quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Gravitação Universal – Parte 2 – Aula de Física Enem

Posted: 17 Sep 2014 07:15 PM PDT

Gravitação Universal

Física Enem

Lei da gravitação universal

Em 1687, com a publicação de Princípios matemáticos da Filosofia Natural, Isaac Newton (1642 – 1727) lançou as bases da Física Clássica, propondo a lei da atração gravitacional para explicar o movimento dos planetas em torno do Sol. Segundo diz a lenda, uma maçã caiu sobre a cabeça de Newton enquanto ele descansava embaixo de uma macieira. Nesse momento, ele compreendeu que as leis que regiam as interações dos corpos aqui na Terra eram as mesmas que nos céus; o porquê da queda de um corpo poderia ser explicado da mesma forma do porquê um planeta gira em torno do Sol.

Em seu livro, Newton estabelece a lei da gravitação universal, o qual segundo esta lei, matéria atrai matéria na razão direta do produto entre suas massas e na razão inversa do quadrado da distância que as separa. A equação que relaciona a força de atração entre dois corpos de massa m1 e m2 e separadas por uma distância d é dada por:

6249.png

onde G é denominada constante de gravitação universal, e no SI, temo, G = 6,67∙10-11 N∙m2/kg2.

figura_17.jpg

Campo gravitacional

Todo corpo material, no espaço ao seu redor, se origina um campo de forças denominado campo gravitacional. Embora não possamos ver ou tocar, podemos sentir seus efeitos. Um exemplo disso são os corpos que entram no campo gravitacional da Terra, como pequenos cometas, que ao passarem próximos a ela, são atraídos e muitas vezes entram na atmosfera. O campo gravitacional (g) depende da distância (d) ao centro de massa do corpo, e da sua massa (m), podendo ser calculada pela seguinte expressão:

6256.png

Corpos em órbitas circulares

Para que um corpo se mantenha em uma órbita em torno de um planeta ou uma estrela, é necessário que a força centrípeta, que é a responsável por manter esse corpo em um movimento circular uniforme, seja igual à força gravitacional de atração entre o corpo e o planeta. Desta forma, para que estas forças estejam em equilíbrio, é necessário que o corpo tenha uma específica velocidade, que irá depender da massa do planeta (m), e da distância dos centros de massa do corpo e do planeta (d). Esta velocidade é chamada de velocidade de órbita, e é calculada através da equação:

6263.png

figura_18.jpg

A imagem acima é da EEI (Estação Espacial Internacional), um laboratório espacial em construção desde 1998, numa colaboração conjunta de diversos países do mundo, entre eles o Brasil. Esta estação encontra-se em órbita a uma altura de 340 km, o que possibilita ser vista a olho nu, e viaja a uma velocidade média de 27.700 km/h, completando 15,77 órbitas por dia.

Velocidade de escape

Quando jogamos uma pedra para o alto, ela normalmente sobe uma certa altura e depois cai. Se jogarmos novamente com mais força ela irá subir desta vez mais alto, e ainda assim cair. Será que em algum momento poderíamos jogar esta pedra com uma velocidade que ela não viesse a cair? Sim, podemos fazer isso, e quando atingimos essa velocidade, nós estamos lançando a pedra com o que chamamos de velocidade de escape.

Dica 1 – Relembre sobre a Gravitação Universal (Parte 1) em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/gravitacao-universal-fisica-enem/

Um corpo, próximo de um planeta de massa m, a uma distância d do centro de massa do planeta, poderá escapar do seu campo gravitacional se lançado com a seguinte velocidade:

6275.png

Saiba mais sobre Gravitação Universal nesta aula do canal Exercitah Questões, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

(UFMG) Para um observador no interior de uma nave espacial em órbita em torno da Terra, os objetos do interior da nave parecem flutuar no espaço. Indique a alternativa que apresenta a melhor explicação para esse fenômeno.

figura_19.jpg

a) A força gravitacional que atua sobre a nave é anulada pela força centrípeta.

b) A força gravitacional que atua sobre a nave é anulada pela força exercida pelo motor da nave.

c) A nave espacial está sujeita a forças gravitacionais muito pequenas.

d) A nave espacial se movimenta numa região do espaço onde existe vácuo.

e) Os objetos dentro da nave espacial e a nave têm a mesma aceleração.

Dica 2 – Dica 1 – Revise sobre Conservação e dissipação da energia nesta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/conservacao-dissipacao-da-energia-fisica-enem/

Questão 02

Sabe-se que Marte tem massa aproximadamente 10 vezes menor que a da Terra, que a aceleração da gravidade na superfície da Terra é aproximadamente 2,5 vezes maior que a de Marte e admite-se que os dois planetas têm forma esférica. Sendo RM e RT, respectivamente, os raios de Marte e da Terra, determine a razão

6286.png

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Dica 3 – Relembre tudo sobre os princípios da Eletrostática nesta aula de revisão para a prova de Física Enem. Fique preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio!  – http://blogdoenem.com.br/os-principios-da-eletrostatica-fisica-enem/

Questão 03

Imagine que desapareça repentinamente a força de gravitação entre a Terra e o Sol, e que seja desprezível a força de atração de qualquer outro astro sobre ela. Então a Terra:

a) continuará girando em torno do Sol.

b) ficará parada em relação ao Sol.

c) passará a deslocar-se em movimento retilíneo uniformemente retardado em relação ao Sol.

d) passará a deslocar-se em movimento retilíneo uniforme em relação ao Sol.

e) cairá em direção ao Sol.

Questão 04

(UFMA) A intensidade da força de atração gravitacional entre 2 esferas de massas "M" é "F", quando a distância entre elas é "D". Qual a intensidade da força de atração entre duas esferas de massas "M/2" quando a distância entre elas for "2D"?

a) 2F

b) F/4

c) F/8

d) F/16

Questão 05

(UERJ) Embora sua realização seja impossível, imagine a construção de um túnel entre os dois polos geográficos da Terra, e que uma pessoa, em um dos polos, caia pelo túnel, que tem 12.800 km de extensão, como ilustra a figura a seguir.

figura_20.jpg

Admitindo que a Terra apresente uma constituição homogênea e que a resistência do ar seja desprezível, a aceleração da gravidade e a velocidade da queda da pessoa, respectivamente, são nulas nos pontos indicados pelas seguintes letras:

a) Y – W

b) W – X

c) X – Z

d) Z – Y

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

The post Gravitação Universal – Parte 2 – Aula de Física Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Separação de misturas (soluções) – Química Enem

Posted: 17 Sep 2014 07:01 PM PDT

Processos de separação de misturas homogêneas (soluções)

São necessários processos físicos (evaporação, solidificação, etc.) para separar os componentes.

Destilação simples

Separa compostos com grandes diferenças de ponto de ebulição (sólidos e líquidos).

É utilizada para separar componentes de uma mistura homogênea de um sólido e um líquido.

Ex.: Separação do NaCl (sal de cozinha) da água, por evaporação da água.

Química Enem

Destilação fracionada

É utilizada para separar os componentes de uma mistura homogênea composta por dois ou mais líquidos, com pontos de ebulição diferentes.

aula3_fig002.tif

Destilação fracionada do petróleo

Processos de separação de misturas heterogêneas

São usados processos mecânicos para separar os componentes da mistura.

Sedimentação

É um processo no qual uma mistura que apresenta mais de uma fase, onde os componentes possuem diferentes densidades (mistura de sólidos e líquidos), são separados pela ação da gravidade.

Ex.: Separação de partícula de terra ou areia da água.

Dica 1 – Tire todas as suas dúvidas sobre os Tipos de Misturas Químicas em mais uma aula de Química Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/sistemas-e-misturas-quimica-enem/

Separação dos componentes do sangue (partículas sólidas são separadas do plasma) através de centrifugação (acelera a separação das partículas sólidas, forçando-as a ficarem no fundo do recipiente).

aula3_fig003.tif

Centrifugação do sangue

Decantação

É utilizada para separação, principalmente, de dois líquidos imiscíveis. Ex.: Óleo e água.

aula3_fig004.tif

Filtração

É utilizada para separar misturas de líquido-sólido ou de sólido-vapor (ou gás). Para isso, são usados filtros com pequena porosidade.

aula3_fig005.tif

Preparação de café

Catação

É utilizada para separação de misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos. Os sólidos são separados mecânica ou manualmente.

