Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Unificações: Alemã e Italiana – Aula de História Enem
- Funções inorgânicas – Aula de revisão para Química Enem
- Trigonometria – Aula de revisão para Matemática Enem
- Ciências da Computação: Notas de Corte Sisu 2014 – Graduação
- Como otimizar seu tempo durante a prova do Enem e do Vestibular
- Recursos Humanos: Notas de Corte Sisu 2014 no curso de graduação
Unificações: Alemã e Italiana – Aula de História Enem Posted: 24 Sep 2014 08:39 PM PDT Unificações: Alemã e Italiana Unificação Alemã A fragmentação política na Alemanha dificultava o avanço do setor industrial. Para a indústria, a unificação significava a criação de um mercado consumidor abrangente, sem contar a proteção oferecida por um governo centralizado contra a concorrência inglesa. Enquanto o setor industrial mostrava-se grande entusiasta da unificação, outros setores temiam este processo, pois não desejavam perder seus poderes políticos e locais, caso houvesse a unificação. Dica 1 – No séc. XVIII, a Revolução Industrial mudou radicalmente os aspectos culturais e socioeconômicos da Europa. Entenda como nesta aula de História Enem – http://blogdoenem.com.br/revolucao-industrial-historia-enem-2/Na década de 1860, surgiram os primeiros centros urbanos e industrializados alemães, e, neste contexto, Otto Von Bismarck foi nomeado primeiro-ministro. Bismarck era um político conservador, que tinha como meta a criação de um forte regime monárquico alemão. Seus objetivos reuniram-se principalmente em criar uma malha ferroviária capaz de unificar a vasta região alemã e a modernização do exército. Retrato de Otto Von Bismarck, 1860. Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/10/Bundesarchiv_Bild_146-2005-0057%2C_Otto_von_Bismarck.jpg>. Acesso em julho de 2012. Em 1867, a Prússia, governo que controlava a região da Alemanha neste contexto criou a Confederação Germânica do Norte, porém os estados do sul recusaram-se a aderir à confederação. Bismarck elaborou uma estratégia ousada, onde se aproveitou do nacionalismo alemão para reunir os estados num único propósito. Manobrou para que ocorresse uma guerra contra a França, especialmente declarada aos Estados do Sul. Após alguns incidentes nas fronteiras, a França, governada por Napoleão III, declarou guerra aos Estados do Sul. Isso contribuiu para que estes estados se juntassem à Confederação Germânica. A guerra franco-prussiana rendeu benefícios ao processo de unificação da Alemanha, uma vez que, ao obter vitória contra a França, foi firmado o Tratado de Frankfurt, que determinava que a França deveria ceder os territórios da Alsácia e Lorena, além de pagar pesada indenização, reconhecendo a unificação do Estado Alemão. Dica 2 – Relembre sobre os fatos importantes da Independência do Brasil em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem – http://blogdoenem.com.br/independencia-brasil-historia-enem/Em 1871, foi criada uma Constituição. Este documento dava amplos poderes ao imperador. Neste modelo de poder autoritário, onde não havia participação popular no poder, a Alemanha encontrou sucesso no seu avanço econômico e industrial. Unificação Italiana Pode-se dizer que o processo de unificação italiana passou por duas fases. A primeira fase iniciou-se em 1848, porém não obteve sucesso. Por outro lado, resultou na expansão do ideário nacionalista por toda a população italiana. O sul da Itália, região basicamente agrária, passava por crises locais. Os camponeses estavam insatisfeitos com os anos de servidão e opressão política. No primeiro momento, o movimento pela unificação foi comandado por grupos radicais. Já no segundo momento, a luta pela unificação ficou a cargo dos grupos moderados. Os moderados eram liderados por Camilo Benso de Cavour, chefe de gabinete do Reino de Piemonte. Este reino era o mais importante entre os demais reinos italianos e o único capaz de liderar o processo de unificação italiana. Mapa do processo de Unificação Italiana. Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihBdrZsSbyc9HFA5MYOIkKplue0YpVcfjUro6DyFCnZUXW3wtziBPh2Ne9OiawIdLam_dAKmtkXYbg7MVJKLToh8b5Ezah-grhOU0pLj2wdHt0Mzo7k0SfQ-hH3P14o7cj8_aTK4X0Mdc/s1600/unificacao-italia.jpg>. Acesso em julho de 2012. O Reino de Piemonte, especialmente na primeira metade do século XIX, tinha fortes intenções de desenvolver os seus setores industriais e comerciais. Além disso, desejava a expansão do capitalismo. Assim, Cavour articulou-se em busca de aliados políticos contra a Áustria (inimiga política da Itália naquele contexto). Firmou aliança com a França, o que resultou em forte apoio por volta de 1859, na conquista de novas regiões para a Itália. Porém, mesmo com este auxílio, Veneza e Roma ainda permaneciam em poder dos austríacos. Dica 3 – Saiba, nesta aula de História Enem, como as colônias americanas de Espanha e Portugal foram influenciadas pela Revolução Francesa levando-as a independência – http://blogdoenem.com.br/independencias-latino-americanas-historia-enem/Em 1860, Giuseppe Garibaldi liderou o movimento dos "camisas vermelhas", conhecido por ser radical. Em 1866, a Itália apoiou a Prússia na guerra contra a Áustria, o que resultou na retirada dos austríacos da cidade de Veneza. Faltava ainda a região de Roma, que foi conquistada apenas em 1870. O processo de unificação italiana caracterizou-se por uma grande oposição à Igreja Católica. Isto porque ela se colocava como obstáculo neste processo. Os conflitos entre a Igreja Católica e o Estado Italiano só se resolveram por volta de 1929, através das "Concordatas de Latrão", firmado entre Mussolini e o Papa Pio XI. Saiba mais sobre as Unificações Alemã e Italiana nesta aula do canal PreparacaoDigital, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 01 Como foi chamado o tratado que determinou que a França deveria ceder os territórios da Alsácia e Lorena, além de pagar pesada indenização, reconhecendo a unificação do Estado Alemão? a) Tratado de Piemonte b) Tratado de Sardenha c) Tratado de Latrão d) Tratado de Frankfurt e) Tratado de Berlin Questão 02 (UEL 2001) Sobre a unificação da Itália (1870) e da Alemanha (1871), analise as afirmativas abaixo: I – Os movimentos liberais, que nesses países assumiram um aspecto fortemente nacionalista, tiveram importante participação no processo de unificação. II – A ausência de guerras ou revoltas marcou a unificação italiana e alemã. III – O processo de unificação acelerou o desenvolvimento do capitalismo na Alemanha e na Itália, o que resultou em disputas que desembocaram na Primeira Guerra Mundial. Assinale a alternativa correta. a) Apenas a afirmativa II é verdadeira. b) Apenas a afirmativa III é verdadeira. c) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. e) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. Questão 03 No processo de unificação da Itália de meados do século XIX, destacam-se, EXCETO: a) a preocupação da burguesia em evitar qualquer aliança com a massa camponesa. b) a permanência de um sistema oligárquico que garante os interesses dos grandes proprietários da terra. c) a ação dos liberais moderados, liderados por Cavour, para impedir as tentativas revolucionárias. d) a obtenção da unidade através do alargamento do Estado piemontês e não de um movimento nacional. e) o papel decisivo dos movimentos populares para a concretização da unidade italiana. Questão 04 (Unesp) O desmonte do muro que dividia a cidade de Berlim e o acordo sobre a reunificação alemã são fatores relevantes para a construção de uma nova Europa. No entanto, a fundação do Estado moderno alemão remonta ao século XIX e se relaciona com a: a) cooperação abrangente entre a Prússia e a União Soviética. b) multiplicação das taxas alfandegárias, a revogação da Liga Aduaneira, a aliança franco-prussiana e a ação do Papa. c) cooperação pacífica, duradoura e estável entre todos os Estados da Europa. d) conhecida e inevitável neutralidade alemã na disputa de mercados. e) reorganização do exército prussiano e com o despertar do sentimento nacionalista de união. Questão 05 A unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou a integridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou a) no reforço dos sentimentos nacionalistas na Itália, provocando a expropriação das terras da Igreja. b) no envolvimento da Igreja em lutas nacionais, criando congregações para a expansão do catolicismo. c) na adoção de atitudes liberais pelo Papa Pio IX, como forma de deter as forças fascistas. d) na assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quando Mussolini criou o Estado do Vaticano. e) no "Risorgimento", processo em que segmentos ligados à Igreja defenderam a Itália independente. Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Unificações: Alemã e Italiana – Aula de História Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Funções inorgânicas – Aula de revisão para Química Enem Posted: 24 Sep 2014 08:14 PM PDT Funções inorgânicas São compostos que, em solução aquosa, se ionizam produzindo apenas íons hidrônio (H+) ou hidroxônio (H3O+). Ou ainda, são compostos que em solução aquosa liberam prótons (H+). Classificação a) Quanto ao número de hidrogênios ionizáveis:
Exceções: O H3PO3 é diácido e o H2PO2 é monoácido (os hidrogênios ligados apenas ao oxigênio são ionizáveis). b) Quanto à presença ou não de oxigênio na estrutura molecular:
c) Quanto ao grau de ionização (para soluções concentradas, concentração maiores que 1×10-2 mol L-1: Grau de ionização (α) = concentração de H3O+ formado/ concentração de ácido inicial
d) Quanto à volatilidade:
Nomenclatura a) Hidrácidos: o nome possui sufixo ídrico. Ácido ………………………….. ídrico Nome do ânion Ex.: HCl – ácido clorídrico b) Oxiácidos
Ex.: H2CO3 – ácido carbônico
Ex.: HNO3 e HNO2 Os números de oxidação do nitrogênio são 5 e 3, respectivamente. O ácido que apresenta o átomo central com maior número de oxidação tem o nome terminado em ico e o de menor número de oxidação em oso. Logo: HNO3 é o ácido nítrico e HNO2 é o ácido nitroso.
Ácido per………………………………..ico HClO4 – ácido perclórico Ácido …………………………………..ico HClO3 – ácido clórico Ácido …………………………………….oso HClO2 – ácido cloroso Ácido hipo……………………………..oso HClO– ácido hipocloroso Exceções Nos ácidos abaixo, o fósforo apresenta o mesmo número de oxidação, porém, existe uma diferença no grau de hidratação destes. H3PO4 – ácido ortofosfórico H3P2O – ácido pirofosfórico HPO3 – ácido metafosfórico Utilização Ácido acético (C2H4O2): presente no vinagre. Ácido cítrico (C6H8O7): presente no limão, laranja e demais frutas cítricas. Ácido sulfúrico (H2SO4): ácido presente em baterias de automóveis – é um dos produtos químicos mais usados na indústria. É obtido industrialmente pelo pr ocesso denominado catalítico ou de contato, de acordo com as seguintes etapas.
SO2+ ½ O2 → SO 3
SO3 + H2O → H2SO4 Ácido cianídrico (HCN): gás altamente venenoso, usado como gás letal em câmeras de extermínio. Ácido muriático (HCl 6 mol/L): usado para limpeza de pisos, azulejos, etc. É um gás incolor, não inflamável, muito tóxico e corrosivo. Preparação por síntese direta: H2 + Cl2 → 2HCl Ácido nítrico (HNO3) – é um líquido incolor, muito tóxico e corrosivo, muito solúvel em água. Sob a luz, pode sofrer decomposição em H2O e NO2. Cuidados São tóxicos e corrosivos. A presença de óxidos ácidos, principalmente NO2, SO2 e CO2, em grande excesso na atmosfera em contato com a humidade do ar (água), é a principal causa das chuvas ácidas. Essas chuvas ácidas alteram o pH do solo prejudicando a agricultura. Destroem monumentos, corroem metais, entre outros. Saiba mais sobre Funções inorgânicas nesta aula do canal Química Em Ação – Prof. Paulo Valim, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 O ácido cianídrico é o gás de ação venenosa mais rápida que se conhece: uma concentração de 0,3 mg/L de ar é imediatamente mortal. É usado em alguns estados americanos que adotam a pena de morte em câmara de gás. A primeira vítima, foi seu descobridor, Carl Wilhelm Scheele, que morreu ao deixar cair um vidro contendo solução de ácido cianídrico, cuja fórmula molecular é: a) HCOOH b) HCN c) HCNS d) HCNO e) H4Fe(CN)6 Dica 1 – Relembre sobre os princípios da Estequiometria em mais esta aula de revisão para a prova de Química Enem. Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? – http://blogdoenem.com.br/estequiometria-quimica-enem/Questão 2 A chuva ácida, uma das formas de poluição mais agressivas ao meio ambiente, é capaz de destruir ecossistemas terrestres e aquáticos. Tal fenômeno ocorre, principalmente, quando vapores de água se combinam com os gases SO2 e NO2, liberados por indústrias que utilizam a queima de carvão como fonte de energia. Com relação à chuva ácida, é correto afirmar que: b) o pH é menor do que 7,0, devido à formação dos ácidos H2S, HS2, HN3 e HCN. c) o baixo teor de pH é decorrente da formação dos sais NaNO3 e Na2SO4. d) os ácidos presentes são substâncias que podem ser neutralizadas por sais, tais como NaCl e Na2SO4. e) o processo de formação da chuva ácida é caracterizado por uma reação de neutralização. Dica 2 – É fácil medir o peso de qualquer coisa, mas como podemos medir o peso de um átomo? Saiba tudo sobre as Grandezas Químicas nesta aula de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/grandezas-quimicas-quimica-enem/Questão 3 No organismo, o fósforo eé obtido pela reação de hidrólise de ânions maiores, formando o ânion fosfato, como ocorre na reação: P2O74- + H2O → 2HPO42- (ânion hidrogeno-fosfato) Se o ânion hidrogeno-fosfato receber mais dois hidrogênios, I- forma um triácido. II- o ácido formado se classifica como um hidrácido. III- o nome do ácido formado é ácido fosforoso. Está(ão) correta(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas I e III. Dica 3 – Relembre tudo sobre os processos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas em mais esta aula de revisão para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/separacao-de-misturas-quimica-enem/Questão 4 O HCN é um gás altamente tóxico, usado como gás nas câmaras de execução em muitos estados americanos onde há pena de morte. O grau de ionização do HCN é 0,00008. Quantas moléculas de HCN devem ser adicionadas à água para que sejam ionizadas 160 moléculas. a) 2000000 b) 200000 c) 20000 d) 2000 e) 200 Questão 5 O ácido clorídrico puro (HCl) é um composto que conduz muito mal a eletricidade. A água pura (H2O) é um composto que também conduz muito mal a eletricidade; no entanto, ao dissolvermos o ácido na água, formamos uma solução que conduz muito bem a eletricidade, o que se deve à: a) dissociação da água em H+ e HO- b) ionização do HCl formando H3O+ e Cl- c) transferência de elétrons da água para o HCl. d) transferência de elétrons do HCl para a água. e) reação de neutralização do H+ da água com o Cl- do HCl. Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Funções inorgânicas – Aula de revisão para Química Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Trigonometria – Aula de revisão para Matemática Enem Posted: 24 Sep 2014 07:03 PM PDT Trigonometria Para entendermos a trigonometria, temos que entender o ciclo trigonométrico. Então quando formamos qualquer ângulo a partir da origem, surgem dois vetores, um no eixo das abscissas, e outro no das ordenadas, assim formando no eixo X os cossenos, e no eixo Y o seno, os quais possuem um valor entre 0 e 1, e a tangente é um valor formado prolongando o vetor do ângulo até uma reta tangente à circunferência, assim formando um terceiro vetor chamado de tangente, de varia de 0 até tendendo a +/- infinito. Os sinais de seno, cosseno e tangente são respectivamente: Relações Exercício Resolvido O valor de y = cos 150° + sen 300° – tg 225° – cos 90° é Sendo sen x = – 4/5 e 3π/2 < x < 2π, então a tg x é igual a Saiba mais sobre Trigonometria nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 (G1 – cftmg 2007) Sabendo-se que cos a = 3/5 e 0 < a < π/2, pode-se afirmar que tg a vale a) 4/3 b) 1 c) 5/6 d) 3/4 Dica 1 – Revise sobre Logaritmos: Equação e Função em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude conosco e fique pronto para o Exame! – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-equacao-e-funcao-matematica-enem/Questão 2 (G1 – cftmg 2005) O número N = (3 cos180° – 4 sen210° + 2 tg135°) / (6 sen245°) pertence ao intervalo a) ] -4 , -3 [ b) [ -3 , -2 [ c) [ -2 , -1 ] d) ] -1 , 0 ] Dica 2 – Confira a aula sobre Logaritmos que preparamos para você gabaritar na prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-revisao-matematica-enem/Questão 3 (Unesp 2003) Um farol localizado a 36 m acima do nível do mar é avistado por um barco a uma distância x da base do farol, a partir de um ângulo á, conforme a figura: a) Admitindo-se que sen(a) = , calcule a distância x. b) Assumindo-se que o barco se aproximou do farol e que uma nova observação foi realizada, na qual o ângulo á passou exatamente para 2a, calcule a nova distância x’ a que o barco se encontrará da base do farol. Dica 3 – Dica 2 – Revise sobre as equações exponenciais e tire suas dúvidas em exercícios resolvidos em mais esta aula de Matemática Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/exponenciais-revisao-matematica-enem/Questão 4 (Fatec 2000) Se x é um arco do 30. quadrante e cosx = -4/5, então cossecx é igual a a) -5/3 b) -3/5 c) 3/5 d) 4/5 e) 5/3 Questão 5 (Fatec 1995) O conjunto solução da equação 2cos2x + cosx – 1 = 0, no universo U = [0, 2π], é a) {π/3, π, 5π/3} b) {π/6, π, 5π/6} c) {π/3, π/6, π} d) {π/6, π/3, π, 2π/3, 5π/3} e) {π/3, 2π/3, π, 4π/3, 5π/3, 2π} Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Trigonometria – Aula de revisão para Matemática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ciências da Computação: Notas de Corte Sisu 2014 – Graduação Posted: 24 Sep 2014 05:45 PM PDT Você tem gosto ou curiosidade pelo mundo da informática? A sociedade contemporânea está marcada pela conectividade entre as pessoas, e isto se dá através da computação em rede. Imagine o mundo sem o Google, sem o Facebook, seme-mails, e sem a internet, enfim. Pensou? Não dá para ficar sem, certo? As indústrias dependem de TI. O sistema financeiro depende de TI. A educação está vinculada a TI. As pessoas já não pensam mais em um mundo desconectado. Na prática a sociedade ficou 'TI dependente'. Fazer um curso de graduação em Ciências da Computação pode ser uma boa. Há muitos empregos, inclusive com vagas não preenchidas. Veja todas as notas de corte e muito mais. Dica 1 –Salários de R$ 1.300,00 a R$ 17.000,00 para empregos na área de Tecnologia da Informação. Veja aqui: http://blogdoenem.com.br/ti-maiores-salariosAs cinco maiores notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Ciência da Computação foram registradas em universidades e centros universitários com tradição na área. E, por isso mesmo muito, procurados. Veja os cursos campeões: 1º lugar -UFRJ; Cid. Universitária; Int; Ampla Concorrência; 768,93 pontos. 2º lugar – UFPR; Curitiba; Int; Cota racial. Renda livre; 757,76 pontos. 3º lugar -UFSCAR; São Carlos; Int; Ampla Concorrência; 756,98 pontos. 4º lugar – CEFET RJ; Maracanã; Vesp; Esc. pública, 1,5 SM; 755,48 pontos. 5º lugar -UFJF; Juiz de Fora; Int; Esc. pública, renda livre; 748,54 pontos. Dica 2 – Então, pensou em fazer Ciências da Computação? Antes de se decidir procure aqui as melhores e as piores opções no mercado de trabalho no Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoesA menor nota de corte nacional pelo Sisu 2014 para o curso de graduação em Ciências da Computação foi na Universidade Federal do Pampa, no Estado do Rio Grande do Sul, com 513,90 pontos pelo Enem. Dica 3 – Aumente suas chances no Enem e no vestibular. Estude com Apostilas Enem Gratuitas, disponíveis no Blog do Enem, para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratisTabela geral – notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação emCiências da Computação.
Dica 3 – Tirar uma boa nota da Redação faz toda a diferença no Enem e também no vestibular. Você tem facilidade com a Redação? Se você quer aprender um pouco mais e melhorar o seu desempenho, veja aqui quais são as 5 competências essenciais que são observadas na hora de corrigir a Redação. Veja o conteúdo, assista às aulas gratuitas, e aumente as suas chances: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competenciasPost de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br The post Ciências da Computação: Notas de Corte Sisu 2014 – Graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Como otimizar seu tempo durante a prova do Enem e do Vestibular Posted: 24 Sep 2014 04:34 PM PDT Além de manter o foco e de muito estudo, alcançar um bom desempenho nas provas do Enem ou do Vestibularexige de você outras competências para ter sucesso. Como, por exemplo, manter o controle emocional na hora de fazer os exames. Veja no post 7 dicas indispensáveis para detonar no Enem, preparadas pela equipe do www.segredosenem.com.br Para fazer uma boa prova o ideal é ter uma estratégia bem traçada para os dias de exame. Pois, de nada adianta você ficar meses estudando e deixar o nervosismo tomar conta bem na hora da prova e estragar todo o seu esforço, não é verdade? É por isso que, além de estudar para o Enem e de se preparar com antecedência, é preciso também ter uma estratégia para fazer a prova, já que se trata de um exame com muitas questões que, de quebra, são longas e exigem muita leitura por parte do candidato. Dica do Blog – Veja aqui uma dica do Blog do Enem para você superar o medo e a ansiedade nos dias de prova: http://blogdoenem.com.br/superar-medo-ansiedade-enem-vestibularEntão, se você for fazer a prova e ficar perdendo tempo em uma questão, vai acabar não resolvendo as outras com calma. Você pode se perder no meio do exame e, pior: pode não dar tempo de marcar o gabarito corretamente. Isso leva todo o seu esforço por água abaixo. E já aconteceu com muita gente! É comum se ver em sites e blogs que, durante a prova do Enem, você tem uma média de 3 minutos para resolver cada questão. Mas, na prática, o buraco é mais embaixo. Pense: No domingo (segundo dia de prova), se você fizer a redação em uma hora, vão sobrar quatro horas e meia para resolver as outras 90 questões, além do tempo extra que você irá precisar para passar todas elas corretamente para o gabarito. Por isso, o ideal é ser mais rápido! Se você diminuir e gastar dois minutos e meio em cada questão, vai conseguir terminar a prova em 3h45 e vão sobrar 45 minutos. Assim, sobra tempo para preencher o gabarito (que leva cerca de 20 minutos) com calma. E, de quebra, dá para tentar resolver aquelas questões que deram duvida e que você pulou para ganhar tempo durante a prova. Dica do Blog – Revise os temas que mais mais caem nas provas do Enem com a coleção de Apostilas Enem Gratuitas que o Blog separou para você. Dicas para todas as matérias, inclusive Redação: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratisComo vou controlar o meu tempo de prova se nem relógio eu posso levar para a sala na prova do Enem?Simples: os fiscais da prova fazem uma linha do tempo no quadro, que é dividida de meia em meia hora. Seguindo a lógica de 2 minutos e meio em cada questão, em 30 minutos você irá resolver 12 questões. Com 1h de prova, 24 questões, em 2h, 48 questões e assim por diante. Ou seja, seguindo essa lógica, fica bem mais simples se policiar na hora da prova e não perder tempo, especialmente para que você possa preencher ao final o gabarito sem pressa e sem erros. Se você já está estudando firme para a prova do Enem, pode usar essa estratégia tranquilamente para conseguir ir bem e tirar uma boa nota, já que esse esquema impede que o candidato se perca e fique sem saber se está resolvendo as questões rapidamente ou não. Isso acontece porque, durante uma avaliação tão longa, é comum que a pessoa perca a noção de tempo e acabe chutando várias questões na reta final, por falta de gerenciamento do tempo durante a prova. Como consequência, o candidato acaba preenchendo o gabarito depressa demais, o que pode gerar erros e, até mesmo a anulação da questão, o que acontece quando a pessoa marca duas alternativas na mesma pergunta. Esse é um típico deslize de quem está com o tempo contado e marca o gabarito com muita pressa. Dica do Blog – Já escolheu o curso que você pretende fazer quando entrar para a universidade? Veja aqui as melhores dicas sobre profissões e o mercado de trabalho. Tem tudo no Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem. http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoesPara treinar a estratégia de fazer cada questão da prova do Enem em dois minutos e meio, a sugestão é que você pegue algumas provas anteriores do Enem e vá resolvendo cada uma delas seguindo essa tática. Obviamente que não é fácil resolver questões tão longas em apenas dois minutos e meio. Mas, quanto mais você treinar isso com as provas anteriores, melhor vai ser e a pessoa naturalmente vai pegando o jeito e fazendo a prova cada vez mais rápido. E, quanto mais você treina, conhece a prova, o estilo das questões e coloca em prática a estratégia, maiores serão as suas chances de tirar uma ótima nota na próxima prova do Enem! Post escrito por Danielle Batista, da equipe do site que oferece o curso Segredos do Enem, como uma colaboração para o Blog do Enem. Conheça o curso Segredos do Enem aqui: www.segredosenem.com.br. The post Como otimizar seu tempo durante a prova do Enem e do Vestibular appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Recursos Humanos: Notas de Corte Sisu 2014 no curso de graduação Posted: 24 Sep 2014 03:39 PM PDT Administrar bem uma empresa é sobretudo saber gerir as pessoas que nela trabalham. As teorias modernas de administração destacam que o capital humano é um patrimônio fundamental nas empresas públicas ou privadas. É disso que trata o curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos. A oferta nas universidades públicas é bem pequena. Apenas três instituições ofereceram o curso , o que aumenta a disputa por uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Vagas apenas no Piauí, em São Paulo, e Minas Gerais. Veja tabela abaixo. Dica 1 –Gerir Pessoas está entra as suas escolhas para a futura profissão? Antes de se decidir procure aqui as melhores e as piores opções no mercado de trabalho no Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoesAs três maiores notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos foram registradas na seguinte ordem, considerando todas as instituições ofertantes: 1º lugar nacional para a disputa na cidade de Belo Horizonte, para o curso da Universidade Estadual de Minas Gerais, com 718,34 pontos pelo Enem. 2º lugar para a disputa às vagas na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, para o curso do Instituto Federal de São Paulo, com 638,96 pontos pelo Enem. E, 3º lugar para a disputa em Teresina, capital do Estado do Piauí, para o curso de Gestão de Recursos Humanos da UFPI, com 629,12 pontos. Veja tabela completa abaixo. Dica 2 – Aumente suas chances no Enem e no vestibular. Estude com Apostilas Enem Gratuitas, disponíveis no Blog do Enem, para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratisA menor nota de corte nacional pelo Sisu 2014 para o curso de Gestão de Recursos Humanos foi na Universidade Federal do Piauí, na disputa entre candidatos cotistas com 574,96 pontos. Tabela geral – notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos.
Dica 3 – Tirar uma boa nota da Redação faz toda a diferença no Enem e também no vestibular. Você tem facilidade com a Redação? Se você quer aprender um pouco mais e melhorar o seu desempenho, veja aqui quais são as 5 competências essenciais que são observadas na hora de corrigir a Redação. Veja o conteúdo, assista às aulas gratuitas, e aumente as suas chances: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competenciasPost de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br The post Recursos Humanos: Notas de Corte Sisu 2014 no curso de graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
0 comentários:
Postar um comentário