quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Unificações: Alemã e Italiana – Aula de História Enem

Posted: 24 Sep 2014 08:39 PM PDT

Unificações: Alemã e Italiana

Unificação Alemã

A fragmentação política na Alemanha dificultava o avanço do setor industrial. Para a indústria, a unificação significava a criação de um mercado consumidor abrangente, sem contar a proteção oferecida por um governo centralizado contra a concorrência inglesa.

Enquanto o setor industrial mostrava-se grande entusiasta da unificação, outros setores temiam este processo, pois não desejavam perder seus poderes políticos e locais, caso houvesse a unificação.

Dica 1 – No séc. XVIII, a Revolução Industrial mudou radicalmente os aspectos culturais e socioeconômicos da Europa. Entenda como nesta aula de História Enem – http://blogdoenem.com.br/revolucao-industrial-historia-enem-2/

Na década de 1860, surgiram os primeiros centros urbanos e industrializados alemães, e, neste contexto, Otto Von Bismarck foi nomeado primeiro-ministro. Bismarck era um político conservador, que tinha como meta a criação de um forte regime monárquico alemão. Seus objetivos reuniram-se principalmente em criar uma malha ferroviária capaz de unificar a vasta região alemã e a modernização do exército.

figura_10.jpg

Retrato de Otto Von Bismarck, 1860. Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/10/Bundesarchiv_Bild_146-2005-0057%2C_Otto_von_Bismarck.jpg>. Acesso em julho de 2012.

Em 1867, a Prússia, governo que controlava a região da Alemanha neste contexto criou a Confederação Germânica do Norte, porém os estados do sul recusaram-se a aderir à confederação. Bismarck elaborou uma estratégia ousada, onde se aproveitou do nacionalismo alemão para reunir os estados num único propósito. Manobrou para que ocorresse uma guerra contra a França, especialmente declarada aos Estados do Sul. Após alguns incidentes nas fronteiras, a França, governada por Napoleão III, declarou guerra aos Estados do Sul. Isso contribuiu para que estes estados se juntassem à Confederação Germânica. A guerra franco-prussiana rendeu benefícios ao processo de unificação da Alemanha, uma vez que, ao obter vitória contra a França, foi firmado o Tratado de Frankfurt, que determinava que a França deveria ceder os territórios da Alsácia e Lorena, além de pagar pesada indenização, reconhecendo a unificação do Estado Alemão.

Dica 2 – Relembre sobre os fatos importantes da Independência do Brasil em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem – http://blogdoenem.com.br/independencia-brasil-historia-enem/

Em 1871, foi criada uma Constituição. Este documento dava amplos poderes ao imperador. Neste modelo de poder autoritário, onde não havia participação popular no poder, a Alemanha encontrou sucesso no seu avanço econômico e industrial.

Unificação Italiana

Pode-se dizer que o processo de unificação italiana passou por duas fases. A primeira fase iniciou-se em 1848, porém não obteve sucesso. Por outro lado, resultou na expansão do ideário nacionalista por toda a população italiana.

O sul da Itália, região basicamente agrária, passava por crises locais. Os camponeses estavam insatisfeitos com os anos de servidão e opressão política.

No primeiro momento, o movimento pela unificação foi comandado por grupos radicais. Já no segundo momento, a luta pela unificação ficou a cargo dos grupos moderados. Os moderados eram liderados por Camilo Benso de Cavour, chefe de gabinete do Reino de Piemonte. Este reino era o mais importante entre os demais reinos italianos e o único capaz de liderar o processo de unificação italiana.

História Enem

Mapa do processo de Unificação Italiana. Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihBdrZsSbyc9HFA5MYOIkKplue0YpVcfjUro6DyFCnZUXW3wtziBPh2Ne9OiawIdLam_dAKmtkXYbg7MVJKLToh8b5Ezah-grhOU0pLj2wdHt0Mzo7k0SfQ-hH3P14o7cj8_aTK4X0Mdc/s1600/unificacao-italia.jpg>. Acesso em julho de 2012.

O Reino de Piemonte, especialmente na primeira metade do século XIX, tinha fortes intenções de desenvolver os seus setores industriais e comerciais. Além disso, desejava a expansão do capitalismo. Assim, Cavour articulou-se em busca de aliados políticos contra a Áustria (inimiga política da Itália naquele contexto). Firmou aliança com a França, o que resultou em forte apoio por volta de 1859, na conquista de novas regiões para a Itália. Porém, mesmo com este auxílio, Veneza e Roma ainda permaneciam em poder dos austríacos.

Dica 3 – Saiba, nesta aula de História Enem, como as colônias americanas de Espanha e Portugal foram influenciadas pela Revolução Francesa levando-as a independência – http://blogdoenem.com.br/independencias-latino-americanas-historia-enem/

Em 1860, Giuseppe Garibaldi liderou o movimento dos "camisas vermelhas", conhecido por ser radical. Em 1866, a Itália apoiou a Prússia na guerra contra a Áustria, o que resultou na retirada dos austríacos da cidade de Veneza. Faltava ainda a região de Roma, que foi conquistada apenas em 1870.

O processo de unificação italiana caracterizou-se por uma grande oposição à Igreja Católica. Isto porque ela se colocava como obstáculo neste processo. Os conflitos entre a Igreja Católica e o Estado Italiano só se resolveram por volta de 1929, através das "Concordatas de Latrão", firmado entre Mussolini e o Papa Pio XI.

Saiba mais sobre as Unificações Alemã e Italiana nesta aula do canal PreparacaoDigital, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Como foi chamado o tratado que determinou que a França deveria ceder os territórios da Alsácia e Lorena, além de pagar pesada indenização, reconhecendo a unificação do Estado Alemão?

a) Tratado de Piemonte

b) Tratado de Sardenha

c) Tratado de Latrão

d) Tratado de Frankfurt

e) Tratado de Berlin

Questão 02

(UEL 2001) Sobre a unificação da Itália (1870) e da Alemanha (1871), analise as afirmativas abaixo:

I – Os movimentos liberais, que nesses países assumiram um aspecto fortemente nacionalista, tiveram importante participação no processo de unificação.

II – A ausência de guerras ou revoltas marcou a unificação italiana e alemã.

III – O processo de unificação acelerou o desenvolvimento do capitalismo na Alemanha e na Itália, o que resultou em disputas que desembocaram na Primeira Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

c) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

Questão 03

No processo de unificação da Itália de meados do século XIX, destacam-se, EXCETO:

a) a preocupação da burguesia em evitar qualquer aliança com a massa camponesa.

b) a permanência de um sistema oligárquico que garante os interesses dos grandes proprietários da terra.

c) a ação dos liberais moderados, liderados por Cavour, para impedir as tentativas revolucionárias.

d) a obtenção da unidade através do alargamento do Estado piemontês e não de um movimento nacional.

e) o papel decisivo dos movimentos populares para a concretização da unidade italiana.

Questão 04

(Unesp) O desmonte do muro que dividia a cidade de Berlim e o acordo sobre a reunificação alemã são fatores relevantes para a construção de uma nova Europa. No entanto, a fundação do Estado moderno alemão remonta ao século XIX e se relaciona com a:

a) cooperação abrangente entre a Prússia e a União Soviética.

b) multiplicação das taxas alfandegárias, a revogação da Liga Aduaneira, a aliança franco-prussiana e a ação do Papa.

c) cooperação pacífica, duradoura e estável entre todos os Estados da Europa.

d) conhecida e inevitável neutralidade alemã na disputa de mercados.

e) reorganização do exército prussiano e com o despertar do sentimento nacionalista de união.

Questão 05

A unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou a integridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou

a) no reforço dos sentimentos nacionalistas na Itália, provocando a expropriação das terras da Igreja.

b) no envolvimento da Igreja em lutas nacionais, criando congregações para a expansão do catolicismo.

c) na adoção de atitudes liberais pelo Papa Pio IX, como forma de deter as forças fascistas.

d) na assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quando Mussolini criou o Estado do Vaticano.

e) no "Risorgimento", processo em que segmentos ligados à Igreja defenderam a Itália independente.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

The post Unificações: Alemã e Italiana – Aula de História Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Funções inorgânicas – Aula de revisão para Química Enem

Posted: 24 Sep 2014 08:14 PM PDT

Funções inorgânicas

São compostos que, em solução aquosa, se ionizam produzindo apenas íons hidrônio (H+) ou hidroxônio (H3O+). Ou ainda, são compostos que em solução aquosa liberam prótons (H+).

Classificação

a) Quanto ao número de hidrogênios ionizáveis:

  • Monoácidos: 1 H+. Ex. HNO3, HCl, etc.
  • Diácidos: 2 H+. Ex. H2SO4, H2CO3, etc.
  • Triácidos: 3 H+. Ex. H3PO4, H3BO3, etc.
  • Tetrácidos: 4 H+. Ex. H4P2O7, H4SiO4, etc.

Exceções: O H3PO3 é diácido e o H2PO2 é monoácido (os hidrogênios ligados apenas ao oxigênio são ionizáveis).

b) Quanto à presença ou não de oxigênio na estrutura molecular:

  • hidrácido: não possuem oxigênio. Ex.: H2S (gás sulfídrico altamente tóxico, odor desagradável de ovo podre (liberado na putrefação de matéria orgânica por bactérias sulfato redutoras)), HCl, etc.
  • oxiácidos: contêm oxigênio. Ex.: HNO3, H2SO4, etc.

c) Quanto ao grau de ionização (para soluções concentradas, concentração maiores que 1×10-2 mol L-1:

Grau de ionização (α) = concentração de H3O+ formado/ concentração de ácido inicial

  • ácidos fortes: mais de 50% de ionização. Ex.: HCl (α= 92%), H2SO4 (α= 61%), etc.
  • ácidos moderados ou semifortes: quando 5 < α < 50%. Ex.: HF (α= 8%), H3PO4 (α= 27%), etc.
  • ácidos fracos: quando menos de 5% do ácido é ionizado.

d) Quanto à volatilidade:

  • fixos ou não voláteis: Ex.: H2SO4, H3PO4
  • voláteis (gases): Ex. HCl, HCN, H2S

Nomenclatura

a) Hidrácidos: o nome possui sufixo ídrico.

Ácido ………………………….. ídrico

Nome do ânion

Ex.: HCl – ácido clorídrico

b) Oxiácidos

  • Quando apenas um oxiácido é formado, o nome possui sufixo ico.

Ex.: H2CO3 – ácido carbônico

  • Quando o elemento forma dois oxiácidos – devemos verificar o número de oxidação do átomo central.

Ex.: HNO3 e HNO2

Os números de oxidação do nitrogênio são 5 e 3, respectivamente.

O ácido que apresenta o átomo central com maior número de oxidação tem o nome terminado em ico e o de menor número de oxidação em oso.

Logo:

HNO3 é o ácido nítrico e HNO2 é o ácido nitroso.

  • Quando o elemento forma três ou quatro oxiácidos (verificar o número de oxidação do átomo central e o número de átomos de oxigênio).

Ácido per………………………………..ico

HClO4 – ácido perclórico

Ácido …………………………………..ico

HClO3 – ácido clórico

Ácido …………………………………….oso

HClO2 – ácido cloroso

Ácido hipo……………………………..oso HClO– ácido hipocloroso

Exceções

Nos ácidos abaixo, o fósforo apresenta o mesmo número de oxidação, porém, existe uma diferença no grau de hidratação destes.

H3PO4 – ácido ortofosfórico

H3P2O – ácido pirofosfórico

HPO3 – ácido metafosfórico

Utilização

Ácido acético (C2H4O2): presente no vinagre.

Ácido cítrico (C6H8O7): presente no limão, laranja e demais frutas cítricas.

Ácido sulfúrico (H2SO4): ácido presente em baterias de automóveis – é um dos produtos químicos mais usados na indústria.

É obtido industrialmente pelo pr ocesso denominado catalítico ou de contato, de acordo com as seguintes etapas.

  • queima do enxofre: S + O2 → SO2
  • oxidação do SO2 (usando catalizadores (platina, pentóxido de vanádio (V2O5).

SO2+ ½ O2 → SO 3

  • reação do SO3 com água

SO3 + H2O → H2SO4

Ácido cianídrico (HCN): gás altamente venenoso, usado como gás letal em câmeras de extermínio.

Ácido muriático (HCl 6 mol/L): usado para limpeza de pisos, azulejos, etc.

É um gás incolor, não inflamável, muito tóxico e corrosivo.

Preparação por síntese direta:

H2 + Cl22HCl

Ácido nítrico (HNO3) – é um líquido incolor, muito tóxico e corrosivo, muito solúvel em água. Sob a luz, pode sofrer decomposição em H2O e NO2.

Cuidados

São tóxicos e corrosivos.

A presença de óxidos ácidos, principalmente NO2, SO2 e CO2, em grande excesso na atmosfera em contato com a humidade do ar (água), é a principal causa das chuvas ácidas.

Essas chuvas ácidas alteram o pH do solo prejudicando a agricultura. Destroem monumentos, corroem metais, entre outros.

Saiba mais sobre Funções inorgânicas nesta aula do canal Química Em Ação – Prof. Paulo Valim, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

O ácido cianídrico é o gás de ação venenosa mais rápida que se conhece: uma concentração de 0,3 mg/L de ar é imediatamente mortal. É usado em alguns estados americanos que adotam a pena de morte em câmara de gás. A primeira vítima, foi seu descobridor, Carl Wilhelm Scheele, que morreu ao deixar cair um vidro contendo solução de ácido cianídrico, cuja fórmula molecular é:

a) HCOOH

b) HCN

c) HCNS

d) HCNO

e) H4Fe(CN)6

Dica 1 – Relembre sobre os princípios da Estequiometria em mais esta aula de revisão para a prova de Química Enem. Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? – http://blogdoenem.com.br/estequiometria-quimica-enem/

Questão 2

A chuva ácida, uma das formas de poluição mais agressivas ao meio ambiente, é capaz de destruir ecossistemas terrestres e aquáticos. Tal fenômeno ocorre, principalmente, quando vapores de água se combinam com os gases SO2 e NO2, liberados por indústrias que utilizam a queima de carvão como fonte de energia.

Com relação à chuva ácida, é correto afirmar que:
a) o baixo teor de pH é decorrente da formação de ácidos, tais como, H2SO4, H2SO3, HNO2 e NO3.

b) o pH é menor do que 7,0, devido à formação dos ácidos H2S, HS2, HN3 e HCN.

c) o baixo teor de pH é decorrente da formação dos sais NaNO3 e Na2SO4.

d) os ácidos presentes são substâncias que podem ser neutralizadas por sais, tais como NaCl e Na2SO4.

e)  o processo de formação da chuva ácida é caracterizado por uma reação de neutralização.

