quinta-feira, 23 de abril de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Revise a estrutura da raiz – Biologia Enem

Posted: 22 Apr 2015 12:42 PM PDT

As raízes, em geral, são subterrâneas e aclorifiladas (sem clorofila). São órgãos vegetais que permitem a fixação da planta ao substrato. Além disso, as raízes são responsáveis pela absorção de sais minerais e água, necessários para a sobrevivência da planta. Externamente podemos observar uma série de estruturas comum às raízes, como os pelos absorventes e a coifa. Você conhece estas estruturas? Não? Então, vem com a gente e revise a estrutura externa das raízes para arrasar nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Sentido de crescimento das raízes: As raízes são órgãos que possuem geotropismo (crescimento em direção ao solo) positivo e fototropismo (crescimento em direção à luz) negativo. São geralmente subterrâneas, podendo em alguns casos serem aéreas, como no caso das epífitas, onde serão importantes para a fixação da planta aos seus suportes.

Coifa: A coifa é um órgão vegetal em forma de capuz situado na extremidade da raiz. Esta estrutura é originada de um tecido meristemático primário – o caliptrogênio. A função da coifa é proteger as células do meristema primário presentes na raiz de danos mecânicos causados, por exemplo, pela penetração da raiz no solo, e contra possíveis infecções de microrganismos e herbivoria. As camadas de células mais externas da coifa vão morrendo a medida que penetram no solo, descamando e sendo substituídas por outras. As células da coifa podem também produzir um polissacarídeo chamado de pectina. A pectina é hidrofílica e sua presença "puxa" água para a raiz e forma uma espécie de gel que envolve a coifa. Veja, na imagem a seguir, uma fotografia feita com microscópio óptico da ponta de uma raiz mostrando a coifa:

estrutura da raiz

Dica 1: Quer saber mais sobre os órgãos vegetais? Então revise também a estrutura das folhas! Veja este super post com videoaula do "Me salva" e dica da professora Juliana Evelyn dos Santos.

Região lisa: Logo acima da coifa há uma região da raiz chamada de região (ou zona) lisa.  Nessa região, as células se alongam e sofrem divisões mitóticas que provocam o crescimento da raiz. A região lisa pode também ser dividida em zona de multiplicação (logo acima da coifa), onde ocorrem as mitoses, e zona de alongamento (acima da zona de multiplicação), onde as células resultantes da multiplicação se alongam e crescem.

Região pilífera: Também chamada de zona pilífera, esta região possui uma grande quantidade de pelos absorventes, chamados de tricomas.  Esses pelos ajudam na absorção de água e sais minerais do substrato uma vez que aumentam a área de contato da raiz com o seu entorno. Além disso, é nesta região que as células jovens da raiz se diferenciam para formar seus diferentes tecidos. Por tal motivo essa região pode também ser chamada de zona de diferenciação.

Região suberosa: A região suberosa, também chamada de zona de ramificação,  é uma região mais velha das raízes. Sendo assim, suas células externas são cobertas de suberina, formando uma casca. Quando a raiz se ramifica, é nessa região que surgem as raízes secundárias.

estrutura da raiz

Dica 2: Revise também as partes do caule! Aprenda mais sobre os vegetais neste super post.

E aí, curtiu o resumo sobre a estrutura externa das raízes? Então, que tal ver uma videoaula para dar aquela fixada no conteúdo? Veja esta excelente videoaula do canal "O Kuadro", do Youtube:

Gostou do vídeo? Muito bom! Agora que você já sabe tudo sobre as funções e estruturas das raízes, que tal testar seus conhecimentos?

(Uel) Num experimento, mergulharam-se em solução nutritiva as seguintes partes de quatro plantas intactas da mesma espécie:

I – toda a raiz
II – somente a zona suberosa da raiz
III – somente a zona pilífera da raiz
IV – somente a coifa da raiz

Espera-se que, após alguns dias, tenham sobrevivido SOMENTE as plantas

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

Resposta: B

Dica 3: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Revise a estrutura da raiz – Biologia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Biologia Enem – Revisão do sistema cardiovascular humano

Posted: 22 Apr 2015 12:25 PM PDT

Você sabe que para os seres humanos o sangue é essencial para o transporte de gases e nutrientes pelo nosso organismo, não é mesmo? Para entender um pouco mais sobre o transporte de substâncias pelo corpo, você precisa revisar os caminhos pelos quais passam as hemácias e a maneira como estas células e outras substâncias são impulsionadas por todo o nosso corpo. Pronto para aprender mais sobre o assunto? Então, vamos lá!

Dica Importante: – Antes de revisar especificamente sobre o sistema circulatório humano, que tal relembrar de que maneira outros animais realizam a circulação de substâncias pelo seu organismo e como eles são classificados? Para ficar "tinindo" nas nomenclaturas utilizadas nesse conteúdo, dê uma espiada no post a seguir: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-animais/

E aí, curtiu o post indicado? Beleza! Agora que você já sabe todas as classificações e peculiaridades envolvidas com a circulação de substâncias nos animais, estudar a circulação nos humanos será moleza!

Circulação humana:

Os seres humanos, como você sabe, são mamíferos. Por isso, você deve lembrar, temos um coração tetracavitário (com quatro cavidades) e uma circulação fechada e dupla. Pode parecer "grego", mas é mais fácil do que parece! Veja:

O nosso coração é classificado como tetracavitário, pois possui quatro cavidades ou câmaras internamente por onde o sangue passa. As duas cavidades superiores, onde o sangue chega ao coração, chamam-se átrios (ou aurículas). São cavidades pequenas, com paredes musculares mais finas. Já as cavidades inferiores, chamadas de ventrículos, são cavidades com musculatura mais espessa, pois são elas que bombeiam o sangue para fora do coração.

As cavidades do lado direito do coração não se comunicam com as do lado esquerdo. Isto faz com que o sangue percorra dois circuitos diferentes em nosso organismo (por isso circulação dupla) e impede que o sangue arterial se misture com o sangue venoso (circulação completa). Porém, o átrio direito se comunica com o ventrículo direito e o átrio esquerdo se comunica com o ventrículo esquerdo. Para que o sangue sempre siga na mesma direção dentro do órgão – dos átrios para os ventrículos, existem válvulas entre estas cavidades: Entre o átrio direito e o ventrículo direito, temos a válvula tricúspide. Já entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, a válvula é a bicúspide ou mitral.

Imagem 1 – Na imagem a seguir você pode visualizar o coração tetracavitário humano e suas válvulas.

Circulação Enem 1

Imagem 2 – Esta imagem ilustra bem a circulação dupla e fechada dos humanos. Vejam que o sangue vermelho (arterial) não se mistura com o representado pela cor azul (venoso). Isto faz com que os tecidos recebam maior quantidade de oxigênio, tornando a respiração mais eficiente. Você também pode visualizar os dois caminhos que o sangue percorre: para os capilares sistêmicos e para os pulmonares.

Circulação Enem 2

 

Então, para vocênão esquecer, e seguir aprendendo sobre o Sistema Cardiovascular de maneira didática e dinâmica, assista agora a esta vídeo-aula da Kahn Academy sobre a circulação humana, e depois vamos prosseguir em nossa aula:

Gostou do vídeo? Ajudou a compreender melhor e relembrar o conteúdo? Ótimo! Agora, para resumir o assunto e fixar as ideias, seguem os pontos principais do sistema cardiovascular humano:

Dica 2 – Ih… "deu branco" e você não consegue lembrar o que é sangue arterial, muito menos o que é venoso? Não faz ideia dos elementos que compõem o sangue? Não tem problema! Antes de continuar, dê uma espiada neste post sobre as células vermelhas: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-khan-academy/.

Lembrou? Pois bem, então você também deve recordar que o coração tem como função bombear o sangue em contrações rítmicas por "tubulações" que percorrem o corpo inteiro – os vasos sanguíneos, certo? Existem, basicamente, três tipos de vasos sanguíneos:

Artérias: levam o sangue do coração ao corpo. São vasos com uma camada muscular espessa, pois suportam pressões altas, uma vez que recebem sangue que acabou de ser bombeado pelo coração.

Veias: levam o sangue do corpo ao coração. São vasos com camada muscular um pouco menos espessa e que, geralmente carregam o sangue contra a gravidade. Por tal motivo, muitas veias possuem válvulas que impedem o refluxo de sangue.

Capilares: ligam as artérias às veias. São vasos muito finos que se ramificam pelos tecidos, onde realizam a hematose.

