sábado, 1 de novembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Revolução Russa – Aula de revisão para História Enem

Posted: 31 Oct 2014 07:50 PM PDT

Revolução Russa

Desde a época de Alexandre II, em meados do século XIX, havia uma modernização na Rússia. Neste período, surgiram as primeiras indústrias, porém, isso ajudou a gerar um descontentamento do povo, uma vez que a diferenciações sociais cresciam ainda mais com o processo de industrialização.

Assim, neste contexto, surgiram organizações e partidos políticos propondo mudanças.

Após o assassinato do Czar Alexandre II, a repressão àqueles que se opunham ao governo cresceu ainda mais. O sucessor, Alexandre III, provocou uma violenta onda de repressão aplicando uma política denominada Okhrana, que controlava ferozmente os movimentos dos manifestantes, gerando enforcamentos e deportação dos rebeldes.

Nesta época formou-se o Partido Operário Socialista Democrático Russo, de filosofia marxista, liderado por George Plekanov. Mesmo sendo perseguido pelo governo, o partido cresceu entre intelectuais e entre a classe operária russa. Um dos intelectuais era Vladimir Ilich Ulianov, que para fugir da perseguição política, adotou o pseudônimo de Lenin. O partido discutia mudanças, e como consequência destas mudanças, uma revolução proletária se fazia necessária. Assim, o grupo liderado por Lenin, recebeu o nome de Bolchevique (significa maioria), e o grupo liderado por Martov, com a parceria de Trotski, recebeu o nome de Menchevique (minoria).

História Enem

Nicolau II, da Rússia.

Nicolau II subiu ao trono, em 1905, e enfrentou muitas manifestações do novo partido. Outro partido, intitulado de Cadete, formado principalmente por burgueses e pela classe média, requisitava uma constituição, porém, sem desejar o fim da monarquia.

Incidentes revolucionários ocorreram principalmente em Petrogrado, fazendo com que, diante das pressões, Nicolau II lançasse um manifesto, fazendo certas concessões e propondo uma nova constituição que elegesse um novo parlamento (DUMA).

As Dumas (parlamentos) eleitas eram conservadoras, contudo, ainda assim foram feitas algumas mudanças como a Reforma Agrária.

Enquanto isso, a política da corte e da Coroa se corrompia. O Czar e a Czarina, foram influenciados por uma figura duvidosa, conhecida como Rasputin. Este prometia cura ao seu filho doente, enquanto influenciava politicamente a família, absorvendo riquezas.

Primeira Guerra Mundial e a crise

A Rússia chegou a fazer parte da Primeira Guerra Mundial, na Tríplice Entente, ao lado dos franceses e ingleses. Esta participação gerou fortes perdas ao país, uma vez que perderam territórios, soldados e perda de ganhos, com a paralisação da indústria. O país se dividia em opiniões, pois os mencheviques de esquerda, os bolcheviques e os anarquistas eram radicalmente contrários à guerra. Além disso, a escassez de alimentos causada pela guerra multiplicou o número de greves, que passaram a exigir o fim do governo dos czares.

1917: Ano Vermelho

Em 1917, uma guerra espontânea surge. Sem ligação com os partidos, era liderada por operários do bairro industrial de Viborg. Bandeiras vermelhas foram postas no lugar das bandeiras do Czar. Um governo provisório foi formado, porém, os generais do Czar tentaram reprimir o avanço da revolução. Ainda assim, a maioria dos soldados obedecia à revolução e os sovietes.

Em dezembro de 1917, a Rússia retirou-se da Primeira Guerra Mundial, assinando o Tratado de Brest-Litovsky. A República Federada Socialista Soviética tinha sido instaurada, com proposta de paz à Alemanha.

O país passava agora por uma guerra civil em que os brancos, pró-czar, lutavam contra os vermelhos, bolcheviques. Os brancos possuíam apoio do capitalismo internacional, enquanto durou a 1ª Guerra. Com o fim da guerra, o apoio aos brancos foi retirado, pela situação econômica dos países (EUA, Inglaterra, etc). Os bolcheviques tinham o apoio dos camponeses, e acabaram vencendo esta guerra.

Lenin assumiu o governo, em 1922, provendo a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Após a morte de Lenin, em 1924, Stalin e Trotski disputaram o poder. Stalin defendia o socialismo consolidado dentro da Rússia, enquanto Trotski defendia que a revolução socialista se estendesse para outros países, defendendo uma tese de "revolução permanente".

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Joseph Stalin

Stalin usou de sua força e da polícia secreta (GPV) e vendeu os adversários e expulsou Trotski da URSS. Trotski exilou-se no México, porém, em 1940 foi morto por um agente de Stalin.

A partir de 1929, Stalin estabeleceu uma ditadura pessoal na URSS.

Saiba mais sobre Revolução Russa nesta aula do canal Descomplica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

" A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis … Os proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias e têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos!". Assinale, nas alternativas abaixo, o nome do grande personagem da história a que devemos este pensamento:

a)  Napoleão Bonaparte;

b)  Thomas Malthus;

c)  David Ricardo;

d)  Friedrich Engels;

e)  Karl Marx.

Dica 1 – Fique preparado para a prova de História Enem com esta aula sobre as Revoluções Mexicana e Chinesa. – http://blogdoenem.com.br/revolucao-mexicana-e-chinesa-historia-enem/

Questão 02

A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:

a) Stálin, em agosto de 1929.

b) Lênin, em outubro de 1917.

c) Trotsky, em abril de 1924.

d) Kerensky, em fevereiro de 1917.

e) Kornilov, em setembro de 1921.

Dica 2 – Já estudamos sobre a Era Vargas ainda na República Velha. Revise nesta aula de História Enem sobre a Constituição de 1937, a Censura e o fim do Estado Novo – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-era-vargas-2-historia-enem/

Questão 03

"… Derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à:

a) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.

b) descolonização Afro-Asiática em 1945.

c) rebelião Boxer na China em 1900.

d) Segunda Guerra Mundial em 1939.

e) Revolução Russa em 1917.

Dica 3 – Estude sobre a Era Vargas, no período conhecido como República Velha, em mais uma aula preparatória para a prova de História Enem – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-era-vargas-historia-enem/

Questão 04

A Revolução Russa de 1917, gerou enormes transformações, marcadas pelas afirmativas seguintes, exceto:

a) O regime autocrático e aristocrático dos czares foi substituído pelo da República Federada Socialista Soviética e, mais tarde, em 1922, pela da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

b) As regiões altamente russificadas, como Finlândia, Letônia, Estônia e Lituânia, ficaram sob tutela russa. (Estas regiões seriam tuteladas posteriormente, neste contexto citado, a Rússia não anexou territórios).

c) A economia foi socializada, encarregando-se o Estado de controlar a produção e regulamentar a distribuição.

d) Forças contra-revolucionárias, aristocracia e burguesia tentaram derrubar o governo bolchevista, encorajando o movimento pelas potências aliadas, temerosas da expansão do bolchevismo.

e) A precariedade da situação econômica e social levou Lenin a inaugurar a Nova Política Econômica (NEP), combinação híbrida de comunismo e capitalismo.

Questão 05

Com a morte de Lenin, em 1924, a luta pelo poder na Rússia culminou com a vitória de:

a) Trotski, que apoiava a revolução mundial, ou seja, a destruição do capitalismo nos demais países.

b) Koltchak, líder dos russos brancos, que pretendia o retorno do capitalismo.

c) Stalin, que pretendia concentrar-se na implantação do socialismo na Rússia e na posterior expansão do movimento pela Europa.

d) Kerenski, que defendia a continuidade da participação russa na Primeira Guerra Mundial.

e) Kamenev, um dos mais íntimos colaboradores de Lenin.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Regra de Três Simples e Composta – Exercícios – Matemática Enem

Posted: 31 Oct 2014 07:33 PM PDT

Regra de três simples e composta – Exercícios

Regra de 3 Simples

Considere o seguinte exemplo:

Exemplo 01

Dona Margarida toma remédios para osteoporose que só são encontrados nos Estados Unidos. Quando a cotação do dólar era R$1,20, ela gastava R$240,00 por mês com os remédios. Quando o dólar estiver cotado a R$1,95, quantos reais Dona Margarida vai gastar por mês para comprar esses remédios?

Resolução:

Dólar/Cotação

Gasto/Reais

1,20

240,00

1,95

x

Note que as duas grandezas são diretamente proporcionais, desse modo, temos

4724.png

Logo, gastará R$390,00.

Como ficaria se as grandezas fossem inversamente proporcionais?

Considere o exemplo

Exemplo 02

Cinco homens constroem uma casa em 20 dias. Quantos dias levariam 10 homens nas mesmas condições para construir a mesma casa?

Regra de 3 Composta

Ocorre quando tivermos mais do que duas colunas de grandezas.

Considere o seguinte exemplo:

Exemplo 03

Se 5 máquinas funcionando 16 horas por dia levam 3 dias para produzir 360 peças, então 4 máquinas iguais às primeiras devem funcionar quantas horas por dia para produzir 432 peças em 4 dias?

Resolução:

4764.png

Aqui comparamos a grandeza que tem a variável com as demais, levando em conta que flechas de mesmo sentido indicam grandezas diretamente proporcionais e, de sentido contrário, inversamente proporcionais.

A seguir, igualamos a fração que contém a variável ao produto das demais, invertendo aquelas que têm flechas viradas para baixo.