Dica 2 – É fácil medir o peso de qualquer coisa, mas como podemos medir o peso de um átomo? Saiba tudo sobre as Grandezas Químicas nesta aula de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/grandezas-quimicas-quimica-enem/

Questão 3

No organismo, o fósforo eé obtido pela reação de hidrólise de ânions maiores, formando o ânion fosfato, como ocorre na reação:

P2O74- + H2O → 2HPO42- (ânion hidrogeno-fosfato)

Se o ânion hidrogeno-fosfato receber mais dois hidrogênios,

I- forma um triácido.

II- o ácido formado se classifica como um hidrácido.

III- o nome do ácido formado é ácido fosforoso.

Está(ão) correta(s):

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) apenas I e III.

Dica 3 – Relembre tudo sobre os processos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas em mais esta aula de revisão para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/separacao-de-misturas-quimica-enem/

Questão 4

O HCN é um gás altamente tóxico, usado como gás nas câmaras de execução em muitos estados americanos onde há pena de morte. O grau de ionização do HCN é 0,00008. Quantas moléculas de HCN devem ser adicionadas à água para que sejam ionizadas 160 moléculas.

a) 2000000

b) 200000

c) 20000

d) 2000

e) 200

Questão 5

O ácido clorídrico puro (HCl) é um composto que conduz muito mal a eletricidade. A água pura (H2O) é um composto que também conduz muito mal a eletricidade; no entanto, ao dissolvermos o ácido na água, formamos uma solução que conduz muito bem a eletricidade, o que se deve à:

a) dissociação da água em H+ e HO-

b) ionização do HCl formando H3O+ e Cl-

c) transferência de elétrons da água para o HCl.

d) transferência de elétrons do HCl para a água.

e) reação de neutralização do H+ da água com o Cl- do HCl.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

The post Funções inorgânicas – Aula de revisão para Química Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Trigonometria – Aula de revisão para Matemática Enem

Posted: 24 Sep 2014 07:03 PM PDT

Trigonometria

Para entendermos a trigonometria, temos que entender o ciclo trigonométrico.

aula08_img01.jpg

Então quando formamos qualquer ângulo a partir da origem, surgem dois vetores, um no eixo das abscissas, e outro no das ordenadas, assim formando no eixo X os cossenos, e no eixo Y o seno, os quais possuem um valor entre 0 e 1, e a tangente é um valor formado prolongando o vetor do ângulo até uma reta tangente à circunferência, assim formando um terceiro vetor chamado de tangente, de varia de 0 até tendendo a +/- infinito.

aula08_img02.jpg

Os sinais de seno, cosseno e tangente são respectivamente:

aula08_img03.jpg
aula08_img03.jpg
aula08_img03.jpg

Relações

15667.png

15681.png

15690.png

15699.png

Exercício Resolvido

O valor de y = cos 150° + sen 300° – tg 225° – cos 90° é

15722.png

Sendo sen x = – 4/5 e 3π/2 < x < 2π, então a tg x é igual a

15781.png

15772.png

 Saiba mais sobre Trigonometria nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(G1 – cftmg 2007) Sabendo-se que

cos a = 3/5 e 0 < a < π/2, pode-se afirmar que tg a vale

a) 4/3

b) 1

c) 5/6

d) 3/4

Dica 1 – Revise sobre Logaritmos: Equação e Função em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude conosco e fique pronto para o Exame! – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-equacao-e-funcao-matematica-enem/

Questão 2

(G1 – cftmg 2005) O número

N = (3 cos180° – 4 sen210° + 2 tg135°) / (6 sen245°)

pertence ao intervalo

a) ] -4 , -3 [

b) [ -3 , -2 [

c) [ -2 , -1 ]

d) ] -1 , 0 ]

Dica 2 –  Confira a aula sobre Logaritmos que preparamos para você gabaritar na prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-revisao-matematica-enem/

Questão 3

(Unesp 2003) Um farol localizado a 36 m acima do nível do mar é avistado por um barco a uma distância x da base do farol, a partir de um ângulo á, conforme a figura:

Matemática Enem

a) Admitindo-se que sen(a) = 15820.png , calcule a distância x.

b) Assumindo-se que o barco se aproximou do farol e que uma nova observação foi realizada, na qual o ângulo á passou exatamente para 2a, calcule a nova distância x’ a que o barco se encontrará da base do farol.

Dica 3 – Dica 2 – Revise sobre as equações exponenciais e tire suas dúvidas em exercícios resolvidos em mais esta aula de Matemática Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/exponenciais-revisao-matematica-enem/

Questão 4

(Fatec 2000) Se x é um arco do 30. quadrante e cosx = -4/5, então cossecx é igual a

a) -5/3

b) -3/5

c) 3/5

d) 4/5

e) 5/3

Questão 5

(Fatec 1995) O conjunto solução da equação 2cos2x + cosx – 1 = 0, no universo U = [0, 2π], é

a) {π/3, π, 5π/3}

b) {π/6, π, 5π/6}

c) {π/3, π/6, π}

d) {π/6, π/3, π, 2π/3, 5π/3}

e) {π/3, 2π/3, π, 4π/3, 5π/3, 2π}

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

The post Trigonometria – Aula de revisão para Matemática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Ciências da Computação: Notas de Corte Sisu 2014 – Graduação

Posted: 24 Sep 2014 05:45 PM PDT

Você tem gosto ou curiosidade pelo mundo da informática? A sociedade contemporânea está marcada pela conectividade entre as pessoas, e isto se dá através da computação em rede. Imagine o mundo sem o Google, sem o Facebook, seme-mails, e sem a internet, enfim.

Pensou? Não dá para ficar sem, certo? As indústrias dependem de TI. O sistema financeiro depende de TI. A educação está vinculada a TI. As pessoas já não pensam mais em um mundo desconectado.

Na prática a sociedade ficou 'TI dependente'.

Fazer um curso de graduação em Ciências da Computação pode ser uma boa. Há muitos empregos, inclusive com vagas não preenchidas. Veja todas as notas de corte e muito mais.

Ciências da Computação: Notas de Corte Sisu 2014

Dica 1 –Salários de R$ 1.300,00 a R$ 17.000,00 para empregos na área de Tecnologia da Informação. Veja aqui: http://blogdoenem.com.br/ti-maiores-salarios

As cinco maiores notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Ciência da Computação foram registradas em universidades e centros universitários com tradição na área. E, por isso mesmo muito, procurados. Veja os cursos campeões:

1º lugar -UFRJ; Cid. Universitária; Int; Ampla Concorrência; 768,93 pontos.  2º lugar – UFPR; Curitiba; Int; Cota racial. Renda livre; 757,76 pontos.  3º lugar -UFSCAR; São Carlos; Int; Ampla Concorrência; 756,98 pontos. 4º lugar – CEFET RJ; Maracanã; Vesp; Esc. pública, 1,5 SM; 755,48 pontos.  5º lugar -UFJF; Juiz de Fora; Int; Esc. pública, renda livre; 748,54 pontos.

