quarta-feira, 13 de abril de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


DNA – Veja o Projeto Genoma Humano! – Biologia Enem

Posted: 12 Apr 2016 04:04 PM PDT

Em 2012 cientistas alemães descobriram que os macacos bonobos compartilham 98,8% do nosso DNA.

Ao mesmo tempo, Cientistas americanos constataram que o DNA de ratos tem menos de 3% de diferença do DNA humano. 90% dos genes dos seres humanos são semelhantes aos dos gatos. Veja!

fonte:
fonte: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20539140

Com as vacas, a semelhança com o DNA dos humanos é de 80%. A mosca-da-fruta (sim, aquela que fica voando sobre a sua fruteira) tem 60% dos genes semelhantes aos nossos. Até os repolhos têm 40% dos seus genes parecidos com os dos seres humanos!

Todos estes dados interessantes (e muito estranhos!) só foram possíveis através dos avanços no Projeto Genoma. Você sabe o que é o Projeto Genoma Humano? Sabe para quê serve (além dessas comparações estranhas)?

Saiba disso e muito mais neste super post de Biologia e arrase nas questões de Ciências da Natureza do Enem!

O que é genoma? Você sabe que o nosso DNA contém as "receitas" para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo e que isto serve de comando para as células, certo?

Essas receitas são, na verdade, sequências de nucleotídeos (como diferentes bases nitrogenadas) que formam os genes.  Assim, o conjunto completo de todos os genes presentes em nossos 46 cromossomos se chama genoma. O conhecimento dessa "biblioteca" de receitas gera infinitas possibilidades e aplicações.

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Figura 1 (acima): O DNA em todas as coisas vidas. A arte representa a universalidade do DNA e o compartilhamento de genes entre as espécies descoberto pelo Projeto Genoma. Arte de Bill Sanderson.

O que é Projeto Genoma? O Projeto Genoma Humano iniciou em 1990, com iniciativa do National Departaments Of Health, dos Eua. Além desta instituição, centenas de laboratórios ao redor do mundo uniram forças para ajudar a sequenciar o genoma humano.

O Projeto Genoma buscou mapear cada gene de cada cromossomo humano e também estabelecer a sequência de nucleotídeos de cada gene (sequenciamento). O projeto tinha uma previsão inicial de conclusão de 15 anos.

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Figura 2: Eppendorfs contendo DNA humano sobre um mapa de sequenciamento do Genoma Humano.

Porém, devido ao grande esforço científico internacional, em 14 de Abril de 2013 foi anunciado que o genoma humano (cerca de 3,3 bilhões de pares de nucleotídeos) havia sido 99% mapeado, com 99,9% de precisão. Se escrevêssemos todos os pares de base do genoma humano em letras do tamanho das desse texto, teríamos 1500 volumes de 700 páginas cada em tamanho A4.

É um número assustador não é? E o mais impressionante é que de todos estes pares de base, menos de 0,2% são diferentes entre um ser humano e outro – é esta pequena diferença que nos torna indivíduos. Mesmo entre pessoas de etnias diferentes, a diferença entre os genes continua a mesma, o que prova que o conceito de raça biológica nos seres humanos é insustentável.

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Figura 3: Os operários, de Tarsila do Amaral. As diferentes etnias representadas pela pintora não podem ser consideradas raças biológicas, uma vez que a diferença genética é muito pequena.

Mas, afinal, para quê serviu esse trabalho todo? O mapeamento do genoma humano permitiu muitas aplicações na saúde e na indústria. Veja algumas delas:

– Análise de parentesco evolutivo: No começo deste post você leu uma série de comparações entre o DNA humano e de outras espécies. Talvez você tenha percebido que os DNAs das espécies de mamíferos possuem mais semelhança com o nosso DNA que os da mosca e do repolho, certo?

Isso nos ajuda a entender um pouco mais da nossa história evolutiva e estabelecer linhagens entre populações da mesma espécie ou entre espécies diferentes. Além disso, através da análise genômica, podemos até mesmo descobrir a origem étnica ou geográfica de uma pessoa ou população, ajudando a estudar processos históricos de migração.

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Figura 4: Compartilhados de DNA entre humanos e chimpanzés. Arte de Bill Sanderson.

– Identificação de genes de doenças genéticas: Conhecer o genoma humano permitiu que os cientistas mapeassem os genes que geram diversas de doenças genéticas e até mesmo alguns tipos de câncer (há mais de 50 genes conhecidos que geram câncer). Isso aumentou as chances de diagnósticos na fase inicial de certas doenças e o aumento da probabilidade de tratamento e cura.

– Aconselhamento genético:  A análise do DNA de possíveis pais que possuem doenças genéticas na família pode ajudá-los a entender as chances de terem filhos com doenças hereditárias.

– Criar medicamentos: Conhecendo as diferentes sequências de proteínas é possível criar medicamentos que ajustem à cada necessidade, assim como as doses necessárias para cada organismo.

– Entender a regulação de várias características: Envelhecimento, obesidade e várias doenças podem ser melhor prevenidas se entendermos suas causas.

Mas, nem tudo são flores na investigação do genoma humano. Muitos conceitos éticos têm sido discutidos desde a criação do Projeto Genoma Humano. Dentre eles, a utilização do genoma como segregação social.

Exercícios

Agora que você já sabe tudo sobre o Projeto Genoma Humano, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (PUC MG/2013)  

Quase todo o genoma humano tem alguma função, diz pesquisa

Parece que a ciência finalmente está começando a abrir a caixa-preta do genoma. Um novo olhar sobre o conjunto do DNA humano indica que ao menos 80% de seus 3 bilhões de “letras” químicas têm alguma função.