4771.png

Saiba mais sobre Regra de Três Simples e Composta nesta aula do canal do Professor Dimas, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Suponha que 4 funcionários públicos sejam capazes de atender, em média, a 54 pessoas por hora. Espera-se que 6 funcionários públicos, com a mesma capacidade operacional dos primeiros, sejam capazes de atender, por hora, a quantas pessoas?

a) 71

b) 75

c) 78

d) 81

e) 85

Dica 1 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Você sabe o que é a Inscrição e a Circunscrição da esfera? Entenda sobre elas nesta aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/inscricao-e-circunscricao-da-esfera-matematica-enem/

Questão 02

Em um mesmo plano, a sombra de uma árvore, projetada pelo sol, sobre um chão plano, mede 16m, enquanto a sobra de um hidrante de 0,8m de altura mede 0,4m. A altura da árvore é:

a) 32m

b) 30m

c) 28m

d) 26m

e) 24m

Dica 2 – Fique preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio com mais esta aula de Matemática Enem. Revise tudo sobre as Esferas – http://blogdoenem.com.br/esfera-matematica-enem/

Questão 03

Um construtor contratou 10 operários para construir um prédio no prazo máximo de 60 dias. Por força de um acordo, o tempo da obra terá que ser reduzido para 40 dias. Nessas condições, o número de operários que esse construtor terá que contratar a mais deve ser de:

a) 5

b) 6

c) 7

d) 8

e) 9

Dica 3 – Tire todas as suas dúvidas sobre o Tronco de Pirâmide e Tronco de Cone em mais esta aula de revisão para prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/tronco-de-piramide-e-cone-matematica-enem/

Questão 04

Cinco digitadores preparam 2.500 páginas em 21 dias, trabalhando 6 horas por dia. Um trabalho de 4.000 páginas, com 7 digitadores trabalhando 8 horas por dia, será feito em:

a) 15 dias

b) 17 dias

c) 18 dias

d) 20 dias

e) 21 dias

Questão 05

O processamento de 300 toneladas de lixo é realizado em 28 horas por 5 máquinas. Se uma das máquinas quebrar, quantas horas as demais levarão para fazer o mesmo processamento?

a) 5,6

b) 7,0

c) 22,4

d) 30,1

e) 35,0

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Pilhas: Principais tipos e seus funcionamentos – Química Enem

Posted: 31 Oct 2014 06:54 PM PDT

Pilhas

Principais pilhas usadas e seus funcionamentos

Células secundárias

São células galvânicas que podem ser recarregadas antes do uso, são recarregáveis (baterias de carros, computadores, celulares, entre outros).

  • Acumulador ou bateria de automóvel (chumbo/ácido)

É uma associação de pilhas (ou elemento) ligadas em série. Cada pilha gera aproximadamente 2 V.

Química Enem

Certos metais traço (impurezas) presentes no sistema diminuem a vida da bateria, pois são oxidados pelo ácido sulfúrico e liberam hidrogênio. A diferença fundamental entre uma bateria com garantia de 48 meses e uma de 72 meses é a concentração de impurezas nela.

A reação global quando a célula está descarregada é:

Pb(s) + PbO2(s)+ 2HSO4- + 2H+ → 2PbSO4(s) + 2H2O

No ânodo

polo negativo

{Pb + SO42- → PbSO4 + 2e-

No cátodo

polo positivo

{PbO2 + SO42- + 4H+ + 2e- → PbSO4 + 2H2O

A bateria de chumbo/ácido comporta-se como uma célula galvânica (pilha) durante a descarga e como uma célula eletrolítica quando está sendo carregada.

Obs.: Durante a recarga, as reações acima se invertem.

Eram usadas, no passado, como fontes de tensão em eletrólise, porém, foram superadas pelas fontes modernas ligadas à rede elétrica.

Potencial: 2 V, em uma série de seis pilhas = 12 V

Vantagens – muito barata, alta densidade de potência, vida útil longa, recarga fácil.

Desvantagens – feita de chumbo (tóxico), pode gerar gás hidrogênio no cátodo quando está sendo recarregada (explosivo) e tem baixa energia específica.

  • Pilha Nicad (Ni/Cd)

Pilha usada em aparelhos celulares, computadores. Devido à toxicidade do cádmio, está sendo substituída por baterias de lítio.

Potencial – 1,25 V

Reações que ocorrem nesse tipo de pilha:

Cd(s) | Cd(OH)2(s) | KOH(aq) | Ni(OH)3(s) | Ni(OH)2(s) | Ni(S), 1,25V

Ânodo: Cd(s) + 2OH-(aq) → Cd(OH)2(s) + 2e-

Cátodo: 2 Ni(OH)3(s) + 2e- → 2Ni(OH)2(s) + 2 OH-(aq)

  • Baterias de Lítio

Usadas em celulares, computadores entre outros aparelhos devido ao lítio não ser tóxico.

Potencial – 3,7 V

  • Pilha sódio-enxofre

É uma das baterias mais surpreendentes. Tem reagentes líquidos (sódio e enxofre) e um eletrólito sólido (uma cerâmica porosa de óxido de alumínio); deve operar a temperaturas próximas a 320ºC, é altamente perigosa em caso de quebra. Tem aplicação em células elétricas (2.000 células de sódio-enxofre) usadas em automóveis elétricos.

Potencial – 2,2 V

Vantagens – energia específica muito alta.

Densidade – caríssima, leva 6h para recarregar, vida curta, o sódio é altamente reativo (pode explodir em contato com a água ou ar atmosférico).

Reações que ocorrem nesse tipo de pilha:

Na(l) | Na+ (solução) || S2-(solução | S(l), 2,2 V

Ânodo: 2 Na(l) → 2 Na+ (solução) + 2e-

Cátodo: S8(l) + 16e- → 8 S2- (solução)

Células primárias

As células primárias são células galvânicas com os reagentes selados dentro de um recipiente. Elas não podem ser recarregadas, ou seja, devem ser descartadas após descarregadas.

  • Pilhas secas

São as pilhas comuns usadas em rádios, lanternas, aparelhos portáteis em geral.

Possui uma vasilha cilíndrica de zinco como ânodo e, no centro, fica o cátodo, um bastão de carbono.

O interior da vasilha é forrado com papel que serve como barreira porosa. O eletrólito é uma mistura pastosa e úmida de cloreto de amônio, óxido de manganês(IV), carbono finamente pulverizado, e um suporte inerte, usualmente goma.

aula22_fig002.tif

Pilha Seca

Tem potencial de 1,5 V, diminuindo com o uso até 0,8 V.

Vantagens – baixo custo, feita de material não tóxico.

Desvantagem – não pode ser reciclada, pode vazar, curta vida útil, potencial e corrente instáveis.

Reações que ocorrem nesse tipo de pilha.

Zn(s) | ZnCl2(aq), NH4Cl(aq) | MnO(OH)(s) | MnO2 (S) | grafite

Ânodo: Zn(s) → Zn2+ (aq) +2e- seguida por: Zn2+(aq) + 4 NH3(g) → [Zn(NH3)4]2+(aq)

Cátodo: MnO2(s) + H2O(l) e- → MnO(OH)(s) + OH-(aq)

seguida por: NH4+(aq) + OH-(aq) → H2O(l) + NH3(g)

  • Pilha alcalina

Usa eletrólito alcalino, com o qual o eletrodo de zinco não reage diretamente quando a bateria não está sendo usada.

Potencial = 1,5 V

Vantagens – baixo custo, feita de materiais não tóxicos, vida útil relativamente longa (cerca de 5 anos), corrente e potencial estáveis, pouco risco de vazamento.

Desvantagens – não pode ser reciclada, mais cara que a convencional.

Reações que ocorrem nesse tipo de pilha:

Zn(s) | ZnO(s) | OH-(aq) | Mn(OH)2(s) | MnO2(s) | grafite, 1,5 V

Ânodo: Zn(s) + 2 OH- (aq) → ZnO(s) + H2O(l) + 2e-

Cátodo: MnO2(s) + 2H2O(l) + 2 e- → Mn(OH)2(s) + 2 OH-(aq)

  • Zn/Ag

Tem um cátodo de Ag2O.

Potencial – 1,6 V

Vantagens – pode ser feita em tamanhos muito pequenos, aplica um potencial confiável e estável por longo período de tempo, tem toxicidade relativamente baixa.

Desvantagem – não pode ser reciclada, muito cara.

Reações que ocorrem nesse tipo de pilha:

Zn(s) | ZnO(s) | KOH(aq) | Ag2O(s) | Ag(s) | aço, 1,6V

Ânodo: Zn(s) + 2 OH-(aq) → ZnO(s) + H2O(l) + 2 e-

Cátodo: Ag2O(s) + H2O(l) + 2 e- → 2Ag(s) + 2 OH-(aq)

Células a combustível

Nos primeiros anos do programa espacial, manter a vida no espaço era um dilema, pois as espaçonaves precisavam ser leves e terem fontes de energia eficientes (as baterias eram muito pesadas e a combustão desperdiçava muita energia).

A célula combustível, desenvolvida por Francis Bacon, gera eletricidade diretamente de uma reação química, como em uma bateria, mas usa reagentes que são fornecidos continuamente, como em um motor.

A célula combustível de hidrogênio/oxigênio foi produzida para ser usada como combustível espacial e tem por vantagem gerar como único produto a água, que pode ser bebida pela tripulação (a fonte de água no espaço também era um problema).

Saiba mais sobre Pilhas nesta aula do canal Easy Vest, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(UFRGS)

Um acumulador de chumbo (bateria convencional) é uma célula galvânica que funciona através das semirreações abaixo, cujos potenciais de redução estão especificados:

PbSO4 + H+ + 2e- → Pb + HSO4-

Eº = -0,300 V

PbO2 + HSO4- + 3H+ + 2e- → PbSO4 + 2H2O

Eº = 1,630 V

Com base nesse dados, são feitas as seguintes afirmações:

I- há deposição de PbSO4 no cátodo e no ânodo;

II- no processo, há consumo de ácido sulfúrico;

III- dióxido de chumbo é empregado na constituição do ânodo;

IV- são necessárias, seis células desse tipo ligadas em série para a obtenção de uma tensão nominal aproximada de 12 V.

Quais estão corretas?

a) apenas I e III.

b) apenas II e IV.

c) apenas IV.

d) apenas I, II e IV.

e) I, II, III e IV

Dica 1 – Estude tudo sobre Pilhas: Células Galvânicas em mais esta aula de revisão para a prova de Química Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/pilhas-quimica-enem/

Questão 2

Pilhas e baterias são dispositivos tão comuns em nossa sociedade que, sem percebermos, carregamos várias delas junto ao nosso corpo (aparelhos de MP3, relógios, rádios, celulares, etc.). As semirreações, descritas a seguir, ilustram o que ocorre em uma pilha de óxido de prata.

