Blog do Enem: simplificado como deve ser |
10 Dicas de Redação Enem para você se sair bem na prova. Confira! Posted: 01 Apr 2015 10:23 AM PDT Entre as principais dúvidas dos candidatos em relação à preparação para a Redação Enem estão: o tempo ideal para escrever; como desenvolver o texto; e quais os temas que podem ser cobrados. Você também tem alguma destas dúvidas? Então, veja aqui estas 10 dicas de Redação Enem preparadas pelos professores do QG do Enem. Junto com eles você está no melhor caminho. 1 – Escrever, escrever, e escrever!A melhor maneira de se preparar para a Redação Enem é escrever muitos textos sobre os mais diversos assuntos, sejam eles temas propostos em outras edições da prova ou temas de atualidades. O hábito de escrever é muito importante, pois confere segurança ao aluno. 2 – Sem medo do relógio!No dia da redação Enem também são aplicadas as provas de Linguagens e Matemática, com duração total de cinco horas e meia. Ou seja, o candidato terá, mais ou menos, uma hora para escrever a redação. Para não se distrair com o cálculo do tempo no dia do Exame a sugestão do QG nestas 10 dicas de Redação Enem é treinar com provas anteriores, cronometrando seu tempo médio. Reserve um dia por semana para fazer redações e vá marcando o tempo que você gasta. E, pelo menos uma vez por mês durante a sua preparação de estudos faça as 90 questões de Matemática e Linguagens e mais a redação. 3- Contra ou a favor?Já no dia da prova, a principal ideia para você ter em mente é: "Como eu me posiciono diante deste tema da Redação Enem: contra ou a favor?". Assim, já se define a tese, ou seja, o posicionamento que será adotado diante do tema proposto. A partir daí, é preciso ficar de olho na estrutura cobrada pelo Enem, que é de um texto dissertativo-argumentativo. 4- Estrutura da Redação do EnemNa redação do Enem a capacidade de desenvolver um texto bem argumentado é avaliada a partir do raciocínio lógico desenvolvido pelo candidato. Considerando que se pede um texto dissertativo-argumentativo, além dos mecanismos de coesão, uma tese deve ser explicitada e devem ser expostos argumentos de diversos tipos que a sustentem. A estrutura é uma prioridade dentro das 10 Dicas de Redação Enem. Não vacile! 5 – Raciocínio na Redação EnemA dica dos professores do QG do Enem alerta você de que é preciso verificar se a seguinte estrutura de raciocínio está presente no seu texto da Redação Enem:
6 – Clareza nas ideias!Você é um dentre os milhões de candidatos. Capriche com atenção e muito cuidado para demonstrar a clareza das ideias. Ou seja, você deve apresentar um texto de fácil entendimento. A dica de Redação do QG do Enem é que você seja claro, mas sem ser óbvio ou repetitivo. 7 – TemasSegundo o Ministério da Educação, a redação exige um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Para este ano, alguns assuntos possíveis de serem cobrados incluem: falta de água, crise no setor energético, desafios da mobilidade urbana, a juventude e as transformações sociais, as transformações em decorrência da Copa do Mundo e o desafio do envelhecimento da população no século XXI. 8- As competências avaliadasOs aspectos a serem avaliados na redação relacionam-se às " cinco competências" que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade, sendo elas, indicadas abaixo de 'A' a 'E': Competência A: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. É preciso atentar para o uso correto da crase, da concordância verbal, da regência, da colocação pronominal e da pontuação. Competência B: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Três pontos são muito importantes nesta competência: Tangenciamento do tema (priorizar a análise parcial do tema, ignorando eixos fundamentais de discussão, provoca perda frequente de pontos);Inconveniência transdisciplinar (muitas vezes, itens incompatíveis com o tema aparecem em meio à argumentação, provocando um enfraquecimento na sustentação de posicionamentos); e Desvio de tipologia textual predominante (para exemplificar o que se diz, muitos candidatos utilizam a descrição ou a narração e esquecem que o texto deve ser dissertativo). Competência C: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É preciso ter muito cuidado com a contradição (mudar de opinião no decorrer do texto ou "ficar em cima do muro") e com a inconsistência teórica (sugerir dados equivocados ou carentes de comprovação). Competência D: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Ou seja, evitar a repetição de vocabular, falha de referenciação e incoerência em conectores, prejudicando excessivamente o que se pretende dizer. Competência E: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Aqui, é preciso ficar atento à utopia da intervenção, à ausência do agente e ao desrespeito aos direitos humanos. 9 – Videoaulas de Redação QG do Enem para você mandar bem no EnemO QG do Enem tem uma seleção de videoaulas gratuitas de redação para ajudar você a se preparar ainda mais para a prova. Confira esta sobre como estruturar bem o seu texto dissertativo argumentativo:
|
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário