sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Inglês no Enem e Vestibular: Entenda o que são Modal Verbs

Posted: 20 Nov 2014 09:40 AM PST

De maneira geral, é correto dizer que esses verbos modais poderiam ser traduzidos da mesma forma em português e, geralmente, eles querem dizer pode ou deve. Em inglês, no entanto, a variedade com que aprecem os Modal Verbs é muito grande e às vezes pode confundir o estudante.

O importante mesmo é se certificar de qual tempo verbal está sendo usado. Abaixo, confira alguns exemplos de verbos modais e as suas traduções.

Dica 1: Quer se dar bem em Geografia também? Confira aqui os 10 temas que mais caem na prova do Enem ou do Vestibular: http://blogdoenem.com.br/geografia-temas-enem-vestibular/

Inglês - Modal VerbsModal Verb Can – Esse verbo modal é dos mais comuns e designa o tempo no presente. É bastante simples para quem fala português, na maioria das vezes é só substituir o verbo poder, como você pode ver nos exemplos abaixo:

Ele pode comer a pizza.= He can eat the pizza.
Eu posso nada. = I can swim.
Eu posso sair à noite? = Can I go out at night?
Você pode falar mais alto, por favor? =
Can you speak louder, please?

Modal Verb Could – O tempo verbal em que essa forma geralmente aparece remete a acontecimentos passados e pedidos. Confira os exemplos abaixo:

Ele podia cantar e dançar. = He could sing and dance.
Eles podiam chegar cedo. = They could arrive early.
Ela poderia perguntar mais sobre o assunto. = She could ask more about the subject.
Modal Verb Will – Este é um verbo modal que trata dos acontecimentos futuros. Ele auxilia o verbo que será executado no futuro, modificando o verbo seguinte. Confira os exemplos abaixo:
Eu vou estudar geografia. = I will study Geography.
Ela vai dançar a noite inteira. = She will dance all night long.
Eles acreditam que vão vencer o Campeonato. = They think they will win the championship.

Há ainda outra tradução possível para o will, feita no presente. Ele substitui o can quando a intenção da mensagem passada é um pouco mais enfática. Por exemplo: Será que você pode me telefonar? = Will you call me?

Modal Verb Would – Com esse verbo modal, é possível falar de um tempo hipotético, em que algo, que deveria acontecer, não acontece. O verbo também pode ser usado para a mesma função do could, mas de maneira mais formal. Veja nos exemplos:

Eu chamaria você, se você se comportasse. = I would ask you to come, if you behaved yourself.
Eles venceriam o jogo. = They would win the game.
Você poderia me ensinar o assunto? = Would you teach me the subject?
Vocês poderiam fazer silêncio, por favor? = Would you be silent, please?

Dica 2: A redação é uma das partes que mais valem na prova. Entenda a importância do rascunho: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-importante-rascunho/

Victor Barreto se formou em jornalismo. Reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Ingles, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

The post Inglês no Enem e Vestibular: Entenda o que são Modal Verbs appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Enem 2015: o que é o Enem; para que serve a nota; o que cai na prova

Posted: 20 Nov 2014 02:50 AM PST

Se você já está de antenas ligadas para participar do próximo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2015, mas, ainda não sabe muito bem como funciona o Enem, e tudo o que você pode conquistar com ele, não tem problema. Aqui você aprende num instante.

O Blog do Enem explica tudinho para você. E ainda tem apostilas gratuitas para o Enem e o Vestibular. Tem também dicas de estudo e as notas de corte para todos os cursos nas universidades que participam do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Quem pode participar do Enem 2015? – Não há regras de exclusão. Mesmo quem ainda não terminou o Ensino Médio pode fazer o Enem 2015 para treinar e ver como é a prova. Para quem estiver no 3º ano ou que já concluiu o Ensino Médio fazer o Enem é obrigatório para participar dos diversos programas em que a nota do Enem é que define quem entra e quem fica de fora.

Para que serve a nota do Enem 2015?

Vagas no Sisu. Bolsas pelo Prouni. Intercâmbio no Ciência Sem Fronteiras. Financiamento pelo Fies. Sim, é isso mesmo:A nota individual n Enem 2015 abre as portas do Ensino Superior para você.


Programas vinculados ao EnemVagas no Sisu – 
Pela nota no Enem 2015 o aluno disputa vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Veja aqui o que é o Sisu, e como você usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.

A sua nota no Enem 2015 vai disputar contra a nota de outros candidatos, como se fosse um leilão para ver quem fica com a vaga. Maior nota ganha. Menor nota, fica de fora. O limite entre as duas é chamado 'Nota de Corte'. Veja aqui o que é o Sisu e como funciona o sistema: http://blogdoenem.com.br/sisu/

Bolsas pelo Prouni – A sua nota do Enem 2015 vale também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni e conheça as regras do programa: http://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Bolsa de Estudos no Exterior - Quem faz mais de 600 pontos pode disputar ainda vagas para estudar de graça no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

Financiamento Fies – Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. Veja aqui oque é o Fies. Você estuda primeiro, e só paga depois que se formar: http://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

Vagas no Pronatec – Cursos Técnicos Gratuitos. A sua nota no Enem 2015 vale também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

Para as vagas do Pronatec o nome do sistema que é utilizado é Sisutec. Veja aqui o que é o Pronatec e o Sisutec: http://blogdoenem.com.br/sisutec-salarios-cursos-tecnicos/

Certificado do Ensino Médio - Para quem tiver mais de 18 anos de idade até a data da prova em cada ano, e que não tiver ainda concluído o Ensino Médio, pode até mesmo tentar tirar o Certificado do Ensino Médio com o resultado da prova. Para eles o Enem funciona como se fosse num exame Supletivo.

Resultado EnemAvaliação da qualidade do Ensino Médio – Pela média das notas dos alunos de cada Colégio ou Escola de Ensino Médio o Ministério da Educação consegue fazer um mapa da qualidade do Ensino Médio em todo o Brasil.

Veja aqui o Resultado Enem da escola ou do Colégio de Ensino Médio onde você estuda. Se estiver abaixo da média, proteste, exija melhorias.

Veja a Lista completa, com todas as escolas do País: http://blogdoenem.com.br/resultado-enem-escolas-2012/

O que mais cai nas provas do Enem e no Vestibular? O Blog do Enem tem para você as melhores dicas de estudo e Apostilas Gratuitas que valem para o Vestibular e para o Enem 2015. Você encontra nas apostilas gratuitas vídeos e exercícios para todas as matérias que caem no Enem e no vestibular.

apostilas-pre-vestibular apostilas-tagzinha

Veja aqui uma coleção completa de Apostilas Gratuitas para o Enem e Pré-Vestibular: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Como funcionam as provas do Enem? – As provas são realizadas em dois dias, com 90 questões objetivas em cada dia. No primeiro dia são 45 questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias, e mais 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Em outras palavras: são 45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia; e 45 questões de Biologia, Física e Química. Você tem 4 horas e 30 minutos para responder às provas do primeiro dia.

No segundo dia será a vez das 45 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes e Educação Física), e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (Matemática em geral, Álgebra, Geometria e Trigonometria). Neste dia acontece também a Redação. Por isso a prova dura mais. São 5 horas e 30 minutos para você responder ao exame.

Enem 2015: o que é o Enem; para que serve a nota; o que cai na prova

Como fazer a inscrição para o Enem 2015? – É tudo muito simples. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) divulgam as datas e abrem na internet os sistemas de inscrições online. Quase sempre no mês de maio.

Você preenche nome, CPF, endereço, data de nascimento, e indica a escola em que estiver fazendo o Ensino Médio ou em que tiver concluído o Ensino Médio. O Blog do Enem também divulga o calendário. Entre para o nosso Facebook, Twitter ou G+ para receber a informação.

E depois da prova do Enem 2015? –Depois que você passar pelos dois dias de prova, é só aguardar a divulgação do gabarito e, logo depois, a divulgação do resultado, trazendo sua nota oficial. Com a nota do Enem 2015 você pode escolher muitos caminhos para investir na sua educação.

João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

The post Enem 2015: o que é o Enem; para que serve a nota; o que cai na prova appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!