Ex.: Separação do lixo doméstico em lixo orgânico, plásticos, metais, papel, etc.

aula3_fig006.tif

Levigação

É utilizada para separar uma mistura heterogênea de sólidos com diferentes densidades.

Ex.: Obtenção do ouro em garimpos.

aula3_fig007.tif

Tamisação ou peneiração

É utilizada para separação de uma mistura heterogênea de sólidos, onde estes apresentam diferentes tamanhos.

Ex.: Peneirar areia para remover pedregulhos.

aula3_fig008.tif

Ventilação

É utilizada para separar uma mistura heterogênea de sólidos, através do uso de uma corrente de ar.

Ex.: Separação do amendoim da sua casca.

Separação magnética

É utilizada para separar uma mistura heterogênea, onde um dos componentes é magnético (pode ser atraído por imãs ou eletroímãs).

Ex.: Separar ferro em pó e enxofre.

Tratamento de água

Consiste em remover ou minimizar, a níveis não prejudiciais à saúde, as impurezas presentes na água, antes da distribuição da mesma para ser consumida.

A origem da água é essencial para definirmos o tratamento adequado a esta.

Dica 2 –  Entenda tudo sobre Propriedades gerais da matéria nesta aula de Química Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/propriedades-gerais-da-materia-quimica-enem/

Águas minerais de fontes subterrâneas profundas não necessitam nenhum tratamento prévio antes de serem consumidas, porém as águas superficiais necessitam de um tratamento especial que consiste em 8 etapas.

1ª – Oxidação dos metais com cloro, principalmente ferro de manganês, para precipitá-los.

2ª – Coagulação com alumínio – o alumínio (ou cloreto férrico) complexa (se aglomera) com os resíduos (principalmente orgânicos) formando flocos insolúveis.

3ª – Floculação – movimentação da água para aglomerar os flocos (aumentar densidade destes).

4ª – Decantação – os flocos são acumulados no fundo dos tanques de tratamento.

5ª – Filtração em filtros naturais (cascalho, antracito, areia) – para reter partículas sólidas.

6ª – Desinfecção com cloro – eliminar germes e microrganismos nocivos.

7ª – Corrigir pH (pH aproximadamente neutro, ou seja, pH= 7,0) – evitar corrosão de canos bem como prejudicar a saúde.

8ª – Fluoretação – adição de flúor à água para auxiliar a prevenção de cáries dentárias na população.

Saiba mais sobre Separação de misturas nesta aula do canal do Professor Mauricio Monteiro, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

A maioria das substâncias químicas é encontrada na natureza sob a forma de misturas, tais como: rochas, solo e gases atmosféricos, água do mar, minerais, alimentos, água dos rios, etc. A separação de uma substância pode ocorrer, dependendo das características da mistura, de diferentes maneiras. Assim sendo, o papel filtro pode ser utilizado para separar os componentes de um sistema.

a) Homogêneo: gás-gás;

b) Heterogêneo: líquido-líquido;

c) Homogêneo: sólido-líquido;

d) Heterogêneo: sólido-líquido;

e) Homogêneo: sólido-sólido;.

Dica 3 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Estude sobre as Biomoléculas nesta aula de Química Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/biomoleculas-quimica-enem/

Questão 2

Durante o tratamento da água usada para o abastecimento das cidades, uma das etapas consiste em deixar a água em repouso dentro de tanques. Nessa etapa, as suspensões sólidas se depositam no fundo dos tanques. Tal processo refere-se à:

a) Sifonação;

b) Cristalização;

c) Filtração;

d) Sedimentação;

e) Centrifugação.

Questão 3

(UFSM)

A vitamina C é importante para o nosso cérebro, pois tem ação antioxidante. Ela contém vários grupos hidroxila, por isso é solúvel em água.

Em um laboratório, ao serem realizados alguns testes, comprimidos contendo vitamina C são dissolvidos em água suficiente para formar uma solução homogênea. Esse sistema, uma vez formado, será separado posteriormente, através de:

a) Destilação fracionada;

b) Sublimação;

c) Destilação simples;

d) Decantação;

e) Filtração.

Questão 4

Seguem abaixo um trecho de uma matéria da revista "Superinteressante", que descreve hábitos de um morador de Barcelona (Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o ambiente.

"Apenas no banho matinal, por exemplo, um cidadão utiliza cerca de 50 litros de água, que depois terá que ser tratada. Além disso, a água é aquecida consumindo 1,5 kW/h (cerca de 1,3 milhões de calorias), e para gerar essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma maneira…"

No trecho, a matéria faz referência ao tratamento necessário à água resultante de um banho. As afirmações abaixo dizem respeito a tratamentos e destinos dessa água. Entre elas, a mais plausível é a de que a água:

a) passa por decantação, filtração, cloração e, em alguns casos, por fluoretação, retornando aos consumidores.

b) passa por peneiração, cloração, floculação, filtração e pós-cloração, e é canalizada para os rios.

c) é fervida e clorada em reservatórios, onde fica armazenada por algum tempo antes de retornar aos consumidores.

d) passa por cloração e destilação, sendo devolvida aos consumidores em condições adequadas para ser ingeridas.

e) não pode ser tratada devido à presença do sabão, por isso é canalizada e despejada em rios.

Questão 5

(ENEM)

À produção industrial de celulose e de papel estão associados a alguns problemas ambientais. Um exemplo são os odores característicos dos compostos voláteis de enxofre (mercaptanas) que se formam durante a remoção da lignina da principal matéria-prima para a obtenção industrial das fibras celulósicas que formam o papel: a madeira. É nos estágios de branqueamento que se encontra um dos principais problemas ambientais causados pelas indústrias de celulose. Reagentes como cloro e hipoclorito de sódio reagem com a lignina residual, levando à formação de compostos organoclorados. Esses compostos, presentes na água industrial, despejadas em grande quantidade nos rios pelas indústrias de papel, não são biodegradáveis e acumulam-se nos tecidos vegetais e animais, podendo levar a alterações genéticas.

Para se diminuírem os problemas ambientais decorrentes da fabricação do papel, é recomendável…

a) a criação de legislações mais brandas, a fim de favorecer a fabricação de papel biodegradáveis.

b) a diminuição das áreas de reflorestamento, com o intuito de reduzir o volume de madeira utilizado na obtenção de fibras celulósicas;

c) A distribuição de equipamentos de desodorização à população que vive nas adjacências de indústrias de produção de papel.

d) o recolhimento, por parte das famílias que habitam as regiões circunvizinhas, dos resíduos sólidos gerados pela indústria de papel, em um processo de coleta seletiva de lixo.

e) o tratamento da água industrial, antes de retorná-la aos cursos d'água, com o objetivo de promover a degradação dos compostos orgânicos solúveis.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

The post Separação de misturas (soluções) – Química Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Ética e Moral – Parte 2 – Aula de revisão para Filosofia Enem

Posted: 17 Sep 2014 06:41 PM PDT

Ética e Moral

Imperativos de Kant

Filosofia Enem

Immanuel Kant (1724 – 1808)
Imagem disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Immanuel_Kant_(painted_portrait).jpg>. Acessado em: 07/07/2012.

O estilo filosófico de Immanuel Kant (1724 – 1808) ficou conhecido como "racionalismo crítico". Sobre o tema da ética e da moral este pensador escreveu três livros, a saber: Fundamentos da metafísica dos costumes (1785); Crítica da razão prática (1788); Metafísica dos costumes (1797).

Immanuel Kant percebe a ética como sendo fruto de um processo racional cuja finalidade é se tornar universal. Deste modo a construção da moral kantiana caminha na contramão da moral aristotélica. Assim considera-se a ética kantiana como sendo prescritiva, ou seja, como uma ética do dever. Outra característica desta ética é a sua negação ao relativismo. Por relativo entendemos algo que máxime a preferência ou o bem-estar de um indivíduo ou grupo. A frase que talvez melhor expresse uma ideia de relativismo é: "o que é bom para mim pode não ser bom para outra pessoa", ou ainda "depende da situação". Isso acaba tornando a ética kantiana difícil de ser executada porque ela não admite a diferenciação entre os indivíduos.

Kant entendia que qualquer pessoa poderia fazer um julgamento moral, mesmo aquela mais simples. O filósofo afirmava ainda que não era o grau de conhecimento ou de instrução que tornaria uma pessoa moralmente correta, isso ocorre porque as leis são universais e todos nós possuímos uma razão prática que conhece as regras e age de acordo com elas, do mesmo modo, isso nos condiciona a julgamentos. Isso significa que as pessoas sempre julgam moralmente. Estes julgamentos são feitos a partir de princípios ou mandamentos morais implícitos e que são chamados por Kant de "imperativos".

