quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Climatologia Geográfica


Grandes hoaxes científicos de 2014

Posted: 07 Jan 2015 02:01 AM PST

Pois é pessoal, 2014 chegou ao fim, mas que tal darmos uma olhada em alguns enganos que ocorreram no ano?

Acompanhem aqui abaixo um lista de 10 dos maiores enganos que ocorreu em 2014. Boa leitura.

1. Johns Hopkins não fez uma "atualização do câncer"

Uma sequência de e-mails iniciada em 2007 tornou-se viral na primavera de 2015. Eles reivindicavam que Johns Hopkins, um renomado médico internacional, lançou uma "atualização" sobre a "verdade" do câncer. A falsa afirmação continha alegações de que um forte sistema imunológico iria prevenir o câncer, que déficits nutricionais causam a doença e suplementos ajudariam nisso, e que a quimioterapia faz mais mal do que bem. Em um esforço para preservar o seu bom nome, Johns Hopkins abordou as reivindicações anos atrás, descrevendo a verdadeira ciência por trás de cada falsidade.

2. Um homem não nadou com tubarões em porto de Sydney

Um vídeo que se tornou viral em Junho mostrava um mergulho de um homem no penhasco de Porto Sydney apenas para ser surpreendido por um grande tubarão branco. Embora o título do vídeo seja: "GoPro: Homem luta com grande tubarão branco em Porto Sydney", não havia qualquer interação entre o nadador e o tubarão. Isso foi provavelmente devido ao fato que não havia nenhum animal perto dele. Falhas técnicas tornaram muito aparente que o vídeo do tubarão era apenas uma emenda com o vídeo do homem.

3. Marte jamais parecerá tão grande quanto a Lua

Outra dor de cabeça constante é a afirmação de que Marte apareceria tão grande quanto a lua cheia no céu à noite. Isso nunca ocorreu! Nunca! Originalmente, o planeta se aproximou o suficiente para ser visto com um telescópio de aumento de 75x, fazendo com que parecesse tão grande quanto a Lua quando vista a olho nu, mas isso levou um toque ridículo. Marte estava do lado oposto do Sol sobre a data em que foi acusado de estar em seu ponto mais próximo que nunca da Terra e Lua não estava nem perto de estar cheia. O planeta vermelho teria de se aproximar 118 vezes do que nunca esteve, para que isso fosse verdade.

4. Mesmo com uma patente, óxido de prata não pode curar a AIDS

Em meados da década de 1990, o escritório de patentes dos Estados Unidos aprovou um um composto contendo óxido de prata, alegando os supostos benefícios que incluiriam livrar o corpo humano de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mas conhecida como AIDS. Durante o verão, o site 9GAG irresponsavelmente criou um gráfico que diz "Quer saber um segredo:5676977 apenas pesquisar no google". Este refelte o número de patentes, implicando que haveria uma cura oculta da AIDS. Não há absolutamente nenhuma evidencia de que o óxido de prata possa tratar a doença, e receber uma patente não é o mesmo que ter a aprovação do FDA.

5. NASA nunca previu um apagão global

Outro mito que mantém-se ressurgindo ano após ano é a reivindicação que a NASA previu um apagão global em dezembro de 2012, embora este mito possa ter sido renovado e aplicado a 2013 e 2014, quando o evento previsto nunca aconteceu. Dizia-se que haveria um apagão global, durante 3 dias, tempo durante o qual a Terra iria realmente viajar entre diferentes dimensões. Esse pânico foi causado quando o Administrador da NASA Charles Bolden participou de um vídeo sobre a preparação geral, em caso de tornados, inundações e coisas normais assim. Definitivamente, não para viagens entre dimensões.

6. O CDC nunca "admitiu" que a vacina contra a gripe não funciona

Uma das linhagens presentes na vacina para gripe sazonal deste ano evoluiu por deriva genética, o que quer dizer que o vírus evoluiu levemente desde o tempo em que os fabricantes da vacina começaram a fazê-la e o começo da temporada da gripe. Houve reclamações no sempre horrível Natural News falando que o CDC's anunciou ter dito que a vacina sazonal não funciona. De fato, a vacina abrange várias tensões. Mesmo nos anos anteriores que experimentaram uma deriva com uma tensão especial, a vacina ainda tem a capacidade de fornecer algum grau de proteção e diminuir a gravidade da doença.

7. Não há nenhum alienígena no Atacama

Em 2003, “pesquisadores” supostamente descobriram restos de uma suposta criatura fossilizada no deserto de Atacama, e os fósseis eram menores do que seria uma criança. Algumas especulações levaram a crer que que o fóssil era de um alienígena. A verdade é que não há evidências nem de que essa história seja real.

8. Um homem não viu um jacaré de duas cabeças na florida

Uma fotografia tornou-se viral no verão por causa um homem chamado Justin Arnold. Ele alegou ter visto um jacaré de duas cabeças enquanto caminhava com seu cachorro na Florida. Infelizmente, há algumas pistas na imagem que indicam que não era realmente um animal real. Além disso o site dele é cheio de esquisitices falsas, inclusive um dizendo que cresceu pele em um peixe (porque aparentemente ficou frio e transformou-se em um mamífero). Atualmente, não se sabe se o jacaré com duas cabeças foi produto de má qualidade ou um photoshop criativo.

9. Protetor solar lhe dará câncer

Durante o verão, o website pseudocientífico Real Farmacy publicou um artigo descrevendo formas de como o protetor solar causaria câncer. Algumas reivindicações diziam que bloquear os raios solares causa uma deficiência preocupante de vitamina D — e, portanto, os usuários do produto seriam mais prováveis de obter melanoma – e que desregula o corpo no âmbito endócrino. Na verdade, o artigo completo está baseado no medo e não alegações científicas sólidas, então, por favor, não se esqueça de usar o protetor solar para se proteger do câncer de pele.

10. Megalodon não está vivo

Entusiastas ao redor do mundo foram coletivamente consternados ao ver o Discovery channel — mais uma vez — produzindo um documentário falso durante a s”emana do tubarão”. Neste verão, instalações construídas em cima do filme de 2013 fornecia "evidencias" que o sólido pré-histórico animal ainda está nadando por aí. Embora houvessem renúncias afirmando que os "especialistas" foram realmente apenas atores, tudo passou despercebido e muitas pessoas foram enganadas. A Discovery estava apenas esperando para colocar fora o material de boa reputação.

Fonte

Lisa Winter. Biggest Scientific Hoaxes of 2014. I Fucking Love Science.

Tradução e Revisão

Ana Rafaely, Douglas Rodrigues e Josikwylkson Costa.

The post Grandes hoaxes científicos de 2014 appeared first on Climatologia Geográfica.

Qual a maior galáxia do Universo?

Posted: 06 Jan 2015 04:52 PM PST

Existe galáxias de vários tamanhos. Algumas possuem poucos milhões de estrelas, e outras mais de trilhões. Mas você já se perguntou qual é a maior galáxia do Universo observável? O universo é um lugar incrivelmente grande, e nós provavelmente nunca seremos capazes de conhecer todas as galáxias que há nele. Então é provável que não sabemos qual é a maior galáxia que há no Universo, mas em vez disso, sabemos a maior galáxia que já foi descoberta no Universo.

As maiores galáxias no Universo são as galáxias elípticas gigantes. Estas galáxias são gigantes em forma de ovo com trilhões de estrelas. Elas são formadas através de múltiplas colisões entre galáxias espirais menores de tamanho similar. Por exemplo, quando nossa própria Via-Láctea colidir com a galáxia Andrômeda – do mesmo tamanho – em poucos bilhões de anos, o resultado, provavelmente, será de uma galáxia elíptica gigante, com aproximadamente um trilhão de estrelas.

As galáxias que podem obter os maiores tamanhos são as que se encontram nos centros de aglomerados. A aproximação destas, ajuda no “devoramento” de outras galáxias que ficam próxima ao centro do aglomerado. Na verdade, não existem galáxias menores ao redor daquelas que estão no centro do aglomerado, pois já foram ou estão sendo devoradas por outras maiores.

Uma galáxia elíptica enorme pode ter 10 vezes mais brilho que a Via-Láctea, com aproximadamente 100 vezes mais massa. Elas podem ter um diâmetro de 6 milhões de anos-luz(A Via-Láctea tem aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro).

Um exemplo disso é a galáxia central no aglomerado Abell 2029.

É provável que tenham galáxias ainda maiores lá fora. E se elas estão lá, nós iremos encontrá-las no centro de grandes aglomerados de galáxias.

The post Qual a maior galáxia do Universo? appeared first on Climatologia Geográfica.

Estudantes criam música com partículas

Posted: 06 Jan 2015 12:35 PM PST

Estudantes do MIT desenvolveram uma técnica que é possível compor melodias apenas com a energia de partículas.

Nick Lopez, Keldin Sergheyev e Helen Chang Liu cursavam uma matéria chamada “Introdução à composição”. Só que eles foram bem diferentes em relação aos outros alunos, que criavam instrumetos e afins. Criaram texturam musicais a partir de radiação nuclear, essa ideia não ficou só ai eles partiram para outra matéria, onde tinham que analisar formas para medir partículas liberadas durante o enfraquecimento radioativo.

Com base nisso, ele conseguiam níveis de energia que eram transformados em números e depois convertiam em notas músicas. Escute clicando aqui.

Fonte: Revista Galileu

The post Estudantes criam música com partículas appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!