domingo, 9 de novembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Enem 2014 – Uma crônica sobre tédio e amnésia

Posted: 08 Nov 2014 02:08 PM PST

Alguns podem dizer que alguém de 25 anos nem é tão velho assim, mas… Sério. Terminei o ensino médio há oito anos. A faculdade de jornalismo há 3 anos. E ao me deparar com as questões do Enem 2014, a única coisa que eu pensei foi: QUÊ?

Não que a idade seja determinante para qualquer coisa, se eu tivesse estudado, poderia ter 70 anos que estaria de boa. Mas não estudo conteúdo escolar desde… A Escola. Mesmo trabalhando no Blog do Enem, eu só dei uma olhada "por cima" em cada post de conteúdo que publiquei, não estudei "pra valer", sabe?

Mas, apesar da minha amnésia, achei que o primeiro dia de provas foi tranquilo. Guardei os meus pertences naquela sacola parecida com as do Sedex (que depois eu quase morri para abrir) e então recebi minha prova de capa Branca em meio às outras 500 Carolines que me cercavam (queria ver alguém chegar na porta e chamar "Carol?", ia ser uma bela coreografia de cabeças virando).

As questões de Ciências Humanas foram bem amigáveis, prestando atenção ao enunciado e juntando ao meu "conhecimento geral", consegui responder com certa tranquilidade, tendo uma ideia de qual resposta seria a correta.

Mas as questões de Ciências da Natureza… Vixe! Aqueci os dedos antes de entrar em campo e me preparei pra sequência de chutes. Me pergunto em qual canto do meu limbo mental foram parar todas essas coisas que aprendi há oito anos. Não tinha a mínima ideia da resposta em questões com fórmulas. Nas sem fórmulas também.

Bom, agora chegamos na parte ociosa da crônica, digo, da prova. Eu acabei às 14:30. Sendo assim, tive que esperar até as 17:00 para poder sair com o meu caderno de questões. Isso quer dizer que:

Eu sei que na parede da sala onde fiz a prova, na parte onde fica o quadro, há 768 tijolos.

Eu reparei que as luminárias tinham 2 lâmpadas fluorescentes cada uma, mas como eram revestidas com laterais de alumínio, a luz duplicava e pareciam 4 lâmpadas.

Eu sei que havia dois aparelhos de ar condicionado na sala, um desligado e um ligado no nível Groenlândia. Não podia bater foto, mas um paparazzi me flagrou durante a prova:

carol-no-enem

Também sei que eu deveria ter levado comida. Não pela fome (apesar do medo de que ouvissem os roncos do meu estômago), mas sim por ter algo pra fazer.

Eu fiquei rodando a caneta entre os dedos.

Alisando o cabelo entre os dedos.

Tirando os pelos brancos do meu gato (ó o Loki ficando famoso) do meu casaco preto.

Tentando descobrir quem era a dona de cada bolsa encostada perto da parede, associando o estilo da bolsa ao estilo das roupas das outras Carolines. Tenho que estudar mais sobre percepção, errei feio na questão das bolsas.

Também fiquei encarando o marcador de tempo pra ver se as fitinhas com as horas restantes caiam mais rápido. Não funcionou. =/

Tentei dormir, mas fiquei como medo de babar no cartão resposta. Acho que seria deselegante.

Fiquei olhando a fiação do teto. A fiação da parede. O vidro "sujo" pelo cocô de algum pombo. Olhei os sapatos. Os cabelos. As comidas alheias. As comidas alheias. Já disse que olhei pras comidas alheias? Ok…

Fui no banheiro uma vez pra esticar as pernas e dar uma voltinha na UFSC, ah, sim, sou de Florianópolis, Ilha da magia e das crônicas sobre Enem. Aliás, só me formei na faculdade devido ao Prouni, pois ganhei bolsa integral pra fazer o curso de Jornalismo. Fiz o meu Enem (pra valer) em  2006, quando ainda era uma prova só, em um dia só, e quando ainda não existia “Ciências da Natureza e suas tecnologias”, “Ciências Humanas” e todas essas tecnologias de agora. Era só Geografia, Biologia, Português, etc… Viu? Sou velha.

E foi isso minha gente, claro que não vou dizer que cheguei atrasada e vivi aquela cena clássica de alguém gritando "RÁPIDO PESSOAL, CORRE QUE TÁ FECHANDO!". Sério. E eu correndo com uma sapatilha que caía do pé. Quase virei notícia, pois pra virar notícia no Enem é só chegar atrasado e chorar no portão, né gente. Ou os seus parentes levarem animais de estimação. Ou você estar grávida e dar a luz durante a prova. Ou você comprovar sua falta de inteligência publicando fotos da prova em Redes Sociais. Ou… Sei lá, ainda não vi o que foi notícia hoje no Enem, mas deve ser algo por aí…

Até amanhã com mais uma crônica sobre o Enem 2014. Cheguem cedo, levem comida. E o cérebro. É bom levar o cérebro também.

