sexta-feira, 8 de maio de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Dengue – Transmissão, sintomas, prevenção e tratamento. Revisão de Biologia Enem.

Posted: 07 May 2015 01:48 PM PDT

Só nos quatro primeiros meses de 2015 foram notificados 460 mil casos de dengue ao Ministério da Saúde. Estes números equivalem a um aumento de aproximadamente 240% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados assustadores preocupam a população e as autoridades, que veem as emergências de hospitais e postos de saúde lotados com novos casos da doença a cada dia.

Você conhece os sintomas da dengue? Sabe como a dengue é transmitida e como pode ser prevenida? Então fique ligado(a) neste post, pois além de ser uma questão de cidadania, saber um pouco mais sobre a dengue pode te ajudar no Enem e nos vestibulares!

Agente causador da dengue: A dengue é causada por vírus da família dos arbovírus. Existem 4 cepas diferentes do vírus da dengue que estão em circulação em áreas tropicais, como o Brasil.

Transmissão da dengue

A dengue é transmitida através de um vetor bem conhecido – o mosquito Aedes aegypti. Na verdade, quem pica os seres humanos e transmite a dengue são as fêmeas desses mosquitos que necessitam do sangue (alimento altamente nutritivo) para conseguirem colocar seus ovos. Os machos são herbívoros e sugam seiva de planta para se alimentarem. O mosquito da dengue é um animal pequeno, com cerca de 1 cm. Em geral, apresenta coloração preta ou marrom escuro com manchas brancas ao longo do corpo e das patas.

Este mosquito possui hábitos crepusculares, picando em geral no início da manhã e no início da noite. Para que ocorra a transmissão, é necessário que uma fêmea de Aedes aegypti pique uma pessoa infectada e ingira os vírus presentes no sangue do doente. Ao picar outra pessoa, a fêmea injeta um pouco de saliva anestésica e, com ela, alguns vírus. O mosquito Aedes pode também transmitir febre amarela.

Dengue - Mosquito e sua larva

Dica 1: Você não lembra de nada sobre a estrutura dos vírus? Então, antes de continuar estudando a dengue, que tal dar uma revisada na estrutura e nos ciclos vitais dos vírus? Para isso, veja este post, com aula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Santos.

Sintomas da dengue

A dengue é uma doença grave que pode matar. A dengue clássica (forma mais tradicional da doença) geralmente começa a apresentar sintomas após três dias da picada. Em geral, os sintomas duram entre cinco e seis dias. Os principais sintomas da dengue são: febre alta de início súbito, fortes dores de cabeça (principalmente atrás dos olhos), muitas dores nos ossos e articulações, manchas pelo corpo, vômitos e náuseas.

A dengue hemorrágica geralmente acomete pessoas que estão sendo infectadas pela 2ª ou 3ª vez pelos diferentes vírus da dengue. A dengue hemorrágica possui os mesmos sintomas iniciais da dengue clássica, porém evolui rapidamente para sintomas mais graves que incluem sangramentos nas mucosas (boca e gengivas, por exemplo), dificuldades respiratórias, confusão mental, sede excessiva e perda de consciência. A dengue hemorrágica leva cerca de 5% dos pacientes à morte.

Veja no infográfico a seguir, retirado do site G1.globo.com, os principais sintomas dos dois tipos de dengue:

Sintomas da dengue

Tratamento da dengue

Não há tratamento específico para a dengue. Como é causada por um vírus, não há antibióticos para combatê-la. Assim, o tratamento da dengue é sintomático, ou seja, trata-se os sintomas para fortalecer o paciente.

Prevenção da dengue

Não há vacina contra a dengue. Por tal motivo, a melhor maneira de se prevenir a dengue é combatendo o vetor. Para isso, é necessário bloquear o ciclo reprodutivo do mosquito. A fêmea do mosquito da dengue costuma colocar ovos próximos a água limpa e parada. A fêmea não coloca os ovos dentro da água e sim próximos a ela, esperando que o nível de água suba. Os ovos podem ficar inertes por meses até que a água encoste neles e estimule seu desenvolvimento. Os mosquitos Aedes aegypti são altamente adaptados ao ambiente humano. Por tal motivo é de suma importância evitar deixar água parada em recipientes que possam servir de criadouros de larvas.

