Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Prepare-se para o Enem 2015: Objetos de conhecimento
- Geologia Geral – Revisão de Geografia para Enem e Vestibular
- Normas de Linguagem – Revisão gratuita de Gramática para o Enem
Prepare-se para o Enem 2015: Objetos de conhecimento Posted: 10 Mar 2015 07:02 AM PDT Quem está de olho no Enem 2015 pela primeira vez ou quem ainda não entendeu como funciona o Exame, é importantíssimo saber o que será avaliado e quais são os parâmetros que regem a elaboração da prova. Como dissemos em textos anteriores, o Enem busca muito mais avaliar competências do que conhecimentos puros. Interessa aos avaliadores verificar o desempenho do aluno do que medir sua capacidade de memória. No Enem, a prova é dividida em 4 áreas de conhecimento que testarão a capacidade do estudante em se desenvolver em 5 eixos cognitivos. A partir destes, a prova é elaborada levando em conta as matrizes de referência, habilidades específicas para cada área de conhecimento. O Enem, embora não seja preciso dizer, é sempre bom reforçar, está cada vez mais se fortalecendo como a porta de entrada para a formação de uma carreira. Com a nota do Enem você pode ingressar em uma universidade pública através do Sisu, garantir uma bolsa de estudos de até 100% em uma universidade privada através do Prouni, financiar até mesmo o total do custo o seu curso universitário através do Fies, além de ter acesso à vagas em cursos técnicos para ingressar no mercado de trabalho em até um ano através do Pronatec. Estes são apenas os programas do governo para formação profissional, a iniciativa privada também vem construindo oportunidades as quais você pode ter acesso através da sua nota do Enem 2015. Vamos, então ao que interessa para ajudar na obtenção da nota desejada no Enem 2015: Enem 2015: Objetos de Conhecimento relacionados às Matrizes de ReferênciaComo este título já diz, partimos das matrizes para especificar para cada área de conhecimento saberes específicos que são exigidos nas provas. É aqui que finalmente descobrimos o que cai na prova. O que, especificamente temos que estudar em cada área de conhecimento. Linguagem e Códigos | Matemática | Ciências da Natureza | Ciências Humanas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
The post Prepare-se para o Enem 2015: Objetos de conhecimento appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
Geologia Geral – Revisão de Geografia para Enem e Vestibular Posted: 09 Mar 2015 12:54 PM PDT O estudo da Geologia Geral dá a você a real dimensão da Estrutura e do Relevo da Terra. É conteúdo fundamental de Geografia, e cai no Enem e nos Vestibulares. A Terra foi formada há aproximadamente 4,5 bilhões de anos e a temperatura da superfície do planeta era muito elevada, e só há 3,5 bilhões de anos ela passou a resfriar e a formar as primeiras formas do relevo em função da solidificação do magma. A partir da formação da litosfera muitos milhões de anos se passaram e a atmosfera da Terra em formação começou a atuar no relevo terrestre formando as bacias sedimentares. Nos últimos 70 milhões de anos, a intensa atividade interna da Terra fez surgir as enormes cadeias de montanhas (dobramentos modernos), que estão presentes em bordas de placas tectônicas. Eras geológicas Placas tectônicas Relevo "O relevo corresponde às diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planaltos, planícies, depressões, etc.). (…) A disciplina científica que estuda as formas de relevo, sua origem, a estrutura e os processos responsáveis por sua evolução é a Geomorfologia. O relevo resulta da atuação de dois grandes conjuntos de fatores denominados agentes do relevo". (COELHO, Marcos A. e TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. Moderna, 2001. p. 82). Agentes do relevo Agentes internos ou endógenos que atuam no interior da crosta terrestre (tectonismo, terremotos, maremotos, vulcanismo). Agentes externos ou exógenos que atuam na superfície da crosta terrestre (chuvas, ventos, rios, mares). Dica 1 – Geografia- Enem – O derretimento das Calotas Polares – http://blogdoenem.com.br/geografia-derretimento-calotas-polares/Geologia do Brasil Estrutura do relevo brasileiro A estrutura do relevo brasileiro é muito antiga e intensamente desgastada pela erosão, predominando as bacias sedimentares que correspondem a 64% do território brasileiro e 36% de escudos cristalinos, não possuindo dobramentos modernos ou recentes. Nas formações sedimentares do país podemos encontrar petróleo e carvão mineral enquanto nas áreas cristalinas aparecem os metais preciosos. Em estruturas sedimentares do Brasil encontramos os importantes combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral). Nas estruturas cristalinas, os metais preciosos são encontrados em grande proporção, como na Serra dos Carajás no Pará e no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais. Dica 2 – Geografia Enem: A População Brasileira e seu crescimento – http://blogdoenem.com.br/geografia-populacao-brasileira/Classificações do relevo Aroldo de Azevedo foi o responsável por criar a primeira classificação do relevo do Brasil, utilizando em sua classificação cotas altimétricas. A partir desse critério, dividiu o relevo brasileiro em 8 unidades (Planalto das Guianas, Planalto Brasileiro que é dividido em Central, Meridional e Atlântico), Planície Amazônica, Litorânea, do Pantanal e Pampeana. Dica 3 – As Grandes Navegações – O que você precisa saber? – História Enem – http://blogdoenem.com.br/grandes-navegacoes-historia-enem/Exercícios Questão 1 Com base nos estudos dos fósseis e da dinâmica terrestre, os geocientistas procuram compreender as transformações do ambiente, organizadas em uma ordem cronológica expressa na escala de tempo geológico. Associe adequadamente as características apresentadas no bloco inferior com os intervalos de tempo geológico do bloco superior. 1 – Mesozoico 2 – Paleozoico 3 – Cenozoico 4 – Pré-Cambriano ( ) Surgimento das primeiras formas de vida. ( ) Formação das cadeias de montanhas atuais, como os Alpes, o Himalaia e os Andes. ( ) Início da fragmentação do continente primitivo (pangea), dando origem a duas massas continentais: Gondwana e Laurásia. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) 4 – 1 – 3. b) 4 – 3 – 1. c) 2 – 4 – 3. d) 3 – 4 – 1. e) 1 – 2 – 4. Questão 2 (UFAM) – Universidade Federal do Amazonas Os agentes internos que participam na formação do relevo são: a) os abalos sísmicos, os solos e a ação dos ventos. b) o vulcanismo, o intemperismo e os abalos sísmicos. c) o tectonismo, o clima e a ação da água. d) o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos. e)o tectonismo, os abalos sísmicos e os solos. Questão 3 O ‘tsunami’ que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos: a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região. b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica. c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra. d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul. e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas. Questão 4 (FEPAR/PR) – Faculdade Evangélica do Paraná O território brasileiro é formado por uma estrutura geológica muito antiga e desgastada, onde podemos encontrar vários minerais importantes, como ferro e manganês. Estamos falando de certas regiões conhecidas como: a) bacias sedimentares; b) planície basáltica; c) planalto arenito-basáltico; d) escudos sedimentares; e) escudos cristalinos. Questão 5 (UNCISAL/AL) – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Observe os mapas. Considerando os conhecimentos sobre a distribuição do relevo brasileiro, pode-se afirmar que as áreas representadas nos mapas A e B correspondem, respectivamente, a: a) Planaltos e Chapadas da Bacia do Amazonas; b) Planície Amazônica e Planície Litorânea; c) Bacias Sedimentares e Serra do Espinhaço; d) Planaltos Amazônicos e Tabuleiros Costeiros; e) Depressão Amazônica e Serra da Mantiqueira. The post Geologia Geral – Revisão de Geografia para Enem e Vestibular appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
Normas de Linguagem – Revisão gratuita de Gramática para o Enem Posted: 09 Mar 2015 09:36 AM PDT Sim, cai sim! Muita gente chegou a pensar que o Ministério da Educação tinha entrado na onda de que falar ou escrever ‘nóis pega os peixe’ estava valendo como norma oficial do idioma português no Brasil, e abandonado as Normas de Linguagem. Mas, foi mesmo só uma escorregada, um vacilo do MEC, que voltou a exigir o cumprimento das normas de linguagem (culta) na correção da Redação do Enem e nos exercícios de gramática. Veja abaixo. As Normas de Linguagem consistem na variedade linguística de uso real dos falantes que possuem maior contato com a escrita. Vamos lá: Norma Padrão É a normatização da gramática. O gramático delimita, localiza e identifica quem são os falantes da norma culta, coleta a língua utilizada por eles e fornece uma descrição objetiva e clara da língua. É dentro deste padrão que ocorre o processo de alfabetização no ambiente escolar. Tradicionalmente o processo de aprendizagem da língua portuguesa no Brasil ocorria por ‘cartilhas’ de alfabetização. As mais famosas foram a Cartilha Sodré, e a Cartilha Caminho Suave, estão nas imagens ao lado. Há programas de alfabetização por computador disponíveis no mercado, como o ‘Caça Palavras’, onde crianças de quatro ou cinco anos ‘apendem brincando’ a formar sílabas, palavras, frases, e a ler em menos de seis meses. Nestes sistemas conhecidos por ‘sintéticos’ ou ‘fônicos’ o aprendizado parte da fonética (dos sons) das letras para depois formar sílabas, palavras e frases. Há também os ‘métodos globais’ de alfabetização, também conhecidos por ‘analíticos’, e que fazem um caminho diferente, e partem do todo e consideram o contexto do educando para depois ir aos fragmentos. Observação: Com base no conceito de norma padrão é possível notar variações nas diferentes regiões do Brasil nos usos e costumes. Mas os fundamentos podem e devem ser preservados, independente dos regionalismos. Níveis de linguagem Ao usarmos a linguagem verbalizada, podemos registrá-la de forma falada ou escrita. Ambas se apresentam aos contextos linguísticos, basicamente, de duas maneiras: de forma culta ou de forma coloquial. - nível culto: prima pela correção gramatical, pela ausência de gírias e de expressões ou termos regionalistas. As frases são mais bem elaboradas e o vocabulário mais rico. Encontramos esse tipo de linguagem nos livros, nas revistas, nas palestras, nas provas, na entrevista de empregos, dentre outras situações mais formais. - nível coloquial: dispensa formalidades, aceita termos regionais, gírias. É uma maneira mais descontraída e informal de usar a língua. Empregamos essa situação no bate-papo diário, na conversa familiar, no bilhete a alguém próximo, etc. Observação: Cabe a cada usuário da língua avaliar o contexto de uso e escolher a forma de expressão mais apropriada. Afinal, paralelamente à sua condição de sistema de unidades e regras combinatórias, a língua é expressão da imagem que os interlocutores fazem da situação social em que se encontram – ou seja, uma forma de comportamento -, e como tal requer de seus usuários discernimento para adequar as formas que empregam à situação e à finalidade do ato comunicativo. É nisso que consiste a competência verbal de um cidadão. (AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008, p.66.) Dica 1 – Gramática Enem – Super aula sobre as Variantes Linguísticas! – http://blogdoenem.com.br/variantes-linguisticas-enem/Veja agora com estes Exercícios para você compreender melhor:Questão 1 (Enem/ 2009) A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas. Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você: a) fará uso da linguagem metafórica. b) apresentará elementos não verbais. c) utilizará o registro informal. d) evidenciará a norma padrão. e) fará uso de gírias. Dica 2 – Português Enem: Saiba tudo sobre as vozes verbais – http://blogdoenem.com.br/portugues-enem-vozes-verbais/Questão 2 Os dois níveis de fala, o coloquial e o culto, são determinados pela cultura e formação escolar dos falantes, pelo grupo social a que eles pertencem e pela situação concreta em que a língua é utilizada. Um falante adota modos diferentes de falar dependendo das circunstâncias em que se encontra. Leia os quadrinhos a seguir, observando a utilização do nível coloquial e, por fim, transporte as falas das personagens para o culto. http://www.radicci.com.br/tirinhas.asp Questão 3 Leia a letra de música a seguir e responda o solicitado. Quando você vem Pra passar o fim de semana Eu finjo que tá tudo bem Mesmo dura ou com grana Você ignora tudo que eu faço Depois vai embora Desatando os nossos laços Quero te encontrar Quero te amar Você pra mim é tudo Minha terra, meu céu, meu mar (Buchecha) a) Identifique e corrija a linguagem coloquial apresentada na letra de música. b) Justifique o coloquialismo empregado pelo autor. Dica 3 – Gramática Enem – Revisão sobre comunicação humana – http://blogdoenem.com.br/gramatica-comunicacao-humana/Questão 4 (Enem/ 2009) Iscute o que tô dizendo, Seu dotô, seu coroné: De fome tão padecendo Meus fio e minha muié. Sem briga, questão nem guerra, Meça desta grande terra Umas tarefa pra eu! Tenha pena do agregado Não me dêxe deserdado Daquilo que Deus me deu. (PATATIVA DO ASSARÉ. A terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008 (fragmento). A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante: a) escolarizado proveniente de uma metrópole. b) sertanejo morador de uma área rural. c) idoso que habita uma comunidade urbana. d) escolarizado que habita uma comunidade do interior do país. e) estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país. Questão 5 (Enem/ 2011) Entre ideia e tecnologia O grande conceito por trás do Museu da Língua é apresentar o idioma como algo vivo e fundamental para o entendimento do que é ser brasileiro. Se nada nos define com clareza, a forma como falamos o português nas mais diversas situações cotidianas é talvez a melhor expressão da brasilidade. (SCARDOVELI, E. Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, Ano II, no 6, 2006.) O texto propõe uma reflexão acerca da língua portuguesa, ressaltando para o leitor a: a) inauguração do museu e o grande investimento em cultura no país. b) importância da língua para a construção da identidade nacional. c) afetividade tão comum ao brasileiro, retratada através da língua. d) relação entre o idioma e as políticas públicas na área de cultura. e) diversidade étnica e linguística existente no território nacional. The post Normas de Linguagem – Revisão gratuita de Gramática para o Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário