sexta-feira, 1 de maio de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Mosquitos transgênicos – a nova arma de combate à dengue. Cai em Biologia e Atualidades no Enem!

Posted: 30 Apr 2015 05:28 PM PDT

Aedes aegypti – está aí um danado de um mosquito que tem feito milhares de vítimas em nosso país. Transmissor da dengue, o Aedes não para de se proliferar nas terras tupiniquins aumentando os casos de dengue a cada ano. Para combatê-lo, os cientistas bolaram uma nova arma: mosquitos transgênicos, prontos para namorar as fêmeas comuns e produzirem filhotes incapazes de chegarem à vida adulta. Saiba mais como a transgenia pode atuar contra a dengue aqui com o Blog do Enem! É conteúdo de genética nas questões de Biologia. E vale como proposta de Tema de Redação também, dentro de Atualidades.

Mosquitos transgênicos

A linhagem OX513A de mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados foi criada em um laboratório da Universidade de Oxford, na Inglaterra, em 2002.  Esta linhagem contém mosquitos praticamente idênticos aos mosquitos "selvagens", exceto por dois genes transgênicos (ou seja, inseridos/modificados pelo homem): um deles faz com que as larvas brilhem sob uma luz especial (para que os cientistas possam identificá-las) e o outro mata os filhotes antes que cheguem a idade adulta e possam se reproduzir. E é neste segundo gene que está o "pulo do gato" desta técnica: quando os mosquitos machos transgênicos se reproduzem com as fêmeas "silvestres", estas produzem filhotes defeituosos que não irão se reproduzir, assim, ao longo do tempo, a espécie tende a se extinguir. Sem vetor, sem transmissão, sem dengue.

Dica 1: Transgênico? Que bicho é esse? Para saber mais sobre os organismos geneticamente modificados, veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e uma divertida aula do professor Paulo Jubilut.

Para produzir os mosquitos transgênicos, os dois genes são injetados em ovos de Aedes aegypti comum. Assim, os ovos chocam e os mosquitos geneticamente modificados nascem (parece simples, mas a tecnologia é avançada e patenteada por uma empresa).

Após vários testes (inclusive no Brasil, no interior da Bahia, onde os mosquitos transgênicos foram soltos, a população de Aedes teve uma redução de mais de 90%), a universidade de Oxford criou uma empresa, a Oxitec, para explorar a tecnologia e produzir mosquitinho geneticamente modificado em larga escala. No Brasil, a Oxitec se instalou em Campinas, São Paulo, e tem uma fábrica capaz de produzir milhares de mosquitos todas as semanas.

Neste dia 30 de abril de 2015, a primeira soltura "comercial" do mosquito foi feita em Piracicaba, no interior de São Paulo. A prefeitura pagou cerca de R$150.000,00 pelo projeto poderá durar dez meses. No primeiro mês serão soltos cerca de 800 mil mosquitos por semana, número que irá diminuir gradualmente.

Por que são soltos apenas mosquitos machos? Os machos de Aedes aegypti não sugam sangue humano, eles são herbívoros e se alimentam apenas de seiva de planta. Somente a fêmea suga sangue, pois este nutritivo alimento ajuda na maturação dos ovos. Por isso, as fêmeas são separadas dos machos durante a produção (com cerca de 0,2% de erro) e mantidas em laboratório – parte é morta e a outra parte é utilizada para produzir novos mosquitos.

Dica 2: Revise a transmissão da dengue e seus sintomas! Para isso veja este super post.

Quais são as desvantagens do método? Sempre que pensamos em transgênicos é preciso ter cuidado. Estudos mostram que as várias variedades de plantas transgênicas (como a soja e o milho) largamente utilizadas têm gerado desequilíbrios ecológicos. Isto poderia ocorrer também com estes mosquitos. No Brasil, o Aedes aegypti é um mosquito exótico (de origem asiática) e virou praga. Portanto sua extinção em nosso país não é um problema por si só. O problema de extingui-lo em nosso país é abrir espaço em seu nicho para outros mosquitos transmissores de diversas doenças ou até mesmo outros que transmitam a dengue – como o Aedes albopictus. Porém, talvez o principal problema do uso desse mosquito seja o preço – nada barato – da utilização dessa técnica e a patente pertencente a uma única empresa. Segundo especialistas, seria muito mais fácil investir mais em pesquisas relativas à vacinas do que em mosquitos transgênicos.

E aí,  conseguiu aprender um pouco mais sobre a dengue? Então, para aprender um pouco mais sobre os mosquitos modificados, veja este vídeo produzido pela Oxitec que explica todo o processo de produção:

Dica 3: Ficou curioso em relação ao mosquito transgênico? Então leia também esta interessante reportagem do site Planeta Sustentável:

Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Propriedades Coligativas – Revisão de Química Enem. Confira!

Posted: 30 Apr 2015 01:53 PM PDT

Propriedades Coligativas – Você está em dia para responder questões sobre Propriedades Coligativas no Enem ou no Vestibular?  Se você parou para pensar um segundo é porque está em dúvida. O melhor a fazer é revisar. Venha com o Blog do Enem. Em dez minutos você recupera o conteúdo que cai em Química no Enem.

propriedades coligativas

Pressão de vapor – Fatores que influenciam a pressão de vapor

São chamadas de propriedades coligativas das soluções aquelas que se relacionam diretamente com o número de partículas de soluto, que se encontram dispersas (dissolvidas) em um determinado solvente.

Na prática, fenômenos como a elevação no ponto de ebulição da água, diminuição do ponto de congelamento da água, diminuição da pressão de vapor dos líquidos, aumento da pressão osmótica (aumento da pressão sanguínea) e outros acontecimentos estão diretamente relacionados não só com a presença, mas com o número de partículas de soluto que está presente em uma determinada quantidade de solvente.

Daremos o nome a esses fenômenos de Tonoscopia, Crioscopia, Ebulioscopia e Osmoscopia. Antes de analisar tais fenômenos, temos que levar em conta o comportamento das soluções iônicas e moleculares.

Soluções Moleculares

Observe o processo:

1mol de C6H12O6 → 1mol de C6H12O6

Quando dissolvemos 1mol de glicose, por exemplo, estamos diluindo 6,02.1023 partículas. Após a diluição temos um total de 6,02.1023 partículas, isto é, o mesmo número inicial. Então, quando estamos trabalhando com um soluto molecular, o número de total de partículas presentes na solução é o número de partículas adicionado.

Soluções Iônicas

Quando a solução é de natureza iônica, devemos considerar outro acontecimento além da diluição, a dissociação. Observe:

H2SO4 2H+ + SO4-2

Quando dissolvemos 1mol de ácido sulfúrico, o mesmo sofre dissociação produzindo 2mols de H+ e mol de SO4-2, isto é, 3mols de partículas (íons). Esses íons criam uma certa interação com as moléculas de água, influenciando em algumas propriedades e fenômenos físicos.

Obs.: devemos levar em consideração o grau de ionização da substância.

Exemplo: Aℓ2(SO4)3 α = 50%

Isso quer dizer que, ao dissolvermos 1mol de sulfato de alumínio Aℓ2(SO4)3 em água, apenas 0,5 mol desse sal sofrerá dissociação, restando 0,5 mol de partículas não dissociadas que devemos considerar.

Aℓ2(SO4)3 → 2Aℓ+3 + 3SO4-2

Pressão de Vapor

A pressão de vapor é a pressão que os vapores de uma substância exercem a uma determinada temperatura em um equilíbrio entre as fases líquido e vapor.

Considere dois frascos, um deles contendo água e outro álcool. Ambos os frascos contém o mesmo volume de líquido e estão à mesma temperatura. Com o auxílio de um manômetro verifica-se que, após algum tempo, a pressão no interior no frasco contendo álcool é maior, em relação à pressão no interior no frasco contendo água. Conclui-se que há uma maior formação de vapores no frasco contendo álcool, logo este é um líquido mais volátil.

Quanto mais volátil uma substância, maior a sua pressão de vapor.

Pressão de Vapor  X  Temperatura

Quando se aquece um líquido, a quantidade de vapor tende a aumentar conforme o tempo (cada substância se comporta de maneira distinta), o que fará com que aumente a pressão de vapor. É o que podemos observar no seguinte gráfico.

Química Enem

No momento em que um determinado líquido entra em ebulição, ele acabou de igualar sua pressão de vapor com a pressão atmosférica. Considerando que em regiões de maior altitude a pressão atmosférica é menor, o ponto de ebulição do líquido será menor, logo sua pressão de vapor diminuirá.

Pressão de vapor = Pressão atmosférica = Ponto de ebulição

Nível do mar = 1 atm = água PE 100º C 

Monte Everest = 0,32 atm = água PE 71º C

Diagrama das Fases

Esse gráfico deixa claro que a temperatura e a pressão influenciam diretamente no ponto de ebulição de um líquido (água, por exemplo) e que a uma determinada temperatura e pressão específica ocorre o ponto triplo, onde as três fases (sólido, líquido e gasoso) coexistem.

Diagrama das fases

Química Enem

Tonoscopia

A pressão de vapor de um solvente puro será sempre maior do que a pressão de vapor dele em solução.

Estuda a diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não volátil.

Ebulioscopia

Em relação ao ponto de ebulição de uma solução, é possível afirmar que ele sempre será maior que o ponto de ebulição do solvente puro.

Quanto maior a quantidade de partículas dispersa em uma solução, maior será o seu ponto de ebulição.

Ebulioscopia é o estudo do aumento do ponto de ebulição de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não-volátil.

Química Enem

Neste conjunto de soluções podemos concluir que a ordem crescente do ponto de ebulição é: IV < II < I < III

Dicas do Blog do Enem!

Dica 1 – Revise sobre o Processo de Separação de Misturas. Veja aqui com mais esta aula de Química Enem e fique preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Dica 2 – Para garantir sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio, revise aqui Misturas, Substâncias Puras e suas classificações nesta aula de Química Enem.
Dica 3 – O Exame Nacional do Ensino Médio cobra questões avançadas de Química. Quem acerta, sai na frente!  Revise aqui Geometria e Polaridade Molecular nesta aula de Química Enem.

Saiba mais sobre Propriedades Coligativas nesta aula do canal Aulalivre .net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=rsUVHKFWW78]

Desafios para você resolver e compartilhar a resposta!

Questão 1 – Ao se cozinhar alimentos em panela de pressão, a temperatura atingida pela água é superior a 100ºC, principalmente porque:

a) as substâncias dissolvidas na água aumentam o seu ponto de ebulição

b) o vapor excedente é liberado por uma válvula de segurança

c) a pressão a que o líquido está submetido é maior que 1 atm

d) a água apresenta menor pressão de vapor nessas condições

e) outros líquidos liberados durante o processo elevam a pressão de vapor do sistema.

 Questão 2 – Foi observado que o cozimento de meio quilo de batatas em 1 litro de água é mais rápido se adicionarmos 200 gramas de sal à água de cozimento. Considere as seguintes possíveis explicações para o fato:

1 – a adição de sal provoca um aumento da temperatura de ebulição da água;

2 – a adição de sal provoca um aumento da pressão de vapor da água;

3 – o sal adicionado não altera a temperatura de ebulição da água, mas reage com o amido das batatas.

Está(ão) correta(s) a(s) explicação(ões):

a) 1 apenas

b) 2 apenas

c) 3 apenas

d) 1 e 2 apenas

e) 1, 2 e 3.

Questão 3 – A uma dada temperatura, possui a MENOR pressão de vapor a solução aquosa:

a) 0,1 mol/L de sacarose.

b) 0,2 mol/L de sacarose.

c) 0,1 mol/L de ácido clorídrico.

d) 0,2 mol/L de ácido clorídrico.

e) 0,1 mol/L de hidróxido de sódio.

Questão 4 – Aquecendo água destilada numa panela aberta e num local onde a pressão ambiente é 0,92atm, a temperatura de ebulição da água:

a) será inferior a 100°C

b) depende da rapidez do aquecimento

c) será igual a 100°C

d) é alcançada quando a pressão máxima de vapor saturante for 1atm.

e) será superior a 100°C.

 Questão 5 – Em um mesmo local, a pressão de vapor de todas as substâncias puras líquidas:

a) tem o mesmo valor à mesma temperatura.

b) tem o mesmo valor nos respectivos pontos de ebulição.

c) tem o mesmo valor nos respectivos pontos de congelação.

d) aumenta com o aumento do volume do líquido presente, à temperatura constante.

e) diminui com o aumento do volume de líquido presente, à temperatura constante.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

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Artes Visuais: O curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho

Posted: 30 Apr 2015 11:02 AM PDT

O artista visual é aquele que cria esculturas, pinturas e desenhos para simbolizar o mundo real ou imaginário. Para isso, ele se utiliza de diferentes tipos de materiais como metais, papel, tinta, argila e madeira. Nos dias de hoje, o profissional também faz uso de programas de computador e outras ferramentas para exercer suas atividades.

Artes Visuais

PERFIL DO PROFISSIONAL

O curso de graduação em Artes Visuais oferece duas modalidades de conclusão para seus alunos. Eles podem optar pelo diploma de Bacharel, ou pelo de Licenciado, que permite trabalhar como professor de Artes Visuais. Por isso, a área possui profissionais com dois perfis diferentes.O perfil do bacharel está ligado à difusão da arte e da cultura por meio de diferentes linguagens artísticas como a pintura, a escultura, as multimídias, o desenho, entre outras.

O profissional trabalha como Artista.
Já o estudante que faz a opção pela Licenciatura, ao concluir o curso ele será um Licenciado,  condição legal que permite atuar na área da educação enquanto professor de escolas do ensino infantil, fundamental e médio ou em cursos livres de artes. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Se seguir nos estudos e alcançar a pós-graduação, pode dar aulas no Ensino Superior.

O QUE FAZ O PROFISSIONAL DE ARTES VISUAIS?

Quem se forma no curso de graduação em Artes Visuais pode atuar em diferentes áreas. Há a possibilidade de trabalhar com pintura e desenhos, criando esculturas a partir de diferentes tipos de materiais e fazendo gravuras em superfícies de metal, tecido, pedra ou madeira. Ele também pode expor suas criações em galerias e museus. Além disso, costuma trabalhar com recuperação de obras e restauração de objetos de arte antigos ou que estão se deteriorando.

Atualmente, é muito comum encontrar vagas de planejamento de exposições em museus que demandam artistas para preenchê-las. Outras oportunidades podem ser encontradas em sites e canais de televisão que, geralmente, buscam os artistas para criar animações e ilustrações. Os graduados nos cursos de licenciatura atuam majoritariamente na área do ensino em escolas.

MERCADO DE TRABALHO

Os centros de cultura, museus e organizações envolvidas com a arte passaram a se profissionalizar, abrindo mais oportunidades de trabalho para os artistas. Os graduados da área não são apenas artistas, mas profissionais capazes de trabalhar em museus, galerias e com pesquisa e curadoria de arte. Eles também podem encontrar vagas na televisão, no cinema, no teatro e até na indústria, trabalhando com linhas de produto e estampas.

Os que fizeram o curso de graduação em Artes Visuais na modalidade de Licenciatura encontram mais oportunidades em escolas e nas instituições artísticas e culturais.

O licenciado ainda pode trabalhar coordenando cursos livres, criando programações artísticas e atuando em projetos educativos. Para os bacharéis, os melhores postos de trabalho então no Sudeste e Sul do país.Enquanto os profissionais que trabalham com ensino encontram mais oportunidades no Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Dependendo da área e da região, o salário inicial de um artista visual varia entre R$ 900 e R$ 2 mil. Vale lembrar que muitos artistas têm seus ateliês, o que faz com que os preços das obras variem de acordo com a técnica e experiência no mercado.

DICAS DO BLOG DO ENEM

Dica 1: Sociologia e Filosofia também caem na prova do Enem. Para garantir uma vaga na universidade, não deixe de ler o resumo dos assuntos mais importantes.

Dica 2: Não sabe como funciona o Sisu? Saiba tudo, pois novas vagas em universidades públicas serão abertas no meio do ano e você pode garantir a sua.

Dica 3: Faça a revisão gratuita de esquistossomose e mande bem na prova de Biologia do Enem.

Post escrito por Daniela Yumi.  Formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Como todo mundo, teve muitas dúvidas na escolha da profissão. Atualmente, trabalha como redatora freelancer. LinkedIn: br.linkedin.com/daniela-yumi-fujiwara/58/424/a38/pt

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Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica – Revisão de Física Enem.

Posted: 29 Apr 2015 05:28 PM PDT

Potencial elétrico e energia potencial elétrica. - Você lembra certinho para mandar bem nas questões de Física no Enem? Se ficou em dúvida, é porque precisa mesmo dar uma revisada. Vamos lá!

energia potencial elétrica

Energia potencial elétrica

Quando colocamos uma carga q em um campo elétrico, esta carga sofre a ação de uma força, que é capaz então de realizar trabalho sobre esta carga, ou seja, é capaz de movimentar esta carga. Isto significa que ocorre um armazenamento de energia, que chamamos de energia potencial elétrica.

Uma carga q na presença de outra carga Q, que se encontra a uma distância d, armazena uma energia potencial elétrica Ep, que podemos calcular pela seguinte equação:

aula16_fig002.tif

onde Ep é medida, no SI, em joules (J).

Trabalho de uma força elétrica

Para deslocar uma carga entre dois pontos, um a uma distância d1 e outro a uma distância d2 de uma carga Q, é realizado um trabalho τ que será a diferença entre as energias potenciais em cada ponto.

aula16_fig003.tif

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É importante lembrar que quando a carga elétrica se desloca entre dois pontos que têm o mesmo valor de energia potencial elétrica, o trabalho é zero. Isso ocorre quando movemos a carga q em uma trajetória circular em torno da carga Q.

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Potencial elétrico

Define-se o potencial elétrico (V) de um ponto do espaço como a quantidade de energia potencial elétrica por unidade de carga colocada nesse ponto:

aula16_fig006.tif

No SI, o potencial elétrico é medido em volts (V), onde 1 V = 1J/C.

Podemos agora usar esta equação, e a que vimos anteriormente, para o cálculo do trabalho, e então podemos calcular o trabalho também pela seguinte equação:

aula16_fig007.tif

A parte que se encontra entre parênteses na equação acima é o que chamamos de diferença de potência, ddp, tensão elétrica ou, ainda, voltagem. Representamos a ddp entre dois pontos 1 e 2 por U12.

aula16_fig008.tif

Se usarmos as equações da energia potencial elétrica mostradas inicialmente, junto com equação da definição de potencial elétrico, podemos calcular o potencial elétrico gerado por uma carga puntiforme q, a uma distância d da carga:

aula16_fig009.tif

Saiba mais sobre Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica nesta aula do canal Fabrisfisica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver e compartilhar as respostas.

Questão 1 – (FUVEST-SP) Um sistema formado por três cargas puntiformes iguais, colocadas em repouso nos vértices de um triângulo equilátero, tem energia potencial eletrostática igual a U. Substitui-se uma das cargas por outra, na mesma posição, mas com o dobro do valor. A energia potencial eletrostática do novo sistema será igual a:

a)

b)

c)

d)

e)

Dica 1 – Revise tudo sobre Campo elétrico e sua relação com a Força Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/campo-eletrico-forca-eletrica-fisica-enem/

Questão 2  – (Mackenzie-SP) Uma partícula P com 30 g e carregada eletricamente com 10 μC é abandonada a 2 m de distância de um corpúsculo Q, carregado com 2mC. Desprezando as ações gravitacionais e adotando K = 9.109 N.m²/C², a velocidade de P, quando estiver a 5 m de Q, será:

a) 40 m/s

b) 50 m/s

c) 60 m/s

d) 70 m/s

e) 80 m/s

Dica 2 – Relembre tudo sobre A Força Elétrica e a Lei de Coulomb em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando – http://blogdoenem.com.br/forca-eletrica-e-lei-de-coulomb-fisica-enem/

Questão 3 – (Mackenzie-SP) Na figura, Q = 20 μC e q = 1,5 μC são cargas puntiformes no vácuo (K = 9.109 N.m2/C2). O trabalho realizado pela força elétrica para levar a carga q do ponto A para o b é:

aula16_fig012.tif

a) 5,4 J

b) 4,5 J

c) 3,6 J

d) 2,7 J

e) 1,8 J

Dica 3 – Relembre tudo sobre os Princípios da Eletrostática e os Processos de Eletrização em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/principios-eletrostatica-fisica-enem/

Questão 4 – (Vunesp-SP) Uma gotícula de óleo com massa m e carga elétrica q atravessa, sem sofrer qualquer deflexão, toda a região entre as placas paralelas e horizontais de um capacitor polarizado, como mostra a figura.

aula16_fig013.tif

Se a distância entre as placas é L, a diferença de potencial entre as placas é V e a aceleração da gravidade é g, é necessário que q/m seja dada por:

a)

b)

c)

d)

e)

Questão 5 – (Ufla-MG) Duas cargas elétricas puntiformes Q de mesmo valor absoluto e sinais contrários são fixadas nas extremidades de um segmento horizontal AB, de comprimento r. Com relação ao potencial eletrostático resultante gerado por essas cargas, pode-se dizer:

a) é nulo apenas no ponto médio do segmento AB.

b) é nulo nas proximidades da carga elétrica +Q.

c) é nulo nas proximidades da carga elétrica -Q.

d) é nulo em qualquer ponto contido num plano perpendicular ao segmento AB, que o intercepta no ponto médio.

e) é nulo somente no infinito.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! 

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Taxa de Mortalidade Infantil – Revisão de Geografia e Ciências Humanas para o Enem.

Posted: 29 Apr 2015 11:31 AM PDT

O subdesenvolvimento atinge um grande conjunto de países. Estes sofrem com problemas sociais e econômicos mesmo possuindo características distintas quando comparamos suas realidades. Quando estudamos as características do mundo subdesenvolvido, ou seja, dos países menos favorecidos economicamente, analisamos os chamados indicadores socioeconômicos. Dentre esses indicadores vamos estudar a Taxa de mortalidade infantil. Mas o que é isso?

Descrição de Taxa de mortalidade infantil:  indica o número de crianças que morrem antes de completar um ano de idade. Salientando que essa taxa é analisada dentro de um grupo de 1000 crianças nascidas vivas. Quando comparamos esse índice entre países ricos e pobres, notamos que a taxa de mortalidade infantil é inúmeras vezes maior em países subdesenvolvidos, e nos países ditos ricos, ela é praticamente nula. Figura 1- Bebês que nascem com baixo peso.

 

taxa de mortalidade infantil

Os principais motivos (vilões) da Taxa de mortalidade infantil:

Os motivos pelos quais são avaliadas as condições da mortalidade infantil são vários, pois através da análise desses dados é possível perceber e comprovar a ineficácia dos serviços públicos e básicos que a população deveria receber, ter acesso, e, no entanto deixam a desejar nos países pobres, eis alguns deles:

A fome/ pobreza- Fome e pobreza andam juntas, e infelizmente não engrossam nenhuma taxa positiva nos países subdesenvolvidos, ao contrário, são sempre acompanhadas de índices que são tristemente altos envolvendo crianças e a população mais carente. Milhares de pessoas enfrentam a fome, passam dias sem uma refeição "decente" levando-as a morte. Pergunto a você, como uma mãe que não se alimenta pode amamentar seu filho? A consequência disto são crianças desnutridas e que não conseguem atingir o peso ideal.

mortalidade-infantil-2

Figura 2- Retratando a fome no mundo.

Desnutrição- É provocado pela falta de alimentos, ou leite materno. Principalmente na etapa mais importante da vida da criança, ou seja, até um ano de idade, ela necessita não só de cuidados, mas de alimentação adequada e do leite materno. No entanto as mulheres que não conseguem proporcionar isso aos filhos, acabam enfrentando esse problema seríssimo. Figura 3- Crianças Desnutridas.

Taxa de Mortalidade Infantil - Geografia

 

Condições de saúde da gestante e consequentemente da criança – a saúde materna é de fundamental importância para que a criança tenha condições de nascer bem, com um peso adequado e sobreviver. O pré- natal realizado em muitos países é um aliado, pois ele reduz riscos na gravidez, porém nem todas as mulheres têm acesso.

Falta de vacinação – as vacinas administradas nas crianças ao nascer e no decorrer do seu primeiro ano de vida são importantíssimas, pois a imunização é um procedimento que visa à iminência dessas crianças serem contaminadas. Afinal as condições de saúde e socioeconômicas em que vivem, muitas vezes não favorecem como falta de higiene, tratamento de esgoto e água encanada, deixando essas crianças vulneráveis, portanto as campanhas de vacinação são imprescindíveis.

Compare os dados e perceba a diferença entre os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos. É uma diferença gritante não é mesmo?

Taxa de Mortalidade Infantil - Geografia

Figura 4: Gráfico da Taxa de mortalidade infantil (2010)

Podemos agrupar os continentes que mais apresentam fatores que contribuem para o aumento da taxa de mortalidade, são eles: América Latina, África, e Ásia. Isso acontece até mesmo pelo histórico de colonização de cada continente e as condições sociais atuais.

Assista agora a esse vídeo sobre a mortalidade infantil, onde mostra a vontade de países em reduzir esse problema tão agravante e compara a taxa de algumas regiões do Brasil. Acesse:

Dica doBlog do Enem- O planeta Terra faz um movimento, o qual ela gira em torno do seu próprio eixo. Você lembra como se define esse movimento? E a sua consequência? Então não perca esta aula de geografia. Cai no Enem e vestibulares.

Vamos resolver mais uma questão de vestibular? Exercite e você só tem a ganhar! Agora é com você!

(Geografia – FATEC) Enquanto países europeus como a Bélgica e a Suíça apresentam taxas de mortalidade infantil inferiores a 5 por mil, países como Serra Leoa, Angola e Somália, na África, apresentam taxas de mortalidade infantil acima de 100 por mil.

A comparação entre essas taxas nos revela que:

a) As condições climáticas temperadas são mais favoráveis à vida humana que as tropicais.
b) Países de povoamento muito antigo tiveram mais condições de superar os problemas demográficos que os países novos.
c) Os efeitos dos avanços alimentares e médico sanitário não atingem de forma semelhante os vários países do mundo.
d) Apesar das diferenças na mortalidade infantil, a  expectativa de vida aumenta na mesma proporção  nos dois grupos de países.
e) As taxas de mortalidade mais elevadas tornam a estrutura da população dos países africanos semelhante à dos países europeus.

Resposta correta letra C.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

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