quinta-feira, 7 de maio de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Ipatinga – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 06 May 2015 01:40 PM PDT

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Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade mineira de Ipatinga. Os alunos de 17 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

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Quatro escolas conseguiram ultrapassar a barreira dos seiscentos pontos médios nas provas objetivas. O primeiro lugar ficou com o Colégio Elite Vale do Aço, que alcançou incríveis 707,57 pontos. Em segundo lugar, temos a Escola Educação Criativa, com pontos. Em terceiro lugar está o Colégio São Francisco Xavier, com 625,11 pontos. Em quarto, ficou o Instituto Educacional Mayrink Vieira, com 607,77 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Ipatinga não tem nenhuma escola abaixo desta nota, mas uma ficou bem próxima, é a Escola Estadual Manoel Izidio, que atingiu a média de 482,73 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas de todas as escolas de Ipatinga no Resultado Enem 2013:

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 COLEGIO ELITE VALE DO ACO 722,70 707,57
2 ESCOLA EDUCACAO CRIATIVA 767,76 649,23
3 COLEGIO SAO FRANCISCO XAVIER – CARIRU 684,95 625,11
4 INST EDUC MAYRINK VIEIRA 618,00 607,77
5 COLEGIO ADVENTISTA DE IPATINGA 550,83 567,10
6 COL LEONARDO DA VINCI 661,25 559,14
7 COLEGIO TIRADENTES PMMG 581,50 547,74
8 COL JOHN WESLEY 609,66 536,09
9 EE JOAO XXIII 526,12 515,53
10 EE MAURILIO ALBANESE NOVAES 515,86 511,94
11 EE NILZA LUZIA DE SOUZA BUTTA 508,35 506,84
12 ESC TEC JUSCELINO KUBITSCHEK 551,54 504,88
13 EE NACIF SELIM DE SALES 525,23 499,77
14 EE ENGENHEIRO AMARO LANARI JUNIOR 487,81 495,58
15 EE MANOELA SOARES BICALHO 360,00 486,76
16 EE DONA CANUTA ROSA OLIVEIRA BARBOSA 474,24 486,59
17 EE MANOEL IZIDIO 474,67 482,73

 

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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Relevo Brasileiro – Aula de Geografia para o Enem

Posted: 06 May 2015 01:39 PM PDT

A paisagem brasileira é constituída por diversas formas de relevo, essas formas moldam nossa superfície dando um resultado surpreendente! Elas são resultado principalmente da ação de agentes externos que atuam nas estruturas geológicas.

Mas, o que são agentes externos?

São forças exógenas, ou seja, externas, que modelam o relevo, tais como o intemperismo e a erosão. O intemperismo é o conjunto de ações, fenômenos físicos e químicos que alteram e degradam as rochas. Esses processos transformam cenários com o passar dos anos.

Intemperismo Físico – é quando há a desintegração do material rochoso, mas não a há alteração da sua composição. Ex: vento, sol, chuva. Intemperismo Químico- Onde há a decomposição do material das rochas e alteração em sua composição.

Intemperismo no Relevo Brasileiro
Figura 1
– Intemperismo em rocha 

Erosão: É um processo que o solo sofre em decorrência de ações do ser humano, ou fenômenos da natureza. Assista a esse pequeno vídeo, mas muito esclarecedor sobre essa diferença entre os intemperismos físicos e químicos!

Dica 1 – A região Norte ainda possui grandes áreas preservadas. Vamos estudar agora a transamazônica, como o norte faz ligação com as demais regiões! Revise esta aula de geografia para o Enem!

Nosso relevo é muito antigo e bastante desgastado. As principais unidades do Relevo Brasileiro são os planaltos, planícies e depressões e são estudadas de acordo com a classificação de 1989 do professor Jurandyr Ross. Ele utilizou três principais critérios nessa classificação: o morfoclima- influência dos atuais agentes climáticos, o paleoclima- ação de antigos agentes climáticos; e a morfoestrutura- origem geológica.

O professor Jurandyr classificou nosso relevo da seguinte maneira:

Onze planaltos, onze unidades de depressões e seis planícies.

*Os planaltos – estes sofrem a ação dos agentes externos e são muito desgastados.  Entre eles, os mais extensos são:

-Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná;

-Planaltos e Chapadas do Parnaíba;

-Planaltos e Serras do Atlântico Leste.

*As Depressões que se destacam no relevo brasileiro são:

– Amazônica, a Sertaneja, a do São Francisco;

– Periférica Sul Rio-grandense;

– Periférica da Bacia da borda leste do Paraná.

*As planícies

Formadas pela deposição de sedimentos de origem lacustre, fluvial ou marinha. Principais:

– Amazônica,

-Planície litorânea do sudeste;

-Planície do nordeste.

Analise o mapa com muita atenção e veja como ficaram as Unidades de relevo propostas pelo professor Jurandyr Ross

Mapa do Relevo Brasileiro
Figura 2
– Classificação por Jurandyr Ross.

Dica 2– Devido a sua enorme extensão territorial, o Brasil apresenta mais de um fuso horário. Acompanhe esta aula e não perca as dicas sobre os fusos horários brasileiros! Bons estudos!

Vamos assistir a essa aula sobre a classificação do relevo brasileiro? Não perca!

Agora é com você, responda a questão abaixo e veja como anda os seus conhecimentos!

(UNIMONTES) Para a atual proposta de identificação das macrounidades do relevo brasileiro, elaborada por Ross (1989), foram fundamentais os trabalhos de Ab'Saber e os relatórios e mapas produzidos pelo Projeto Radambrasil. Ross passou a considerar para o relevo brasileiro, conforme as suas origens, as unidades de planaltos, depressões e planícies.
Adaptação: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.

Quais as unidades do relevo brasileiro que, de acordo com a gênese, segundo Ross, são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial?

a) Planícies.
b) Depressões.
c) Planaltos cristalinos.
d) Planaltos orogenéticos.

Resposta correta letra A.

Texto elaborado pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

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Embu das Artes – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 06 May 2015 01:19 PM PDT

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Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade paulista de Embu das Artes. Os alunos de 11 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

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Veja as notas de todas as escolas de Embu das Artes no Resultado Enem 2013:

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 EMBU ETEC DE 626,87 576,89
2 IEDA PICON INSTITUTO 546,00 550,89
3 ADVENTISTA DE EMBU DAS ARTES COLEGIO 611,30 546,51
4 POLIS COLEGIO PG E PRE ESCOLA 564,71 495,80
5 ODETTE DE SOUZA CARVALHO MADRE 521,71 495,47
6 MARLENE APARECIDA MAIA OLBERG PROFESSORA 543,66 491,93
7 IRACEMA BELLO ORICCHIO DOUTORA 462,35 486,57
8 NELSON ANTONIO DO NASCIMENTO JUNIOR PROFESSOR 485,31 479,94
9 ODETE MARIA DE FREITAS 540,24 478,39
10 EULALIA MALTA PROFESSORA 501,18 477,42
11 MARCIA APARECIDA DA SILVA FARIA RIES PROFESSORA 510,00 471,58

 

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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Barueri – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 06 May 2015 01:15 PM PDT

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Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade paulista de Barueri. Os alunos de 7 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

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Veja as notas de todas as escolas de Barueri no Resultado Enem 2013:

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 LEONARDO ANGLO COLEGIO 677,31 664,84
2 PUERI DOMUS ESCOLA EXPERIMENTAL 658,75 651,18
3 INTERNACIONAL DE ALPHAVILLE ESCOLA 678,89 635,04
4 MACKENZIE TAMBORE COLEGIO PRESBITERIANO 577,14 599,18
5 MARIA THEODORA PEDREIRA DE FREITAS PROFA EEFMT 588,33 567,06
6 CHALUPE COLEGIO 565,33 557,15
7 MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO PROFA ITB 589,90 546,76

 

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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