Um imperativo é uma linguagem prescritiva, ou seja, ela indica algo que deve ser feito. Existem dois tipos de imperativos, são eles: condicionais e categóricos. O primeiro, condicionais (hipotéticos ou instrumentais): são teleológicos, ou seja, estão condicionados aos fins que pretendem alcançar. Ex: Abortar uma gestação fruto de um estupro; O segundo, categóricos (também chamados absolutos): são normativos, ou seja, é algo que deve ser cumprido. Ex: Não roubarás; Não roubarás, etc.

Dica 1 – Relembre tudo sobre Ética e Moral (Parte 1) em mais esta aula preparatória para a prova de Filosofia Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/etica-e-moral-filosofia-enem/

Kant pensava a moral como um sistema de imperativos categóricos. Ex: "devemos sempre falar a verdade"; "não devemos matar". Os deveres são categóricos, ou seja, são absolutos e incondicionais. Os deveres ou mandamentos devem ser cumpridos pelos homens. O imperativo categórico mais famoso de Kant é tido também como um princípio da universalidade, assim ele afirma: Age sempre segundo um princípio tal que possas querer ao mesmo tempo em que ele seja uma lei universal (fórmula da lei universal). Neste imperativo podemos perceber um ditado popular: "não faça com os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você".

Ética discursiva

image002.jpg

Jürgen Habermas (1929)
Imagem disponível em: <http://filosofiaocupada.blogspot.com.br/2012/01/viii-coloquio-habermas-2012.html>. Acessado em: 07/07/2012.

Ética discursiva é como podemos chamar a proposta do filósofo Jürgen Habermas (1929) para estudar a moral. Neste estudo, Habermas propõe uma crítica de reconstrução do imperativo categórico de Kant, uma vez que este buscava a fundamentação da ética subjetiva, enquanto Habermas busca fundamentá-la na linguagem intersubjetiva.

A subjetividade diz respeito ao indivíduo, é nossa própria consciência. A subjetividade pode conotar egoísmo, uma vez que diz respeito ao indivíduo. Mesmo assim a subjetividade é importante, pois é a partir dela que fazemos uma ligação entre o mundo coletivo e o individual. Kant, por exemplo, trabalha a possibilidade da subjetividade humana se transformar em uma máxima universal. Esta máxima é fruto de uma racionalidade subjetiva que transcenderia para o coletivo como uma regra ética igual para todos.

Dica 2 – Revise sobre os aspectos sociológicos do Trabalho, sobre Taylorismo, Fordismo e Toyotismo nesta aula preparatória para a prova de Filosofia Enem – http://blogdoenem.com.br/o-trabalho-aula-de-revisao-para-filosofia-enem/

Nesses termos, se subjetividade é a consciência humana, a intersubjetividade é a própria linguagem humana. É através da linguagem que fundamentamos as ações éticas dos seres humanos. O ponto de partida da moral habermaseana ocorre pela ideia de que uma norma moral será aceita e terá validade com base no estabelecimento de um "consenso". Assim, a ética habermaseana possui os mesmos princípios de universalidade que foram propostos por Kant, só que esses princípios são constituídos pela comunidade linguística, ou seja, pelos indivíduos e pelos grupos sociais que formam uma sociedade.

A principal função da linguagem na construção da moral pela ética habermaseana é o de estabelecer o consenso entre os indivíduos e seus grupos. O consenso pode ser almejado pelo discurso quando os indivíduos que participam do processo comunicativo deixarem de lado os interesses particulares e proporem questões que contemplem os interesses de todos.

Assim, a ética linguística de Habermas pressupõe a autenticidade e a prioridade do discurso coletivo sobre o indivíduo. Isso significa que a ética discursiva não busca a felicidade como o seu fim mais precioso, mas o consenso, pois no consenso está um todo coletivo que busca assegurar os interesses dos grupos envolvidos. Uma vez assegurados e respeitados os interesses de todos podemos então dizer que há felicidade coletiva.

A ética discursiva de Habermas é frequentemente invocada em ambientes onde a comunicação tem um papel fundamental para assegurar os direitos e deveres da sociedade. É na esfera pública que basicamente vemos uma aplicação diária desta moral discursiva, pois ela visa democratizar a participação de todos na luta pela garantia de seus direitos.

Bioética

image003.jpg

Van Rensselaer Potter (1911-2001)
Imagem disponível em: <http://mcardle.oncology.wisc.edu/faculty/bio/potter_v.html>. Acessado em: 07/07/2012.

Em 1970, o termo bioética teve a sua primeira definição proposta pelo médico Van Rensselaer Potter (1911-2001). Potter havia percebido que a sociedade contemporânea está imersa em uma concepção filosófica de mundo que favorece o desenvolvimento de uma sociedade baseada em um ambiente científico-tecnicista. Este médico percebeu que tal concepção de mundo está produzindo sérios problemas para o Planeta e para o próprio ser humano. Sendo assim, ele defendeu uma abordagem mais humanista, abrangendo então uma visão global de temas relacionados, como a vida, por exemplo, o meio ambiente.

Dica 3 – Relembre tudo sobre Thomas Hobbes, John Locke e Montesquieu nesta aula de revisão para a prova de Filosofia Enem – http://blogdoenem.com.br/politica-parte-2-aula-de-revisao-para-filosofia-enem/

Potter percebeu que haveria necessidade de se repensar uma nova ética, uma ética globalizada não nos padrões comunicacionais ou políticos, mas o de perceber que o mundo em que vivemos e que foi inspirado em uma matriz iluminista estaria colocando toda a vida no Planeta em risco. Dentre os principais problemas identificados, estariam: os seres humanos são apenas um tipo de vida existente no Planeta; o homem faz parte da natureza e não é superior a ela; discute-se assim problemas ambientais, ética biológica (armas químicas), eugenia, por exemplo.

A bioética em tais termos refere-se ao estudo do início, do meio e do fim da vida (Dall' Agnol, 2004). Podemos então apontar os quatro princípios básicos da bioética, são eles:

1. Princípio do respeito à autonomia: "respeite a autonomia das pessoas";

2. Princípio da não maleficência: "não causar dano aos outros";

3. Princípio da beneficência: "fazer o bem aos outros";

4. Princípio da justiça: "trate equitativamente as pessoas".

Saiba mais sobre Ética e Moral nesta aula do canal Sistema Poliedro, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

UEL – PR – 2008

De acordo com a ética do discurso, os argumentos apresentados a fim de validar as normas [...] têm força de convencer os participantes de um discurso a reconhecerem uma pretensão de validade, tanto para a pretensão de verdade quanto para a pretensão de retidão. [...] Ele [Habermas] defende a tese de que as normas éticas são passíveis de fundamentação num sentido análogo ao da verdade. (BORGES, M. de L.; DALL´AGNOL, D. ; DUTRA, D. V. Ética. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 105.)

Assim, é correto afirmar que a ética do discurso defende uma abordagem cognitivista da ética (HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileira, 1989. p. 62 e 78.)

Sobre o cognitivismo da ética do discurso, é correto afirmar:

a) A ética do discurso procura dar continuidade à abordagem cognitivista já presente em Kant.

b) A abordagem cognitivista da ética do discurso assume a impossibilidade de validação das normas morais.

c) A abordagem cognitivista da ética do discurso se apóia no conhecimento da utilidade das ações tal como pretendia Jeremy Bentham.

d) A abordagem cognitivista da ética do discurso procura dar continuidade às teses aristotélicas sobre a retórica.

e) A ética do discurso, ao abordar a ética de um ponto de vista cognitivista, segue as teorias emotivistas e decisionistas.

Questão 2

INEP – DF – 2008

Uma ação praticada por dever deve ter o seu valor moral, não no propósito que com ela se quer atingir, mas na máxima que a determina; não depende, portanto da realidade do objeto da ação, mas somente do princípio do querer segundo o qual a ação, abstraindo de todos os objetos da faculdade de desejar, foi praticada.

Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes. Coleção Os Pensadores.

De acordo com essa passagem, pode-se concluir que o valor da ação moral em Kant é determinado

a) Pelos objetos que orientam a faculdade de desejar.

b) Por sua subordinação ao princípio do querer em geral.

c) Pela validade objetiva dos objetos.

d) Por sua subordinação à vontade subjetivamente determinada.

e) Por sua conformidade ao dever.

Questão 3

INEP – DF – 2008

(…) se a razão só por si não determina suficientemente a vontade, se está ainda sujeita a condições subjetivas (a certos móbiles) que não coincidem sempre com as objetivas; numa palavra, se a vontade não é em si plenamente conforme à razão (como acontece realmente entre os homens), então as ações, que objetivamente são reconhecidas como necessárias, são subjetivamente contingentes, e a determinação de uma tal vontade, conforme a leis objetivas, é obrigação.

Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes. Coleção Os Pensadores. Segunda Seção, §12.

De acordo com esse texto, é correto afirmar que as inclinações

a) Tornam a lei moral subjetiva.

b) Determinam a vontade objetivamente.

c) Fazem que a lei moral seja vivenciada como uma obrigação.

d) Possuem caráter imperativo.

e) São parte da natureza humana como ser racional.

Questão 4

Instituto Federal de Educação – Alagoas – 2010 (com adaptações)

Sobre Ética e Bioética, podemos AFIRMAR que:

I. A bioética tem origem nas implicações éticas e nos desafios da prática médico-biológica, de onde procura estabelecer conexões com outros campos do saber, como a filosofia, a ciência e também a religião.

II. Com o texto “Bioética: a ciência da sobrevivência”, Van Rensselaer Potter inaugura uma nova frente de discussões no campo da ética trazendo à baila uma ética, para a vida selvagem, uma ética urbana, uma ética de populações, uma ética do consumo, uma ética internacional, enfim, uma bioética.

III. Equipolência, não maleficência, beneficência, heteronomia, socialidade, subsidiaridade são conceitos fundamentais em bioética.

a) Somente II, é verdadeira.

b) Somente III é verdadeira.

c) Somente I é verdadeira.

d) Somente I e II são verdadeiras.

e) Todas as alternativas são verdadeiras.

Questão 5

Questão desafio

Instituto Federal de Educação – Sergipe – 2010

Assinale a alternativa falsa:

a) A ética do discurso de Jürgen Habermas desconsidera a guinada pragmático-linguística na filosofia contemporânea e continua buscando justificações universalistas.

b) Habermas apresenta sua ética do discurso como sendo cognitivista, formalista e procedimentalista.

c) A ética do discurso de Habermas constitui-se, dentre outras coisas, de uma reformulação do imperativo categórico kantiano, que passa a ser apresentado em termos pragmáticos onde o Ego transcendental é substituído pela comunidade de comunicação.

d) O ideal de uma comunicação não coercitiva e igualitária está na base da justificativa filosófica da ética do discurso de J. Habermas.

e) A ética do discurso de Habermas se baseia nas teses fornecidas por este mesmo pensador para a construção do conceito de razão comunicativa.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

The post Ética e Moral – Parte 2 – Aula de revisão para Filosofia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Deriva Continental – Aula de Geografia para o Enem

Posted: 17 Sep 2014 02:16 PM PDT

"A Dança dos Continentes" como é conhecida esta teoria, nada mais é do que o movimento dos continentes. Sabemos que os continentes que compõem a superfície terrestre começaram a se formar a milhares de anos. Eventos foram acontecendo em nosso planeta. Esses movimentos são chamados de Deriva Continental.  Mas afinal o que é deriva? Deriva: segundo os dicionários essa palavra significa sem rumo certo, desvio de rota de navio. Enfim, ela foi utilizada para compor a expressão Deriva Continental pelo cientista Alfred Wegener. Mas afinal quem foi Alfred Wegener? Wegener foi um meteorologista e cientista alemão, que inquieto com esses questionamentos passou a estudar a geologia de nosso planeta.  Em 1915, publicou o livro "A origem dos Continentes e Oceanos". Essa teoria foi difícil de compreender, pois Wegener acreditava que os continentes estariam "flutuando" sobre uma massa pastosa e quente do interior do planeta. Wegener foi desacreditado e ignorado pela comunidade cientifica. Assim sua teoria foi esquecida por muitos anos.
Geografia Figura 1 – Alfred Wegener (meteorologista, cientista alemão) 1880-1930.
Dica 1- Não perca a aula sobre Tornados. Você sabia que eles são os fenômenos meteorológicos mais intensos da natureza? Acompanhe essa aula e fique por dentro! http://blogdoenem.com.br/tornados-geografia-enem/

Evidências da Deriva Continental. Para comprovar sua teoria, Alfred Wegener se apoiou em algumas evidências que comprovava que um dia os continentes já foram unidos, portanto estão se movimentando, e afastando-se uns dos outros. As principais evidências são:

  • O encaixe do litoral da África No contorno do litoral da América; (Evidência Morfológica)
  • A existência de fósseis de animais nos dois continentes (África e América); (Evidência Paleontológica).
  • A ocorrência dos mesmos tipos de plantas e fósseis das mesmas, nos dois continentes; (Evidência Paleoclimática)
  • E a formação geológica e os tipos de rochas semelhantes também nesses dois continentes. (Evidência Litológica)

Geografia Figura 2- Representação da movimentação dos continentes: Deriva Continental. (Disponível em: http://www.estudopratico.com.br/deriva-continental/acesso 15/09/14-15h25min) Essa teoria foi difícil de entender afinal, na época não tinha como analisar precisamente os dados, e os mapas também não eram tão fiéis quanto hoje. Afinal havia um questionamento que Wegener não sabia responder; que força movia esses continentes? O que seria capaz de fazer com que os continentes flutuassem e se movimentassem a ponto de se afastarem tanto como é o caso da África e América?

Dica 2- Você sabia que a Ásia é dividida em seis regiões? Então acompanhe esta aula e confira! http://blogdoenem.com.br/geografia-asia-regionalizacao/

Assista a este documentário sobre Alfred Wegener e a Teoria da Deriva Continental. Acompanhe suas descobertas!

Afinal, se não fosse a ousadia e curiosidade desse meteorologista, será que alguém pararia para pensar que os continentes tinham uma ligação? Suas evidências foram resultado de muita investigação e estudos. Ao examinar essas evidências chegou à conclusão que todos os continentes já foram um só: a Pangéia. Geografia Figura 3 – Fósseis encontrados no estudo de Wegener. (Disponível em http://meioambiente.culturamix.com/natureza/teoria-da-deriva-continental, acesso 15-09-14, às 15h52min.). Infelizmente somente após a sua morte que sua teoria foi aceita e entendida. Responda a questão abaixo e teste seus conhecimentos! A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período Mesozoico, como se fosse uma espécie de nata flutuando sobre um magma semilíquido e passeando em diferentes direções. Assinale a alternativa que contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial. a) Gaia                                            b) Placas Tectônicas c) Folhelhos de Wegener                   d) Riftis e) Pangeia Resposta correta letra E.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

The post Deriva Continental – Aula de Geografia para o Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Sistema Nervoso Autônomo e o S.N. Somático – Biologia Enem

Posted: 17 Sep 2014 11:13 AM PDT

Os órgãos presentes no sistema nervoso permitem a coordenação das funções do nosso organismo assim como sua relação com o ambiente. Para estudá-lo, costumamos dividi-lo de duas maneiras: quanto a sua anatomia e quanto a sua função. Anatomicamente dividimos o sistema nervoso em sistema nervoso central (composto pelos órgãos do encéfalo e pela medula espinal) e sistema nervoso periférico (composto pelos nervos que partem do sistema nervoso central). Em relação à divisão funcional, dividimos o sistema nervoso em somático e periférico. Neste post vamos estudar a divisão funcional e suas funções em nosso organismo. Pronto para revisar Biologia e arrasar no Enem e nos vestibulares? Então curta este super post do Blog do Enem!

Dica 1: Antes de continuar estudando a divisão funcionaldosistema nervoso, seria legal revisar a divisão anatômica dosistema nervoso. Para isso, veja este post com uma divertida vídeo-aula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-anatomia-sistema-nervoso/

Para iniciar sua revisão veja esta excelente vídeo-aula do professor Hélio Apóstolo:

E aí, curtiu o vídeo? Muito bom, não é mesmo? Agora, para arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares, acompanhe o resumo que preparamos para você.

Sistema nervoso somático ou voluntário: O sistema nervoso somático corresponde à parte do sistema nervoso que controla a musculatura esquelética (responsável pela nossa locomoção e outros movimentos voluntários), assim como as respostas ao ambiente externo que podem ser controladas conscientemente. O sistema nervoso somático é dividido em duas partes: aferente (sensitivo, que leva as informações ao sistema nervoso central) e eferente (motor, que trás as respostas voluntárias aos órgãos efetores).

Dica 2: Antes de continuar revisando o sistema nervoso,revise também o sistema endócrino humano! Veja este super post com uma divertida aula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/sistema-endocrino-hormonios-biologia/

Sistema nervoso autônomo: Nem sempre as respostas do nosso organismo ao ambiente são controladas por nossa vontade. Muitas vezes, as respostas são involuntárias, comandadas pelo sistema nervoso autônomo. Dessa parte do sistema nervoso fazem parte os nervos que enervam a musculatura lisa, assim como aqueles que levam impulsos nervosos às glândulas e à musculatura cardíaca. Osistema nervoso autônomo coordena as funções da vida vegetativa, que buscam manter a homeostase do organismo. A maioria dos órgãos que são regulados por este sistema recebe dois tipos de nervos: um que irá estimular suas funções, outro que irá inibi-las. Classificamos os nervos que estimulam o funcionamento das funções de cada órgão de sistema nervoso autônomo simpático. Já os nervos que têm como objetivo inibir as funções desses órgãos fazem parte do sistema nervoso autônomo parassimpático.

Dica 3: Que tal dar uma revisadinha no sistema imunológico? Veja este post com uma divertida aula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/sistema-imunologico-biologia-enem/

Sistema nervoso autônomo simpático: Os nervossimpáticos saem da região mediana da medula espinal. Quando o impulso nervoso sai dos gânglios nervosos (partes mais dilatadas da medula) para os órgãos efetores (nervos pós-ganglionares), os neurônios utilizam a noroadrenalina como neurotransmissor. Já os nervos que saem da medula em direção aos órgãos efetores (nervos pré-ganglionares) utilizam acetilcolina. Esses nervos regulam ações que mobilizam energia, preparando o organismo para situações de stress. O sistema simpático participa, por exemplo, do aumento da pressão arterial e dos ritmos cardíaco e respiratório, assim como do aumento da quantidade de glicose no sangue e ativação geral do metabolismo do nosso organismo.

Dica 4: Que tal revisar a anatomia do sistema digestório e os problemas que podem aparecer nos órgãos desse sistema? Então veja este post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/sistema-digestorio-biologia-enem/

Sistema nervoso autônomo parassimpático: Os nervos pertencentes ao sistema nervoso autônomo parassimpático se ramificam a partir do bulbo e da extremidade final da medula. O neurotransmissor dessa parte do sistema nervoso é a acetilcolina. O sistema nervoso parassimpático atua principalmente em atividades relaxantes para os órgãos efetores como, por exemplo, na diminuição dos ritmos cardíaco e respiratório.

Como você pôde perceber, os sistemas simpático e parassimpático agirão de maneira antagônica nos órgãos. Juntamente com os hormônios, esses sistemas agirão para regular uma série de fenômenos em nosso corpo. Um exemplo disso é o ritmo cardíaco: o coração é estimulado pelo SNA simpático e inibido pelo parassimpático.  Veja no esquema a seguir outros exemplos dessa ação antagônica:

Sistema Nervoso
Imagem: LOPES, SÔNIA. Bio. São Paulo, Ed. Saraiva, 2010

Dica 5: Que tal relembrar também o sistema respiratório? Para isso, veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e vídeo da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-vida/

Agora que você já sabe tudo sobre os sistemas nervosossomático e autônomo, que tal testar seus conhecimentos?

1)    (FaZU-2002) 'Os impulsos nervosos, provenientes de  fibras nervosas de certa divisão (D1) do sistema nervoso  autônomo, inibem os batimentos do coração humano  através da liberação de um mediador químico (M) nas  junções neuromusculares. Por outro lado, impulsosprovenientes de fibras de outra divisão (D2) do mesmo sistema nervoso aceleram os batimentos cardíacos.'

Neste texto, D1, D2 e M correspondem aos seguintestermos:

a) D1= simpático, D2= passimpático, M= acetilcolina
b) D1=parassimpático, D2= simpático, M= noradrenalina
c) D1= simpático, D2= parassimpático, M= colinesterase
d) D1= parassimpático, D2= simpático, M= acetilcolina
e) D1= simpático, D2= parassimpático, M= noradrenalina

2) (PUC-SP-2003) No quadro abaixo são mostrados três  itens:

I. parte do sistema nervoso estimulada;
II. substância liberada;
III. efeito sobre o ritmo cardíaco.

Sistema Nervoso

Qual das alternativas apresenta corretamente o que se dá com uma pessoa em situação de perigo?

Resposta: 1) d 2) a

Dica 6: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

The post Sistema Nervoso Autônomo e o S.N. Somático – Biologia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Domínios Morfoclimáticos – Aula de Geografia Enem

Posted: 17 Sep 2014 06:46 AM PDT

Domínios Morfoclimáticos

O Brasil é um país tropical de grande extensão territorial. Sua geografia é marcada por grande diversidade. A interação e a interdependência entre os diversos elementos de sua paisagem (relevo, clima, vegetação, hidrografia, solo, fauna, etc.) explicam a existência dos chamados domínios geoecológicos.

Dos elementos naturais, os que mais influenciam na formação de uma paisagem natural são o clima e o relevo. Ambos interferem e condicionam os demais elementos, embora sejam também por eles influenciados. A cobertura vegetal que mais marca o aspecto visual de cada paisagem, é o elemento natural mais frágil e dependente dos demais.

Os domínios geoecológicos podem ser compreendidos como a combinação ou síntese dos diversos elementos da natureza, em uma determinada porção do território. Assim sendo, reconhecemos, no Brasil, a existência de seis grandes paisagens naturais:

  • Domínio Amazônico
  • Domínio das Caatingas
  • Domínio dos Cerrados
  • Domínio dos Mares de Morros
  • Domínio das Araucárias
  • Domínio das Pradarias

Entre os seis grandes domínios acima relacionados, encontram-se inúmeras faixas de transição. Nelas, são identificados elementos típicos de dois ou mais deles. O Pantanal e o Agreste são exemplos dessas faixas de transição.

Geografia Enem

Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Domínio amazônico

O domínio amazônico é formado por terras baixas: depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica. É banhado pela Bacia Amazônica, que se destaca pelo grande potencial hidrelétrico.

Dica 1 – Revise sobre a Vegetação brasileira e tire todas suas dúvidas sobre as formações herbáceas e arbustivas nesta aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/formacoes-herbaceas-e-arbustivas-brasil-geografia-enem/

A degradação ambiental, representada pelas queimadas e pelos desmatamentos, é um grava problema desse domínio. O governo brasileiro, por meio do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, pretende adotar atividades como o ecoturismo e a biotecnologia, para promover o desenvolvimento da Amazônia, preservando-a

Domínio do cerrado

O domínio do cerrado corresponde à área do Brasil Central e tem essa denominação devido à ocorrência de vegetação do mesmo nome. Apresenta extensos chapadões e chapadas, e o clima é tropical semiúmido.

A vegetação do cerrado é formada por arbustos com troncos e galhos retorcidos, recobertos por casca grossa. Os solos são pobres e ácidos, mas colocando-se calcário no solo (método da calagem), estão sendo aproveitados pelo setor agrícola. Já é considerada a nova fronteira da agricultura, pois representa a expansão do cultivo da soja, feijão, arroz e outros produtos.

Nesse domínio estão as áreas dispersoras da Bacia do Paraná, do Paraguai, do Tocantins e do Madeira, entre outros rios destacáveis.

Domínio dos mares de morros

O domínio dos mares de morros acompanha a faixa litorânea do Brasil desde o Nordeste até o Sul do país. Caracteriza-se pelo relevo com topografia em "meia laranja" (mamelonares ou mares de morros), formados por intensa ação erosiva na estrutura cristalina das Serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço.

Nele, predomina o clima tropical quente e úmido, caracterizado pela floresta latifoliada tropical. Na encosta da Serra do Mar, essa floresta é conhecida como Mata Atlântica.

Em consequência da forte ocupação humana, essa paisagem sofreu grande degradação. Além do desmatamento, esse domínio sofre intenso processo erosivo (relevo acidentado e clima úmido), com deslizamentos frequentes e formação de voçorocas.

Domínio da caatinga

O domínio da caatinga corresponde à região da depressão sertaneja nordestina, com clima quente e semiárido. A caatinga, formada por cactáceas, bromeliáceas e árvores, é a vegetação típica.

