segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Climatologia Geográfica


Qual é o fato mais impressionante do Universo?

Posted: 31 Aug 2014 06:48 PM PDT

Neil deGrasse Tyson, Astrofísico, Americano e Divulgador Científico, fala sobre o que há de mais impressionante no Universo, e o que nos torna maiores do que imaginamos.

10372515_352411788242895_4340947487113652628_n
Assista:

Entrevistador: Qual é o fato mais impressionante que você pode compartilhar conosco sobre o Universo?

Neil deGrasse Tyson:
O fato mais impressionante?
É o conhecimento.
De que os átomos que compõe a vida na Terra; Os átomos que formam o corpo humano, podem ser rastreados nos cadinhos que cozinharam os elementos leves em elementos pesados em seus núcleos, sob temperaturas extremas.
Essas estrelas, as maiores entre elas, ficaram instáveis durante seus últimos anos. Elas entraram em colapso, e então explodiram espalhando suas entranhas enriquecidas pela galáxia – entranhas compostas de carbono, nitrogênio, oxigênio e todos os elementos fundamentais à vida. Esses ingredientes se tornaram parte da nuvem de gás que condensam, entram em colapso e formam a próxima geração de sistemas solares. Estrelas com planetas em órbita, e esses planetas, agora, possuem todos os ingredientes à própria vida. Então quando eu olho para o céu à noite, eu sei que somos parte desse Universo, nós estamos nesse Universo, mas talvez, mais importante que esses fatos, é que o Universo está em nós.
Quando eu reflito sobre esse fato, eu olho para cima.
Muitas pessoas se sentem pequenas, pois elas são pequenas e o Universo é grande. Mas eu me sinto grande, porque meus átomos vieram dessas estrelas. Há um nível de conectividade. Isso realmente é o que você quer na vida, você quer se sentir integrado, você quer se sentir que faz parte de algo, você quer se sentir como um participante sobre o que acontece em atividades e acontecimentos ao redor de você.
Isso é exatamente o que somos, por apenas estarmos aqui e vivos.

The post Qual é o fato mais impressionante do Universo? appeared first on Climatologia Geográfica.

Conheça o incrível peixe de cabeça transparente

Posted: 31 Aug 2014 02:08 PM PDT

Este fascinante peixe tem os olhos na parte de trás da cabeça. Acostumado a viver nas profundezas do mar, o animal desenvolveu uma única e útil capacidade para detectar predadores e não se tornar um possível alimento alimento.

Ao longo do seu período evolutivo o Macropinna microstoma desenvolveu uma cabeça transparente, e seus olhos são capazes de se mover dentro da cabeça e olhar em diferentes direções.

article-1155283-03A96D6D000005DC-962_468x286_popup[1]

O Macropinna microstoma e sua exótica cabeça transparente.

Enquanto seu corpo é em maioria escuro, ele tem a parte superior da sua cabeça transparente, e os seus olhos são claramente visíveis.

Os cientistas acreditavam que o peixe só podia olhar para cima, mas descobriram que a criatura pode também olhar para a frente para alinhar a boca aos olhos. Segundo os biólogos, ele desenvolveu esse sentido poderoso de visão como o resultado de um meio ambiente severo nas profundezas.

O peixe, que tem poucos centímetros de comprimento, vive em uma grande profundidade, imediatamente abaixo de onde a luz solar penetra na água. Isto significa que as criaturas ao redor não podem ver claramente. Predadores ocultos acima não podem localizar o que está logo abaixo, mas podem olhar para cima e caçar pequenos peixes e plâncton.

article-1155283-03A96D95000005DC-469_468x380_popup[1]