A dengue sempre existiu no Brasil?

Não. A dengue provavelmente foi trazida para o Brasil dentro dos navios que traziam escravos da África, no período colonial.

E aí, curtiu o resumo? Beleza! Agora, para finalizar a sua revisão, veja este excelente vídeo do Dr. Dráuzio Varella que ensina como reconhecer os sintomas da dengue:

Dicas do Blog do Enem:

1 – Temos um post dedicado especialmente à Aids e ao HIV! Têm vídeos com explicações do Dr. Dráuzio Varella e dicas da professora Juliana Santos.

2 – Você sabe o que são Mosquitos Transgênicos? É a nova arma de combate à dengue, confira a informação!

Agora, que tal testar seus conhecimentos sobre a Dengue?

(Uel) Dengue é uma doença limitada a certas áreas geográficas. Essa limitação deve-se

a) ao fato de a doença não ser contagiosa.
b) à falta de combate adequado ao transmissor.
c) à distribuição geográfica do inseto transmissor.
d) à inexistência do agente patogênico em regiões tropicais.
e) à ausência de alimento para o agente patogênico em certos ambientes.

Resposta: C

(UNB) A dona-de-casa deve encher os latões de ferro e a caixa d’água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho – e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo: na casa de todas as famílias dos dois conjuntos, a água parada nos baldes – sem qualquer proteção para evitar que seja contaminada – transforma-se em piscina para o ‘Aedes aegypti’, que já infectou dezessete pessoas da comunidade desde janeiro.

Falta água e sobra dengue no Guará II. In: “Correio Braziliense”, 19/05/99 (com adaptações)

Acerca do assunto desenvolvido no texto, julgue os seguintes itens.

( ) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo causar a morte.
( ) O simples contato do ‘Aedes aegypti’ com a água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial transmissora de dengue.
( ) Para “evitar que seja contaminada” pelo ‘Aedes aegypti’ a água estocada nos recipientes referidos no texto, é suficiente fervê-la antes da estocagem.
( ) O homem é hospedeiro intermediário no ciclo do ‘Aedes aegypti’.

Resposta:V F F F

(PUC-RIO) A dengue continua sendo um problema de saúde pública para o Estado do Rio de Janeiro. Assim, conhecendo-se o causador da dengue e seu vetor, podemos usar como medidas profiláticas a:

a) vacinação em massa da população contra a bactéria causadora dessa doença.
b) exterminação de ratos vetores do vírus causador dessa doença.
c) eliminação dos insetos vetores da bactéria causadora dessa doença.
d) eliminação dos insetos vetores do vírus causador dessa doença.
e) distribuição de antibióticos contra a bactéria causadora dessa doença.

Resposta: D.

Dica 3: Você não sabe a diferença entre soros e vacinas? Então veja este super post com dicas para você se dar bem nas questões de Biologia do Enem.

Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Evelyn dos Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia

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Enem e a Literatura – O texto literário e o texto não-literário. Veja as diferenças. Cai no Enem!

Posted: 07 May 2015 01:00 PM PDT

Para o Enem, hoje temos a estreia de mais um professor para você se sair bem na prova deste ano, galera! O professor Gustavo Machado, que dá aula de Literatura em cursinhos pré-vestibulares de Florianópolis – SC, preparou uma aula bem bacana sobre a diferença entre o texto literário e não-literário. Fique com a gente durante todo o ano e aprenda tudinho sobre essa importante matéria para sua prova!