Imagem 3 – Observe as principais características dos vasos de nosso organismo:

Circulação Enem 3

Então, já conhecemos os órgãos que formam o sistema cardiovascular humano. Veja, agora, como esses órgãos funcionam juntos para transportar o sangue:

O sangue que foi oxigenado nos pulmões (sangue arterial) chega ao átrio esquerdoe é bombeado para o ventrículo esquerdo para fora do coração em direção à aorta (principal artéria do nosso corpo). Esta artéria se ramificará e distribuirá o sangue arterial para todo o corpo.

Nos capilares que irrigam os tecidos, o sangue realizará hematose, deixando o oxigênio para os tecidos e recolhendo das células o gás carbônico. Dessa maneia, o sangue arterial torna-se venoso. Os capilares sanguíneos vão se juntando em vasos maiores que desembocam na veia cava superior e na veia cava inferior. Esses dois grandes vasos levam o sangue de volta ao coração, mais especificamente ao átrio direito. Desta cavidade, osangue passa para o ventrículo direito e de lá é bombeado para os pulmões através das artérias pulmonares.

Ao chegar aos pulmões, o sangue venoso sofrerá hematose com os alvéolos pulmonares, liberando gás carbônico e absorvendo oxigênio, tornando-se arterial.

Depois da troca de gases com os pulmões, o sangue retorna ao coração, desembocando no átrio esquerdo. Reiniciando o circuito. Dessa maneira, em um circuito completo pelo corpo, o sangue passa duas vezes pelo coração humano.

Ufa! Conseguiu acompanhar? Não? Então olhe o observe o esquema abaixo:

Figura 4 – Esta figura mostra de maneira mais detalhada a circulação humana, indicando os principais vasos.

Circulação Enem 4

Pequena circulação ou circulação pulmonar: Leva o sangue venoso do coração para os pulmões, onde se torna arterial, e novamente ao coração (ciclo coração – pulmões – coração).

Grande circulação ou circulação sistêmica: Leva o sangue arterial do coração aos tecidos, onde se torna venoso, e retorna ao coração (ciclo coração – tecidos – coração).

Ainda está com dúvidas? Veja, então, este vídeo bacaninha e didático que achei no Youtube sobre os caminhos do sangue:

E, para finalizar, só mais uma coisinha sobre o coração e os vasos: a pressão sanguínea.

Quando o coração se contrai, dizemos que ele está em sístole e, quando relaxa, em diástole. Dessa maneira, quando o coração manda o sangue pelos vasos, ele gera uma pressão sobre eles, chamada de pressão arterial.  Em pessoas jovens que estão em repouso, a pressão máxima, medida durante a sístole dos ventrículos, equivale a 120milímetros de mercúrio (120mm Hg). Já a pressão mínima, medida durante a diástole dos ventrículos, equivale a 80 milímetros de mercúrio (80mm HG). Por isso temos, de forma simplificada, a pressão arterial normal em 12 por 8.

Agora que você sabe tudo sobre o sistema circulatório e vai gabaritar as questões sobre esse tema, fique atento a estes detalhes que podem se tornar "pegadinhas" nos vestibulares:

- Há divergências entre aos autores quanto à nomenclatura do sistema que acabamos de abordar. Alguns chamam de sistema cardiovascular, outros de sistema circulatório. Acontece que o último nome tem sido evitado porque a circulação de substâncias no corpo humano não é feita somente pelo coração e vasos sanguíneos (cardiovascular), mas também pelo sistema linfático. Esse sistema é composto por vasos e nódulos linfáticos, que ajudam o sistema cardiovascular a coletar substâncias dos tecidos (principalmente líquidos) e ajuda na defesa do organismo.

- O sistema cardiovascular, além de transportar substâncias pelo corpo, também ajuda nosso organismo a regular a temperatura corporal.

Dica 3 – Você que vai prestar o exame do Enem já está ligado que as questões costumam relacionar o conteúdo com questões cotidianas. Então, para você levar para a prova uma bagagem a mais sobre o assunto, leia o texto a seguir, "As emoções e o coração",do site do Doutor Dráuzio Varela: http://drauziovarella.com.br/drauzio/as-emocoes-e-o-coracao/
Dica 4 – Revisão Gratuita Enem – Veja as dicas sobre o que mais cai no Enem com Apostilas Gratuitas: http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Exercícios:

Agora que você se tornou um "expert" no sistema cardiovascular, vamos testar seus conhecimentos?

1)     (Fatec-SP) A figura a seguir esquematiza o coração de um mamífero, com suas câmaras (representadas por letras), veias e artérias (representadas por algarismos).

Circulação Enem 5

Identifique cada parte do coração e assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta.

a)     O sangue rico em O2 chega nas câmaras A e B.

b)    O sangue rico em CO2 chega na câmara B.

c)     Os vasos identificados por I, II e III são, respectivamente, veia cava superior, artéria pulmonar e artéria aorta.

d)    O vaso indicado por IV traz sangue arterial dos pulmões para o coração.

e)     O vaso III leva o sangue arterial do coração para o corpo.

Resposta: d

1)     (UNESP) Num exame de Biologia foi formulada uma questão em que se solicitava uma descrição da circulação de sangue nos mamíferos. Em uma das provas constava a seguinte resposta: "A parede do coração possui uma musculatura que se contrai com força considerável, lançando o sangue para a pequena e grande circulação (1). Cada metade do coração é uma bomba com dois compartimentos: o átrio, de paredes relativamente grossas, e o ventrículo, de paredes finas (2). O sangue proveniente dos tecidos entra no átrio direito, passa para o ventrículo direito, sendo bombeado através das artérias pulmonares aos pulmões, onde o gás carbônico é eliminado e o oxigênio apreendido (3). Os tecidos usam o oxigênio, cedendo o gás carbônico ao sangue, que retorna, pelas artérias, ao lado direito do coração (4)".

O número entre parênteses, ao final de cada período, facilitará a resposta a ser dada. Em relação ao texto, pode-se afirmar que:

a) todos os períodos são certos.

b) apenas o período (4) é errado.

c) apenas os períodos (2) e (4) são errados.

d) apenas os períodos (1) e (3) são errados.

e) apenas os períodos (1), (2) e (3) são errados.

Resposta: c

Dica 5 – Veja os  vídeos de Biologia  da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Biologia Enem – Revisão do sistema cardiovascular humano apareceu primeiro em Blog do Enem.

Mossoró – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 22 Apr 2015 11:14 AM PDT

mossoro-resultado-enem-2013-escolas

Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade potiguar de Mossoró, supercultural, tem sua marca na história por permitir o primeiro voto feminino e libertar seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea. Em Mossoró, os alunos de 27 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

compartilhe

Sem nenhuma escola superando a barreira dos seiscentos pontos, Mossoró tem, no primeiro lugar, o Centro Educacional de Aprendizagem Moderna, que alcançou 587,04 pontos. Em segundo lugar, está o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN – Campus Mossoró, com 584,29 pontos. Em terceiro lugar, temos o Colégio Mater Christi, com 583,05 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Duas escolas ficaram abaixo desta nota em Mossoró, são elas: Escola Estadual Prof. Hermogenes Nogueira da Costa, com 447,47 pontos, e a Escola Estadual Jeronimo Rosado, com 444,43 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas de todas as escolas de Petrópolis no Resultado Enem 2013:

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 CENTRO EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM MODERNA 617,46 587,04
2 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DO RN – IFRN – CAMPUS MOSSORO 632,85 584,29
3 COLEGIO MATER CHRISTI 634,95 583,05
4 CONVESTI COLEGIO E CURSO 622,77 569,13
5 INSTITUTO PEQUENO PRINCIPE 611,23 547,02
6 COLEGIO MARIA AUXILIADORA COSTA 518,82 542,97
7 COLEGIO DIOCESANO SANTA LUZIA 586,75 531,49
8 INSTITUTO EDUCACIONAL SEMENTES 556,84 529,31
9 COLEGIO MENINO DEUS LTDA 578,86 520,03
10 INSTITUTO GURILANDIA 567,00 519,01
11 INSTITUTO SANTA MARIA GORETTI 562,67 515,88
12 CE DO SESI 555,09 512,85
13 COLEGIO DOM BOSCO LTDA 556,52 503,07
14 COLEGIO UNIVERSO UNO 501,25 491,62
15 INSTITUTO MARIA DO CARMO 586,67 482,49
16 ESCOLA ESTADUAL 30 DE SETEMBRO 506,67 478,18
17 ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ABEL FREIRE COELHO 485,35 476,34
18 DARWIN COLEGIO E CURSOS 498,40 474,54
19 CE INTEGRADA PROF ELISEU VIANA 477,50 474,17
20 EE DIRAN RAMOS DO AMARAL 477,06 471,17
21 COLEGIO ESTUDIO VISAO 536,36 470,85
22 ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR RAIMUNDO GURGEL 486,76 462,34
23 EE MOREIRA DIAS ENS FUNDAMENTAL E MEDIO 500,92 462,00
24 ESCOLA ESTADUAL AIDA RAMALHO CORTEZ PEREIRA ENS FUNDAMENTAL E MEDIO 477,48 461,14
25 ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO 457,69 450,60
26 ESCOLA ESTADUAL PROF HERMOGENES NOGUEIRA DA COSTA ENS FUNDAMENTAL II E MEDIO 480,00 447,47
27 ESCOLA ESTADUAL JERONIMO ROSADO 440,00 444,43

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

O post Mossoró – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas apareceu primeiro em Blog do Enem.

São José dos Pinhais – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 22 Apr 2015 10:15 AM PDT

são-jose-dos-pinhais-resultado-enem-2013-escolas

Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade paranaense de São José dos Pinhais. Os alunos de 13 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

compartilhe

Sem nenhuma escola superando a barreira dos seiscentos pontos, São José dos Pinhais tem no primeiro lugar o Colégio Bom Jesus, que atingiu a média de 597,68 pontos, quase lá! Em segundo lugar está o Colégio Opção, com 560,97 pontos. Em terceiro, finalmente, está a Escola Tradição, com 553,10 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. São José dos Pinhais não tem nenhuma escola abaixo desta nota, mas uma ficou próxima, é a escola Arnaldo Jansen, que atingiu a média de 489,25 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas de todas as escolas de Petrópolis no Resultado Enem 2013:

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 BOM JESUS SAO JOSE DOS PINHAIS COL EDUC INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO 596,43 597,68
2 OPCAO ESC EDUC INF ENS FUND 560,00 560,97
3 ESCOLA TRADICAO-EDUCACAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 480,00 553,10
4 COLEGIO ADVENTISTA SAO JOSE DOS PINHAIS – EIEFEM 569,05 550,39
5 COLEGIO TOP GUN EDUCACAO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL MEDIO E PROFISSIONAL 575,70 548,07
6 COLEGIO MILENIUM – EDUCACAO INFANTIL – ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO 522,50 534,74
7 COLONIA MURICI C E DA EF M 608,16 527,72
8 SESI AFONSO PENA COLEGIO 508,62 515,94
9 AMBROSIA SABATOVICH C E C IR EF M 522,86 511,58
10 SAO CRISTOVAO C E EF M 517,89 505,63
11 SESI PARANA SAO JOSE DOS PINHAIS COLEG ENS MEDIO 521,05 503,82
12 AFONSO PENA C E EF M 500,00 490,33
13 ARNALDO JANSEN C E PE EF M 469,45 489,25

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

O post São José dos Pinhais – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas apareceu primeiro em Blog do Enem.

Praia Grande – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 22 Apr 2015 09:50 AM PDT

praia-grande-resultado-enem-2013-escolas

Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade do litoral paulista, Praia Grande. Os alunos de 21 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

compartilhe

A única escola a ultrapassar a barreira dos seiscentos pontos foi o Colégio Objetivo – Unidade Praia Grande que alcançou a nota média de 603,94. Em segundo lugar, temos o Colégio Passionista Santa Maria, com 583,86 pontos e, em terceiro está o Centro Educacional Vila Verde, que alcançou a nota de 570,52 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Praia Grande não tem nenhuma escola abaixo desta nota, mas uma ficou bem próxima, é a Escola Rubens Paiva Deputado, que atingiu a média de 463,63 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas de todas as escolas de Petrópolis no Resultado Enem 2013:

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 OBJETIVO CENTRO EDUCACIONAL DE PRAIA GRANDE 650,00 603,94
2 PASSIONISTA SANTA MARIA COLEGIO 647,69 583,86
3 VILA VERDE CENTRO EDUCACIONAL 521,43 570,52
4 UNIVERSO COLEGIO 585,00 566,31
5 NOVOMUNDO COLEGIO 574,00 560,20
6 CENTURION COLEGIO 525,88 543,12
7 MAGNIFICAT ESCOLA 562,22 541,33
8 ATENAS ESCOLA DE EDUCACAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 540,00 528,63
9 PAULO FREIRE COLEGIO 574,74 526,29
10 RECANTO EDUCACIONAL COLEGIO 525,71 521,71
11 FORTEC ESCOLA TECNICA UNIDADE II 525,16 517,29
12 CELESTIN FREINET EEI E PG 568,42 512,18
13 COLEGIO PITECO DE EDUCACAO INFANTIL E FUNDAMENTAL 500,00 506,34
14 LIONS CLUBE CENTRO 520,00 505,50
15 ABRAHAO JACOB LAFER DOUTOR 511,50 493,49
16 REYNALDO KUNTZ BUSCH DR 513,17 492,36
17 AUGUSTO PAES D AVILA REVERENDO 494,00 487,58
18 MARIA PACHECO NOBRE PROFESSORA 496,17 482,72
19 EEB BULCAO VIANA 537,33 481,55
20 BALNEARIO DAS PALMEIRAS 449,19 476,56
21 RUBENS PAIVA DEPUTADO 453,00 463,63

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

O post Praia Grande – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas apareceu primeiro em Blog do Enem.

Santarém – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 22 Apr 2015 08:37 AM PDT

santarem-resultado-enem-2013-escolas

Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade paraense de Santarém, a pérola dos Tapajós. Os alunos de 20 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

compartilhe

Não houve nenhuma nota acima da barreira dos 600 pontos, sendo a nota mais alta 560,57 pontos, do Colégio Dom Amando. Nas posições seguintes, temos o Colégio Batista de Santarém com 550,73 pontos, e o Colégio Santa Clara, com 528,19 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Santarém têm 5 escolas abaixo desta nota, são elas a Escola Estadual Onesima Pereira De Barros, que atingiu a média de 447,96 pontos, a Escola Estadual José de Alencar, com 444,84 pontos, a Escola Estadual Prof. Terezinha De Jesus Rodrigues, com 443,88 pontos, a Escola Estadual Felisbelo Jaguar Sussuarana, com 432,80 pontos e a Escola Estadual Jader Fontenelle Barbalho, com 421,78 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas de todas as escolas de Petrópolis no Resultado Enem 2013:

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 COLEGIO DOM AMANDO 658,71 560,57
2 COLEGIO BATISTA DE SANTAREM 679,56 550,73
3 COLEGIO SANTA CLARA 643,09 528,19
4 CENTRO EDUCACIONAL CRISTO SALVADOR 604,55 527,44
5 E E F M TAPAJOS 580,69 526,95
6 ERC EFM SAO RAIMUNDO NONATO 551,70 501,10
7 EEEFM DIOCESANA SAO FRANCISCO 567,86 491,60
8 EEEFM FREI AMBROSIO 497,92 472,37
9 EEEFM PEDRO ALVARES CABRAL 505,71 468,67
10 EEEFM RIO TAPAJOS 506,71 463,80
11 EEEM RODRIGUES DOS SANTOS 502,33 462,14
12 ERC EFM SAO JOSE 478,50 460,78
13 EEEFM ALM SOARES DUTRA 525,23 456,04
14 EEEFM MADRE IMACULADA 500,63 451,55
15 E E E F M PLACIDO DE CASTRO 473,57 451,06
16 EEEFM ONESIMA PEREIRA DE BARROS 480,31 447,96
17 EEEFM JOSE DE ALENCAR 438,69 444,84
18 EEEFM PROF TEREZINHA DE JESUS RODRIGUES 460,82 443,88
19 EEEFM FELISBELO JAGUAR SUSSUARANA 465,33 432,80
20 EEEF JADER FONTENELLE BARBALHO 400,00 421,78

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

O post Santarém – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas apareceu primeiro em Blog do Enem.

Bateu desânimo? Veja o que fazer para estudar com vontade para o Enem

Posted: 21 Apr 2015 10:48 AM PDT

A naturóloga Caroline Nunes pensou em você e preparou uma séria de dicas e recomendações para você chegar bem no Enem e nos vestibulares. Se Bateu o Desânimo, não se assuste na primeira e nem na segunda. É mais do que normal, pois são muitas as dificuldades ao longo do caminho.

bateu desânimoO importante é você descobrir o seu caminho próprio para dar a volta por cima e conseguir voltar a estudar e aprender de verdade para chegar bem no Enem.

Quando acontecer com você de ‘Bater o Desânimo’, a técnica para você sair dessa é começar por uma pequena reflexão: Quando você acorda, qual o primeiro pensamento que vem a sua mente?

O primeiro passo em direção à motivação é a auto-observação. Afinal, se você não identificar o que não está bem na sua pessoa, não será assertivo na hora de melhorar.

Se você já acordar com desânimo, reclamando do que precisa fazer, sem vontade de ir à aula ou ir à bancada de estudos, é hora de criar estratégias para mudar!

A primeira estratégia: Drible os pensamentos que geram emoções desagradáveis.

Estudar - EnemEu sei, que muitas vezes, o primeiro pensamento quando toca o despertador não é o mais positivo, mas assim que ele surgir drible-o, dê um stop no seu pensamento e pense que é mais uma oportunidade de estar mais próximo do que você deseja e diga a você mesmo: Vamos lá!

Depois, coloque uma música animada, divertida, que você realmente goste e que te proporcione ânimo para esse novo dia! Já pensou qual será?

O segundo ponto importante para a motivação diária é: Aonde você quer chegar?

Por que você escolheu esse curso? O que mudará na sua vida quando você estiver vivendo aquilo que você escolheu para si próprio? Esse é um forte fator motivador, de dentro para fora, é o mais profundo, e por isso, deve ser lembrado diariamente.

Então, escreva num local visível por que você verdadeiramente QUER passar no vestibular e ter uma boa nota Enem? Qual sonho você estará realizando? E aonde você quer chegar com isso? Você pode buscar uma figura que represente o seu sonho, e colocar na parede para que você a veja todos os dias, assim você informará ao seu inconsciente com mais facilidade, a sua maior motivação.

Quando sabemos onde queremos chegar, o cérebro já se prepara para direcionar mais foco e energia ao objetivo.

Dica 1 – Se você tem dúvidas em relação à decisão da escolha da carreira, confira aqui nossas Dicas sobre a escolha da profissão.

O terceiro ponto é: Tenha um plano de estudos.

O plano de estudos é essencial para gerar motivação e resultado. Sem objetivos claros e horários determinados para seu estudo a mente fica vaga, ou você fica preocupado com as outras matérias e não consegue se concentrar consequentemente, em pouco tempo você estará estressado, cansado e desmotivado.

A nossa última e valiosa Dica: Antes de dormir, escreva, na sua agenda ou em um pequeno caderninho, por que seu dia valeu a pena!

Parece simples não? Mas muitas vezes, devido à correria cotidiana, dormimos com a sensação de que não fizemos o suficiente, ou que foi tudo muito chato, ou ainda de que nada valeu a pena. Quando você escreve, o seu cérebro busca várias situações e aprendizados daquele dia e você verá quanta coisa aprendeu e nem tinha percebido, o que te dará tranquilidade para dormir e maior motivação para o próximo dia!

Eu te desafio agora a aplicar na sua vida pelo menos três destas dicas que passamos. Você pode? Tente, experimente, e nos conte nos comentários do post da sua experiência. Tenho certeza que você terá muitas mudanças positivas!

Dica  do Blog do Enem – Quer arrasar no Enem e no vestibular? Veja aqui o que mais cai nas provas, de todas as matérias, e tire as suas dúvidas com vídeos, dicas e apostilas gratuitas.

Caroline Nunes - Enem

Este post foi escrito por Caroline Nunes. Ela é formada em Naturologia pela UNISUL e em Coaching, PNL e Consultoria de Projetos de Vida com certificações Internacionais. Ministra Workshops de Planejamento e organização de tempo e treinamentos voltados para desenvolvimento humano. Caroline está no facebook: https://www.facebook.com/caroline.c.nunes.3

O post Bateu desânimo? Veja o que fazer para estudar com vontade para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Enem – Aluno que sabe tabuada de cor tem vantagem nas provas

Posted: 21 Apr 2015 09:24 AM PDT

O Blog do Enem levantou uma boa polêmica para você cobrar mais profissionalismo no Colégio Particular ou na Escola Pública em que você está matriculado. Para você se dar bem no Enem o que importa é mais conteúdo e mais rigor nas avaliações do que uma postura paternalista dos professores em sala de aula. E, quer saber mais? – Quem sabe tabuada na ponta da língua tem mais chances de se dar bem. Confira.

A dica é do matemático Nuno Crato, 61 anos, vencedor do prêmio European Science Award de 2008, e Ministro da Educação de Portugal. Pra ele, não há dúvida: Escolas que adotam o modelo construtivista, onde o professor é um "facilitador", que cobra pouco dos alunos, e que deixa que o estudante desenvolva o próprio conhecimento num ritmo autônomo, estão na contramão do que se passa no mundo desenvolvido. Ao invés de ajudar, estas escolas prejudicam o futuro dos alunos.

Achou complicado de entender? O professor Nuno dá exemplos para facilitar o entendimento. Segundo ele, 'o ensino deve ser progressivo, sem pular etapas, e sempre reforçando o mais básico'.

Dica 1: Confira quais são as  chances de mercado para quem estuda Farmácia, e veja as 10 carreiras do futuro no Brasil para fazer a escolha certa nos posts de Mercado de Trabalho do Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem/.

tabuada carol vorderman Professores que adotam teorias em que os alunos devem aprender por si mesmos, construindo a partir do que julgarem interessante são adeptos ingênuos de teorias ou ideologias ultrapassadas. O resultado é menos aprendizado em comparação ou as escolas mais puxadas.

Na hora do Enem esta estratégia de aprendizagem pode resultar em prejuízo para quem estudou assim, pois o candidato pode demorar muito mais a resolver as questões ou nem mesmo ter aprendido todo o conteúdo que cai nas provas.

O que faz a diferença entre aprender mesmo e apenas tentar construir o conhecimento é estudar em colégios onde os professores 'tem o dever de transmitir aos seus alunos os conteúdos nos quais se graduou'. Os professores precisam ter objetivos claros e bem definidos sobre o que vai ensinar, recomenda o professor Nuno.

Decorar tabuada não faz mal, só ajuda.

Ele afirma que as pesquisas contemporâneas sobre o cérebro concluem que decorar tabuada e outros fundamentos básicos só ajuda, pois acelera o raciocínio do estudante, que passa a ter muitas respostas já consolidadas e não perde tempo tendo que montar contas todo o tempo. O aluno que já sabe o básico de cor pode cuidar de questões mais complexas e relevantes, e seguir avançando ser desperdiçar energia.

Enem

Quem não aprende bem, perde tempo na prova no Enem.

Numa disputa como a do Enem, onde estão em jogo vagas gratuitas nas universidades públicas e bolsas de estudo nas melhores universidades particulares pelo Prouni errar uma questão simples pode derrubar as suas chances. E, na outra ponta, acertar uma questão mais difícil faz toda a diferença para obter mais pontos no resultado do Enem.

O professor Nuno discorda das teorias que em Portugal ele chama de 'Eduquês', e que no Brasil são chamadas de "Pedagogês". Para ele, desde crianças ainda pequenas os alunos devem saber claramente o que acertaram e o que erraram. Devem fazer provas e, se errarem, devem ser orientados a recuperar o que ficou para trás sem passar por cima dos erros. Nuno recomenda ainda listas de exercícios para consolidar na mente do aluno os aprendizados científicos essenciais.

Quem estuda assim, chega mais longe. Ele fala com uma boa dianteira do Brasil, pois as escolas que ele comanda em Portugal colocaram o país no 27º lugar mundial em Educação Básica. O Brasil tem a 6ª economia do mundo, o 2º ou o 3º mercado mundial que mais cresce em internet, smartphones e notebooks, é o 1º na exportação de minério de ferro, mas ocupa apenas a 65ª posição em educação.

Por que será que a gente paga este mico internacional na educação?

Como é na sua Escola ou no seu Colégio?

E na sua Escola Pública ou no seu Colégio Particular, os professores estão na onda 'construtivista' que o professor Nuno afirma que ficou já no passado, e que mais prejudica do que ajuda? Ou o ensino é puxado e focado nos conhecimentos científicos?

Veja no site da revista Veja uma entrevista completa com o professor Nuno Crato,

Veja aqui as melhores escolas do Brasil no Enem.

O post Enem – Aluno que sabe tabuada de cor tem vantagem nas provas apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!