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Educação Física – Notas de Corte Sisu 2014 – curso de graduação Posted: 29 Sep 2014 06:24 PM PDT Cuidar do corpo está em alta no mundo todo. As atividades planejadas e supervisionadas fazem parte do bem-viver em todas as fases da existência. As oportunidades de trabalho e renda estão nas escolas, academias, nos esportes, nas empresas, e em programas inovadores criador por quem tem a vertente do empreendedorismo. Fazer o curso de graduação em Educação Física está nos seus planos? Vejaao final do post todas as notas de corte no Sisu ao final do post. Dica 1 – Já escolheu a sua profissão? Ainda não? Veja aqui as melhores e as piores alternativas no mercado de trabalho consultando o Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoesAs quatro maiores notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Educação Física tiveram na liderança as seguintes universidades: 1º lugar -UFMG; Pampulha; Matutino; Ampla Concorrência; 700,86 pontos pelo Enem. 2º lugar – UFRJ; Cid. Universitária; Turno Integral; Ampla Concorrência; 699,02 pontos. 3º lugar -UFPR; Curitiba; Integral; Esc. pública, renda livre; 698,40 pontos. 4º lugar – UFRJ; Cid. Universitária; Not; Ampla Concorrência; 695,07 pontos pelo Enem. Estes foram osquatro cursos campeões em notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Educação Física.Veja na tabela o quadro completo. Dica 2 – Aumente suas chances no Enem e no vestibular. Estude com Apostilas Gratuitas, disponíveis no Blog do Enem, para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratisA menor nota de corte geral para o curso de graduação em Educação Físicaem todo o País foi de 450,90 pontos pelo Enem. Esta pontuação foi registrada entre os candidatos a ingressar no curso do câmpus da cidade de São Cristóvão, na Universidade Federal de Sergipe.
Dica 3 – Tirar uma boa nota da Redação é tudo de bom para você arrancar na frente no Enem ou no Vestibular. Confira aqui as cinco competênciasque os avaliadores vão observar para corrigir o seu texto: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competenciasPost de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br The post Educação Física – Notas de Corte Sisu 2014 – curso de graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Botânica – Aula de Revisão Biologia Enem Posted: 29 Sep 2014 06:20 AM PDT Botânica Ramo da Biologia responsável pelo estudo das plantas (reino Plantae ou Metaphyta). A classificação botânica considera uma ordem de complexidade das estruturas e de evolução das plantas. No reino Plantae, incluem-se algumas algas e todos os outros vegetais. Este reino é agrupado em 12 divisões, mas pode-se separar as plantas em quatro grupos principais que abrangem cerca de 350.000 espécies descritas: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Características gerais de plantas
Briófitas Representantes Musgos, hepáticas e antóceros. Hábitat e características gerais São vegetais de pequeno porte que habitam principalmente solos úmidos e ambientes sombreados. Espécies predominantemente terrestres, com algumas dulcícolas e sem registros de espécies marinhas. São vegetais sem vascularização (atraqueófitos). A água é transportada de forma relativamente lenta, por difusão celular. Dica 1 – Relembre as principais características dos Cordados nesta aula preparatória para prova de Biologia Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/cordados-biologia-enem/Os musgos possuem rizóides (filamentos) para fixação e absorção de água e sais minerais do ambiente. Possuem também filóides clorofilados e um caulóide delicado. Já as hepáticas crescem deitadas junto ao solo. Os antóceros são talosos. Ciclo reprodutivo As briófitas geralmente são dióicas, não possuem flores, sementes ou frutos. Os gametas dependem da água para que haja fecundação. Reproduzem-se por alternância de gerações. Há uma fase haplóide, produtora de gametas (gametófito). O gametófito é a fase mais desenvolvida e duradoura, faz o ciclo sexuado, permanecendo vivo após a produção dos gametas. A outra fase é diplóide, produtora de esporos (esporófito). O esporófito faz o ciclo assexuado e degenera após produzir e liberar os esporos. O gametófito possui rizóides, caulóides e filóides clorofilados. Já o esporófito não tem clorofila, possui uma haste cujo ápice se diferencia na cápsula onde os esporos são produzidos. O órgão de reprodução do musgo é o gametângio, produzido no ápice do gametófito. O gametângio pode ser: anterídio – masculino, produtor de gametas pequenos, biflagelados e móveis (anterozóides); ou arquegônio – feminino, produtor de gametas grandes e imóveis (oosferas). Os gametófitos (n) sexualmente maduros produzem gametângios, nos quais são produzidos os gametas (n). Os anterozóides dos musgos masculinos chegam ao musgo feminino sendo transportados por borrifos de chuva, então nadam até o arquegônio. A fecundação do anterozóide (n) na oosfera (n) ocorre no arquegônio e forma o zigoto (2n). O zigoto se desenvolve sobre o gametófito feminino (n) e origina o esporófito (2n) produtor de esporos. Os esporos (n) são produzidos por meiose dentro da cápsula e são liberados no ambiente. Cada esporo germina e brotos são formados, denominados protonemas. O protonema pode ser feminino ou masculino e origina um novo gametófito, que reinicia o ciclo. Classificação