Quando uma presa adequada é identificada, o peixe sai da escuridão e rapidamente ataca, engolindo suas presas.
Para evitar olhar para o sol, quando se move em águas rasas, a criatura pode girar os olhos e olhar em frente para que possa ver onde está nadando.
Seus olhos brilham com uma incrível luz verde brilhante, e os investigadores acreditam que possa ter desenvolvido uma forma de filtrar a luz, o que lhe permite ignorar a luz solar e enxergar com a bioluminescência de pequenos peixes e medusas.
Os dois buracos que se parecem com olhos na parte da frente do peixe são órgãos olfativos, semelhantes as narinas humanas.
O peixe tem um líquido cristalino sobre os seus olhos, mantido no lugar por uma membrana minúscula.
Se por qualquer razão ela rompe-se, os seus olhos ficariam expostos ao mar e à pressão que existe na profundidade entre 600 e 800 metros, e isso iria matá-lo instantaneamente.

Fonte:

Daily Mail

The post Conheça o incrível peixe de cabeça transparente appeared first on Climatologia Geográfica.

O corpo humano visto pelo microscópio

Posted: 31 Aug 2014 01:04 PM PDT

Todos nós, é claro, já estamos bastante acostumados com as formas do corpo humano: olhos, boca, nariz, braços, pernas, mãos, pés, entre outras, além de diversos órgãos internos.

Estamos acostumados a vê-los do nosso ponto de vista ocular; mas e sob a lente do microscópio, como nós somos?

A Climatologia Geográfica traz hoje para você  o corpo humano visto pelo microscópio, diferentes do que estamos acostumados a ver.

Língua

A língua é repleta de pequenas partes semelhantes a espinhos chamadas papilas filiformes, que têm como função sentir pressão e ajudar no movimento do alimento pela boca. Vista sob o aumento do microscópio ela fica como nas fotos abaixo.

Human tongue surface, SEM

Human tongue surface, SEM

 

Olhos

Os olhos que você está usando para ver são incríveis quando os vemos mais de perto.

6-2[1]

Olho-humano-ampliado[1]

Placa dentária

A placa dentária, que já não é das coisas mais agradáveis de se ver sem a ajuda de microscópio, se torna mais desagradável vista pelo microscópio. As bactérias se tornam mais visíveis, assim como alguns “resultados” do seu metabolismo

PLACA+BACTERIANO+DO+DENTE[1] Dental plaque, SEM

 

Osso com osteoporose

Ao ver “mais de perto”, podemos notar as diversas falhas que a doença causa na estrutura óssea. A osteoporose é uma doença que causa a perda de massa óssea, deixando os ossos ocos, sensíveis e finos, o que os torna mais sujeitos a fraturas.

002h[1]

Fontes:

Hypescience

Diário de Biologia

The post O corpo humano visto pelo microscópio appeared first on Climatologia Geográfica.

Imagem compara tamanho de cometa e de Los Angeles

Posted: 31 Aug 2014 10:51 AM PDT

Quando pensamos em cometas, é fácil compará-los com outros corpos astronômicos em relação ao tamanho. No caso do cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko, com apenas 3 quilômetros de largura, pensamos se tratar de algo minúsculo, pequeno o suficiente para que uma pessoa percorra esta distância caminhando sem grandes problemas para isso.

Representação artística sobre o tamanho do cometa em relação aos prédios de Los Angeles

Representação artística sobre o tamanho do cometa em relação aos prédios de Los Angeles

 

Porém, ao ver a imagem que ilustra esta postagem, percebemos o tamanho do cometa em comparação a “coisas grandes” que somos familiarizados, como edifícios, podemos ver que o cometa da sonda Rosetta é maior do que normalmente imaginamos.

A sonda Rosetta tem como missão pousar no  cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko e fazer estudos sobre a composição de cometas e sobre como os planetas se formaram ao redor do sol e custou aproximadamente 1,3 milhão de euros e no total terá uma duração de 20 anos de missão, sendo finalizada em dezembro do ano que vem.

Fontes:

I Fucking Love Science

Terra

The post Imagem compara tamanho de cometa e de Los Angeles appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!