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- Advérbio e Preposição – Aula de Gramática Enem
- Crise de 29 e o Nazi-Fascismo – Aula de revisão para História Enem
- Porcentagem e Juros: Exercícios aplicados – Matemática Enem
- Eletrólise – Aula de revisão Química Enem
- Circuitos simples: lei de Pouillet – Física Enem
- Pronomes e elementos de coesão – Gramática Enem
- A Revolução Industrial – Aula de Geografia Enem
Advérbio e Preposição – Aula de Gramática Enem Posted: 01 Nov 2014 07:30 PM PDT Advérbio e Preposição Advérbio Como nossos pais Não quero lhe falar meu grande amor das coisas que aprendi nos discos Quero lhe contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo Viver é melhor que sonhar, eu sei que o amor é uma coisa boa Mas também sei que qualquer canto é menor do que a vida de qualquer pessoa Por isso cuidado meu bem, há perigo na esquina Eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens Para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua É que se fez o seu braço, o seu lábio e a sua voz Você me pergunta pela minha paixão Digo que estou encantada com uma nova invenção Eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão Pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação Eu sei de tudo na ferida viva do meu coração Já faz tempo eu vi você na rua, cabelo ao vento, gente jovem reunida Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém Você pode até dizer que eu ‘tô por fora’, ou então que eu ‘tô inventando’ Mas é você que ama o passado e que não vê É você que ama o passado e que não vê Que o novo sempre vem Hoje eu sei que quem me deu a ideia de uma nova consciência e juventude Tá em casa guardado por Deus contando vil metal Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo o que fizemos Nós ainda somos os mesmos e vivemos ainda somos os mesmos e vivemos Ainda somos os mesmos e vivemos Como nossos pais (Elis Regina) Após a leitura da letra de música de Elis Regina, responda, de acordo com o texto, algumas situações. Onde aprendi as coisas? Na esquina. Não vou para onde? Para o sertão. As aparências enganam? Não. Quando o novo vem? Sempre. Quando alguém me deu uma ideia de uma nova consciência e juventude? Hoje. De que maneira vivemos? Como nossos pais. As palavras e expressões obtidas como respostas indicam circunstâncias verbais; ou seja, uma ideia de lugar, tempo, negação e modo, alterando, assim, o sentido dos verbos. Esses termos podem mudar também o significado de mais duas classes gramaticais. Observe os pares de frases. Já faz tempo eu vi gente jovem reunida. Já faz tempo que vi gente muito jovem reunida. Eu vivia bem naquela época. Eu vivia muito bem naquela época. Com o acréscimo do termo muito na frente do adjetivo jovem e do advérbio bem, notamos que o sentido foi alterado em relação às primeiras frases. Então, advérbio é a palavra que acrescenta uma ideia de circunstância ao verbo, ao adjetivo ou ao próprio advérbio. É possível em algumas situações encontrarmos locuções adverbiais, como naquela época, na esquina, para o sertão, as quais funcionam como advérbio. Classificação de alguns advérbios e locuções adverbiais
Advérbios interrogativos São aqueles que usamos para formular perguntas diretas ou indiretas, expressando algum tipo de circunstância.
Quando você irá a minha casa? (ordem direta) Por que você não veio à minha festa? (ordem direta) Onde você está agora? (ordem direta) Como você pretende ri à minha festa? (ordem direta) Não sei quando você irá à minha casa. (ordem indireta) Não sabia onde ficar e por que ficar. (ordem indireta) Observações: 1. Os termos aonde e donde são provenientes da combinação das preposições a e de com o advérbio onde. 2. Em alguns momentos o advérbio pode modificar toda uma oração. Isso ocorre com a palavra "infelizmente" na frase a seguir: Infelizmente, nós nos separamos. Preposição Leia a tirinha. A palavra "de" tem que função na frase apresentada nos quadrinhos? De conectar uma palavra à outra em razão da relação de subordinação que existe entre os termos (bolo / carne). O termo que antecede a preposição é denominado regente (bolo) e o termo que a sucede, regido (carne). Portanto, em “bolo de carne”, teremos: os alunos = elemento regente; o colégio = elemento regido. E a relação estabelecida pela preposição "de" é de conteúdo. Locuções prepositivas São expressões formadas por advérbio mais preposição e possuem o mesmo valor de uma preposição. Está todo mundo atrás de você. O cão estava perto do Garfield.
Combinação e contração Podemos unir as preposições a, de, por (per), e em com outros termos. Quando juntamos uma preposição a outro termo sem que haja a perda de fonema, temos um caso de combinação (a + o = ao). Quando há alteração fônica na união da preposição mais o termo, presenciamos um caso de contração (de + a = da). Combinação A + o = ao A + os = aos A + onde = aonde Algumas contrações De + onde = donde A + a = à A + aquele = àquele De + o = do Em + o = no Em + uma = numa De + esta = desta Em + aquela = naquela Per + o = pela Saiba mais sobre Advérbio e Preposição nesta aula do canal Centro de Cursos, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 As preposições ligam palavras dentro de uma mesma oração. Elas não possuem referentes no texto, simplesmente estabelecem vínculos, relações. Na oração "Morreu de fome", a preposição "de" indica uma relação de causa, introduzindo uma locução adverbial. Então, relacione o tipo de vínculo estabelecido pelas preposições nas frases abaixo. a) conteúdo b) posse c) tempo d) lugar e) causa ( ) Saiu pelo corredor. ( ) Acordou no meio da noite. ( ) Dormiu de desespero. ( ) As gavetas das moças foram arrumadas. ( ) A cidade não suportava mais carne de ovelha. Dica 1 – Relembre tudo sobre Pronomes e elementos de coesão em mais esta aula de Gramática Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/pronomes-e-elementos-de-coesao-gramatica-enem/Questão 2 Advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Além dos advérbios, temos as locuções adverbiais que são expressões que funcionam como advérbio. Assinale a alternativa em que não há advérbio ou locução adverbial nas frases a seguir. a) Ganhava pouco, reforçava com extra. b) Ficou só olhando. c) Ia cortar a orelha, não importava que doesse. d) As gavetas estavam fechadas. e) Os nervos, músculos, a pele se formando, rápido. Dica 2 – Revise sobre a Classificação do Verbos em mais uma aula de Gramática Enem e fique preparado para o dia das provas – http://blogdoenem.com.br/classificacao-dos-verbos-gramatica-enem/Questão 3 O adjetivo está empregado na função de advérbio em: a) Acesa a luz, viu claro os gestos furtivos do animal. b) A lamparina tornou claros os degraus da escada. c) Reservou para o céu um azul bem claro. d) Subitamente um claro ofuscou-lhe a vista. e) Não gostava das cores muito claras. Dica 3 – Relembre sobre Poesia Concreta em mais esta aula preparatória para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando, estude conosco! – http://blogdoenem.com.br/poesia-concreta-literatura-enem/Questão 4 Assinale a frase em que "meio" funciona como advérbio. a) Só quero meio quilo. b) Achei-o meio triste. c) Descobri o meio de acertar. d) Parou no meio da rua. e) Comprou um metro e meio. Questão 5 Classifique a locução adverbial que aparece em “Machucou-se com a lâmina”. a) modo b) instrumento c) causa d) concessão e) fim Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Advérbio e Preposição – Aula de Gramática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Crise de 29 e o Nazi-Fascismo – Aula de revisão para História Enem Posted: 01 Nov 2014 06:03 PM PDT Crise de 29 e o Nazi-Fascismo Crise de 1929 A crise de 1929 está profundamente relacionada com a Primeira Guerra Mundial. A economia americana vivenciava um momento de superprodução. Era um momento de extrema fartura e prosperidade aos americanos, pois dominavam os mercados devido aos altos preços ocasionados pela guerra. Como motivos da Crise de 1929, podemos apontar a superprodução agrícola e industrial, e a queda das exportações devido a subsequente recuperação e desenvolvimento da indústria européia no pós-guerra. Além disso, é possível identificar uma saturação do mercado consumidor interno, ocasionando na alta de uma especulação financeira. Em setembro de 1929, a Bolsa de Nova York iniciou uma venda de títulos, e no dia 24 de outubro, as vendas foram desenfreadas. Com estas vendas, faliram bancos e indústrias importantes. Com o fechamento destas instituições, o desemprego aumentou no país. Ao assumir o poder, o presidente Franklin Roosevelt propôs o New Deal, acordo em que o estado interviu diretamente na economia americana. Esta tentativa não recuperou totalmente o país, porém estabilizou a crise. A Segunda Guerra Mundial viria mais adianta, gerando mais lucros ao país, o retirando da crise de uma vez por todas. O Fascimo Italiano Após a 1ª Guerra, a Itália atravessou uma crise econômica e social. Inflação, desemprego aliados à influência da Revolução Socialista Russa, estimularam os operários à radicalização. Dentro do Partido Socialista, aparece a figura de Benito Mussolini, favorável à participação italiana na guerra. Isto lhe custou a expulsão do partido. Mussolini então, toma posições de direita, lançando as bases do fascismo. O Fascismo tomou força por combater os movimentos comunistas que eram temidos pelo povo. Em maio de 1921, os fascistas elegeram 35 deputados, entre eles Mussolini, fundando o Partido Nacional Fascista. Este partido foi apoiado pelas grandes indústrias e latifundiários. Em outubro de 1922, multidões de "camisas negras" fascistas marcharam sobre Roma. O rei Vitor Emanuel III, pressionado, demitiu o primeiro ministro e convidou Mussolini para formar novo ministério. De maioria fascista, o novo governo conseguiu plenos poderes e venceu as eleições de 1924. Nascia uma ditadura. O Nazismo Alemão Como resultado da 1ª Guerra, a Alemanha, com o Tratado de Versalhes, se viu obrigada a pagar pesadas indenizações, além de perder territórios e seu exército reduzido. Os partidos de direita culpavam os comunistas socialistas e judeus. O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista, era um deles. Por ser um partido contrário às graves operárias, recebeu apoio de poderosos grupos empresariais. Em 1923, a Alemanha não conseguia mais pagar suas dívidas com a guerra. A França então invade a região industrializada de Ruhr, agravando a crise e desencadeando uma forte inflação: 1 dólar valia 8 bilhões de marcos alemães. Com o Partido Nazista no poder, seu líder, Adolf Hitler, tentou um golpe de estado que fracassou e foi preso. O novo presidente da Alemanha, o Marechal Hindemburg, fez com que o país saísse gradativamente do isolamento imposto pelos tratados da 1ª Guerra. Os nazistas se organizaram numa estrutura militarizada, apoiados por uma máquina de propaganda idealizada por Joseph Goebbels. Hitler também se cercou com antigos militares como Himmler, criador da SS (Tropas de Elite). Os latifundiários pressionaram o novo presidente Hindemburg para que Hitler fosse nomeado como novo chanceler (1º ministro), o que acabou acontecendo em 30 de janeiro de 1933. Iniciou-se uma grande perseguição aos comunistas, acusados de um incidente de incêndio. Neste contexto, a campanha eleitoral foi iniciada, permitindo apenas discussões nazistas. O Partido Nazista venceu a eleição com 17 milhões de votos. Estava estabelecida a ditadura nazista na Alemanha. Saiba mais sobre Crise de 29 e o Nazi-Fascismo nestas aulas do canal hexagmedicina, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 01 Em 1933 a classe média alemã estava amedrontada em relação aos: a) liberais b) sociais democratas c) nacionalistas d) comunistas e) conservadores Dica 1 – Relembre tudo sobre a Revolução Russa em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/revolucao-russa-historia-enem/Questão 02 A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu: a) pelas mãos do exército alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes. b) através de uma ação golpista cuja ponta da lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista. c) em consequência de uma aliança entre os nazistas. d) a partir da sua convocação pelo presidente Hindenburg, para chefiar a coalizão governamental. e) através de uma mobilização semelhante a que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma. Dica 2 – Fique preparado para a prova de História Enem com esta aula sobre as Revoluções Mexicana e Chinesa. – http://blogdoenem.com.br/revolucao-mexicana-e-chinesa-historia-enem/Questão 03 Quais dos fatores a seguir contribuíram para a ascensão do fascismo na Itália, durante a década de 20? a) Antinacionalismo e ascensão do proletariado. b) Crescimento econômico e fortalecimento do poder real. c) Ascensão do campesinato e expansão colonial. d) Nacionalismo e crise econômica. e) Fortalecimento do liberalismo e aliança ítalo-russa. Dica 3 – Já estudamos sobre a Era Vargas ainda na República Velha. Revise nesta aula de História Enem sobre a Constituição de 1937, a Censura e o fim do Estado Novo – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-era-vargas-2-historia-enem/Questão 04 A política econômica denominada "New Deal", como solução da Crise de 29, foi liderada pelo presidente Franklin Roosevelt. Assinale a alternativa correta: a) O Estado passou a não intervir na economia, ampliando o poder das empresas privadas. b) Criaram-se leis, aumentando a jornada de trabalho para diminuir a inflação. c) Diminui-se o investimento em obras públicas para controlar a inflação. d) Acabou-se com seguro desemprego, que só estimulava a corrupção. e) Foi um programa econômico essencialmente conservador, pois procurava recuperar o capitalismo americano, limitando a liberdade de cada empresa.
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Porcentagem e Juros: Exercícios aplicados – Matemática Enem Posted: 01 Nov 2014 04:41 PM PDT Porcentagem e Juros – Exercícios Porcentagem e Juros
Exercícios de aplicação Exercício 01 (Enem 2009) João deve 12 parcelas de R$ 150,00 referentes ao cheque especial de seu banco e cinco parcelas de R$ 80,00 referentes ao cartão de crédito. O gerente do banco lhe ofereceu duas parcelas de desconto no cheque especial, caso João quitasse esta dívida imediatamente ou, na mesma condição, isto é, quitação imediata, com 25% de desconto na dívida do cartão. João também poderia renegociar suas dívidas em 18 parcelas mensais de R$ 125,00. Sabendo desses termos, José, amigo de João, ofereceu-lhe emprestar o dinheiro que julgasse necessário pelo tempo de 18 meses, com juros de 25% sobre o total emprestado. A opção que dá a João o menor gasto seria a) renegociar suas dívidas com o banco. b) pegar emprestado de José o dinheiro referente à quitação das duas dívidas. c) recusar o empréstimo de José e pagar todas as parcelas pendentes nos devidos prazos. d) pegar emprestado de José o dinheiro referente à quitação do cheque especial e pagar as parcelas do cartão de crédito. e) pegar emprestado de José o dinheiro referente à quitação do cartão de crédito e pagar as parcelas do cheque especial. Dica 1 – Lembra tudo sobre Regra de Três Simples e Composta? Aproveite esta revisão com exercícios resolvidos e garanta a sua nota na prova de Matemática Enem! – http://blogdoenem.com.br/regra-de-tres-simples-composta-exercicios-matematica-enem/Exercício 02 (Enem 2000) João deseja comprar um carro cujo preço à vista, com todos os pontos possíveis, é de R$ 21.000,00 e esse valor não será reajustado nos próximos meses. Ele tem R$ 20.000,00, que podem ser aplicados a uma taxa de juros compostos de 2% ao mês, e escolhe deixar todo o seu dinheiro aplicado até que o montante atinja o valor do carro. Para ter o carro, João deverá esperar: a) dois meses, e terá a quantia exata. b) três meses, e terá a quantia exata. c) três meses, e ainda sobrarão, aproximadamente, R$225,00. d) quatro meses, e terá a quantia exata. e) quatro meses, e ainda sobrarão, aproximadamente, R$430,00. Exercício 03 (Enem 2011) Considere que uma pessoa decida investir uma determinada quantia e que lhe sejam apresentadas três possibilidades de investimento, com rentabilidades líquidas garantidas pelo período de um ano, conforme descritas: Investimento A 3% ao mês Investimento B: 36% ao ano Investimento C: 18% ao semestre As rentabilidades, para esses investimentos, incidem sobre o valor do período anterior. O quadro fornece algumas aproximações para a análise das rentabilidades:
Para escolher o investimento com a maior rentabilidade anual, essa pessoa deverá a) escolher qualquer um dos investimentos A, B ou C, pois as suas rentabilidades anuais são iguais a 36%. b) escolher os investimentos A ou C, pois suas rentabilidades anuais são iguais a 39%. c) escolher o investimento A, pois a sua rentabilidade anual é maior que as rentabilidades anuais dos investimentos B e C. d) escolher o investimento B, pois sua rentabilidade de 36% é maior que as rentabilidades de 3% do investimento A e de 18% do investimento C. e) escolher o investimento C, pois sua rentabilidade de 39% ao ano é maior que a rentabilidade de 36% ao ano dos investimentos A e B. Dica 2 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Você sabe o que é a Inscrição e a Circunscrição da esfera? Entenda sobre elas nesta aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/inscricao-e-circunscricao-da-esfera-matematica-enem/Exercício 04 O preço à vista de uma mercadoria é R$130,00. O comprador pode pagar 20% no ato da compra e o restante em uma única parcela de R$128,96, vencível em 3 meses. Admitindo-se o regime de juros simples, qual a taxa de juros anual cobrada na venda a prazo? a) 6% b) 12% c) 24% d) 48% e) 96% Saiba mais sobre Juros e Porcentagens nesta aula do canal Aula do Guto, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 01 (Enem 2010) Os dados do gráfico seguinte foram gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de Porto Alegre equivale a 250 000, o número de desempregados em março de 2010, nessa região, foi de a) 24 500. b) 25 000. c) 220 500. d) 223 000. e) 227 500. Dica 3 – Fique preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio com mais esta aula de Matemática Enem. Revise tudo sobre as Esferas – http://blogdoenem.com.br/esfera-matematica-enem/Questão 02 (Enem 2010) Um grupo de pacientes com Hepatite C foi submetido a um tratamento tradicional em que 40% desses pacientes foram completamente curados. Os pacientes que não obtiveram cura foram distribuídos em dois grupos de mesma quantidade e submetidos a dois tratamentos inovadores. No primeiro tratamento inovador, 35% dos pacientes foram curados e, no segundo, 45%. Em relação aos pacientes submetidos inicialmente, os tratamentos inovadores proporcionaram cura de a) 16%. b) 24%. c) 32%. d) 48% e) 64%. Questão 03 (Enem 2003) O tabagismo (vício do fumo) é responsável por uma grande quantidade de doenças e mortes prematuras na atualidade. O Instituto Nacional do Câncer divulgou que 90% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão e 80% dos casos diagnosticados de enfisema pulmonar estão associados ao consumo de tabaco. Paralelamente, foram mostrados os resultados de uma pesquisa realizada em um grupo de 2000 pessoas com doenças de pulmão, das quais 1500 são casos diagnosticados de câncer, e 500 são casos diagnosticados de enfisema. Com base nessas informações, pode-se estimar que o número de fumantes desse grupo de 2000 pessoas é, aproximadamente: a) 740 b) 1100 c) 1310 d) 1620 e) 1750 Questão 04 (UF-RS) Uma loja avisa que, sobre o valor original de uma prestação que não for paga no dia do vencimento, incidirão multa de 10% mais 1% a cada dia de atraso. Uma pessoa que deveria pagar y reais de prestação e o fez com x dias de atraso, pagou a mais: a) [0,1 y + x] reais b) [x + 10] reais c) [10 y + x] reais d) [0,1 y + 0,01 x] reais e) [0,1 y + 0,01 xy] reais Questão 05 (ESPM-SP) Certo capital foi aplicado a justos compostos durante 2 anos, à taxa de 20% ao ano. Se esse capital tivesse sido aplicado a juros simples, para obter o mesmo rendimento, a taxa mensal deveria ser de aproximadamente: a) 2% b) 1,98% c) 1,94% d) 1,87% e) 1,83%
