domingo, 19 de abril de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


O Governo Militar de 1964 até à Redemocratização em 1985. História Enem

Posted: 18 Apr 2015 06:14 PM PDT

O Regime Militar de 1964. História da Didatura Militar desde a Instalação do Governo Autoritário em 1964 e até à Redemocratização do Brasil em 1985

Regime Militar - fonte folha de colíder Ciclo da Historia do Brasil que tem início em 1964 com o Golpe Militar de 31 de março, e que segue até o início do período da Nova República, com o final dos governos militares em 1984. Faz parte da História do Brasil República, e cai sempre no Enem

Em 1985 tem início a ‘Nova República’. Veja como foi o Regime Militar, os anos do Milagre Econômico, as mortes sob Tortura, e os tempos da Abertura e da Anistia, até chegar à Redemocratização.

O Estado Autoritário implantado em 1964.

Os movimentos civis e militares de contestação ao presidente João Goulart (Jango) culminaram no dia 31 de março de 1964 com um levante militar. A movimentação de tropas do Exército provocou um golpe sem conflitos, com João Goulart viajando para o exílio, apesar de incentivos para a resistência civil a militar.

Na raiz para o movimento de 1964 estavam a contestação dos militares para quebras de hierarquia que o então presidente João Goulart cometia, ao solidarizar-se com militares de patente inferior em contestação ao oficialato, e a bandeiras de ‘Reformas de Base’ defendidas por João Goulard, como a Reforma Agrária. O ambiente civil também era de contestação ao presidente João Goulart com protestos contra a inflação e a indefinição de rumos da política, em função de uma sinalização de governar à esquerda pelo então presidente. Não ocorreram movimentos de massa de reação ao Golpe Militar.

Os Militares no Poder. De 1964 a 1984.

castelo branco - golpe militar 1964

Castelo Branco

Com o golpe consolidado foi criado um um governo provisório, chefiado pelo chamado "Supremo Comando Revolucionário", que instituiu uma eleição indireta para presidente, onde se elegeu o Marechal de Exército Castelo Branco, que passa a governar com os Atos Institucionais.

Os mais importantes do início do Governo Militar foram: o AI-1, que limitava a ação do Congresso Nacional e era agora legitimado pelo Executivo e não mais pelo povo, via processo eleitoral; o ato cassava mandatos e suspendia direitos políticos, acabaria com os partidos e previa eleições indiretas, como de fato ocorreu.

O AI-2 aumentou os poderes do Executivo, limitou o Judiciário, legitimou a eleição indireta, através do Congresso Nacional, cujo voto seria nominal e não secreto; extinguiu os partidos políticos. Mas, um mês depois foram criados dois partidos, um de apoio ao governo, a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) fazendo uma leve oposição, senão o sistema seria tomado como autoritário, em que só existiria o partido da situação; para isso foi autorizada a criação de um partido oposicionista, para se fazer "críticas construtivas ao governo", como se justificou na época.

Em 1966, foi baixado o AI-3, que previa eleições indiretas também para governadores, em que os prefeitos das capitais seriam nomeados pelos governadores e assim dava ao governo um controle maior sobre os estados, visando limitar uma possível tomada, via eleitoral, do poder pela oposição. Para a realização de uma nova Carta Constitucional foi feito o AI-4, em que seria realizada uma comissão de deputados e senadores para aprovar o projeto constitucional em sua totalidade, somente depois disso é que haveria uma aprovação e talvez debates pelo Congresso.

Os militares se fixaram no poder com a "promulgação" da Constituição de 1967. Dentre as funções do Congresso estava a aprovação ou rejeição de projetos de lei do Executivo; não podia fazer emendas, dava força ao Conselho de Segurança Nacional, proibia greves nos serviços públicos e os considerados essenciais, o que era algo vago em sua concepção. Alguns pontos foram favoráveis, como a criação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), e tinha uma declaração de direitos que visava a uma redemocratização.

O fim do mandato de Castelo Branco chegava perto e pelo gosto do presidente o próximo seria um civil, mas não era assim que pensava a elite militar, que acabou por escolher o Mal. Costa e Silva para a sucessão.

Juscelino Kubitscheck

Juscelino Kubitscheck

  De linha dura, o novo presidente passa a sofrer uma lenta oposição por causa da permanência dos militares no poder já por quatro anos. Com isso, em 1968, movimentos estouram por todo país, incentivados pela chamada "contracultura" norte–americana, hippies, os movimentos estudantis de Paris e a Primavera de Praga na Checoslováquia.

Os próprios políticos, que apoiaram e legitimaram o golpe, começam a vê-lo com outros olhos, pois suas garantias estavam limitadas; então, formou-se um bloco pró-democracia, chamado de "Frente Ampla", contando com diversos nomes de nossa política, como Carlos Lacerda, Jânio Quadros, Jõao Goulart e Juscelino Kubitscheck, entre outros, que, apesar de diferenças políticas, tinham em comum o saber dos exageros de poder nas mãos dos militares.

 Marcha dos 100 Mil

Num ato policial no Rio, um estudante de 17 anos (Edson Luís Lima) é baleado no restaurante universitário; em seu enterro mais de 50 mil acompanham o cortejo fúnebre.

 marcha dos 100 milB Passeatas passam a ser realizadas em todo país, quase sempre com choques contra os policias, mas, em 21 de junho, uma realizada no Rio (Sexta-Feira Sangrenta) termina com quatro mortos, dentre os quais um policial, 23 pessoas baleadas e 35 soldados feridos, e ainda com mil presos.

No mesmo mês foi feita outra passeata, dessa vez pacífica, sem confrontos (Passeata dos Cem Mil).ombas nas ruas, agentes infiltrados entre os estudantes, o teatro Ruth Escobar depredado, quando se encenava a peça Roda Viva, e o CCC (Comando de Caça aos Comunistas); combate na Rua Maria Antônia entre os alunos do Mackenzie e os alunos da Faculdade de Filosofia da USP termina com um tiro disparado do telhado do Mackenzie que acertou a cabeça de José Guimarães de 20 anos; tudo isso agravava a situação do país.

AI-5 – Novo Retrocesso como fechamento do Congresso Nacional e novas cassações políticas. O ponto final deu-se em agosto quando, ao proferir um discurso, o deputado Márcio Moreira Alves provocou o exército, pedindo a não participação de estudantes no desfile do dia 07 de setembro; o governo pediu a prisão do deputado, frente à recusa do Congresso de liberar o deputado, foi criado o AI-5, o mais temível e rígido dos Atos.

Fechou-se o Congresso; houve interferência nas Assembleias estaduais e municipais; caçaram-se e suspenderam-se direitos políticos; confiscavam-se bens e poderia ser decretado o estado de sítio; suspenderam o "habeas-corpus". De dezembro de 1968 até 69, foram baixados 12 AIs (do 6 até o 17). Costa e Silva adoece e o vice, Pedro Aleixo, por estar ligado à Frente Ampla, é afastado do poder, assumindo então uma Junta Militar com os oficiais generais das três Forças Armadas (Brig. Márcio de Souza e Melo, Alm. Augusto Rademaker e o Gal. Lira Tavares). Durante dois meses, a junta governa até a posse do Gal. Emílio Garrastazu Médici, também de linha dura.

A resistência ao governo era feita em duas frentes, uma no embate político partidário, pelo PMDB, e uma outra vertente, minoritária, que tentava estabelecer grupos guerrilheiros no País, como a Var-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares), a VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), entre outras.  O principal conflito entre grupos de guerrilha e o governo militar ocorreu no início da década de 1970 nas fronteiras ao Norte do do antigo Estado de Goiás, onde militantes vinculados ao PC do B (Partido Comunista do Brasil) se estabeleceram e travaram combates localizados com as Forças Armadas, que dominaram a guerrilha. O episódio da Guerrilha do Araguaia gera embates de interpretação histórica e de localização de corpos de ex-guerrilheiros ainda 40 anos depois.

Os anos de chumbo – Mortes e tortura sob o Regime Militar

Emílio Garrastazu Médici

Emílio Garrastazu Médici

  Tortura - Um dos capitulos mais tristes do período do Governo Militar de 1964 no Brasil  foi o da prática de tortura contra presos políticos. Muitos morreram em sessões de tortura e tiveram seus corpos eliminados sem deixar vestígios. A tortura se intensificava no começo dos anos de 1970, mas, para a maioria da população, estava tudo na maior normalidade, graças à conquista do tricampeonato de futebol e do crescimento acelerado do "milagre econômico".

Era o chamado PND (Plano Nacional de Desenvolvimento), sob o governo do general Emílio Garrastazu Médici, segundo o qual o Brasil atingia índices de crescimentos em torno de 10% ao ano, sendo que o normal era de até 35, nos países mais ricos. O milagre econômico abriu o país ao mercado externo e às multinacionais, realizando-se obras com infraestruturas gigantescas e caras, obras faraônicas, como a Transamazônica, Itaipu, etc.; a inflação voltava aos poucos, mas seus índices eram controlados pelo governo.

Em 1974, assume a presidência o Gal. Ernesto Geisel, que realiza o PND II, mas, nas palavras de seu ministro Henrique Simonsen, "o milagre acabou", ou seja, a realidade seria outra e os trabalhadores sentiram isso, com a volta da inflação, o arrocho salarial e a queda do poder aquisitivo. Do lado político seria feita uma "abertura, lenta e gradual"; a oposição venceu várias cadeiras no Senado, o que preocupou o governo, que então baixa o "Pacote de Abril", com várias medidas, entre elas, a reforma do Judiciário, a criação dos senadores biônicos, em alusão à sua nomeação pelo governo e pela Lei Falcão; limitava-se a propaganda política à veiculação do nome do candidato, seu currículo e o número do mesmo, sem falas ou discursos.

Vladimir Herzog morto

Wladimir Herzog morto no Doi-Codi

 A linha dura do exército sentia a perda de seu espaço, com isso o Gal. Sílvio Frota queria ser o novo presidente, mas Geisel já tinha escolhido o Gal. Figueiredo para sucedê-lo; as mortes do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manuel Fiel Filho resultaram na demissão do comandante do 2o Exército de São Paulo. Frota intensifica sua candidatura e Geisel tenta demiti-lo; então Frota convoca uma reunião com os comandantes militares em Brasília; assessores do presidente levam os comandantes do aeroporto para o palácio do governo e o intima: ele ou Frota, a decisão foi favorável a Geisel. Em outubro de 1978, revogam-se os Atos Institucionais e são instituídas as "salvaguardas nacionais".

 A eleição do Gal. Figueiredo provoca um certo ar de tranquilidade, em que no mesmo ano de sua posse é feita a "anistia geral e ampla", porém não irrestrita. A volta de vários nomes da política nacional acabou por fortalecer a oposição e fez crescer mais ainda o movimento sindical. O jeito era abrir o bipartidarismo existente e acabar com a ARENA e o MDB; deu-se a criação de basicamente cinco novos partidos: o PMDB, oriundo do MDB; o PDS (Partido Democrático Social), vindo da ARENA; o PT (Partido dos Trabalhadores), que reunia as esquerdas, estudantes, intelectuais e sindicalistas; o PTB de linha getulista, mas com a relativa fraqueza da falta de um líder político; e o PDT (Partido Democrático Trabalhista), ligado à figura de Leonel Brizola.