Dica 2 – Então, pensou em fazer Ciências da Computação? Antes de se decidir procure aqui as melhores e as piores opções no mercado de trabalho no Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem:  http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes

A menor nota de corte nacional pelo Sisu 2014 para o curso de graduação em Ciências da Computação foi na Universidade Federal do Pampa, no Estado do Rio Grande do Sul, com  513,90 pontos pelo Enem.

Dica 3 – Aumente suas chances no Enem e no vestibular. Estude com Apostilas Enem Gratuitas, disponíveis no Blog do Enem, para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis

Tabela geral – notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação emCiências da Computação.

Ciências da Computação – Notas de Corte Sisu 2014 – curso de graduação

Instituição

Câmpus

Turno

Disputa – janeiro 2014

Nota de Corte

CEFET RJ Maracanã Vesp Ampla Concorrência

736,95

CEFET RJ Maracanã Vesp Cota racial, 1,5 SM

666,18

CEFET RJ Maracanã Vesp Cota racial. Renda livre

686,05

CEFET RJ Maracanã Vesp Esc. pública, 1,5 SM

755,48

CEFET RJ Maracanã Vesp Esc. pública, renda livre

743,93

FECEA Apucarana Int Ampla Concorrência

651,21

IF CATARINENSE Rio do Sul Mat Ampla Concorrência

628,32

IF CATARINENSE Videira Mat Ampla Concorrência

620,66

IF CATARINENSE Rio do Sul Mat Cota racial, 1,5 SM

601,98

IF CATARINENSE Videira Mat Cota racial, 1,5 SM

598,68

IF CATARINENSE Rio do Sul Mat Cota racial. Renda livre

603,9

IF CATARINENSE Videira Mat Cota racial. Renda livre

586,78

IF CATARINENSE Rio do Sul Mat Esc. pública, 1,5 SM

600,98

IF CATARINENSE Videira Mat Esc. pública, 1,5 SM

599,28

IF CATARINENSE Rio do Sul Mat Esc. pública, renda livre

615,18

IF CATARINENSE Videira Mat Esc. pública, renda livre

606,36

IF SUL DE MINAS Muzambinho Not Ampla Concorrência

650,85

IF SUL DE MINAS Muzambinho Not Cota racial, 1,5 SM

607,25

IF SUL DE MINAS Muzambinho Not Cota racial. Renda livre

619,33

IF SUL DE MINAS Muzambinho Not Esc. pública, 1,5 SM

639,5

IF SUL DE MINAS Muzambinho Not Esc. pública, renda livre

629,45

IFCE Aracati Not Ampla Concorrência

639,57

IFCE Maracanaú Mat Ampla Concorrência

678,53

IFCE Aracati Not Cota racial, 1,5 SM

608,51

IFCE Maracanaú Mat Cota racial, 1,5 SM

652,01

IFCE Aracati Not Cota racial. Renda livre

614,38

IFCE Maracanaú Mat Cota racial. Renda livre

649,26

IFCE Aracati Not Esc. pública, 1,5 SM

618,83

IFCE Maracanaú Mat Esc. pública, 1,5 SM

659,9

IFCE Aracati Not Esc. pública, renda livre

623,92

IFCE Maracanaú Mat Esc. pública, renda livre

669,84

IFMA Caxias Int Ampla Concorrência

632,66

IFMA Imperatriz Int Ampla Concorrência

656,74

IFMA Caxias Int Candidato com deficiência.

554,24

IFMA Imperatriz Int Candidato com deficiência.

577,08

IFMA Caxias Int Cota racial, 1,5 SM

607,12

IFMA Imperatriz Int Cota racial, 1,5 SM

626,98

IFMA Caxias Int Cota racial. Renda livre

619,92

IFMA Imperatriz Int Cota racial. Renda livre

635,52

IFMA Caxias Int Esc. pública, 1,5 SM

620,16

IFMA Imperatriz Int Esc. pública, 1,5 SM

644,28

IFMA Caxias Int Esc. pública, renda livre

614,5

IFMA Imperatriz Int Esc. pública, renda livre

645,14

IFMG Formiga Int Ampla Concorrência

663,18

IFMG Formiga Int Cota racial, 1,5 SM

613,03

IFMG Formiga Int Cota racial. Renda livre

626,79

IFMG Formiga Int Esc. pública, 1,5 SM

646,36

IFMG Formiga Int Esc. pública, renda livre

648,09

IFNMG Montes Claros Int Ampla Concorrência

671,79

IFNMG Montes Claros Int Cota racial, 1,5 SM

650,01

IFNMG Montes Claros Int Cota racial. Renda livre

654

IFNMG Montes Claros Int Esc. pública, 1,5 SM

664,34

IFNMG Montes Claros Int Esc. pública, renda livre

673,38

IFSEMG Rio Pomba Int Ampla Concorrência

649,42

IFSEMG Rio Pomba Int Cota racial, 1,5 SM

613,46

IFSEMG Rio Pomba Int Cota racial. Renda livre

610,7

IFSEMG Rio Pomba Int Esc. pública, 1,5 SM

614,86

IFSEMG Rio Pomba Int Esc. pública, renda livre

639,84

IFTM Ituiutaba Int Ampla Concorrência

732,25

IFTM Ituiutaba Int Cota racial, 1,5 SM

569,84

IFTM Ituiutaba Int Cota racial. Renda livre

603,64

IFTM Ituiutaba Int Cota regional

732,25

IFTM Ituiutaba Int Esc. pública, 1,5 SM

621,41

IFTM Ituiutaba Int Esc. pública, renda livre

626,6

IFTM Ituiutaba Int Professor rede pública

732,25

UDESC Joinville Int Ampla Concorrência

691,8

UDESC Joinville Int Candidatos negros.

659

UDESC Joinville Int Cota racial Esc. Pública

665,2

UEMS Dourados Int Ampla Concorrência

629,31

UEMS Dourados Int Candidato indígena.

