terça-feira, 14 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Fontes Energéticas – Aula de revisão para Química Enem

Posted: 13 Oct 2014 05:00 PM PDT

Fontes energéticas

Fontes alternativas

Energia biológica – energia oriunda da biomassa ou de micro-organismos (cana, eucalipto, palha de arroz, etc.).

Energia de biomassa (gás metano (biogás)) – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, em biodigestores, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, etc.).

Álcool e óleos vegetais (biocombustível) – podem ser extraído de vários vegetais.

Hidrogênio – produz poucos resíduos e a baixo custo.

Fontes renováveis

Energia hidráulica (hidrelétricas) – constitui a principal fonte de energia no Brasil (devido ao grande número de rios de planalto (com quedas d'água)). A energia potencial da água é transformada em energia elétrica. É uma fonte de energia limpa e renovável, porém, deve ser muito bem planejada para evitar alagamento de grandes áreas.

Energia solar – é uma fonte altamente limpa, pois a energia proveniente da radiação solar é captada e armazenada e transformada em energia térmica, elétrica, etc.

Obs.: Ainda possui um alto custo devido ao material do qual são feitos as placas de captação dessa energia.

Energia eólica – grandes hélices são instaladas em áreas abertas e a passagem do vendo (energia mecânica) faz com que o movimento dessas hélices gere energia elétrica. É uma fonte limpa e inesgotável, porém ainda pouco utilizada.

Química Enem

Energia geotérmica – uso da energia proveniente do centro da terra (magma). O vapor de água quente oriundo do centro da terra (gêiseres) é canalizado e utilizado para mover turbinas e obter energia elétrica. A Islândia e a Nova Zelândia usam esse tipo de energia.

Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Tem alto custo.

Fontes não renováveis

São consideradas as fontes naturais, as quais não podem ser repostas naturalmente ou por ação do homem em um prazo viável.

Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e seus derivados) bem como o urânio (combustível nuclear) são considerados fontes não renováveis de energia.

Petróleo (oriundo da decomposição de matéria orgânica de origem animal) – é a principal fonte de energia atualmente, o que se deve principalmente a questões econômicas e sociais.

O petróleo e seus derivados (gasolina, plástico, óleo diesel, contaminantes contendo enxofre, etc.) são os principais responsáveis pela contaminação do ar, água e solo.

Carvão mineral (Hulha) (oriundo da mineralização sob altas pressões da matéria orgânica de origem vegetal) – é a segunda fonte de energia mais usada atualmente, sendo usado principalmente em indústrias de metalurgia e termoelétricas.

Combustíveis nucleares (urânio) – é uma fonte de energia altamente eficiente, porém altamente contaminante e de difícil controle (não existe modo de tratamento e isolamento eficiente, logo que as partículas radioativas têm alta capacidade de penetrar em corpos).

 Saiba mais sobre Fontes energéticas nesta aula do canal CAEP Interativo, disponível no Youtube. Neste vídeo o conteúdo está definido como Geografia, mas o tipos de Fontes Energéticas são os mesmos apresentados nesta aula de Química. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(ENEM)

O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficiência. A energia solar é a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado da superfície terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia é difícil porque ela é diluída (distribuída por uma área muito extensa) e oscila com o horário e as condições climáticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para uso posterior.

Brown, T. Química: a Ciência Central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos, que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reação:

CH4(g) + H2O(v) 26845.png CO(g) + 3H2(g)

e analisando-a como potencial mecanismo para o aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia:

a) insatisfatória, pois a reação apresentada não permite que a energia presente no meio externo seja absorvida pelo sistema para ser utilizada posteriormente.

b) insatisfatória, uma vez que há formação de gases poluentes e com potencial poder explosivo, tornando-a uma reação perigosa e de difícil controle.

c) insatisfatória, uma vez que há formação de gás CO que não possui conteúdo energético passível de ser aproveitado posteriormente e é considerado um gás poluente.

d) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com absorção de calor e promove a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.

e) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com liberação de calor havendo ainda a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.

Dica 1 – Revise tudo sobre o Cálculo de DeltaH, Entalpia e Entropia em mais uma aula de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/calculo-de-%CE%B4h-quimica-enem/

Questão 2

(ENEM)

aula12_fig002.tif

A fonte de energia representada na figura, considerada uma das mais limpas e sustentáveis do mundo, é extraída do calor gerado:

a) pela circulação do magma no subsolo.

b) pelas erupções constantes dos vulcões.

c) pelo sol que aquece as águas com radiação ultravioleta.

d) pela queima de carvão e combustíveis fósseis.

e) pelos detritos e cinzas vulcânicas.

Dica 2 – Revise tudo sobre os Principais compostos orgânicos e inorgânicos em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/principais-compostos-organicos-e-inorganicos-quimica-enem/

Questão 3

(ENEM)

No que tange à tecnologia de combustíveis alternativos, muitos especialistas em energia acreditam que os álcoois vão crescer em importância em um futuro próximo. Realmente, álcoois como o metanol e o etanol têm encontrado alguns nichos para uso doméstico como combustíveis há muitas décadas e, recentemente, vêm obtendo aceitação cada vez maior como aditivos, ou mesmo como substitutos para a gasolina em veículos. Algumas das propriedades físicas desses combustíveis são mostradas no quadro seguinte.

Álcool

Densidade a 25ºC (m/mL)

Calor de combustão (kJ/mol)

Metanol (CH3OH)

0,79

-726,0

Etanol (CH3CH2OH)

0,79

-1367,0

BAIRD, C. Química Ambiental. São Paulo: Artmed, 1995 (adaptado).

Dados: massas molares em g/mol; H= 1,0; C= 12,0; O= 16,0.

Considere que, em pequenos volumes, o custo de produção de ambos os álcoois seja o mesmo. Dessa forma, do ponto de vista econômico, é mais vantajoso utilizar:

a) metanol, pois sua combustão completa fornece aproximadamente 22,7kJ de energia por litro de combustível queimado.

b) etanol, pois sua combustão completa fornece aproximadamente 29,7 kJ de energia por litro de combustível queimado.

c) metanol, pois sua combustão completa fornece aproximadamente 17,9 MJ de energia por litro de combustível queimado.

d) etanol, pois sua combustão completa fornece aproximadamente 23,5 MJ de energia por litro de combustível queimado.

c) etanol, pois sua combustão completa fornece aproximadamente 33,7 MJ de energia por litro de combustível queimado.