Em 1982, o povo volta a votar em prefeitos e governadores; analfabetos não teriam direito a voto e nem os eleitores das capitais e cidades de segurança nacional; objetivando um controle maior do processo eleitoral, criou-se o voto na legenda, em que se votava em todos os candidatos do mesmo partido, mas sem o voto na legenda do partido; cédula sem os nomes; proibição de coligações partidárias e manutenção da Lei Falcão.

Diretas Já – Mobilização Popular pelo fim da Ditadura

diretas já

Campanha das Diretas Já

  O ano de 1984 marca o início da campanha pelas diretas para presidente ("Diretas Já"), lançada pelo deputado Dante de Oliveira; comícios feitos em todas as capitais, com músicos de nome, atores e atrizes, políticos de oposição juntaram multidões, mas o resultado foi negativo pois o Congresso não votou a emenda, de certa forma, por pressões internas.

A Nova República

josé sarney

josé sarney

   Uma disputa dentro do Partido Democrata Social (PDS), e que dava a sustentação política aos militares, colocou em campos opostos dois candidatos, o engenheiro Paulo Maluf, ex-governador de São Paulo, e o coronel da reserva Mário Andreazza, ex-ministro do interior de governos militares.

A disputa acabou por rachar o partido, de onde sairia uma dissidência denominada Frente Liberal. O grupo dissidente aliou-se ao PMDB de Ulisses Guimarães para , pelo voto indireto no Congresso Nacional eleger como Presidente da República Tancredo Neves (PMDB), e como vice José Sarney (Frente Liberal). Sarney era o ex-presidente do PDS. Mas, com a morte do primeiro, assume a Presidência, onde ficaria por cinco anos.

Com o governo Sarney, dá-se início a uma fase de transição democrática, com a convocação de uma nova Assembleia Constituinte, que promulga a Constituição de 1988, chamada de "Constituição Cidadã" pelo deputado Ulysses Guimarães, que fora o presidente do PMDB nos anos do combate a ditadura e na travessia para a democracia, e que presidiu a Assembléia Nacional Constituinte.

ulisses guimarães e a Constituição Cidadã

Ulisses Guimarães e a Constituição Cidadã

 A marca ‘Cidadã’ da nova Constituição foi reconhecida pelos seus pontos liberais e humanitários, concedendo vários direitos ao cidadão. O governo Sarney é marcado por fortes crises econômicas, com duas mudanças de moedas, em que logo no começo foi instituído o Cruzado e depois o Cruzado Novo, com o Plano Verão; ambos previam um congelamento de preços e salários, provocando um arrocho e não dando resultados.

Em 1989, seriam realizadas eleições para presidente, por voto popular. Depois de vinte e nove anos, Fernando Collor (ex-Governador de Alagoas)  elegeu-se e lançou outro plano, o Brasil Novo ou Plano Collor, que, basicamente, era só uma retenção da moeda, não tendo mais bases econômicas e mudanças de peso, além de outra mudança da moeda, desta vez de volta ao nome Cruzeiro.

A volta da inflação e denúncias envolvendo familiares e o tesoureiro da campanha presidencial (Paulo César Farias) deram em um processo de "impeachment", que teve como desfecho na renúncia de Collor, em 29 de dezembro de 1992. Seu governo ficaria mais marcado pelas camisetas e pelos "caras pintadas" do que pela abertura às exportações, provocando a falência de empresas despreparadas para a concorrência internacional, onde a taxação do governo tem sua parcela de culpa.

Plano Real – O fim do Ciclo Inflacionário

itamar franco

Itamar Franco

Com o processo de Impeachment sendo votado no Congresso Nacional o então presidente Collor antecipou-se à derrota e renunciou ao mandato. Mesmo assim o Senado Federal cumpriu todo o protocolo de conclusão do Impeachment. Com a saída de Fernando Collor assumiu o então vice-presidente, o mineiro Itamar Franco.

Os principais feitos do governo Itamar foram o incentivo à Indústria Automobilística, para que fabricassem ‘carros populares’ no Brasil, baixando o preço dos modelos iniciais, e de buscar um mecanismo que pudesse estancar um ciclo histórico de inflação no País. Nascia o embrião do Plano Real.

 Fernando Henrique Cardoso, que era senador pelo Estado de São Paulo, foi nomeado Ministro da Fazenda encarregado por Itamar Franco de conduzir o Plano Real.

E, graças aos efeitos da estabilização da moeda e com o final da inflação Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente da república derrotando ainda no primeiro turno o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva.

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Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique reelege-se depois, também com vitória em 1º turno contra o candidato Lula. A marca dos anos de Fernando Henrique  Cardoso no governo foram a estabilização da moeda, a criação de mecanismos de equilíbrio fiscal para evitar a volta do descontrole das contas públicas que geravam a inflação, e um movimento de privatização de empresas estatais de mineração, de energia, e de telefonia.

A privatização ocorreu pela venda de ações ao mercado, com destaque para as empresas Vale do Rio Doce (mineradora); EMBRAER 0 Empresa Brasileira de Aeronáutica (fabricante de aviões); e de empresas de telefonia.  Fernando Henrique consegue aprovar perto do final do primeiro mandato uma emenda constitucional que cria o mecanismo da ‘reeleição’, e obtém nova vitória.

Na sucessão do segundo mandato elege-se como presidente da república o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva.

O Partido dos Trabalhadores assume a Presidência da República

lula

Luís Inácio Lula da Silva

 Os governos de Luís Inácio Lula da Silva – O primeiro mandato de Lula foi marcado pela implementação de programas de distribuição de alimentos (Fome Zero) e de distribuição de renda (Bolsa Família). Ao final do primeiro mandato estoura um escândalo de compra de votos no Congresso Nacional denominado Mensalão, onde deputados do PT e de partidos aliados ao governo petista recebiam uma ‘mesada’ para votar a favor dos projetos do Governo Federal.