O Enem sempre exigiu dos alunos a compreensão e a interpretação de textos literários e não literários na prova de Linguagem e suas tecnologias. Você, durante a prova, terá de responder questões acerca de um determinado texto embasando-se na leitura sistemática dele, com cautela e atenção. Para isso, é preciso que se compreenda o processo de formação desse texto, bem como sua estrutura para facilitar seu trabalho na hora de responder a questão e tirar nota 1000 no Enem!

Conforme as edições passadas, o Enem promete trazer textos da Literatura (principalmente da brasileira) associados à temas da atualidade em forma de notícias publicadas em jornais, revistas ou sites. Mas como saber o que é um texto literário ou não? Uma notícia de jornal é um texto literário?

texto literário

Vamos lá: O texto literário tem um cuidado com a seleção de palavras na busca pela expressão da criatividade, ou seja, propõe uma nova maneira de ver o mundo sem estar apegado necessariamente à realidade que nos limita. No Enem, vamos encontrar questões de literatura que usam textos literários e, para que você consiga respondê-las com êxito, é preciso que se compreenda o contexto gerador de tal produção. E é aí – no contexto – que encontramos uma diferença gritante entre o texto literário e o não literário.

No literário, há uma produção textual gerada pelo contexto social e histórico, mas dentro de uma reflexão criativa das ideias prévias do autor, isto é, o autor pode escrever de várias formas uma mesma coisa – a poesia, por exemplo. Ao contrário disso, o texto não-literário demonstra ao leitor a realidade sempre da mesma forma em que ela se mostra para nós, sem que tenha o toque do autor – a redação do Enem deve ser um texto não-literário.

Como outros exemplos de textos não-literário, para o Enem, temos as notícias de jornais, as quais apenas relatam acontecimentos com objetividade e procura pela maior quantidade de informações. Veja na aula abaixo, do canal EuNoEnem, uma breve síntese do que são o texto literário e não-literário.

Sabemos que a prova do Enem será redigida em um texto não literário, pois sua função, ali, é passar a você as informações necessárias para a compreensão da prova, dizendo dela algo "resolvível", ok galera? Em síntese, temos as seguintes definições:

– Texto literário no Enem: aquele que expressa de alguma maneira o pensamento do autor de forma reflexiva e não necessariamente de acordo com a realidade. Oferece ao autor uma maior liberdade na hora da escrita, podendo ele dar o destino que bem entender ao enredo, permitindo várias leituras. (ex.: Contos, romances, poemas)

– Texto não-literário no Enem: o objetivo maior deste tipo de texto é passar ao leitor informações. Portanto, o autor deve ser imparcial e objetivo no jeito de escrever, oferecendo apenas uma interpretação daquilo que está sendo dito. (ex.: notícias e livros didáticos)

 Assim, sendo objetivo e não literário, vamos te ajudar a resolver a prova do Enem caracterizando os textos para que você possa interpretá-los de forma fácil e bem certinho. Este é o ponto de partida de nossa jornada rumo a uma vaga na tão sonhada Universidade. Estamos juntos nesse desafio, galera, e é com esforço e muito estudo que se alcança o destino!

Para você testar seus conhecimentos sobre a aula de hoje, tente resolver os seguintes exercícios. Fique ligado com o Blog do Enem e seja nosso aluno nota 1000 no Enem!

Dica do Blog: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

EXERCÍCIOS:

Leia os fragmentos abaixo para responder às questões que seguem:

TEXTO I

O açúcar

O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.

Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.

Em lugares distantes, onde não há hospital
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem de fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.

Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
fonte: “O açúcar” (Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980, pp.227-228)

TEXTO II
A cana-de-açúcar

Originária da Ásia, a cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. A região que durante séculos foi a grande produtora de cana-de-açúcar no Brasil é a Zona da Mata nordestina, onde os férteis solos de massapé, lém da menor distância em relação ao mercado europeu, propiciaram condições favoráveis a esse cultivo. Atualmente, o maior produtor nacional de cana-de-açúcar é São Paulo, seguido de Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de produzir o açúcar, que em parte é exportado e em parte abastece o mercado interno, a cana serve também para a produção de álcool, importante nos dias atuais como fonte de energia e de bebidas. A imensa expansão dos canaviais no Brasil, especialmente em São Paulo, está ligada ao uso do álcool como combustível.
(Comentários sobre os textos: “O açúcar” e “A cana-de-açúcar” )

1)Para que um texto seja literário:

a)basta somente a correção gramatical; isto é, a expressão verbal segundo as leis lógicas ou naturais.
b)deve prescindir daquilo que não tenha correspondência na realidade palpável e externa.
c)deve fugir do inexato, daquilo que confunda a capacidade de compreensão do leitor.
d)deve assemelhar-se a uma ação de desnudamento. O escritor revela ao escrever, revela o mundo, e em especial o Homem, aos outros homens.
e)deve revelar diretamente as coisas do mundo: sentimentos, idéias, ações.

2)Sobre o textos I e II, só é possível afirmar que:

I. O texto I é literário também pela forma com que se apresenta.
II. O texto II poderia ser literário pela forma.
III. Pela pluralidade significativa da linguagem, só é possível afirmar que o literário é o texto II.

Está(ao) correta(s) apenas

a)a I e a II
b)a II e a III
c)a I e a III
d)apenas a II
e)Todas estão corretas

3)Ainda com relação ao textos I e II, assinale a opção incorreta

a) No texto I, em lugar de apenas informar sobre o real, ou de produzi-lo, a expressão literária é utilizada principalmente como um meio de refletir e recriar a realidade.
b) No texto II, de expressão não-literária, o autor informa o leitor sobre a origem da cana-de-açúcar, os lugares onde é produzida, como teve início seu cultivo no Brasil, etc.
c) O texto I parte de uma palavra do domínio comum – açúcar – e vai ampliando seu potencial significativo, explorando recursos formais para estabelecer um paralelo entre o açúcar – branco, doce, puro – e a vida do trabalhador que o produz – dura, amarga, triste.
d) O texto I, a expressão literária desconstrói hábitos de linguagem, baseando sua recriação no aproveitamento de novas formas de dizer.
e)O texto II não é literário porque, diferentemente do literário, parte de um aspecto da realidade, e não da imaginação.

RESPOSTAS:

1) D – Esta alternativa está correta, pois ela remete ao caráter reflexivo do autor de um texto literário, ao passo em que ele revela a às pessoas o "seu mundo" de maneira peculiar.

2) A – A I e a II estão corretas, no entanto, a III fala justamente o contrário do esperado: o texto literário é o I e o não-literário o II.

3) E – o texto I também fala da realidade, mas com um cunho diferente do texto II. No primeiro há uma colocação diferenciada por parte do autor em que o objetivo não é unicamente passar informação, existem outros "motivadores" por trás desta escrita.

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Mitocôndria e Respiração Celular – Revisão de Biologia Enem. Confira!

Posted: 06 May 2015 07:55 PM PDT

Mitocôndria e Respiração Celular. Você tem estes conteúdos ‘na ponta da língua’? E do Ciclo de Krebs, de ADP e da ATP, você se recorda? São conteúdos clássicos de Biologia, e que sempre estão nas questões mais difíceis nas provas do Enem e do Vestibular. Então, vamos revisar?

Mitocôndria – As Micotôndrias são organelas membranosa originadas a partir do processo de endossimbiose, entre um eucarionte ancestral e um procarionte aeróbio. Estão presentes em células eucariontes como protozoários, fungos, plantas, animais. A Mitocôndria realiza autoduplicação, dependendo da necessidade energética da célula. As mitocôndrias das células de um indivíduo, são sempre de origem materna. A estrutura da Mitocôndria é formada por:

– Membrana externa.

– Membrana interna.

– Matriz mitocondrial, apresentando DNA, RNA, ribossomos, proteínas.

