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Triângulos: Definições e Propriedades – Matemática Enem Posted: 28 Jun 2015 01:17 PM PDT Triângulos: Definição, Propriedades Gerais e Classificação. Confira nesta revisão de matemática para o Enem.Como você já sabe, o triângulo é uma figura plana formada por três segmentos de retas. Serão estudados nesta aula os elementos geométricos que compõem essa figura bem como as propriedades pertinentes a esses elementos. Lembre-se: conceitos de área e perímetro já foram abordados na aula anterior. Definição Triângulo é uma figura plana, formada por três segmentos de reta delimitando uma região fechada. Na figura identificam-se os seguintes elementos: 1) Vértices: são os pontos A, B e C 2) Ângulos internos: a, b e c 3) Lados: AB, AC e BC Altura: é um segmento de reta traçado a partir de um vértice de forma a encontrar o lado oposto ao vértice formando um ângulo reto (90º). BH é uma altura do triângulo. Ângulo externo: é formado por um dos lados do triângulo e pelo prolongamento do lado adjacente. Na figura são ângulos externos os ângulos D, E, F. 1) A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre igual a 180º. 2) A soma dos ângulos externos de qualquer triângulo é sempre igual a 360º. 3) Cada ângulo externo é igual à soma dos outros dois internos não adjacentes a ele. 4) O maior lado do triângulo está sempre oposto ao maior ângulo desse triângulo. Lembrando que: Perímetro = soma dos lados = AB + AC + BC Dica 1 – Pronto para gabaritar na prova de Matemática Enem? Relembre sobre definição e aplicações das Figuras Planas aqui em mais esta aula de revisão.Classificação dos TriângulosUm triângulo pode ser classificado de acordo com as medidas relativas de seus lados: • Um triângulo equilátero possui todos os lados congruentes. Pode-se verificar que um triângulo equilátero é também equiângulo, ou seja, possui todos os seus ângulos internos congruentes (e com medida 60°). Por este motivo, este tipo de triângulo é também um polígono regular. • Um triângulo isósceles possui pelo menos dois lados congruentes. Neste triângulo o ângulo formado pelos lados congruentes denomina-se ângulo do vértice. Os demais ângulos denominam-se ângulos da base e, como se pode verificar, são congruentes. Note que os triângulos equiláteros também são isósceles. • Em um triângulo escaleno as medidas dos três lados são diferentes. É possível mostrar que os ângulos internos de um triângulo escaleno também possuem medidas diferentes. Observações: 1) Denomina-se base o lado sobre qual apoia-se o triângulo. 2) No triângulo isósceles, considera-se base o lado de medida diferente e sobre ele estarão localizados os ângulos congruentes (iguais) do triângulo. Dica 2 – Sabe tudo sobre Análise Combinatória, Fatorial e Agrupamentos? Revise com esta aula preparatória de Analise Combinatória aqui. Vale para a prova de Matemática Enem.Este triângulo é equilátero, pois possui os três lados congruentes. Em particular, como seus lados são dois a dois congruentes, ele é um triângulo isósceles. Pode-se observar que todos os seus ângulos internos medem 60° e por isso ele é equiângulo. Triângulo isósceles Neste triângulo há somente dois lados congruentes: os que têm medida b. Por este motivo, o triângulo é isósceles, mas não é equilátero. Além disso, cada um destes dois lados forma um ângulo de medida α com a base do triângulo. Triângulo escaleno Aqui, cada um dos lados tem um comprimento diferente dos demais. Observe ainda que todos os seus ângulos internos são diferentes entre si. Dica 3 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Relembre tudo sobre Progressão Geométrica aqui nesta aula de revisão para a prova de Matemática Enem.Classificação dos triângulos de acordo com seus ângulos internosUm triângulo também pode ser classificado de acordo com seus ângulos internos: • Um triângulo retângulo possui um ângulo reto. Num triângulo retângulo, denomina-se hipotenusa o lado oposto ao ângulo reto. Os demais lados denominam-se catetos. • Um triângulo obtusângulo possui um ângulo obtuso e dois ângulos agudos. • Em um triângulo acutângulo, todos os três ângulos são agudos. Triângulo retângulo Um ângulo reto (90º) Triângulo obtusângulo Um ângulo obtuso (> 90º) e dois ângulos agudos. Triângulo acutângulo Todos os três ângulos são agudos (< 90º). Para você pensar um pouco: 1) Existe triângulo retângulo isósceles? Sim ( ) Não ( ) 2) Existe triângulo retângulo equilátero? Sim ( ) Não ( ) 3) Existe triângulo retângulo escaleno? Sim ( ) Não ( ) 4) Todo triângulo equilátero é isósceles? Sim ( ) Não ( ) Saiba mais sobre Classificação e Propriedades dos Triângulos nesta aula do canal Portal da Matemática, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios para você responder e compartilhar.Questão 1 Determinar o valor de x + y na figura abaixo sabendo que os ângulos A e B são congruentes: a) 30 b) 31 c) 34 d) 35 e) 40 Questão 2 Bissetriz é a linha que divide um ângulo em duas partes iguais. O triângulo MNP é tal que ângulo M = 80° e ângulo P = 60°. A medida do ângulo agudo formado pela bissetriz do ângulo interno N com a bissetriz do ângulo externo P é: a) 20° b) 30° c) 40° d) 50° e) 60° Questão 3 Um triângulo isósceles tem um dos ângulos internos iguais a 100°. Qual é o valor do menor ângulo deste triângulo? a) 20º b) 30º c) 40º d) 45º e) 50º Questão 4 Se na figura ABCD é um quadrado e ABE é um triângulo equilátero, obtenha o valor de x: b) 75º c) 80º d) 85º e) 90º Questão 5 Na figura abaixo temos que AB = BD = CD. Então: a) y = 3x b) y = 2x c) y = x d) x + y = 180° e) 3x = 2y Questão 6 Considere um triângulo equilátero de lado ℓ como mostra a figura a seguir. Unindo-se os pontos médios dos seus lados obtemos 4 (quatro) novos triângulos. O perímetro de qualquer um destes quatro triângulos é igual a: Questão 7 Na figura a seguir AB = AC, BX = BY e CZ = CY. Se o ângulo A mede 40°, então o ângulo XYZ mede: a) 40° b) 50° c) 60° d) 70° e) 90° Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
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