sábado, 10 de janeiro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Sisu 2015 – Mais de 200 mil vagas na universidade!

Posted: 09 Jan 2015 10:41 AM PST

A primeira edição do Sisu 2015 traz uma boa notícia para quem sonha em conquistar uma vaga na universidade: muito mais oportunidades para os candidatos que fizeram o Enem 2014!

Sisu

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), o Sisu cresceu muito em relação a edição de janeiro de 2014 – o número de instituições participantes do sistema cresceu em 11%  e o número de vagas oferecidas aumentou em 20%. Já o número de cursos com oferta de vagas sofreu um aumento de 19%.

Dica 1: Confira aqui no Blog do Enem o edital completo da edição do Sisu 2015 – http://blogdoenem.com.br/edital-sisu-2015/

Ok, mas o que todos esses dados significam? Nada mais, nada menos que 205.514 vagas em 5.631 cursos de graduação, distribuídos em 128 instituições públicas de ensino superior! Um show de oportunidades para você, não é mesmo?

Quem quer disputar uma dessas muitas vagas oferecidas pelo Sisu 2015, precisa ficar atento as datas: as inscrições para o sistema serão abertas dia 19 de janeiro e o prazo para o candidato realizar sua inscrição termina as 23h59 do dia 22 de janeiro. Não deixe para a última hora, pois o sistema pode ficar sobrecarregado com o grande número de acessos e você pode ter problemas para finalizar sua inscrição e perder a chance de conquistar sua vaga na universidade! E atenção: inscrições apenas pela página oficial do Sisu na internet, que pode ser acessada pelo endereço http://manutencao.mec.gov.br/sisu/aguarde/.

Dica 2: Você acompanha tudo sobre o Sisu aqui no Blog do Enem! É só acessar http://blogdoenem.com.br/sisu/

Só poderão concorrer a uma vaga pelo Sisu 2015 os candidatos que fizeram o Enem 2014 e não zeraram a redação do exame. O resultado oficial do Enem 2014 será divulgado na próxima terça-feira, dia 13 de janeiro.

Dica 3: Que tal comparar o seu resultado no Enem 2014 com as notas de corte das universidades federais na última edição do Sisu? Você encontra essas informações aqui: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

A consulta pública às vagas do Sisu 2015 será liberada um pouco antes, no dia 12 de janeiro, segunda-feira, no site oficial do sistema. São 59 universidades federais participando do sistema, das 63 que existem no país. Todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) também oferecem vagas para novos alunos pelo sistema.

MAIS VAGAS PARA MEDICINA E ENGENHARIA

Tem algum futuro médico ou engenheiro por aí? Então, agora o papo é com você!

O número de vagas reservadas para o curso de Medicina no Sisu 2015 aumentou em 28% em relação a edição de janeiro de 2014 do sistema. Ou seja, agora são 3.758 vagas a serem conquistadas pelos futuros médicos formados por instituições federais de ensino!

E os cursos de Engenharia ganharam mais de 5000 vagas novas em apenas um ano! Na edição de janeiro de 2014, eram 25.128 vagas e, agora, na primeira edição do Sisu 2015, são 30.749 vagas, um crescimento de 22% em oportunidades para novos engenheiros.

COMO SERÁ FEITA A RESERVA PARA COTISTAS NO SISU 2015?

Até 2016, todas as instituições federais deverão reservar 50% das suas vagas oferecidas pelo Sisu aos estudantes cotistas, de acordo com a Lei de Cotas.  Este ano, o percentual mínimo a ser reservado pelas instituições para estudantes que fizeram o Ensino Médio em escola pública é de 37,5%.

Porém, 68 das 99 instituições federais participantes do sistema já reservaram 50% ou mais de suas vagas para estudantes de escolas públicas.

The post Sisu 2015 – Mais de 200 mil vagas na universidade! appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Engenharia de Produção: o curso de graduação e o mercado de trabalho

Posted: 09 Jan 2015 09:09 AM PST

Quem é o Engenheiro de Produção?  

O profissional que se forma no curso de graduação em Engenharia de Produção possui um perfil multidisciplinar e tem afinidade com as ciências exatas e administrativas. Ele entende de todo o processo produtivo e pode atuar em diversas áreas, desde recursos humanos até logística.

É um engenheiro muito requisitado no mercado por conta da sua versatilidade. Projeta e aplica melhorias em sistemas de produção de bens e serviços através de técnicas e conceitos administrativos. Tem como objetivo otimizar o processo e reduzir desperdícios de materiais utilizados na produção por meio de um gerenciamento eficaz de máquinas, pessoas e meio ambiente.

A vida deste profissional é bem agitada e produtiva, por isso tem sido a escolha de muitos jovens na hora de prestar vestibular.

Dica 1: Confira as notas de corte do Sisu para o curso de graduação em engenharia de produção, e veja quanto você precisar tirar para entrar neste e outros cursos também. http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Engenharia de Produção: o curso de graduação e o mercado de trabalho

O curso de graduação em Engenharia de Produção

Matérias de Engenharia, Economia, Administração e Ciências Sociais fazem parte da extensa grade do curso de Engenharia de Produção. Álgebra, Desenho Técnico, Direitos Humanos, Física, Estatística, Projeto de Produto e Modelagem são algumas das matérias que o estudante terá pela frente.

Ao final no curso, o profissional se forma com uma gama de conhecimentos relacionados às áreas de desenvolvimento, produção e logística, além de noções de direito e gestão de pessoas. Vale ressaltar que algumas universidades possuem enfoque para habilitações específicas como, por exemplo, agroindústria, mecânica, gestão ambiental, etc. O curso tem duração média de 5 anos.

Dica 2: Quer mandar bem no Enem? Estude com as apostilas gratuitas sobre diversas matérias que o Blog do Enem selecionou para você. http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

5 cursos de Engenharia de Produção com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Faculdade de Administração de Empresas (FACAMP);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Quer conhecer outros cursos de Engenharia de Produção com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Engenharia de Produção: o curso de graduação e o mercado de trabalho

O mercado de trabalho para Engenharia de Produção

As melhores oportunidades para o engenheiro de produção estão na região sul e sudeste, mas o crescimento do nordeste e centro-oeste abrem novas portas para quem optar pela profissão. Para exercê-la é preciso ter diploma e estar registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

É possível atuar em áreas de prestação de serviços, finanças, telecomunicações, varejo, indústrias, saúde e turismo. O salário médio inicial é de R$ 2.000 podendo chegar a R$ 12.000 para nível sênior, e multiplicar isso por dois ou três na direção de grandes empresas privadas.

Atividades que podem estar incluídas no dia a dia do profissional de engenharia de produção:

  • Gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais;
  • Organização de mão de obra;
  • Análise de planilhas e balanço de estoques;
  • Estabelecimento de padrões de qualidade;
  • Gerenciamento de armazenamento e distribuição;
  • Definição da aplicação de recursos.
Dica 3: Está na dúvida de qual carreira escolher? Comece pesquisando e entendendo o que cada curso tem para te oferecer http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/ 

Assista a este vídeo da Universidade Federal de Goiás e saiba mais sobre a carreira de um engenheiro de produção:

O perfil do Profissional após a formação

O engenheiro de produção que investir em cursos de especialização e fizer pós-graduação terá oportunidade de gerir cargos de alto escalão, como de gestão e direção, por possuir excelência em determinada área da profissão.
Devido ao rápido avanço tecnológico e movimentação do mercado de indústrias, este profissional precisa estar sempre atento às novidades, complementando sua formação e evoluindo no decorrer do tempo para não ficar ultrapassado. Deve pensar globalmente, conhecer as tendências e oportunidades.

Dica 4: Medo da redação do Enem? A gente separou dicas muito interessantes para você gabaritá-la. Chega de medo, vamos estudar! Confira: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-aulas

Post escrito por Ingrid Araújo – Estudante de Publicidade e redatora freelancer http://br.linkedin.com/pub/ingrid-ara%C3%BAjo/a6/2ba/879

The post Engenharia de Produção: o curso de graduação e o mercado de trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!