– cristas mitocondriais, dobras na membrana interna.

mitocôndria Enem

Função das Mitocôndrias: realizar respiração celular, produzindo ATP (que fornece energia para a célula).

Quantidade é variável dependendo da demanda energética da célula. Células musculares apresentam grande quantidade de mitocôndrias tendo em vista seu consumo energético.

Respiração celular (respiração aeróbica)

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Processo onde ocorre degradação do açúcar (glicose) em ATP: Faz parte do metabolismo de degradação de substâncias, o catabolismo. Ocorre fora e dentro da mitocôndria. Todos os seres vivos fazem respiração, aeróbica ou anaeróbica. A quebra da glicose ocorre para gerar ATP. Em organismos sem mitocôndria como bactéria, a respiração ocorre numa estrutura chamada mesossomo. Esse processo usa: glicose, oxigênio. E produz: ATP, gás carbônico, água.

Etapas da Respiração Celular: A respiração celular é dividida em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

a) Glicólise

Ocorre no citoplasma (hialoplasma) celular.

Nessa etapa ocorre a quebra de 1 molécula de glicose em 2 moléculas de piruvato (ácido pirúvico). Libera H+ que é captura por aceptores de hidrogênio (NAD) formando 2 NADH2. Produz 4 moléculas de ATP. A quebra da glicose consome 2 ATP, gerando um saldo energético de 2 ATP. É a única etapa da respiração que consome ATP.

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b) Ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico)

O Ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial. Cada ácido pirúvico combina-se com a coenzima A, formando acetil-coenzima A, entrando no ciclo. Durante o processo alguns intermediários são formados: acetil-coenzima A é convertido em ácido cítrico; o ácido cítrico é convertido em ácido oxalacético; ácido oxalacético é convertido em ácido cítrico novamente com a incorporação de outro acetil-coenzima A.

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Durante essas conversões são liberados por molécula de glicose, ou seja, 2 piruvatos: 6 NADH2, 2 FADH2, 2 CO2, 2 ATP. Gera um saldo energético de 2 ATP.

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c) Cadeia respiratória

Ocorre nas cristas mitocondriais. Os 8 NADH2 e os 2 FADH2, formados nas etapas anteriores, entram na cadeia respiratória. Esses H+ capturados são extremamente energéticos.

Nas cristas mitocondriais existem proteínas chamadas citocromos que capturam esses H+ e liberam sua energia gradativamente, armazenando-a. A medida que a energia vai sendo liberada, vão sendo formados ATP, ligando fosfato no ADP. A energia é armazenada no ATP.

O processo de união do fosfato com ADP é chamado fosforilação oxidativa. Ao final, o H+ não possui mais energia a ser aproveitada, então combina-se com o oxigênio, aceptor final de hidrogênio, formando água e sendo eliminado.  O Saldo Energético é de 34 ATP.

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O  saldo energético total, por molécula de glicose, é de: 2 ATP na glicólise + 2 TP no ciclo de Krebs, + 34 ATP na cadeia respiratória, gerando 38 ATP ao final do processo.

Podem entrar nessa rota energética açúcares, lipídios e proteínas. Vitaminas e ácidos nucleicos não participam desse processo. Quando o suprimento de oxigênio não é eficientez na célula, a mitocôndria para de trabalhar. Ocorre então um processo chamado respiração anaeróbica (ou fermentação).

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Respiração anaeróbica (fermentação)

Degradação parcial da glicose, em função da falta de oxigênio. Muita energia ainda fica armazenada nos compostos. Esse processo resume-se apenas à glicólise.

É produzido 4 ATP com o consume de 2 ATP. O saldo energético da fermentação é 2 ATP, porém produzidos de forma extremamente rápida. Existem 2 tipos de fermentação: alcoólica e lática.

a) Fermentação alcoólica

O subproduto do processo é o álcool etanol. É realizada por bactéria e fungos do gênero Saccharomycescerevisiae. O processo é utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas. Quando o açúcar da uva, cana-de-açúcar, cevada é fermentado produz-se, respectivamente, vinho, cachaça, cerveja. O que muda é o carboidrato que será substrato da fermentação.