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Eletrólise – Aula de revisão Química Enem Posted: 01 Nov 2014 04:19 PM PDT Eletrólise “Energia elétrica proveniente de fonte externa, é utilizada para produzir reações de oxidação-redução (redox) não espontâneas.” Obs.: A fonte de energia externa não pode criar nem destruir elétrons. Ex.: Eletrólise ígnea Transformação química que ocorre na ausência de água. É feita com substâncias iônicas em fase líquida (fundidas). Eletrólise do NaCl fundido No polo negativo (cátodo) Na+ + e- → Na No polo positivo (ânodo) Cl- – e- → ½ Cl2 Note que o ânion Cl- vai para o ânodo, onde sofre oxidação e o cátion Na+ vai para o cátodo, onde sofre redução. Resumo
Saiba mais sobre Eletrólise nesta aula do canal Tenho Prova Amanha, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 (ENEM) Para que apresente condutividade elétrica adequada a muitas aplicações, o cobre bruto obtido por métodos térmicos é purificado eletroliticamente. Nesse processo, o cobre bruto impuro constitui o ânodo da célula, que está imerso em uma solução de CuSO4. À medida que o cobre impuro é oxidado no ânodo, íons Cu2+ da solução são depositados na forma pura no cátodo. Quanto às impurezas metálicas, algumas são oxidadas, passando à solução, enquanto outras simplesmente se desprendem do ânodo e se sedimentam abaixo dele. As impurezas sedimentadas são posteriormente processadas, e sua comercialização gera receita que ajuda a cobrir os custos do processo. A série eletroquímica a seguir lista o cobre e alguns metais presentes como impurezas no cobre bruto de acordo com suas forças redutoras relativas. Entre as impurezas metálicas que constam na série apresentada, as que se sedimentam abaixo do ânodo de cobre são: a) Au, Pt, Ag, Zn, Ni e Pb. b) Au, Pt e Ag. c) Zn, Ni e Pb. d) Au e Zn. e) Ag e Pb. Dica 1 – Relembre sobre os principais tipos de Pilhas nesta aula de Química Enem sobre Células Secundárias, Células Primárias e Células Combustível. Estude conosco! – http://blogdoenem.com.br/pilhas-principais-tipos-quimica-enem/Questão 2 O alumínio amplamente utilizado pelo mundo, é obtido por eletrólise, através de um processo cuja reação pode ser representada pela equação: Al2O3 + C → Al + CO2 Os coeficientes que balanceiam corretamente a equação são: a) 1-2-2-4. b) 2-1-4-1. c) 1-3-2-3. d) 2-3-4-3. e) 3-1-2-4. Dica 2 – Estude tudo sobre Pilhas: Células Galvânicas em mais esta aula de revisão para a prova de Química Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/pilhas-quimica-enem/Questão 3 Um método industrial utilizado para preparar sódio metálico é a eletrólise de cloreto de sódio puro fundido. Com relação à preparação de sódio metálico, é incorreto afirmar que: a) Esse processo trata-se de uma eletrólise ígnea. b) a formação de sódio metálico ocorre no eletrodo negativo. c) a eletrólise é uma reação espontânea. d) a quantidade, em mol, de cloro (Cl2 ) formada é menor que a de sódio metálico. e) a quantidade de sódio metálico obtido é proporcional à intensidade da corrente aplicada. Dica 3 – Relembre tudo sobre Equilíbrio Iônico em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/equilibrio-ionico-quimica-enem/Questão 4 A figura a seguir representa uma célula eletrolítica durante a eletrólise de uma substância pura, o cloreto de sódio fundido (NaCl). É incorreto afirmar que durante o funcionamento dessa célula: a) a bateria está sendo carregada. b) a bateria está sendo descarregada. c) no cátodo ocorre a reação: 2Na+ + 2e- → 2Na0. d) no ânodo ocorre a reação: 2Cl- → Cl2 + 2e-. e) a reação global da célula é: 2Na+ + 2Cl-→ 2Na0 +Cl2. Questão 5 Quanto à eletrólise ígnea e em solução do NaCl, é correto afirmarmos: a) Em ambas as eletrólises obtêm-se como produto o sódio metálico. b) A eletrólise em solução é mais segura e resulta em melhores rendimentos. c) Apenas através da eletrólise ígnea é possível obter-se o sódio metálico. d) A eletrólise ígnea resulta na produção de NaOH como produto principal. e) Durante esses processos, é gerado energia elétrica espontaneamente.
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Circuitos simples: lei de Pouillet – Física Enem Posted: 01 Nov 2014 03:47 PM PDT Circuitos simples – lei de Pouillet Considere o circuito abaixo, que possui todos os dispositivos vistos até agora, um gerador (trecho I), um receptor (trecho II) e um resistor (trecho III). Se quisermos calcular a tensão entre os terminais A e B, devemos somar todas as tensões de cada dispositivo, lembrando que iremos utilizar para isso as equações do gerador e do receptor. Temos em cada trecho:
Desta forma, a tensão total será a soma das tensões, e, portanto: U = ε – r.i – ε' – r'.i – R.i. De modo geral, se tivemos uma série de geradores, receptores e resistores ligados entre si, podemos ter a seguinte equação geral: O símbolo ∑ representa o somatório de todos os valores específicos, por exemplo, ∑ε representa a soma de todas as forças eletromotrizes dos vários geradores no circuito. Considerando o caso em que os pontos A e B sejam coincidentes, ou seja, um circuito fechado, a diferença de potencial será nula, de modo que a tensão será igual a zero, e poderemos escrever: Esta é a expressão chamada de Lei de Pouillet ou lei de Ohm generalizada, onde consideramos todos os dispositivos de um circuito elétrico fechado. Saiba mais sobre a Lei de Pouillet nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 (UFPA) No circuito, E1 = 2,0 V, E2= 4,0 V, r1 = 1,0 Ω, r2 = 2,0 Ω e R = 5,0 Ω. O valor da intensidade de corrente no circuito é: a) 0,25 A b) 0,50 A c) 0,75 A d) 0,85 A e) 1,0 A Dica 1 – Relembre tudo sobre Receptores Elétricos em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/receptores-eletricos-fisica-enem/Questão 2 (Acafe-SC) A figura deste problema apresenta uma bateria ligada, em série, com um motor M e uma resistência R. Para que a corrente no circuito não seja superior a 1,0 A, o mínimo valor que deve ter a resistência RX em Ω, é: a) 2,0 b) 4,0 c) 1,0 d) 6,0 e) 1,5 Dica 2 – Um gerador elétrico é um dispositivo capaz de produzir energia a um circuito. Saiba como calcular sua Potência e Rendimento em mais esta aula de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/geradores-eletricos-fisica-enem/Questão 3 (PUC-SP-MODELO ENEM) A figura esquematiza o circuito elétrico de uma enceradeira em funcionamento. A potência elétrica dissipada por ela é de 20W e sua fem é de 110V. Assim, sua resistência interna é de: a) 5,0 Ω b) 55Ω c) 2,0Ω d) 115Ω e) – 5,0Ω Dica 3 – Estude sobre Potência e energia elétrica em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem. Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? – http://blogdoenem.com.br/potencia-e-energia-eletrica-fisica-enem/Questão 4 (Univali-SC) Durante a partida de um motor de automóvel, o motor de arranque demanda uma corrente elétrica da ordem de 200 A e a tensão nos terminais da bateria cai do valor normal de 12 V para 8 V. É por essa razão que as luzes ficam fracas e o rádio, se estiver ligado, deixa de funcionar. Os carros modernos têm um dispositivo que desliga automaticamente, durante a partida, todos os circuitos não necessários. O valor da resistência interna dessa bateria é, em ohms: a) 0,4 b) 0,2 c) 0,06 d) 0,04 e) 0,02 Questão 5 No circuito da figura, a intensidade de corrente elétrica no resistor de 5Ω, vale: a) 4 A b) 5 A c) 6 A d) 7 A e) 8 A
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Circuitos simples: lei de Pouillet – Física Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pronomes e elementos de coesão – Gramática Enem Posted: 01 Nov 2014 03:24 PM PDT Pronomes e elementos de coesão Pronome A palavra "ela", na última tirinha, corresponde a qual substantivo mencionado? Note que "ela" reporta-se à expressão "minha mina" e substitui essa expressão. Agora, observe as palavras "minha" e "meu" que acompanham os termos "mina" e "bafo". O que as palavras (minha/ meu) acrescentam ao sentido dos termos? Adicionam à mina e ao bafo o sentido de posse, ou seja, indica de quem é a mina e de quem é o bafo. Observando as duas análises acima, percebemos que o termo "ela" está empregado no lugar do substantivo "mina". No segundo, os termos "minha" e "meu" acompanham o substantivo mina e bafo. Esses termos que substituem ou acompanham o substantivo, chamamos pronome. Quando os pronomes são empregados para substituí-lo ou para referir-se a ele, temos pronome substantivo; quando está acompanhando-o a fim de caracterizá-lo ou determiná-lo, dizemos que são pronomes adjetivos. Pronome: uma ferramenta essencial O estudo dos pronomes é fundamental a quem pretende interpretar bem e escrever com coesão textual. O importante não é memorizar uma lista gigantesca de pronomes, mas saber como empregá-los no texto e de que forma serão úteis à minha compreensão e interpretação textual. Ao longo das explicações, focalizaremos a lista de pronomes e como devem ser usados. Os pronomes classificam-se em seis grupos: pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e interrogativos. Pronomes pessoais Quero te encontrar Quando você vem Pra passar o fim de semana Eu finjo que tá tudo bem Mesmo dura ou com grana Você ignora tudo que eu faço Depois vai embora Desatando os nossos laços Quero te encontrar Quero te amar Você pra mim é tudo Minha terra, meu céu, meu mar (Buchecha) Pronomes pessoais designam as pessoas que participam do discurso. Na letra de música acima, temos eu e você os quais indicam quem fala: eu; e a quem se dirige: você. Além desses, encontramos também outros dois: te e mim que se referem, nesta ordem, à segunda pessoa (tu) e à primeira (eu). Dividimos os pronomes pessoais de acordo com a função que eles exercem na frase. Os pessoais do caso reto assumem a função de sujeito e do caso oblíquo, de complemento. Dica 1 – Revise sobre a Classificação do Verbos em mais uma aula de Gramática Enem e fique preparado para o dia das provas – http://blogdoenem.com.br/classificacao-dos-verbos-gramatica-enem/Pessoais do caso reto No ato da comunicação, três pessoas do discurso estão envolvidas: o emissor (quem fala ou escreve – 1ª pessoa); o receptor (com que se fala ou a quem se dirige – 2ª pessoa); assunto (de quem ou de que se fala – 3ª pessoa).
Pessoais do caso oblíquo No verso Quero te encontrar, o pronome te diz respeito à pessoa com quem o emissor fala. Os pronomes oblíquos se referem às pessoas do discurso e são usados para complementar verbos ou nomes. Dividem-se em oblíquos átonos e tônicos. O primeiro não exige antes dele a preposição, já os tônicos são precedidos de preposição. Oblíquos átonos
Oblíquos tônicos
Observação: A combinação da preposição "com" com alguns pronomes deu origem às formas comigo, contigo, consigo, conosco, convosco. Emprego dos pronomes pessoais eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas Os pronomes pessoais retos exercem a função de sujeito na oração. Veja na frase abaixo quem finge está tudo bem. Eu finjo que está tudo bem Tu finges que está tudo bem Ele finge que está tudo bem Nós fingimos que está tudo bem Vós fingis que está tudo bem Eles fingem que está tudo bem o, os, a, as Os pronomes oblíquos átonos mencionados acima desempenham a função de complementos verbais não-preposicionados. Em razão disso, não podemos formar frases do tipo Encontrei ele na escola, portanto, devemos substituir o pronome ele por um oblíquo átono correspondente: o. Veja a substituição: Encontrei-o na escola. Observação: a) Caso o verbo termine em z ou r, os pronomes alteram-se para lo, los, la, las. Pediram para ajudar o garoto. Pediram para ajudá-lo. Pediram para ajudar a garota. Pediram para ajudá-la. Pediram para ajudar os garotos. Pediram para ajudá-los. Pediram para ajudar as garotas. Pediram para ajudá-las. Ajudamos as garotas. Ajudamo-las Ajudamos os garotos. Ajudamo-los. Ajudamos o garoto. Ajudamo-lo. Ajudamos a garota. Ajudamo-la. Fez a prova. Fê-la. Fez o exercício. Fê-lo. Fez as tarefas. Fê-las. Fez os exercícios. Fê-los. b) Se o verbo terminar em som nasal (-am, -em, -ão, -õe), os pronomes tomam as formas no, na, nos, nas. Meus pais compraram uma casa. Meus pais compraram-na. Por favor, encontrem minha gatinha! Por favor, encontrem-na! Dão esmolas ao senhor da praça. Dão-nas ao senhor da praça. Põe os tijolos logo ali. Põe-nos logo ali.
lhe, lhes Os pronomes oblíquos acima se ligam a complementos verbais que exigem preposição. Além disso, são pronomes que substituem os termos a ele, a eles, a ela, a elas, a você, a vocês. me, nos, te, vos Esses pronomes são empregados também como complementos verbais que exigem ou não preposição. Quero te encontrar/ Quero te amar (o pronome te complementa os verbos encontrar e amar, que não solicita preposição: encontrar alguém e amar alguém) O filho te obedeceu. (o pronome te complementa o verbo obedecer, que solicita preposição: obedecer a alguém) Veja outros exemplos: Tu me ouviste com atenção. O professor nos convidou para um jantar. O Senhor Deus, vos espera. Afinal, quem faz alguma coisa: mim ou eu? Você já deve ter escutado a expressão que mim não faz nada. Sabe por quê? O pronome mim não apresenta a função sintática de sujeito da oração. Somente sujeito é o agente da oração. O pronome mim nunca é empregado como sujeito e está sempre precedido de uma preposição. Já o pronome eu é utilizado como sujeito. Na letra de música Você pra mim é tudo, usamos o oblíquo mim, pois não tem função de sujeito e, além disso, está precedido da preposição coloquial pra. Veja outros exemplos:. Para eu caminhar na praia preciso comprar um novo tênis. Minha amiga fez um belo discurso para eu ler na formatura. Preciso comprar um tênis para mim. Minha amiga fez um belo discurso para mim. Para mim, você foi tudo.
Observação Cuidado, nem sempre antes de verbo no infinitivo usa-se o pronome eu. É importante compreender o motivo pelo qual usamos o pronome eu e o mim. É importante para mim falar ainda hoje com você. Só se emprega o pronome eu se for sujeito do verbo no infinitivo. Observe que nessa situação isso não ocorre, porque temos um sujeito oracional, ou seja, a oração falar ainda hoje com você está funcionando como sujeito do verbo é. Para descobrir isso, faça a seguinte pergunta: O que é importante? A resposta constitui o sujeito: Falar ainda hoje com você. O que se tem na verdade é uma oração na ordem inversa. Veja essa oração na ordem direta: Falar ainda hoje com você é importante para mim. Dica 2 – Relembre sobre Poesia Concreta em mais esta aula preparatória para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando, estude conosco! – http://blogdoenem.com.br/poesia-concreta-literatura-enem/É certo entre eu e tu ou entre mim e ti? Qual expressão você escolheria para falar? Não existe mais nada entre eu e tu ou não existe mais nada entre mim e ti. Se você escolheu a segunda frase, então acertou. Com nós, com vós, conosco, convosco As formas com nós e com vós só são empregadas quando os pronomes seguem vocábulos do tipo todos, mesmos, próprios, outros, ambos e qualquer numeral. Caso não tenha nenhuma palavra que os determine, usamos as formas combinadas conosco e convosco. Falará amanhã sem falta com nós mesmos. Falará amanhã sem falta conosco. Viajava com vós outros. Viajava convosco. Pronome de tratamento Quando escrevemos uma carta – seja oficial seja comercial – uma petição, um convite; quando nos dirigimos ou nos referimos a uma autoridade em um tribunal de justiça ou simplesmente num evento social, perguntamo-nos que pronome de tratamento devemos empregar. Antes de saber como usar os pronomes, temos que compreender o que estas formas de tratamento representam no nosso cotidiano. Elas expressam hierarquia, subordinação, distanciamento, desejo de ser agradável e respeitoso com o interlocutor. Excluindo o pronome de tratamento você(s), o qual é utilizado no trato informal e íntimo, os demais são empregados na convivência formal e respeitosa. Pronomes de tratamento constituem expressões ou palavras que tem o valor de pronomes pessoais. Embora correspondam à segunda pessoa do discurso, os verbos apresentam-se em terceira. Vossa Excelência fará seu discurso de abertura às 20h e 30min. Vossa Excelência = segunda pessoa do discurso Fará = verbo na terceira pessoa Seu = pronome referente à terceira pessoa Há três maneiras de aplicarmos os pronomes de tratamentos: • no trato direto, quando falamos pessoalmente com a autoridade. Note no exemplo o uso do termo vossa. Vossa Magnificência autorizou os pedidos dos cursos de Direito e Odontologia? • no trato indireto, quando falamos a alguém a respeito da autoridade. Atenção ao termo sua. Carlos, Sua Magnificência autorizou os pedidos dos cursos de Direito e Odontologia, favor, encaminhá-los. • no endereçamento, usamos o vocativo correspondente, indicando cargo ou função ocupada pelo destinatário. Magnífico Reitor é o vocativo referente à forma de tratamento Vossa Magnificência.
Uniformidade de tratamento Voltando a letra de música Quero te encontrar, você percebe alguma incorreção gramatical? Para lembrar alguns versos: (…) Você ignora tudo que eu faço Depois vai embora Desatando os nossos laços Quero te encontrar Quero te amar Você pra mim é tudo Então, após a leitura, conseguiu identificar o erro? Devemos empregar os pronomes de forma uniforme, isto quer dizer que pronomes e verbos devem ter identidade entre si, harmonia entre as partes, não podem ser misturados. Se você iniciar um texto com pronome de segunda pessoa tu, os verbos e os pronomes mantêm a pessoa tu. Isso não ocorre nos versos da letra de música. O poeta optou inicialmente pelo termo você, todavia não manteve a uniformidade do pronome, utilizando o pronome te. Veja as possibilidades de correção. (…) Você ignora tudo que eu faço Depois vai embora Desatando os nossos laços Quero o encontrar (Quero encontrá-lo) Quero o amar (Quero amá-lo) Você pra mim é tudo Ou (…) Tu ignoras tudo que eu faço Depois vais embora Desatando os nossos laços Quero te encontrar Quero te amar Tu pra mim és tudo Ressaltamos que o poeta vale-se da transgressão à regra em prol da melodia. Saiba mais sobre os Pronomes nesta series de aulas do canal GramáticaemVídeo, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 Na linguagem coloquial, ouvimos expressões do tipo Vi ele no cinema. O emprego correto é Vi-o no cinema. Temos muitas outras situações que escutamos diariamente. A seguir, apresentamos orações para que sejam corrigidas e justificadas de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. a) Por gentileza, você pode fazer um pouco de silêncio para mim estudar. b) Encontrei ele na festa de quinze anos de Aninha. c) Cantei pra ti dormir. d) Trouxe ela para dar uma força pra gente. Dica 3 – Saiba tudo sobre João Cabral de Melo Neto em mais esta aula de revisão para Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/joao-cabral-de-melo-neto-literatura-enem/Questão 2 Complete as lacunas com os pronomes com os pronomes sugeridos entre parênteses. a) Emprestou-me a mala para _________ viajar. (eu/ mim) b) Quem explicou a matéria para_________(tu/ ti) c) É bom para _________ falar que te amo. (tu/ ti) d) Nós convidamos todos para sair _________ (com nós/ conosco) e) É difícil para ______ aceitar as críticas. (tu/ ti) f) Ocorreram muitos desentendimentos entre _________ e você. (eu/ mim) g) Meu irmão sempre viveu _________ três. (com nós/ conosco) h) Justificou na aula sua ausência para _________. (eu/ mim) i) Quero falar _________ para te expressar minha tristeza. (contigo/ com você) j) Tomou as dores para …… (si/ consigo) k) Sem ________ consentir, ninguém irá para o recreio. (eu/ mim) l) Sem _______ eles não farão o teste de volante. (eu/ mim) m) Para _________, trabalhar à noite é um desconforto. (eu/ mim) n) Mostrou-___ revoltado com o ocorrido. (se/ si) o) Ela conseguiu encontrar um livro para _____ leres. (tu/ ti) p) Todos da sala se voltaram contra _________ e o inspetor. (eu/ mim) Questão 3 Nas frases abaixo, todas conhecidas nos veículos de comunicação, encontramos erros quanto à uniformidade de tratamento. Faça as correções necessárias, reescrevendo-as. a) Vem pra Caixa você também. b) Vai que é sua Tafarel. c) Se você não se cuidar, a Aids vai te pegar. d) Se você pensa que vai fazer de mim, o que faz com todo mundo que te ama (…) Questão 4 Complete as frases a seguir com a forma pronominal adequada entre parêntese. a) Carlos, querem falar ________. (com você/ consigo) b) Se V. Exa consentir, indicaremos ________ nome para paraninfo da turma. (seu/ vosso) c) Nós dois vamos com o professor: o professor vai ________ dois. (com nós/ conosco) d) Você ______ alegra com minha presença. (te/ se) Questão 5 (UFV – MG) Das alternativas abaixo, apenas uma preenche de modo correto as lacunas das frases. Assinale-a. • Quando saíres, avisa-nos, que iremos ________ . • Meu pai deu um livro para ________ ler. • Não se ponha entre ______ e ela. • Mandou um recado para _______ e você. a) contigo, eu, eu, eu b) com você, mim, mim, mim c) consigo, mim, mim, eu d)consigo, eu, eu, mim e) contigo, eu, mim,mim
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Pronomes e elementos de coesão – Gramática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A Revolução Industrial – Aula de Geografia Enem Posted: 01 Nov 2014 02:50 PM PDT A Revolução Industrial A Inglaterra foi o berço da Primeira Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XVIII, a qual se expandiu para outros países no século XIX. Com a Revolução, ondas de concussão industrial viajaram pelo mundo inteiro até os dias de hoje, quando ainda inquietas e ávidas por inovações, repousam no Vale do Silício norte-americano (região da Califórnia que liga as cidades de São Francisco e San Jose) ou em Bangalore, na Índia. Considerada por muitos como o grande divisor de águas na história da sociedade, o historiador inglês Eric Hobsbawm assim a descreveu: "A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos escritos. Durante um breve período ela coincidiu com a história de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país, que por isso ascendeu temporariamente a uma posição de influência e poder mundiais sem paralelo na história de qualquer país com as suas dimensões (…)". In: HOBSBAWM, Eric. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2003. p. 13. A Evolução na forma de produção O artesanato Durante a Idade Média predominou o artesanato, uma forma de produzir coisas, ainda comum em muitos lugares do Brasil. Dica 1 – Estude sobre a Evolução da Economia agroexportadora brasileira em mais uma aula de Geografia Enem e fique preparado para o dia das provas – http://blogdoenem.com.br/economia-agroexportadora-brasileira-geografia-enem/Na produção artesanal, todas as tarefas são desenvolvidas (quase sempre) pela mesma pessoa, ou seja, o Artesão participa de todo o processo produtivo. A manufatura A manufatura surgiu quando os comerciantes europeus perceberam que deviam produzir mercadorias, pois a população da Europa cresceu consideravelmente e também os seus produtos poderiam ser enviados para a América, África e Ásia (continentes que os europeus haviam colonizado). Aqueles comerciantes que tinham mais posses – isto é, dinheiro – reuniram homens, mulheres, jovens e crianças para trabalhar nas oficinas e fabricar produtos. Os donos dessas oficinas forneciam a matéria-prima e pagavam aos trabalhadores uma certa quantia pelo trabalho realizado. Na manufatura, o trabalhador não é dono dos meios de produção (oficina, ferramentas, etc.) e existe uma divisão do trabalho (cada pessoa desempenha uma tarefa na produção). Todos os equipamentos são manuais, ou seja, devem ser manejados pelos trabalhadores para funcionar. É com a invenção e utilização das máquinas nas primeiras fábricas que se iniciaram as mudanças que caracterizam a Revolução Industrial: cada máquina substitui várias ferramentas e realiza o trabalho de diversas pessoas. Mas as fábricas, mesmo equipadas de máquinas, precisam de trabalhadores para "auxiliá-las" na produção das mercadorias. Assim surge o trabalhador assalariado, ou seja, as pessoas que foram trabalhar nas fábricas em troca de um salário. Assim surgem, portanto, patrões (donos das fábricas) e empregados (trabalhadores das fábricas). A máquina a vapor, aperfeiçoada na década de 1760, foi um invento dos mais importantes para o desenvolvimento da Revolução Industrial. Isto porque o uso do vapor como fonte de energia possibilitava substituir as energias muscular, do vento e a força da água por uma energia mecânica. Dica 2 – Estude sobre os Modos Produtivos em mais esta aula de Geografia Enem. Entenda a evolução da cadeia produtiva ao longo da história da humanidade – http://blogdoenem.com.br/evolucao-dos-modos-produtivos-geografia-enem/Fatores que determinaram o pioneirismo inglês no processo de industrialização: O acúmulo de capitais (riquezas, dinheiro), conseguido através da expansão marítima (lucros do tráfico de escravos, pirataria e exploração de colônias); - A Revolução Inglesa do século XVII, que eliminou os entraves feudais e permitiu o avanço capitalista no campo (cercamentos, isto é, expulsão dos camponeses das terras para usá-las como pastagens, para criação de animais, como cavalos e/ou ovelhas); - Os avanços tecnológicos experimentados pelos ingleses, como a mencionada invenção da máquina a vapor e, posteriormente, o desenvolvimento dos meios de transporte (ferrovias); - O desenvolvimento da metalurgia, indispensável à fabricação de máquinas, trilhos de ferro, etc.; - A existência de reservas de carvão e ferro, tão necessários para o funcionamento das fábricas; - A mão de obra farta e também barata, uma vez que milhares de camponeses tiveram que deixar o campo e partir para as cidades, devido aos cercamentos. Expansão industrial A segunda fase da revolução (de 1860 a 1900) é caracterizada pela difusão dos princípios de industrialização na França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda, Estados Unidos e Japão. Cresce a concorrência e a indústria de bens de produção. Nessa fase, as principais mudanças no processo produtivo são a utilização de novas formas de energia (elétrica e derivada de petróleo), o aparecimento de novos produtos químicos e a substituição do ferro pelo aço. França A grande Revolução de 1789 destruiu os remanescentes da velha ordem feudal e criou condições para o desenvolvimento do capitalismo moderno. O processo de industrialização foi, entretanto, afetado pela ausência de jazidas de carvão no país e prejudicado pela derrota na guerra França-Prussiana, em que a França foi obrigada a ceder à Alemanha a região da Alsácia Lorena, rica em jazida de ferro. Alemanha Como o resultado da Guerra franco-prussiana, em 1870, houve unificação alemã, que, liderada por Bismarck, impulsionou a Revolução Industrial no país. O Vale do Ruhr (em alemão, Ruhrgebiet, coloquialmente, Ruhrpott) é a região metropolitana mais populosa da Alemanha e também a maior região industrial da Europa. Está situada no centro do estado da Renânia do Norte-Vestfália, ao longo do leito do rio Ruhr. Trata-se de uma conurbação de onze cidades e vários municípios dos distritos administrativos (Kreise) em seus arredores, cujos crescimentos ocasionaram a ligação direta entre um e outro, quase sem espaços rurais entre eles. Os limites urbanos da região são difíceis de serem delimitados, principalmente ao sul, uma vez que a área de municípios mais povoados seguem continuamente e se misturam com os da região metropolitana de Düsseldorf. Esta conurbação forma parte da megalópole conhecida como região do Reno-Ruhr. Itália A unificação política realizada em 1870, à semelhança do que ocorreu na Alemanha, impulsionou, embora tardiamente, a industrialização do país. O setor secundário da Itália é responsável por 25% do PIB italiano, empregando aproximadamente 5 milhões de pessoas. A Itália é um país altamente industrializado. Porém, esta industrialização não é uniforme no país. A maior parte – mais de 82% – dos produtos industrializados na Itália são fabricados no noroeste do país, em um triângulo formado pelas cidades de Milão, Gênova e Turim. O governo italiano tem tentado, desde o final da década de 1950, estimular a industrialização da região sul do país, tendo obtido, porém, pouco sucesso. Desdobramentos Sociais: A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, com enormes concentrações urbanas. Londres – Revolução Industrial A cidade de Londres durante a Revolução Industrial. Mostra as péssimas condições de vida da população. É possível ver a superpopulação, comum no período, bem como a insalubridade a que eram submetidas as pessoas. Os porões, comuns na época, podem ser vistos à direita. Fonte: BENÉVOLO, 1999. A produção em larga escala e dividida em etapas irá distanciar cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores irá dominar apenas uma etapa da produção. Na esfera social, o principal desdobramento da revolução foi o surgimento do proletariado urbano (classe operária), como classe social definida. Vivendo em condições deploráveis, tendo o cortiço como moradia e submetido a salários irrisórios com longas jornadas de trabalho, o operariado nascente era facilmente explorado, devido, também, à inexistência de leis trabalhistas. Dica 3 – Revise tudo sobre a Urbanização no Brasil e fique pronto para as questões de Geografia Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/urbanizacao-brasil-geografia-enem/O desenvolvimento das ferrovias irá absorver grande parte da mão de obra masculina adulta, provocando em escala crescente a utilização de mulheres e crianças como trabalhadores nas fábricas têxteis e nas minas. O agravamento dos problemas socioeconômicos, com o desemprego e a fome, foi acompanhado de outros problemas, como a prostituição e o alcoolismo. Os trabalhadores reagiam das mais diferentes formas, destacando-se o movimento “ludista” (o nome vem de Ned Ludlan), caracterizado pela destruição das máquinas por operários, e o movimento “cartista”, organizado pela “Associação dos Operários”, que exigia melhores condições de trabalho e o fim do voto censitário. Destaca-se ainda a formação de associações denominadas “trade-unions”, que evoluíram lentamente em suas reivindicações, originando os primeiros sindicatos modernos. O divórcio entre capital e trabalho resultante da Revolução Industrial, é representado socialmente pela polarização entre burguesia e proletariado. Esse antagonismo define a luta de classes típica do capitalismo, consolidando esse sistema no contexto da crise do Antigo Regime. Saiba mais sobre A Revolução Industrial nesta aula do canal Descomplica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 (…)"a forma de produção industrial característica da Baixa Idade Média, durante o renascimento urbano e comercial, sendo representado por uma produção de caráter familiar, na qual o produtor possuía os meios de produção (era o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalhava com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havia divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto". O texto acima conceitua corretamente: a) Fordismo b) Artesanato c) Manufatura d) Cartismo e) Volvismo Questão 2 (ENEM 199): A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX. Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com a) a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais. b) a expressiva diminuição da oferta de mão de obra, devido à demanda por trabalhadores especializados. c) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses. d) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos. e) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias Questão 3 "A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos escritos. Durante um breve período ela coincidiu com a história de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país, que por isso ascendeu temporariamente a uma posição de influência e poder mundiais sem paralelo na história de qualquer país com as suas dimensões (…)". In: HOBSBAWM, Eric. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2003. p. 13. O texto acima retrata a Grã-Bretanha como sendo o berço da Revolução Industrial. Fatos que garantiram esse pioneirismo estão retratados em todas as afirmativas abaixo, EXCETO: a) acumulação de capital da expansão comercial b) recursos minerais (carvão) c) mão de obra fruto do cercamento d) movimento "ludista" e) máquina de tear Questão 4 Observe as afirmativas abaixo sobre a cronologia das etapas da Revolução Industrial e depois assinale a alternativa correta: I – 1760 a 1850 – A Revolução se restringe à Inglaterra, a “oficina do mundo”. Preponderam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor. II – 1850 a 1900 – A Revolução espalha-se por Europa, América e Ásia: Bélgica, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem; surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo. O transporte também se revoluciona, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor. III – 1900 até hoje – Surgem conglomerados industriais e multinacionais. A produção se automatiza; surge a produção em série; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios de comunicação. Avançam a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica. a) Apenas a afirmativa I está correta b) Apenas a afirmativa II está correta c) Apenas a afirmativa III está correta d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas e) Todas as afirmativas estão corretas Questão 5 Podemos citar como principais características da Segunda Revolução Industrial todas abaixo, EXCETO: a) Forte desenvolvimento tecnológico, aplicado, principalmente, às indústrias elétrica, química, metalúrgica, farmacêutica e de transportes; b) Época de importantes invenções tecnológicas que melhoraram muito a qualidade de vida das pessoas e ajudaram a aumentar a produção das indústrias; c) Estados Unidos e Alemanha despontam como grandes potências industriais e econômicas, juntos com Inglaterra e França; d) A população urbana passa a ser maior do que a rural na Europa. O êxodo rural é motivado pelos empregos gerados nas indústrias das cidades; e) Utilização em larga escala do carvão como combustível e fonte importante de geração de energia.
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