Mesmo com esta crise do ‘Mensalão’, que derruba e manda para a cadeia por corrupção líderes históricos do PT como José Dirceu e José Genoíno, Lula consegue nova vitória eleitoral para um segundo mandato, onde segue com uma política de incentivo à inclusão social marcada por créditos de incentivo à indústria e ao consumo das classes populares.

Para sucedê-lo na presidência da república Lula escolhe como candidata Dilma Roussef, que tinha sido ministra de Minas e Energia e chefe de Gabinete da Casa Civil nos seus governos.

Dilma

Dilma Roussef

  Dilma Roussef ganha a eleição em 2010 com o discurso da continuidade, iniciando primeiro mandato no ano de 2011. Mantem a política de inclusão social iniciada por Lula, colocando foco em programas educacionais como o estímulo ao financiamento de ensino superior para que alunos pudessem estudar em universidades privadas, com um novo desenho de juros baixos e prazos mais longos para o FIES (Programa de Financiamento Estudantil). e cria o PRONATEC, Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, com a oferta de vagas gratuitas.

No entanto, ao contrário do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que manteve um controle conservador da economia, a presidente Dilma Rousset cria uma equipe econômica própria que tenta modificar os fundamentos que estavam vigente no País desde o Plano Real.

A economia desacelera o crescimento e retorna a inflação. Mesmo com este cenário ela consegue a sua reeleição em 2015, derrotando os candidatos Aécio Neves (ex-governador de Minas Gerais) e Marina Silva (ex-senadora pelo PT pelo Estado do Acre).

Veja uma reportagem especial da TV Cultura (Estado de São Paulo) sobre o processo de Redemocratização do País. Vídeo disponível no canal  TV Cultura, no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=XxWhON7BPlk]

Desafios

Questão 1 – O governo Collor foi marcado pelo impedimento do presidente devido a denuncias de corrupção passiva. Das frases abaixo, qual o principal personagem de tal fato:

a) Tancredo Neves.    b) FHC.    c) PC Farias.    d) Lula.    e) ACM.

Questão 2 – O crescimento econômico durante os governos militares ficou conhecido como?

a) Abertura dos Portos.    b) Plano Real.    c) "Um passo ao futuro".    d) "Milagre econômico".    e) Encilhamento.

Questão 3 – O lado positivo dos governos militares foi:

a) O aumento da renda dos trabalhadores.
b) O crescimento do PIB.
c) O crescimento do ensino universitário.
d) O aumento do sentimento democrático.
e) O fim do poder na mão dos militares.

Questão 4 – O lado negativo do governo militar foi:

a) O uso da tortura em opositores.
b) O aumento da renda da população.
c) O fim do comércio externo.
d) A volta da democracia.
e) O fim das instituições militares.

Questão 5 – (UFPel 08) Leia os documentos do debate de 1993 sobre Formas e Sistemas de governo:

Não à República.

 Nem Ditadura, nem anarquia.

O povo brasileiro quer de volta a monarquia.

Não fique parado. Cabe ao povo se mobilizar para pôr fim a todas as mentiras republicanas, restituindo a única forma de governo que garantiu dignidade, prosperidade, paz, liberdade e estabilidade ao povo brasileiro. Isto não é uma utopia.

A monarquia parlamentar garantirá ao Brasil como garantiu no passado e garante atualmente aos países mais ricos e livres do mundo – Japão, Inglaterra, Suécia, Nova Zelândia, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Canadá, Holanda, Austrália, Espanha – a verdadeira representação popular e a dignidade do Parlamento.

(Panfleto do Movimento Parlamentarista Monárquico. [adapt.])

 […] os republicanos revidam – não era bem assim. – Não havia representação verdadeira da sociedade. O sistema do voto censitário só admitia como eleitores aqueles que comprovassem determinado nível de renda. A maioria da população, de resto, não tinha direito nenhum – vivia submetida ao hediondo regime da escravidão, só o qual repousava o Império.

(Suplemento especial da Editora Abril.)

 Essa polêmica entre monarquistas e republicanos, em 1993, foi decidida através do (de)

a) plebiscito.    b) referendo.    c) projeto de lei.    d) emenda constitucional.    e) medida provisória

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Cascavel – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 18 Apr 2015 08:43 AM PDT

cascavel-resultado-enem-2013-escolas-fb

Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade do oeste paranaense, Cascavel. Os alunos de 36 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

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Dentre os melhores resultados, acima da barreira de 600 pontos, temos apenas o Colégio Alfa, que atingiu a impressionante nota de 686,31 pontos na média das provas objetivas. Em segundo lugar está o Colégio Marista, com 599,10 pontos, seguido pelo Colégio Anglo, com 582,94 pontos, e pelo Colégio Alfa Plazza, com 580,21 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Cascavel tem 5 escolas abaixo desta nota, e a Escola Ronaldo Caminha Barbosa foi a que atingiu menor média, de 427,01 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas no Resultado Enem 2013 de todas as escolas de ensino médio de Cascavel:

