Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Aulão Gratuito sobre Atualidades – dia 18/06 às 20h
- Estatística: veja o curso, a profissão e o mercado de trabalho
- Gramática Enem – Vozes verbais
Aulão Gratuito sobre Atualidades – dia 18/06 às 20h Posted: 18 Jun 2015 02:07 PM PDT Este aulão de atualidades será transmitido hoje, das 20h às 22h. Acompanhe aqui com o Blog do Enem, e aproveita as dicas que o QG do Enem está disponibilizando nesta transmissão gratuita! Se estiver estiver esperando começar a aula, ou já assistiu e ainda está com sede de conhecimento, confira algumas dicas que são relevantes para atualizades: 1) Domine a dissertação e as atualidades, uma boa redação precisa ser bem estruturada e defendida, baseada em acontecimentos da atualidade. Você não quer dizer que o Brasil está sem problemas de água em São Paulo, por exemplo. 2) Aproveitando que o tema 1 foi sobre redação, engate essas Redações Enem Nota 1000. Se inspire nos textos que obtiveram nota máxima e aplique na sua. 3) Não deixe de conferir nossas Apostilas Gratuitas Pré Enem, temos um material gratuito e selecionado para te ajudar nos estudos! 4) Um dos assuntos mais tratados como atualidades nas provas de Geografia, é a Globalização! O post Aulão Gratuito sobre Atualidades – dia 18/06 às 20h apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Estatística: veja o curso, a profissão e o mercado de trabalho Posted: 18 Jun 2015 09:43 AM PDT Muita gente durante o Ensino básico e o Ensino médio se queixa, em geral, de uma disciplina, principalmente pela dificuldade envolvida e dedicação exigida: a matemática. Mas, para aqueles que gostam, há profissões que lidam diariamente com cálculos complexos e com a interpretação de dados numéricos. É assim a vida de quem faz o curso de graduação em Estatística e segue na carreira. O que faz quem se forma em Estatística?As pessoas que fazem o curso de graduação em Estatística são profissionais especializados numa parte avançada da matemática. É a profissão que cuida no dia a dia da coleta, análise e interpretação de dados numéricos para o estudo de fenômenos de variadas ordens, sejam fenômenos naturais, econômicos ou sociais. Para isso, quem faz estatística planeja e executa o levantamento de informações obtidas por meio de questionários, medições e entrevistas. Em seguida, ele usa softwares avançados , analisa e interpreta os resultados para explicar os fenômenos e para montar um banco de dados que pode ser usado para novas interpretações. Como é o curso de graduação em EstatísticaA duração média do curso de graduação em Estatística é de quatro anos, sendo que nas aulas há, obviamente, muitas e muitas contas, solidificando o conhecimento do aluno em matemática, cálculo, métodos estatísticos e teoria das probabilidades. Assim, as aulas exigem raciocínio lógico do estudante e a vontade de aprender a lidar com os números de diversas formas. Além disso, há ainda o conhecimento de metodologias de pesquisa e das aplicações da estatística, como matérias de atuária, sociometria, demografia, econometria e biometria. A Universidade Federal de Juiz de Fora, a UFJF, preparou um vídeo sobre o curso de graduação em Estatística. Muito bom. Assista! 2 cursos de Estatística com nota 5 no EnadeUniversidade Federa de Minas Gerais (UFMG) – Estatística Perfil do profissional após a formaçãoApós se formar, o profissional de estatística pode trabalhar em diversas áreas, sendo que as principais são: bioestatística, computação, programas de busca e banco de dados digitais para internet, indústria, perfil de consumidores, recursos humanos, pesquisa e financeiro. Ruleandson do Carmo é jornalista e doutor em Ciência da Informação. Siga-o no Twitter: www.twitter.com/ruleandson O post Estatística: veja o curso, a profissão e o mercado de trabalho apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Gramática Enem – Vozes verbais Posted: 18 Jun 2015 05:10 AM PDT O verbo é, sem dúvida, uma das criaturinhas mais complexas da língua portuguesa, afinal varia conforme pessoa, número, modo e tempo, e vai ter efeito em todos os outros elementos da frase. Mas isso é motivo para se apavorar? Não mesmo! Para