quarta-feira, 11 de março de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Prepare-se para o Enem 2015: Objetos de conhecimento

Posted: 10 Mar 2015 07:02 AM PDT

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Quem está de olho no Enem 2015 pela primeira vez ou quem ainda não entendeu como funciona o Exame, é importantíssimo saber o que será avaliado e quais são os parâmetros que regem a elaboração da prova. Como dissemos em textos anteriores, o Enem busca muito mais avaliar competências do que conhecimentos puros. Interessa aos avaliadores verificar o desempenho do aluno do que medir sua capacidade de memória.

No Enem, a prova é dividida em 4 áreas de conhecimento que testarão a capacidade do estudante em se desenvolver em 5 eixos cognitivos. A partir destes, a prova é elaborada levando em conta as matrizes de referência, habilidades específicas para cada área de conhecimento.

O Enem, embora não seja preciso dizer, é sempre bom reforçar, está cada vez mais se fortalecendo como a porta de entrada para a formação de uma carreira. Com a nota do Enem você pode ingressar em uma universidade pública através do Sisu, garantir uma bolsa de estudos de até 100% em uma universidade privada através do Prouni, financiar até mesmo o total do custo o seu curso universitário através do Fies, além de ter acesso à vagas em cursos técnicos para ingressar no mercado de trabalho em até um ano através do Pronatec. Estes são apenas os programas do governo para formação profissional, a iniciativa privada também vem construindo oportunidades as quais você pode ter acesso através da sua nota do Enem 2015.

Vamos, então ao que interessa para ajudar na obtenção da nota desejada no Enem 2015:

Enem 2015: Objetos de Conhecimento relacionados às Matrizes de Referência

Como este título já diz, partimos das matrizes para especificar para cada área de conhecimento saberes específicos que são exigidos nas provas. É aqui que finalmente descobrimos o que cai na prova. O que, especificamente temos que estudar em cada área de conhecimento.

Linguagem e Códigos | Matemática | Ciências da Natureza | Ciências Humanas

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • Estudo do texto – as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação:
    • modos de organização da composição textual;
    • atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e privadas.
  • Estudo das práticas corporais – a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade:
    • performance corporal e identidades juvenis;
    • possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer;
    • mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual;
    • exercício físico e saúde;
    • o corpo e a expressão artística e cultural;
    • o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura;
    • práticas corporais e autonomia;
    • condicionamentos e esforços físicos;
    • o esporte;
    • a dança;
    • as lutas;
    • os jogos;
    • as brincadeiras.
  • Produção e recepção de textos artísticos – interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania:
    • Artes Visuais – estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade;
    • Teatro – estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação;
    • Música – estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação;
    • Dança – estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação;
    • Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas;
    • inclusão, diversidade e multiculturalidade – a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
  • Estudo do texto literário – relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos:
    • produção literária e processo social;
    • processos de formação literária e de formação nacional;
    • produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional;
    • relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;
    • elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira;
    • associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas;
    • articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção;
    • representação literária – natureza, função, organização e estrutura do texto literário;
    • relações entre literatura, outras artes e outros saberes
  • Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos – recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos:
    • organização da macroestrutura semântica e a articulação entre ideias e proposições (relações lógico-semânticas).
  • Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos – argumentação – tipo, gêneros e usos em língua portuguesa:
    • formas de apresentação de diferentes pontos de vista
    • organização e progressão textual
    • papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
  • Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa – usos da língua: norma culta e variação linguística:
    • uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído – elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais;
    • uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual – elementos de articulação das sequências dos textos ou à construção da micro estrutura do texto.
  • Estudo dos gêneros digitais – tecnologia da comunicação e informação – impacto e função social:
    • o texto literário típico da cultura de massa – o suporte textual em gêneros digitais;
    • a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica;
    • os recursos linguísticos e os gêneros digitais;
    • a função social das novas tecnologias.

 

Matemática e suas Tecnologias 

  • Conhecimentos numéricos:
    • operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
  • Conhecimentos geométricos:
    • características das figuras geométricas planas e espaciais;
    • grandezas, unidades de medida e escalas;
    • comprimentos, áreas e volumes;
    • ângulos;
    • posições de retas;
    • simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos;
    • teorema de Tales;
    • relações métricas nos triângulos;
    • circunferências;
    • trigonometria do ângulo agudo.
  • Conhecimentos de estatística e probabilidade:
    • representação e análise de dados;
    • medidas de tendência central (médias, moda e mediana);
    • desvios e variância;
    • noções de probabilidade.
  • Conhecimentos algébricos:
    • gráficos e funções;
    • funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas;
    • equações e inequações;
    • relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
  • Conhecimentos algébricos/geométricos:
    • plano cartesiano;
    • retas;
    • circunferências;
    • paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Física | Química | Biologia

 

Física

  • Conhecimentos básicos e fundamentais:
    • Noções de ordem de grandeza.
    • Notação Científica.
    • Sistema Internacional de Unidades.
    • Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo.
    • Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis.
    • Ferramentas básicas: gráficos e vetores.
    • Conceituação de grandezas vetoriais e escalares.
    • Operações básicas com vetores.
  • O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas:
    • Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração.
    • Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica.
    • Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis.
    • Conceito de inércia.
    • Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais.
    • Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear).
    • Força e variação da quantidade de movimento.
    • Leis de Newton.
    • Centro de massa e a ideia de ponto material.
    • Conceito de forças externas e internas.
    • Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso.
    • Momento de uma força (torque).
    • Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos.
    • Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração.
    • Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares.
    • Noção de força centrípeta e sua quantificação.
    • A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes.
    • Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
  • Energia, trabalho e potência:
    • Conceituação de trabalho, energia e potência.
    • Conceito de energia potencial e de energia cinética.
    • Conservação de energia mecânica e dissipação de energia.
    • Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional.
    • Forças conservativas e dissipativas.
  • A Mecânica e o funcionamento do Universo:
    • Força peso.
    • Aceleração gravitacional.
    • Lei da Gravitação Universal.
    • Leis de Kepler.
    • Movimentos de corpos celestes.
    • Influência na Terra: marés e variações climáticas.
    • Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
  • Fenômenos Elétricos e Magnéticos:
    • Carga elétrica e corrente elétrica.
    • Lei de Coulomb.
    • Campo elétrico e potencial elétrico.
    • Linhas de campo.
    • Superfícies equipotenciais.
    • Poder das pontas.
    • Efeito Joule.
    • Lei de Ohm.
    • Resistência elétrica e resistividade.
    • Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia.
    • Circuitos elétricos simples.
    • Correntes contínua e alternada.
    • Medidores elétricos.
    • Representação gráfica de circuitos.
    • Símbolos convencionais.
    • Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos.
    • Campo magnético.
    • Imãs permanentes.
    • Linhas de campo magnético.
    • Campo magnético terrestre.
  • Oscilações, ondas, óptica e radiação:
    • Feixes e frentes de ondas.
    • Reflexão e refração.
    • Óptica geométrica: lentes e espelhos.
    • Formação de imagens.
    • Instrumentos ópticos simples.
    • Fenômenos ondulatórios.
    • Pulsos e ondas.
    • Período, frequência, ciclo.
    • Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda.
    • Ondas em diferentes meios de propagação.
  • O calor e os fenômenos térmicos:
    • Conceitos de calor e de temperatura.
    • Escalas termométricas.
    • Transferência de calor e equilíbrio térmico.
    • Capacidade calorífica e calor específico.
    • Condução do calor.
    • Dilatação térmica.
    • Mudanças de estado físico e calor latente de transformação.
    • Comportamento de Gases ideais.
    • Máquinas térmicas.
    • Ciclo de Carnot.
    • Leis da Termodinâmica.
    • Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano.
    • Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.

Química

  • Transformações Químicas:
    • Evidências de transformações químicas.
    • Interpretando transformações químicas.
    • Sistemas Gasosos: Lei dos gases.
    • Equação geral dos gases ideais, Princípio de Avogadro, conceito de molécula; massa molar, volume molar dos gases.
    • Teoria cinética dos gases.
    • Misturas gasosas.
    • Modelo corpuscular da matéria.
    • Modelo atômico de Dalton.
    • Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr.
    • Átomos e sua estrutura.
    • Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica. Elementos químicos e Tabela Periódica.
    • Reações químicas.
  • Representação das transformações químicas:
    • Fórmulas químicas.
    • Balanceamento de equações químicas.
    • Aspectos quantitativos das transformações químicas.
    • Leis ponderais das reações químicas.
    • Determinação de fórmulas químicas.
    • Grandezas Químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro.
    • Cálculos estequiométricos.
  • Materiais, suas propriedades e usos:
    • Propriedades de materiais.
    • Estados físicos de materiais.
    • Mudanças de estado.
    • Misturas: tipos e métodos de separação.
    • Substâncias químicas: classificação e características gerais.
    • Metais e Ligas metálicas.
    • Ferro, cobre e alumínio.
    • Ligações metálicas.
    • Substâncias iônicas: características e propriedades.
    • Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato.
    • Ligação iônica.
    • Substâncias moleculares: características e propriedades.
    • Substâncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4.
    • Ligação Covalente.
    • Polaridade de moléculas.
    • Forças intermoleculares.
    • Relação entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias.
  • Água:
    • Ocorrência e importância na vida animal e vegetal.
    • Ligação, estrutura e propriedades.
    • Sistemas em Solução Aquosa: Soluções verdadeiras, soluções coloidais e suspensões.
    • Concentração das soluções.
    • Aspectos qualitativos das propriedades coligativas das soluções.
    • Ácidos, Bases, Sais e Óxidos: definição, classificação, propriedades, formulação e nomenclatura.
    • Conceitos de ácidos e base.
    • Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização.
    • Transformações Químicas e Energia – Transformações químicas e energia calorífica.
    • Calor de reação.
    • Equações termoquímicas.
    • Lei de Hess.
    • Transformações químicas e energia elétrica.
    • Reação de oxirredução.
    • Potenciais padrão de redução.
    • Eletrólise.
    • Leis de Faraday.
    • Transformações nucleares.
    • Conceitos fundamentais da radioatividade.
    • Reações de fissão e fusão nuclear.
    • Desintegração radioativa e radioisótopos.
  • Dinâmica das Transformações Químicas:
    • Transformações Químicas e velocidade.
    • Velocidade de reação.
    • Energia de ativação.
    • Fatores que alteram a velocidade de reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador.
  • Transformação Química e Equilíbrio:
    • Caracterização do sistema em equilíbrio.
    • Constante de equilíbrio.
    • Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH.
    • Solubilidade dos sais e hidrólise.
    • Fatores que alteram o sistema em equilíbrio.
    • Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano.
  • Compostos de Carbono:
    • Características gerais dos compostos orgânicos.
    • Principais funções orgânicas.
    • Estrutura e propriedades de Hidrocarbonetos.
    • Estrutura e propriedades de compostos orgânicos oxigenados.
    • Fermentação.
    • Estrutura e propriedades de compostos orgânicos nitrogenados.
    • Macromoléculas naturais e sintéticas.
    • Noções básicas sobre polímeros.
    • Amido, glicogênio e celulose.
    • Borracha natural e sintética.
    • Polietileno, poliestireno, PVC, Teflon, náilon.
    • Óleos e gorduras, sabões e detergentes sintéticos.
    • Proteínas e enzimas.
  • Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente:
    • Química no cotidiano.
    • Química na agricultura e na saúde.
    • Química nos alimentos.
    • Química e ambiente.
    • Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou produção de substâncias químicas.
    • Indústria Química: obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico.
    • Mineração e Metalurgia.
    • Poluição e tratamento de água.
    • Poluição atmosférica.
    • Contaminação e proteção do ambiente.
  • Energias Químicas no Cotidiano:
    • Petróleo, gás natural e carvão.
    • Madeira e hulha.
    • Biocombustíveis.
    • Impactos ambientais de combustíveis fosseis.
    • Energia nuclear.
    • Lixo atômico.
    • Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.

Biologia

  • Moléculas, células e tecidos:
    • Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo.
    • Divisão celular.
    • Aspectos bioquímicos das estruturas celulares.
    • Aspectos gerais do metabolismo celular.
    • Metabolismo energético: fotossíntese e respiração.
    • Codificação da informação genética.
    • Síntese protéica.
    • Diferenciação celular.
    • Principais tecidos animais e vegetais.
    • Origem e evolução das células.
    • Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante.
    • Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos.
    • Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos.
    • Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade.
  • Hereditariedade e diversidade da vida:
    • Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias.
    • Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade.
    • Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano.
    • Antígenos e anticorpos.
    • Grupos sanguíneos, transplantes e doenças autoimunes.
    • Neoplasias e a influência de fatores ambientais.
    • Mutações gênicas e cromossômicas.
    • Aconselhamento genético.
    • Fundamentos genéticos da evolução.
    • Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.
  • Identidade dos seres vivos:
    • Níveis de organização dos seres vivos
    • Vírus, procariontes e eucariontes
    • Autótrofos e heterótrofos
    • Seres unicelulares e pluricelulares
    • Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos
    • Tipos de ciclo de vida
    • Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos
    • Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes
    • Embriologia, anatomia e fisiologia humana
    • Evolução humana
    • Biotecnologia e sistemática.
  • Ecologia e ciências ambientais:
    • Fatores bióticos e abióticos.
    • Habitat e nicho ecológico.
    • A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax.
    • Dinâmica de populações.
    • Interações entre os seres vivos.
    • Ciclos biogeoquímicos.
    • Fluxo de energia no ecossistema.
    • Biomas brasileiros.
    • Exploração e uso de recursos naturais.
    • Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar.
    • Conservação e recuperação de ecossistemas.
    • Conservação da biodiversidade.
    • Tecnologias ambientais.
    • Noções de saneamento básico.
    • Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.
  • Origem e evolução da vida:
    • A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação.
    • Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos.
    • Teorias de evolução.
    • Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies.
    • A teoria evolutiva de Charles Darwin.
    • Teoria sintética da evolução.
    • Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.
  • Qualidade de vida das populações humanas:
    • Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano.
    • Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
    • Índice de desenvolvimento humano.
    • Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia.
    • Noções de primeiros socorros.
    • Doenças sexualmente transmissíveis.
    • Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade.
    • Violência e segurança pública.
    • Exercícios físicos e vida saudável.
    • Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável.
    • Legislação e cidadania.

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade:
    • Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil.
    • A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América.
    • História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira.
    • História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira.
    • Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.
  • Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado:
    • Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa.
    • Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna.
    • Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial.
    • As lutas pela conquista da independência política das colônias da América.
    • Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação.
    • O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX.
    • Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX.
    • A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana.
    • Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria.
    • Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazifascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América.
    • Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI.
    • A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas.
    • Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.
  • Características e transformações das estruturas produtivas:
    • Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências.
    • Economia agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia.
    • Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos.
    • A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas.
    • A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais.
    • Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
  • Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente:
    • Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos.
    • As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico.
    • Origem e evolução do conceito de sustentabilidade.
    • Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo.
    • Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro.
    • Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.
  • Representação espacial
    • Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.

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Geologia Geral – Revisão de Geografia para Enem e Vestibular

Posted: 09 Mar 2015 12:54 PM PDT

O estudo da Geologia Geral dá a você a real dimensão da Estrutura e do Relevo da Terra. É conteúdo fundamental de Geografia, e cai no Enem e nos Vestibulares. 

A Terra foi formada há aproximadamente 4,5 bilhões de anos e a temperatura da superfície do planeta era muito elevada, e só há 3,5 bilhões de anos ela passou a resfriar e a formar as primeiras formas do relevo em função da solidificação do magma.

A partir da formação da litosfera muitos milhões de anos se passaram e a atmosfera da Terra em formação começou a atuar no relevo terrestre formando as bacias sedimentares. Nos últimos 70 milhões de anos, a intensa atividade interna da Terra fez surgir as enormes cadeias de montanhas (dobramentos modernos), que estão presentes em bordas de placas tectônicas.

Eras geológicas

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Placas tectônicas

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Relevo

"O relevo corresponde às diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planaltos, planícies, depressões, etc.). (…) A disciplina científica que estuda as formas de relevo, sua origem, a estrutura e os processos responsáveis por sua evolução é a Geomorfologia. O relevo resulta da atuação de dois grandes conjuntos de fatores denominados agentes do relevo". (COELHO, Marcos A. e TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. Moderna, 2001. p. 82).

 Agentes do relevo

Agentes internos ou endógenos que atuam no interior da crosta terrestre (tectonismo, terremotos, maremotos, vulcanismo).

Agentes externos ou exógenos que atuam na superfície da crosta terrestre (chuvas, ventos, rios, mares).

Dica 1 – Geografia- Enem – O derretimento das Calotas Polares – http://blogdoenem.com.br/geografia-derretimento-calotas-polares/

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Geologia do Brasil

Estrutura do relevo brasileiro

A estrutura do relevo brasileiro é muito antiga e intensamente desgastada pela erosão, predominando as bacias sedimentares que correspondem a 64% do território brasileiro e 36% de escudos cristalinos, não possuindo dobramentos modernos ou recentes. Nas formações sedimentares do país podemos encontrar petróleo e carvão mineral enquanto nas áreas cristalinas aparecem os metais preciosos. Em estruturas sedimentares do Brasil encontramos os importantes combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral). Nas estruturas cristalinas, os metais preciosos são encontrados em grande proporção, como na Serra dos Carajás no Pará e no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.

Dica 2 – Geografia Enem: A População Brasileira e seu crescimento – http://blogdoenem.com.br/geografia-populacao-brasileira/

Classificações do relevo

Aroldo de Azevedo foi o responsável por criar a primeira classificação do relevo do Brasil, utilizando em sua classificação cotas altimétricas. A partir desse critério, dividiu o relevo brasileiro em 8 unidades (Planalto das Guianas, Planalto Brasileiro que é dividido em Central, Meridional e Atlântico), Planície Amazônica, Litorânea, do Pantanal e Pampeana.

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Dica 3 – As Grandes Navegações – O que você precisa saber? – História Enem – http://blogdoenem.com.br/grandes-navegacoes-historia-enem/

Exercícios

Questão 1

Com base nos estudos dos fósseis e da dinâmica terrestre, os geocientistas procuram compreender as transformações do ambiente, organizadas em uma ordem cronológica expressa na escala de tempo geológico.

Associe adequadamente as características apresentadas no bloco inferior com os intervalos de tempo geológico do bloco superior.

1 – Mesozoico

2 – Paleozoico

3 – Cenozoico

4 – Pré-Cambriano

( ) Surgimento das primeiras formas de vida.

( ) Formação das cadeias de montanhas atuais, como os Alpes, o Himalaia e os Andes.

( ) Início da fragmentação do continente primitivo (pangea), dando origem a duas massas continentais: Gondwana e Laurásia.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) 4 – 1 – 3.

b) 4 – 3 – 1.

c) 2 – 4 – 3.

d) 3 – 4 – 1.

e) 1 – 2 – 4.

Questão 2

(UFAM) – Universidade Federal do Amazonas

Os agentes internos que participam na formação do relevo são:

a) os abalos sísmicos, os solos e a ação dos ventos.

b) o vulcanismo, o intemperismo e os abalos sísmicos.

c) o tectonismo, o clima e a ação da água.

d) o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.

e)o tectonismo, os abalos sísmicos e os solos.

Questão 3

O ‘tsunami’ que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos.

Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos:

a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.

b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.

c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.

d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.

e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

Questão 4

(FEPAR/PR) – Faculdade Evangélica do Paraná

O território brasileiro é formado por uma estrutura geológica muito antiga e desgastada, onde podemos encontrar vários minerais importantes, como ferro e manganês. Estamos falando de certas regiões conhecidas como:

a) bacias sedimentares;

b) planície basáltica;

c) planalto arenito-basáltico;

d) escudos sedimentares;

e) escudos cristalinos.

Questão 5

(UNCISAL/AL) – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Observe os mapas.

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Considerando os conhecimentos sobre a distribuição do relevo brasileiro, pode-se afirmar que as áreas representadas nos mapas A e B correspondem, respectivamente, a:

a) Planaltos e Chapadas da Bacia do Amazonas;

b) Planície Amazônica e Planície Litorânea;

c) Bacias Sedimentares e Serra do Espinhaço;

d) Planaltos Amazônicos e Tabuleiros Costeiros;

e) Depressão Amazônica e Serra da Mantiqueira.

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Normas de Linguagem – Revisão gratuita de Gramática para o Enem

Posted: 09 Mar 2015 09:36 AM PDT

Sim, cai sim! Muita gente chegou a pensar que o Ministério da Educação tinha entrado na onda de que falar ou escrever ‘nóis pega os peixe’ estava valendo como norma oficial do idioma português no Brasil, e abandonado as Normas de Linguagem. Mas, foi mesmo só uma escorregada, um vacilo do MEC, que voltou a exigir o cumprimento das normas de linguagem (culta) na correção da Redação do Enem e nos exercícios de gramática. Veja abaixo.

As Normas de Linguagem consistem na variedade linguística de uso real dos falantes que possuem maior contato com a escrita. Vamos lá:

Norma Padrão

É a normatização da gramática. O gramático delimita, localiza e identifica quem são os falantes da norma culta, coleta a língua utilizada por eles e fornece uma descrição objetiva e clara da língua. É dentro deste padrão que ocorre o processo de alfabetização no ambiente escolar.

cartilha caminho suave cartilha sodré alfabeto free pixabayTradicionalmente o processo de aprendizagem da língua portuguesa no Brasil ocorria por ‘cartilhas’ de alfabetização. As mais famosas foram a Cartilha Sodré, e a Cartilha Caminho Suave, estão nas imagens ao lado.

Há programas de alfabetização por computador disponíveis no mercado, como o ‘Caça Palavras’, onde crianças de quatro ou cinco anos ‘apendem brincando’  a formar sílabas, palavras, frases, e a ler em menos de seis meses.

Nestes sistemas conhecidos por ‘sintéticos’ ou ‘fônicos’ o aprendizado parte da fonética (dos sons) das letras para depois formar sílabas, palavras e frases.  Há também os ‘métodos globais’ de alfabetização, também conhecidos por ‘analíticos’, e que fazem um caminho diferente, e partem do todo e consideram o contexto do educando para depois ir aos fragmentos.

Observação: Com base no conceito de norma padrão é possível notar variações nas diferentes regiões do Brasil nos usos e costumes. Mas os fundamentos podem e devem ser preservados, independente dos regionalismos.

Níveis de linguagem

Ao usarmos a linguagem verbalizada, podemos registrá-la de forma falada ou escrita. Ambas se apresentam aos contextos linguísticos, basicamente, de duas maneiras: de forma culta ou de forma coloquial.

- nível culto: prima pela correção gramatical, pela ausência de gírias e de expressões ou termos regionalistas. As frases são mais bem elaboradas e o vocabulário mais rico. Encontramos esse tipo de linguagem nos livros, nas revistas, nas palestras, nas provas, na entrevista de empregos, dentre outras situações mais formais.

- nível coloquial: dispensa formalidades, aceita termos regionais, gírias. É uma maneira mais descontraída e informal de usar a língua. Empregamos essa situação no bate-papo diário, na conversa familiar, no bilhete a alguém próximo, etc.

Observação: Cabe a cada usuário da língua avaliar o contexto de uso e escolher a forma de expressão mais apropriada. Afinal, paralelamente à sua condição de sistema de unidades e regras combinatórias, a língua é expressão da imagem que os interlocutores fazem da situação social em que se encontram – ou seja, uma forma de comportamento -, e como tal requer de seus usuários discernimento para adequar as formas que empregam à situação e à finalidade do ato comunicativo.

É nisso que consiste a competência verbal de um cidadão. (AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008, p.66.)

Dica 1 – Gramática Enem – Super aula sobre as Variantes Linguísticas! – http://blogdoenem.com.br/variantes-linguisticas-enem/

Veja agora com estes Exercícios para você compreender melhor:

Questão 1

(Enem/ 2009) A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas.

Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você:

a) fará uso da linguagem metafórica.

b) apresentará elementos não verbais.

c) utilizará o registro informal.

d) evidenciará a norma padrão.

e) fará uso de gírias.

Dica 2 – Português Enem: Saiba tudo sobre as vozes verbais – http://blogdoenem.com.br/portugues-enem-vozes-verbais/

Questão 2

Os dois níveis de fala, o coloquial e o culto, são determinados pela cultura e formação escolar dos falantes, pelo grupo social a que eles pertencem e pela situação concreta em que a língua é utilizada. Um falante adota modos diferentes de falar dependendo das circunstâncias em que se encontra. Leia os quadrinhos a seguir, observando a utilização do nível coloquial e, por fim, transporte as falas das personagens para o culto.

4011.pnghttp://www.radicci.com.br/tirinhas.asp

Questão 3

Leia a letra de música a seguir e responda o solicitado.

Quando você vem

Pra passar o fim de semana

Eu finjo que tá tudo bem

Mesmo dura ou com grana

Você ignora tudo que eu faço

Depois vai embora

Desatando os nossos laços

Quero te encontrar

Quero te amar

Você pra mim é tudo

Minha terra, meu céu, meu mar

(Buchecha)

a) Identifique e corrija a linguagem coloquial apresentada na letra de música.

b) Justifique o coloquialismo empregado pelo autor.

Dica 3 – Gramática Enem – Revisão sobre comunicação humana – http://blogdoenem.com.br/gramatica-comunicacao-humana/

Questão 4

(Enem/ 2009)

Iscute o que tô dizendo,

Seu dotô, seu coroné:

De fome tão padecendo

Meus fio e minha muié.

Sem briga, questão nem guerra,

Meça desta grande terra

Umas tarefa pra eu!

Tenha pena do agregado

Não me dêxe deserdado

Daquilo que Deus me deu.

(PATATIVA DO ASSARÉ. A terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008 (fragmento).

A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante:

a) escolarizado proveniente de uma metrópole.

b) sertanejo morador de uma área rural.

c) idoso que habita uma comunidade urbana.

d) escolarizado que habita uma comunidade do interior do país.

e) estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.

Questão 5

(Enem/ 2011)

Entre ideia e tecnologia

O grande conceito por trás do Museu da Língua é apresentar o idioma como algo vivo e fundamental para o entendimento do que é ser brasileiro. Se nada nos define com clareza, a forma como falamos o português nas mais diversas situações cotidianas é talvez a melhor expressão da brasilidade. (SCARDOVELI, E. Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, Ano II, no 6, 2006.)

O texto propõe uma reflexão acerca da língua portuguesa, ressaltando para o leitor a:

a) inauguração do museu e o grande investimento em cultura no país.

b) importância da língua para a construção da identidade nacional.

c) afetividade tão comum ao brasileiro, retratada através da língua.

d) relação entre o idioma e as políticas públicas na área de cultura.

e) diversidade étnica e linguística existente no território nacional.

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