# NOME DA ESCOLA Redação Média nas objetivas
1 ALFA C EI EF M PROFIS 750,32 686,31
2 MARISTA DE CASCAVEL COLEGIO EDUCACAO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO 649,46 599,10
3 ANGLO C EI EF M 615,00 582,94
4 ALFA PLAZZA C EF M 630,38 580,21
5 SAPIENS COLEGIO 732,50 578,23
6 IDEAL C EI F M 677,40 573,83
7 ALFA TEEN C EF M 614,70 570,82
8 COLEGIO ADVENTISTA – EDUCACAO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO 551,43 544,76
9 NOSSA SRA AUXILIADORA COL EI-EF-EM 591,11 543,49
10 SANTA MARIA C EI F M 651,20 539,27
11 ITECNE C EDUC INF ENS FUND MED 535,00 533,48
12 EXPRESSAO C EI F M 586,00 530,29
13 COLEGIO CASCAVELENSE 624,84 527,37
14 WILSON JOFFRE C E EF M N PROFIS 553,33 522,13
15 EDSON QUEIROZ EEEP 606,17 517,34
16 FAG C EF M 560,00 509,91
17 VICTORIO E ABROZINO C E PROF EF M PROF 542,99 507,33
18 SESI PARANA C EF M 531,62 507,23
19 JULIA WANDERLEY C E PROF EF M 512,94 507,20
20 PACAEMBU C E EF M 515,91 505,21
21 CENTRO EDUCACIONAL CENECISTA PADRE FRANCISCO VALDEVINO NOGUEIRA 579,13 499,49
22 CARMELO PERRONE C E PE EF M PROFIS 522,32 497,33
23 ELEODORO E PEREIRA C E EF M PROFIS 511,06 493,86
24 MARILIS F PIROTELLI C E EF M 523,56 493,29
25 HORACIO R DOS REIS C E EF M 552,00 485,85
26 PEDRO ERNESTO GARLET C E EF M 462,50 485,19
27 OLINDA T DE CARVALHO C E EF M 519,29 484,07
28 SAO JOAO C E C E F M 484,29 482,33
29 COSTA E SILVA C E PRES EF M 500,47 480,99
30 CATARATAS C E EF M 522,58 477,02
31 IEDA BAGGIO MAYER C E EF M 470,23 473,37
32 JARDIM CLARITO C E EF M 490,48 447,01
33 JUVINOPOLIS C E DE EF M 497,14 445,08
34 PADRE ARIMATEIA DINIZ EEM 426,43 439,22
35 CUSTODIO DA SILVA LEMOS EEFM 451,09 438,20
36 RONALDO CAMINHA BARBOSA EEM 418,46 427,01

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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Como interpretar um texto? – Língua Portuguesa Enem

Posted: 17 Apr 2015 05:34 PM PDT

Saber ler e interpretar um texto é o primeiro passo na resolução de qualquer questão do Enem.  A compreensão do enunciado é uma chave essencial para iniciar a resolução dos problemas. Por isso mesmo o tema da Interpretação de Texto é o que mais cai no Enem e nos Vestibulares. Aqui vão algumas dicas que podem facilitar a compreensão e tornar o entendimento do texto mais rápido e eficaz.

A primeira coisa que deve ser feita na Interpretação de texto é decompor o texto em suas "ideias básicas". Qual é o foco do texto e quais são os principais conceitos definidos pelo autor. Esta operação fará com que o significado do texto “salte aos olhos” do leitor. É assim que se estuda interpretação de texto para o Enem.

Veja neste exemplo:

  como interpretar um texto"Incalculável é a contribuição do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a formação da personalidade humana".

Sigmund Freud (1859 – 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente. Começou estudando casos clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com a ajuda da hipnose e em colaboração com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895).

Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo inventou o método que até hoje é usado pela psicanálise: o das ‘livres associações’ de ideias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbações mentais.

Para este caminho de regresso às origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da linguagem onírica dos pacientes, considerando os sonhos como compensação dos desejos insatisfeitos na fase de vigília.

"Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi a apresentação da tese de que toda neurose é de origem sexual." (Salvatore D’Onofrio).

IDÉIAS – NÚCLEO. Passo inicial da Interpretação de Texto: Primeiro Conceito do texto:

* "Incalculável é a contribuição do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a formação da personalidade humana. Sigmund Freud (1859 – 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente”.

O autor do texto afirma, inicialmente, que Sigmund Freud ajudou a ciência a compreender os níveis mais profundos da personalidade humana, o inconsciente e subconsciente.

Segundo Conceito do Texto:

* "Começou estudando casos clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com a ajuda da hipnose e em colaboração com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895). Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo inventou o método que até hoje é usado pela psicanálise: o das ‘livres associações’ de ideias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbações mentais”.

A segunda ideia – núcleo mostra que Freud deu início à sua pesquisa estudando os comportamentos humanos anormais ou doentios por meio da hipnose. Insatisfeito com esse método criou o das “livres associações de ideias e de sentimentos”.

Terceiro Contexto do Texto:

* "Para este caminho de regresso às origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da língua gemonírica dos pacientes, considerando os sonhos como compensação dos desejos insatisfeitos na fase de vigília”.

Aqui, está explicitado que a descoberta das raízes de um trauma se faz por meio da compreensão dos sonhos, que seriam uma linguagem metafórica dos desejos não realizados ao longo da vida do dia a dia. É assim, passo a passo, que você faz a interpretação de texto.

Quarto Conceito do Texto:

* “Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi à apresentação da tese de que toda neurose é de origem sexual.".

Por fim, o texto afirma que Freud escandalizou a sociedade de seu tempo, afirmando a novidade de que todo o trauma psicológico é de origem sexual.

A finalidade deste exemplo foi de mostrar como captar o foco central na interpretação do texto e captar a ideia transmitida pelo autor de forma sagaz. O ideal, na hora de interpretar um texto, é fazer uma leitura dinâmica, a fim de captar sua ideia principal, para depois ler novamente para que possa ser feita uma análise mais a fundo do mesmo. Estes são os segredos simples da Interpretação de Texto

Dicas do Blog do Enem:

Dica 1– O que mais cai em Português nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui o que mais cai e as melhores dicas de estudo.

Dica 2 - Exemplos de Redação Enem nota 1000. Veja aqui textos nota 1000 nas edições do Enem 2014, 2013, e 2012.

