terça-feira, 21 de abril de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Equações Polinomiais do 1º e 2º graus. Aulas e questões resolvidas para o Enem

Posted: 20 Apr 2015 05:04 PM PDT

Equações Polinomiais – Polinômios do 1º grau e Polinômios do 2º grau.

Equações Polinomiais – Você está pronto para resolver Equações Polinomiais nas questões no Enem ou no Vestibular? – Ainda não? – Vamos revisar!

- Polinômios caem sempre. Mesmo que não apareçam ‘questões puras’ de Equações Polinomiais o raciocínio utilizado na resolução dos Polinômios de 1º grau ou dos Polinômios de 2º grau está presente na forma de resolver questões em diversas outras disciplinas que demandam raciocínio matemático.

Então, fique de olho e treine as Equações Polinomiais, pois vão além das questões da prova de Matemática. Vamos lá?

 – O que é uma Equação Polinomial do 1º grau?

 Resposta fácil de você entender e nunca mais esquecer:

Uma equação polinomial de 1º grau é uma sentença matemática onde temos uma igualdade entre os dois lados, e que envolve números desconhecidos representados por letras.

Temos que equação polinomial do 1º grau é toda equação que pode ser escrito na forma: 11498.png

 Exemplos:

 a) Matemática Enem

 b) Matemática Enem

Equação Polinomial do 2º grau:

Agora o grau de complexidade sobe um pouco. Então, temos que equação polinomial do 2º grau é toda equação que pode ser escrita na forma:

11571.png

Raízes ou Zeros da Equação:

É o valor numérico que, ao substituir a incógnita (letra que representa o valor desconhecido), torna a igualdade verdadeira.

Para o caso das equações polinomiais do 1º grau, temos:

Matemática Enem

Para o caso das equações polinomiais do 2º grau, temos:

11646.png

Matemática Enem

Exercício Resolvido de Equações Polinomiais

Exemplo resolvido: Encontrar a raiz das equações abaixo para U=Q.

a) 11677.png

11809.png

11818.png

b) 11787.png

11796.png

Exercícios Resolvidos – Treine para fixar a lógica de raciocínio e a resolução:

Exemplo 1. (Unisinos 2012) As soluções da equação

11839.png

são

a) – 4 e -1.    b) – 4 e 1.    c) – 4 e 3.    d) – 1 e 3.   e) 1 e 3.

Dica para resolver: Basta aplicar a fórmula para a resolução da equação do 2º grau. Portanto, as soluções são – 4 e 1. Se você seguir este caminho de resolução vai encontrar a resposta correta na alternativa  [B]

Exemplo 2. (Ufsm 2011) – Em uma determinada região do mar, foi contabilizado um total de 340 mil animais, entre lontras marinhas, ouriços do mar e lagostas. Verificou-se que o número de lontras era o triplo do de ouriços e que o número de lagostas excedia em 20 mil unidades o total de lontras e ouriços. Pode-se dizer que o número de ouriços dessa região é

a) 30 mil.    b) 35 mil.    c) 40 mil.    d) 45 mil.    e) 50 mil.

Dicas para você resolver e aprender:  

Lontras: 3x

Ouriços: x

Lagostas 3x + x + 20.000

 3x + x + 3x + x + 20.000 = 340.000

8x = 320.000

x = 40.000

Então, seguindo esta lógica de resolução, a resposta da questão 2 está na alternativa [C]

Saiba mais sobre Equações Polinomiais do  1º e 2º grau nestas duas aulas do Professor Gui, do canal matematicaemexercicios.com, disponíveis no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios que estão após os vídeos!

Desafios para você resolver Polinômios e compartilhar

Questão 1 – (G1 – ifsc 2011) A solução da equação tem como resultado, 11885.png

a) um número racional negativo.

b) um número irracional.

c) um número inteiro negativo.

d) um número racional maior que 5.

e) um número natural.

Questão 2 – (G1 – utfpr 2011) Se a e b são raízes da equação do segundo grau 11903.png , então a e b pertencem ao intervalo:

a) 11951.png b) 11962.png

c) 11971.png d) 11980.png

e) 11989.png

Questão 3 – (G1 – cftpr 2006) Seja a a raiz positiva e b a raiz negativa da equação 12023.png. Então o valor de a + 2.b é igual a:

a) – 17/2.    b) 1.    c) – 1.    d) 2.    e) 0.

Dica 2 – Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise tudo sobre Função Exponencial em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem! – http://blogdoenem.com.br/funcao-exponencial-matematica-enem/

Dica 3 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Revise sobre Equações Exponenciais para garantir uma boa nota na prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/equacoes-exponenciais-matematica-enem/

Questão 4 – (G1 – cftmg 2005) O valor de x na equação [(x + 6)/2] – [(x + 8)/6] = [(x + 10)/4] – [(1 – x)/3] é

a) – 26/5    b) – 2    c) 2    d) 26/5

Questão 5 – (Unirio 2003) Marta vai se casar e N amigas suas resolveram comprar-lhe um presente no valor de R$ 300,00, cada uma delas contribuindo com a quantia de X reais. Na hora da compra, entretanto, uma delas desistiu de participar e as outras tiveram, cada uma, um acréscimo de R$ 15,00 na quota inicialmente prevista. Assim, a afirmação correta é:

a) N = 4    b) X = R$ 60,00    c) X = R$ 45,00    d) X = R$ 50,00    e) N = 6

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Dica de Matemática do Blog do Enem – Você está tinindo para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise aqui tudo sobre Função Exponencial em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem!

 

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Limeira – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 20 Apr 2015 08:42 AM PDT

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Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade da serra paulistana, Limeira. Os alunos de 20 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

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Acima da barreira dos seiscentos pontos, três escolas se destacam na elite do ensino brasileiro. São o Colégio São José, com 632,97 pontos, o Liceu Portinari de Ensino Médio, com 608,50 pontos, e o Colégio Técnico Unicamp de Limeira, com 606,06 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Limeira não tem nenhuma escola abaixo desta nota, mas uma ficou bem próxima, é a escola Professor Ary Leite Pereira, que atingiu a média de 476,98 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas de todas as escolas de Petrópolis no Resultado Enem 2013:

#ESCOLARedaçãoProvas Objetivas
1SAO JOSE COLEGIO648,75632,97
2LICEU PORTINARI DE ENSINO MEDIO643,47608,50
3LIMEIRA COLEGIO TECNICO DE UNICAMP640,91606,06
4RUTH G FIGUEIRA COLEGIO EVANGELICO642,22594,54
5PORTAL DE LIMEIRA COLEGIO656,67589,18
6TRAJANO CAMARGO ETE635,00588,07
7JANDYRA ANTUNES ROSA PROFESSORA COLEGIO663,33580,28
8LIMEIRENSE COLEGIO585,71577,51
9NOVO ACADEMICO COLEGIO605,45572,10
10EINSTEIN DE ENSINO ORGANIZACAO577,36550,21
11GASPARZINHO EEI E COL SAO BENEDITO DE ENSINO FUND E MEDIO572,00535,13
12SESI 005 CENTRO EDUCACIONAL575,81532,47
13SESI 408 CENTRO EDUCACIONAL567,50526,71
14APROVADO DE LIMEIRA COLEGIO541,11518,84
15ANTONIO PERCHES LORDELLO PROFESSOR562,92515,21
16BARAO DE LIMEIRA COLEGIO471,43513,25
17LAZARO DUARTE DO PATEO PROFESSOR535,36502,53
18ANTONIO DE QUEIROZ PROFESSOR478,24488,99
19GABRIEL POZZI PROFESSOR452,73484,11
20ARY LEITE PEREIRA PROFESSOR470,00476,98

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem.

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Taubaté – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 20 Apr 2015 07:30 AM PDT

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Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade paulistana de Taubaté. Os alunos de 22 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

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Acima da barreira dos 600 pontos, seis escolas alcançaram notas excelentes e se posicionam na elite do ensino médio brasileiro. Em primeiro lugar e com nota impressionante está o Colégio Objetivo Junior, com 687,86 pontos. Em seguida, no segundo lugar está o Colégio Progressão, com 644,48 pontos e, em terceiro, o Colégio Anglo Cassiano Ricardo, com 631,19 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Taubaté  não tem nenhuma escola abaixo desta nota, mas uma ficou bem próxima, é a escola Amador Bueno Da Veiga, que atingiu a média de 461,90 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja a nota de todas as escolas de Petrópolis no Resultado Enem 2013:

#ESCOLARedaçãoProvas Objetivas
1OBJETIVO JUNIOR COLEGIO725,56687,86
2PROGRESSAO COLEGIO721,54644,48
3CASSIANO RICARDO DE PSG COLEGIO664,71631,19
4OBJETIVO COLEGIO687,12629,52
5JARDIM DAS NACOES COLEGIO662,50617,16
6HENRIQUETA VIALTA SAAD EEI EF E MEDIO703,13611,74
7GERALDO JOSE RODRIGUES ALCKMIN DR ETE566,02568,71
8SANTO ANTONIO INSTITUTO DE ENSINO618,18557,84
9ALFREDO JOSE BALBI DOUTOR ESCOLA DE APLICACAO577,25556,44
10TABLEAU COLEGIO607,41556,43
11COTET COLEGIO TECNICO DE TAUBATE555,69544,54
12JOSE EZEQUIEL SOUZA PROF EMEFM571,59530,46
13SESI 411 CENTRO EDUCACIONAL541,30525,06
14DIOCESANO PADRE ANCHIETA COLEGIO504,29513,74
15POLO EDUCACIONAL INSTITUTO482,31498,45
16AMACIO MAZZAROPI514,83491,57
17MARIO CARDOSO FRANCO PROFESSOR502,89481,91
18CESIDIO AMBROGI PROFESSOR470,77478,85
19URBANO ALVES DE SOUZA PEREIRA ENGENHEIRO497,18478,36
20CESAR COSTA DEPUTADO477,50470,36
21ANTONIO MAGALHAES BASTOS488,25462,34
22AMADOR BUENO DA VEIGA463,13461,90

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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Petrópolis – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 20 Apr 2015 06:55 AM PDT

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Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade de Petrópolis, interior do estado Rio de Janeiro. Os alunos de 30 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

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Acima da barreira dos 600 pontos, seis escolas alcançaram notas excelentes e se posicionam na elite do ensino médio brasileiro. Em primeiro lugar e com nota impressionante está o Colégio Ipiranga, com 693,97 pontos médios na prova objetiva. Em seguida, no segundo lugar, temos o Colégio Alaor, com 638,67 pontos, e o Colégio Bom Jesus Canarinhos, com 634,96 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Petrópolis não tem nenhuma escola abaixo desta nota, mas uma ficou bem próxima, é o Colégio Estadual Irmã Cecília Jardim, que atingiu a média de 476,57 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja a nota de todas as escolas de Petrópolis no Resultado Enem 2013:

#ESCOLARedaçãoProvas Objetivas
1COLEGIO IPIRANGA768,78693,97
2INST EDUC PROF ALAOR664,76638,67
3COLEGIO BOM JESUS CANARINHOS708,49634,96
4INST SOCIAL SAO JOSE689,82628,23
5INSTITUTO EDUCACIONAL PROF ALAOR LTDA607,27619,67
6ASVP COL SANTA ISABEL658,50608,30
7INST METODISTA DE PETROPOLIS663,70578,21
8COL DE APLICACAO DA UCP636,67575,61
9SEMINARIO DIOCESANO N S DO AMOR DIVINO596,00573,54
10FENICE EMPREEND EDUC SC LTDA557,14568,28
11CENTRO EDUCACIONAL DE ITAIPAVA576,84567,57
12CENTRO EDUCACIONAL MAURICIO BARROSO612,22566,93
13COLEGIO SAO JOSE573,89566,05
14CEPEC – CENTRO EDUC PETROPOLITANO CRISTAO LTDA ME614,00558,76
15COLEGIO SAO JOSE IMPERADOR LTDA EPP593,95558,08
16INST SAO PEDRO DE ALCANTARA600,00556,20
17INST PETROPOLITANO ADVENTISTA DE ENSINO583,11534,78
18DINAMICO CENTRO DE ENSINO569,47529,88
19LICEU MUN PREFEITO CORDOLINO AMBROSIO566,39528,83
20INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES561,33516,79
21CE DOM PEDRO II540,93510,50
22INST EDUC BIBLOS545,71505,90
23LICEU SAO JOSE DE ITAIPAVA568,75505,58
24CENTRO EDUCACIONAL C C S LTDA482,50504,32
25CE CARDOSO FONTES549,63500,35
26CE RUI BARBOSA533,33498,41
27CIEP BRIZOLAO 472 CANDIDO PORTINARI517,44491,32
28EE DE ARARAS527,41488,74
29COLEGIO ANGLICANO DE ARARAS570,91482,12
30CE IRMA CECILIA JARDIM492,87476,57

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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Princípio de Arquimedes – Aula de revisão para Física Enem

Posted: 18 Apr 2015 09:41 PM PDT

Princípio de Arquimedes – Principio geral da Hidrostática. Você lembra? É por estes conceitos básicos criados pelo matemático grego Arquimedes quase três séculos antes de Cristo que se inicia o estudo de ‘por que um corpo imerso na água torna-se aparentemente mais leve do que é’. Veja abaixo.

