sábado, 10 de janeiro de 2015

Climatologia Geográfica


Bill Gates bebe água que estava no esgoto 5 minutos depois do tratamento

Posted: 10 Jan 2015 04:48 AM PST

Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por não ter acesso a água potável ou saneamento adequado, resultando na morte de mais de 700 mil crianças a cada ano. Resolver este problema não é tão simples como a instalação de sistemas de esgotos ou sépticas, pois eles necessitam de mais energia e infra-estrutura que poderiam ser efetivamente mantida em muitos países em desenvolvimento. Os resíduos de muitas áreas são deixados sem tratamento e simplesmente despejados em rios locais e outros corpos de água, onde ele irá contribuir para  propagação de doenças.

O mais recente empreendimento da Fundação Bill e Melinda Gates pretende resolver este problema criando um método de tratamento de águas residuais que elimina os causadores de doenças de esgoto e converte-os em água limpa e potável. O dispositivo de vapor movidos a motor é chamado de Omniprocessor, fabricado baseadamente em Seattle Janicki Bioenergia . O Omniprocessor pode converter dejetos humanos em água limpa e potável em questão de minutos.

Usando o desperdício de 100.000 pessoas, o Omniprocessor irá produzir 86.000 litros de água por dia, o suficiente para 43 mil pessoas. Embora exista um porém na oferta e demanda, isso vai ser um tremendo alívio para as pessoas nessas áreas. Isto não é para ser estritamente caridade, mas um meio de criar economias auto-suportada.

Veja:

 

The post Bill Gates bebe água que estava no esgoto 5 minutos depois do tratamento appeared first on Climatologia Geográfica.

Ao vivo: Concorra a um ingresso para a Campus Party 2015 (Edição São Paulo)

Posted: 09 Jan 2015 04:05 PM PST

A Campus Party Brasil, maior evento tecnológico do país, divulgou nesta quarta-feira a programação da oitava edição, que acontece sob o tema "Da Terra à Lua" – em homenagem aos 150 anos do livro de Julio Verne. O evento será realizado na Expo Imigrantes, em São Paulo, entre 3 e 8 de fevereiro de 2015.
Nos outros palcos, os participantes se dividem por temas: empreendedorismo, desenvolvimento, redes sociais, criatividade, segurança e redes, jogos e simulação, software livre, movimento maker e ciência. Como em 2014, haverá um palco menor, o Cross Space, espaço multidisciplinar onde as discussões não estão pautadas apenas por um tema. No total, são mais de 600 horas de conteúdo em todos os espaços abertos aos debates e formação do público. Quer concorrer a chance de ir presenciar isso?
Acompanhe ao vivo e veja como ganhar um ingresso:
Nesta transmissão, que iniciará às 22:30 (Horário de Brasília), iremos sortear um ingresso para todos os dias do evento da Campus Party São Paulo (não incluído Camping).
O ganhador deve se encarregará das despesas de locomoção até São Paulo e o prêmio é intransferível.

The post Ao vivo: Concorra a um ingresso para a Campus Party 2015 (Edição São Paulo) appeared first on Climatologia Geográfica.

Metal lendário de Atlântida é encontrado em naufrágio

Posted: 09 Jan 2015 03:18 PM PST

Em seu diálogo Crítias, Platão descreve Atlântida como um lugar que “cintila com a luz vermelha do oricalco”, esse metal que de acordo com ele, revestia todo o interior do templo de Poseidon na lendária ilha. Platão também diz que esse metal era o segundo mais valioso, atrás apenas do ouro.

Poucas quantidades deste material foram encontrados, mas surpreendentemente, mergulhadores da Sicília acabam de descobrir 39 barras compostas pela misteriosa liga em um navio que naufragou por volta do ano 550 a.C. na região de Gela, no sul da ilha italiana.

"Nada similar jamais havia sido encontrado", disse Sebastiano Tusa, da agência marítima local, ao Discovery News. "Nós conhecíamos o oricalco de textos antigos e de alguns objetos ornamentais", conta. De acordo com os estudioso, essa liga é bem parecida ao bronze, que é feita a partir da reação entre minério de zinco, carvão e cobre.

Ao ser analisadas com uma técnica chamada de fluorescência de raios x, percebeu-se que as 39 barras são compostas por 75-80% de cobre, 15-20% de zinco e também por pequenas quantidades de níquel, chumbo e ferro.

Fonte: Revista Galileu

The post Metal lendário de Atlântida é encontrado em naufrágio appeared first on Climatologia Geográfica.

Satélite Brasileiro é aprovado para fabricação

Posted: 09 Jan 2015 01:20 PM PST

Publicação retirada do site oficial da FAB.

Foram finalizados em dezembro os trabalhos da revisão crítica de projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Na avaliação foram examinados em detalhes todos os sistemas e subsistemas do artefato brasileiro e verificado se o projeto cumpre os requisitos para a fabricação. O novo satélite será o primeiro a ser 100% controlado por instituições do Brasil.

O SGDC terá 5,8 toneladas, posicionado a uma distância 35.786 km da superfície da Terra. A previsão é de que o satélite seja lançado no segundo semestre de 2016 e terá vida útil superior a 15 anos. Quando estiver em órbita, o artefato terá uma banda de uso exclusivo militar, o que vai garantir segurança total nas transmissões de informações estratégicas do País.

A revisão crítica de projeto foi realizada na cidade de Toulouse, na França, e contou com a participação de especialistas da Telebras, do Ministério da Defesa, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da empresa VISIONA. Compareceram também o Adido de Defesa e Aeronáutico do Brasil na França, Coronel Antônio Ramirez Lorenzo, e militares do Núcleo do Centro de Operações Espaciais Principal (NUCOPE-P), da Força Aérea Brasileira.

"Esta foi a última etapa antes da fabricação do satélite que será de extrema importância para o Ministério da Defesa e para o Brasil. Em 2015, serão construídos os prédios de onde o SGDC vai ser comandado. Um ficará em Brasília, no Sexto Comando Aéreo Regional, e o outro no Rio de Janeiro, na Estação de Rádio da Marinha", explicou o Comandante do NUCOPE-P, Coronel Hélcio Vieira Junior.

Além de atender à demanda de comunicações estratégicas do Ministério da Defesa, o satélite facilitará a execução do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), levando comunicação de qualidade às regiões mais afastadas do Brasil, que ainda dependem da construção de rotas de fibra ótica para terem acesso à internet.

O projeto de construção e controle do satélite também prevê transferência de tecnologia, o que dará ao Brasil o domínio desse tipo de conhecimento, que poderá ser disseminado nas mais diversas áreas – em especial, no meio da indústria de defesa.

Assista ao vídeo da Telebras sobre o funcionamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas.

The post Satélite Brasileiro é aprovado para fabricação appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!