Quer saber mais sobre como interpretar um texto? Então assista a estavideoaula do TVestudantenota10 e fique fera.

Desafios! Agora é a sua vez! Resolva os exercícios sobre interpretação de texto.

Com base no tema de interpretação de textos, resolva as questões a seguir:

TEXTO I – "RIO – Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raul fez o outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora."

(O Globo on line – 02/03/08)

1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?

TEXTO II – O problema ecológico

Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.

Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).

1) Segundo o Texto II, o cientista americano está preocupado com:

(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.

2) Para o autor, a humanidade:

(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.

3) Da maneira como o assunto é tratado no Texto III, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:

(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.

4) A afirmação: "Essas são palavras de um renomado cientista americano." (l. 4 – 5) quer dizer que o cientista é:

(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.

GABARITO

Texto I

1)Leitores que gostem de futebol.
A linguagem peculiar desse tipo de texto: partida, fora de casa, campeonato, rodada etc.
Além dos nomes de times e o conhecimento sobre a estrutura de um campeonato.

Texto II
1. A; 2. C; 3. B; 4. D

Maria Júlia - Português Enem
Os textos e exemplos foram elaborados pela graduanda Maria Julia Goulart para o Blog do Enem. Maria Julia atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo na UFSC.https://www.facebook.com/mariajulia.goulart

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Brasil República. Os tempos da República da Espada. História no Enem

Posted: 17 Apr 2015 05:15 PM PDT

Brasil República – Os tempos do Governo Provisório do Marechal Deodoro da Fonseca, e depois com Floriano Peixoto ficaram conhecidos como aRepública da Espada. Foi o início da República Velha. 

Após a Proclamação da República, em 1889, foi instituído o governo provisório de Deodoro da Fonseca. Este período foi denominado República da Espada, pois o país foi governado por militares. Este governo dissolveu as estruturas imperiais e denominou as províncias de estados. Deodoro nomeou o Primeiro Ministério da República.

Presidentes Militares no começo da República

Presidentes Militares no começo da República

Com a troca da moeda do ouro para títulos da dívida pública, houve o aumento da inflação. A política de encilhamento, criada por Rui Barbosa, trouxe aumento dos preços dos gêneros de primeira necessidade, atingindo a economia dos setores populares urbanos, provocando rebeliões e manifestações de protesto.

Nova Constituição Em junho de 1890, foi formada uma Assembléia Constituinte para a elaboração de uma nova constituição para a República. Havia dois grupos políticos lutando pelo poder: os militares positivistas e o republicanos históricos. O primeiro grupo, era caracterizado pela defesa de um governo forte e autoritário. Já o segundo grupo, era representado pela burguesia cafeeira, que desejava um governo descentralizado.

A constituição foi inspirada pela Constituição norte-americana, que defendia a autonomia dos estados, marcando a descentralização reivindicada pelos cafeicultores. Por essa razão, o país foi denominado Estados Unidos do Brasil.

O Congresso Nacional convoca eleições através do voto direto, para novo presidente. É importante ressaltar que neste momento, apenas os homens alfabetizados poderiam votar. As eleições ocorreram com os candidatos Prudentes de Morais, do lado dos republicanos históricos, contra Deodoro da Fonseca, do lado dos militares positivistas. A vitória ficou com Deodoro, porém a vice-presidência ficou com o Marechal Floriano Peixoto, da oposição.

História Enem Foto oficial de Deodoro da Fonseca, de 1889, presidente do Brasil entre 1889 e 1891. 

Em 1891, Deodoro lançou o chamado Manifesto à Nação, que nada mais era do que um golpe de Estado, que pretendia dissolver a Câmara e o Congresso. Com esta atitude, boa parte dos militares deixou de apoiar Deodoro, o que acabou resultando na sua renúncia em 23 de novembro de 1891.

O governo de Floriano Peixoto – Assumiu, portanto, Floriano Peixoto. Este contava com grande apoio do Exército e do Partido Republicano Paulista. Possuía também apoio popular, pois representava uma possibilidade de reforma social. Floriano soube aproveitar este momento de popularidade, tomando medidas importantes como intervir no mercado da carne, baixando o seu preço. Ao mesmo tempo em que Floriano contava com forte apoio, contava também com forte oposição.

Durante o seu governo, vale destacar dois grandes movimentos: A Revolução Federalista, que ocorreu no Rio Grande do Sul, onde disputavam os chimangos e os maragatos. E a Revolta da Armada, que eclodiu em 1893, no Rio de Janeiro, na qual Floriano conseguiu derrotar os rebeldes.

figura_19.jpg Foto oficial do Marechal Floriano Peixoto, presidente do Brasil entre 1891 e 1894.

Os republicanos paulistas deram apoio à Floriano durante as rebeliões do Sul e do RJ. Para manter o poder e a autoridade do presidente, organizaram o Partido Republicano Federal, em 1893, que lançou a candidatura de Prudente de Morais. Este foi eleito pelos votos do equivalente a 6% da população brasileira, considerando que os demais 94% não podiam votar.

Saiba mais sobre Brasil República nesta aula do canal PreparacaoDigital, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios do Blog do Enem – Resolva e compartilhe seu raciocínio e as respostas.

Questão 01 – Quais foram as revoltas ocorridas durante o governo de Floriano Peixoto?

a) Revolução Federalista e Revolta da Armada;

b) Revolta de Canudos e Revolução Praieira;

c) Revolta da Chibata e Revolta do Contestado;

d) Revolução Federalista e Coluna Prestes;

e) Revolta da Armada e Revolta do Forte de Copacabana.

Questão 02 – "Policarpo era um patriota; monarquista conservador, foi ardoroso defensor do governo (forte) de Floriano a favor do qual engajou-se na luta contra a Armada rebelada. Acabou preso, condenado e executado. Teve um triste fim." (Afonso H. Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma). O período da República referido no texto é:

a) a República da Espada.    b) o Estado Novo.    c) a República dos Coronéis.    d) a República Nova.    e) a Fase Populista.