Dica 3 – Revise sobre a classificação e a nomenclatura dos Óxidos em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/oxidos-quimica-enem

Questão 4

(ENEM)

A biodigestão anaeróbica, que se processa na ausência de ar, permite a obtenção de energia e materiais que podem ser utilizados não só como fertilizantes e combustível de veículos, mas também para acionar motores elétricos e aquecer recintos.

aula12_fig004.tif

O material produzido pelo processo esquematizado acima e utilizado para geração de energia é o:

a) biodiesel, obtido a partir da decomposição de matéria orgânica e(ou) por fermentação na presença de oxigênio.

b) metano (CH4), biocombustível utilizado em diferentes máquinas.

c) etanol, que, além de ser empregado na geração de energia elétrica, é utilizado como fertilizante.

d) hidrogênio, combustível economicamente mais viável, produzido sem necessidade de oxigênio.

e) metanol, que, além das aplicações mostradas no esquema, é matéria-prima na indústria de bebidas.

Questão 5

(ENEM)

Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhelhos pirobetuminosos, mais conhecidos como xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para impedir que essa atividade se expandisse.

O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado.

A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos:

a) ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo.

b) técnicos: a fluidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos.

c) econômicos: é baixo o custo da mineração e da produção de xisto.

d) políticos: a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros países.

e) estratégicos: a entrada do xisto no mercado é oportuna diante da possibilidade de aumento dos preços do petrólio.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Os Princípios da Eletrostática – Aula de Revisão Física Enem

Posted: 13 Oct 2014 04:42 PM PDT

Os princípios da eletrostática e os processos de eletrização

Toda a matéria é constituída por elementos básicos que chamamos de átomos. Este nome teve origem da Grécia antiga, quando se pensava em quais seriam as menores partículas constituintes da matéria. Os filósofos Leucipo e Demócrito acreditavam existir essas partículas e as denominaram de átomos, onde, do grego, a = não e tomo = divisível. Ela seria, portanto, uma partícula indivisível. Hoje sabemos que o átomo, apesar de ser muito pequeno, é constituído por partículas menores ainda, e pode ser dividido (o que deu origem à bomba atômica).

Um átomo possui duas regiões, o núcleo e a eletrosfera. No núcleo encontramos os prótons e nêutrons. Os prótons são partículas carregadas positivamente e não possuem mobilidade, estando sempre fixos na matéria; já os nêutrons são partículas neutras e também não possuem mobilidade na matéria. Na eletrosfera, temos os elétrons, partículas negativas, que se movimentam em torno do núcleo, podendo se movimentar através da matéria.

Física Enem

Carga elementar

A carga elementar é o módulo do valor da carga que um elétron ou próton possui, pois essas duas partículas possuem a menor quantidade de carga elétrica encontrada na natureza. O seu valor, representado pela letra e, é:

aula13_fig002.tif

Lembramos que a unidade utilizada para carga elétrica é o Coulomb (C). Desta forma, podemos dizer que a carga do elétron é –e e a do próton é igual a +e.

Um corpo eletrizado, isto é, com carga total diferente de zero, possui falta ou excesso de um número n de elétrons. Sendo Q a quantidade de carga elétrica desse corpo, seu módulo pode ser calculado como:

aula13_fig003.tif

Quando retiramos elétrons de um corpo neutro, o corpo terá mais prótons do que elétrons e, assim, sua carga total será positiva, ou seja, o corpo estará eletrizado positivamente.

aula13_fig004.tif

Quando adicionamos elétrons de um corpo neutro, o corpo terá mais elétrons do que prótons e, assim, sua carga total será negativa, ou seja, o corpo estará eletrizado negativamente.

aula13_fig005.tif

Princípios da atração e repulsão

Uma experiência que podemos realizar é atritar um pente de plástico em um tecido de flanela e depois aproximarmos o pente de pedacinhos de papel. Verificamos que o papel é atraído pelo pente. Por que isto ocorre? Porque, quando atritamos o pente na flanela, ocorre troca de elétrons entre os dois e ambos ficam eletrizados.

aula13_fig006.tif

Assim, temos um dos princípios básicos da eletricidade, que é o da atração e repulsão entre corpos carregados.

"Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e de sinais opostos se atraem".

aula13_fig007.tif

Processo de eletrização

Eletrização por contato

Quando temos dois corpos condutores, um corpo neutro e outro carregado com carga positiva, por exemplo, se colocarmos esses dois corpos em contato, eles irão equilibrar suas cargas elétricas, de modo que o excesso de carga que o corpo eletrizado possuía vá para o que estava neutro e, no final do processo, os dois corpos se encontrarão eletrizados.

aula13_fig008.tif

Neste processo, temos que a carga total antes e depois do contato é igual.

aula13_fig009.tif

Em particular, se os corpos A e B tiverem a mesma geometria e forem de mesma natureza, eles ficam com quantidades de carga elétrica finais iguais, ou seja:

aula13_fig010.tif

Eletrização por atrito

Podemos observar que dois corpos de naturezas diferentes, ao serem atritados, ficam eletrizados.

Ao atritar dois corpos, estamos fornecendo energia para que haja transferência de elétrons de um para o outro. Os dois corpos adquirem cargas elétricas de iguais módulos, sendo que uma irá ficar positiva e outra negativa.

aula13_fig011.tif

Abaixo temos uma tabela com algumas substâncias e a tendência de ficarem carregadas positivamente ou negativamente.

aula13_fig012.tif

Eletrização por indução

Neste processo, não há contato. Temos inicialmente dois corpos, um eletrizado e outro neutro. Vamos considerar, por exemplo, que o corpo eletrizado está carregado negativamente. Ao aproximarmos o corpo eletrizado do neutro, estaremos induzindo que as cargas elétricas negativas do corpo neutro sofram repulsão, indo localizar-se na face que está mais afastada do corpo eletrizado.

aula13_fig013.tif

Após isto, ligaremos um fio ao corpo neutro até a Terra, sendo que este fio deve estar em contato com a face onde as cargas negativas estão localizadas. Desta forma, estes elétrons que estão sendo repelidos pelo corpo eletrizado irão para a Terra. Após isto, retiramos a ligação do corpo com a Terra e afastamos o corpo negativo. Agora temos um segundo corpo também carregado, porém com carga positiva.

aula13_fig014.tif

Saiba mais sobre Os princípios da eletrostática nesta playlist de aulas do canal Me Salva!, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(PUC-MG) Em uma experiência de laboratório, constatou-se que um corpo de prova estava eletricamente carregado com uma carga cujo módulo era de 7,2 . 10-19C. Considerando-se que a carga do elétron é 1,6 x 10-19C, pode-se afirmar que:

a) o corpo está carregado positivamente.

b) a medida está indicando a carga de vários prótons.

c) a medida está errada e não merece confiança.

d) o corpo está carregado negativamente.

