terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Climatologia Geográfica


O legado de Carl Sagan na Ciência

Posted: 13 Jan 2015 06:54 AM PST

Eu, particularmente, já vi tantas publicações referindo-se à Sagan, que até perdi as contas. Mas para uma pessoa que foi tão importante para milhares doutras, merecer ser relembrado é uma questão de prioridade: a apresentação de seu trabalho à nova geração é ainda mais importante, pois no mundo atual, vemos pessoas ainda  oprimir o pensamento e a liberdade doutras – com uma porcentagem maior a mulheres e crianças -, e uma parte do trabalho de Sagan, foi justamente tentar erradicar a opressão do pensamento medieval – que muitas pessoas ainda têm.


Atualmente, a liberdade de expressão se torna ofensiva aos que não partilham da mesma opinião. Isso cria um conflito terrível para os que se prendem a um só pensamento.

- Em memória aos atentados terroristas à vida de inocentes, que estão acontecendo em todo o mundo.

É um fato que, para quem conhece as ciências da Física, Astrofísica, Astronomia, Astrobiologia, Biologia e até a pseudociência da Ufologia, possivelmente não desconhecerá Carl Sagan. Ele, junto à sua esposa, Ann Druyan, fizeram a série científica de maior sucesso do século XX(20), e impulsionaram mais de 500 milhões de pessoas de diversos países a conhecer a verdadeira essência do Cosmo.

Mas o que o torna tão especial? Em meu ponto de vista, o que o torna especial é o seu modo de comunicação e como suas explicações são tão precisas e detalhadas, tornando um entendimento mais compreensível a quem não tem especificações em determinados assuntos.

Sagan estava certo de que o mundo poderia ser um lugar melhor a todos, e a espécie humana seria a percussora de tal proeza. Mas sua maior paixão em si, era o Universo. Ele sonhava com a propagação da espécie humana pelos confins do cosmo, e também sonhava com o contato alienígena – dedicando parte de sua vida a projetos científicos como o Instituto SETI(Search for Extraterrestrial Intelligence).

Percursor de projetos ambiciosos pelo Universo, Sagan esteve vinculado ao programa espacial Americano desde o seu inicio. Desde a década de 50, trabalhou como assessor da NASA, onde um de seus feitos foi dar as instruções aos astronautas participantes do programa Apollo antes de partirem à Lua. Sagan participou de várias missões que enviaram naves espaciais robóticas para explorar o Sistema Solar, preparando os experimentos para várias destas expedições. Sagan concebeu a ideia de incluir junto as naves espaciais que fossem abandonar o Sistema Solar, uma mensagem universal que pudesse ser potencialmente compreensível por qualquer inteligência extraterrestre que a encontrasse. Sagan preparou a primeira mensagem física enviada ao espaço exterior: Uma placa anodizada, acoplada a sonda espacial Pioneer 10, lançada em 1972. A Pioneer 11, que levava outra cópia da placa, foi lançada no ano seguinte. Sagan continuou refinando suas mensagens; a mensagem mais elaborada que ajudou a desenvolver e preparar foi o Disco de Ouro da Voyager, que foi enviada pelas sondas espaciais Voyager em 1977. Sagan se opunha frequentemente ao financiamento de sistemas de transporte espacial ou de estações espaciais no lugar de futuras missões robóticas.

Além desses feitos, antes que pudéssemos discutir sobre o aquecimento global, Sagan já havia revelado o efeito estufa em Vênus e os possíveis impactos no planeta Terra, e em plena guerra fria não hesitou em colaborar com cientistas Russos em prol da ciência como uma visão transcendental ao nacionalismo e ao patriotismo.

Sagan, além de transmitir a essência do cosmo às pessoas, contribuiu também ao levar o pensamento crítico àqueles que acreditam em qualquer tipo de superstição e misticismo. Ele acreditava que o mundo poderia ser melhor se as pessoas parassem de acreditar em qualquer coisa – acreditava que as superstições eram e são obstáculos criados para interromper a evolução da humanidade.

Ele deu esperanças a muitas pessoas, e deixou um legado que seguirá durante milênios com novas pessoas e novos pensamentos.

“É um imenso prazer para mim dividir uma época e um planeta com você.” – Carl Sagan.

The post O legado de Carl Sagan na Ciência appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!