTrichuris trichiura que vive no intestino grosso de seu hospedeiro com sua extremidade anterior mergulhada na mucosa do ceco. É encontrado também no apêndice, cólon, e ás vezes, no íleo. Os ovos possuem aspecto muito típico, em forma de barril, com uma massa mucóide transparente nas extremidades. A principal forma de transmissão é pela ingestão de ovos presentes em água e alimentos contaminados. Os ovos são ingeridos e os adultos se desenvolvem no intestino grosso, sendo que inicialmente a doença pode ser assintomática. Quando o quadro da doença evolui, devido ao aumento do número de parasitas, os sintomas são mais marcantes. Os vermes secretam uma substância lítica que causa lesões nas células intestinais, podendo levar a formação de úlceras e abscessos e favorecendo uma infecção bacteriana secundária,anemia, diarréias, náuseas, vômitos e prolapso retal.

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Saiba mais sobre Platelmintos e Nematelmintos nesta aula do canal Vestibular Alert, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Os platelmintos pertencem ao primeiro grupo de animais na escala evolutiva a possuir um sistema excretor. Este é primitivo, formado por células flama. A principal função destas células é:

a) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sistema circulatório e lançá-los para o exterior.

b) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sangue e lançá-los para o intestino.

c) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do tecido epitelial e lançá-los para o intestino.

d) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do ectoderma e lançá-los para os túbulos de Malpighi.

e) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do mesoderma e lançá-los para o exterior.

Dica 1 – Você está nervoso para encarar as provas? Então relaxe, por que preparamos uma aula completa do Sistema Nervoso para você gabaritar na prova de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/sistema-nervoso-biologia-enem/

Questão 02

Os parasitas Schistosoma mansoni e Taenia sollium são platelmintos que apresentam:

a) a espécie humana como hospedeiro intermediário.

b) um invertebrado como hospedeiro intermediário.

c) dois tipos de hospedeiro, um intermediário e um definitivo.

d) dois tipos de hospedeiro, ambos vertebrados.

e) um único tipo de hospedeiro, que pode ser um vertebrado ou um invertebrado.

Dica 2 – Relembre sobre o Aparelho Urinário humano em mais esta aula preparatória para prova de Biologia Enem! – http://blogdoenem.com.br/aparelho-urinario-biologia-enem/

Questão 03

Na tira de quadrinhos, faz-se referência a um parasita. Assinale a afirmação correta sobre ele:

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a) trata-se de um nematóide hermafrodita que infecta seres humanos.

b) apresenta simetria bilateral, amplo celoma e corpo cilíndrico.

c) ao ingerir ovos do parasita, o ser humano é o hospedeiro intermediário, podendo desenvolver cisticercose.

d) é o parasita causador de esquistossomose no ser humano.

e) várias espécies desse parasita, que utilizam o ser humano como hospedeiro definitivo, têm sempre o porco como hospedeiro intermediário.

Questão 04

Assinale a resposta que preenche as lacunas.

As fibras musculares dos ________________________________ estão localizadas em invaginações epidérmicas consecutivas, denominadas ____________. De acordo com a quantidade e disposição das fibras, esses animais podem ser diferenciados em _______ classes.

a) platelmintos; quadrantes; quatro.

b) nematódeos; solenócitos; três.

c) platelmintos e nematelmintos; celoma; quatro.

d) nematódeos; quadrantes; três.

e) nematódeos; pseudoceloma; três.

Dica 3 – Sabe tudo sobre o sistema circulatório? Revise nesta aula preparatória para a prova de Biologia Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/circulacao-humana-biologia-enem/

Questão 05

A elefantíase é uma parasitose provocada por um nematódeo, e seu principal sintoma é o inchaço de pés e pernas. Esse inchaço é provocado:

a) pelo entupimento de vasos sanguíneos, causado pela coagulação do sangue na tentativa de expulsar os vermes.

b)pelo acúmulo de vermes nos vasos linfáticos, impedindo a reabsorção de linfa, que se acumula nos espaços intercelulares.

c) pelo aumento no número de vermes nas células musculares das regiões infectadas.

d)pelo acúmulo de vermes nos capilares sanguíneos, dificultando o retorno do sangue.

e) pela reação do sistema imunológico à presença dos vermes.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Dica 1 – Você está nervoso para encarar as provas? Então relaxe, por que preparamos uma aula completa do Sistema Nervoso para você gabaritar na prova de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/sistema-nervoso-biologia-enem/

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Domine Razões, Escalas e Proporções com a Khan Academy – Matemática

Posted: 03 Sep 2014 12:10 PM PDT

Muito comum no Enem e em todos os vestibulares, não só nas questões de matemática e física, mas também nas de geografia, química e biologia, a Razão pode ser aplicada para resolver diversos tipos de problemas. Muitas vezes o cálculo sobre razão pode ser organizado em regra-de-três, como você pode ver no exemplo final deste post.