526,98

UEMS Dourados Int Cota racial esc. pública

578,73

UENF Campos dos Goytacazes Int Ampla Concorrência

684,64

UENF Campos dos Goytacazes Int Cota Deficiência/carência

651,21

UENF Campos dos Goytacazes Int Cota étnica/carência

614,8

UENF Campos dos Goytacazes Int Cota Social Esc. Pública

648,52

UESB Vitória da Conquista Mat Ampla Concorrência

680,28

UESB Vitória da Conquista Mat Cota escola pública

654,48

UESB Vitória da Conquista Mat Cota racial esc. pública

632,62

UESC Ilhéus – Salobrinho Int Ampla Concorrência

671,28

UESC Ilhéus – Salobrinho Int Cota Esc. Pública

648,53

UESC Ilhéus – Salobrinho Int Cota racial Esc. Pública

622,1

UESC Ilhéus – Salobrinho Int Indígenas ou Quilombolas

601,87

UESPI Teresina Int Ampla Concorrência

662,42

UESPI Parnaíba Int Ampla Concorrência

625,49

UESPI Piripiri Not Ampla Concorrência

610,24

UESPI Teresina Int Cota racial esc. pública

604,17

UESPI Parnaíba Int Cota racial esc. pública

576,82

UESPI Piripiri Not Cota racial esc. pública

589,18

UESPI Teresina Int Escola Pública

628,13

UESPI Parnaíba Int Escola Pública

607,75

UESPI Piripiri Not Escola Pública

603,35

UEZO Rio – Campo Grande Int Ampla Concorrência

700,94

UEZO Rio – Campo Grande Int Cota Deficiência/carência

602,1

UEZO Rio – Campo Grande Int Cota étnica/carência

639,17

UEZO Rio – Campo Grande Int Cota Social Esc. Pública

659,39

UFAL Maceió Vesp Ampla Concorrência

652,08

UFAL Maceió Mat Ampla Concorrência

661,18

UFAL Arapiraca Vesp Ampla Concorrência

632,18

UFAL Maceió Vesp Cota racial, 1,5 SM

607,5

UFAL Maceió Mat Cota racial, 1,5 SM

619,14

UFAL Arapiraca Vesp Cota racial, 1,5 SM

608

UFAL Maceió Vesp Cota racial. Renda livre

618,22

UFAL Maceió Mat Cota racial. Renda livre

632,06

UFAL Arapiraca Vesp Cota racial. Renda livre

619,28

UFAL Maceió Mat Esc. pública, 1,5 SM

607,16

UFAL Maceió Vesp Esc. pública, 1,5 SM

634,42

UFAL Arapiraca Vesp Esc. pública, 1,5 SM

628,22

UFAL Maceió Vesp Esc. pública, renda livre

655,74

UFAL Maceió Mat Esc. pública, renda livre

650,94

UFAL Arapiraca Vesp Esc. pública, renda livre

622,78

UFAM Manaus Int Ampla Concorrência

665,57

UFAM Manaus Int Cota racial, 1,5 SM

631,42

UFAM Manaus Int Cota racial. Renda livre

657,78

UFBA Salvador Int Ampla Concorrência

693,65

UFBA Salvador Int Cota Indígena esc.. pública

602,32

UFBA Salvador Int Cota racial, 1,5 SM

637,29

UFBA Salvador Int Cota racial. Renda livre

660,95

UFBA Salvador Int Esc. pública, 1,5 SM

657,72

UFBA Salvador Int Esc. pública, renda livre

670,84

UFC Crateús Int Ampla Concorrência

641,82

UFC Quixadá Int Ampla Concorrência

648,2

UFC Crateús Int Cota racial, 1,5 SM

606,88

UFC Quixadá Int Cota racial, 1,5 SM

601,7

UFC Crateús Int Cota racial. Renda livre

607,42

UFC Quixadá Int Cota racial. Renda livre

610,12

UFC Crateús Int Esc. pública, 1,5 SM

614,5

UFC Quixadá Int Esc. pública, 1,5 SM

619,5

UFC Crateús Int Esc. pública, renda livre

638,94

UFC Quixadá Int Esc. pública, renda livre

626,18

UFERSA Mossoró Not Ampla Concorrência

656,82

UFERSA Mossoró Not Cota racial, 1,5 SM

612,11

UFERSA Mossoró Not Cota racial. Renda livre

626,38

UFERSA Mossoró Not Esc. pública, 1,5 SM

643,43

UFERSA Mossoró Not Esc. pública, renda livre

651,25

UFF Praia Vermelha Int Ampla Concorrência

720,78

UFF Rio das Ostras Int Ampla Concorrência

693,72

UFF Praia Vermelha Int Cota racial, 1,5 SM

656,25

UFF Rio das Ostras Int Cota racial, 1,5 SM

643,6

UFF Praia Vermelha Int Cota racial. Renda livre

674,87

UFF Rio das Ostras Int Cota racial. Renda livre

647,32

UFF Praia Vermelha Int Esc. Públ. Mun. e Estadual

689,47

UFF Rio das Ostras Int Esc. Públ. Mun. e Estadual

676,48

UFF Praia Vermelha Int Esc. pública, 1,5 SM

658,02

UFF Rio das Ostras Int Esc. pública, 1,5 SM

673,64

UFF Praia Vermelha Int Esc. pública, renda livre

710,2

UFF Rio das Ostras Int Esc. pública, renda livre

634,9

UFFS Chapecó Mat Ampla Concorrência

668,22

UFFS Chapecó Mat Cota racial esc. pública

624,04

UFFS Chapecó Mat Cota racial, 1,5 SM

613,88

UFFS Chapecó Mat Cota racial. Renda livre

609,4

UFFS Chapecó Mat Esc. pública, 1,5 SM

604,78

UFFS Chapecó Mat Esc. pública, renda livre

624,74

UFG Catalão Int Ampla Concorrência

676,6

UFG Jataí Int Ampla Concorrência

654,84

UFG Catalão Int Cota racial, 1,5 SM

598,12

UFG Jataí Int Cota racial, 1,5 SM

620,22

UFG Catalão Int Cota racial. Renda livre

622,64

UFG Jataí Int Cota racial. Renda livre

632,44

UFG Catalão Int Esc. pública, 1,5 SM

577,48

UFG Jataí Int Esc. pública, 1,5 SM

627,02

UFG Catalão Int Esc. pública, renda livre

659,12

UFG Jataí Int Esc. pública, renda livre

632,28

UFJF Juiz de Fora Int Ampla Concorrência

716,98

UFJF Juiz de Fora Int Cota racial, 1,5 SM

649,1

UFJF Juiz de Fora Int Cota racial. Renda livre

668,6

UFJF Juiz de Fora Int Esc. pública, 1,5 SM

692,22

UFJF Juiz de Fora Int Esc. pública, renda livre

748,54

UFLA Lavras Int Ampla Concorrência

692,25

UFLA Lavras Int Cota racial, 1,5 SM

667,84

UFLA Lavras Int Cota racial. Renda livre

658,87

UFLA Lavras Int Esc. pública, 1,5 SM

680,27

UFLA Lavras Int Esc. pública, renda livre

710,41

UFMA São Luís Vesp Ampla Concorrência

679,14

UFMA São Luís Vesp Candidato com deficiência.

616,54

UFMA São Luís Vesp Cota racial esc. Pública

645,88

UFMA São Luís Vesp Esc. pública, 1,5 SM

647,08

UFMA São Luís Vesp Esc. pública, renda livre

666,24

UFMA São Luís Vesp Indígena Esc. Pública

617,3

UFMA São Luís Vesp Indígenas, E. P. até 1,5 SM

622,14

UFMA São Luís Vesp Indígenas, esc. pública

652,74

UFMG Pampulha Mat Ampla Concorrência

741,96

UFMG Pampulha Mat Cota racial, 1,5 SM

713,12

UFMG Pampulha Mat Cota racial. Renda livre

722,5

UFMG Pampulha Mat Esc. pública, 1,5 SM

703,88

UFMG Pampulha Mat Esc. pública, renda livre

734,7

UFMS Campo Grande Int Ampla Concorrência

671,95

UFMS Ponta Porã Int Ampla Concorrência

619,15

UFMS Campo Grande Int Cota racial, 1,5 SM

607,51

UFMS Ponta Porã Int Cota racial, 1,5 SM

582,83

UFMS Campo Grande Int Cota racial. Renda livre

636,26

UFMS Ponta Porã Int Cota racial. Renda livre

595,93

UFMS Campo Grande Int Esc. pública, 1,5 SM

636,84

UFMS Ponta Porã Int Esc. pública, 1,5 SM

595,65

UFMS Campo Grande Int Esc. pública, renda livre

660,18

UFMS Ponta Porã Int Esc. pública, renda livre

639,98

UFMT Cuiabá Int Ampla Concorrência

658,12

UFMT Barra do Garças Int Ampla Concorrência

614,58

UFMT Cuiabá Int Cota racial, 1,5 SM

596,14

UFMT Barra do Garças Int Cota racial, 1,5 SM

573,46

UFMT Cuiabá Int Cota racial. Renda livre

614,42

UFMT Barra do Garças Int Cota racial. Renda livre

579,74

UFMT Cuiabá Int Esc. pública, 1,5 SM

626,86

UFMT Barra do Garças Int Esc. pública, 1,5 SM

594,62

UFMT Cuiabá Int Esc. pública, renda livre

645,88

UFMT Barra do Garças Int Esc. pública, renda livre

610,16

UFOP Ouro Preto Int Ampla Concorrência

698,66

UFOP Ouro Preto Int Cota racial, 1,5 SM

658,35

UFOP Ouro Preto Int Cota racial. Renda livre

689,54

UFOP Ouro Preto Int Esc. pública, 1,5 SM

672,94

UFOP Ouro Preto Int Esc. pública, renda livre

695,4

UFPA Belém Vesp Ampla Concorrência

789,4

UFPA Belém Vesp Cota racial, 1,5 SM

678,24

UFPA Belém Vesp Cota racial. Renda livre

679,8

UFPA Belém Vesp Cota Regional

789,4

UFPB Mangabeira Int Ampla Concorrência

664,66

UFPB Rio Tinto Int Ampla Concorrência

612,26

UFPB Mangabeira Int Candidato com deficiência.

561,86

UFPB Rio Tinto Int Candidato com deficiência.

529,44

UFPB Mangabeira Int Cota racial, 1,5 SM

615,94

UFPB Rio Tinto Int Cota racial, 1,5 SM

585,14

UFPB Mangabeira Int Cota racial. Renda livre

621,24

UFPB Rio Tinto Int Cota racial. Renda livre

561,24

UFPB Mangabeira Int Esc. pública, 1,5 SM

627,94

UFPB Rio Tinto Int Esc. pública, 1,5 SM

577,46

UFPB Mangabeira Int Esc. pública, renda livre

648,8

UFPB Rio Tinto Int Esc. pública, renda livre

599,86

UFPEL Pelotas Int Ampla Concorrência

670,64

UFPEL Pelotas Int Cota racial, 1,5 SM

608,22

UFPEL Pelotas Int Cota racial. Renda livre

618,52

UFPEL Pelotas Int Esc. pública, 1,5 SM

640,36

UFPEL Pelotas Int Esc. pública, renda livre

671,04

UFPI Teresina Int Ampla Concorrência

673,89

UFPI Teresina Int Cota racial, 1,5 SM

635,45

UFPI Teresina Int Cota racial. Renda livre

637,79

UFPI Teresina Int Esc. pública, 1,5 SM

645,89

UFPI Teresina Int Esc. pública, renda livre

674,75

UFPR Curitiba Int Ampla Concorrência

724,7

UFPR Curitiba Int Cota racial, 1,5 SM

641,9

UFPR Curitiba Int Cota racial. Renda livre

757,76

UFPR Curitiba Int Esc. pública, 1,5 SM

671,78

UFPR Curitiba Int Esc. pública, renda livre

720,74

UFRJ Cid. Universitária Int Ampla Concorrência

768,93

UFRJ Cid. Universitária Int Cota racial, 1,5 SM

678,12

UFRJ Cid. Universitária Int Cota racial. Renda livre

698,6

UFRJ Cid. Universitária Int Esc. pública, 1,5 SM

704,88

UFRJ Cid. Universitária Int Esc. pública, renda livre

752,75

UFRPE Recife Vesp Ampla Concorrência

710,88

UFRPE Garanhuns Not Ampla Concorrência

710

UFRPE Recife Vesp Cota racial, 1,5 SM

652,75

UFRPE Garanhuns Not Cota racial, 1,5 SM

609,51

UFRPE Recife Vesp Cota racial. Renda livre

671,95

UFRPE Garanhuns Not Cota racial. Renda livre

618,15

UFRPE Garanhuns Not Cota Regional

710

UFRPE Recife Vesp Esc. pública, 1,5 SM

664,23

UFRPE Garanhuns Not Esc. pública, 1,5 SM

626,04

UFRPE Recife Vesp Esc. pública, renda livre

694,13

UFRPE Garanhuns Not Esc. pública, renda livre

631,72

UFRR Boa Vista Mat Ampla Concorrência

639,58

UFRR Boa Vista Mat Candidato com deficiência.

526,97

UFRR Boa Vista Mat Cota racial, 1,5 SM

583,61

UFRR Boa Vista Mat Cota racial. Renda livre

603,71

UFRR Boa Vista Mat Esc. pública, 1,5 SM

541,19

UFRR Boa Vista Mat Esc. pública, renda livre

646,01

UFRRJ Nova Iguaçu Vesp Ampla Concorrência

691,13

UFRRJ Nova Iguaçu Vesp Cota racial, 1,5 SM

646,39

UFRRJ Nova Iguaçu Vesp Cota racial. Renda livre

662,87

UFRRJ Nova Iguaçu Vesp Esc. pública, 1,5 SM

658,78

UFRRJ Nova Iguaçu Vesp Esc. pública, renda livre

681,86

UFS São Cristóvão Vesp Ampla Concorrência

657,64

UFS São Cristóvão Vesp Candidato com deficiência.

