domingo, 23 de novembro de 2014

Climatologia Geográfica


5 fatos interessante sobre Mercúrio

Posted: 22 Nov 2014 06:53 PM PST

mercurioMercúrio, o menor planeta do sistema solar, e o mais próximo do Sol, pode ser mais interessante do que você imagina, veja abaixo 5 curiosidades sobre ele:

A temperatura

A pesar de ser o planeta mais próximo do Sol, ele não é o mais quente, pelo dia sua temperatura chega aos 427°C e pela noite -180°C. O planeta mais quente do sistema solar é Vênus com 462°C.

Ele tem parentesco com a Lua?

Ele e a Lua são parecidos, por causa do tamanho e das várias crateras espalhadas pelo planeta.

Seu núcleo

O núcleo de Mercúrio ocupa cerca de 80% de todo o planeta, e também é consistido de ferro.

Impactos violentos

Antes Mercúrio era muito maior do que atualmente, um grande corpo colidiu com o planeta há bilhões de anos, e assim tirando sua crosta e a maioria do seu manto,

Sua Orbita

Enquanto a Terra completa uma volta em torno do Sol, Mercúrio já fez cerca de quatro.

The post 5 fatos interessante sobre Mercúrio appeared first on Climatologia Geográfica.

Sapos têm um senso interno de localização

Posted: 22 Nov 2014 04:46 PM PST

sn-frogsH_0

Coloque um sapo venenoso em qualquer lugar fora de seu raio de vivência e ele irá se localizar e, possivelmente, encontrar a sua “casa”, de acordo com estudo. Esse tipo de habilidade de navegação não é comum em anfíbios, que são geralmente relativamente sedentários.

Sapos venenosos da Floresta Amazônica vivem no chão, onde depositam seus ovos. Em virtude dos girinos precisarem de água para se desenvolverem, os seus pais os carregam nas costas para locais úmidos ou aquáticos.

Allobates femoralis (na foto) se aproveita de pequenas poças e piscinas do chão. Os machos demarcam territórios de aproximadamente 15 metros de diâmetro, mas têm raios de vivência de aproximadamente 600 metros de diâmetro.

Os pesquisadores colocaram dispositivos de rastreamento nos anfíbios e os colocaram a 100 metros de suas casas. Os sapos foram colocados em um território desconhecido e ficaram aparentemente desorientados, mas logo eles se orientaram para o caminho de casa usando a rota mais direta, como foi reportado no jornal Biology Letters. Os animais não passaram nenhum tempo tentando achar caminhos de volta, eles se orientaram imediatamente pelo caminho mais curto.

Os locais favoráveis aos girinos são temporários e esparsos, o que significa que os sapos pais precisam de um excelente mapa de seus territórios com o objetivo de promover o melhor desenvolvimento possível para os seus filhos, aumentando o sucesso reprodutivo. A jornada longe de casa também é repleta de perigos, então um mapa mental é uma grande vantagem.

Mas não se preocupe. Como foi citado antes, muitos dos anfíbios não possuem esse tipo de habilidade, então você não precisa ter medo daquele sapo que apareceu, um dia, na sua casa. Talvez ele não volte mais.

Traduzido e adaptado de:

http://news.sciencemag.org/biology/2014/11/poison-frogs-have-internal-homing-device

The post Sapos têm um senso interno de localização appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!