terça-feira, 31 de março de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Tecidos vegetais  4 – Revise Biologia com o Blog do Enem

Posted: 30 Mar 2015 12:53 PM PDT

Os primeiros autótrofos pluricelulares a surgirem foram as algas e, posteriormente, no ambiente terrestre, as briófitas. Esses vegetais simples são avasculares (não possuem vasos condutores), transportam água e outras substâncias célula a célula. Porém, quando os vegetais começaram a ficar mais complexos e atingirem maiores tamanhos, ficou difícil transportar substâncias por osmose e difusão de uma célula para a outra. Imagine só quanto tempo levaria para substâncias absorvidas nas raízes chegarem até as folhas de uma sequoia com mais de sessenta metros de altura! Logo surgiram os tecidos condutores, que forneciam um sistema de transporte mais rápido: os vasos condutores, que podem ser lenhosos (xilema) ou liberianos (floema). Você conhece estes tecidos vegetais de condução? Não? Então fique ligado neste post que preparamos para você e detone as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Para iniciar sua revisão veja essa excelente videoaula de histologia vegetal do canal "Me salva" do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Legal, não é mesmo? Agora, para ficar "fera" em tecidos vegetais de condução, fique ligado(a) no resumão e nas dicas que preparamos para você:

Dica 1: Antes de continuar estudando os tecidos de preenchimento e sustentação, que tal dar uma revisada nos meristemas primários e secundários? Então veja este super post sobre histologia vegetal com videoaula do professor Artur Ramos e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos.

Seiva bruta e seiva elaborada: As raízes absorvem do solo água e sais minerais. Esta solução é chamada de seixa bruta ou seiva inorgânica. Nas regiões da planta onde há cloroplastos, como as folhas e os caules jovens, ocorre a produção de compostos orgânicos (como a glicose) através da fotossíntese. Estes compostos dissolvidos em água formam a seiva elaborada ou seiva orgânica cuja função é nutrir as células vivas das plantas. Algumas espécies de árvores produzem seivas elaboradas que são utilizadas industrialmente, para a produção de alimento (como o xarope de bordo) ou de borracha (como a seringueira).

Coleta da Seiva

Xilema ou lenho: O xilema é o tecido condutor responsável pelo transporte da seiva bruta. É originado por um meristema secundário, o câmbio. O xilema é constituído, basicamente, pelos vasos lenhosos.  Os vasos lenhosos são conjuntos de células mortas e ocas e que formam cordões longos que vão das raízes até as folhas.  As células pertencentes ao xilema são reforçadas com grande quantidade de lignina que se deposita sobre as paredes celulares destas células. A lignina confere resistência a estas células, evitando que elas se deformem ou arrebentem devido à pressão exercida pela seiva.  Como as células dos vasos lenhosos são mortas, elas não possuem citoplasma. Dessa maneira, a seiva bruta consegue passar com maior rapidez. Há dois tipos de vasos lenhosos: as traqueias (elementos de vaso, presentes somente em angiospermas) e as traqueídes. As traqueias são vasos lenhosos que se encontram ligados por grandes aberturas, chamadas de perfurações. Veja na imagem a seguir uma perfuração de um elemento de vaso visto ao microscópio eletrônico de varredura:

Tecido Vegetal - Elemento Vaso

Já as traqueídes são vasos lenhosos que se ligam por diminutos poros chamados de pontuações. Veja na imagem a seguir três traqueídes e suas junções com pequenas pontuações:

Tecido Vegetal - Traqueídes

Além dos vasos lenhosos, o xilema apresenta um parênquima lenhoso, cuja células são responsáveis pelo preenchimento da planta e pelo armazenamento de substâncias. Como o xilema é altamente enriquecido de lignina, ele também irá desempenhar importante papel na sustentação do vegetal.

Dica 2: Estômato, hidatódios, tricomas, acúleos… Você conhece esses anexos da epiderme dos vegetais? Então revise aqui! http://blogdoenem.com.br/tecidos-vegetais-2-biologia-enem/

Floema ou líber: O floema, assim como o xilema, é um tecido formado a partir do câmbio. Porém, este tecido vegetal é formado na parte externa do câmbio, mais próximo à periferia do vegetal, logo abaixo dos tecidos que formam a casca (ao contrário do xilema, que é mais interno). O floema é responsável por transportar a seiva elaborada das folhas e outras partes fotossintetizantes até as células vivas do vegetal. O floema é formado por células parenquimáticas e pela junção de células vivas e anucleadas , muito alongadas que constituem os vasos liberianos ou elementos de tubos crivados.  As células dos tubos crivados são separadas por paredes cheias de buraquinhos (os crivos), chamadas de placas crivadas. Para unir uma célula à outra existem plasmodesmos atravessando os crivos, fixando as células. Nas angiospermas há células chamadas de células companheiras ou anexas que comunicam-se com as células dos vasos liberianos através de plasmosdesmos. As células companheiras regulam e comandam as células do tubo crivado, uma vez que estas últimas são células anucleadas.  Na imagem a seguir você pode ver as placas crivadas (indicadas) e as células companheiras ao seu redor.