O extrativismo vegetal de fibras, como o caroá, o sisal e a piaçava, destaca-se nesse domínio.

É atravessado pela bacia do São Francisco e tem destaque pelo aproveitamento hidrelétrico. Os projetos de irrigação no seu vale propiciam a produção de frutas (melão, manga, goiaba, uva, por exemplo).

A tradicional ocupação da caatinga é a pecuária extensiva de corte, porém com baixo aproveitamento.

No domínio da caatinga, aparecem os inselbergs, ou morros residuais, resultantes do processo de pediplanação em clima semiárido.

Domínio da araucária

O domínio da araucária ocupa o planalto da Bacia do Rio Paraná, onde o clima subtropical está associado às médias altitudes, entre 800 e 1300 metros. Nesse domínio aparecem áreas com manchas de terra roxa, como no Paraná. É homogênea, aciculifoliada e tem grande aproveitamento de madeira e erva-mate.

Dica 2 – Estude sobre as Formações Vegetais no Brasil e aprenda a identificar cada uma delas em mais uma aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/formacoes-vegetais-brasil-geografia-enem/

A floresta de araucária também é conhecida como Mata dos Pinhais.

Nesse domínio, a devastação a floresta é causada pela intensa ocupação agrária, especialmente a agricultura de café e soja.

Domínio das pradarias

O domínio das pradarias é representado pelo Pampa, ou Campanha Gaúcha, onde o relevo é baixo, com suaves ondulações (coxilhas) e coberto pela vegetação herbácea das pradarias (campos).

A ocupação econômica desse domínio tem-se efetuado pela pecuária extensiva de corte, com gado tipo europeu, obtendo altos rendimentos. Destaca-se, também, a rizicultura irrigada.

Saiba mais sobre os Domínios Morfoclimáticos nesta aula do CANAL DAS VIDEOAULAS, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

No Brasil, encontramos uma variedade de domínios morfoclimáticos devido a sua diversidade climática. E próximo ao litoral, principalmente em áreas de serras, encontramos um domínio denominado mares de morros que apresenta a seguinte característica:

a) Clima semiúmido.

b) Formações de restingas.

c) Formada por rios temporários.

d) Vegetação rica em biodiversidade.

e) Predominam as formações vegetais herbáceas.

Dica 3 – Entenda como foi o processo de Industrialização do Brasil em mais uma aula de Geografia Enem. E revise também tudo sobre Geopolítica – http://blogdoenem.com.br/industrializacao-brasil-e-geopolitica-geografia-enem/

Questão 02

O mapa, a seguir, delimita alguns domínios climáticos verificados no território brasileiro. Comparando os domínios 1 e 2, é correto afirmar que:

Geografia Enem

1) O domínio 1 praticamente não apresenta, ao longo do ano, estação seca.

2) O domínio 2, por estar mais próximo do Atlântico que o domínio 1, apresenta um maior índice pluviométrico.

3) O domínio 2 possui condições bioclimáticas que favoreceram a instalação do bioma de Cerrados.

4) O domínio 1 apresenta temperaturas médias mensais altas, ao longo do ano, e as chuvas são bem distribuídas; a umidade relativa é sempre elevada.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) 2

b) 1 e 2

c) 3 e 4

d) 1, 3 e 4

e) 2, 3 e 4.

Questão 03

(Universidade Tiradentes) Observe a paisagem.

Geografia Enem

figura_18.jpg

Ela é predominante e dá nome ao domínio morfoclimático indicado pelo número:

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Questão 04

(FGV/SP) Relacione as imagens 1, 2 e 3 com os domínios morfoclimáticos.

figura_17.jpg

a) 1-Domínio dos Cerrados, 2-Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3-Domínio Tropicall Atlântico.

b) 1-Domínio da Caatinga, 2-Domínio Roraima-Guianense e 3-Domínio Equatorial Amazônico.

c) 1-Domínio dos Cerrados, 2-Domínio das Coxilhas e 3-Domínio Tropical Atlântico.

d) 1-Domínio Roraima-Guianense, 2-Domínio Equatorial Amazônico e 3-Domínio dos Planaltos de Araucárias.

e) 1-Domínio da Caatinga, 2-Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3-Domínio dos Cerrados.

Questão 05

(UFGD/MS – Universidade Federal da Grande Dourados). A paisagem brasileira está dividida em domínios morfoclimáticos. Considerando os elementos clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, identifique as características do cerrado.

a) Clima subtropical, planalto, solo terra roxa em rochas arenito-basálticas, floresta aciculifoliada, drenada pela bacia do Paraná.

b) Clima equatorial quente e úmido, solo pobre, floresta úmida densa diversificada, drenada pela bacia Amazônica.

c) Clima subtropical, pampa, terras baixas com coxilhas, solos férteis, vegetação herbácea, planalto meridional brasileiro.

d) Clima tropical semiúmido, extensos planaltos com chapadões sedimentares, solos profundos, pobres e ácidos, vegetação arbustiva e herbácea, tropófila, matas galerias junto aos rios, sujeitas a fogo, ocorrência dos principais divisores de águas do país, predomínio no Planalto Central.

e) Clima semiárido, planaltos e chapadas com depressões, solo raso e pobre em matéria orgânica, vegetação arbustiva com cactáceas ou xerófitas, sertão nordestino, bacia do São Francisco.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

The post Domínios Morfoclimáticos – Aula de Geografia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Artrópodes e Equinodermos – Biologia Enem

Posted: 17 Sep 2014 05:53 AM PDT

Artrópodes e Equinodermos

Artrópodes

Biologia Enem

Representantes: são animais com as extremidades articuladas (pernas, antenas e palpos). Compreendem os insetos (ex.: traça, piolho, mosca, borboleta e joaninha), os crustáceos (ex.: camarão, siri, lagosta e craca), os aracnídeos (aranha, escorpião e carrapato), os quilópodes (centopeia) e os diplópodes (piolho-de-cobra).

Biologia Enem

Habitat e modo de vida

Constituem o maior grupo zoológico, com mais de 1.100.000 espécies adaptadas para viver no ar, na terra, no solo, em água doce e salgada. Maioria de vida livre e algumas espécies parasitas.

Embriologia

Os artrópodes são animais triblásticos, celomados e protostômios. Possuem simetria bilateral. O corpo é metamerizado e dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen, podendo haver fusão da cabeça com o tórax formando um cefalotórax.

Fisiologia

Digestão

O sistema digestório é completo, sendo que possui o intestino subdividido em três partes. Os intestinos anteriores e posteriores são formados a partir daectodermee são cobertos por cutícula. O intestino médio é formado pelaendoderme. O intestino anterior é responsável pela ingestão, trituração e armazenamento de alimento. O médio é responsável pela produção de enzimas, digestão e absorção. E o posterior é responsável pela formação das fezes.

Biologia Enem

Respiração

A respiração ocorre através de diversas formas, variando de acordo com o habitat das espécies e limitando o tamanho corpóreo dos animais. As trocas gasosas podem ocorrer por meio da superfície do corpo, debrânquias, de traqueias ou de pulmões laminares. A maioria dos artrópodes terrestres tem um sistema de traqueias altamente eficiente, que leva o oxigênio diretamente aos tecidos, permitindo uma elevada taxa metabólica.

Biologia Enem

Excreção

Na maioria das espécies de artrópodes, a excreção é feita pelos túbulos de Malpighi. Os túbulos de Malpighi são longos tubos finíssimos, em número variável que estão envoltos por musculatura delicada e formam um órgão anexo, de origem ectodérmica. A função excretora ocorre por simples difusão de líquidos através das paredes das células, os resíduos metabólicos são lançados no interior do intestino para serem eliminados. Dependendo do habitat de cada artrópode, pode ser eliminada amônia (crustáceos),ácido úrico(insetos diplópodes e quilópodes) ou guanina (aracnídeos).

Dica 1 – Você sabia que a minhoca é um anelídeo? Revise sobre os Anelídeos e os Moluscos em mais esta aula preparatória para a prova de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/anelideos-e-moluscos-biologia-enem/

Circulação

A circulação nos artrópodes é aberta, com o coração em posição dorsal e primitivamente tubular. O coração varia em tamanho e posição nos diferentes grupos, mas em todos eles possui uma ou mais câmaras com aberturas laterais (óstios). O sangue é bombeado para os tecidos por meio de artérias e cai na hemocele, que banha os tecidos e depois volta por vários caminhos para o coração. Possuem hemocianina e hemoglobina como pigmentos respiratórios.