Questão 03 – Seu texto, bastante inspirado na Constituição dos Estados Unidos, adotava os princípios liberais tradicionais: maior equilíbrio entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, maior autonomia para os Estados (as antigas províncias), separação entre o Estado e a Igreja. O direito de voto foi estendido a todos os homens maiores de 21 anos. Não votavam os analfabetos, os soldados, nem as mulheres. Estamos falando da Constituição de

a) 1822    b) 1824    c) 1891    d) 1934    e) 1937

Questão 04 – Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: "A República Velha ou Primeira República".  A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente:

a) República Oligárquica e  Hermes da Fonseca

b) República da Espada e Deodoro da Fonseca

c) República da Espada e Floriano Peixoto

d) República Oligárquica e  Prudente de Morais

e) República da Espada e Campos Sales.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Dicas do Blog do Enem

Dica 1 – Estude sobre o Período Regencial, o momento histórico de muitos conflitos social e revoltas separatista em mais esta aula de História Enem. Veja aqui.

Dica 2 – Revise tudo sobre o Brasil Império aqui em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio
Dica 3 – Relembre tudo sobre a Segunda Revolução Industrial aqui nesta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude com o Blog do Enem e fique preparado!

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Filmes que podem te ajudar a revisar Biologia Enem e vestibular!

Posted: 17 Apr 2015 04:00 PM PDT

Vida de vestibulando e de quem vai fazer o Enem não é fácil. O mundo (e você também) te cobra um resultado positivo no Ensino Medio, no vestibular, no Enem, e quer que você acerte sua vida de primeira!  Aí você estuda, trabalha, come, estuda de novo, trabalha, dorme e…  só! Mas você não precisa se estressar tanto assim! É também preciso um pouquinho de diversão. Que tal relaxar vendo filmes para revisar Biologia Enem?

Separamos para você dois filmes que vão te divertir e ao mesmo tempo te dar aquela ajudinha na prova de Biologia Enem ou vestibular. O primeiro é Gattaca, que trata de uma Experiência Genética. O segundo é Criação, que trata das Origens das Espécies, na linha da Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin. Que tal? Então corra até a próxima locadora, prepare a pipoquinha e o sofá, porque hoje é dia de cinema!

Filme:  GATTACA – Experiência genética.

Biologia - Filmes que podem te ajudar no vestibular
O filme se passa em um futuro não muito distante, em que a sociedade é formada por indivíduos frutos da manipulação genética.  Neste mundo, a maioria foi concebida em laboratório tendo seus genes estrategicamente escolhidos a fim de produzir seres humanos perfeitos. O Estado tem poder sobre a visão da população em relação à manipulação genética, gerando grande preconceito e a formação de "castas" sociais. Vincent Freeman (Ethan Hawke),é o primogênito de um casal que nasceu da maneira tradicional, sem preparos genéticos.

Por isso seu código genético tem predisposições à doenças e baixa expectativa de vida, tornando-o um "não-valido". Apesar de seu esforço e competência, Vincent consegue apenas empregos mais simples (como faxineiro), enquanto seu irmão mais novo, gerado pela manipulação genética – um "válido", consegue subir rapidamente na carreira. Contra tudo e todos, Vincent decide realizar seus sonhos. Para conseguir o que quer, o personagem se faz passar por outra pessoa e consegue um emprego na base GATTACA, uma espécie de "Nasa". Porém, um assassinato em seu emprego coloca em risco sua máscara.

Por que ver este filme? – Você notou uma peculiaridade no nome do filme? Veja bem: o nome é formado por letras que representam as bases nitrogenadas do DNA! Só por isso, o filme já merece algum crédito, não? Mas não é só isso. O filme é uma ficção científica cheia de suspense que discute a ética e os problemas relacionados à manipulação do DNA. A história da sociedade fictícia e do personagem Vincent é bastante consistente com as últimas novidades científicas nas áreas de Biologia.

Hoje, assim como no filme, já é possível manipular embriões geneticamente para livrá-los de genes deletérios que podem o levar a ter doenças sérias, ajudando casais que não poderiam ter filhos da maneira tradicional. Observe que, assim como em outros inventos, a manipulação genética surgiu com o objetivo de levar qualidade de vida às pessoas. Mas, será que essa é uma tecnologia acessível a todos? Será que essa tecnologia não poderia, um dia, gerar discriminação e preconceito como no filme? Para se divertir um pouco e ao mesmo tempo refletir sobre o papel da ciência na sociedade, assista a este filme e aprenda um pouco mais sobre o DNA! Quem sabe ele te ajuda naquela questãozinha de Biologia do vestibular?

Dica do Blog do Enem 1: Quer saber um pouco mais sobre DNA e RNA? Então veja aqui um novo post com uma vídeo-aula especialmente selecionada para você.

Filme: Criação

Biologia - Filmes que podem te ajudar no vestibular(2)

A publicação de "A origem das espécies", de Charles Darwin, revolucionou a ciência e também a vida do autor. Vivendo na Inglaterra, em uma sociedade extremamente moderada pela religião, Darwin se vê no meio de um conflito em que ele luta com suas raízes tradicionais e religiosas e a revolução que suas descobertas científicas sobre evolução irão causar na sociedade. O filme mostra um pouco do processo de construção da teoria da Seleção Natural por Darwin e sua vida pessoal, discutindo o contexto histórico em que a teoria da "seleção natural" foi difundida.

Por que ver este filme? – O filme Criação não se propõe a explicar didaticamente a teoria da seleção natural e infelizmente mostra pouco sobre a viagem de Darwin a bordo do Beagle (viagem onde ele fez várias observações da natureza que contribuíram para seu trabalho). Porém, assistir a este filme é relevante para você vestibulando, pois mostra o contexto histórico em que o livro "A origem das espécies" foi lançado e como ele revolucionou a visão do homem sobre a natureza e a sociedade. Para quem gosta de Biologia, o filme é um prato cheio!  E, veja também a nossa super aula no Blog do Enem sobre Evolução das Espécies. O link está a seguir.

evolução das espécies - completa Dica Blog do Enem 2: Quer saber um pouco mais sobre evolução? Então revise aqui com o Blog do Enem neste post.
Dica Blog do Enem 3: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja aqui os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann.
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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História Enem: A economia açucareira do Brasil colonial.

Posted: 17 Apr 2015 01:07 PM PDT

O açúcar era um produto muito apreciado pelos europeus e também um dos mais caros.  Até o final do século XIV era utilizado na Europa como remédio ou tempero exótico. A partir do final do século XV o açúcar se tornara um produto de consumo da nobreza e da burguesia europeias.  Era chegado o tempo da Economia Açucareira no Brasil.

Você sabia que devido a seu alto valor no mercado, porções de açúcar eram, muitas vezes, deixadas como herança em testamentos? Ou dadas como presente a reis e nobres? Com isso dá para você imaginar como este produto gerou enormes lucros para Portugal. Agora fica fácil de você entender por que a Coroa portuguesa decidiu produzir cana-de-açúcar no Brasil quando decidiu colonizar as terras brasileiras:

  • O açúcar alcançava altos preços na Europa;
  • O solo e o clima favoráveis do litoral propiciaram o cultivo da cana;
  • Os portugueses já tinham experiência no cultivo de cana-de-açúcar e na montagem de engenhos porque desde o século XV produziam açúcar nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde.

Que tal ficar ainda mais por dentro deste assunto assistindo a uma aula em vídeo do professor Rodrigo Pellizzari do descomplica sobre a importância do açúcar no contexto do Mercantilismo?

Dica 1 – Você viu como a política mercantilista influenciou na opção portuguesa de plantar cana-de-açúcar no Brasil? Então, veja aqui  mais um pouco acessando a nossa página do Enem e conferindo uma super aula sobre o mercantilismo.

Dica 2 – Quer saber um pouco mais sobre a chegada dos portugueses à América? Então, acesse aqui um post especial que o Blog do Enem preparou para você:

Dica 3 – Você sabe por que os portugueses decidiram colonizar o Brasil? Não? É assunto obrigatório no Enem e nos vestibulares. Então acesse aqui.

Fique ligado! Assim como o Enem, vários vestibulares de todo o Brasil fazem questões sobre as características da produção de açúcar no Brasil colonial quanto: ao tipo de cultura, a extensão de terra, a mão de obra e ao mercado consumidor.Que tal ver agora como era o processo de fabricação do açúcar? Observe a imagem abaixo e presta atenção nas etapas de produção do chamado "ouro branco".

Brasil Colonial

Mas, você deve estar se perguntando: Quanto custava para se instalar um engenho de cana? Bem, não era nada barato montar um engenho! Como o governo português não tinha recursos necessários para financiar este empreendimento, o dinheiro aplicado nos primeiros engenhos foi emprestado por banqueiros holandeses (na época, os mais ricos da Europa) e italianos, mas, algum tempo depois, os senhores de engenho produziam açúcar com seus próprios recursos.

Os holandeses exigiram o direito de refinar o açúcar e vendê-lo no mercado europeu. Além disso, recebiam os juros cobrados pelos empréstimos ficando com a maior parte dos lucros. Era nos engenhos que se desenvolvia a produção da cana. Moendas, caldeiras, tachos, fôrmas, depósitos e outras instalações davam um caráter fabril ao espaço.

Você sabia que inicialmente o engenho era o nome dado ao equipamento usado na fabricação do açúcar? E que com o tempo passou a designar toda a fazenda de cana? Não? Então observe a imagem e fique atento a divisão de um engenho típico do Nordeste açucareiro.

Brasil Colonial1 – casa-grande (moradia do senhor de engenho);

2 – capela (onde se realizavam batizados, missas etc.);

3 – senzala (moradia dos escravos);

4 – roda d'água;

5 – moenda (onde a cana era moída);

6 – fornalha;

7 – cozimento do caldo;

8 – casa de purgar (onde o melado permanecia até cristalizar);

9 – roça (onde se plantavam os alimentos);

10 – moradia dos trabalhadores livres;

11 – canavial;

12 – transporte de lenha;

13 – transporte de cana.

Fonte: RODRIGUEZ, Joelza Ester Domingues. História em documento: imagem e texto, 7º. ano.  Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009. p. 243.

A cana era produzida em grande quantidade (monocultura) e em grandes extensões de terra (latifúndios) com mão de obra escrava (inicialmente indígena e depois africana) para atender ao mercado externo.  Veja agora a uma super-revisão com o professor Rodrigo Woloski do aulade.com.br sobre este tema? Preste atenção nas dicas do vídeo e não se esqueça: pesquise, estude para o Vestibular e Enem!

Exercícios - Agora chegou a sua vez! Responda a estas duas questões de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

1. (FUVEST) A produção de açúcar, no Brasil colonial:

a) (     ) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.
b) (     ) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.
c) (     ) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português.
d) (     ) desde o início garantiu o enriquecimento da região sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.
e) (     ) não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.

Resposta: A alternativa correta é a letra "c".

2. (ENEM 2011) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
(CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996)

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

a) (     ) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
b) (     ) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
c) (     ) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
d) (     ) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
e) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

Resposta: A alternativa correta é a letra "a".

Carla Regina História
O texto desta aula foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.

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