terça-feira, 4 de novembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Arqueologia: curso, profissão e mercado de trabalho

Posted: 03 Nov 2014 02:52 PM PST

A arqueologia é uma ciência que estuda, através de artefatos encontrados em escavações e ruinas de cidades, o passado de sociedades humanas já extintas. Através da análise destes materiais, busca-se a reconstrução de como viviam estas sociedades, em todos os aspectos, como: cultura, mitologia e crenças religiosas, organização social e etc.

O arqueólogo deve ter um sólido conhecimento histórico, além de ter capacidade analítica para tomar decisões e saber fazer a identificação de objetos. Há personagens clássicos no cinema baseados na vida de arqueólogos. Indiana Jones é o mais emblemático.

Dica 1 – Veja as Notas de Corte no Sisu para Arqueologia e  outros cursos em todas as Universidades Públicas no país que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Curso Arqueologia Quem é o arqueólogo? - Os egressos dos cusos de graduação em Arqueologia são profissionais habilitados para desvendar sociedades humanas do passado, fazer análises de materiais encontrados em ruínas e sítios arqueólogias e estudá-los.

Emitir relatórios sobre territórios e trabalhar com a pesquisa de objetos a fim de compreender suas funções para sociedades de épocas distantes. É um profissional que está em alta e a previsão é de que haja um crescimento ainda maior pela procura.

O arqueólogo tem um profundo conhecimento em história e grande capacidade de ligar vários conceitos de disciplinas completamentes difeentes, como técnicas das mais básicas até as mais sofisticadas, como o escaneamento de fósseis em computadores de alta tecnologia.

Os tempos de uma lupa, um cinzel, uma bússula e uma trena como instrumentos básicos de um Arqueólogo ganharam novos instrumentos como o GPS, datadores de Carbono 14 e técnicas de reconstituição de objetos em 3D a partir de fragmentos encontrados.

Dica 2 - Depois do Enem você vai fazer o Vestibular também? Aumente suas chances estudando com as Apostilas Pré-Vestibular e Pré-Enem aqui no Blog do Enem. Dicas para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

O curso graduação em Arqueologia – O curso de arqueologia procura introduzir, desde os primeiros semestres, o aluno dentro da realidade da profssão, fazendo simulações de exploração em parques e sítios arqueologicos. Alguns componentes curriculares básicos são: aulas teóricas de história, cartografia, antropologia, pré-história, entre outros. O curso tem duração de 4 anos.

Entenda melhor sobre o curso de Arqueologia assistindo a este vídeo produzido pela Pontifícia Universidade Catolica de Góias, a PUC-GO.

Cursos de Arqueologia com maior conceito no Enade – O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

– Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Arqueologia – Sergipe, SE
– Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Arqueologia – Piauí, PI
– Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) – Arqueologia – Rio Grande, RS
– Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) – Arqueologia – Goiânia, GO
– Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Arqueologia – Recife, PE

Curso de Arqueologia

Dica 3 – Estudar Arqueologia é uma boa para seu futuro profissional? Veja aqui as 10 carreiras com maior mercado futuro.Escolha a sua: http://blogdoenem.com.br/enem-10-carreiras-futuro/

O mercado de trabalho para o arqueólogo – O mercado de trabalho para quem se forma no curso de graduação em Arqueologia é amplo. A demanda por profissionais pode crescer a cada ano em função da maior ou menos quantidade de empresas de construção civil e de mineração em operação, ou da criaçao de vagas em museus e escolas, ou do próprio interesse do público em geral pela arqueologia. O salário inicial gira em torno de R$ 1,5 mil.

Confira a seguir as principais áreas de atuação de um arqueólogo:

Exploração – Fazer parte de equipes de expedição para explorar sítios arqueológicos a fim de recolher materiais.
Educação – Ministrar aulas e atividade, na área de turismo cultural em cidades históricas, fazer divulgação em feiras científicas, museus e outras unidades de conservação.
Consultoria – Analisar áreas e elaborar relatórios sobre o meio estudado a fim de informar empresas públicas ou privadas se o local é ideal ou não para construção civil, a fim de impedir que sejam destruídas sítios arqueólogicos ou que a construção cause outros danos a população em geral.
Pesquisa – Estudar documentos e artefatos recolhidos em escavações.

Dica 4: Saiba como acertar na estrutura da sua redação do Enem! http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-estrutura-texto/

Perfil do arqueólogo após a formação – Ao final do curso, o arqueólogo deve ter em mente que trabalhará para a produção de conhecimento sobre sociedades antigas com base em estudos de registros de sua cultura material. O profissional deve realizar revistro de escavações de sítios arqueólogicos. Analisará processos culturais.

Em atividade desenvolvida em laboratórios o Arqueólogo classificará materiais e identificará sua função naquela sociedade. Pode ter tido uma função cultural (organização social), simbólica (mitológia e crencas), funcionais (matérias usados no dia-a-dia, como por ex: pescaria, artes etc.). Gostou?

Post escrito por Mari Silva. Trabalha como redatora freelancer desde 2012 e tem como grandes interesses a sétima arte, games, educação, a blogosfera e, claro, o mundo da escrita. Google +: https://plus.google.com/u/0/104056917254085846231/posts

The post Arqueologia: curso, profissão e mercado de trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

10 aulas do que mais cai em Matemática. Vídeos Khan Academy

Posted: 03 Nov 2014 02:06 PM PST

Apesar de existirem muitos conteúdos para serem cobrados nas provas do Enem e dos Vestibulares, há sempre os preferidos pelas bancas. São conteúdos de fundamentos de cada área ou disciplina e que podem ser articulados com assuntos mais atualizados. E, no caso do Enem, conseguem ser usados em questões multidisciplinares.

Estude na lista abaixo 10 tópicos entre os mais prováveis de aparecerem em sua próxima prova. Em cada um deles você encontra uma aula completa com textos, vídeos, exercicios e dicas para melhorar o seu desempenho. É contigo!

01

Leitura de Gráficos – Aprenda a ler dois Gráficos

Os Gráficos em Linha e os Gráficos de Barras apresentam dados de forma simples e de rápida compreensão. E sempre aparecem nas provas de matemática, biologia, física e geografia.

http://blogdoenem.com.br/graficos-enem/

02

Funções Lineares e Funções Quadráticas – Matemática

Dominar funções lineares e quadráticas é essencial na matemática. A maioria dos problemas de matemática no Enem e no Vestibular envolve algum tipo de função.

http://blogdoenem.com.br/funcoes-lineares-quadraticas-enem/

03

Domine Razões, Escalas e Proporções – Matemática Enem

Você sabia que escalas e proporções são aplicações da razão? Aprenda a utilizá-las também em muitos outros problemas que caem no ENEM e nos principais vestibulares!

http://blogdoenem.com.br/razoes-escalas-proporcoes-matematica/

compartilhe

04

Cálculo de perímetro e de área de figuras planas

Aprenda aqui tudo o que você precisa para acertar as questões de cálculo de perímetro e de área nas provas de matemática do Enem e do Vestibular.

http://blogdoenem.com.br/perimetro-area-matematica-enem/

05

Círculo Trigonométrico: um forte aliado para o Enem

Aprenda mais sobre Trigonometria aqui no Blog do ENEM com mais de 300 mil exercícios da Khan Academy e o aplicativo Geogebra.

http://blogdoenem.com.br/circulo-trigonometrico-enem/

06

Seno, Cosseno e Tangente – Tema recorrente no Enem

Aprenda mais sobre Seno, Cosseno e Tangente aqui no Blog do Enem com aulas e exercícios da Khan Academy e o aplicativo Geogebra.

http://blogdoenem.com.br/seno-cosseno-tangente-enem-vestibular/

07

Aprenda Probabilidade jogando RPG – Parte 1

Probabilidade é conteúdo recorrente de Matemática no Enem e nos vestibulares. Aprenda mais sobre probabilidade jogando RPG aqui no Blog do Enem com aulas da Khan Academy.

http://blogdoenem.com.br/probabilidade-rpg-matematica-enem/

blogdoenem-apostilas

08

Aprenda Probabilidade jogando RPG – Parte 2

Você pode aprender ainda mais sobre probabilidade jogando RPG aqui no Blog do Enem. Agora, aprenda Probabilidade Complementar e Probabilidade Condicional.

http://blogdoenem.com.br/probabilidade-rpg-enem-matematica/

09

Problemas avançados de Razão e Proporção

Salman Khan resolve problemas avançados de Razão e Proporção envolvendo cálculos algébricos simples para descobrir as principais variáveis envolvidas no assunto.

http://blogdoenem.com.br/razao-proporcao-aula-khan-academy/

10

Razão e Proporção no Enem: Revisão com aula grátis

Como resolver exercícios de Razão e Proporção? Veja nesta aula da Khan Academy como identificar e lidar com razões, proporções, grupos e mudanças de proporções nesses grupos.

http://blogdoenem.com.br/enem-khan-academy-2/

The post 10 aulas do que mais cai em Matemática. Vídeos Khan Academy appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Engenharia de Pesca: Notas de corte Sisu 2014 no curso de graduação

Posted: 03 Nov 2014 10:01 AM PST

Pescar está entre os seus hábitos? Tanto para entretenimento, competição, ou para alimentação ou trabalho? Existe todo um universo profissional ligado à atividade da Pesca, onde os aspectos da tecnologia, da logística e de projetos, instalações, meios de transporte e de conservação e processamento estão vinculados ao curso de graduação em Engenharia de Pesca.

Engenharia de Pesca: Notas de corte Sisu 2014 no curso de graduação

Dica 1 – Veja como são outros cursos de graduação em Engenharia antes de marcar a sua opção pela Engenharia de Pesca. O Guia de Cursos de Graduação do Blog do Enem traz em detalhes o que é cada uma das formações, a profissão, e as dicas do mercado de trabalho. Aqui: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

As maiores notas de corte no Sisu 2014 entre os candidatos às vagas para os cursos de graduação em Engenharia de Pesca foram registradas nas seguintes universidades, pela ordem da maior na liderança de mérito:

1º lugar – UFC; Fortaleza; Int; Ampla Concorrência; 672,48 pontos pelo Enem.
2º lugar – UFRA; Belém; Int; Ampla Concorrência; 667,00 pontos pelo Enem.
3º lugar – UDESC; Laguna; Int; Ampla Concorrência; 657,20 pontos.
4º lugar – UFRPE; Recife; Vesp; Ampla Concorrência; 657,09 pontos.
5º lugar – UNIOESTE; Toledo; Int; Ampla Concorrência; 648,48 pontos pelo Enem.

Dica 2 – Quer mandar pra valer na Redação do Enem ou do Vestibular? Veja aqui os segredos de um bom texto dissertativo-argumentativo: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

compartilhe

A menor nota de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia dePescafoi de547,14 pontos, na disputa de vagas no câmpus São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe. Veja a seguir a tabela completa das notas de corte Sisu 2014 para o curso de Engenharia de Pesca.

Curso de Graduação em Engenharia de Pesca – Notas de Corte Sisu 2014
InstituiçãoCâmpusTurnoDisputa- Janeiro 2014Nota de Corte
UDESCLagunaIntAmpla Concorrência657,2
UDESCLagunaIntCandidatos negros.611,08
UDESCLagunaIntCota racial Esc. Pública626,02
UFALPenedoIntAmpla Concorrência611,1
UFALPenedoIntCota racial, 1,5 SM577,38
UFALPenedoIntCota racial. Renda livre579,96
UFALPenedoIntEsc. pública, 1,5 SM583,2
UFALPenedoIntEsc. pública, renda livre596,04
UFAMManausIntAmpla Concorrência642,89
UFAMManausIntCota racial, 1,5 SM615,88
UFAMManausIntCota racial. Renda livre623,14
UFCFortalezaIntAmpla Concorrência672,48
UFCFortalezaIntCota racial, 1,5 SM617,1
UFCFortalezaIntCota racial. Renda livre624,72
UFCFortalezaIntEsc. pública, 1,5 SM623,88
UFCFortalezaIntEsc. pública, renda livre638,96
UFERSAMossoróIntAmpla Concorrência610,1
UFERSAMossoróIntCota racial, 1,5 SM568,39
UFERSAMossoróIntCota racial. Renda livre573,25
UFERSAMossoróIntEsc. pública, 1,5 SM582,8
UFERSAMossoróIntEsc. pública, renda livre584,4
UFPABragançaIntAmpla Concorrência713,15
UFPABragançaIntCota racial, 1,5 SM643,42
UFPABragançaIntCota racial. Renda livre641,8
UFPABragançaIntCota Regional713,15
UFPIParnaíbaIntAmpla Concorrência604,22
UFPIParnaíbaIntCota racial, 1,5 SM584,46
UFPIParnaíbaIntCota racial. Renda livre584,08
UFPIParnaíbaIntEsc. pública, 1,5 SM615,44
UFPIParnaíbaIntEsc. pública, renda livre612,35
UFRABelémIntAmpla Concorrência667,00
UFRABelémIntCota racial, 1,5 SM626,82
UFRABelémIntCota racial. Renda livre635,18
UFRABelémIntEsc. pública, 1,5 SM632,32
UFRABelémIntEsc. pública, renda livre649,72
UFRBCruz das AlmasIntAmpla Concorrência619,24
UFRBCruz das AlmasIntCota racial, 1,5 SM587,46
UFRBCruz das AlmasIntCota racial. Renda livre589,14
UFRBCruz das AlmasIntEsc. pública, 1,5 SM572,22
UFRBCruz das AlmasIntEsc. pública, renda livre596,44
UFRPERecifeVespAmpla Concorrência657,09
UFRPERecifeMatAmpla Concorrência655,72
UFRPESerra TalhadaMatAmpla Concorrência643,7
UFRPESerra TalhadaVespAmpla Concorrência645,09
UFRPERecifeVespCota racial, 1,5 SM609,74
UFRPERecifeMatCota racial, 1,5 SM606,91
UFRPESerra TalhadaMatCota racial, 1,5 SM566,98
UFRPESerra TalhadaVespCota racial, 1,5 SM569,99
UFRPERecifeMatCota racial. Renda livre610,36
UFRPERecifeVespCota racial. Renda livre609,05
UFRPESerra TalhadaVespCota racial. Renda livre558,18
UFRPESerra TalhadaMatCota racial. Renda livre569,67
UFRPESerra TalhadaMatCota Regional643,7
UFRPESerra TalhadaVespCota Regional645,09
UFRPERecifeVespEsc. pública, 1,5 SM610,72
UFRPERecifeMatEsc. pública, 1,5 SM613,72
UFRPESerra TalhadaMatEsc. pública, 1,5 SM586,11
UFRPESerra TalhadaVespEsc. pública, 1,5 SM588,95
UFRPERecifeVespEsc. pública, renda livre635,38
UFRPERecifeMatEsc. pública, renda livre635,43
UFRPESerra TalhadaVespEsc. pública, renda livre598,13
UFRPESerra TalhadaMatEsc. pública, renda livre590,76
UFSSão CristóvãoVespAmpla Concorrência628,14
UFSSão CristóvãoVespCandidato com deficiência.547,14
UFSSão CristóvãoVespCota racial, 1,5 SM586,76
UFSSão CristóvãoVespCota racial. Renda livre581,68
UFSSão CristóvãoVespEsc. pública, 1,5 SM569,86
UFSSão CristóvãoVespEsc. pública, renda livre618,46
UNEBPaulo AfonsoVespAmpla Concorrência623
UNEBXique-XiqueIntAmpla Concorrência625,11
UNEBPaulo AfonsoVespCota racial até 4 SM597,77
UNEBXique-XiqueIntCota racial até 4 SM584,64
UNEBPaulo AfonsoVespIndígenas Esc. Pública598,89
UNEBXique-XiqueIntIndígenas Esc. Pública571,08
UNIOESTEToledoIntAmpla Concorrência648,48
UNIOESTEToledoIntCota racial esc. pública602,65
As notas da UFPA não foram consideradas. A IES colocou poucas vagas noSisu

 

Post escrito por João Vianney. Jornalista e Psicólogo. Diretor do Blog do Enem. Consultor de Educação a Distância na Hoper Group. vianney@blogdoenem.com.br

 

The post Engenharia de Pesca: Notas de corte Sisu 2014 no curso de graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Intensivão de Biologia: Revisão 6 de Biologia Enem

Posted: 03 Nov 2014 09:03 AM PST

O Enem e os vestibulares estão chegando e está na hora de você se concentrar nas revisões para deixar seus concorrentes para trás! Dando continuidade à nossa série de revisões de Biologia, vamos organizar neste post uma revisão sobre genética e as leis de Mendel! Fique ligado nesta revisão, pois genética é uma ótima aposta para o Enem deste ano! Vem com a gente! Vem arrasar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1:Este post é parte de uma série de revisões de Biologia que o Blog do Enem está organizando para você! Veja a Revisão 1 neste post, com conteúdos de biologia celular: http://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem/

1 –Introdução e conceitos básicos de genética: http://blogdoenem.com.br/biologia-introducao-genetica/

Intensivão de Biologia: Revisão 6 de Biologia Enem

Homozigoto, heterozigoto, fenótipo, genótipo… Está confuso(a) com todos esses conceitos? Não consegue se lembrar de nenhum deles? Sem problemas! O post acima pode te ajudar! Nele a história das descobertas de Mendel e os principais conceitos de genética são esmiuçados por uma ótima aula da Khan Academy (além, é claro, das já tradicionais e essenciais dicas do nosso Blog!). Veja como o assunto apareceu no Enem de 2009:

(Enem 2009) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram

A) os genótipos e os fenótipos idênticos.

B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.

C) diferenças nos genótipos e fenótipos

D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.

E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

Resposta: B.

Dica 2: Veja também o Intensivão 2, com posts sobre núcleo celular e DNA:http://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem-2/

2 – Probabilidade e genética: http://blogdoenem.com.br/biologia-probabilidade-genetica/

Intensivão de Biologia: Revisão 6 de Biologia Enem

Você fica com muitas dúvidas quando tenta resolver algum problema de genética envolvendo probabilidade? Não esquenta! O post aí em cima vai te explicar nos mínimos detalhes todas as manhas que você precisa ter para se dar bem nas questões de genética do Enem e dos vestibulares!

Dica 3: Veja também o 3º post da série "Intensivão de Biologia"! Este post trás super dicas sobre ecologia:  http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-revisao/

3 – Resolvendo problemas de genética com o Quadro de Punnett ("jogo da velha"): http://blogdoenem.com.br/biologia-genetica-quadro-punnett/

Intensivão de Biologia: Revisão 6 de Biologia Enem

Seu professor desenha um joguinho da velha no quadro sempre que vai resolver problemas de mono e diibridismo? E você fica lá, "boiando" sem entender o sentido daquilo? Sem problemas! No post aí em cima explicamos os detalhes do quadro de Punnett! Veja como é fácil matar aquela questão de Biologia e deixar os outros candidatos para trás!

Dica 4: Veja também o Intensivão de biologia 4 sobre as principais teorias da origem da vida e da evolução: http://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem-3/

4 – Primeira Lei de Mendel – Dominância completa: http://blogdoenem.com.br/biologia-genetica-lei-mendel/

Intensivão de Biologia: Revisão 6 de Biologia Enem

Problemas de genética envolvendo a primeira Lei de Mendel são os mais comuns nos vestibulares! Vale a pena conferir! Veja como este assunto pode aparecer no Enem:

(Enem 2009 – prova cancelada) Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. indivíduos com essa doença apresentam eritrócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglobina S ela nasce com um par de genes SS e assim terá a Anemia Falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoglobina S e do outro o gene para hemoglobina A ela não terá doença, apenas o Traço Falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto, deverá saber que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.

Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com Anemia Falciforme é igual a

A) 5,05%.

B) 6,25%.

C) 10,25%.

D) 18,05%.

E) 25,00%

Resposta: B

( Enem 2009 – prova cancelada) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores.

Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?

A) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen.

B)Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.

C)Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas.

D)Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV.

E)Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.

Resposta: B.

Dica 5: Veja a revisão 5 de Biologia Enem! Intensivão de Biologia: Vem com a gente! http://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem-5/

5 – Diibridismo e 2ª Lei de Mendel: http://blogdoenem.com.br/biologia-segunda-lei-mendel/

Intensivão de Biologia: Revisão 6 de Biologia Enem

Fique ligado na segunda Lei de Mendel! Revise este conteúdo com o post acima! Tem videoaula com o professor Zé Rucker e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos!

Dica 6: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

The post Intensivão de Biologia: Revisão 6 de Biologia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!