Biologia Enem

Muscular

A musculatura dos artrópodes é constituída por uma espessa rede subtegumentar, estriada transversalmente, que está fixada na parte interna do exoesqueleto. Os músculos e a cutícula trabalham em conjunto para produzir os movimentos. Existem músculos tegumentares que movimentam os segmentos do corpo e músculos viscerais, que revestem os órgãos com fibras longitudinais e circulares.

Esqueleto

Os artrópodes possuem exoesqueleto, que é a camada externa do tegumento (cutícula não celular + epiderme). A cutícula é secretada pela epiderme e é composta por quitina, resilina e artropodina. A cutícula é dividida em placas separadas, permitindo a movimentação do animal. Nos crustáceos, ocorre deposição de carbonato de cálcioe fosfato de cálcio na formação do exoesqueleto. Normalmente a cutícula é dotada de poros (canais) por onde passam secreções glandulares. A rigidez do exoesqueleto impede o crescimento do animal, assim, para possibilitar o aumento do corpo ocorrem mudas ou ecdises. Uma nova cutícula é secretada enquanto o animal cresce e a antiga se rompe e desprende do corpo do animal. O tempo entre as mudas é chamado de instars e é bastante variável, podendo ter um número definido, como no caso de insetos e aracnídeos ou ocorrer por toda a vida como no caso de alguns crustáceos. A muda é controlada por um hormônio chamado ecdisona.

figura_27.jpg

Nervoso

Apresentam órgãos dos sentidos bem desenvolvidos situados na cabeça, os olhos, as antenas e alguns padrões complexos de comportamento exigiram destes animais um cérebro (gânglio cerebroide) maior e melhor desenvolvido. Há um cordão nervoso ventral que passa pelo tórax e abdômen. Em cada segmento do corpo, tem um par de gânglios e filetes nervosos longitudinais e transversais. O exoesqueleto de quitina forma uma barreira às terminações nervosas, assim cerdas, pelos e canais ou aberturas no exoesqueleto permitem a percepção do ambiente.

Dica 2 – Entenda mais sobre os Platelmintos e os Nematelmintos em mais uma aula de Biologia Enem que preparamos para você gabaritar nas provas – http://blogdoenem.com.br/platelmintos-e-nematelmintos-biologia-enem/

O sistema nervoso pode ser dividido em Sistema Nervoso Visceral: grupo de neurônios sensoriais e motores que inervam músculos involuntários; e Sistema Nervoso Periférico: cérebro e rede abaixo da epiderme que se estende por todo o corpo e serve à sensibilidade periférica geral.

A maioria dos artrópodes possui olhos, que variam sua complexidade de uma espécie para outra. Enquanto algumas espécies possuem olhos pequenos com poucos fotorreceptores, outras possuem olhos grandes que formam imagens. Os insetos e vários crustáceos possuem olhos compostos, formados por numerosos omatídeos que proporcionam imagens em mosaico. Os quelicerados não possuem antenas.

Reprodução

Os artrópodes são geralmente dioicos e muitos utilizam seus apêndices modificados para a cópula. Nas espécies terrestres, a fecundação é interna e nas aquáticas pode ser externa. A cópula e a fecundação variam muito de uma espécie para outra. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto e pode ou não ter metamorfose.

Classificação

Pode-se dividir os artrópodes em cinco classes principais.

  • Classe Insecta – Ex.: barata, borboleta, pulga, cupim, besouro. São 98% de todos os artrópodes. Predominantemente terrestres, corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, três pares de pernas, um par de antenas e asas presentes ou não. A respiração da maioria das espécies é traqueal.
  • Classe Crustacea – Ex.: caranguejo, craca, camarão e tatuzinho-de-jardim. Predominantemente aquáticos marinhos ou dulcícolas, corpo dividido em cefalotórax e abdômen, cinco pares de pernas ou mais, dois pares de antenas. Respiração branqueal.
  • Classe Arachnida – Ex.: aranhas, carrapatos e escorpiões. Terrestres, corpo dividido em cefalotórax e abdômen, quatro pares de pernas. Respiração pulmotraqueal.
  • Classe Chilopoda – Centopeias. Terrestres, corpo dividido em cabeça e tronco, um par de pernas em cada segmento e um par de antenas. Respiração traqueal.
  • Classe Diplopoda – Piolho-de-cobra. Terrestres, corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, dois pares de pernas em cada segmento e um par de antenas. Respiração traqueal.

Equinodermos

Biologia Enem

Animais exclusivamente marinhos, que possuem endoesqueleto calcário muitas vezes com espinhos salientes. Possuem um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ouambulacrário. Entre os equinodermos estão as estrelas-do-mar, os pepinos-do-mar e os ouriços-do-mar.

Habitat e modo de vida

São animais de vida livre, predadores ou detritívoros e com alta capacidade de regeneração.

Embriologia

Os equinodermos são animais triblásticos, celomados e deuterostômios, ou seja, o blastóporo irá originar o ânus e não a boca. Não são segmentados e a simetria é radial, o corpo pode ser dividido em partes iguais, em volta do eixo central, sendo a maioria das estrelas-do-mar pentarradiadas.

Fisiologia

Digestão

O sistema digestivo é completo, com boca, estômago, intestinos e ânus.

Os equinodermos alimentam-se de pequenos animais e algas.

A estrela-do-mar faz digestão extracorpórea, pois com seus pequenos pés abre as conchas das ostras e mariscos e lança um suco digestivo que proporciona a ingestão da massa já digerida.

Em algumas espécies, como os ouriços-do-mar, há uma estrutura mastigadora formada por cinco dentes, chamada de Lanterna de Aristóteles, movidos por músculos que permitem a raspagem das algas presas nas rochas.

Biologia Enem

Respiração

As trocas gasosas são realizadas pela circulação da água nas minúsculasbrânquias localizadas próximas à boca e também por toda a extensão dos pés ambulacrários.

Excreção

A eliminação de excretas é realizada pelo sistema ambulacrário, pelo qual circula a água no corpo dos equinodermos.

Circulação

O seu sistema circulatório é hidrovascular, presente somente nesse filo. Há um líquido incolor que transporta substâncias através da circulação pelos canais, localizados ao longo de todo o corpo desses animais.

Dica 3 – Você está nervoso para encarar as provas? Então relaxe, por que preparamos uma aula completa do Sistema Nervoso para você gabaritar na prova de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/sistema-nervoso-biologia-enem/

Porém também apresentam o sistema hemal e peri-hemal, que são um conjunto inconspícuo de canais internos que incluem cordões de tecidos parcialmente ligados ao celoma.

Muscular

O sistema ambulacrário é um diferencial destes animais. A água do mar entra no corpo do animal através de uma placa circular com poros e circula em canais dentro do corpo. De cada canal saem ampolas com os pés ambulacrários.

Ospés ambulacráriospossuem paredes musculares que são movimentados pela variação da pressão do líquido nas ampolas. Quanto mais pressão, maior a rigidez da musculatura. Existem ventosas nas extremidades desses pés que permitem ao animal se fixar em substratos e capturar alimentos. A contração de outros músculos pode devolver a água às ampolas, determinando a retração dos pés ambulacrários

Esqueleto

O endoesqueleto mesodérmico é formado de pequenas placas de calcário e espinhos, que formam um rígido suporte com os tecidos do organismo. Algumas espécies têm espinhos modificados chamados pedicelários que auxiliam na defesa, limpeza do corpo e captura de alimento. Osespinhosestão presentes em diversos formatos nos grupos de equinodermos, e atuam com a função de proteger o animal e para a locomoção. Podem ser recobertos por substâncias tóxicas.

figura_30.jpg

Nervoso

O sistema nervoso é reduzido, não há nenhum órgão sensorial especializado, embora alguns tenham gânglios e algumas células olfativas e tácteis.

Os equinodermos têm um sistema nervoso radial simples que consiste em uma rede de neurônios interconectados sem nenhum órgão central, além de anéis nervosos radiais em volta da boca que se estendem por cada braço. Esses nervos coordenam o movimento do animal.

Reprodução

Os sexos normalmente são separados. A reprodução sexuada geralmente é externa com liberação de gametas na água. Possuem desenvolvimento indireto, as larvas se desenvolvem em animais jovens e posteriormente em adultos.

Algumas estrelas-do-mar podem se reproduzir assexuadamente pela clivagem do disco central. Esses animais também possuem alta capacidade de regeneração de seus braços, que podem ser perdidos acidentalmente ou como forma de escapar de um predador. O pepino-do-mar, em situação extrema de perigo, deixa parte de suas vísceras para distrair os predadores.

Classificação

Os equinodermos podem ser divididos em cinco classes principais.

  • Classe Echinoidea – Ouriços-do-mar e bolachas-do-mar. Corpo circular ou oval coberto de espinhos longos e articulados ou curtos e fixos, pode ser esférico ou achatado no eixo oral-aboral. Ânus na face superior e boca na inferior.
  • Classe Asteroidea – Estrelas-do-mar. Animais com forma estrelar, de vida livre, rastejadores, com cinco ou mais braços ou raios partindo de um disco central, ânus na face superior e boca na inferior. Espinhos pequenos e finos
  • Classe Crinoidea – Lírios-do-mar. Corpo em forma de copo ou cálice, com a superfície oral voltada pra cima, podem ter vida livre ou sedentária quando presos a um substrato em grandes profundidades e em recifes de corais. Com braços ramificados e sem espinhos.
  • Classe Holothuroidea – Pepinos-do-mar. Corpo cilíndrico alongado no eixo oral-aboral, repousando no substrato com um lado do corpo. Possuem esqueleto reduzido a algunsossículosmicroscópios e possuem um círculo de tentáculos ao redor da boca. Sem braços e espinhos.
  • Classe Ophiuroidea – Ofiúros, estrelas-serpente ou estrela-cesto. Possuem cinco braços que, diferentemente das estrelas, saem exatamente do disco central e são bastante longos. Espinhos curtos ou longos nos braços.

Saiba mais sobre Artrópedes nesta aula do canal Kinapse Vestibulares, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Saiba mais sobre Equinodermos nesta aula do canal Kinapse Vestibulares, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

Em uma aula de Biologia, o professor entregou aos alunos alguns animais artrópodes para que fossem agrupados de acordo com as suas respectivas classes taxonômicas. Os animais entregues pelo professor foram: aranha, barata, camarão, borboleta, carrapato, escorpião e lacraia. Veja quantas classes estão presentes nessa lista e marque a alternativa correta:

a) 7

b) 3

c) 6

d) 2

e) 4

Questão 02

Anelídeos e artrópodes possuem características anatômicas e fisiológicas comuns, o que reforça a hipótese de parentesco evolutivo entre esses grupos de invertebrados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas dessas características comuns:

a) Cordão nervoso dorsal e respiração cutânea.

b) Cordão nervoso ventral e corpo segmentado.

c) Vaso sanguíneo dorsal e respiração traqueal.

d) Vaso sanguíneo ventral e corpo segmentado.

e) Cordão nervoso ventral e vaso sanguíneo ventral.

Questão 03

Marque a alternativa que lista, respectivamente, a estrutura excretora e o tipo de respiração presente no animal representado no desenho abaixo.

figura_31.jpg

a) Túbulos de Malpighi e respiração branquial.

b) Glândulas coxais e respiração traqueal.

c) Túbulos de Malpighi e respiração traqueal.

d) Glândulas antenais e respiração traqueal.

e) Glândulas verdes e respiração traqueal.

Questao 04

Considere as duas colunas a seguir:

Grupos de invertebrados

Características:

I- cnidários

A- presença de exoesqueleto quitinoso

II- moluscos

B- simetria secundária pentarradial

III-artrópodes

C- corpo formado basicamente por cabeça, pé e massa visceral

IV- equinodermos

D- dois tipos morfológicos de indivíduos: pólipos e medusas

A alternativa que associa corretamente as duas colunas é:

a) I-A, II-B, III-C, IV-D

b) I-B, II-C, III-D, IV-A

c) I-C, II-D, III-B, IV-A

d) I-D, II-A, III-B, IV-C

e) I-D, II-C, III-A, IV-B

Questão 05

Analise os itens propostos relacionados com os equinodermos. Escolha, entre as opções, a correta:

I — Este filo é formado por animais marinhos, como conchas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar.

II — É o único grupo do reino animal que possui um sistema aquífero responsável pelas funções de circulação, locomoção, respiração, excreção e percepção.

III — A reprodução básica destes animais é sexuada.

IV — A fecundação é externa.

a) apenas os itens I e IV são corretos.

b) apenas os itens I, II e III são corretos.

c) os itens II, III e IV são corretos, enquanto o item I está errado, porque as conchas não pertencem ao filo dos equinodermos.

d) os itens II e IV estão corretos. No item I, o exemplo conchas é o único certo.

e) os itens I, II e III estão certos, enquanto o item IV está incompleto, porque a fecundação também pode ser interna.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

The post Artrópodes e Equinodermos – Biologia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Exponenciais – Aula de revisão Matemática Enem

Posted: 17 Sep 2014 05:19 AM PDT

Exponenciais

Chama-se equação exponencial toda equação que pode ser reduzida a forma ax = b, com 0 < a 1.

Para resolver tais equações, é necessário transformar a equação dada em:

• Igualdade de potência de mesma base.

af(x) = ag(x) f(x) =g(x)

• Potências de expoentes iguais. af(x) = bf(x) a = b sendo a e b ≠1 e a e b 14162.png R*+.

Função Exponencial

Chama-se função exponencial toda função que pode ser reduzida a forma f(x)= ax + b, a >0 e b ≠ 1.

Gráfico

Para a > 1, a função é Crescente

Matemática Enem

Para 0 < a < 1, a função é Decrescente

Matemática Enem

Imagem da função

Seja a função f(x)= ax + b

Temos que sua imagem será 14246.png

Dica 1 – Prepare-se para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio em mais esta aula de revisão sobre os Polinômios para Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/polinomios-definicoes-e-operacoes-revisao-matematica-enem/

Exercício Resolvido

(Ufpr 2012) Um grupo de cientistas decidiu utilizar o seguinte modelo logístico, bastante conhecido por matemáticos e biólogos, para estimar o número de pássaros, P(t), de determinada espécie numa área de proteção ambiental:

14267.png ,

sendo t o tempo em anos e t = 0 o momento em que o estudo foi iniciado.

a) Em quanto tempo a população chegará a 400 indivíduos?

Resolução: Para t=? temos P(t)=400

Portanto

aula05_img04.jpg

b) À medida que o tempo t aumenta, o número de pássaros dessa espécie se aproxima de qual valor? Justifique sua resposta.

Resolução: Para t muito grande, o valor 22-t tende a ser 0; logo, p(t) será dado por

14303.png

Portanto, o número de pássaros dessa espécie se aproxima a 500.

Saiba mais sobre Exponenciais nesta aula do canal Quebra tudo no Enem!, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 1

(Espm 2012) A figura abaixo mostra o gráfico da função f(x) = 2x. A área da região sombreada, formada por retângulos, é igual a:

aula05_img03.jpg

a) 3,0

b) 3,5

c) 4,0

d) 4,5

e) 5,0

Dica 2 – Tire todas as suas dúvidas sobre Funções Polinomiais de 2o grau em mais esta aula de revisão para a prova de Matemática Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/funcao-polinomial-2o-grau-revisao-matematica-enem/

Questão 2

(Uel 2008) Seja a equação exponencial: 9x + 3 = (1/27)x

Assinale a alternativa que contém a solução da equação exponencial dada.

a) x = – 6

b) x = – 6/5

c) x = 5/6

d) x = 5/2

e) x = 6

Dica 3 – O dia das provas está chegando, que tal revisar algumas aulas importantes. Revise tudo sobre Função Polinomial do 1º grau nesta aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/funcao-polinomial-do-1o-grau-matematica-enem/

Questão 3

(G1 – cftmg 2007) Se (x, y) é a solução do sistema

14346.png

então, a diferença (y – x) é igual a

a) 2

b) 3

c) 4

d) 5

Questão 4

(Ufjf 2006) Dada a equação 23x – 2 . 8x + 1 = 4x – 1, podemos afirmar que sua solução é um número:

a) natural.

b) maior que 1.

c) de módulo maior do que 1.

d) par.

e) de módulo menor do que 1.

Questão 5

(G1 – cftmg 2004) A soma das raízes da equação

4x+ 1 - 9 . 2x + 2 = 0 é

a) -2

b) -1

c) 0

d) 1

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

The post Exponenciais – Aula de revisão Matemática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!