Biologia Enem

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b) Fermentação lática

O subproduto é o ácido lático. Bactérias do gênero Lactobacillus, quando fermenta o açúcar do leite (lactose) e produz-se iogurte, coalhada, manteiga.

Também ocorre em animais, como na musculatura do ser humano. Quando a musculatura faz fermentação, produz ácido lático. Com o tempo esse ácido acumula-se no músculo podendo gerar fadiga muscular, se continuar por um período maior, pode causar cãibras.

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Dicas de Biologia do Blog do Enem: Revise Organelas aqui nesta aula sobre Lisossomo, Vacúolos e Centríolos.  E, Revise sobre Ribossomo, Retículo e Complexo de Golgi  aqui nesta aula de Revisão Enem.

Saiba mais sobre Mitocôndria e respiração celular nesta excelente aula  do canal Descomplica, que está disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios. Veja os exercícios depois do vídeo, e resolva para não esquecer mais o conteúdo de Mitocôndria e Respiração Celular!

Desafios para você resolver e compartilhar.

Questão 1 – (UFGD) As últimas Olimpíadas ficaram marcadas pelos sucessivos recordes alcançados em todas as áreas. O aumento gradativo do rendimento dos atletas mostrou claramente maior preparo físico. O sucesso deles está ligado à ciência e à tecnologia, que têm sido importantes aliadas na obtenção de melhores desempenhos. Fisiologistas esportivos num centro de treinamento olímpico monitoram os atletas para determinar a partir de que ponto seus músculos entram em processo de fadiga muscular. Eles fazem essa análise sob condições _______ e investigando o aumento, nos músculos, de _______. Assinale a alternativa que apresenta, pela ordem, informações adequadas para o preenchimento das lacunas.

a) aeróbicas e ácido láctico.

b) anaeróbicas e ácido acético.

c) anaeróbicas e ATP.

d) aeróbicas e ATP.

e) aneróbicas e ácido láctico.

Questão 2

(UEMS) A glicólise e o ciclo de Krebs funcionam em nosso corpo como uma encruzilhada metabólica, possibilitando que nossas células convertam algumas moléculas em outras à medida que o nosso corpo tenha necessidade. Em que locais ocorrem a glicólise e o ciclo de Krebs, respectivamente?

a) Nos cloroplastos e mitocôndria.

b) No citosol e no interior da mitocôndria.

c) No retículo endoplasmático e na mitocôndria.

d) No interior da mitocôndria.

e) No citosol e no cloroplasto.

Questão 3

Alguns processos industriais resultam da atividade fermentativa de microrganismos. Com relação a esse processo biológico, é incorreto afirmar que:

a) Na produção de iogurte, coalhadas e queijo, a lactose é fermentada por microrganismos, originando o ácido lático.

b) Na produção de vinhos, as leveduras presentes nas cascas das frutas convertem a glicose e a frutose em etanol.

c) Na produção do álcool etílico, utilizado como combustível, os açúcares da cana-de-açúcar são fermentados aerobicamente.

d) Na produção de pães, a fermentação do amido presente no trigo produz etanol e libera CO2, o que faz a massa crescer.

Questão 4

(PUC-RIO) O fermento biológico usado na fabricação de pães provoca o aumento do volume da massa como consequência da produção de:

a) CO2 , a partir da água acrescentada à massa do pão.

b) CO2 , a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão.

c) O2 , a partir da fermentação do amido existente na farinha do pão.

d) N2 , a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão.

e) O2 , a partir da respiração do açúcar acrescentado à massa do pão.

Questão 5

(FUVEST) Nas plantas, a respiração ocorre:

a) Somente nos tecidos em crescimento.

b) Somente em células que não estão realizando fotossíntese.

c) Somente nas células das folhas.

d) Em todas as células vivas, apenas durante a noite.

e) Em todas as células vivas, dia e noite.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Gêneros Textuais – Veja outros gêneros de texto além da Redação Enem.

Posted: 06 May 2015 10:16 AM PDT

Você já deve saber que o modelo de texto cobrado na prova de redação do Enem é a dissertação argumentativa. Mas hoje, vou convidar você a investigar comigo e compreender outros gêneros textuais tão importantes quanto esse.

Dica 1: Você já sabe o que é uma dissertação argumentativa? Se ainda estiver com alguma dúvida, dê uma pequena parada e faça a revisão sobre os fundamentos para uma boa redação. Veja neste post o que é a Redação no Enem, e como produzir um texto dissertativo-argumentativo: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

A ideia é não só aprender outras formas de texto existentes como incentivá-lo a escrever em formatos diferentes. Mesmo que esses textos não sejam cobrados na redação do Enem, eles podem ajudar você a desenvolver sua escrita de forma mais acurada. Vamos lá?

Gêneros Textuais Gêneros Textuais – Redação Enem

Como produzir uma Lei, um Manifesto e uma Carta

A vida em sociedade é controlada por leis, não é mesmo? Por isso é importante conhecê-las. O estilo de texto que chamamos de Lei é um dos gêneros mais específicos e difíceis de encontrar. As pessoas que cometem algum tipo de crime são punidas através de uma lei específica que determina a punição a ser recebida.

Esse é um gênero literário próprio do domínio jurídico. São textos bastante peculiares, com um formato bem diferente. Caso você tenha a oportunidade de folhear a Constituição, vai encontrar em cada página itens como artigos, parágrafos, incisos, alíneas. Cada subdivisão trata de um assunto diferente.

Quer ver uma dicas bem legais sobre Gêneros Textuais?  Separe dez minutinhos do seu tempo para acompanhar osmacetes da professora Rafaela Lobo. A videoaula sobre interpretação de texto e tipologia textual está disponível no canal aberto do Youtube

Manifesto

Um manifesto é um texto que convida à ação. Geralmente trata de assuntos polêmicos referentes à política ou questões sociais. O estilo é bastante persuasivo, já que o objetivo é justamente mudar os problemas aos quais o conteúdo se refere.

Um manifesto nunca tem um cunho individualista. Os argumentos se direcionam para o público. Em geral, é composto por:

  • Título: é a síntese do que será tratado no texto, de modo simples e objetivo;
  • Desenvolvimento: mostra o posicionamento dos autores, que representam o grupo que deseja se manifestar, com argumentos que reforcem sua proposta;
  • Data e local, além de assinatura dos representantes da manifestação.

Carta

Você que faz parte de uma geração que praticamente nasceu com um computador nas mãos, provavelmente nunca viu ou escreveu uma carta. Esse é o gênero mais pessoal que existe e talvez o que mais se aproxime das conversas e chats online.

O assunto, em geral, é livre. A carta é escrita para um único destinatário. Nela, devem conter uma apresentação com a data e o local de emissão, um desenvolvimento e uma despedida. Não se esqueça da assinatura final. Há ainda as cartas argumentativas, que são desenvolvidas com a abordagem de apenas um tema.

Dica 2: Você domina os conceitos de coesão e coerência? Descubra aqui http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-coesao-coerencia/

Notícia

A notícia é composta por uma formatação bastante específica. O nível de detalhes é elevado e a objetividade também. Não há espaço para muitas argumentações. O que conta aqui é o trabalho de pesquisa e investigação. Quanto mais dados relevantes, melhor será a matéria.

Esse gênero literário é composto pelas seguintes partes:

  • Manchete – também chamada de título principal do texto, é onde se apresenta o assunto da reportagem de forma clara. A manchete também deve despertar a atenção do leitor;
  • Subtítulo – É uma espécie de pequena descrição, que sintetiza a ideia-chave da reportagem;
  • Lead – em tradução literal, a partir do inglês, é o que lidera. Então se trata do primeiro parágrafo, mais precisamente da primeira frase, na qual será apresentada a visão geral da reportagem, com o principal dado, para que o leitor já descubra, de cara, do que se trata o texto. No lead são respondidas as questões centrais: Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê?
  • Parágrafos de desenvolvimento – Aqui, evidentemente, será explorado todo o desenrolar da notícia, com o maior grau de detalhamento e objetividade possível.

Lembre-se de que notícias são pertinentes ao jornalismo. Portanto, é necessária muita clareza e isenção.

Dica 3: você conhece todas as escolas literáias? Que tal revisar o assunto? http://blogdoenem.com.br/literatura-escolas-literarias-2/

Charge

Apesar de ter mais ilustração do que texto, a charge também é considerada um gênero textual. A ideia é expressar alguma ironia sobre determinado assunto ao leitor.  É muito comum que os autores das sátiras critiquem ou façam uma sátira sobre algum fato ou acontecimento.

Narrativa e Descrição

Todos os demais estilos de texto têm alguma característica em comum. Em geral contam uma história que pode ser real ou não.  O texto ocorre em uma época e um espaço determinado, envolvem determinados personagens e podem se localizar em qualquer tempo: presente, passado ou futuro.

É bastante comum que o escritor utilize de elementos do mundo real para geral identificação com o leitor. Esses são os gêneros literários que possuem maior liberdade de escrita. É o caso de: contos, fábulas, crônicas, depoimentos, piadas, romances, novelas.

A descrição pode ser definida como uma foto feita por meio de palavras escritas. Tamanho o detalhamento do texto, quase enxergamos os objetos, pessoas e lugares descritos. Nesse tipo de texto, o leitor consegue ter uma ideia bastante profunda do assunto. Os escritores usam e abusam dos adjetivos. A noção de tempo, porém, não é importante.

Dica 4: se você alguma dúvida sobre o estilo de redação cobrado pelo Enem, confira as dicas do professor Martim Vicente Carrello: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

Outros gêneros textuais

Dissertação argumentativa

Esse é o gênero literário cobrado na redação do Enem. A seguir, apresentamos as características desse tipo de texto para que você garanta a nota máxima na prova de Redação do Enem.

Nessa redação você precisa se posicionar a respeito de um problema e apresentar argumentos que justifiquem seu ponto de vista – ou tese – e, ao final, propor uma solução.

Dentro de sua tese, você pode mostrar sua opinião, para que a redação ganhe em propriedade e personalidade – o que tende a agradar à banca examinadora. Os argumentos devem ser expostos de modo organizado, claro e fluido. A divisão do texto argumentativo-dissertativo é:

  • Introdução – Aqui a ideia central de seu texto será apresentada, ou seja, você deve ler com atenção o que foi proposto pelo enunciado da redação e pelos textos auxiliares. Seu texto deve retomar o problema apresentado no tema e, ao mesmo tempo,revelar a sua visão sobre o assunto proposto;
  • Desenvolvimento – Pode ter a extensão de um a três parágrafos. Nessa parte, você irá apresentar seus argumentos e defender seu ponto de vista. Em termos de organização, o ideal é escrever um argumento por parágrafo. Assim, o leitor não ficará confuso e será mais fácil de entender o seu texto;
  • Conclusão – Neste último parágrafo, a tese é retomada. A diferença é que agora uma solução deve ser apontada para a questão apresentada no enunciado da redação e reforçada pelos textos de apoio. A conclusão não pode ter mais de um parágrafo.
Dica 5: como defender suas ideias em um texto dissertativo-argumentativo: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-texto-argumentativo/

Este post foi escrito pelo professor Martim Vicente Carrello. Ele é natural do Rio de Janeiro (capital). É formado em História e Letras, com especialização e mestrado em literatura brasileira. Martim é apaixonado por educação, tendo atuado desde a educação infantil até o ensino superior. https://www.facebook.com/martim.silva.752

 

 

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