Dica 1 – Aproveite esta aula de revisão sobre Fenômenos Ondulatórios e fique preparado para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/fenomenos-ondulatorios-fisica-enem/

Questão 2

(EFOA-MG) Um sistema é constituído por um corpo de massa M, carregado positivamente com carga Q, e por outro corpo de massa M, carregado negativamente com carga Q. Em relação a este sistema pode-se dizer que:

a) sua carga total é -Q e sua massa total é 2M.

b) sua carga total é nula e sua massa total é nula.

c) sua carga total é +2Q e sua massa total é 2M.

d) sua carga total é +Q e sua massa total é nula.

e) sua carga total é nula e sua massa total é 2M.

Dica 2 – Revise tudo sobre Ondas em mais esta aula de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/ondas-fisica-enem/

Questão 3

(Mackenzie-SP) Considere as afirmações abaixo:

I. Um corpo, ao ser eletrizado, ganha ou perde elétrons.

II. É possível eletrizar uma barra metálica por atrito, segurando-a com a mão, pois o corpo humano é de material semi-condutor.

III. Estando inicialmente neutros, atrita-se um bastão de plástico com lã e, consequentemente, esses dois corpos adquirem cargas elétricas de mesmo valor e naturezas (sinais) opostas.

Assinale:

a) se somente I está correta.

b) se somente II está correta.

c) se somente III está correta.

d) se II e III estão corretas.

e) se I e III estão corretas.

Dica 3 – Relembre tudo sobre Lentes esféricas: Olho humano em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/lentes-esfericas-olho-humano-fisica-enem/

Questão 4

(UFSCar-SP) Atritando vidro com lã, o vidro se eletriza com carga positiva e a lã com carga negativa. Atritando algodão com enxofre, o algodão adquire carga positiva e o enxofre, negativa. Porém, se o algodão for atritado com lã, o algodão adquire carga negativa e a lã, positiva. Quando atritado com algodão e quando atritado com enxofre, o vidro adquire, respectivamente, carga elétrica:

a) positiva e positiva.

b) positiva e negativa.

c) negativa e positiva.

d) negativa e negativa.

e) negativa e nula.

Questão 5

(Uni-Rio RJ) Três esferas idênticas, muito leves, estão penduradas por fios perfeitamente isolantes, num ambiente seco, conforme mostra a figura abaixo. Num determinado instante, a esfera A(QA = 20μC) toca a esfera B(QB = -2μC); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C(QC = -6μC), retornando à posição inicial. Após contatos descritos, as cargas das esferas A, B e C são, respectivamente, iguais a (em μC).

aula13_fig015.tif

a) QA = 1,5 QB = 9,0 QC = 1,5

b) QA = 1,5 QB = 11 QC = 9,0

c) QA = 2,0 QB = -2,0 QC = -6,0

d) QA = 9,0 QB = 9,0 QC = 9,0

e) QA = 9,0 QB = 9,0 QC = 1,5

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Modernismo – Primeiro Momento – Aula 2 – Literatura Enem

Posted: 13 Oct 2014 04:26 PM PDT

Modernismo – Primeiro Momento (aula 2)

Mário Raul de Morais Andrade

Nasceu e morreu em São Paulo (1893-1945). Conhecido como o papa do Modernismo, formou-se em música (piano), logo após os primeiros estudos. Jovem ainda inicia suas críticas de arte escrevendo para jornais e revistas. Em 1917 conhece Oswald de Andrade e publica seu primeiro livro. Lecionou História e Filosofia da Arte na UNIV, do Distrito Federal. Batalhou pela arte popular e o folclore nacional como nenhum outro até hoje.

Dica 1 – Relembre tudo sobre a Primeira Fase do Modernismo (aula 1) e fique pronto para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/modernismo-primeiro-momento-aula-de-literatura-enem/

Literatura Enem

Mário de Andrade

Obra

  • Poesia: Há uma gota de sangue em cada poema (1917); Paulicéia desvairada (1922); Losango cáqui (1926); Clã do jabuti (1927); Remate de males (1930); Poesias (1941); Lira paulistana, seguida de O carro de miséria (1946).
  • Romance: Amar, verbo intransitivo (1927); Macunaíma (1928).
  • Conto: Primeiro andar (1926); Belazarte (1934); Contos novos (1946).
  • Ensaio: A escrava que não é Isaura (1925); Música do Brasil (1941); Movimento modernista (1942); O empalhador de passarinhos (1944).

Manuel Bandeira

Nasceu em Recife (PE) e morreu no Rio de Janeiro. Estudou no Rio e depois em São Paulo. Com tuberculose aos 17 anos, inicia longa jornada pelo Brasil e Europa. Participa de longe da Semana de Arte moderna. Envia o poema Os Sapos, que é declamado por Ronald de Carvalho no segundo dia do festival modernista. Considerava, ainda, respeito à poesia simbolista e parnasiana. Seu primeiro livro, As Cinzas das Horas, é o maior exemplo disso. Participou de todas as fases do Modernismo até sua morte em 1968, aos oitenta e dois anos. Com a publicação dos livros Carnaval, de 1919, e O ritmo dissoluto, de 1924, o poeta vai se engajando cada vez mais no ideário modernista, para culminar, definitivamente, com o livro Libertinagem, em 1930. Considerado um dos nossos maiores poetas, escreveu sobre o cotidiano, a humildade diante de toda beleza do mundo, indignação e sentimento diante do sofrimento. Tudo com humor inteligente, sensualismo, ironia e ceticismo. A seguir, um exemplo:

Irene do céu

Irene preta

Irene boa

Irene sempre de bom humor.

Imagino Irene entrando no céu:

- Licença, meu branco!

E São Pedro bonachão:

- Entra Irene. Você não precisa pedir licença.

figura_14.jpg

Caricatura de Manuel Bandeira

Saiba mais sobre Modernismo – Primeiro Momento nesta aula do canal GeekieBr, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

"Poética", de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora críticas e propostas que representam o pensamento estético predominante na época.

Poética

Estou farto do lirismo comedido

Do lirismo bem comportado

Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e

[manifestações de apreço ao Sr. diretor.

Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o

[cunho vernáculo de um vocábulo

Abaixo os puristas

…………………………………………………………………………….

Quero antes o lirismo dos loucos

O lirismo dos bêbedos

O lirismo difícil e pungente dos bêbedos

O lirismo dos clowns de Shakespeare

— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

(BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro. Aguilar, 1974)

Com base na leitura do poema, podemos afirmar corretamente que o poeta:

a) critica o lirismo louco do movimento modernista.

b) critica todo e qualquer lirismo na literatura.

c) propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico.

d) propõe o retorno ao lirismo do movimento romântico.

e) propõe a criação de um novo lirismo.

Dica 2 – Relembre sobre os movimentos da Vanguarda Europeia nesta aula preparatória para a prova de Literatura Enem. Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? – http://blogdoenem.com.br/vanguardas-europeias-literatura-enem/

Questão 02

As dimensões continentais do Brasil são objeto de reflexões expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema:

"(….)

Que importa que uns falem mole descansado

Que os cariocas arranhem os erres na garganta

Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais?

Que tem se o quinhentos réis meridional

Vira cinco tostões do Rio pro Norte?

Junto formamos este assombro de misérias e grandezas,

Brasil, nome de vegetal! (….)"

(Mário de Andrade. Poesias completas. 6. ed. São Paulo: Martins Editora, 1980.)

O texto poético ora reproduzido trata das diferenças brasileiras no âmbito:

a) étnico e religioso.

b) linguístico e econômico.

c) racial e folclórico.

d) histórico e geográfico.

e) literário e popular.

Para responder às questões 03, 04 e 05.

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconseqüente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da hora que nunca tive

E como farei ginástica

Andarei e bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-seboTomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d'água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilizaçãoTem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcalóide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar- Lá sou amigo do rei -

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.

Dica 3 – Conheça a história a as obras dos principais mestres da Literatura Brasileira em mais uma aula de Literatura Enem. Estude agora sobre a vida de Lima Barreto – http://blogdoenem.com.br/lima-barreto-literatura-enem/

Questão 03

Não é difícil definir o tema da ida para Pasárgada:

a) busca dos prazeres libidinosos

b) fuga espacial e temporal

c) volta à infância

d) amor à civilização

e) apego ao poder

Questão 04

O caráter ________ do poema se revela pela referência à possibilidade de viver plenamente a vida, sem quaisquer impedimentos.

a) Confessional

b) Satírico

c) Caótico

d) Sincrético

e) Hermético

Para responder à questão 05, numerar a Coluna B, que contém imagens construídas pelo poeta, de acordo com a Coluna A, que indica as estrofes do poema.

Coluna A

Coluna B

1. Primeira estrofe.

( ) O poder sobre o Estado e sobre as mulheres.

2. Segunda estrofe.

( ) O domínio sobre a tecnologia.

3. Terceira estrofe.

( ) A possibilidade de viver de forma natural.

4. Quarta estrofe.

( ) A referência a atitudes destrutivas.

5. Quinta estrofe.

Questão 05

A numeração correta da Coluna B, de cima para baixo, é:

a) 3 – 4 – 1 – 5

b) 2 – 3 – 5 – 4

c) 1 – 4 – 3 – 5

d) 1 – 2 – 3 – 4

e) 2 – 3 – 4 – 5

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Problemas Ambientais 2 – Aula de revisão para Geografia Enem

Posted: 13 Oct 2014 04:09 PM PDT

Problemas Ambientais 2

Ilhas de calor

Fenômeno urbano que promove o aumento da temperatura nas áreas centrais das cidades se comparadas com as periferias e as áreas rurais. As ilhas de calor são causadas pelo excesso de concreto, edificações, ausência de áreas verdes, poluição de indústrias e automóveis.

figura_21.jpg
Dica 1 – Revise sobre os Problemas Ambientais (aula 1) e fique preparado para o dia das provas. Nesta aula de Geografia Enem, vamos rever sobre o Aquecimento Global. – http://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-geografia-enem/

Inversões térmicas

Fenômeno natural que agrava a poluição nos grandes centros urbanos devido à poluição se concentrar nas camadas inferiores da atmosfera. Esse fenômeno é provocado quando uma massa de ar fria atinge algumas regiões urbanas provocando a falta de convecção do ar, ou seja, ausência de ventos, agravando a poluição do ar nessas áreas.

Desertificação dos solos

A desertificação dos solos é provocada pelo uso da agricultura de subsistência, pecuárias extensivas, queimadas, entre outros. Esse fenômeno é característico dos países subdesenvolvidos e foi discutido na última conferência internacional na África do Sul e as conclusões foram alarmantes em alguns continentes, em especial a África onde a agricultura itinerante é intensamente praticada.

geografia enem

Poluição dos recursos hídricos

Este milênio que está começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo recente da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve, poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% estão em regiões acessíveis ao ser humano. As principais causas de deterioração dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos.

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Assoreamento dos Rios

No Brasil, é uma das causas de morte de rios, devido à redução de profundidade. Os processos erosivos, causados pelas águas, ventos e processos químicos, antrópicos e físicos, desagregam solos e rochas formando sedimentos que serão transportados. O depósito destes sedimentos constitui o fenômeno do assoreamento.

O assoreamento é um fenômeno muito antigo e existe há tanto tempo quanto existem os mares e rios do planeta, e este processo já encheu o fundo dos oceanos em milhões de metros cúbicos de sedimentos.

Porém, o homem vem acelerando este antigo processo através dos desmatamentos, que expõe as áreas à erosão, a construção de favelas em encostas que, além de desmatar, tem a erosão acelerada devido à declividade do terreno, as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desmatamentos extensivos para dar lugar a áreas plantadas, a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem com seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial e das grandes emissões gasosas.

O assoreamento não chega a estagnar um rio, mas pode mudar drasticamente seu rumo. O assoreamento pode acabar com lagos.

A deposição de sedimentos em reservatórios é um grande problema no Brasil, pois a maioria da energia consumida vem de usinas hidrelétricas. No caso da Usina hidrelétrica de Tucuruí, por exemplo, foi calculado em 400 anos o tempo necessário para o assoreamento total do reservatório da barragem.

Apesar de não "matar" os rios, o assoreamento pode aumentar o nível de terra submersa e ajuda a aumentar os níveis das enchentes.

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Desafios

Questão 01

(UNIT/SE – Universidade Tiradentes). Considere as seguintes situações.

  • Monumentos como o Taj Mahal, a catedral de Colônia e a estátua da Liberdade estão sofrendo processos de lenta decomposição.
  • Em 25% dos lagos da Suécia, os peixes não conseguem sobreviver.
  • 80% dos lagos e corredeiras do sul da Noruega estão tecnicamente mortos.

O problema ambiental responsável pelas situações acima é

a) a chuva ácida.

b) a inversão térmica.

c) o efeito estufa.

d) a diminuição da camada de ozônio.

e) o aumento da amplitude térmica.

Questão 02

(IFTO – Instituto Federal do Tocantins). As ilustrações representam uma elevação térmica do ar em aglomerações urbanas. O fenômeno em questão acontece devido, entre outros fatores, à concentração de massa edificações (asfalto, concretos entre outros).

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Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor corrobora com as evidências propostas nas figuras:

a) la Niña.

b) ilha de calor.

c) ciclones extratropicais.

d) smog.

e) gradiente térmico vertical.

Questão 03

(UNEMAT/MT – Universidade do Estado de Mato Grosso). As metrópoles são o ambiente que mais expressa a intervenção humana no meio natural. A figura, a seguir, representa um fenômeno climático cada vez mais comum nas grandes cidades.

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Assinale a alternativa que corresponde ao fenômeno representado na figura.

a) Chuvas ácidas

b) Inversão térmica

c) Ilha de calor

d) Smog

e) Efeito estufa

Questão 04

Um dos temas que vêm recebendo uma maior atenção dos geógrafos físicos na atualidade é a questão dos climas urbanos e, particularmente, as chamadas "ilhas de calor". Grandes cidades brasileiras vêm sofrendo essas alterações de maneira significativa.

Entre os fatores que colaboram para a instalação das ilhas de calor sobre grandes centros urbanos, NÃO pode ser mencionado:

a) a escassez de áreas verdes.

b) a produção de energia.

c) a concentração de poluentes.

d) Poluição dos recursos hídricos.

e) a impermeabilização dos solos.

Questão 05

Sabe-se que os parques públicos nas grandes cidades funcionam como importantes locais de lazer, entre outros motivos pela qualidade de suas condições microclimáticas: em geral, pode-se encontrar ali um ar mais úmido e com temperaturas mais amenas em relação ao resto da cidade. O esquema do gráfico, a seguir, representa a variação de temperaturas do ar numa certa hora do dia, típica das grandes cidades.

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Esses fenômenos climáticos, típicos das grandes cidades, são conhecidos como:

a) aquecimento global.

b) ilhas de calor.

c) inversões térmicas.

d) buraco na camada de ozônio.

e) frentes quentes e frentes frias.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Organologia Vegetal 1 – Aula de revisão Biologia Enem

Posted: 13 Oct 2014 03:43 PM PDT

Organologia Vegetal I

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Os órgãos vegetativos das plantas podem separados em: raiz, caule e folha.

Os tropismos são movimentos das plantas orientados em relação à fonte de estímulo. Estão relacionados com a ação das auxinas. O geotropismo – movimento orientado pela gravidade e o fototropismo – movimento orientado pela luz, são movimentos que envolvem o caule e a raiz.

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Raiz

A raiz é um órgão vegetativo, aclorofilado, geralmente subterrâneo com fototropismo negativo e geotropismo positivo. É responsável pela fixação do vegetal, absorção da seiva e armazenamento de substâncias.

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A extremidade da raiz é envolta por um capuz de células denominado coifa, cuja função é proteger o meristema radicular, um tecido em que as células estão se multiplicando ativamente por mitose.

Logo após a extremidade, localiza-se a zona de distensão, onde as células surgidas por mitose crescem. Após a zona de distensão, está situada a zona pilífera da raiz, que se caracteriza por apresentar células epidérmicas dotadas de projeções citoplasmáticas finas e alongadas, os pelos absorventes. É através desses pelos que a raiz absorve a maior parte da água e dos sais minerais de que precisa.

Já a região de ramos secundário sé aquela que se nota o brotamento de novas raízes que surgem de regiões internas da raiz principal.

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Tipos de raízes

  • Axial (ou pivotante) – possui um eixo principal de onde partem raízes laterais secundárias. É típica das angiospermas dicotiledôneas e das gimnospermas.

  • Fasciculada (ou em cabeleira) – não há um eixo principal, apenas raízes secundárias bem desenvolvidas. É comum em angiospermas monocotiledôneas. É uma raiz ramificada que se fixa bem às camadas superficiais do solo, evitando erosão.

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*Raízes especiais:

  • Tuberosa – armazenam substância de reserva (amido) e por isso ficam intumescidas. Ex: batata-doce, mandioca, cenoura, beterraba, nabo, rabanete.

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  • Tabular – grandes e bem desenvolvidas. Aumentam a estabilidade da planta e atuam também como raízes respiratórias. Ex: figueira (plantas de grande porte).

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  • Escora (adventícia) – saem diretamente do caule da planta rizófora e auxiliam a fixação de vegetais de ambientes lodosos como manguezais.

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  • Pneumatóforo (respiratórias) – com geotropismo negativo. Possui orifícios por onde realiza trocas gasosas. Presente em plantas de locais pobres em oxigênio como terrenos alagadiços (manguezais). Ex: avicênia.

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  • Haustório (sugadora) – em plantas parasitas, são finas e penetram o caule da hospedeira retirando a seiva. Ex: erva-de-passarinho suga seiva bruta (Hemiparasita); cipó-chumbo suga seiva elaborada (Holoparasita).

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  • Aéreas – encontradas em epífitas, absorvem água e sais minerais através do velame. Podem originar cipós ou lianas. Ex.: orquídeas e samambaias.

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  • Grampiformes – raízes aéreas em forma de grampos que auxiliam na fixação. Ex.: trepadeiras e heras.

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  • Aquáticas – sem zona pilífera, com parênquima aerífero (flutuação), sem coifa. Ex: água-pé.

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Caule

Geralmente é aéreo com fototropismo positivo e geotropismo negativo. É a parte das plantas que sustenta a copa (ramos, folhas, flores e frutos). Conduz as seivas que nutrem as plantas, e quando verde realiza fotossíntese, pode também armazenar substâncias de reserva (amido).

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Na extremidade superior do caule, existe a gema apical, formada por meristema primário. Lateralmente ficam as gemas axilares que originam os galhos. Internamente o caule tem a estrutura parecida com a da raiz, mas existem diferenças entre caules de plantas herbáceas e lenhosas.

Em corte transversal, o caule apresenta: epiderme na forma de cutícula composta por células revestidas por cutina; córtex ou casca em camada de colênquima e parênquima; e cilindro vascular central com vasos liberianos e vasos lenhosos. No caule lenhoso, há formação de madeira comercial a partir do xilema secundário.

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Tipos de caules

Aéreos

  • Tronco – estrutura lenhosa e reta, muito desenvolvido, com crescimento secundário, muito resistente. Ex: dicotiledônea e gimnosperma.

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  • Haste – pequeno, pouco desenvolvido, delgado, muito flexível e clorofilado. Ex: ervas, feijoeiro.

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  • Colmo – cilíndrico, com nós e entrenós bem definidos, sem crescimento secundário e sem ramificações.

Ex. 1: Oco – bambu

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Ex. 2: Cheio – cana-de-açúcar.

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  • Estipe – alongado, lenhoso, cilíndrico, sem crescimento secundário, sem ramificações, com folhas apenas na ponta. Ex: palmeira.

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  • Estolão – rastejante que produz raízes e ramos aéreos a partir dos nós que tocam o solo. Ex: morangueiro, grama e melancia.

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Subterrâneos

  • Rizoma – desenvolve-se paralelamente à superfície, de onde emergem folhas. Ex: samambaia, bananeira.

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  • Tubérculo – armazenam substâncias de reserva (amido) por isso tornam-se intumescidos. Ex: Batata-inglesa, inhame, cará.

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  • Aquáticos – ricos em parênquima aerífero (flutuação). Muitos são verdes e fotossintetizantes. Ex: vitória-régia, elódia.

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Morfoses de Caules

  • Bulbo – caule corresponde à região basal chamado prato, caule e folhas subterrâneos. Ex: cebola, alho.

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  • Cladódio – caule modificado em forma de folha. Ex: cactos.

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  • Gavinha – enrolam-se em estruturas sustentando o caule. Ex: uva, maracujá.

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Folha

Órgão laminar resultante da expansão lateral do caule, sempre originada a partir de umagema lateral. Suas funções básicas são fotossíntese e trocas gasosas com o ambiente, realizando também a gutação. Uma folha completa possui quatro componentes: bainha, estípulas, pecíolo e limbo.

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A bainha é uma estrutura única aplanada de fixação da folha ao caule. As estípulas são duas estruturas atrofiadas e laterais à bainha ou ao pecíolo. O pecíolo é o eixo que sustenta a folha, mantendo-a fixa na bainha ou no caule. O limbo é a lâmina foliar em si, que é achatada e é onde ocorrem as trocas gasosas, nele existem nervuras formadas pelos feixes líbero-lenhosos, que transportam as seivas.

Tipos de folhas

Nervuras

  • Paralelinérveas – típicas das monocotiledôneas.

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  • Peninérveas – comuns em dicotiledôneas.

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Incompletas

  • Peciolada – sem bainha. Ex: abóbora (dicotiledônea).

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  • Invaginante (apeciolada) – sem pecíolo. Ex: milho, açafrão (monocotiledônea).

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  • Séssil – sem bainha e sem pecíolo. Ex: tabaco.

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  • Filódio – sem limbo. O pecíolo é achatado e desempenha a função do limbo. Ex: acácia.

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Morfoses de Folhas

  • Bulbo – as folhas são chamadas de catafilos. Ex: cebola.
  • Gavinha – função de fixação. Ex: chuchu, ervilha.
  • Espinho – proteção, redução da perda de água. Ex: cacto, coroa-de-cristo.

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  • Bráctea – proteção de flores, atração de polinizadores. Ex: antúrio, copo-de-leite.

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  • Carnívoras – prendem e digerem pequenos animais. Ex: drósera, dioneia e nepentes.

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  • Coletoras – possuem forma de ninhos ou bolsas que coletam água para epífitas. Ex: chifre-de-veado e bromélias.

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Estômatos

As folhas realizam trocas de gases e de água com o ar ambiente. As trocas são feitas pelos estômatos, aberturas formadas por duas células epidérmicas reniformes e clorofiladas denominadas células-guarda. Essas células possuem as extremidades unidas deixando um orifício central (ostíolo). Abaixo do ostíolo fica a câmara subestomática. Em volta das células-guarda, existem células epidérmicas anexas, sem clorofila, mas com importante papel na abertura e fechamento do estômato.

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A abertura dos estômatos depende de diversos fatores, principalmente da luminosidade, concentração de gás carbônico e da disponibilidade de água nas raízes. Geralmente as plantas abrem seus estômatos pela manhã e os fecham com a diminuição da luminosidade, permitindo a absorção do gás carbônico durante o dia para a realização da fotossíntese e reduzindo a perda de água para o ambiente durante a noite.

Reprodução Vegetativa (Assexuada)

A reprodução assexuada pode ser feita pela propagação vegetativa de caules ou folhas. É mais rápida que os processos sexuados e produz indivíduos clones, ou seja, idênticos à planta mãe. Os seres humanos reproduzem plantas de interesse econômico por métodos assexuados. Os principais métodos são:

  • Estaquia – reprodução por meio de estacas de caules, ramos, ou folhas. As estacas contendo as gemas são cortadas. A extremidade da base é enterrada no solo e origina as raízes.
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  • Mergulhia – processo usado para arbustos e plantas com caules rastejantes ou de ramos baixos. Inclina-se o ramo da planta mãe que, enterrado, enraíza e a planta nova pode ser separada da original.
Biologia Enem
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  • Alporquia – inicialmente faz-se um pequeno corte em um ramo, envolvendo-se o local com um saco plástico contendo matéria orgânica. Após o enraizamento se separa o ramo, que será plantado.
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  • Enxertia – faz-se um pequeno corte em um ramo da planta-cavalo, ou porta-enxerto, para onde é transplantada a planta-cavaleiro, ou enxerto. Após o enraizamento, a planta-cavaleiro é plantada no solo.

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Saiba mais sobre Organologia Vegetal nesta aula do canal Kinapse Vestibulares, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

(Fuvest-SP) Um horticultor deseja obter indivíduos geneticamente idênticos (clones) a uma samambaia comercialmente valiosa. Para alcançar esse objetivo ele deve:

a) cultivar os esporos produzidos por essa samambaia.

b) induzir artificialmente a autofecundação dessa samambaia.

c) implantar núcleos de esporos dessa samambaia em oosferas anucleadas de outras plantas.
d) introduzir DNA extraído de folhas dessa samambaia em zigotos de outras plantas.

e) obter fragmentos de rizoma (caule) dessa samambaia e cultivá-los.

Dica 1 – Histologia é o ramo da Biologia que estuda o tecido dos vegetais. Fique preparado para as provas em mais esta aula de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/histologia-vegetal-biologia-enem/

Questão 02

(PUC-RS) Nas regiões dos manguezais é comum se encontrar raízes que crescem verticalmente do solo e vão atingir o nível da maré alta. Elas desenvolvem estruturas para permitir a vida nestes locais e se relacionam com:

a) melhor flutuação.

b) trocas gasosas.

c) o acúmulo de reservas nutritivas.

d) a fixação das folhas.

e) o aproveitamento do sal marinho.

Dica 2 – Relembre as principais características dos Cordados nesta aula preparatória para prova de Biologia Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/cordados-biologia-enem/

Questão 03

(UFRS) Existem plantas que, por suas características morfológicas, são mais adaptadas à função de conter a erosão do solo, como em encostas de morros, taludes e beiras de estradas. Entre as plantas indicadas para este fim, costuma-se utilizar espécies do grupo das Gramíneas.

Indique a alternativa que apresenta uma característica que corresponde ao grupo acima citado.

a) folhas sem bainha.

b) sementes com dois cotilédones.

c) flores pentâmeras.

d) raízes fasciculadas.

e) folhas peninérveas.

Dica 3 – Estude sobre a fisiologia e as classificações dos Artrópodes e dos Equinodermos. Saiba tudo sobre essas espécies do Reino Animal nesta aula de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/artropodes-e-equinodermos-biologia-enem/

Questão 04

(UFRN)Leia o fragmento que segue, extraído deAsa Branca(Luís Gonzaga e Humberto Teixeira):

Que braseiro, que fornaia,

Nem um pé de prantação,

Por farta d'água, perdi meu gado, Morreu de sede meu alazão…

As espécies vegetais típicas do contexto geográfico focalizado acima apresentam as seguintes adaptações:

a)rápido mecanismo de abertura e fechamento de estômatos – folhas cerificadas.

b)presença de estruturas foliares modificadas em espinhos – raízes adventícias.

c)aumento significativo da superfície foliar – raízes com alto poder absortivo.

d)capacidade de armazenamento de água – associação de micorrizas.

Questão 05

(Fuvest-SP) Se retirarmos do caule de um abacateiro, logo acima da raiz, um anel de casca, a árvore provavelmente morrerá porque:

a) a água absorvida pelas raízes deixará de alcançar as partes superiores.

b) a água absorvida pelas folhas deixará de alcançar as partes inferiores.

c) a seiva elaborada nas raízes deixará de alcançar as partes superiores.

d) a seiva elaborada nas folhas deixará de alcançar as partes inferiores.

e) deixará de haver acúmulo de substâncias de reserva nas folhas.

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Ângulos na Circunferência – Aula de revisão Matemática Enem

Posted: 13 Oct 2014 03:05 PM PDT

Ângulos na circunferência

Como vimos anteriormente, a circunferência é a linha fechada que contorna uma região chamada círculo.

Veremos agora alguns tipos de ângulos que se formam em uma circunferência.

Ângulo central

Ângulo central (α) é o ângulo formado a partir do centro O. Observe a figura abaixo:

Matemática Enem

A medida do ângulo central α é igual à medida do arco APD.

Exemplo

Se a medida do arco APD for igual a 60º, dizemos que a medida do ângulo central α vale também 60º.

Ângulo inscrito na circunferência

Ângulo inscrito na circunferência (β) é o ângulo formado a partir do arco mas com vértice sobre a circunferência.Seu valor corresponde à metade do ângulo central (α).

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Exemplo

Sendo a medida do arco ABC igual a 110º , determine o valor dos ângulos x e y, conforme a figura abaixo:

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Solução

Observe que a medida do arco é 110º e que o ângulo y representa a medida do ângulo central, ou seja, y = arco = 110º.

O ângulo x da figura representa o ângulo inscrito na circunferência proveniente do mesmo arco que y, logo x vale a metade de y, ou seja, 55º.

Resposta

x = 55º e y = 110º

Algumas consequências do ângulo inscrito

    1. 1. Todo triângulo retângulo pode ser inscrito numa semicircunferência, onde a hipotenusa coincide com o diâmetro.

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    1. 2. Em todo triângulo retângulo, a mediana relativa à hipotenusa vale a metade dessa hipotenusa.

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    1. 3. Todos os ângulos de uma circunferência inscritos no mesmo arco são congruentes.

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  1. 4. Em todo quadrilátero inscrito numa circunferência, os ângulos internos opostos são suplementares (somados valem 180º).

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Saiba mais sobre Ângulos na Circunferência nesta aula do canal PENSI, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Na circunferência abaixo, pode-se afirmar que:

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a) as medidas dos arcos AHG e EDG são iguais.

b) a soma dos arcos AHG e ABC é 180º.

c) a soma dos arcos GFE e ABC é 140º.

d) o arco GFE é maior que o arco EDC.

e) a soma dos arcos GFE e ABC é 220º.

Dica 1 – Você sabe a diferença entre um círculo e uma circunferência? Nesta aula de Matemática Enem você pode revisar tudo sobre essas duas formas geométricas – http://blogdoenem.com.br/circulo-e-circunferencia-matematica-enem/

Questão 02

Na figura abaixo, os pontos A, B e C são pontos da circunferência de centro O. O valor de x + y é:

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a) 242º

b) 121º

c) 118º

d) 59º

e) 62º

Dica 2 – Estude sobre Circunferência em mais esta aula de revisão para Matemática Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/circunferencia-matematica-enem/

Questão 03

Determine o valor do ângulo x, conforme a figura abaixo:

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a) 24º

b) 28º

c) 38º

d) 17º

e) 32º

Dica 3 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise tudo sobre Geometria Analítica em mais uma aula de Matemática Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/geometria-analitica-matematica-enem/

Questão 04

Determine o valor do ângulo x, conforme a figura abaixo:

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a) 70º

b) 76º

c) 80º

d) 82º

e) 85º

Questão 05

Na figura abaixo, AB é o diâmetro da circunferência de centro O. Determine a medida do ângulo ADC, sabendo que o ângulo BAC mede 35º.

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a) 150º

b) 176º

c) 125º

d) 182º

e) 105º

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Engenharia de Transportes: o curso de graduação e o mercado

Posted: 13 Oct 2014 11:42 AM PDT

O Engenheiro de Transportes é o responsável por obras obras realizadas em estradas e outros modais de transporte. Pode ser desde uma simples pavimentação a grandes obras nacionais.

Além dos operários que realizam todo o trabalho físico, obras como a criação de rodoviárias, levantamentos a respeitos de melhorias em áreas com engarrafamentos frequentes, melhorias na infraestrutura de rodovias, emprego de semáforos, entre outras são projetadas por engenheiros de transportes.

Veja a seguir maiores detalhes referentes a esta profissão:

Engenharia de TransportesQuem é o Engenheiro de Transportes?

O profissional que se forma no curso de graduação em Engenharia de Transportes possui diversas atividades dentro de seu campo de trabalho. Pode atuar no desenvolvimento e planejamento de sistemas viários incluindo rodoviárias, passarelas, terminais entre outros; Pode planejar formas para controle de trânsito, seja pela expansão de novas vias, pelo emprego de radares e semáforos ou demais sinalizações a fim de amenizar engarrafamentos em determinadas regiões; E, trabalhar em sistemas integrados modernos, que somam rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

Dica 1 – Quer saber também como é o curso e o dia a dia de quem faz graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil?  Veja aqui, no Guia de Profissões do Blog do Enem. http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Os cursos de graduação em Engenharia de Transportes – Por mais que tal profissão tenha grande abrangência no mercado de trabalho, ainda não existem cursos de graduação específicos para Engenharia de Transporte. Na Universidade Federalde Santa Catarina (UFSC), no câmpus de Joinville, há o curso de Engenharia de Mobilidade.

Porém, estudantes de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Naval podem desempenhar a atividade visto que algumas universidades possuem matérias ao longo dos cursos focadas na Engenharia de Transporte.

Dica 2 – Veja as notas de corte no Sisu para Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, e Engenharia Mecânica. http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Em compensação, existem universidades que oferecem pós-graduação em Engenharia de Transporte para quem deseja se especializar em tal profissão. Vale ressaltar que a carga horária dessa especialização varia de acordo com a instituição de ensino. Há ainda a possibilidade de realizar o curso de tecnólogo na respectiva área (Técnico em Transportes e Trânsito) tendo no geral a duração de dois anos.

Engenharia de Transportes

5 cursos relacioados à Engenharia de Transportes com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.  

Abaixo temos 5 cursos de bacharelado com conceito 5 no Enade que agregam conhecimento para formação de profissionais na Engenharia de Transporte. São eles:

– Engenharia Civil (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
– Engenharia Mecânica (UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
– Arquitetura de Urbanismo (UFU – Universidade Federal de Uberlândia)
– Engenharia Ambiental e Urbana (UFABC – Fundação Universidade Federal do ACB)
– Arquitetura de Urbanismo (UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Para conferir outros cursos relacionados à Engenharia de Transportes, acesse: http://emec.mec.gov.br/ e busque de acordo com a região desejada.
 
Confira um vídeo da TV Metrópole que dá mais detalhes sobre a formação em Engenharia de Transportes e as respectivas áreas de atuação:

https://www.youtube.com/watch?v=sUggpykM9c0
 
O mercado de trabalho para o formado em Engenharia de Transportes

Com o elevado crescimento das cidades e consequentemente o aumento de estradas, além do emprego do Código de Trânsito em 1998, os profissionais da área de Engenharia de Trânsito tem sido cada vez mais requisitados pelas empresas.

Deste modo, os engenheiros de trânsito podem atuar em concessionarias que administram rodovias, construtoras de rodovias e demais espaços relacionados ao trânsito, empresas de transporte terrestre e até mesmo naval ou ainda de forma autônoma realizando consultorias.

Dica 3 – Quer saber sobre as profissões que mais pagam bem no mercado de trabalho? Veja aqui a lista das 10 melhores e das 10 piores também. http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/#02

O perfil do profissional depois de formado

Como se pode observar, a profissão de Engenheiro de Transportes deve crescer nos próximos anos devido à grande necessidade em se obter profissionais qualificados para atender a demanda na evolução do transporte terrestre bem como para auxiliar na resolução de problemas na infraestrutura das rodovias.

Sendo assim, esse profissional deve estar preparado para apresentar soluções que sejam compatíveis com o crescimento acelerado das cidades e da área rural. A média do salário de um Engenheiro de Transportes é de R$ 6.000,00.

Post elaborado por Hermes Santos. Graduado em Sistemas de Informação, microempresário e redator web freelancer. http://br.linkedin.com/pub/hermes-santos/a4/7a8/47b

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