Ah, enquanto não sai o gabarito oficial, acompanhe aqui no Blog do Enem as correções e gabaritos extraoficiais.

Dica – Gabarito Enem – Veja aqui o resultado e o seu desempenho no Enem. O Blog do Enem corrige questões e também acompanha online a correção dos maiores cursinhos. – http://blogdoenem.com.br/gabarito-enem/

The post Enem 2014 – Uma crônica sobre tédio e amnésia appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Enem 2014 – Vai fazer a prova em Interlagos? Cuidado com o trânsito!

Posted: 08 Nov 2014 01:41 PM PST

Estudantes que moram próximo ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo-SP, ou que irão fazer as provas do Enem 2014 nessa região precisam ficar atentos: devido ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, bloqueios de trânsito e mudança no funcionamento de ônibus e trens estão programados para esse final de semana.

Quatro escolas na região irão receber alunos para a prova do Enem 2014: O Colégio Albert Einstein, na rua Guaiuba, o Centro Universitário Estácio, na Avenida do Jangadeiro, o Uniesp Interlagos, na Rua David Eid; e a Escola Estadual Beatriz Lopes, na Rua Guaruvá.

Os bloqueios de trânsito próximo ao local da corrida começam as 8h, tanto no sábado quanto no domingo, sendo que a corrida começa só as 14h e deve mobilizar cerca de 150 mil torcedores. Os portões dos locais de prova do Enem 2014 serão abertos ao 12h e fechados as 13h (horário de Brasília) e o candidato que chegar atrasado não poderá entrar.

Alunos e professores que já passaram por essa situação em outras edições do Enem dizem que as principais formas de prevenir atrasos são sair mais cedo de casa ou optar pelo transporte público.

ATENÇÃO – Avenida Interlagos pode não ser uma boa opção

Quem vem de bairros da cidade localizados nas regiões Norte, Leste e Oeste podem ter muita dor de cabeça para chegar aos colégios Einstein, Estácio e Beatriz Lopes, pois a Avenida Interlagos, que seria o caminho principal, estará com um grande trecho dedicado a sentido único e sem entrada para as ruas que dão saída a avenida, o que deve aumentar o fluxo de veículos.

A coordenadora de Ensino Médio Mônica Monteiro já viveu a aplicação de outras provas do Enem na região e compartilhou sua experiência com a equipe do portal G1, dizendo que as vias alternativas ficam muito congestionadas: “a Avenida Interlagos fica sentido único no evento, então a opção é a Avenida Atlântida, que fica entupida. As pessoas precisam se programar com mais antecedência que o habitual para poder sair daqui nesse dia".

Veja quais ruas e avenidas serão bloqueadas nesse final de semana devido ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula I (informações do portal G1):

CHEGADA – bloqueio a partir das 8h
Av. Interlagos – acesso bloqueado para as ruas à direita da Avenida entre Av. da Nações Unidas e a Praça Moscou (porém nesse trecho mantem-se sentido duplo da via)
Av. Interlagos – sentido único direção bairro entre Av. João Paulo da Silva e Praça Moscou
Av. do Jangadeiro – mão única sentido centro no trecho entre a Av. Senador Teotônio Vilela e Av. Jacinto Júlio
Av. Jacinto Júlio – sentido único para o centro
Rua Manoel de Teffé – sentido único para o centro
Av. João Paulo da Silva – sentido único para o centro
Av. Senador Teotônio Vilela – bloqueio entre Jangadeiro e Interlagos

SAÍDA
Bloqueios serão mantidos. Mudam fluxo em novas vias:
Pontes Jurubatuba e Vitorino Goulart da Silva, e a Rua Miguel Yunes – sentido duplo de circulação
Av. Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva – sentido único direção centro
Av. Interlagos – Inversão para sentido centro entre praça Enzo Ferrari e Av. Nações Unidas
Av. das Nações Unidas – sentido único centro entre Av. Interlagos e Ponte Transamérica.

Alterações também no funcionamento do transporte público

Segundo informações do portal G1, os ônibus das linhas que regularmente circulam pela região com direção ao Centro, provenientes da Avenida Senador Teotônio Vilela, serão desviados à esquerda na Avenida do Jangadeiro, prosseguindo pela Avenida Interlagos em seu itinerário normal.

Os demais veículos serão desviados na Rua Padre José Garzotti, seguindo pela Rua Juan Gonzáles Vila, Rua Mangaratiba, Rua Suape, Avenida Jacinto Júlio até a Avenida João Paulo da Silva, retornando para a Avenida Interlagos.

Os trens se tornam uma opção atraente para os candidatos do Enem 2014. A Linha 9-Esmeralda, que tem duas estações próximas ao Autódromo de Interlagos, vai operar com intervalos menores no domingo (9). No período da manhã, até às 14h30, e das 16h até às 18h, os trens circularão com intervalos médios de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú.

Caminhos alternativos

A CET elaborou uma relação de caminhos alternativos para quem precisa circular por essa região durante o final de semana. Veja-a abaixo:

Os veículos da Avenida Senador Teotônio Vilela, com destino ao Centro, poderão utilizar:
– Avenida Atlântica e Ponte do Socorro;
– Avenida Pres. João Goulart, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva, Ponte Vitorino Goulart da Silva;
– Avenida Aurélia Lopes Takano, Rua Pedro Roschel Gottzfritz, Praça João Beiçola da Silva, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva e Ponte Vitorino Goulart da Silva;

Já para os veículos que vem do Centro, com destino à Avenida Senador Teotônio Vilela:
– Ponte do Socorro e Avenida Atlântica;
– Ponte Vitorino Goulart da Silva, Avenida Jair Ribeiro da Silva, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Pres. João Goulart;
– Ponte Vitorino Goulart da Silva, Avenida Jair Ribeiro da Silva Avenida Gregório Bezerra, Avenida Lourenço Cabreira, Praça João Beiçola da Silva, Rua Pedro Roschel Gottzfritz, Avenida Aurélia Lopes Takano.

Área de bloqueio nas imediações do Autódromo de Interlagos

Área de bloqueio nas imediações do Autódromo de Interlagos

The post Enem 2014 – Vai fazer a prova em Interlagos? Cuidado com o trânsito! appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Enem 2014 – Deixe a ansiedade em casa na hora de fazer a prova

Posted: 08 Nov 2014 05:00 AM PST

Faltando apenas algumas horas para o início da maratona de provas do Enem 2014, muitos alunos bombardeiam a si mesmos com perguntas como "será que estou preparado?" ou então "será que estudei o suficiente?". Cada um sabe como responder essas perguntas a respeito de si mesmo, mas agora não adianta nada chorar pelo leite derramado por que o tempo para se preparar para o Enem já acabou. Por isso, ao invés de tentar recuperar o tempo perdido estudando como um louco na véspera do exame, que tal relaxar?

Dica 1 – Veja mais dicas para superar o medo e a ansiedade na hora do Enem 2014 – http://blogdoenem.com.br/superar-medo-ansiedade-enem-vestibular/

O candidato que vai para as provas do Enem 2014 ansioso pode acabar não tendo um desempenho tão bom quanto o que teria se tivesse calmo e conseguisse pensar com mais clareza. Por isso, a psicoterapeuta Myriam Durante conversou com a equipe do portal Universia Brasil disse que o aluno precisa pensar positivo e realizar um simples ritual para diminuir a ansiedade, olha só:

Ainda em casa, o candidato do Enem 2014 deve se imaginar indo para o exame calmo e tranquilo. Enquanto mentaliza tudo que estudou durante o ano, respire pelo nariz três vezes e junte os dedos indicador e polegar enquanto respira. Repita essa sequência mais algumas vezes até associar essas atitudes com a sensação de sossego e bem-estar. Assim, durante a prova, quando você se sentir nervoso e atacado pela ansiedade, basta repetir esse pequeno ritual que você logo irá se acalmar e poderá seguir o exame tranquilamente.

Dica 2 – 17 Temas para a redação Enem 2014. Confira e aumente suas chances – http://blogdoenem.com.br/17-temas-redacao-enem-2014/

A psicoterapeuta Myriam explica por que uma técnica tão simples é tão eficaz: o aluno coloca na cabeça que, quando juntar os dedos, ele se lembrará de tudo. Não dependerá mais dele, entende? Fica mais fácil, porque passa a depender de outra conexão". O que acontece, em outras palavras, é uma transferência de todo o estresse, ansiedade e nervosismo para um simples exercício de respiração e uma pequena atitude. "Então toda aquela dor de barriga, a mão fria, batimento cardíaco acelerado se mantêm em equilíbrio na hora que ele juntar os dedos. Basta ele acreditar", completa Myriam.

Portanto, confie no conselho da psicoterapeuta e acredite no poder e na influência dos pensamentos. Pense positivo e garanta um bom desempenho no Enem 2014 sem a interferência dos nervos à flor da pele. Boa sorte!

Esse post foi escrito com base em um texto elaborado pela equipe do portal Universia Brasil. Você pode acessar o texto original pelo link: noticias.universia.com.br.

Enem 2014

The post Enem 2014 – Deixe a ansiedade em casa na hora de fazer a prova appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!