O inventor e matemático grego, Arquimedes (282 – 212 a.C.), constatou que um corpo imerso na água torna-se aparentemente mais leve devido à ação de uma força, vertical para cima, que o líquido exerce sobre o corpo. Além disso, Arquimedes propôs uma maneira de obter a intensidade dessa força. Essa força, exercida pelo líquido sobre o corpo é denominada empuxo (E).

Sendo assim, um corpo totalmente imerso em um líquido obedece às seguintes condições:

  • Se ele permanece em repouso no ponto onde ele foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual a intensidade da força peso (E = P).
  • Se ele afunda, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P).
  • Se ele vai para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P).

princípio de arquimedes

A partir dessas condições, temos o princípio de Arquimedes como o seguinte: "Todo corpo mergulhado em um fluído (líquido ou gás) fica sujeito a uma força vertical para cima, exercida pelo líquido, sendo a intensidade dessa força igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo".

Quando temos a situação em que um corpo mergulhado dentro de um fluído está em equilíbrio, temos que o empuxo e a força peso são iguais. Sabemos também que, sendo Vf o volume de fluído deslocado pelo corpo, a massa desse fluído deslocado pode ser calculada por:

figura_31.jpg

7220.png

A força peso é calculada através do produto da massa pela gravidade, e sendo o empuxo igual ao peso, teremos a seguinte equação:

7228.png

Quando um objeto encontra-se dentro da água, é possível verificar que se torna mais fácil erguê-lo do que quando o objeto está no ar. Isso se deve ao fato de que um corpo dentro de um líquido tem um peso aparente que é menor do que o peso real quando está no ar. Essa diminuição aparente no peso do corpo deve-se justamente à ação do empuxo exercido pelo líquido:

7238.png

Corpos flutuantes

Para um corpo flutuando em um líquido, temos as seguintes condições:

  • O corpo encontra-se em equilíbrio: E = P.
  • O volume de líquido que ele desloca é menor que o seu volume: Vdeslocado < Vcorpo
  • Sua densidade é menor do que a massa específica do líquido: dcorpo < μlíq
  • O valor do peso aparente do corpo é nulo:
    Pap = P – E → Pap = 0

Podemos encontrar a relação de volume imerso e o volume total de um corpo, que é dada por:

7252.png

Essa relação representa a fração do volume total do corpo que está submersa.

Por exemplo, se 7268.png significa que 90% do

corpo está submerso e a densidade do corpo é 90% da densidade do líquido em que flutua. É a relação que observamos entre o gelo e a água, como nos icebergs, que apenas 10% do seu volume total se encontra fora d'água.

figura_32.jpg

Saiba mais sobre Princípio de Arquimedes  nesta aula do canal Fabrisfisica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver utilizando o que aprendeu sobre o Princípio de Arquimedes

Questão 01- (UFJF-MG) A figura mostra um balão utilizado para estudos atmosféricos. O balão, quando vazio, tem uma massa de 49kg. Quando o balão é preenchido por um gás cuja massa é 1kg, passa a ter um volume de 110m3. Considerando a densidade do ar igual a 1,3kg/m3 e g = 10m/s2, a tensão da corda que prende o balão ao solo é:

Física Enem

a) 1420 N    b) 940 N    c) 1100 N    d) 930 N    e) 1430 N

Questão 02 -m (UFPI) Um objeto, quando completamente mergulhado na água, tem um peso aparente igual a três quartos de seu peso real. O número de vezes que a densidade média desse objeto é maior que a densidade da água é:

a) 4     b) 2    c) 1    d) 1/2    e) 1/4

Questão 03 – Um ovo colocado num recipiente com água vai até o fundo, onde fica apoiado, conforme a figura. Adicionando-se sal em várias concentrações, ele assume as posições indicadas nas outras figuras B, C, D e E .

figura_34.jpg

A situação que indica um empuxo menor do que o peso do ovo é a da figura:

a) A     b) B     c) C     d) D     e) E

Questão 04 – Num experimento de flutuação, um corpo homogêneo de densidade 1,2g/cm³ e volume 400cm³ flutua em um líquido com 60% de seu volume submerso, em um local onde g = 10 m/s². Qual o volume de líquido que esse corpo desloca e qual a massa de líquido deslocada?

a) 480 cm³, 240 g     b) 240 cm³, 120 g     c) 120 cm³, 240 g     d) 480 cm³, 120 g     e) 240 cm³, 480 g

Questão 05 – Uma esfera maciça e homogênea, de massa específica igual a 2,4g/cm³, flutua mantendo 20% do seu volume acima da superfície livre de um líquido. A massa específica desse líquido, em g/cm3, é igual a:

a) 1,9     b) 2,0     c) 2,5     d) 3,0     e) 12,0

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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