Zn(s) + OH-(aq) → ZnO(s) + H2O(l) + e-

Ag2O(s) + H2O(l) + e- → Ag(s) + OH-

Pode-se afirmar que esta pilha:

a) É uma pilha ácida.

b) Apresenta o óxido de prata como ânodo.

c) Apresenta o zinco como agente oxidante.

d) Tem como reação de células a seguinte reação: Zn(s) + Ag2O(s) → ZnO(s) + 2 Ag(s).

e) Apresenta fluxo de elétrons na pilha do eletrodo de Ag2O para o Zn.

Dica 2 – Relembre tudo sobre Equilíbrio Iônico em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/equilibrio-ionico-quimica-enem/

Questão 3

A pilha de sódio-enxofre, usada em automóveis movidos a energia elétrica, é uma inovação. Quanto a ela é correto afirmar:

a) Funciona a temperatura ambiente.

b) Tem baixo custo de fabricação.

c) Altamente estável e segura.

d) Facilmente recarregada.

e) Possui vida útil curta.

Dica 3 – Tire todas as suas dúvidas e fique preparado para a prova de Química Enem com mais esta aula sobre o Equilíbrio Químico. – http://blogdoenem.com.br/equilibrio-quimico-quimica-enem/

Questão 4

O crescimento da produção de energia elétrica ao longo do tempo tem influenciado decisivamente o progresso da humanidade, mas também tem criado uma séria preocupação: o prejuízo ao meio ambiente.

Nos próximos anos, uma nova tecnologia de geração de energia elétrica deverá ganhar espaço, as células a combustível hidrogênio/oxigênio.

aula22_fig003.tif

Com base no texto e na figura, a produção de energia elétrica por meio da célula a combustível hidrogênio/oxigênio diferencia-se dos processos convencionais porque:

a) transforma energia química em energia elétrica, sem causar danos ao meio ambiente, porque o principal subproduto formado é a água.

b) converte a energia química contida nas moléculas dos componentes em energia térmica, sem que ocorra a produção de gases poluentes nocivos ao meio ambiente.

c) transforma a energia química em energia elétrica, porém emite gases poluentes da mesma forma que a produção de energia a partir de combustíveis fósseis.

d) converte a energia elétrica proveniente dos combustíveis fósseis em energia química, retendo os gases poluentes produzidos no processo sem alterar a qualidade do meio ambiente.

e) converte a energia potencial acumulada nas moléculas de água contidas no sistema em energia química, sem que ocorra a produção de gases poluentes nocivos ao meio ambiente.

Questão 5

A composição média de uma bateria automotiva esgotada é de aproximadamente 32% Pb, 3% PbO, 17% PbO2 e 36% PbSO4. A média de massa da pasta residual de uma bateria usada é de 6kg, onde 19% é PbO2, 60% PbSO4 e 21% Pb. Entre todos os compostos de chumbo presentes na pasta, o que mais preocupa é o sulfato de chumbo (II), pois nos processos pirmometalúrgicos, em que os compostos de chumbo (placas das baterias) são fundidos, há a conversão de sulfato em dióxido de enxofre, gás muito poluente.

Para reduzir o problema das emissões de SO2, a indústria pode utilizar uma planta mista, ou seja, utilizar o processo hidrometalúrgico, para a dessulfuração antes da fusão do composto de chumbo. Nesse caso, a redução de sulfato presente no PbSO4 é feita via lixiviação com solução de carbonato de sódio (Na2CO3) 1M a 45ºC, em que se obtém o carbonato de chumbo (II) com rendimento de 91%. Após esse processo, o material para a fundição pra obter o chumbo metálico:

PbSO4 + Na2CO3 → PbCO3 + Na2SO4

Dados: massas molares em g/mol, Pb=207; S=32; Na=23; O=16; C=12

Segundo as condições do processo apresentado para a obtenção de carbonato de chumbo (II) por meio da lixiviação por carbonato de sódio e considerando uma massa de pasta residual de uma bateria de 6kg, qual quantidade aproximada, em quilogramas, de PbCO3 que é obtida?

a) 1,7 kg

b) 1,9 kg

c) 2,9 kg

d) 3,3 kg

e) 3,6 kg

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Receptores elétricos – Aula de revisão para Física Enem

Posted: 31 Oct 2014 05:22 PM PDT

Receptores elétricos

É considerado um receptor elétrico todo o aparelho que recebe energia elétrica e a converte em alguma outra fonte de energia que não seja calor. Aparelhos como liquidificador, computador, britadeira são exemplos de receptores.

aula22_fig001.tif

Força eletromotriz

Os receptores consomem energia elétrica, para realizar um certo tipo de trabalho (τ). A razão entre o trabalho realizado e a quantidade de carga elétrica consumida pelo receptor é definido como a força eletromotriz do receptor (ε').

aula22_fig002.tif

Equação geral dos receptores

Todo receptor possui resistência interna, fazendo com que a tensão elétrica total consumida por um receptor se eleve. Desta forma, temos que a sua tensão total é a soma entre a sua força eletromotriz com a tensão consumida por sua resistência interna:

aula22_fig003.tif

aula22_fig004.tif

Curva característica de um receptor

A equação do receptor pode ser vista como uma equação do 1º grau, onde a tensão U varia de acordo com a corrente elétrica i. Com isso, podemos construir o gráfico característico dos receptores.

aula21_fig006.tif

Do gráfico, podemos encontrar a força eletromotriz, que é o ponto onde a reta intercepta o eixo vertical da tensão U. Observamos também que, quanto maior a corrente elétrica que percorre o receptor, maior a tensão nos terminais do receptor.

Potência em um receptor

A potência elétrica total (Pt) consumida por um gerador é a soma das potências útil (Pu) e dissipada (Pd).

Pt = Pu + Pd

A potência total está relacionada com a tensão total consumida pelo receptor, portanto, podemos calcular:

Pt = U . i

A potência útil é aquela consumida pelo aparelho para a realização do trabalho específico para o qual o trabalho é feito, portanto está relacionada à força eletromotriz do receptor:

aula22_fig006.tif

A potência dissipada pelo receptor está relacionada à sua resistência interna, pois é esta que faz o receptor perder parte da sua energia total disponível para realização de trabalho.

Pd = r. i2

Saiba mais sobre Receptores elétricos nesta aula do canal oficinadoestudante, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

Um liquidificador de força eletromotriz igual a 110 V é ligado a uma tomada de 120 V. Sabendo que a potência dissipada pelo liquidificador é 100 W, pode-se afirmar que sua resistência interna é:

a) 5 Ω

b) 1 Ω

c) 150 Ω

d) 10 Ω

e) 2 Ω

Dica 1 – Um gerador elétrico é um dispositivo capaz de produzir energia a um circuito. Saiba como calcular sua Potência e Rendimento em mais esta aula de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/geradores-eletricos-fisica-enem/

Questão 2

(MACKENZIE-SP) A diferença de potencial nos terminais de um receptor varia com a corrente conforme o gráfico abaixo.

aula22_fig007.tif

A força eletromotriz e a resistência interna desse receptor são, respectivamente:

a) 25Ve 50 Ω

b) 22V e 2,0 Ω

c) 20V e 1,0 Ω

d) 12,5V e 2,5 Ω

e) 11V e 1,0 Ω

Dica 2 –  Estude sobre Potência e energia elétrica em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem. Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? – http://blogdoenem.com.br/potencia-e-energia-eletrica-fisica-enem/

Questão 3

(AFA) Um gerador fornece a um motor uma ddp de 440V. O motor tem resistência interna de 25 Ω e é percorrido por uma corrente elétrica de 400 mA. A força eletromotriz do motor, em volts, é igual a:

a) 375

b) 400

c) 415

d) 430

e) 220

Dica 3 – Entenda a diferença entre a ligação em série e a ligação em paralelo em mais esta aula de Física Enem sobre Associação de Resistores – http://blogdoenem.com.br/associacao-de-resistores-fisica-enem/

Questão 4

(UNIMEP) Um motor elétrico tem fem de 130V e é percorrido por uma corrente de 10 A. Se a sua resistência interna é de 2 Ω, então a potência mecânica desenvolvida pelo motor vale:

a) 1300 W

b) 1100 W

c) 1280 W

d) 130 W

e) o motor não realiza trabalho mecânico

Questão 5

(MACK/2001) Um motor de potência 375 W é utilizado para elevar verticalmente, com velocidade constante, a uma altura de 15 m, uma carga de peso 400 N, em 20 s. O rendimento desse motor é:

a) 50%

b) 60%

c) 70%

d) 80%

e) 90%

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

compartilhe

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Letras – Português: o curso de graduação e o Mercado de Trabalho

Posted: 31 Oct 2014 04:18 PM PDT

"Letras" tratas-se do nome dado ao curso de graduação em que se estuda a língua portuguesa em sua estrutura fonética, sonora e literária. O profissional de Letras Português pode fazer pesquisas e ensinar literatura, gramática, interpretação de textos, redação e o idioma português e sua literatura para as pessoas.

Nesta área é preciso estar constantemente estudando, mesmo após a conclusão da graduação, pois quando se trata de idiomas modernos, eles estão em constantes atualizações ao longo do tempo.
Um exemplo disso foi a recente reforma ortográfica da língua portuguesa. Além de trabalhar com o ensino, o profissional poderá trabalhar em redações, revisões e traduções para agências editoriais.

Para quem está interessado no curso é necessário gostar de ler e escrever. Mais do que ler livros de todos os gêneros, jornais e revistas, é imprescindível manter contato com os novos formatos de texto, principalmente na internet.

Letras - Português: o curso de graduação e o Mercado de Trabalho

Dica 1 - Veja as notas de corte no Sisu para entrar no curso de Letras nas universidades e institutos públicos de educação em todo o Brasil: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

O que é Letras? – Para ser mais específico, "Letras" é a área científica que pertence às ciências humanas e a linguística. Também abrange os estudos literários, culturais, históricos e filosóficos da humanidade de forma geral. No curso de graduação em letras os alunos estudam 4 grandes áreas:

1 – Literatura – Estuda os escritos artísticos ao longo da história com o intuito de compreender a humanidade e sua evolução através dos séculos, pois por meio desta compreensão é possível saber, de maneira generalizada, como o homem pensava sobre os mais diversos temas. Inclusive, as Escolas Literárias servem para que tenhamos uma noção mais exata disso.

2 – Gramática – Estuda as regras individuais usadas para uma composição correta de orações e frases. Através das normas estabelecidas pela gramática é possível saber, como se conjugar os verbos, como é a estrutura das frases e conhecer e saber usar pronomes.

3 – Interpretação – Ensina a compreensão de textos, como intertextualidade, linguagem verbal e não verbal e como se identifica cada um deles.

4 – Produção de Textos – Desenvolvimento de textos dos mais variados tipos: discurso, carta, narração e crônica, além de entender como funciona teoricamente cada uma das criações textuais.

Dica 2: Você gosta de História da Literatura Brasileiras? Veja aqui uma revisão sobre a Escola Literária Trovadorismo: http://blogdoenem.com.br/trovadorismo-literatura-enem/

Veja este  vídeo da Faculdade CCAA, que explica sobre o curso de graduação e o mercado de trabalho para o profissional de Letras Português e Letras Inglês.

Perfil do profissional de Letras – Deve ter total domínio oral e escrito da língua portuguesa, saber analisar frases e suas estruturas e elaborar os diferentes tipos de textos. Também é importante ter visão crítica, conhecer diferentes contextos interculturais, saber utilizar diferentes ferramentas e recursos de mídia, ter domínio teórico e prático dos componentes fonológico, morfossintáticos, léxico e semântico.

Letras - Português: o curso de graduação e o Mercado de TrabalhoOutra habilidade é na área do ensino do português para um estrangeiro, para isso saber analisar dificuldades na hora de aprender o idioma é imprescindível.

Mercado de trabalho – O mercado de trabalho é abrangente e o profissional de letras poderá escolher entre diversas opções. Poderá trabalhar em editoras ou dar aulas de gramática, literatura ou produção de textos. Salário inicial: R$ 1.567,00 é o piso para o magistério, por 40 horas semanais

O Curso de graduação em Letras – O curso tem duração média de 4 anos e conta com disciplinas que buscam analisar não só o idioma, mas compreender sua história através da literatura, por isso o estudante de letras encontrará matérias como história da literatura brasileira.

Componentes curriculares do curso: 

Análise literária, semântica, fonologia, teoria literária, produção textual, tradução, e pesquisa

E depois da faculdade? – Depois de formado, o profissional poderá escolher entre muitas opções: Carreira acadêmica, para pessquisar áreas como estudos literários e gramática; Editoração, para a preparação de textos: da seleção dos originais e revisão à tradução e padronização conforme a língua culta; Ensino, para lecionar para os ensinos fundamental, médio e superior, com pós-graduação para nível superior, ou em escolas de idiomas e em empresas.

Revisão, para realizar revisão gramatical e ortográfica de textos; Tradução, para verter do português para línguas estrangeiras, ou vice-versa, em editoras, agências de publicidade e empresas públicas ou privadas.

Onde estudar?

Entre os cursos mais bem avaliados no Brasil estão os das seguintes instituições:

– Universidade de São Paulo (USP) Letras (Português) – São Paulo, SP;
– Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)  Letras (Português) – Rio de Janeiro, RJ;
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Letras (Português) – Porto Alegre, RS.

Dica 3: Ter uma boa note no Enem é o primeiro passo rumo à faculdade. Confira aqui as apostilas totalmente gratuitas e se prepare melhor para a prova:  http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Mari Silva trabalha como redatora freelancer há dois anos e tem como grandes interesses a sétima arte, games, educação, a blogosfera e, claro, o mundo da escrita.
Google +: https://plus.google.com/u/ 0/104056917254085846231/posts

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Enem 2014 – Oportunidades gratuitas de revisão em SP

Posted: 31 Oct 2014 11:46 AM PDT

O final de semana de provas do Enem 2014 está chegando e os candidatos querem aproveitar até o último segundo para se preparar para o exame. Por isso, se você mora em São Paulo, em Jundiaí ou em Sorocaba, atenção para essas super oportunidades: aulas gratuitas de revisão para o Enem 2014!

dica enem 2014

EM JUNDIAÍ E SOROCABA, FACULDADE OFERECE ‘AULÃO’ GRATUITO DO ENEM 2014

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo site http://penofuturo.anhanguera.com/aluno/dicas-preparatorias-para-o-enem/inscricao até hoje (CORRE!!!). A revisão acontece nesse sábado, dia 1º de novembro, das 14h às 17h nas unidades da Faculdade Anhanguera localizadas nas cidades de Jundiaí e Sorocaba. O objetivo do aulão é oferecer dicas e informações sobre ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática, além de assuntos da atualidade e redação.

Quem quiser participar, poderá ainda acessar gratuitamente vídeo-aulas e conteúdos extras pelo mesmo site em que efetuou sua inscrição para o aulão.

EM SÃO PAULO, CURSINHO DA POLI OFERECE UMA SEMANA GRATUITA DE REVISÃO PARA O ENEM 2014

Quem quer se preparar para as provas do Enem 2014 que estão chegando pode aproveitar gratuitamente uma semana de aulas no Cursinho da Poli, em São Paulo. O candidato pode escolher entre dois tipos de revisão para o exame: uma tem duração de apenas um dia que acontece neste sábado, 1º de novembro, das 8h às 19h40; a outra dura a próxima semana inteira, começando segunda-feira, dia 3 de novembro, até sexta-feira, dia 7 de novembro, nos horários matutino, vespertino e noturno.

Os participantes receberão gratuitamente material didático elaborado especialmente para atender às características do exame. O curso trabalha leitura, interpretação de imagens, tabelas e gráficos através de conteúdos e exercícios, propiciando o desenvolvimento das habilidades e competências que serão exigidas nas questões do Enem 2014.

Quem se interessou pela oportunidade e quer participar da revisão do Cursinho da Poli, pode se inscrever até hoje pelo site www.cursinhodapoli.org.br, pelo telefone (11) 2145-7654 ou pessoalmente nas unidades Lapa, Itaquera e Santo Amaro.

Atenção então para os detalhes sobre as revisões para o Enem 2014 oferecidas pelo Cursinho da Poli, em São Paulo:

Curso fim de semana
Unidades: Lapa, Itaquera e Santo Amaro.
Data: 1º de novembro das 8h às 19h40
Inscrições: pelo telefone (11) 2145-7654, pessoalmente ou pelo site www.cursinhodapoli.org.br
Endereços: Lapa – Avenida Ermano Marchetti, 576
Itaquera – Rua Sábado D´Ângelo, 2078
Santo Amaro – Rua Desembargador Bandeira de Melo, 468

Curso durante a semana
Quando: de 3 a 6 de novembro
Horários: Manhã – das 7h20 às 12h50
Tarde – das 14h às 17h50
Noite – das 19h às 22h50
Endereços: Lapa – Avenida Ermano Marchetti, 576
Itaquera – Rua Sábado D´Ângelo, 2078
Santo Amaro – Rua Desembargador Bandeira de Melo, 468

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Enem 2014 – Que tal estudar vendo um bom filme?

Posted: 31 Oct 2014 11:24 AM PDT

O Enem 2014 está chegando e você não aguenta mais olhar para livros e apostilas, certo? O Blog do Enem tem uma dica para você: que tal aproveitar esse último final de semana antes do exame e assistir um bom filme que pode te ajudar a se preparar para a prova? Você ficaria mais animado ainda com essa ideia se eu te contar que pode ser um filme lançado em 2014?

O portal G1 elaborou uma lista de filmes lançados nesse ano que servem como material de estudos para o Enem. Então prepare a pipoca, escolha o seu favorito entre os 10 selecionados e chame os amigos para uma sessão super divertida de estudos!

1) ‘GETÚLIO’

Enem 2014 filme

No ano de 2014, o suicídio de Getúlio Vargas completa 60 anos. Por isso, muitos professores de história apostam nesse tema como um dos que com certeza serão cobrado na prova do Enem. Aproveite então para estudá-lo assistindo a esse longa metragem brasileiro dirigido por João Jardim e estrelado por Tony Ramos. O filme retrata a vida e a morte do ex-presidente, um prato cheio para estudar História do Brasil.

2) ‘ELA’

enem 2014 filme 2

O filme aborda o tema da Tecnologia, que pode ser explorado na prova de linguagens ou até mesmo na redação do Enem 2014. O ator Joaquim Phoenix vive um escritor solitário que busca eventualmente na internet amantes que tragam alívio para a solidão. Ao comprar um novo sistema operacional, o protagonista do filme escolhe um perfil feminino para interagir com ele, criando assim uma história que retrata a relação que o homem estabelece com a tecnologia.

Dica 1: Mais 13 filmes que podem te ajudar nos estudos para o Enem 2014 – http://blogdoenem.com.br/13-filmes-para-o-enem/

3) ’12 ANOS DE ESCRAVIDÃO’

enem 2014 filme 3

Recomendado para quem quer revisar conteúdos de História para o Enem 2014, como o período da escravidão e a guerra civil dos EUA. O filme conta a história de Solomon Northup, um negro que nasceu livre, mas acaba sendo sequestrado e vendido como escravo.

4) ‘CAÇADORES DE OBRAS-PRIMAS’

enem 2014 filme 4

Se você ainda não está sabendo tudo sobre a Segunda Guerra Mundial, que tal assistir a esse filme estrelado por George Clooney e Matt Damon? O longa conta a história de artistas e especialistas que foram enviados à Europa pelo presidente americano Franklin D. Roosevelt para recuperar obras de arte roubadas pelos nazistas e proteger peças que poderiam ser destruídas por bombardeios.

Dica 2: Está precisando estudar filosofia e sociologia? Confira essa lista com 10 filmes sobre esses conteúdos cobrados no Enem 2014 – http://blogdoenem.com.br/enem-2013-filmes-sociologia/

5) ‘ALEMÃO’

enem 2014 filme 5

Mais um filme brasileiro! Baseado em fatos reais e recentes, o filme se passa nos dias que antecedem a famosa Ocupação do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, que aconteceu em novembro de 2010. Na trama, cinco policiais se infiltram entre os moradores da favela para elaborar o plano de invasão do Alemão. Mas, os traficantes descobrem a operação secreta e começam uma caçada aos policiais infiltrados, que têm apenas 48 horas para conseguir sair da favela. Ideal para quem precisa estudar Atualidades para o Enem 2014, conteúdo que pode ser cobrado na prova de ciências humanas ou na redação.

6) ‘BELÉM, ZONA DE CONFLITO’

enem 2014 filme 6

Outra dica para quem precisa estudar Atualidades para o Enem 2014. Com enfoque no conflito histórico entre Israelenses e Palestinos, o filme de produção israelense conta a história de um complicado relacionamento entre um agente do serviço secreto israelense e seu informante palestino.

7) ‘JUNHO’

enem 2014 filme 7

O documentário brasileiro ‘Junho’ faz um registro histórico da onda de protestos ocorrida em junho do ano passado nas principais capitais do país. Importante para que o candidato do Enem 2014 reflita sobre o contexto histórico das manifestações e a importância da mobilização popular para buscar melhorias para todos.

Dica 3: Mais 11 sugestões de filmes para estudar Filosofia e Sociologia – http://blogdoenem.com.br/enem-2013-11-filmes/

8) ‘PEDRA DA PACIÊNCIA’

enem 2014 filme 8

Um filme afegão que propõe uma reflexão sobre situação política e social daquela região como um reflexo da contínua expulsão de talentos que o estado de guerra e o fundamentalismo, associados, ali produzem. Na obra, são tratados temas importantes como a condição da mulher na sociedade afegã, a guerra santa islâmica e o peso de costumes sociais e religiosos ultraconservadores sobre os anseios pessoais.

9) ‘A AMAZÔNIA ETERNA’

enem 2014 filme 9

Um documentário para quem quer estudar questões relacionadas a Sustentabilidade e a natureza, que podem aparecer nas provas de ciências da natureza e redação do Enem 2014. Mostra a relação do homem com a água da região da Amazônia, seja pela conexão entre os rios, seja pelo viés econômico, já que muitos ribeirinhos dependem da pesca para sobreviver. Mostra experiência bem sucedidas do uso sustentável da floresta, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas.

10) ‘AMAZÔNIA’

enem 2014 filme 10

Mais uma opção para quem deseja saber mais sobre o ecossistema da Amazônia. O filme mostra como o macaco-prego Castanha enfrenta perigos e faz “amizades” com outros animais da selva, convivendo com botos, onças, tucanos e gaviões-rei. Aborda conteúdos como de biologia, como vida animal, Floresta Amazônica e natureza, podendo ajudar para os estudos da prova de ciências da natureza do Enem 2014.

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Enem 2014 – UFMA vai oferecer 6 mil vagas pelo exame

Posted: 31 Oct 2014 10:46 AM PDT

Uma boa notícia para os candidatos do Enem 2014: a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vai reservar mais de 6 mil vagas aos alunos que vão fazer o exame. As oportunidades serão distribuídas nos dois semestres letivos de 2015. O objetivo é aumentar as chances dos mais de 305 mil estudantes do estado inscritos no Enem, 30,44% a mais do número registrado na última edição.

Enem 2014 UFMA

A UFMA adota o desempenho no Enem como único critério de seleção de novos alunos desde o processo seletivo de 2010. As vagas serão disponibilizadas em janeiro no site da instituição, após a divulgação dos resultados do Enem 2014 e da lista principal do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Dica 1: UFMA – Nota de Corte do Sisu 2014 na Universidade Federal do Maranhão – http://blogdoenem.com.br/ufma-notas-corte-sisu-2014/

 

Segundo a pró-reitoria da universidade, as vagas reservadas para o Enem 2014 serão destinadas para quase todos os cursos.

Dica 2: Veja o Resultado Enem das escolas de Ensino Médio em São Luís e também para todas as escolas no interior do Estado do Maranhão:  http://blogdoenem.com.br/resultados-enem-escolas/

O ENEM 2014

As provas do Enem 2014 estão chegando! Elas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro, as 13 horas no horário de Brasília (atenção para as diferenças causadas pelo horário de verão)! Acesse o seu Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2014 pelo link http://enem.inep.gov.br/cartao-confirmacao.html e confira com antecedência onde você vai fazer a prova. Vale a pena fazer o caminho da sua casa até o local um dia antes do exame para evitar se perder. Lembre-se de sair de casa com antecedência nos dias das provas para não se atrasar. Candidato que chegar atrasado não entra para fazer as provas e está desclassificado!

Como o Blog do Enem quer que você tenha um ótimo desempenho no exame, todo dia publicamos uma série de dicas e revisamos com você conteúdos cobrados nas provas para te deixar um pouco mais próximo da tão sonhada vaga na Universidade!

Por isso, fique ligado nas novidades da nossa página. Olha só alguns exemplos bem bacana dos conteúdos que preparamos para você com todo o carinho:

Apostilas gratuitas para você estudar para o Enem 2014 e para os vestibulares – http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Está ansioso para o final de semana do exame? Veja como não deixar o nervosismo atrapalhar seu desempenho nas provas – http://blogdoenem.com.br/enem-ansiedade-provas/

O cuidado com a alimentação nos dias que antecedem o Enem faz toda a diferença! Veja dicas de uma nutricionista sobre esse assunto – http://blogdoenem.com.br/enem-2013-alimentacao-prova/

Nada de #selfie no Enem 2014! Saiba por que nesse post do Blog do Enem – http://blogdoenem.com.br/enem-2013-eliminados-fotos-redes-sociais/

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Redação Enem – Conheça os 7 principais erros

Posted: 31 Oct 2014 09:50 AM PDT

O Enem 2014 já está chegando e se tem algo que tira o sono dos candidatos na véspera das provas é a preocupação com a Redação! Pensando nisso, o Blog do Enem, em parceria com o portal Universia Brasil (www.universia.com.br), trouxe para você uma lista dos 7 principais e mais graves erros que os estudantes cometem na hora de elaborar a Redação Enem. O nervosismo e a falta de confiança no que está escrevendo são grandes distrações na hora da prova, então leia esse post com cuidado e preste atenção para não cometer esses erros e prejudicar o seu desempenho no Enem 2014.

Redação EnemRedação Enem

Para elaborar essa seleção de 7 erros mais graves, a equipe do portal Universia Brasil conversou com a professora de redação do Cursinho da Poli, Andrea Lanzara. Veja a lista a seguir:

1) FUGIR DO TEMA

A professora Lanzara alerta: fugir do tema proposto é um erro gravíssimo. Quando o aluno não lê com atenção a proposta da Redação Enem ou os textos de apoio, acaba prejudicando – e MUITO – a sua nota nessa parte do exame.  "Toda redação em vestibular deve ser desenvolvida a partir de um recorte temático e quem faz esse recorte é a proposta de redação", explica Andrea. Uma dica é fazer anotações sobre as principais ideias dos textos expostos na coletânea e, quando acabar de elaborar sua Redação Enem, releia seu texto e confira se ele realmente aborda o tema exigido.

Dica 1: Redação – Aprenda a diferença entre tema e título – http://blogdoenem.com.br/redacao-tema-titulo/

2) COPIAR TRECHOS DOS TEXTOS MOTIVADORES

Quando um candidato não tem domínio sobre o tema cobrado na Redação Enem, é comum que ele apele para a cópia de trechos da coletânea de textos apresentada na proposta. Mas essa não é a solução ideal, já que a cópia dos textos motivadores é considerada um erro grave, mesmo quando feita em forma de citação.  "Se o aluno copiar, sua redação não será desclassificada, mas ele vai ter parte do texto completamente desconsiderada. Então, ele perderá na progressão textual", justifica a professora. Por isso, NÃO COPIE nada, nem mesmo uma frase, dos textos que estão na prova APENAS PARA CONSULTA. Utilize-os para desenvolver suas próprias ideias a partir das informações que ali estão expostas.

3) NÃO SEGUIR AS NORMAS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Não adianta escrever uma narrativa ou um poema se o tipo de texto cobrado pelo Enem é o dissertativo-argumentativo.  E também não é recomendável inserir técnicas de outros tipos textuais, como aliteração, na sua redação. "O aluno tem que saber que ali ele só tem espaço para desenvolver estrutura do tipo dissertativo-argumentativo."

Dica 2: Redação Enem – Veja como fazer um texto dissertativo -argumentativo – http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

4) DESRESPEITAR OS DIREITOS HUMANOS

Os temas da Redação Enem, normalmente, envolvem questões problemáticas de relevância nacional e, por isso, é cobrada do candidato uma proposta de solução. Essa sugestão deve respeitar os direitos de todos os cidadãos e distinções de raça, cor, gênero, orientação sexual, idade, cultura, por exemplo, não serão toleradas! O aluno que, em seu texto, desrespeitar os direitos humanos, terá a sua Redação Enem zerada e está fora da disputa por uma vaga no ensino superior.

Dica 3: Redação Enem 2014 e a importância dos Direitos Humanos – http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-universia-direitos-humanos/

5) ARGUMENTAR EM UM ÚNICO PARÁGRAFO

"A argumentação não pode ser desenvolvida em um único parágrafo. Cada argumento, cada informação deve ser desenvolvida em parágrafos diferentes", afirma a professora. "Então, se o aluno tem três argumentos para trabalhar, ele vai abrir três parágrafos no desenvolvimento", exemplifica Lanzara. Para evitar esse erro, faça um planejamento do seu texto antes de escrevê-lo. Organize suas ideias e determine antes o que vai ser abordado em cada parágrafo.

6) NÃO SEGUIR A NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Gírias, abreviações e expressões utilizadas na fala, como “tipo assim” e “né”, devem ser deixadas de fora da Redação Enem. O uso da norma culta da língua portuguesa é obrigatória. Deixe as conversas informais para o Facebook.

Dica 4: 17 temas para a Redação Enem 2014. Confira e aumente suas chances – http://blogdoenem.com.br/17-temas-redacao-enem-2014/

7) USAR O SENSO COMUM

Quem usar clichês e ideias muito batidas na Redação Enem corre o risco de obter uma avaliação ruim de seu texto. O objetivo é que você exponha suas ideias e seu raciocínio ao elaborar seu texto e não que apenas reproduza um discurso que ouve diariamente. Mas, atenção para a diferença entre ser original e fazer uma análise sem sentido do problema proposto.

O texto original do portal Universia Brasil sobre os 7 erros que você não deve cometer na Redação Enem você encontra acessando o link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/08/18/1109921/7-erros-deve-cometer-redaco-enem.html. Vale a pena acessar o portal e conferir as super dicas de oportunidades de bolsas de estudo no Brasil e no exterior. Ficou interessado? Então acesse www.universia.com.br.

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Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Notas de Corte Sisu 2014

Posted: 31 Oct 2014 09:45 AM PDT

Você gosta do mundo das novas tecnologias da informação e da comunicação? É neste universo que habitam as pessoas que fazem o curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Sem estes profissionais não há comunicação pela informática, e a internet não funciona. Eles é que criam as bases de dados e os sistemas que armazenam, codificam, e fazem funcionar o tráfego de dados.

Dica 1 – Veja como é o curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, as profissões vinculadas, e o mercado de trabalho no Brasil aqui no Guia de Cursos de Graduação do Blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Notas de Corte Sisu 2014

As maiores notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foram registradas nos Estados de Minas Gerais e do Paraná. EM minas, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro ficou com o 1º, o 3º, e o 5º lugares.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Notas de Corte Sisu 2014x’

No Paraná, o Instituto Federal do Paraná conquistou o 2º lugar nacional, e a Universidade Federal do Paraná marcou a 4ª colocação em todo o País. Veja as notas dos líderes aqui, e a tabela completa no final do post.

1º lugar – IFTM; Uberaba; Not; Ampla Concorrência; 743,63 pontos. 2º lugar – IFPR; Londrina; Mat; Esc. pública, renda livre; 720,38 pontos. 3º lugar – IFTM; Patrocínio; Not; Cota regional; 710,59 pontos. 4º lugar – UFPR; Curitiba; Not; Esc. pública, 1,5 SM; 708,10 pontos. 5º lugar – IFTM; Paracatu; Not; Ampla Concorrência; 707,49 pontos.

Dica 2 – Vai encarar o próximo Vestibular ou o Enem? Aproveite para estudar com as Apostilas Gratuitas do Blog do Enem. Conteúdo completo para Pré-Vestibular e Curso Enem. Aqui: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

A menor nota de corte Sisu 2014 em todo o País para o curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi na disputa pelas vagas no câmpus de Boa Vista, no Instituto Federal de Roraima, com 514,63 pontos.

Veja abaixo a tabela nacional completa, com as notas de corte pelo Sisu 2914 para todos os cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Notas de Corte Sisu 2014 – Curso de Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Inclui Análise de Sistemas, e Análise de Sistemas da Informação.

InstituiçãoCâmpusTurnoDisputa – Janeiro 2014Nota de Corte
IF CATARINENSEBlumenauNotAmpla Concorrência644,16
IF CATARINENSEBlumenauNotCota racial, 1,5 SM576,36
IF CATARINENSEBlumenauNotCota racial. Renda livre608,42
IF CATARINENSEBlumenauNotEsc. pública, 1,5 SM623,52
IF CATARINENSEBlumenauNotEsc. pública, renda livre632
IF GOIANOIporáNotAmpla Concorrência596,36
IF GOIANOUrutaíMatAmpla Concorrência602,32
IF GOIANOIporáNotCota racial, 1,5 SM575,76
IF GOIANOUrutaíMatCota racial, 1,5 SM570,62
IF GOIANOIporáNotCota racial. Renda livre572,68
IF GOIANOUrutaíMatCota racial. Renda livre582,18
IFAMManausVespAmpla Concorrência631,76
IFAMManausVespCota racial, 1,5 SM621,29
IFAMManausVespCota racial. Renda livre641,66
IFBAEunápolisNotAmpla Concorrência639,22
IFBASalvadorNotAmpla Concorrência663,1
IFBAEunápolisNotCota racial, 1,5 SM618,94
IFBASalvadorNotCota racial, 1,5 SM635,8
IFBAEunápolisNotCota racial. Renda livre626,2
IFBASalvadorNotCota racial. Renda livre634,6
IFBAEunápolisNotCotas para PNE545,06
IFBASalvadorNotCotas para PNE605,26
IFBAEunápolisNotEsc. pública, 1,5 SM619,66
IFBASalvadorNotEsc. pública, 1,5 SM621,78
IFBAEunápolisNotEsc. pública, renda livre627,4
IFBASalvadorNotEsc. pública, renda livre645,36
IFBAIANOCatuNotAmpla Concorrência613,98
IFBAIANOGuanambiIntAmpla Concorrência604,66
IFBAIANOCatuNotCandidato com deficiência.555,32
IFBAIANOGuanambiIntCandidato com deficiência.518,6
IFBAIANOCatuNotCota racial, 1,5 SM594,42
IFBAIANOGuanambiIntCota racial, 1,5 SM595,06
IFBAIANOCatuNotCota racial. Renda livre607,5
IFBAIANOGuanambiIntCota racial. Renda livre587,14
IFBAIANOCatuNotEsc. pública, 1,5 SM589,42
IFBAIANOGuanambiIntEsc. pública, 1,5 SM577,62
IFBAIANOCatuNotEsc. pública, renda livre595,82
IFBAIANOGuanambiIntEsc. pública, renda livre583,82
IFESAlegreVespAmpla Concorrência608,6
IFESSanta TeresaNotAmpla Concorrência624,32
IFESAlegreVespCota racial, 1,5 SM590,72
IFESSanta TeresaNotCota racial, 1,5 SM594,32
IFESAlegreVespCota racial. Renda livre587,33
IFESSanta TeresaNotCota racial. Renda livre593,24
IFESAlegreVespEsc. pública, 1,5 SM600,87
IFESSanta TeresaNotEsc. pública, 1,5 SM616,62
IFESAlegreVespEsc. pública, renda livre613,18
IFESSanta TeresaNotEsc. pública, renda livre623,76
IFFARROUPILHAAlegreteNotAmpla Concorrência622,12
IFFARROUPILHASão Vicente do SulMatAmpla Concorrência615,66
IFFARROUPILHAAlegreteNotCota Esc. Pública Rural538,34
IFFARROUPILHASão Vicente do SulMatCota Esc. Pública Rural601,32
IFFARROUPILHAAlegreteNotCota racial, 1,5 SM553,12
IFFARROUPILHASão Vicente do SulMatCota racial, 1,5 SM568,9
IFFARROUPILHAAlegreteNotCota racial. Renda livre580,28
IFFARROUPILHASão Vicente do SulMatCota racial. Renda livre547
IFFARROUPILHAAlegreteNotEsc. pública, 1,5 SM611,24
IFFARROUPILHASão Vicente do SulMatEsc. pública, 1,5 SM600,04
IFFARROUPILHAAlegreteNotEsc. pública, renda livre612,28
IFFARROUPILHASão Vicente do SulMatEsc. pública, renda livre612,08
IFGFormosaMatAmpla Concorrência691,72
IFGJataíNotAmpla Concorrência665,28
IFGFormosaMatCota racial, 1,5 SM665,03
IFGJataíNotCota racial, 1,5 SM630,37
IFGFormosaMatCota racial. Renda livre695,55
IFGJataíNotCota racial. Renda livre629,66
IFMSCorumbáMatAmpla Concorrência586
IFMSNova AndradinaNotAmpla Concorrência582,62
IFMSCorumbáMatCota racial, 1,5 SM549,52
IFMSNova AndradinaNotCota racial, 1,5 SM543,2
IFMSCorumbáMatCota racial. Renda livre550,28
IFMSNova AndradinaNotCota racial. Renda livre564,56
IFMSCorumbáMatEsc. pública, 1,5 SM558,74
IFMSNova AndradinaNotEsc. pública, 1,5 SM549,44
IFMSCorumbáMatEsc. pública, renda livre562,52
IFMSNova AndradinaNotEsc. pública, renda livre579,7
IFMTCampo VerdeNotAmpla Concorrência576,68
IFMTRondonópolisNotAmpla Concorrência578,06
IFMTCampo VerdeNotCota racial, 1,5 SM568,08
IFMTRondonópolisNotCota racial, 1,5 SM545,62
IFMTCampo VerdeNotCota racial. Renda livre565,4
IFMTRondonópolisNotCota racial. Renda livre555,64
IFMTCampo VerdeNotEsc. pública, 1,5 SM515,72
IFMTRondonópolisNotEsc. pública, 1,5 SM559,64
IFMTCampo VerdeNotEsc. pública, renda livre585,44
IFMTRondonópolisNotEsc. pública, renda livre574,78
IFNMGJanuáriaIntAmpla Concorrência606,76
IFNMGJanuáriaIntCota racial, 1,5 SM592,74
IFNMGJanuáriaIntCota racial. Renda livre590,34
IFNMGJanuáriaIntEsc. pública, 1,5 SM588,8
IFNMGJanuáriaIntEsc. pública, renda livre596,04
IFPABelémVespAmpla Concorrência671,84
IFPABelémNotAmpla Concorrência673,72
IFPAItaitubaVespAmpla Concorrência599,84
IFPABelémNotCota racial, 1,5 SM643,14
IFPABelémVespCota racial, 1,5 SM632,46
IFPAItaitubaVespCota racial, 1,5 SM580,8
IFPABelémNotCota racial. Renda livre664,42
IFPABelémVespCota racial. Renda livre654,34
IFPAItaitubaVespCota racial. Renda livre588,62
IFPABelémNotEsc. pública, 1,5 SM663,28
IFPABelémVespEsc. pública, 1,5 SM629,44
IFPAItaitubaVespEsc. pública, 1,5 SM574,64
IFPABelémVespEsc. pública, renda livre655,42
IFPABelémNotEsc. pública, renda livre646,66
IFPAItaitubaVespEsc. pública, renda livre535,54
IFPBCajazeirasIntAmpla Concorrência630,27
IFPBMonteiroNotAmpla Concorrência599,08
IFPBCajazeirasIntCandidato com deficiência.558,13
IFPBMonteiroNotCandidato com deficiência.523,93
IFPBCajazeirasIntCota racial, 1,5 SM606,44
IFPBMonteiroNotCota racial, 1,5 SM573,26
IFPBCajazeirasIntCota racial. Renda livre592,51
IFPBMonteiroNotCota racial. Renda livre569,51
IFPBCajazeirasIntEsc. pública, 1,5 SM610,51
IFPBMonteiroNotEsc. pública, 1,5 SM584,71
IFPBCajazeirasIntEsc. pública, renda livre616,93
IFPBMonteiroNotEsc. pública, renda livre581,99
IFPERecifeNotAmpla Concorrência694,74
IFPERecifeNotCota racial, 1,5 SM651,96
IFPERecifeNotCota racial. Renda livre657,32
IFPERecifeNotEsc. pública, 1,5 SM644,82
IFPERecifeNotEsc. pública, renda livre683,12
IFPIFlorianoNotAmpla Concorrência608,2
IFPIPicosNotAmpla Concorrência607,3
IFPITeresinaVespAmpla Concorrência662,44
IFPIFlorianoNotCandidato com deficiência.582
IFPIPicosNotCandidato com deficiência.557,88
IFPITeresinaVespCandidato com deficiência.622,56
IFPIFlorianoNotCota racial, 1,5 SM571
IFPIPicosNotCota racial, 1,5 SM574,56
IFPITeresinaVespCota racial, 1,5 SM620,8
IFPIFlorianoNotCota racial. Renda livre577,24
IFPIPicosNotCota racial. Renda livre568,24
IFPITeresinaVespCota racial. Renda livre619,44
IFPIFlorianoNotEsc. pública, 1,5 SM569,66
IFPIPicosNotEsc. pública, 1,5 SM593,46
IFPITeresinaVespEsc. pública, 1,5 SM626,22
IFPIFlorianoNotEsc. pública, renda livre598,04
IFPIPicosNotEsc. pública, renda livre593,1
IFPITeresinaVespEsc. pública, renda livre647,26
IFPRFoz do IguaçuNotAmpla Concorrência681,6
IFPRLondrinaMatAmpla Concorrência707,86
IFPRParanavaíNotAmpla Concorrência647,08
IFPRFoz do IguaçuNotCota racial, 1,5 SM566,72
IFPRLondrinaMatCota racial, 1,5 SM667,3
IFPRParanavaíNotCota racial, 1,5 SM580,02
IFPRFoz do IguaçuNotCota racial. Renda livre624
IFPRLondrinaMatCota racial. Renda livre627,4
IFPRParanavaíNotCota racial. Renda livre591,82
IFPRFoz do IguaçuNotEsc. pública, 1,5 SM623,04
IFPRLondrinaMatEsc. pública, 1,5 SM654,52
IFPRParanavaíNotEsc. pública, 1,5 SM599,58
IFPRFoz do IguaçuNotEsc. pública, renda livre653,4
IFPRLondrinaMatEsc. pública, renda livre720,38
IFPRParanavaíNotEsc. pública, renda livre643,8
IFRNNatalMatAmpla Concorrência644,36
IFRNNatalMatCota racial, 1,5 SM615,74
IFRNNatalMatCota racial. Renda livre612,08
IFRNNatalMatEsc. pública, 1,5 SM621,72
IFRNNatalMatEsc. pública, renda livre633,3
IFRRBoa VistaVespAmpla Concorrência609,33
IFRRBoa VistaVespCota candidatos PNE514,63
IFRRBoa VistaVespCota racial, 1,5 SM577,14
IFRRBoa VistaVespCota racial. Renda livre593,5
IFRRBoa VistaVespEsc. pública, 1,5 SM591,09
IFRRBoa VistaVespEsc. pública, renda livre586,48
IFRSFarroupilhaNotAmpla Concorrência621,96
IFRSBento GonçalvesNotAmpla Concorrência637,8
IFRSCanoasMatAmpla Concorrência672,55
IFRSRestingaMatAmpla Concorrência680,3
IFRSRio GrandeNotAmpla Concorrência639,02
IFRSSertãoMatAmpla Concorrência606,16
IFRSFarroupilhaNotCota racial, 1,5 SM596,58
IFRSBento GonçalvesNotCota racial, 1,5 SM614,7
IFRSCanoasMatCota racial, 1,5 SM630,78
IFRSRestingaMatCota racial, 1,5 SM639,3
IFRSRio GrandeNotCota racial, 1,5 SM607,65
IFRSSertãoMatCota racial, 1,5 SM573,69
IFRSFarroupilhaNotCota racial. Renda livre604,16
IFRSBento GonçalvesNotCota racial. Renda livre614,38
IFRSCanoasMatCota racial. Renda livre644,98
IFRSRestingaMatCota racial. Renda livre627,42
IFRSRio GrandeNotCota racial. Renda livre635,31
IFRSSertãoMatCota racial. Renda livre578,28
IFRSFarroupilhaNotEsc. pública, 1,5 SM607,34
IFRSBento GonçalvesNotEsc. pública, 1,5 SM620,24
IFRSCanoasMatEsc. pública, 1,5 SM660,5
IFRSRestingaMatEsc. pública, 1,5 SM658,26
IFRSRio GrandeNotEsc. pública, 1,5 SM620,1
IFRSSertãoMatEsc. pública, 1,5 SM593,15
IFRSFarroupilhaNotEsc. pública, renda livre614,64
IFRSBento GonçalvesNotEsc. pública, renda livre634,9
IFRSCanoasMatEsc. pública, renda livre664,47
IFRSRestingaMatEsc. pública, renda livre651
IFRSRio GrandeNotEsc. pública, renda livre645,76
IFRSSertãoMatEsc. pública, renda livre583,18
IFSPBarretosNotAmpla Concorrência613,58
IFSPBoituvaNotAmpla Concorrência617,56
IFSPCampinasNotAmpla Concorrência679,6
IFSPAraraquaraMatAmpla Concorrência638,44
IFSPBragança PaulistaNotAmpla Concorrência640,9
IFSPCampos do JordãoNotAmpla Concorrência632,44
IFSPCapivariNotAmpla Concorrência611,54
IFSPCaraguatatubaNotAmpla Concorrência635,32
IFSPCatanduvaNotAmpla Concorrência609,74
IFSPCubatãoNotAmpla Concorrência622,34
IFSPGuarulhosNotAmpla Concorrência667,7
IFSPHortolândiaNotAmpla Concorrência640,44
IFSPPiracicabaMatAmpla Concorrência638,3
IFSPPres. EpitácioMatAmpla Concorrência606,08
IFSPSaltoMatAmpla Concorrência622,16
IFSPSão CarlosNotAmpla Concorrência671,98
IFSPSão PauloMatAmpla Concorrência692,7
IFSPSão PauloNotAmpla Concorrência689,66
IFSPVotuporangaNotAmpla Concorrência608,36
IFSPBarretosNotCota racial esc. pública611,02
IFSPBoituvaNotCota racial esc. pública609,18
IFSPCampinasNotCota racial esc. pública675,68
IFSPAraraquaraMatCota racial esc. pública618,44
IFSPBragança PaulistaNotCota racial esc. pública626,2
IFSPCampos do JordãoNotCota racial esc. pública619,72
IFSPCapivariNotCota racial esc. pública609,94
IFSPCaraguatatubaNotCota racial esc. pública616,7
IFSPCatanduvaNotCota racial esc. pública600,78
IFSPCubatãoNotCota racial esc. pública613,98
IFSPGuarulhosNotCota racial esc. pública652,36
IFSPHortolândiaNotCota racial esc. pública629,22
IFSPPiracicabaMatCota racial esc. pública617,42
IFSPPres. EpitácioMatCota racial esc. pública593,92
IFSPSaltoMatCota racial esc. pública615,28
IFSPSão CarlosNotCota racial esc. pública646,2
IFSPSão PauloNotCota racial esc. pública674
IFSPSão PauloMatCota racial esc. pública671,98
IFSPVotuporangaNotCota racial esc. pública599,84
IFSPBarretosNotCota racial, 1,5 SM610,92
IFSPBoituvaNotCota racial, 1,5 SM598
IFSPCampinasNotCota racial, 1,5 SM649,72
IFSPAraraquaraMatCota racial, 1,5 SM609,6
IFSPBragança PaulistaNotCota racial, 1,5 SM606,36
IFSPCampos do JordãoNotCota racial, 1,5 SM591,02
IFSPCapivariNotCota racial, 1,5 SM576,76
IFSPCaraguatatubaNotCota racial, 1,5 SM599,58
IFSPCatanduvaNotCota racial, 1,5 SM595,68
IFSPCubatãoNotCota racial, 1,5 SM598,18
IFSPGuarulhosNotCota racial, 1,5 SM643,58
IFSPHortolândiaNotCota racial, 1,5 SM636
IFSPPiracicabaMatCota racial, 1,5 SM603,18
IFSPPres. EpitácioMatCota racial, 1,5 SM603,8
IFSPSaltoMatCota racial, 1,5 SM596,66
IFSPSão CarlosNotCota racial, 1,5 SM617,2
IFSPSão PauloMatCota racial, 1,5 SM646,44
IFSPSão PauloNotCota racial, 1,5 SM656,96
IFSPVotuporangaNotCota racial, 1,5 SM590
IFSPBarretosNotCota racial. Renda livre599,4
IFSPBoituvaNotCota racial. Renda livre592,16
IFSPCampinasNotCota racial. Renda livre658,6
IFSPAraraquaraMatCota racial. Renda livre615,32
IFSPBragança PaulistaNotCota racial. Renda livre614,44
IFSPCampos do JordãoNotCota racial. Renda livre614,76
IFSPCapivariNotCota racial. Renda livre603,12
IFSPCaraguatatubaNotCota racial. Renda livre616,52
IFSPCatanduvaNotCota racial. Renda livre593,66
IFSPCubatãoNotCota racial. Renda livre617,34
IFSPGuarulhosNotCota racial. Renda livre649,68
IFSPHortolândiaNotCota racial. Renda livre621,34
IFSPPiracicabaMatCota racial. Renda livre624,28
IFSPPres. EpitácioMatCota racial. Renda livre568,52
IFSPSaltoMatCota racial. Renda livre607,48
IFSPSão CarlosNotCota racial. Renda livre645,52
IFSPSão PauloMatCota racial. Renda livre661,6
IFSPSão PauloNotCota racial. Renda livre666,5
IFSPVotuporangaNotCota racial. Renda livre586,92
IFSPBarretosNotEsc. pública, 1,5 SM588,86
IFSPBoituvaNotEsc. pública, 1,5 SM612,98
IFSPCampinasNotEsc. pública, 1,5 SM658,04
IFSPAraraquaraMatEsc. pública, 1,5 SM619,18
IFSPBragança PaulistaNotEsc. pública, 1,5 SM618,24
IFSPCampos do JordãoNotEsc. pública, 1,5 SM623,32
IFSPCapivariNotEsc. pública, 1,5 SM586,86
IFSPCaraguatatubaNotEsc. pública, 1,5 SM603,34
IFSPCatanduvaNotEsc. pública, 1,5 SM598,4
IFSPCubatãoNotEsc. pública, 1,5 SM620,06
IFSPGuarulhosNotEsc. pública, 1,5 SM638,36
IFSPHortolândiaNotEsc. pública, 1,5 SM634,92
IFSPPiracicabaMatEsc. pública, 1,5 SM612,74
IFSPPres. EpitácioMatEsc. pública, 1,5 SM597,84
IFSPSaltoMatEsc. pública, 1,5 SM598,48
IFSPSão CarlosNotEsc. pública, 1,5 SM626,76
IFSPSão PauloMatEsc. pública, 1,5 SM665,4
IFSPSão PauloNotEsc. pública, 1,5 SM668,92
IFSPVotuporangaNotEsc. pública, 1,5 SM606,02
IFSPBarretosNotEsc. pública, renda livre611,78
IFSPBoituvaNotEsc. pública, renda livre616,32
IFSPCampinasNotEsc. pública, renda livre663,64
IFSPAraraquaraMatEsc. pública, renda livre624,34
IFSPBragança PaulistaNotEsc. pública, renda livre655,24
IFSPCampos do JordãoNotEsc. pública, renda livre620,42
IFSPCapivariNotEsc. pública, renda livre595,4
IFSPCaraguatatubaNotEsc. pública, renda livre624,92
IFSPCatanduvaNotEsc. pública, renda livre607,02
IFSPCubatãoNotEsc. pública, renda livre620,78
IFSPGuarulhosNotEsc. pública, renda livre656,66
IFSPHortolândiaNotEsc. pública, renda livre623,54
IFSPPiracicabaMatEsc. pública, renda livre645,02
IFSPPres. EpitácioMatEsc. pública, renda livre600,18
IFSPSaltoMatEsc. pública, renda livre620,62
IFSPSão CarlosNotEsc. pública, renda livre662,84
IFSPSão PauloNotEsc. pública, renda livre682,3
IFSPSão PauloMatEsc. pública, renda livre695,42
IFSPVotuporangaNotEsc. pública, renda livre615,4
IFTMItuiutabaNotAmpla Concorrência701,05
IFTMParacatuNotAmpla Concorrência707,49
IFTMPatrocínioNotAmpla Concorrência710,59
IFTMUberabaNotAmpla Concorrência743,63
IFTMItuiutabaNotCota racial, 1,5 SM571,2
IFTMParacatuNotCota racial, 1,5 SM588,56
IFTMPatrocínioNotCota racial, 1,5 SM581,77
IFTMUberabaNotCota racial, 1,5 SM600,28
IFTMItuiutabaNotCota racial. Renda livre568,36
IFTMParacatuNotCota racial. Renda livre593,41
IFTMPatrocínioNotCota racial. Renda livre585,03
IFTMUberabaNotCota racial. Renda livre597,97
IFTMItuiutabaNotCota regional701,05
IFTMParacatuNotCota regional707,49
IFTMPatrocínioNotCota regional710,59
IFTMUberabaNotCota regional743,63
IFTMItuiutabaNotEsc. pública, 1,5 SM560,94
IFTMParacatuNotEsc. pública, 1,5 SM590,28
IFTMPatrocínioNotEsc. pública, 1,5 SM601,52
IFTMUberabaNotEsc. pública, 1,5 SM623,12
IFTMItuiutabaNotEsc. pública, renda livre589,76
IFTMParacatuNotEsc. pública, renda livre579,72
IFTMPatrocínioNotEsc. pública, renda livre606,79
IFTMUberabaNotEsc. pública, renda livre618,89
IFTMItuiutabaNotProfessor rede pública701,05
IFTMParacatuNotProfessor rede pública707,49
IFTMPatrocínioNotProfessor rede pública710,59
IFTMUberabaNotProfessor rede pública743,63
UDESCJoinvilleNotAmpla Concorrência664,98
UDESCJoinvilleNotCandidatos negros.638,46
UDESCJoinvilleNotCota racial Esc. Pública649,32
UEZORio – Campo GrandeNotAmpla Concorrência678,19
UEZORio – Campo GrandeNotCota Deficiência/carência611,91
UEZORio – Campo GrandeNotCota étnica/carência626,92
UEZORio – Campo GrandeNotCota Social Esc. Pública646,17
UFMSCampo GrandeNotAmpla Concorrência618,71
UFMSCampo GrandeNotCota racial, 1,5 SM584,77
UFMSCampo GrandeNotCota racial. Renda livre592,71
UFMSCampo GrandeNotEsc. pública, 1,5 SM596,24
UFMSCampo GrandeNotEsc. pública, renda livre616,97
UFPRCuritibaVespAmpla Concorrência685,24
UFPRCuritibaNotAmpla Concorrência686,08
UFPRCuritibaVespCota racial, 1,5 SM632,8
UFPRCuritibaNotCota racial, 1,5 SM660,74
UFPRCuritibaVespCota racial. Renda livre629,12
UFPRCuritibaNotCota racial. Renda livre662,9
UFPRCuritibaNotEsc. pública, 1,5 SM708,1
UFPRCuritibaNotEsc. pública, renda livre697,68
UTFPRPonta GrossaNotAmpla Concorrência666,79
UTFPRCornélio ProcópioNotAmpla Concorrência640,76
UTFPRPato BrancoNotAmpla Concorrência659,24
UTFPRPonta GrossaNotCota racial, 1,5 SM610,07
UTFPRCornélio ProcópioNotCota racial, 1,5 SM606,01
UTFPRPato BrancoNotCota racial, 1,5 SM583,11
UTFPRPonta GrossaNotCota racial. Renda livre638,7
UTFPRCornélio ProcópioNotCota racial. Renda livre612,31
UTFPRPato BrancoNotCota racial. Renda livre629,72
UTFPRPonta GrossaNotEsc. pública, 1,5 SM622,56
UTFPRCornélio ProcópioNotEsc. pública, 1,5 SM618,04
UTFPRPato BrancoNotEsc. pública, 1,5 SM621,59
UTFPRPonta GrossaNotEsc. pública, renda livre647,7
UTFPRCornélio ProcópioNotEsc. pública, renda livre633,46
UTFPRPato BrancoNotEsc. pública, renda livre643,7
FAETERJSedeMatAmpla Concorrência655,32
FAETERJSedeNotAmpla Concorrência650,5
FAETERJSedeNotCota Deficiência/carência587,6
FAETERJSedeMatCota Deficiência/carência582,46
FAETERJSedeNotCota étnica/carência616,78
FAETERJSedeMatCota étnica/carência602,26
FAETERJSedeMatCota Social Esc. Pública619,18
FAETERJSedeNotCota Social Esc. Pública624,38
UFMSCampo GrandeNotAmpla Concorrência650,39
UFMSCampo GrandeNotCota racial, 1,5 SM602,43
UFMSCampo GrandeNotCota racial. Renda livre611,64
UFMSCampo GrandeNotEsc. pública, 1,5 SM632,12
UFMSCampo GrandeNotEsc. pública, renda livre643,97