Pteridófitas Representantes Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas. Hábitat e características gerais Vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados. São vegetais terrestres de porte elevado, podendo chegar a vários metros de altura. São diferenciados em raízes, caules e folhas. O caule é geralmente subterrâneo, com desenvolvimento horizontal. Em algumas pteridófitas, como os xaxins, o caule é aéreo. Possuem tecidos especializados de transporte (traqueófitos). Em geral, cada folha desses vegetais se divide em muitas partes menores chamadasfolíolos. Ciclos reprodutivos São vegetais dióicos que não possuem flores, sementes e frutos. Reproduzem-se por alternância de gerações e dependem de água para a fecundação. Nas pteridófitas o esporófito é que possui cloroplastos, é complexo e duradouro. Sendo assim, a samambaia (2n) é uma planta assexuada produtora de esporos. Já o gametófito é transitório e independente. Dica 2 – Estude sobre a fisiologia e as classificações dos Artrópodes e dos Equinodermos. Saiba tudo sobre essas espécies do Reino Animal nesta aula de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/artropodes-e-equinodermos-biologia-enem/Nas épocas de reprodução, formam-se ossoros na superfície inferior das folhas das samambaias. Em cada soro, são produzidos inúmeros esporos (n) por meiose. Os esporos amadurecem e os soros se abrem, para que caiam no ambiente. Cada esporo liberado pode germinar e originar um protalo (n), que é uma planta sexuada, produtora de gametas. Assim o protalo é o gametófito, que contém anterídeos ou arquegônios onde se formam anterozóides (n) eoosferas (n) respectivamente. No interior do protalo, existe água em quantidade suficiente para que o anterozóide se desloque em direção à oosfera para fecundação. O zigoto (2n) formado se desenvolve e origina o embrião. O embrião, então, se desenvolve e forma uma nova samambaia (2n), que é um novo esporófito que reinicia o ciclo assexuado. Classificação
Gimnospermas Representantes Pinheiros, sequóias e ciprestes. Hábitat e características gerais As gimnospermas são vegetais traqueófitos, tipicamente terrestres e vivem preferencialmente em ambientes frios ou temperados. Possuem grande porte, podendo ultrapassar 90 metros de altura. A maioria das gimnospermas não perdem suas folhas no outono e inverno, são alongadas como agulhas e recobertas por uma camada dura e impermeável. As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadasestróbilos (unissexuados), que quando bem desenvolvidos são conhecidos como cones. Ciclos reprodutivos Reproduzem-se por alternância de gerações, mas independem da água para a fecundação. Há produção de sementes nuas, originadas nos estróbilos femininos, mas não encerradas em frutos. Dica 3 – Você sabia que a minhoca é um anelídeo? Revise sobre os Anelídeos e os Moluscos em mais esta aula preparatória para a prova de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/anelideos-e-moluscos-biologia-enem/Existem plantas que possuem apenas os estróbilos masculinos e não possuem estróbilos femininos e vice-versa. Mas os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta. O estróbilo masculino produz pequenos esporos chamadosgrãos de pólen e o feminino produz óvulos que abrigam megásporos. O estróbilo masculino se abre e o vento transporta grande quantidade de grãos de pólen até o estróbilo feminino. Então, cada grão de pólen pode formar um tubo polínico, onde se origina o gameta masculino, chamado núcleo espermático. No interior de cada óvulo, um megásporo se desenvolve e forma arquegônio. No arquegônio está a oosfera, o gameta feminino. Um zigoto é formado após a fecundação e se desenvolve, originando um embrião. O embrião vai se formando e o óvulo se transforma em semente. A semente quando colocada na natureza por algum agente disseminador, pode germinar e originar uma nova planta. Classificação
Angiospermas Representantes Cana-de-açúcar, milho, arroz, trigo, aveias, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, bromélias, orquídeas, feijão, amendoim, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico, pau-brasil, ipê, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, café, girassol e margarida. Hábitat e características gerais São plantas vasculares. Principais produtores de matérias orgânicas nos ecossistemas terrestres, sendo fonte de alimento para diversos animais. Ciclos reprodutivos As angiospermas possuem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Reproduzem-se por alternância de gerações onde a planta adulta é o esporófito (2n) que origina o gametófito masculino maduro (tubo polínico) e feminino (saco embrionário). Não dependem da água para fazer fecundação, pois o tubo polínico transporta os gametas masculinos até a oosfera. As flores coloridas e perfumadas são formadas por: pedúnculo, receptáculo e verticilos florais (cálice, corola, androceu e gineceu). No interior da antera, existem os microsporângios onde a célula-mãe forma os micrósporos por meiose. Cada micrósporo (n) origina um grão de pólen, que é o gametófito masculino. Dentro do grão de pólen estão a célula geradora e a célula vegetativa (formadora do tubo). No interior do ovário está o óvulo, cuja célula-mãe forma o megásporo (n) por meiose. Esse esporo sofre divisões e origina oito células haplóides que formam o saco embrionário, que é o gametófito feminino. O grão de pólen é levado por agentes polinizadores até o estigma, onde germina e forma o tubo polínico contendo os gametas masculinos. A célula geradora dividi-se para formar dois núcleos espermáticos. Um fecunda a oosfera e forma o zigoto, enquanto o outro fecunda os dois núcleos polares e forma a célula-mãe do albúmen. Essa célula triplóide sofre mitoses e origina o endosperma que vai nutrir o embrião. O embrião se desenvolve no óvulo cujos tecidos perdem água e formam a semente que originará uma nova planta. As paredes do ovário hipertrofiam para formar o fruto. Classificação Os cotilédones são folhas modificadas e estão associadas com a nutrição das células embrionárias que vão originar a nova planta. Assim, as angiospermas podem ser classificadas como monocotiledôneas (um cotilédone) ou dicotiledôneas (dois cotilédones).
Saiba mais sobre Botânica nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios Questão 01 (UDESC 2008) O Reino Plantae é constituído por diferentes grupos de plantas, nos quais se encontram as Briófitas (filo/divisão Bryophyta) e as Pteridófita (filo/divisão Pterophyta). A respeito dessas plantas, assinale a alternativa incorreta. a) Na reprodução das Briófitas e Pteridófitas, a meiose ocorre para formação de esporos. b) Briófitas e Pteridófitas possuem um sistema eficiente de vasos condutores de seiva. c) Briófitas e Pteridófitas dependem da água para a reprodução, pois seus gametas são flagelados. d) Briófitas e Pteridófitas apresentam alternância de gerações, sendo as gerações duradouras as gametofídicas e esporofídicas, respectivamente. e) Pteridófitas possuem raízes, caule e folhas verdadeiras, enquanto as Briófitas possuem rizoides, cauloides e filoides Questão 02 (UMC-SP) Utilizando-se de uma das alternativas, complete corretamente o texto a seguir. "As samambaias desenvolvem, do lado inferior das folhas maduras, formações escuras, denominadas soros e que são constituídas por reuniões de esporângios. Os esporângios produzem esporos, que, caindo em lugar favorável, desenvolvem-se originando uma pequena planta": a) haploide, que é o esporófito. b) haploide, que é o prótalo. c) diploide, que e o prótalo. d) diploide, que é o esporófito. e) diploide, que o gametófito. Questão 03 (UFSC 2011) A coberturavegetaloriginal doestado de Santa Catarina compreende dois tipos de formação:florestasecampos. Asflorestas, que ocupavam 65% doterritório catarinense, foram bastante reduzidas por efeito de devastação. As florestas nas áreas doplanalto serrano apresentam-se sob a forma deflorestasmistas deconíferas (araucárias) elatifoliadase, na baixada e encostas da Serra do Mar, apenas comofloresta latifoliada. Oscampos ocorrem como manchas dispersas no interior dafloresta mista. Os mais importantes são os de São Joaquim, Lages, CuritibanoseCampos Novos. Texto adaptado de: ATLAS ESCOLAR DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado deCoordenação Geral e Planejamento. Subsecretaria de Estudos Geográficos e Estatísticos. Rio de Janeiro: Aerofoto Cruzeiro, 1991. p. 26. Imagem disponível em: http://www.plantasonya.com.br/dicas-e-curiosidades/gimnospermas.htmlAcesso em: 14 set. 2010. A foto mostra e o texto cita as coníferas (araucárias), uma representante do grupo das gimnospermas. Sobre este grupo, é correto afirmar que: 01 – o grupo das gimnospermas é evolutivamente mais recente do que o grupo das angiospermas. 02 – ao longo do processo evolutivo das plantas, as gimnospermas apresentaram uma novidade evolutiva em relação às pteridófitas: a presença de sementes. 04 – outra novidade importante apresentada pelas gimnospermas em relação ao grupo das pteridófitas ocorre no processo da fecundação. Este, nas gimnospermas, é independente da presença de água no estado líquido. 08 – as araucárias são plantas monoicas, isto é, plantas que possuem em um mesmo indivíduo flores masculinas e femininas. 16 – o processo de polinização das gimnospermas é dependente de insetos e pássaros, os quais são atraídos pelos nectários na base de suas flores. 32 – as coníferas são vegetais que não atingem grandes alturas (com altura média de 10 metros), com exceção das araucárias. Questão 04 (UNICAMP) A polinização é o processo de transferência do grão de pólen até as proximidades do gametófito feminino. Após o processo de polinização, os dois gametas masculinos produzidos pelas angiospermas fecundam: a) Oosfera e célula média. b) Oosfera e endosperma. c) Óvulo e célula média. d) Oosfera e endosperma secundário. Questão 05 (PUC-SP) Analise as seguintes características apresentadas pelas plantas: I. As folhas, ricas em cloroplastos, garantem a realização da fotossíntese. II. A ocorrência de meiose para a produção de esporos garante a variabilidade genética dos futuros gametófitos, dos gametas