E sim, isso é surpreendente – porque, desde que o genoma humano foi soletrado pela primeira vez, há 12 anos, a impressão que ficou é que 95% dele era “DNA-lixo”.

Fonte: Folha de S.Paulo online, 05 de setembro de 2012.

 

Sobre o DNA humano, assinale a afirmativa INCORRETA.

 

a) A partir do sequenciamento genético total do DNA humano, é possível avaliar o prognóstico de várias enfermidades distintas, incluindo diferentes tipos de câncer, problemas cardíacos, diabetes e Alzheimer.

b) Um gene corresponde a uma região particular de uma molécula de DNA e cada um determina a produção de uma molécula específica de RNA transcrevendo para ela seu código genético.

c) Após a transcrição da maioria dos genes, alguns trechos do RNA denominados íntrons são removidos e fitas de RNAm, compostas por éxons, são liberadas do núcleo e podem ser traduzidas como proteínas.

d) Nosso DNA é constituído fundamentalmente por cromossomos, e cada cromossomo possui apenas uma molécula de DNA.

 

Gab: A

 

02 – (PUC MG/2012)  

O gráfico apresenta o percentual aproximado de DNA não codificadores de proteínas em diferentes grupos de organismos.

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Fonte: Figura extraída de dc220.4shared.com/doc/yzmJrJPW/preview.html

 

Pela análise do gráfico e de acordo com seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar, EXCETO:

 

a) Os organismos evolutivamente mais complexos transcrevem e traduzem menos proteínas do que os menos complexos.

b) Menos de 10% do DNA humano contêm genes ou sequências passíveis de transcrição e de tradução.

c) Sequências de DNA que não codificam para a produção de proteínas podem desempenhar outras funções importantes, como a regulação da transcrição.

d) Os procariontes apresentam maior percentual de sequências codificadoras de proteínas em relação ao seu conteúdo de DNA do que os eucariontes.

 

Gab: A

 

03 – (PUC RS/2010)  

Todos os organismos vivos possuem moléculas de DNA. Assim, se dois organismos são parentes próximos, seus DNAs serão muito semelhantes. Por outro lado, quanto mais distante for a relação entre eles, mais diferenças moleculares terão. Comparando-se o DNA de chimpanzés com o de gorilas e com o de humanos, viu-se 91% de semelhança com o primeiro (gorilas) e 96% com o último (humanos). Esse fato sugeriu que os

 

a) humanos são pouco semelhantes a gorilas e a chimpanzés.

b) humanos não são aparentados com os gorilas.

c) humanos e chimpanzés são mais aparentados entre si.

d) chimpanzés são mais próximos aos gorilas do que aos humanos.

e) chimpanzés são mais parecidos, no seu DNA, com os gorilas.

 

Gab: C

 

04 – (UNIFESP SP/2007)   

O mapeamento de toda a seqüência de nucleotídeos existente nos 23 pares de cromossomos humanos

 

a) é o que ainda falta fazer após a conclusão do projeto Genoma Humano em 2003.

b) é a condição necessária para se saber o número de moléculas de RNA existentes em nosso organismo.

c) é o que nos permitiria conhecer qual a real proporção de proteínas em relação às moléculas de DNA que possuímos.

d) é o que foi conseguido pelos pesquisadores há alguns anos, sendo apenas um passo no conhecimento de nosso genoma.

e) significa decifrar o código genético, que só foi descoberto depois da conclusão do projeto Genoma Humano em 2003.

 

Gab: D

 

05 – (UNIFOR CE/2003)   

Ultimamente têm sido anunciados uma série de “Projetos Genoma”, com o objetivo de seqüenciar o genoma de espécies de importância econômica, como o eucalipto e o café. Seqüenciar o genoma de um organismo significa descobrir:

 

a) o seu código genético.

b) a seqüência de bases do seu DNA.

c) as relações de parentesco do organismo.

d) os genes importantes na produtividade.

e) os seus genes de resistência a pragas e doenças.

 

Gab: B

 

06 – (UNIFOR CE/2002)   

A identificação do genoma de um organismo relaciona-se diretamente com a determinação de uma seqüência de :

 

a) proteínas.

b) aminoácidos.

c) cromossomos.

d) nucleotídeos.

e) bases glicosadas.

 

Gab: D

 

07 – (UEPB/2002)   

Na edição nº 1.638, de 23 de fevereiro de 2001, a revista ISTOÉ publica uma reportagem, de responsabilidade de Darlene Menconi intitulada: "Fábrica da Vida", em que se enfatiza no subtítulo:

"Num esforço sem precedentes, cientistas mapeiam genes humanos para entender as funções do organismo".

Sobre o Projeto Genona, é INCORRETO afirmar:

 

a) O projeto apresentou o mapa com a seqüência de unidades químicas que formam o código genético humano.

b) Para a história da humanidade, a conclusão do Projeto Genoma é um feito comparável ao pouso do homem na Lua e À descoberta dos antibióticos.

c) O programa reuniu 20 centros de pesquisas de seis países: EUA, Grã-Bretanha, Japão, Alemanha, Brasil e Espanha.

d) Os resultados do projeto demonstraram que a quantidade de genes do corpo humano é apenas um terço daquela que sempre se imaginou (cerca de 100 mil).

e) Outra revelação importante diz respeito às semelhanças entre os seres vivos. A pesquisa conclui que na realidade, tudo o que é vida tem a mesma origem biológica.