643,8

UFS São Cristóvão Vesp Cota racial, 1,5 SM

601

UFS São Cristóvão Vesp Cota racial. Renda livre

607,18

UFS São Cristóvão Vesp Esc. pública, 1,5 SM

609,3

UFS São Cristóvão Vesp Esc. pública, renda livre

619,92

UFSCAR Sorocaba Int Ampla Concorrência

732,58

UFSCAR São Carlos Int Ampla Concorrência

756,98

UFSCAR Sorocaba Int Cota racial, 1,5 SM

657,3

UFSCAR São Carlos Int Cota racial, 1,5 SM

670,34

UFSCAR Sorocaba Int Cota racial. Renda livre

684,63

UFSCAR São Carlos Int Cota racial. Renda livre

701,1

UFSCAR Sorocaba Int Esc. pública, 1,5 SM

681,95

UFSCAR São Carlos Int Esc. pública, 1,5 SM

686,25

UFSCAR Sorocaba Int Esc. pública, renda livre

708,7

UFSCAR São Carlos Int Esc. pública, renda livre

740,51

UFSJ São João del-Rei Int Ampla Concorrência

665,51

UFSJ São João del-Rei Int Cota racial, 1,5 SM

618,01

UFSJ São João del-Rei Int Cota racial. Renda livre

635,64

UFSJ São João del-Rei Int Esc. pública, 1,5 SM

640,79

UFSJ São João del-Rei Int Esc. pública, renda livre

662,16

UFT Palmas Int Ampla Concorrência

665,61

UFT Palmas Int Cota racial, 1,5 SM

629,72

UFT Palmas Int Cota racial. Renda livre

622,47

UFU Uberlândia Int Ampla Concorrência

731,98

UFU Uberlândia Int Cota racial, 1,5 SM

652,49

UFU Uberlândia Int Cota racial. Renda livre

645,74

UFU Uberlândia Int Esc. pública, 1,5 SM

686,01

UFU Uberlândia Int Esc. pública, renda livre

686,45

UFV Florestal Int Ampla Concorrência

661,18

UFV Viçosa Int Ampla Concorrência

707,26

UFV Florestal Int Cota racial, 1,5 SM

652,94

UFV Viçosa Int Cota racial, 1,5 SM

652,56

UFV Florestal Int Cota racial. Renda livre

617,08

UFV Viçosa Int Cota racial. Renda livre

680,52

UFV Florestal Int Esc. pública, 1,5 SM

642,4

UFV Viçosa Int Esc. pública, 1,5 SM

697,64

UFV Florestal Int Esc. pública, renda livre

654,26

UFV Viçosa Int Esc. pública, renda livre

675,2

UNB Brasília Int Ampla Concorrência

736,6

UNB Brasília Int Cota Racial

697,57

UNB Brasília Int Cota racial, 1,5 SM

659,68

UNB Brasília Int Cota racial. Renda livre

690,8

UNB Brasília Int Esc. pública, 1,5 SM

704,03

UNEMAT Alto Araguaia Not Ampla Concorrência

603,82

UNEMAT Vale do Rio Bugres Not Ampla Concorrência

608,21

UNEMAT Cuiabá Int Ampla Concorrência

610,07

UNEMAT Alto Araguaia Not Cota racial

560,31

UNEMAT Vale do Rio Bugres Not Cota racial

562,6

UNEMAT Cuiabá Int Cota racial

559,75

UNEMAT Alto Araguaia Not Cota racial Esc. Pública

585,02

UNEMAT Vale do Rio Bugres Not Cota racial Esc. Pública

582,77

UNEMAT Cuiabá Int Cota racial Esc. Pública

587,51

UNIFAL-MG Alfenas Int Ampla Concorrência

686,85

UNIFAL-MG Alfenas Int Cota racial, 1,5 SM

623,91

UNIFAL-MG Alfenas Int Cota racial. Renda livre

646,69

UNIFAL-MG Alfenas Int Esc. pública, 1,5 SM

656,18

UNIFAL-MG Alfenas Int Esc. pública, renda livre

670,49

UNIFEI Itajubá Int Ampla Concorrência

701,02

UNIFEI Itajubá Int Cota racial, 1,5 SM

638,19

UNIFEI Itajubá Int Cota racial. Renda livre

644,53

UNIFEI Itajubá Int Esc. pública, 1,5 SM

700,79

UNIFEI Itajubá Int Esc. pública, renda livre

690,08

UNIOESTE Cascavel Int Ampla Concorrência

662,72

UNIOESTE Foz do Iguaçu Int Ampla Concorrência

667,35

UNIOESTE Cascavel Int Cota racial esc. pública

643,72

UNIOESTE Foz do Iguaçu Int Cota racial esc. pública

640,48

UNIPAMPA Alegrete Not Ampla Concorrência

638,42

UNIPAMPA Alegrete Not Candidato com deficiência.

594,1

UNIPAMPA Alegrete Not Cota racial, 1,5 SM

599,92

UNIPAMPA Alegrete Not Cota racial. Renda livre

513,9

UNIPAMPA Alegrete Not Esc. pública, 1,5 SM

614,48

UNIPAMPA Alegrete Not Esc. pública, renda livre

620,62

UTFPR Ponta Grossa Int Ampla Concorrência

697,63

UTFPR Medianeira Vesp Ampla Concorrência

660,37

UTFPR Ponta Grossa Int Cota racial, 1,5 SM

623,44

UTFPR Medianeira Vesp Cota racial, 1,5 SM

601,31

UTFPR Ponta Grossa Int Cota racial. Renda livre

636,74

UTFPR Medianeira Vesp Cota racial. Renda livre

616,16

UTFPR Ponta Grossa Int Esc. pública, 1,5 SM

645,39

UTFPR Medianeira Vesp Esc. pública, 1,5 SM

619,34

UTFPR Ponta Grossa Int Esc. pública, renda livre

672,21

UTFPR Medianeira Vesp Esc. pública, renda livre

636,68

IFBAIANO Senhor do Bonfim Not Ampla Concorrência

630,12

IFBAIANO Senhor do Bonfim Not Candidato com deficiência.

527,48

IFBAIANO Senhor do Bonfim Not Cota racial, 1,5 SM

595,46

IFBAIANO Senhor do Bonfim Not Cota racial. Renda livre

594,5

IFBAIANO Senhor do Bonfim Not Esc. pública, 1,5 SM

597,16

IFBAIANO Senhor do Bonfim Not Esc. pública, renda livre

615,54

UEPB Campina Grande Not Ampla Concorrência

672,47

UEPB Campina Grande Vesp Ampla Concorrência

691,98

UEPB Campina Grande Vesp Cota racial regional

631,09

UEPB Campina Grande Not Cota racial regional

642,19

UFG Goiânia Int Ampla Concorrência

700,08

UFG Goiânia Int Cota racial, 1,5 SM

635,68

UFG Goiânia Int Cota racial. Renda livre

673,88

UFG Goiânia Int Esc. pública, 1,5 SM

649,12

UFG Goiânia Int Esc. pública, renda livre

689,24

UTFPR Campo Mourão Int Ampla Concorrência

672,06

UTFPR Campo Mourão Int Cota racial, 1,5 SM

604,91

UTFPR Campo Mourão Int Cota racial. Renda livre

615,31

UTFPR Campo Mourão Int Esc. pública, 1,5 SM

634,81

UTFPR Campo Mourão Int Esc. pública, renda livre

657,82

As notas de corte da UFPA não foram consideradas. AInstituição colocou poucas vagas em disputa pelo Sistema de Seleção Unificada em janeiro de 2014.

Dica 3 – Tirar uma boa nota da Redação faz toda a diferença no Enem e também no vestibular. Você tem facilidade com a Redação? Se você quer aprender um pouco mais e melhorar o seu desempenho, veja aqui quais são as 5 competências essenciais que são observadas na hora de corrigir a Redação. Veja o conteúdo, assista às aulas gratuitas, e aumente as suas chances:  http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competencias
João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

The post Ciências da Computação: Notas de Corte Sisu 2014 – Graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Como otimizar seu tempo durante a prova do Enem e do Vestibular

Posted: 24 Sep 2014 04:34 PM PDT

Além de manter o foco e de muito estudo, alcançar um bom desempenho nas provas do Enem ou do Vestibularexige de você outras competências para ter sucesso. Como, por exemplo, manter o controle emocional na hora de fazer os exames.  Veja no post 7 dicas indispensáveis para detonar no Enem, preparadas pela equipe do www.segredosenem.com.br

tempo durante a prova do Enem

Para fazer uma boa prova o ideal é ter uma estratégia bem traçada para os dias de exame. Pois, de nada adianta você ficar meses estudando e deixar o nervosismo tomar conta bem na hora da prova e estragar todo o seu esforço, não é verdade?

É por isso que, além de estudar para o Enem e de se preparar com antecedência, é preciso também ter uma estratégia para fazer a prova, já que se trata de um exame com muitas questões que, de quebra, são longas e exigem muita leitura por parte do candidato.

