Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Pelotas – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas
- Caucaia – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas
- Filosofia Enem: Arte e Estética – Aula de revisão grátis.
Pelotas – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas Posted: 12 Mar 2015 06:26 AM PDT Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação, feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame. Hoje vamos ver como foi a participação das escolas da cidade gaúcha de Pelotas no Resultado Enem 2013. Foram 28 as escolas de ensino médio avaliadas e duas delas conquistaram a barreira dos 600 pontos. São a Escola de Ensino Médio Mário Quintana, que alcançou os 633,65 pontos e a Escola Santa Mônica, com 602,76 pontos. Em seguida nós temos o Instituto Federal Sul-Rio Grandense – Campus Pelotas, com 588,21 pontos e o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas, com 578,29 pontos. Do outro lado da tabela não há notas inferiores a 450 pontos, ficando a nota mais baixa do Resultado Enem 2013 com a Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Amilcar Gigante, que alcançou a média de 467,66. Confira o Resultado Enem 2013 completo para as escolas de Pelotas:
Sua escola não aparece com um bom desempenho. Proteste! Não deixe passar batido este período da vida, em que o que conta é o aprendizado e as conquistas. Reúna-se com a direção, converse com a coordenação, organize professores, pais e colegas para buscar juntos os melhores resultados. O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013. The post Pelotas – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Caucaia – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas Posted: 12 Mar 2015 05:32 AM PDT Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame. A cidade cearense de Caucaia, que fica na região metropolitana da capital do estado, não teve um grande desempenho no Resultado Enem 2013. Com 20 escolas participantes desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio, nenhuma conseguiu superar a barreira dos 600 pontos. As notas mais altas ficaram com o Colégio Oliveira Castro, que atingiu a média de 543,02 pontos, seguido pela EEEP Profª. Marly Ferreira Martins, com 525,72 pontos, pela Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, com 520,096 pontos, pelo Colégio São Raimundo, com 513,96 e pelo Colégio Padre Mororo, com 513,53 pontos. Do outro lado da tabela, duas escolas não conseguiram superar a barreira dos 450 pontos, foram a EEFM Rotary Club São Miguel, com 432,10 pontos, e a EEFM Dom Aloisio Lorscheider, com 431,53 pontos. Confira as notas de todas as escolas de Caucaia no Resultado Enem 2013:
Sua escola não aparece com um bom desempenho. Proteste! Não deixe passar batido este período da vida, em que o que conta é o aprendizado e as conquistas. Reúna-se com a direção, converse com a coordenação, organize professores, pais e colegas para buscar juntos os melhores resultados. O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013. The post Caucaia – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Filosofia Enem: Arte e Estética – Aula de revisão grátis. Posted: 11 Mar 2015 01:36 PM PDT Filosofia Enem: Artes e Estética cai nas provas – Sim, e cai no vestibular também. Os conteúdos de filosofia vão além do que muita gente imagina. Discutir e definir o que é bonito ou feio, o que é bom ou ruim está dentro do campo da Filosofia. Veja neste post do professor Carlos Eduardo Bastos. Arte e Estética: A sensibilidade de quem admira um objeto (qualquer ser ou paisagem) Quem é bonito? Quem é feio? O que é bonito? O que é feio? Qual expressão artística pode ser considerada bonita, feia, boa ou ruim? Difícil de responder né!? Bom, a resposta para tais perguntas parece dizer respeito à questão de gosto de cada pessoa. Será? O certo é que todas as vezes que observamos algo, sentimos e escutamos qualquer coisa, os nossos órgãos sensoriais produzem informações para o nosso cérebro que rapidamente processa e nos proporciona uma interpretação sobre o que nos cerca. Geralmente esta interpretação pode nos levar a um sentimento de prazer, aprovação, reprovação, nojo, beleza, feiura, etc. E isso tudo ainda depende de como a nossa sociedade percebe as coisas e de como nós absorvemos da sociedade esses significados. Assim, as ideias de belo, feio, bom, ruim estão intimamente ligadas à cultura à qual pertencemos. Mas como identificamos ou como escolhemos o nosso estilo musical, o estilo de pintura, o tipo de filme ou peça de teatro que gostamos de assistir? Qual o melhor ou pior estilo? Para tentar responder a estas questões, a Filosofia possui um ramo de estudo chamado: "Estética". É justamente isso o que vamos estudar agora. Por motivos de agenda, não vamos nos aprofundar no tema, mas vamos aprender alguns dos principais conceitos desta disciplina. Bom Estudo! Prof. Carlos Eduardo Bastos. Dica 1 – Filosofia Enem – Confira essa super aula de introdução à filosofia para arrasar na prova! – http://blogdoenem.com.br/filosofia-enem-aula/- O que é Arte?Do latim, ars, artis significa: o "ato de fazer". Para os Gregos Antigos, a arte significava o domínio do ser humano de uma ou mais técnicas. Deriva daí a ideia de que saber faze r algo muito bem feito é uma arte, por exemplo: a arte da guerra, a arte da política, a arte de fazer parto, da medicina, do direito, etc. Deste modo, arte é o ato de fazer a obra que será admirada, seja ela uma canção, uma escultura, uma poesia, uma dança, uma arquitetura. O conteúdo de filosofia Enem: Arte e Estética, compreende que a disciplina estética será, portanto, aquela que irá estudar, analisar a relação existente entre a arte e o homem. Mas o que determinaria o ato de fazer uma obra de arte? A resposta mais aceita é a personalidade do artista e o contexto histórico-cultural do qual o artista faz parte e todas as influências que ele possa receber. Para Gallo (1997), o próprio artista é quem determina a funcionalidade de sua obra. Na política, por exemplo, o artista pode retratar uma injustiça, um problema social, uma ideologia. Veja na imagem ao lado a obra "Os retirantes", feita em 1944 por de Cândido Portinari (1903-1962), e que representa a vida difícil dos milhares de brasileiros que migram de cidades do interior para os grandes centros em busca de melhores condições de vida. A imagem retrata a magreza, a fome, a miséria e o sofrimento das pessoas que se encontram nesta situação. Na religião, a arte serve para a representação do sagrado e está a serviço das instituições religiosas e de suas crenças. A arte está presente nas pinturas, esculturas, hinos e arquitetura dos templos religiosos. A maior representação de arte sacra está relacionada à Igreja Católica na forma das imagens e esculturas que representam todas as divindades do cristianismo católico. Na educação, a arte assume o compromisso com o lúdico, ou seja, busca, a partir da perspectiva pedagógica, ensinar as pessoas a compreender o mundo a partir da criação de obras artísticas. Observe nesta imagem ao lado, do “Anjo com o Cálice da Paixão”, e que está exposta na Via Sacra de Congonhas, em Minas Gerais. Arte do mosaico. PINHEIRO, Raimundo. Brincarte: A Cidadania e o Lúdico na Arte-educação in Cidade do saber. Camaçari/Bahia. Imagem disponível em: cidadedosaber.org.br Na arte naturalista, Gallo (1997), menciona a finalidade de retratar a realidade tal como ela é. Podemos assim representar a realidade através de um quadro de natureza morta, com uma foto 3×4 ou a pintura de uma paisagem ou de uma pessoa.
Autorretrato (1889), de Vicent Van Gogh (1853-1890), e Metamorfose, uma obra com a técnica formalista do Surrealismo, criada pelo artista Salvador Dali (1904-1989) Há ainda a arte da técnica formalista, na qual a preocupação central do artista é o emprego correto de uma técnica específica para realizar uma obra de arte. Exemplos: Impressionismo, Expressionismo, Cubismo ou Surrealismo. O conceito moderno de arte estaria contido nos trabalhos de Kant. Basicamente o filósofo fez a seguinte diferenciação: arte e natureza de arte e ciência. Para a primeira distingue-se o significado de arte no sentido de haver uma arte da mecânica, na qual o ser humano teria a capacidade de fazer algo a partir do seu próprio conhecimento; Para a segunda desenvolveu a terminologia de arte estética, que tem por finalidade a contemplação do sentimento de prazer, ou seja, do aprazível, que significa algo agradável e alegre. Daí o significado de Bela Arte. Dica 2 – Filosofia Enem: aula sobre Ciência, Filosofia, Tecnologia e Técnica – http://blogdoenem.com.br/aula-2-filosofia-enem/O que é Estética?Foi o filósofo Alexander Gottlieb Baumgarten (1714-1831), que utilizou a palavra "estética", no conceito moderno, pela primeira vez; ele tinha o intuito de estabelecer uma disciplina da filosofia que se encarregaria de estudar todas as manifestações artísticas. Assim, já na Grécia Antiga, outros filósofos já faziam o uso da palavra "estética" que deriva da palavra grega aesthesis e que significa sensibilidade. Deste modo, no sentido mais estreito do significado, a palavra "estética" significa: "sensibilidade". Atualmente seu significado moderno corresponde a: "doutrina do conhecimento sensível". Baumgarten definiu a estética como sendo uma disciplina que deveria refletir sobre as emoções produzidas pelos objetos que são admirados pelos seres humanos. O autor ainda afirmava que a estética deveria ser abordada de forma subjetiva, ou seja, a partir da consciência da cada indivíduo. Este filósofo da arte entende que a única forma de se apreciar uma obra de arte se dá pela sensibilidade do observador, ela, a sensibilidade, só é possível quando o observador se permite contemplar a arte a partir da sua própria subjetividade. As três concepções da relação entre arte e natureza.1. Arte como imitação: arte dependente da natureza. Nesta concepção encontramos a inspiração do artista altamente atrelada à cópia de algum elemento pertencente à própria natureza, que é representado em uma pintura ou escultura. Também é conhecida como arte morta. Reprodução do quadro “Esporas-Bravas” de Henri Fantin-Latour, 1892. Executada por Eva Afonso, 2011. Disponível em: www.pintaraoleo.blogspot.com.br 2. Arte como criação: arte independente da natureza. A originalidade de uma obra se expressa no próprio sentimento do artista, de modo que este é comparado a Deus como o criador da sua obra. O artista busca a perfeição não dos traços, mas dos sentimentos expressos. O Romantismo é um bom exemplo, no qual a criação estética se desvincula da natureza e representa sistematicamente a liberdade criativa do homem. 3. Arte como construção: arte condicionada pela natureza. Nesta perspectiva há uma mistura conceitual entre homem e natureza. O homem cria uma obra artística na qual ele conjuga os elementos da natureza e os sentimentos do próprio homem. O melhor exemplo desta perspectiva é, sem dúvida, a arte abstrata. "Mulher de Vermelho e Verde" – Fernand Léger (1881-1955), Paris Dica 3 – Filosofia Enem – Lista com 10 filmes para estudar filosofia e sociologia – http://blogdoenem.com.br/enem-2013-filmes-sociologia/Exercícios Questão 1 "Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla." Pablo Picasso Texto disponível em: flogao.com.br/nenadolores. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa: a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível. b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista. c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpretação daquilo que ele observa. d) Um quadro não é de antemão algo solto, mas fruto de uma incessante inter-relação do artista com o mundo sensível. e) Um quadro, uma vez terminado, é um quadro vivo apenas para o artista uma vez que ele é o criador e ao mesmo tempo o ser que admira a sua própria obra. Questão 2 O quadrinho abaixo representa uma técnica artística que mistura o senso crítico e a caricatura. Imagem disponível em: rsinsurgente.blogspot.com.br Assinale uma das alternativas que corresponda ao ato de intencionalidade do artista: a) Formalista. b) Religiosa. c) Pedagógica. d) Política. e) Naturalista. Questão 3 Analise a imagem, leia o texto e assinale a alternativa correta. Exercício Simulado Escola Municipal Noel Rosa O Teatro de Fantoches para os Alunos do 1° ao 4° Ano. Fotos: Nelson Duarte O Teatro de Fantoches, Interpretados por Agentes da Defesa Civil, é uma estratégia complementar ao Exercício Simulado. Durante 10 minutos, as crianças de 04 a 06 anos ficaram entretidas com 04 (quatro) personagens/fantoches que conversaram e ensinaram sobre o sistema de sirenes. O objetivo é o de apresentar o Sistema de Alarme por Sirenes, de forma lúdica e divertida, bem como mostrar a importância de ações de prevenção e preparação para os eventos de chuvas fortes nas comunidades. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Exercício Simulado Escola Municipal Noel Rosa. Disponível em: formulariosonline.com.br (com adaptações) O texto e a imagem representam um tipo de arte que visa: a) Representar a natureza a partir das catástrofes naturais. b) É uma arte com caráter pedagógico porque visa explicar a necessidade das crianças em saber o significado dos alarmes e sirenes. c) É uma arte totalmente política, pois se trata de uma propaganda eleitoreira da administração pública do município. d) É uma obra formalista, voltada para o emprego da técnica do fantoche, administrada em uma escola do rio de Janeiro. e) É uma arte exclusivamente de caráter naturalista, pois o teatro de fantoche representa os perigos advindos das mudanças climáticas repentinas que têm assolado o Rio de Janeiro nos últimos anos. Questão 4 ALEIJADINHO Antônio Francisco Lisboa, que ficou famoso no mundo inteiro como Aleijadinho, nasceu em Ouro preto, Minas Gerais em 1730, cidade que a época tinha o nome de Vila Rica. Filho do casamento de Manuel Francisco Lisboa, português e mestre de obras de profissão, e da escrava Isabel, o escultor mineiro aleijadinho aprendeu desde cedo o ofício do pai, que foi o primeiro arquiteto de Ouro Preto. […] As suas obras-primas foram esculpidas em pedra-sabão, realizadas no período de 5 anos, entre 1800 a 1805, na cidade de Congonhas do Campo. As esculturas dos 12 apóstolos Abdias, Adacuque, Amós, Baruque, Daniel, Ezequiel, Isaias, Jeremias, Jonas, Joel, Naum e Oséias, ficam no adro do santuário da Igreja católica do Bom Jesus do Matosinho. Na frente da Igreja há uma ladeira com 6 capelas, onde está um conjunto de esculturas de Aleijadinho, em tamanho real, que revelam a Via Crucis de Jesus. MENDES, Joice. Aleijadinho. Postado em maio 4, 2009. Texto disponível em: www.culturamix.com/aleijadinho. (com adaptações) As obras deste renomado artista brasileiro representam o estilo Barroco de arte. Boa parte das suas obras possuem uma funcionalidade e um objetivo. Segundo o texto informado, podemos assinalar que a arte de Aleijadinho tem uma função artística e cultural voltada para a: a) Arte formalista. b) Arte religiosa. c) Arte pedagógica. d) Arte política. e) Arte naturalista. Questão desafio Questão 5 UFMS – Nov. 2009 Quais formas geométricas encontramos na bandeira do estado do Mato Grosso do Sul? a) Triângulo isósceles, trapézio e um octógono estrelado. b) Triângulo escaleno, trapézio e um heptágono estrelado. c) Triângulo retângulo, trapézio e um heptágono estrelado. d) Triângulo isósceles, trapézio e um pentágono estrelado. e) Triângulo equilátero, trapézio e um hexágono estrelado. The post Filosofia Enem: Arte e Estética – Aula de revisão grátis. appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário