terça-feira, 4 de novembro de 2014

Climatologia Geográfica


Cidades do Sul e Sudeste poderão registrar chuvas intensas nos próximos dias

Posted: 03 Nov 2014 06:23 PM PST

Notícia do site: Página De Olho do tempo Meteorologia acesse e curta. Site: Frente Estacionária, Chuva Intensa

A permanência de uma frente estacionária entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul e o deslocamento de uma área alongada de baixa pressão atmosférica (cavado) em camadas superiores, além do ingresso de ar quente e úmido amazônico, fomenta rapidamente o desenvolvimento de nuvens carregadas nesta segunda-feira (03) em parte do Sul do Brasil.

7

91

91

Além da constante propagação de calor e umidade da Amazônia, com o mecanismo sinótico chamado de Jato de Baixos Níveis (JBN), áreas alongadas de baixa pressão atmosférica (cavados) devem contribuir para a manutenção do quadro de tempo instável, além de um sistema frontal que avança a partir da Argentina.
As simulações numéricas indicam que ao longo dos próximos sete dias, ou seja, pelo menos até segunda-feira (10), o índice pluviométrico acumulado em várias cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo possa superar a média climatológica (período de base de dados entre 1961-1990) prevista para todo o mês de novembro. Em média, nesses estados, novembro costuma ter chuva variando entre 110 e 150 milímetros.

112

131

The post Cidades do Sul e Sudeste poderão registrar chuvas intensas nos próximos dias appeared first on Climatologia Geográfica.

Novo asteroide gigante pode colidir com a Terra, alertam astrônomos russos.

Posted: 03 Nov 2014 04:24 PM PST

O telescópio robótico da Universidade de Moscou descobriu um gigantesco asteroide que pode atingir a Terra no futuro. Se essa colisão acontecer, a explosão será 1000 vezes mais poderosa que a do meteorito que atingiu Chelyabinsk na Russia em 2013. O telescópio automático está instalado nas Montanhas do Cáucaso da Rússia, perto da cidade de Kislovodsk, como ele, observou-se pela primeira vez a rocha espacial recém-descoberta, batizada de 2014 UR116. O asteroide tem 370 metros de tamanho, o que dá mais ou menos, vinte vezes o tamanho do meteorito Chelyabinsk, que atingiu a região da Sibéria em fevereiro do ano passado. Por conta de sua dimensão, o 2014 UR116 será incluído na lista dos "potencialmente perigosos".

O vídeo mostrando a circulação de 2014 UR116 é constituído por uma série de fotografias tiradas pelo telescópio robótico MASTER, com intervalo de diversos minutos entre cada um.

Essas imagens mostram a circulação do asteroide 2014 UR116. É constituída por uma série de fotografias tiradas pelo telescópio robótico MASTER, com intervalo de alguns minutos entre cada.

A boa notícia é que o asteroide não representa uma ameaça para a Terra pelo menos para os próximos seis anos, disse Victor Shor, pesquisador associado do Instituto de Astronomia Aplicada à agência de notícias Interfax. No momento  a parte mais próxima da órbita do objeto espacial 2014 UR116 é de 4,5 milhões de quilômetros da Terra. Mas isso vai mudar em breve, o que vai deixar os cientistas atentos e em alerta nos próximos anos.

531120361ba53e7b27c00b3fd3134e91_L

o Master já registrou outros dois asteroides potencialmente perigosos: o 2013 SW24 e o 2013 UG1, mas eles eram menores do que o 2014 UR116, medindo “apenas” 250 e 125 metros, respectivamente. A trajetória exata do asteroide ainda não foi  determinada, mas, teoricamente, poderia colidir com a Terra ou  Marte ou até com Vênus.

Referência:  Scientific Russia , Minor Planet Center(M óvel A stronomical S istema da TE lescope- R Obots / MASTER ), Oficio GCN GSFC NASA

The post Novo asteroide gigante pode colidir com a Terra, alertam astrônomos russos. appeared first on Climatologia Geográfica.

Nuvem estranha assusta moradores na Austrália

Posted: 03 Nov 2014 01:05 PM PST

Essa é uma nuvem raríssima, que é conhecida como “Nuvem Perfurada”. Elas tem esse incrível arco-íris, por causa de gotículas de água que congelam e ficam grandes o suficiente para ficarem sob a camada das nuvens. Os moradores de uma cidade na Austrália ficaram assustados com essa nuvem espetacular.

Veja algumas fotos registradas pelos mesmos:

Climatologia Geográfica

Climatologia Geográfica

 

Climatologia Geográfica

Fonte: Revista Galileu

The post Nuvem estranha assusta moradores na Austrália appeared first on Climatologia Geográfica.

Você sabe o que acontece com um ser humano morto no oceano?

Posted: 03 Nov 2014 09:29 AM PST

Climatologia GeográficaNo novo estudo publicado pelo jornal Plos One, busca respostas sobre o que acontece com um corpo de um humano morto no oceano. Diversos teste foram realizados para chegar a uma resposta.

O porco foi escolhido para realizar os procedimentos pelo motivo deles terem características bem parecidas ao dos humanos. A pesquisa não busca apenas descobrir como os decompositores reagem aos mamíferos terrestres mortos no oceano, ele também busca ajudar pesquisadores forenses a resolver crimes.

Climatologia Geográfica

As carcaças do animais foram jogadas no mar e monitorados por câmeras. Após 3 semanas, crustáceos devoraram os porcos e só restaram os ossos.

Porém, existia um terceiro mais ele era “fertilizado” e demorou 90 dias para ser totalmente comido. Percebeu-se que isso ocorreu pelo falta de oxigênio na água, isso causa um impeditivo para os grandes decompositores se moverem. Os pesquisadores também conseguiam observar a química da água.

"A bacia é deficiente em oxigênio em grande parte do ano, chegando até a ficar sem em certos períodos. Apesar dos animais dessa região estarem adaptados a isso, nós jogamos a terceira carcaça num dos períodos mais anóxicos (sem oxigênio) do ano. Isso fez com que camarões e caranguejos não conseguissem se mover até o porco. Apenas lagostas – que não conseguem passar pela pele – chegaram lá. Isso nos diz muito sobre o que acontece embaixo de águas como essa", falou o pesquisador.

A pesquisa foi fundamental para desvendar o mistérios dos pés que “boiam”. "Se uma pessoa acaba na água vestindo tênis, na hora que os decompositores separarem essa parte do esqueleto, ela irá boiar até a superfície por causa das solas", falou o biólogo.

Os pesquisadores pretendem aprofundar mais a pesquisa.

Fonte: Revista Galileu

The post Você sabe o que acontece com um ser humano morto no oceano? appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!