Dica do Blog – Veja aqui uma dica do Blog do Enem para você superar o medo e a ansiedade nos dias de prova: http://blogdoenem.com.br/superar-medo-ansiedade-enem-vestibular

Então, se você for fazer a prova e ficar perdendo tempo em uma questão, vai acabar não resolvendo as outras com calma. Você pode se perder no meio do exame e, pior: pode não dar tempo de marcar o gabarito corretamente. Isso leva todo o seu esforço por água abaixo. E já aconteceu com muita gente!

Enem

É comum se ver em sites e blogs que, durante a prova do Enem, você tem uma média de 3 minutos para resolver cada questão. Mas, na prática, o buraco é mais embaixo.

Pense: No domingo (segundo dia de prova), se você fizer a redação em uma hora, vão sobrar quatro horas e meia para resolver as outras 90 questões, além do tempo extra que você irá precisar para passar todas elas corretamente para o gabarito.

Por isso, o ideal é ser mais rápido! Se você diminuir e gastar dois minutos e meio em cada questão, vai conseguir terminar a prova em 3h45 e vão sobrar 45 minutos. Assim, sobra tempo para preencher o gabarito (que leva cerca de 20 minutos) com calma. E, de quebra, dá para tentar resolver aquelas questões que deram duvida e que você pulou para ganhar tempo durante a prova.

Dica do Blog – Revise os temas que mais mais caem nas provas do Enem com a coleção de Apostilas Enem Gratuitas que o Blog separou para você. Dicas para todas as matérias, inclusive Redação: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis

Como vou controlar o meu tempo de prova se nem relógio eu posso levar para a sala na prova do Enem?

Simples: os fiscais da prova fazem uma linha do tempo no quadro, que é dividida de meia em meia hora. Seguindo a lógica de 2 minutos e meio em cada questão, em 30 minutos você irá resolver 12 questões. Com 1h de prova, 24 questões, em 2h, 48 questões e assim por diante.

Ou seja, seguindo essa lógica, fica bem mais simples se policiar na hora da prova e não perder tempo, especialmente para que você possa preencher ao final o gabarito sem pressa e sem erros.

Enem

Se você já está estudando firme para a prova do Enem, pode usar essa estratégia tranquilamente para conseguir ir bem e tirar uma boa nota, já que esse esquema impede que o candidato se perca e fique sem saber se está resolvendo as questões rapidamente ou não.

Isso acontece porque, durante uma avaliação tão longa, é comum que a pessoa perca a noção de tempo e acabe chutando várias questões na reta final, por falta de gerenciamento do tempo durante a prova.

Enem

Como consequência, o candidato acaba preenchendo o gabarito depressa demais, o que pode gerar erros e, até mesmo a anulação da questão, o que acontece quando a pessoa marca duas alternativas na mesma pergunta. Esse é um típico deslize de quem está com o tempo contado e marca o gabarito com muita pressa.

Dica do Blog – Já escolheu o curso que você pretende fazer quando entrar para a universidade? Veja aqui as melhores dicas sobre profissões e o mercado de trabalho. Tem tudo no Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem. http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes

Para treinar a estratégia de fazer cada questão da prova do Enem em dois minutos e meio, a sugestão é que você pegue algumas provas anteriores do Enem e vá resolvendo cada uma delas seguindo essa tática.

Obviamente que não é fácil resolver questões tão longas em apenas dois minutos e meio. Mas, quanto mais você treinar isso com as provas anteriores, melhor vai ser e a pessoa naturalmente vai pegando o jeito e fazendo a prova cada vez mais rápido.

E, quanto mais você treina, conhece a prova, o estilo das questões e coloca em prática a estratégia, maiores serão as suas chances de tirar uma ótima nota na próxima prova do Enem!

Post escrito por Danielle Batista, da equipe do site que oferece o curso Segredos do Enem, como uma colaboração para o Blog do Enem. Conheça o curso Segredos do Enem aqui:  www.segredosenem.com.br.

The post Como otimizar seu tempo durante a prova do Enem e do Vestibular appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Recursos Humanos: Notas de Corte Sisu 2014 no curso de graduação

Posted: 24 Sep 2014 03:39 PM PDT

Administrar bem uma empresa é sobretudo saber gerir as pessoas que nela trabalham. As teorias modernas de administração destacam que o capital humano é um patrimônio fundamental nas empresas públicas ou privadas. É disso que trata o curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos.

A oferta nas universidades públicas é bem pequena. Apenas três instituições ofereceram o curso , o que aumenta a disputa por uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Vagas apenas no Piauí, em São Paulo, e Minas Gerais. Veja tabela abaixo.

Recursos Humanos - Sisu 2014

Dica 1 –Gerir Pessoas está entra as suas escolhas para a futura profissão? Antes de se decidir procure aqui as melhores e as piores opções no mercado de trabalho no Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem:  http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes

As três maiores notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos foram registradas na seguinte ordem, considerando todas as instituições ofertantes:  1º lugar nacional para a disputa na cidade de Belo Horizonte, para o curso da Universidade Estadual de Minas Gerais, com 718,34 pontos pelo Enem.

2º lugar para a disputa às vagas na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, para o curso do Instituto Federal de São Paulo, com 638,96 pontos pelo Enem. E, 3º lugar para a disputa em Teresina, capital do Estado do Piauí, para o curso de Gestão de Recursos Humanos da UFPI, com 629,12 pontos. Veja tabela completa abaixo.

Dica 2 – Aumente suas chances no Enem e no vestibular. Estude com Apostilas Enem Gratuitas, disponíveis no Blog do Enem, para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis

A menor nota de corte nacional pelo Sisu 2014 para o curso de Gestão de Recursos Humanos foi na Universidade Federal do Piauí, na disputa entre candidatos cotistas com 574,96 pontos.

Tabela geral – notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos.

Gestão de Recursos Humanos – Nota de Corte Sisu 2014 – Graduação

Instituição

Câmpus

Turno

Disputa – janeiro 2014

Nota de Corte

IFPI Teresina Not Ampla Concorrência

633,04

IFPI Teresina Not Candidato com deficiência.

574,96

IFPI Teresina Not Cota racial, 1,5 SM

602,64

IFPI Teresina Not Cota racial. Renda livre

605,02

IFPI Teresina Not Esc. pública, 1,5 SM

602,96

IFPI Teresina Not Esc. pública, renda livre

629,12

IFSP Sertãozinho Not Ampla Concorrência

638,96

IFSP Sertãozinho Not Cota racial esc. pública

622,14

IFSP Sertãozinho Not Cota racial, 1,5 SM

612,22

IFSP Sertãozinho Not Cota racial. Renda livre

628,26

IFSP Sertãozinho Not Esc. pública, 1,5 SM

615,46

IFSP Sertãozinho Not Esc. pública, renda livre

630,68

UEMG Belo Horizonte Not Ampla Concorrência

718,35

UEMG Belo Horizonte Not Cota Afrodescendentes

694,29

UEMG Belo Horizonte Not Cota Deficiência/Indígena

636,69

UEMG Belo Horizonte Not Cota racial esc. pública

697,45

Dica 3 – Tirar uma boa nota da Redação faz toda a diferença no Enem e também no vestibular. Você tem facilidade com a Redação? Se você quer aprender um pouco mais e melhorar o seu desempenho, veja aqui quais são as 5 competências essenciais que são observadas na hora de corrigir a Redação. Veja o conteúdo, assista às aulas gratuitas, e aumente as suas chances:  http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competencias
João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

The post Recursos Humanos: Notas de Corte Sisu 2014 no curso de graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!