Tecido Vegetal - Placas Crivadas

Dica 3: Parênquimas? O que é isso? Não se desespere, querido(a) candidato(a)! Nós podemos te ajudar! Veja este super post sobre os tecidos vegetais de sustentação e preenchimento dos vegetais (tem videoaula joinha do professor Artur Ramos!).
Dica 4: Você quer ver vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem!
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuita!
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

The post Tecidos vegetais  4 – Revise Biologia com o Blog do Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Guarujá – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 30 Mar 2015 05:27 AM PDT

guaruja-resultado-enem-2013-escolas-fb

Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade de Guarujá, litoral de São Paulo. Os alunos de 10 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame. Acima dos seiscentos pontos está apenas o Cento Educacional Objetivo do Litoral – Unidade VII, com 605,27 pontos. Em seguida estão o Colégio Alfa – Unidade II, com 548,63 pontos e o Colégio Don Domênico, com 547,97 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Guarujá não tem nenhuma escola abaixo desta nota, mas uma ficou bem próxima, é a escola Eduardo Gomes Marechal do Ar, que atingiu a média de 470,83 pontos.

compartilhe

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Confira todas as notas no Resultado Enem 2013 das escolas de ensino médio de Guarujá:

#NOME DA ESCOLARedaçãoMédia nas objetivas
1OBJETIVO DO LITORAL CENTRO EDUCACIONAL UNIDADE VII655,00605,27
2ALFA COLEGIO UNIDADE II580,00548,63
3DON DOMENICO COLEGIO580,80547,97
4ALBERTO SANTOS DUMONT ETE593,10543,35
5DOMINGOS DE MORAES ESCOLA DE EFMS E TECNICA562,86538,11
6OMEGA COLEGIO II534,12515,07
7ADELIA CAMARGO CORREA COLEGIO DE EFM558,15513,96
8DOMINGOS DE SOUZA PREFEITO521,97499,72
9VICENTE DE CARVALHO498,87483,99
10EDUARDO GOMES MARECHAL DO AR490,86470,83

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

The post Guarujá – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Uberaba – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 30 Mar 2015 04:59 AM PDT

uberaba-resultado-enem-2013-escolas´fb

Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade mineira de Uberaba. Os alunos de 17 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame. Com três escolas com mais de 600 pontos, a nota média mais alta pertence ao Colégio Marista Diocesano, com 637,56 pontos, seguido do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, com 623,79 pontos e pelo Sistema Apoio de Ensino, com 608,33 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Uberaba não tem nenhuma escola abaixo desta nota, mas uma ficou bem próxima, é a Escola Estadual Santa Terezinha, que atingiu a média de 498,36 pontos.

compartilhe

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Confira o Resultado Enem 2013 de todas as escolas de ensino médio de Uberaba:

#NOME DA ESCOLARedaçãoMédia nas objetivas
1COLEGIO MARISTA DIOCESANO725,97637,56
2COLEGIO CENECISTA DR JOSE FERREIRA722,93623,79
3SISTEMA APOIO DE ENSINO635,71608,33
4COLEGIO OSVALDO CRUZ650,00596,90
5COLEGIO GABARITO690,71589,13
6SESI ESC ALBERTO MARTINS F BORGES592,86588,29
7INSTITUTO FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO – CAMPUS UBERABA623,03587,59
8ASSEIJ – COLEGIO NOSSA SENHORA DAS DORES676,59580,45
9COLEGIO LICEU ALBERT EINSTEIN602,58577,27
10COLEGIO OPCAO566,32569,05
11COL N SRA DAS GRACAS565,00562,89
12COL RUBEM ALVES593,16551,65
13COLEGIO TIRADENTES PMMG548,78543,78
14EE MINAS GERAIS545,08512,87
15EE MARECHAL HUMBERTO A CASTELO BRANCO557,10512,84
16EE PROFESSORA CORINA DE OLIVEIRA516,86507,51
17EE SANTA TEREZINHA505,29498,36

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

The post Uberaba – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Ribeirão das Neves – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 30 Mar 2015 04:17 AM PDT

reibeirao-das-neves-resultado-enem-2013-escolas-fb

Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade mineira de Ribeirão das Neves. Os alunos de 7 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

Não houve escolas com mais de seiscentos pontos, sendo a nota mais alta a da Rede de Ensino Gênesis, com 573,91 pontos. Em seguida, temos a Escola Estadual Cidade dos Meninos, com 503,12 pontos e a Escola Estadual João Gonçalves Neto, com 495,12 pontos. Entre as notas mais baixas, não há nenhuma abaixo de 450, pertencendo à Escola João Lopes Gontijo a nota mais baixa, 466,79.

compartilhe

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Confira as notas de todas no Resultado Enem 2013 as escolas de ensino médio de Ribeirão das Neves:

#NOME DA ESCOLARedaçãoMédia nas objetivas
1REDE DE ENSINO GENESIS610,00573,91
2EE CIDADE DOS MENINOS505,76503,12
3EE JOAO GONCALVES NETO499,29495,12
4EE ALIZON THEMOTER COSTA500,30489,54
5EE ANTONIO MIGUEL CERQUEIRA NETO498,25482,05
6EE DO BAIRRO ROSANEVES498,97475,15
7EE JOAO LOPES GONTIJO457,50466,79

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

The post Ribeirão das Neves – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!