sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Climatologia Geográfica


Tempestades severas, com alto poder destrutivo, estão avançando novamente para o Sul

Posted: 04 Sep 2014 08:08 PM PDT

Em parceria com o Portal De Olho no Tempo Meteorologia, o melhor portal brasileiro de informações meteorológicas, lançaremos aqui na CG, alertas de tempo severo para qualquer região do Brasil com a intenção de levar as informações rapidamente aos fãs da Climatologia Geográfica, que poderão curtir o trabalho diretamente do De olho no tempo meteorologia no Facebook.

O tempo ficará bastante instável em parte da Região Sul do Brasil nos próximos dias prometendo tempestades em várias cidades e aguaceiros consideráveis.
O transporte do ar quente e úmido que chegará da Amazônia e o deslocamento de uma área alongada de baixa pressão atmosférica (cavado) sobre a média coluna troposférica deve instabilizar o tempo entre a Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo avisos meteorológicos já emitidos pelos órgãos oficiais de meteorologia no Brasil, Cptec/Inpe e Inmet em suas análises.

83
Inicialmente, temporais, alguns intensos e acompanhados de intensa atividade elétrica de raios, granizo e ventania, poderão o ocorrer na tarde e noite de sábado (06) entre nordeste da Argentina, centro-sul do Paraguai e sul do Rio Grande do Sul.
Para a tarde de domingo (07), o modelo norte-americano GFS prevê índices de instabilidade mais elevados entre o centro-sul de Mato Grosso, porção sul e oeste de Mato Grosso do Sul, noroeste e norte do Rio Grande do Sul e no oeste, meio-oeste e centro-leste de Santa Catarina.
De domingo para segunda-feira (08), o vento quente de norte – Jato de Baixos Níveis (JBN) – tende a ficar ainda mais intenso reforçando uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e por isso, temporais mais organizados, alguns com alto poder destrutivo, poderão ocorrer entre o Paraguai, Argentina Uruguai e boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e com menor intensidade sobre da metade sul do Paraná.
Na terça-feira (09), a tendência é de chuva forte localizada sobre boa parte da Região Sul, com deslocamento da instabilidade também rumo ao centro-leste do Paraná.

modelo

O modelo de previsão brasileiro COSMO rodado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica, que no período de sete dias, grande diferença no regime de precipitação acumulada, com valores entre 100 e 150 milímetros na maior parte do sul, sudoeste e oeste gaúcho, além de valores pontuais acima de 150 mm.


The post Tempestades severas, com alto poder destrutivo, estão avançando novamente para o Sul appeared first on Climatologia Geográfica.

Primeira gravura Neandertal é uma “hashtag”

Posted: 04 Sep 2014 06:50 PM PDT

Jogo da velha da Idade da Pedra ou ou gravura Neandertal mais antiga da qual temos conhecimento, ninguém pode dizer. Mas se pode afirmar com segurança que tais arranhões foram feitos propositalmente pelo homem de Neandertal e que já se fazem mais de 40 mil anos.

As gravuras foram descobertas por Clive Finlayson, do museu de Gibraltar, e seus colegas, no chão da caverna de Gorham, na costa Leste de Gibraltar. A caverna foi habitada pelo homem de Neandertal há milhares de anos e a camada de argila existente em cima da gravura Neandertal indicam que ela tenha pelo menos 39 mil anos.

Os pesquisadores acreditavam que essa inovação cultural sugeriu que havia diferenças marcantes entre os neandertais e os humanos modernos. No entanto, o fato de que os Neandertais criaram as mesmas representações sugere o contrário.

A maioria dos especialistas contatados pela revista New Scientist estavam de acordo em relação ao tempo e ao fato de se tratar de uma gravura Neandertal legítima.

Parece bastante claro que a gravura Neandertal foi feita de forma proposital. O colega de Finlayson, Francesco d’Errico, da Universidade de Bordeaux, na França, realizou alguns experimentos para constatar se os traços não foram feitos ao acaso pelo Neandertal. Usando dois tipos de pedra Neandertal para fazer os traços e como “tela” uma laje de pedra idêntica ao chão da caverna, ele precisou fazer mais de 100 traços para reproduzir o padrão de forma exata.

Neanderthal rock engraving from Gorham's Cave, Gibraltar.

d’Errico também tentou cortar um pedaço de carne fazendo o uso de pedras, como eram feitos pelos Neandertais, visando saber se os traços não poderiam ser fruto disso, mas a ideia foi descartada de forma rápida.  “Todas as vezes que você corta sobre a carne, o traço sai de uma forma diferente”, diz ele. “Você tem uma dispersão de linhas em todas as direções.”