Razão – A razão entre dois números é simplesmente o quociente entre eles. Por exemplo, queremos saber a razão entre o número de meninos e meninas em uma sala de aula. Se há 12 meninos e 18 meninas, então a razão entre eles é 12/18. Simplificando esta fração por 6, encontramos 2/3, ou seja, para cada 2 meninos há três meninas.

Matemática

Veja agora esta videoaula da Khan Academy, já em português, com uma introdução completa sobre Razões, Ajuda você a dominar bem este conteúdo e chegar com mais confiança no Enem e nos vestibulares:

Aqui você encontra este vídeo na plataforma da Khan Academy: http://migre.me/lredD

Escalas – Quando se constrói uma escala, deve-se considerar o tamanho real do que você quer representar e também o tamanho da figura que o representará. Estes tamanhos devem estar na mesma unidade de medida.

Por exemplo, uma casa que possui um comprimento de 20 metros deve ser representada em um desenho de no máximo 20 cm. Vemos que as unidades de medida não são as mesmas, portanto, vamos transformar o metro em cm, pois é nesta unidade que representaremos o desenho, 20 metros = 2000 centímetros.

A escala é simplesmente a razão entre o tamanho do desenho e o tamanho real, assim, para o nosso exemplo:

Matemática

Matemática

Simplificando por 20 o numerador e o denominador e também a unidade de medida, encontramos a escala:

Matemática

Ela significa que cada centímetro no desenho representa 100 centímetros no real.

Dica 1 – Acertar questões de matemática faz toda a diferença para ter uma boa nota no Enem ou nos vestibulares. Veja aqui os conteúdos que mais caem em Matemática e as melhores dicas para você se preparar: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-o-que-cai-mais-matematica

Proporções  - Esta habilidade é muito cobrada no ENEM e nos vestibulares. Dominá-la é garantir pontos para o seu sucesso. Vamos voltar ao exemplo da quantidade de meninos e meninasem uma sala de aula citado anteriormente. Vimos que a razão entre o número de meninos e meninas era de 2/3.

Matemática

Vamos supor que o número de meninos e meninas cresça obedecendo esta mesma razão. Dizemos então que a nova quantidade estará na mesma proporção. Sendo assim, se o número de meninas agora é 9 qual será o número de meninos?

Se a razão é a mesma, podemos montar a seguinte relação:

Matemática

Este tipo de problema também é conhecido como regra-de-três e resolvemos igualando os produtos do numerador e uma fração pelo denominador da outra.

Matemática

Ou seja, agora temos 6 meninos. Poderíamos pensar também do seguinte modo: se o número de meninas triplicou, então ou número de meninos também deve triplicar.

Veja agora uma explicação em vídeo da Khan Academy sobre Proporções. Você vai conseguir perceber como não existe segredo.

Você encontra este vídeo aqui na plataforma da Khan Academy: http://migre.me/lresh

Exercícios: Expanda seus conhecimentos através dos exercícios de Razões, proporções e taxas da Khan Academy: https://pt.khanacademy.org/math/cc-seventh-grade-math/cc-7th-ratio-proportion

Dica 2 - Reveja o conteúdo de regra-de-três no Blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/regra-tres-simples-matematica-enem

Desafios

1) (ENEM 2013) Em um certo teatro, as poltronas são divididas em setores. A figura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual as cadeiras escuras estão reservadas e as claras não foram vendidas.

Matemática

A razão que representa a quantidade de cadeiras reservadas do setor 3 em relação ao total de cadeiras desse mesmo setor é

A) 17/10
B) 17/53
C) 53/70
D) 53/17
E) 70/17

2) (ENEM 2013) Para se construir um contrapiso, é comum, na constituição do concreto, se utilizar cimento, areia e brita, na seguinte proporção: 1 parte de cimento, 4 partes de areia e 2 partes de brita. Para construir o contrapiso de uma garagem, uma construtora encomendou um caminhão betoneira com 14 m3 de concreto.

Qual é o volume de cimento, em m3, na carga de concreto trazido pela betoneira?

A) 1,75
B) 2,00
C) 2,33
D) 4,00
E) 8,00

Gabarito:

1)A; 2) B

Autoria do professor Alexsandro Sunaga - https://www.facebook.com/alexsandro.sunaga
Este post é resultado da parceria da Fundação Lemann com o Blog do Enem – www.fundacaolemann.org.br

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