 

Post escrito por João Vianney. Diretor do Blog do Enem. Consultor Hoper em Educação a Distância. vianney@blogdoenem.com.br

 

 

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Nota do Enem vale 2000 Bolsas de Estudo em Faculdades Multivix

Posted: 31 Oct 2014 09:16 AM PDT

O Vestibular e os Processos Seletivos para o ano de 2015 ganharam um concurso de bolsas de estudo com a nota do Enem. As Faculdades Multivix estão em seis das principais cidades do Estado do Espírito Santo, cobrindo todas as Regiões, chegando bem pertinho de Minas Gerais, da Bahia, e do Rio de Janeiro.

Neste novo projeto das Faculdades Multivix tem bolsas de estudo para cursos de graduação nas cidades de Vitória, Serra, Nova Venécia, São Mateus, Cachoeiro do Itapemirim, e Castelo. E aí, vai perder esta chance? O conceito das faculdades no MEC/INEP é de alta qualidade no Ensino. Fique de olho!

Enem

As Faculdades Multivix já são parceiras do Prouni, do FIES, e do programa Nossa Bolsa, que é regional. E, por iniciativa interna, tem ainda o BEM – Programa de Bolsas de Estudos Multivix, com descontos de até 50%.

Dica 1 – Quer mandar bem no Enem e no Vestibular também? Estude com Apostilas Pré-Vestibular e Enem gratuitas, do Blog do Enem. Para todas as matérias. Aqui: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

A promoção 2000 Bolsas de Estudo com a nota do Enem 2014 funciona assim:

Você faz sua inscrição gratuitamente no site do programa e recebe a confirmação em seu e-mail. Depois, faz a prova do Enem e informa a nota no link enviado por e-mail.

As bolsas, de 50% de desconto, serão concedidas aos candidatos que estiverem mais bem qualificados em sua escola pública. São 10 bolsas de estudo por escola. As inscrições vão até o dia 05 de janeiro de 2015.

Os detalhes da promoção com todas as informações você encontra aqui, no site da Multivix: http://www.comoestudarnafaculdade.com.br/

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Dica 2 – Você sabe como funciona o FIES? Estude agora ou em 2015, e pague o curso depois de se formar. É um financiamento de longo prazo, com juros muito baixos, menores que os da correção do dinheiro que fica na poupança. Aqui: http://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

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