De acordo com a equipe, a única conclusão é que as linhas foram feitas de forma deliberada. “O padrão foi feito claramente de forma proposital, e não em uma atividade utilitária. Havia uma vontade de produzir um padrão abstrato”, é afirmado por d’Errico.

A surpreendente descoberta não é a única do gênero. Recentemente descobriu-se que Neandertais usavam colares de conchas furadas e pintadas e penas, e não é descartada a hipótese de que enterravam os seus mortos.

Fontes:

New Scientist

Science World Report

The post Primeira gravura Neandertal é uma “hashtag” appeared first on Climatologia Geográfica.

Quanto custaria para preservar a Mata Atlântica?

Posted: 04 Sep 2014 06:30 PM PDT

Climatologia GeográficaSegundo o Ministério do Meio Ambiente, hoje no Brasil só restam 22% da área original coberta pela Mata Atlântica, ainda desta porção apenas 7% é considerada bem conservada.

Uma equipe de pesquisadores, elegeram várias prioritárias espalhadas por toda a Mata Atlântica que preservaram os 20% exigidos, eles também descobriram que R$445 milhões por ano viabilizariam a iniciativa, sendo que isso só corresponde a 0,01% do PIB nacional.

Climatologia GeográficaA região que poderia se reflorestada seria de 424 mil hectares, os pesquisadores dizem que nos três primeiros anos, o custo seria um pouco mais elevado. Logo depois cairia para cerca de 0.0026% do PIB.

Fonte: Revista Galileu

The post Quanto custaria para preservar a Mata Atlântica? appeared first on Climatologia Geográfica.

ALERTA: Tempestades destrutivas estão se formando agora na Região Sul, Mato grosso do Sul e em São Paulo

Posted: 04 Sep 2014 08:04 AM PDT

Um enorme massa de ar quente e úmida oriunda da Amazônia está chegando ao Sul do Brasil por jatos de baixos níveis, com ventos de 100 km/h. O tempo instável e a tempestade severa será provocada por um mecanismo de trovoadas bastante organizado, tecnicamente chamado de Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) pode romper-se ao longo da madrugada desta terça-feira, 02/09, entre o Paraguai, Argentina e oeste da Região Sul do Brasil. É importante que essa notícia seja divulgada, já que esses fenômenos podem desencadear vendavais intensos e até tornados.

JBN

Um Complexo Convectivo de Mesoescala é um sistema bem conhecido na meteorologia que, geralmente, causa chuvas intensas em um pequeno período de tempo, além de causar grazino, vendavais e até tornados. As tempestades severas são a causa de grande destruição. Informação Completa: De Olho no Tempo Meteorologia

A imagem acima mostra o formato de um poderoso CCM que se formou na madrugada do dia 18 de novembro de 2009 sobre a Bacia do Chaco e que em seguida provocou tormentas severas em parte do Sul do Brasil e até tornados.

Os principais órgãos oficiais brasileiros já emitiram alertas.

"O grau de "irritabilidade" da atmosfera pode desencadear a ocorrência de tempo muito severo, como chuvas muito volumosas em pouco tempo, o que levaria ao registro de enxurradas e de deslizamentos de massa, vendavais intensos, com alto poder destrutivo, como destelhamentos de construções, quedas de arvores, postes e muros e interrupção de serviços de energia elétrica, telefonia e internet e precipitação de granizo, alguns de tamanho e quantidade significativa, o que levaria à prejuízos econômicos."


Abaixo, avisos meteorológicos preparados por meteorologistas profissionais dos principais e mais importantes órgãos de monitoramento e previsão do país:

78

A tendência das simulações numéricas analisadas pelos órgãos de meteorologia é de que ao longo de toda esta terça-feira, a instabilidade gerada pelo CCM siga bastante ativa, na maioria das vezes causando trovoadas ininterruptas e tempo severo localizado.
Entre o final da tarde e o período noturno, já avançando para a madrugada de quarta-feira (03), mesmo enfraquecido, o CCM pode lançar novos núcleos convectivos sobre Mato Grosso do Sul e São Paulo, principalmente.

Abaixo seguem mapas com o prognóstico de tempestade, isto é, a maior confiabilidade de possibilidade de tempo severo (chuvas, raios, ventania e granizo), mediante equação com as diversas variáveis de projeção de tempo severo, desde a movimentação da parcela de umidade e ar, de temperatura em diferentes camadas e do peso da massa de gelo nas nuvens.

17

De Olho no Tempo – Meteorologia

The post ALERTA: Tempestades destrutivas estão se formando agora na Região Sul, Mato grosso do Sul e em São Paulo appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!