 

Gab: C

 

08 – (ACAFE SC/2001)    

A alternativa que não corresponde à finalidade do Projeto Genoma e à manipulação dos genes é:

 

a) Conhecer melhor a influência dos genes nas características dos indivíduos.

b) Determinar a seqüência de bases nitrogenadas de cada gene.

c) Curar todos os tipos de doenças.

d) Diagnosticar e prevenir doenças genéticas.

e) Descobrir a posição de cada um dos inúmeros genes humanos nos cromossomos.

 

Gab: C

 

09 – (UnB DF/2001)   

Isolada a meio caminho entre a Europa e a América do Norte, com temperaturas árticas durante a maior parte do ano, a Islândia é conhecida por suas excentricidades, como vulcões ativos, geleiras eternas e economia baseada na exportação de bacalhau e camarão. Há agora urna nova peculiaridade: o governo islandês vendeu a uma empresa de biotecnologia, a deCode Genetics, o direito de pesquisar o código genético e os dados médicos de toda a população da ilha. A Islândia se tornará um país cobaia por causa das condições únicos. São apenas 280.000 habitantes, todos descendentes de vikings que colonizaram a ilha há mais de 1.000 anos. O isolamento fez que o código genético da população apresentasse pouca variação, o que torna mais fácil identificar genes alterados por mutações naturais que possam causar doenças.

Veja, n°13, abr./2001, p. 74 (com adaptações).

Com o auxílio do texto, julgue os itens que se seguem

 

01. Apesar de as pesquisas relativas ao genótipo humano abrirem perspectivas para a cura de diversas doenças, ainda há muita discussão a esse respeito, particularmente no campo da ética, pois essas mesmas pesquisas podem levar à clonagem de seres humanos.

02. A maioria dos genes ocorre em formas ligeiramente diferentes, chamadas alelos, na qual a seqüência de DNA varia. Os alelos surgem por mutações.

03. O ambiente tem pouca influência no genótipo de uma população, como pode ser observado no caso da Islândia.

04. A Islândia exemplifica urna situação em que populações pequenas estão menos sujeitas à perda da variabilidade genética.

05. A evolução dos sistemas genéticos reflete tanto os efeitos deletérios das mutações quanto o fato de as espécies, às vezes, resistirem devido à variabilidade genética originada por mutações.

 

Gab: CCEEC

 

10 – (FUVEST SP/2001)   

O anúncio do seqüenciamento do genoma humano, em 21 de junho de 2000, significa que os cientistas determinaram:

 

a) a seqüência de nucleotídeos dos cromossomos humanos.

b) todos os tipos de proteína codificados pelos genes humanos.

c) a seqüência de aminoácidos do DNA humano.

d) a seqüência de aminoácidos de todas as proteínas humanas.

e) o número correto de cromossomos da espécie humana.

 

Gab: A

 

11 – (UNIFOR CE/2001)    

O Projeto Genoma visa a descobrir a seqüência total de bases nitrogenadas das moléculas de DNA dos cromossomos humanos, para que seja possível localizar os genes. Sobre as conseqüências desse Projeto para a Medicina, fizeram-se as seguintes previsões para as próximas décadas:

 

I. Todas as doenças passarão a ter cura.

II. Doenças hereditárias poderão ser diagnosticadas precocemente.

III. Genes envolvidos em doenças serão identificados.

IV. Métodos preventivos eficazes contra doenças hereditárias serão criados.

 

São corretas SOMENTE as previsões:

 

a) I e II

b) II e III

c) I, II e IV

d) I, III e IV

e) II, III e IV

 

Gab: E

 

12 – (UEPB/2001)   

Na última semana de junho de 2000, dois laboratórios americanos – um vinculado á Universidade e outro á iniciativa privada – apresentaram o resultado de um estudo considerado revolucionário na Ciência. Trata-se do mapeamento genético humano, que abre novos horizontes para a humanidade, notadamente no que se refere aos problemas ocasionados pelas doenças genéticas.

Este programa ficou mundialmente conhecido como:

 

a) Projeto de Mapeamento Genético Humano

b) Projeto Genético 2000

c) Projeto de Combate aos Genes Deletérios

d) Projeto de Identificação de Gens Humanos

e) Projeto Genoma Humano

 

Gab: E

 

13 – (UFMG/2001)   

Alguns projetos de seqüenciamento genômico vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores brasileiros. Um deles, por exemplo, envolveu a bactéria causadora da "praga do amarelinho", que atinge plantas cítricas.

Paralelamente, o seqüenciamento completo do genoma humano foi anunciado pela comunidade científica internacional.

Todas as alternativas apresentam benefícios de projetos que envolvem o seqüenciamento de genomas, EXCETO

 

a) Aumento da produtividade na agricultura

b) Compreensão mais ampla das doenças genéticas

c) Determinação da posição de proteínas nos cromossomos

d) Diagnósticos precoce de doenças hereditárias

 

Gab: C

 

14 – (UnB DF/1998)   

Enquanto o projeto que visa seqüenciar completamente o genoma humano segue seu curso, nos últimos 2 anos chegaram ao fim vários seqüenciamentos do genoma de bactérias. Em setembro de 1997, foi publicada a seqüência do DNA da bactéria Escherichia coli. Os números impressionam: são cerca de 4,6 milhões de pares de bases, e os genes que codificam proteínas são 4.288. Para surpresa de muitos, 38% desses genes ainda não têm uma função conhecida.

Com o auxílio do texto, julgue os itens a seguir:

 

01. O DNA da bactéria Escherichia coli tem cerca de 9,2 milhões de moléculas de fosfato.

02. Para 38% dos genes, não se sabe a seqüência de aminoácidos da proteína.

03. Pode-se fazer estudos da evolução das bactérias, comparando-se a seqüência de DNA de diferentes espécies.

04. A Escherichia coli pode produzir 8.576 RNAs mensageiros diferentes.

 

Gab: VFVF

 

15 – (UnB DF/1997)   

Está em andamento o projeto Genoma, pelo qual se pretende seqüenciar totalmente o DNA humano, ou seja, obter a seqüência de bases nitrogenadas do DNA de todos os cromossomos de uma pessoa. A esse respeito, julgue os itens abaixo.

 

00. Uma vez obtida a seqüência de um gene, será possível conhecer a seqüência de aminoácidos da proteína correspodente.

01. As seqüências obtidas corresponderão exatamente ao DNA de qualquer pessoa.

02. A seqüência de todos os cromossomos será do mesmo tamanho.

03. O projeto Genoma tem levantado questões éticas, pelo eventual uso inadequado que se possa fazer do conhecimento obtido, como, por exemplo, a discriminação de pessoas.

04. Todos os genes terão a mesma proporção de adenina e guanina.

 

Gab: VFFVF

 

16 – (UnB DF/1994)   

O Projeto Genoma Humano (PGH) tem como objetivo primário a identificação e o mapeamento de todos os genes humanos e o seqüenciamento dos pares de bases que constituem o nosso genoma. Com referência a esse assunto, julgue os itens abaixo.

 

00. O PGH poderá levar à descoberta de novas ferramentas diagnósticas e de novos tratamentos para doenças de etiologia genética.

01. Lamenta-se o fato de que, por serem desenvolvidos com material genético humano, as descobertas do PHG não possam ter aplicação em outras áreas, como o desenvolvimento da biotecnologia na agricultura.

02. O PGH assume importância incontestável, ao se considerar que o fenótipo é determinado pelo genótipo e independe do ambiente.

03. A manipulação do material genético e dos embriões permite que o homem interfira na evolução dos seres vivos.

 

Gab: CEEC

 

17 – (UERJ/1994)   

Na reportagem “Genoma será mapeado em um ano” (O Globo, 27/08/95), o coordenador do Projeto Genona Humano cm Israel, o químico Doron Lancet, declara que, dentro de algumas décadas, será possível, com o auxílio de um computador, ler o genoma inteiro de uma pessoa em uma hora usando um fio de cabelo. A partir desse mapeamento, os genes humanos, e as respectivas ca­racterísticas pelas quais são responsáveis, podem ser alterados, conforme de­claração de Lancet na mesma reportagem: Antigamente se achava que o ho­mem era determinado por forças mais poderosas do que nós. Agora, estamos começando a compreender que podemos mudar os homens.

Apesar das discussões éticas que advêm das alterações que o Projeto Genoma pode produzir na espécie humana e de acordo com a Teoria Sintética da Evolu­ção, a alteração de uma característica humana ao longo das gerações obedece ao que está expresso na seguinte alternativa:

 

a) desaparece caso não seja utilizada

b) pode ser herdada independentemente do tipo de célula em que ocorra

c) está condicionada substituição nos gametas do gene que determina tal característica

d) é selecionada positivamente aumentando a capacidade de adaptação da próxima geração

 

Gab: C

 

18 – (UFRJ/1994)   

O projeto do genoma humano pretende obter a seqüência completa do DNA dos cromossomas. As células somáticas humanas possuem 46 cromossomas.

Qual o número mínimo de cromossomas que deve ser seqüenciado para que se obtenha essa informação? Justifi­que sua resposta.

 

Gab:   Uma vez que as células somáticas humanas apresentam 23 pares de cromossomas, deverão ser sequenciados pelo menos 24 cromossomas. Estes 24 cromossomas compreendem 22 cromossomas autosômicos e mais os cromossomas sexuais X e Y, que não são homólogos.

 

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Arcadismo Portugal – Literatura Enem

Posted: 12 Apr 2016 01:23 PM PDT

Literatura Enem: O Arcadismo foi um período caracterizado, principalmente, pela segunda metade do século XVIII. Naquele momento era vivido o Século da Luz, o Iluminismo burguês, em que o percurso para a Revolução Burguesa vinha sendo preparado. O Iluminismo foi a afirmação das ciências e o prevalecimento da razão, deixando para trás a cultura medieval, que, nesse momento, passa a ser chamado de "Idade das Trevas".

A metade do século XVIII ficou marcada pelo fim do pensamento barroco. A burguesia em ascensão, direcionada às situações mundanas, fez com que ficasse, em segundo plano, a religiosidade que envolvia as ideias barrocas. Não apenas isso, mas também as pessoas estavam cansadas do exagero presente no Barroco, presente desde o surgimento da Renascença. Assim, foi perdendo seu espaço para a arte da burguesia, concentrada no subjetivismo. Dessa maneira, surgiram as primeiras obras arcádias, que buscavam traços puros e simples das formas mais clássicas.

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Em Portugal, esse período perdura de 1756, ano em que foi fundada a Arcádia Lusitana, até 1825, data em que foi publicada o poema intitulado Camões, de Almeida Garrett.

Em Portugal, a primeiras manifestações do novo jeito de se pensar apareceram no reinado de D. João V (de 1707 a 1750), em que foi fundada a Academia Real de História (1720), que caracterizaria cientificamente o conhecimento histórico (até este momento muito cerca das narrativas literárias), e sendo apoiado a uma proposta de ensino superior mais moderno, de acordo com os ideais iluministas.

Depois do ano de 1750, o país passa a ser governado pelo rei D. José I, tendo seu mandato estendido até 1777. Marquês de Pombal é seu ministro, sendo representante do despotismo esclarecido (maneira de governar, na Europa continental, que tinha como ideais o progresso, reforma e a filantropia do Iluminismo) em Portugal. No ano de 1759, Pombal expulsa os Jesuítas dos domínios portugueses, dando fim a influência jesuítica na educação.

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Pintura de Nicolas Lancret – O balanço

 

Características

O Arcadismo tinha como lema principal a frase latina Inutilia truncat, que quer dizer "cortar, suprimir as inutilidades". Assim, buscava cortar os exageros, o toque rebuscado e extravagante do Barroco, voltando a um estilo literário bastante simples, a fim de prevalecer a objetividade da burguesia e seu mundo por ela vivido. Como modelo, seguiam o greco-latino e os renascentistas e, também, a mitologia pagã passou a ser revivida como parte da estética.

Os árcades inspiravam a poesia de Horácio, cultivando o carpe diem, ou seja, viver o presente e aproveitar o dia, fugindo da região urbana e buscando os prazeres da vida na natureza, de maneira simples e pastoril. Mas, tenha em conta, que isso era apenas uma característica poética, já que todos os burgueses moravam em grandes centros urbanos, onde ali estavam seus interesses econômicos.

Portanto, se dá uma contradição entre a realidade da urbe e o mundo por eles idealizado, com características bucólicas. Assim se fala do fingimento poético presente no Arcadismo, acontecimento que nos fica claro considerando o uso dos pseudônimos que viviam na zona pastoril.

 

Produção literária em Portugal

Bocage (1765 – 1805) tem como tema em sua poesia o pré-romântico, caracterizado pela luta entre Razão e  Sentimento:

 

Razão, de que me serve o teu socorro?

Mandas-me amar, eu ardo, eu amo;

Dizes-me que sossegue, eu penso, eu morro.

 

Sua poesia ficou marcada por um grande sofrimento, repleto de ciúme e sentimento de abandono. Suas preferências por forma macabras, pelo noturno, acompanhado de grande lado pessimista, chegando ao ponto de considerar a morte como única saída para seus conflitos, são características antecipadas que marcarão a poesia romântica:

 

Ah! Não me roubou tudo a negra sorte:

Inda tenho este abrigo, inda me resta

O pranto, a queixa, a solidão e a morte.

 

Agora que você entendeu uma boa parte do Arcadismo, que tal assistir ao vídeo, no YouTube, do canal Aula De, para arrasar nas provas sobre essa escola literária? Aí está: https://www.youtube.com/watch?v=YYzQa-qXB-k

 

Não deixe de exercitar o conteúdo estudado! Para isso, separei alguns exercícios para você:

 

Exercícios

 

1- (UFSC) – Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo:

 

  1. Simplificação da língua literária – ordem direta – imitação dos antigos gregos e romanos.
  2. Valorização dos sentidos – imaginação exaltada – emprego dos vocábulos raros.
  3. Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de poesia-clareza-harmonia.
  4. Emprego frequente de trocadilhos e de perífrases – malabarismos verbais – oratória.
  5. Sugestões de luz, cor e som – antítese entre a vida e a morte – espírito cristão anti-terreno.

Assinale a opção que só contém afirmativas sobre o Arcadismo:

 

a) 1, 4 e 5

b) 2, 3 e 5

c) 2, 4 e 5

d) 1 e 3

e) 1, 2 e 5

 

2- (MACKENZIE) Sobre Bocage, é INCORRETO afirmar que:

 

a) em suas Rimas, apresenta poemas satíricos e líricos.

b) não pode ser totalmente enquadrado no rigor das convenções bucólicas do Arcadismo.

c) enquanto sonetista, aproxima-se de Camões, verificando-se, inclusive, certas coincidências entre suas vidas.

d) sua obra lírica não apresenta qualquer aproximação com o Romantismo.

e) certa parte de sua obra, a satírica, deu-lhe fama de anedótico e devasso.

 

3- (CFTMG) Associe os movimentos literários aos seus respectivos exemplos.

 

(1) Barroco

(2) Arcadismo

 

( ) “Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado

Da vossa Alta piedade me despido

Porque quanto mais tenho delinqüido

Vos tenho a perdoar mais empenhado.”

 

( ) “Em lugar delicioso e triste,

Cansada de viver, tinha escolhido

Para morrer a mísera Lindóia.

Lá reclinada, como que dormia,

Na branda relva e nas mimosas flores, …”

 

( ) “Nasce o sol, e não dura mais que um dia,

Depois da luz se segue a noite escura,

Em tristes sombras nasce a formosura,

Em contínuas tristezas, a alegria.”

 

( ) “Ah! minha Bela, se a Fortuna volta,

Se o bem, que já perdi, alcanço e provo;

Por essas brancas mãos, por essas faces

Te juro renascer um homem novo

Amar no céu a Jove e a ti na terra.”

 

( ) “Neste mundo é mais rico, o que mais rapa:

Quem mais limpo se faz, tem mais carepa:

Com sua língua ao nobre o vil decepa:

O Velhaco maior sempre tem capa. ”

 

A seqüência encontrada foi

 

a) 1, 2, 1, 2, 1

b) 1, 1, 2, 1, 2

c) 1, 2, 1, 2, 2

d) 2, 2, 1, 1, 2

 

4- A respeito da época em que surgiu o Arcadismo:

a) os "enciclopedistas" construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa

b) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade

c) a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio

d) o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica

 

Gabarito

1- D

2- D

3- A

4- D

Analice Literatura
O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular e colaboradora do Blog do Enem. Facebook.

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Classicismo – Literatura Enem

Posted: 12 Apr 2016 12:56 PM PDT

Literatura Enem: O classicismo aconteceu em um período de grande importância na história da sociedade, que foi o Renascimento. Este período, considerando até mesmo a ideia que seu nome pode transmitir, foi uma época de renovações, em que a cultura, a política e a economia, sofreram grandes transformações.

A Idade Média, conhecida como idade das trevas, era a época que a Europa saía para entrar, finalmente, em um ambiente de luz. Nesse momento,  o conhecimento fazia seu papel principal, inclusive pela invenção da imprensa, que publicava as obras de autores gregos e latinos.

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Nesse período, a matemática e o estudo das línguas, inclusive a escrita das primeiras gramáticas, cresceram, fazendo com que o homem se sentisse a grandiosidade, o centro de tudo. Esse fato deu origem ao antropocentrismo, em que o homem está em evidência, e agora não mais o Deus (teocentrismo), aquele da Idade Média.

A igreja católica também sofreu com o surgimento do Classicismo. Ela perdeu seu grandioso espaço, as pessoas passaram a ter uma visão diferente da de antes, de uma maneira menos obcecada e mais racional. A literatura antiga através da criação das primeiras universidades, também teve suas influências, inclusive de origem greco-latinas.

Os escritores classicistas recorreram a ideia da arte fundamentada na razão, como aquela que tem o controle das emoções e suas tantas formas de se expressar. Posto isto, procuraram equilibrar emoção e razão, no sentido de chegar a uma representação universal da realidade, deixando de lado o que poderia ser simplesmente ocasional ou particular.

Os versos, que antes eram escritos em redondilhas (cinco ou sete sílabas), no Classicismo começam a ser escritos em decassílabos (dez sílabas). Exemplo de usos de versos decassílabos, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos, é o superconhecido poeta português Camões.

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Caricatura de Camões Fonte: http://verlercamões.blogspot.com

 

No Brasil, ainda colônia, o Classicismo português foi uma influência para a literatura brasileira, inclusive na obra Prosopopéia, do escritor Bento Teixeira.

Considerando as características gerais do Classicismo, são elas: deuses como mitologia; deusas como musas; razão no lugar da emoção (sentimento); linguagem simples, com pouco uso de figuras de linguagem; universalismo; nacionalismo; versos decassílabos; adjetivos; perfeição estética.

Muito simples de entender o surgimento, a essência e as características do Classicismo, né!?

 

Não deixe de ver o vídeo do canal Stoodi, no YouTube, sobre o Classicismo. Nele há o contexto histórico dessa época! É muito interessante também pra você colocar em prática seus conhecimentos da disciplina história.
https://www.youtube.com/watch?v=GaH0ZRk9WMU

 

Os exercícios nunca podem ficar de fora! Coloque à prova seus conhecimentos com alguns exercícios selecionados especialmente para essa aula:

 

Exercícios

 

1- (UFSCar-2003)

A questão seguinte baseia-se no poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, do qual se reproduzem, a seguir, três estrofes.

 

Mas um velho, de aspeito venerando, (= aspecto)

Que ficava nas praias, entre a gente,

Postos em nós os olhos, meneando

Três vezes a cabeça, descontente,

A voz pesada um pouco alevantando,

Que nós no mar ouvimos claramente,

C'um saber só de experiências feito,

Tais palavras tirou do experto peito:

"Ó glória de mandar, ó vã cobiça

Desta vaidade a quem chamamos Fama!

Ó fraudulento gosto, que se atiça

C'uma aura popular, que honra se chama!

Que castigo tamanho e que justiça

Fazes no peito vão que muito te ama!

Que mortes, que perigos, que tormentas,

Que crueldades neles experimentas!

Dura inquietação d'alma e da vida

Fonte de desamparos e adultérios,

Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinos e de impérios!

Chamam-te ilustre, chamam-te subida,

Sendo digna de infames vitupérios;

Chamam-te Fama e Glória soberana,

Nomes com quem se o povo néscio engana."

 

Os versos de Camões foram retirados da passagem conhecida como O Velho do Restelo. Nela, o velho

 

a) abençoa os marinheiros portugueses que vão atravessar os mares à procura de uma vida melhor.

b) critica as navegações portuguesas por considerar que elas se baseiam na cobiça e busca de fama.

c) emociona-se com a saída dos portugueses que vão atravessar os mares até chegar às Índias.

d) destrata os marinheiros por não o terem convidado a participar de tão importante empresa.

e) adverte os marinheiros portugueses dos perigos que eles podem encontrar para buscar fama em outras terras.

 

2- As obras literárias produzidas durante o Renascimento privilegiam as seguintes características, exceto:

 

a) Recuperação de temas da Antiguidade Clássica.

b) Perspectiva humanista.

c) Universalidade.

d) Racionalismo.

e) Metafísica e religiosidade.

 

(Extraído do site Mundo Educação)

 

Gabarito

1- B

2- E

Analice Literatura
O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular e colaboradora do Blog do Enem. Facebook.

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Barroco no Brasil – Literatura Enem

Posted: 12 Apr 2016 11:22 AM PDT

Literatura Enem: O Barroco, que se iniciou em Portugal, aproximadamente em 1580, também teve uma passagem importante na Literatura Brasileira. Vamos conferir nessa aula como isso aconteceu e, sem dúvidas, este post fará com que você arrase no seu Vestibular ou no Enem!

O período Barroco  na literatura se caracterizou por ser a junção de duas vertentes literárias: o Renascimento e a Idade Média. Ou seja, a produção literária barroca deixou de lado, em partes, o Classicismo renascentista e focou-se para o espiritualismo medieval.

1
Padre Antônio Vieira, uma das figuras mais importantes do Barroco, tanto na literatura portuguesa quanto na literatura brasileira

 

No Brasil, o marco inicial do Barroco foi no ano de 1601, quando o poema Prosopopeia (poema épico, sobre a influência da poesia de Camões na literatura que vinha sendo publicada no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII), de Bento Teixeira, foi publicado. E, assim, também é observada a ascensão do movimento árcade.

O Brasil, enquanto ainda colônia, pede uma observação quanto ao movimento literário em questão, geográfica e cronologicamente diferentes: o Barroco literário e arquitetônico da Bahia do século XVII, e o Barroco mineiro do século XVIII. É importante saber que este último se manifestou tardiamente, fazendo contemporaneidade com a escola literária do Arcadismo.

 

Produção literária

Gregório de Matos (1623 – 1696)

Baiano, Gregório de Matos é o primeiro poeta brasileiro. Logo depois de seus estudos no colégio dos Jesuítas, vai para Portugal, em Coimbra, graduar-se em direito. Depois de formado, vive alguns anos em Lisboa, onde se casa e atua como advogado. Mais tarde, com a crise de seu casamento e certa perseguição por suas sátiras, retorna à Bahia.

Conhecido por ser um poeta satírico (daí então o apelido Boca do Inferno), Gregório também fez, com capricho, poesia religiosa e poesia lírica. Sua obra é marcada por jogos de palavras e uso de figuras de linguagem, como, por exemplo, de maneira notória, a metáfora e a antítese.

Em suas sátiras, o poeta ridiculariza o povo brasileiro, sujeito que trabalha para sustentar o colonizador "Que os brasileiros são bestas,/ e estarão a trabalhar/ toda a vida por manter/ maganos de Portugal", o clero e, em uma posição moralista, os costumes da sociedade baiana daquele século "O demo a viver se exponha,/ Por mais que a fama a exalta,/ Numa cidade onde falta/ Verdade, honra, vergonha.".

 

Nas poesias líricas e religiosas, é manifestada certa ideologia renascentista, juntamente com o conflito dado pela necessidade de viver a vida mundana enquanto se busca a pureza da fé ao mesmo tempo em que se espera o abrir da porta para a vida eterna:

 

Mui grande é vosso amor e o meu delito;

Porém pode ter fim todo o pecar,

E não o vosso amor, que é infinito.

 

Esta razão me obriga a confiar,

Que por mais que pequei, neste conflito

Espero em vosso amor de me salvar.

 

2

 

Legal saber um pouco sobre o primeiro poeta da Literatura Brasileira, não é mesmo? Para você ficar craque nos vestibulares e no Enem, no quesito Literatura, não deixe de assistir a vídeo aula do professor Lucas, do canal Hexag, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=lRprcMStE1c

 

Agora, não se esqueça de exercitar um pouco o conteúdo lido por você, estudante. Essa parte é muito importante! Vamos aos exercícios:

 

1- Enem (2014)

Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.

 

Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.

 

Pois mandado pela Alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.

 

Quem pode ser senão um verdadeiro
Deus, que veio estirpar desta cidade
o Faraó do povo brasileiro.

(DAMASCENO,  D. Melhores  poemas: Gregório de  Matos. São Paulo: 2006)

 

Com uma  elaboração de   linguagem e uma visão  de  mundo  que  apresentam  princípios barrocos, o   soneto de  Gregório de  Matos apresenta  temática expressa  por

 

a) visão cética  sobre as relações  sociais.

b) preocupação com  a identidade  brasileira.

c) crítica  velada à forma de governo  vigente.

d) reflexão sobre dogmas do  Cristianismo.

e) questionamento das  práticas  pagãs  na Bahia.

 

2- (VUNESP)

Ardor em firme coração nascido;
pranto por belos olhos derramado;
incêndio em mares de água disfarçado;
rio de neve em fogo convertido:
tu, que em um peito abrasas escondido;
tu, que em um rosto corres desatado;
quando fogo, em cristais aprisionado;
quando crista, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
se és fogo, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
como quis que aqui fosse a neve ardente,
permitiu parecesse a chama fria.

 

O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta todas seguintes características:

 

a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.

b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.

c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.

d) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.

e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das sínteses, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.

 

Gabarito

1 – C

2 – C

Analice Literatura
O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular e colaboradora do Blog do Enem. Facebook.

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Triângulo Retângulo: cálculo de área, ângulos e o Teorema de Pitágoras

Posted: 12 Apr 2016 03:20 AM PDT

Por definição, um Triângulo RETÂNGULO é aquele que possui um ângulo reto (igual a 90º), e dois outros ângulos agudos. A soma dos ângulos internos do Triângulo Retângulo é de 180 graus, o que corresponde a um ângulo raso. Os lados que formam o ângulo reto são denominados de catetos. O lado oposto ao ângulo reto é denominado hipotenusa. Veja na imagem:

triângulo retângulo

O Triângulo retângulo no universo da matemática é uma das figuras geométricas mais utilizadas para solucionar cálculos de volume e de área.  Os cálculos algébricos envolvendo o Triângulo Retângulo partem de propriedades que nos permitem saber que calcular as medidas dos demais lados e ângulos se você tiver os dados (medidas) de dois lados e mais a medida de um dos ângulos agudos.  Você precisa entender o triângulo para poder avançar nos cálculos de trigonometria.

Na solução dos problemas sobre o triângulo retângulo, aplicaremos um conjunto de fórmulas denominadas relações métricas. Em outra oportunidade, veremos a existência de outro grupo de fórmulas denominadas relações trigonométricas.

As Relações métricas: são fórmulas que relacionam as medidas dos lados do triângulo e suas projeções entre si. Para isso vamos representar o triângulo retângulo apoiado sobre a hipotenusa.

img_02_aula3.jpg

Nessa representação temos:

1) Hipotenusa = a

2) Catetos = b e c

3) Altura relativa à hipotenusa = h

4) Projeções dos catetos sobre a hipotenusa = m e n

Relações métricas e o Teorema de Pitágoras

1) Teorema de Pitágoras: hip 2 = cat 2 + cat 2  Ou, traduzindo em palavras a representação da fórmula: a soma do quadrado dos catetos é igual ao cateto da hipotenusa. Agora, feche os olhos e tente fazer uma representação mental do Teorema de Pitágoras atuando nos cálculos de um Triângulo Retângulo.  

Teorema de Pitágoras
Teorema de Pitágoras

Veja agora uma demonstração do Teorema de Pitágoras com a visualização da área gerada pelo Quadrado da Hipotenusa e pelo Quadrado de cada um dos Catetos. Observe na demonstração gráfica do Teorema de Pitágoras na imagem abaixo que se você ‘somar as áreas geradas pelos quadrados dos catetos’ vai encontrar exatamente a mesma ‘área gerada pelo quadrado da hipotenusa’.

Veja esta imagem a seguir com calma. Trabalhe mentalmente esta representação gráfica para comprrender o Teorema de Pitágoras. Nunca mais você esquece:

Teorema de pitagoras cubos
Demonstração do Teorema de Pitágoras. Nunca mais você esquece.

 

Outras relações métricas no Triângulo Retângulo:

2) Cateto x Cateto = Hipotenusa x Altura

( b x c = a x h )

3) Cateto 2 = Hipotenusa x Projeção

( b2 = a x n ) ou ( c2 = a x m )

4) Altura 2 = Projeção x Projeção

( h 2 = m x n )

Veja um Exemplo para você não esquecer mais!

Exemplo Na figura abaixo, sabendo-seque AB = 6 cm e AC = 8 cm, determineas medidas de BC, BH, HCe AH.

img_03_aula3.jpg

Solução:

a) BC2 =AB2+ AC 2 23373.jpg 62 + 82 = 36 + 64 = 100BC = √100 = 10

b) AB x AC = BC x AH23375.jpg 6 x 8 = 10 x AH23377.jpg AH = 4,8

c) AB2 = BH x BC 23379.jpg 62 = BH x 10 23381.jpg BH = 3,6

d) AC2 = CH x BC 23383.jpg 82 = CH x 10 23385.jpgCH = 6,4

Aula Gratuita

Saiba mais sobre Triângulo retângulo nesta aula do canal Me Salva!, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver

Questão 1

A figura mostra um edifício que tem 15 m de altura, com uma escada colocada a 8 m de sua base ligada ao topo do edifício. O comprimento dessa escada é de:

img_04_aula3.jpg

a) 12

b) 30

c) 15

d) 17

e) 20

Dica 1 – Você sabe a diferença entre um triângulo equilátero e um triângulo escaleno? Então, aproveite para saber tudo sobre Triângulos nesta aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/triangulos-definicoes-e-propriedades-gerais-matematica-enem/

Questão 2

Um ciclista, partindo de um ponto A, percorre 15 km para o norte; a seguir, fazendo um ângulo de 90º, percorre 20 km para o leste, chegando ao ponto B. Qual a distância, em linha reta, do ponto B ao ponto A?

a) 21 km

b) 22 km

c) 23 km

d) 24 km

e) 25 km

Dica 2 – Pronto para gabaritar na prova de Matemática Enem? Relembre sobre definição e aplicações das Figuras Planas em mais esta aula de revisão – http://blogdoenem.com.br/figuras-planas-definicao-e-aplicacoes-matematica-enem/

Questão 3

Na figura tem-se que AB = BC e F é ponto médio do lado 23421.png do retângulo BCDE.

Determine a área do retângulo BCDE. ( lembre-se que Área retângulo = base x altura ).

img_05_aula3.jpg

a)60

b) 72

c) 75

d) 80

e) 100

Dica 3 – Sabe tudo sobre Análise Combinatória, Fatorial e Agrupamentos? Revise com esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/analise-combinatoria-matematica-enem/

Questão 4

A prefeitura de uma cidade deseja construir um Posto de Saúde e uma Escola em um terreno retangular de lados AB = 150 m e BC = 80 m, conforme a figura abaixo:

img_06_aula3.jpg

O Posto de Saúde deve ficar sobre o lado AB à uma distância de 120m do vértice B e a Escola sobre o lado CD à uma distância de 70 m do vértice D. A prefeitura planeja a construção de um acesso passando por dentro desse terreno no sentido de diminuir a distância entre a Escola e o Posto de Saúde. Determine,entre as alternativas abaixo, aquela que representa o valor mais próximo da extensão desse acesso.

a) 100 m

b) 90 m

c) 70 m

d) 60 m

e) 110 m

Questão 5

As raízes da equação x² – 14x + 48 = 0 expressam, em cm, as medidas dos catetos de um triângulo retângulo. Nessas condições, determine a medida da altura relativa à hipotenusa desse triângulo.

a) 5,5

b) 6

c) 7

d) 4,8

e) 6,4

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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