originados por essa geração haploide e dos futuros esporófitos. III. O sistema vascular, composto por xilema e floema, garante a distribuição de substâncias por todo o corpo da planta. Associando um pinheiro (gimnosperma) e uma samambaia (pteridófita) às características é correto afirmar que: a) Um pinheiro apresenta apenas as características I e II. b) Uma samambaia apresenta apenas as características II e III. c) Um pinheiro e uma samambaia apresentam as características I, II e III. d) Um pinheiro e uma samambaia apresentam apenas as características I e III. e) Um pinheiro apresenta apenas a característica III, enquanto uma samambaia apresenta apenas a característica II.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
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Geometria Analítica – Aula de Matemática Enem Posted: 29 Sep 2014 05:48 AM PDT Geometria Analítica Distância entre dois pontos: Ponto Médio: Área do Triângulo: Equação Reduzida da Reta: m = coeficiente angular n = coeficiente linear Equação Geral da Reta: Retas paralelas: Sejam as retas e Serão paralelas se Retas perpendiculares: Sejam as retas e Serão perpendiculares se Exercício Resolvido 1. (Ufpr 2012) Na figura abaixo estão representados, em um sistema cartesiano de coordenadas, um quadrado cinza de área 4 unidades, um quadrado hachurado de área 9 unidades e a reta r que passa por um vértice de cada quadrado. Nessas condições, a equação da reta r é: a) b) c) d) e) Resposta da questão 1: [A] O quadrado cinza tem lado medindo 2 e o quadrado hachurado tem lado medindo 3. Observe a figura: Coeficiente angular da reta r: logo, a equação reduzida da reta r será: que é equivalente à equação: 2. (Upe 2011) Sobre a equação reduzida da reta que intercepta o eixo y no ponto (0,4) e o eixo x no ponto (2,0), é correto afirmar que o coeficiente angular a) da reta será um número positivo ímpar. b) da reta será um número positivo par. c) da reta será um número negativo cujo módulo é um número ímpar. d) da reta será um número negativo cujo módulo é um número par. e) da reta é nulo. Resposta da questão 2: [D] m = Número negativo, cujo módulo é um número par. 3. (Ufmg 2010) Os pontos A = (0, 3), B = (4, 0) e C = (a, b) são vértices de um triângulo equilátero no plano cartesiano. Considerando-se essa situação, é CORRETO afirmar que a) b) c) d) Resposta da questão 3: [B] Saiba mais sobre Geometria Analítica nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios Questão 1 (Ifsul 2011) A equação da reta, representada no gráfico abaixo, é: a) b) c) d) Dica 1 – Revise sobre as Funções Trigonométricas em mais esta aula preparatória para prova de Matemática Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/funcoes-trigonometricas-matematica-enem/Questão 2 (Unemat 2010) Dada a equação de reta (s): 2x – y +1 = 0 , a equação de reta paralela a s pelo ponto P(1,1) será: a) 2x – y = 0 b) 2x + y +1 = 0 c) 2x + y -1 = 0 d) 2x – y -1 = 0 e) 2x – y + 2 = 0 Dica 2 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise sobre Trigonometria para garantir a sua nota na prova de Matemática Enem! – http://blogdoenem.com.br/trigonometria-matematica-enem/Questão 3 (Ibmecrj 2009) Considere o triângulo ABC, onde A (2, 3), B (10, 9) e C (10, 3) representam as coordenadas dos seus vértices no plano cartesiano. Se M é o ponto médio do lado AB, então, a medida de MC vale: a) 2 b) 3 c) 5 d) 3 e) 6 Dica 3 – Revise sobre Logaritmos: Equação e Função em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude conosco e fique pronto para o Exame! – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-equacao-e-funcao-matematica-enem/Questão 4 (Puc-rio 2009) Calcule a área do triângulo de vértices A = (1,2), B = (2,4) e C = (4,1). a) b) 3 c) d) 4 e) Questão 5 (G1 – cftsc 2008) Se o ponto P(2,k) pertence à reta de equação 2x + 3y – 1 = 0, então o valor de k é: a) 1. b) 0. c) 2. d) -1. e) -2.
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