aprender tudo sobre verbo, basta fazer como Jack, o Estripador e ir por partes. Hoje vamos ver o que são as vozes verbais. As vozes verbais vão trabalhar em cima do sujeito da frase, indicando se ele é agente ou paciente na ação expressa pelo verbo. Veja o exemplo: 1) Pedro fez o trabalho. A sintaxe do português sempre terá como base a estrutura SUJEITO-VERBO-OBJETO, ou SVO. Assim, olhando para o exemplo 1, identificamos que o sujeito é Pedro, enquanto trabalho é o objeto da frase. Sujeito é quem executa a ação, ou seja, Pedro, e objeto é quem sobre a ação, ou seja, trabalho. No segundo exemplo, a situação parece um pouco mais complicada, pois, ao analisarmos o verbo, ou melhor, a locução verbal foi feito, podemos perceber que a relação semântica se mantém apesar da ordem SVO aparentemente mudar. Quem sofre a ação do verbo ainda é trabalho, ou seja, ele ainda é o objeto direto, mesmo estando na posição de sujeito. Quem pratica a ação do verbo ainda é Pedro, então, ele ainda é o sujeito, mas parece estar na posição de objeto. Essas mudanças ocorrem porque muda a voz do verbo, que são três. Vejamos Voz ativa:O sujeito é a agente da ação, ou seja, é ele quem pratica a ação, como na frase 1. Veja mais exemplos: 3) Mariana leu o livro.
Voz passiva:O sujeito gramatical é o paciente da ação, ou seja, ele sofre a ação, como na frase 2, praticada pelo agente da passiva. Veja os exemplos: 6) O livro foi lido por Mariana. Para entender, basta olhar a direção do verbo: Pedro fez o trabalho. O trabalho foi feito por Pedro. Embora Pedro ocupe a posição de objeto, ele ainda é o elemento praticante da ação. Então, a particular por Pedro será chamada de agente da passiva. Então, para firmar na cachola: o agente da passiva é o termo da oração que pratica a ação verbal quando o verbo se encontra na voz passiva. Geralmente vem acompanhado pela preposição por (e suas variações pelo(s) e pela(s). A voz passiva pode ser formada através de dois processos: analítico e sintético. Voz passiva analítica: é formada por um verbo auxiliar (normalmente o verbo ser), mais o particípio de um verbo, seguindo quase sempre a estrutura: sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. Exemplos: 9) A dança foi coreografada por mim. Veja o exemplo 12 e observe as mudanças que ocorrem:
Atenção! Além do verbo ser, existem outros verbos auxiliares que, embora menos frequentes, podem formar a voz passiva analítica, como os verbos estar, ficar, andar, viver… Voz passiva sintética: É formada por um verbo transitivo conjugado na 3.ª pessoa do singular ou do plural mais o pronome apassivador se, seguindo quase sempre a estrutura: verbo transitivo + pronome se + sujeito paciente. Exemplos: 13) Vendem-se limões. Veja o exemplo 13 e observe as mudanças que ocorrem:
Finalmente, mas não menos importante, temos a terceira voz do verbo.
Voz reflexiva:Esta voz vai misturar a voz ativa e a passiva num fenômeno em que teremos um sujeito e um objeto fundidos no mesmo elemento. Que loucura! Isso é muito divertido! Vejam só:
16) Mariana penteava-se na frente do espelho
A partícula se ocupa a posição de objeto direto e retoma o sujeito para que a frase não fique redundante.
*** E aí? Achou difícil? Pense que você realiza todos esses fenômenos da nossa língua o tempo todo e nem percebe. Estudar português é simplesmente entender o funcionamento de um sistema que aprendemos a usar desde bebês, portanto, não há mistérios. Na prática, você já sabe tudo, agora só estamos sistematizando nosso conhecimento inato.
Lembre-se que todas as dicas de gramática do Blog do Enem também servem para a Redação. Aprendendo gramática, você aprende a escrever textos melhores e mais criativos linguisticamente. Utilizar a norma culta do português não significa fazer textos caretas e chatos, obviamente você reduz as reduções por erros de gramática, mas também pode garantir uns bons pontos por usar de maneira inteligente as regras do português, conhecendo-as, você pode usá-las de maneira criativa e se destacar, encantando o corretor da sua redação.
Um abraço e bons estudos! O post Gramática Enem – Vozes verbais apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário