quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Variedades linguísticas e situações de uso social – Redação Enem

Posted: 26 Nov 2014 03:34 PM PST

Você já deve ter observado que o Enem e alguns vestibulares não dividem as matérias de forma convencional, como ocorre no período escolar. Você estuda Química, Física e Biologia em aulas separadas. Mas, nas provas, podem cair todas juntas numa questão só de Ciências da Natureza.

Em relação à Língua Portuguesa ocorre o mesmo, e o foco da avaliação está nas linguagens, nos códigos e suas tecnologias. Essa mudança nas provas se deve ao fato de que nossa língua materna adquiriu uma nova perspectiva de uns anos prá cá.

Redação Enem Foi-se o tempo em que os professores apareciam em programas de televisão dando dicas diárias de gramática e sintaxe. Com a evolução dos estudos, a ciência da linguagem (ou linguística) mudou bastante nos últimos anos. As avaliações dos exames e concursos acompanhou essa mudança. Antes, bastava ao candidato conhecer as regras gramaticais e escrever da forma correta.

A ideia agora é outra. Você vai precisar saber, antes de qualquer coisa, se comunicar bem. Afinal, do que adianta conhecer todas as regras se o estudante não souber aplicá-las?
O objetivo principal do ensino da língua é torná-lo apto a transmitir informações e a contextualizar os dados. Isso não significa que o ensino da gramática deve ser excluído. Ao contrário. Ao dominar as regras gramaticais, você terá as ferramentas para uma boa comunicação.

Dica 1: veja quais são os cinco passos para conquistar os avaliadores nas provas de Redação: http://blogdoenem.com.br/redacao-conquistar-avaliadores/

A importância de entender o objetivo da avaliação – Minha intenção ao escrever este texto é tornar você um autodidata. Afinal, você estará sozinho(a) na hora das provas de Redação no Enem ou no Vestibular. Quero que você reflita sobre a sua avaliação e o seu próprio texto. Para alcançar essa independência, é importante conhecer os objetivos da avaliação da Redação do Enem e que refletem os principais vestibulares.
Você vai ver como vai ser mais fácil atender as demandas no momento em que dominar a perspectiva teórica usada na elaboração da prova. Isso explica o fato de que um aluno que cometeu alguns erros na redação tire uma nota maior do que outro que não fez tantas gafes.

Redação EnemA causa pode estar no nível de contextualização e da criatividade do texto. Por isso, é tão importante entender as variações linguísticas e suas adequações. Espero que essa breve explicação o ajude a arrebentar na prova. Vamos lá?

Dica 2: você tem dúvida na hora de usar o sinal gráfico da vírgula? Acompanhe as dicas do professor Pedro Santos: http://blogdoenem.com.br/redacao-utilizar-virgula-corretamente/

Você conhece todas as variações da Língua Portuguesa? – Toda língua é um organismo vivo. Por isso que é comum haver uma distância entre a linguagem falada e a escrita. Entre as variações sobre as quais a língua está sujeita, estão:

Época: sua professora ou professor de Literatura solicitou a leitura de um livro do José de Alencar e não dava para entender nada sem um dicionário? Isso é algo comum quando nos deparamos com obras escritas há muito tempo. Muitas expressões comuns na época não são mais usadas, o que dificulta o entendimento.

Regionalidade: o português do Norte e Nordeste são diferentes da forma de falar do carioca, não é mesmo? Isso é que chamamos de regionalidade.

Grupo social: "beijinho no ombro" e "recalque". É bem provável que você saiba o que essas expressões significam. Mas se perguntar para a sua avó, a chance dela entender essas palavras é menor, uma vez que esses termos pertencem a um contexto social específico.

Situacional: quando adequamos nossa escrita ao nosso interlocutor, temos uma variação situacional.  Trata-se de algo bastante comum na publicidade, mas que utilizamos também no nosso dia a dia. Pense na forma como os seus pais se comunicam com você e como eles conversam no local de trabalho.

Dica 3:  o papel em branco assusta você? Veja algumas dicas de como iniciar seu texto: http://blogdoenem.com.br/redacao-iniciar-introducao/

Quer entender um pouco mais sobre a importância de dominar os conceitos de língua, de linguagem e suas variações para a prova de redação do Enem? Dá uma olhada na videoaula do professor Raphael Torres. São 9min12 com dicas valiosas! O vídeo está disponível no canal  QG TV, aberto do Youtube

Variações linguísticas: como usar – Depois de conhecer tantas variações e situações em que diferentes expressões são usadas no dia a dia, você deve estar se perguntando: qual é a forma correta, ou qual delas devo usar com mais frequência? A resposta: todas!

O que realmente importa é dominar as formas de comunicação e saber usá-las nas mais variadas situações. Afinal, a língua nada mais é do que um código de comunicação. Ela pode ser usada das mais diversas formas de acordo com o objetivo de quem fala ou escreve. 

Dica 4: saiba como evitar os vícios de linguagem mais comuns http://blogdoenem.com.br/redacao-vicios-linguagem/

Como o seu objetivo da prova de redação do Enem é produzir uma redação dissertativa argumentativa, é importante tomar alguns cuidados:

  • Verifique a ortografia;
  • Verifique a sintaxe;
  • Fique atento à conjugação, à concordância e à regência dos verbos utilizados;
  • Verifique se está alcançando o objetivo desejado.

A lição que quero deixar hoje é de que a Língua Portuguesa é riquíssima. Você terá inúmeras maneiras de chegar ao mesmo lugar: alcançar a nota 1000 na redação do Enem e se sair bem também na Redação do Vestibular.

Post escrito por Camila Linhares para o Blog do Enem. Ela é licenciada em Letras pelo UNIPLI – RJ. Na oportunidade, foi bolsista integral do PROUNI e especialista em Literatura Infantojuvenil pela UFF – RJ. Atua como redatora e tem uma microempresa de consultoria em Língua Portuguesa. Está trabalhando em seu primeiro livro. https://www.facebook.com/camila.linhares.547

The post Variedades linguísticas e situações de uso social – Redação Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Libras: veja o curso de graduação e o mercado de trabalho

Posted: 26 Nov 2014 02:14 PM PST

Quem é o profissional de Libras?

As pessoas que pretendem se formar em Libras podem optar pelos cursos de graduação nos formatos de bacharelado ou licenciatura. No bacharelado, a graduação de Libras e Linguagem de Sinais forma profissionais que trabalham como tradutores e intérpretes dessa língua. Já o profissional que opta pela licenciatura em Libras e Linguagem de Sinais trabalha como professor.

Dica 1: Confira nossas apostilas gratuitas para Enem e Vestibular e comece a se preparar para o Enem hoje mesmo! http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

libras-curso

O curso de graduação em Libras

Tanto o curso de bacharelado quanto o de licenciatura em Libras e Linguagem de Sinais duram em média de 4 anos. A grade curricular do curso varia de acordo com a modalidade e com a instituição. Por vezes, o curso de Libras e Linguagem de Sinais é ensinado à distância ou como pós-graduação.

O licenciado em Libras e Linguagem de Sinais é iniciado com disciplinas gerais e de introdução, com introdução aos estudos linguísticos, da tradução, da literatura, fundamentos da educação dos surdos e escrita de sinais.
Também há disciplinas específicas para a Língua Brasileira de Sinais, que costumam se dividir em diversos períodos (como Língua Brasileira de Sinais I, II e III), história da educação de surdos, escrita de sinais, sintaxe, semântica e pragmática, morfologia, literatura surda e psicolinguística.

Estágio

Para finalizar o curso, é comum estágios em Libras ou literatura surda. Além disso, é importante a participação em seminários e atividades de pesquisa e extensão para completar o currículo.

No bacharelado, há algumas disciplinas iguais às do licenciado, ainda que o enfoque por vezes seja diferente. Entre as semelhanças, estão os estudos da tradução, escrita de sinais, introdução aos estudos linguísticos, sintaxe e morfologia.
As diferenças podem variar de acordo com a instituição, mas entre as disciplinas mais comuns estão a leitura e produção de textos, análise do discurso e sociolinguística. Por vezes, cada período conta com um espaço para uma disciplina optativa para ser escolhida de acordo com as preferências de cada aluno.

A seguir, confira um vídeo produzido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e que explica como é o curso de graduação em Libras,  e a presenta a Linguagem de Sinais:

Cursos de Libras com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

* Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
* Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
* Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
* Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
* Universidade Federal do Ceará (UFC)

Quer conhecer outros cursos de Libras e Linguagem de Sinais com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

libras
 
O mercado de trabalho para o profissional de Libras

Nos últimos anos, o mercado de trabalho para o profissional de Libras e Linguagem de Sinais tem crescido, especialmente para intérpretes. O profissional desse setor é requisitado em diversos ambientes, como educacional, empresarial e qualquer outra situação que exija a inclusão de deficientes auditivos.

Em 2010, a atividade foi regulamentada, e apesar de todo o crescimento, o processo ainda é novo. No meio empresarial, por exemplo, o intérprete e tradutor é requisitado em congressos, seminários e conferências. Por ser um mercado ainda em expansão, há uma grande oferta de empregos para o recém-formado.

O salário varia de acordo com o ambiente de trabalho. Em atendimentos individuais em locais de provas, consultórios e salas de aula, a média é de R$ 30 por hora. Já em eventos maiores, como palestras e congressos, o valor sobre para R$ 100 por hora.

Dica 2: Veja como evitar os vícios de linguagem mais comuns na hora de elaborar a redação do Enem.http://blogdoenem.com.br/redacao-vicios-linguagem/

O perfil do profissional após a formação

O recém-formado deve ter competência e fluência na Língua Brasileira dos Sinais. A proficiência é comprovada por meio do exame Prolibras. Ele é organizado pelo MEC e é essencial para a contratação, pois prova a habilidade do recém-formado para interpretar a língua de sinais para o português e do português para a língua de sinais.

Post escrito por Natália Marinho, formada em Comunicação Social – Jornalismo. Trabalha com produção de conteúdo, revisão e manutenção de redes sociais. Já trabalhou para empresas como Submarino Viagens, Americanas, Compara Online, Beleza na Web e Yahoo!

The post Libras: veja o curso de graduação e o mercado de trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!