terça-feira, 30 de junho de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Crase – Veja o uso correto da Crase na Redação Enem. Confira.

Posted: 29 Jun 2015 03:33 PM PDT

Para alguns a Crase é uma dor de cabeça. Como saber quando usar ou não a crase?

Vamos recordar o que exatamente é crase, para depois ver os casos que devemos aplica-la. A Crase nada mais é do que a fusão de dois as (a+a). Crase é o nome do fenômeno, e não do acento.  Nós utilizamos o acento grave para indicar que há crase, ou seja, que esse fenômeno acontece. E você precisa estar ligado na hora da Redação Enem.

Então, agora vamos dar uma olhada na explicação que o site Só Português traz sobre a origem e o uso correto da Crase. Afinal, um detalhezinho, que parece pequeno, pode influenciar no seu desempenho na Redação Enem. Errou, perde ponto!

A palavra crase é de origem grega e significa “fusão”, “mistura”. Na língua portuguesa, é o nome que se dá à “junção” de duas vogais idênticas. É de grande importância a crase da preposição “a” com o artigo feminino “a” (s), com o pronome demonstrativo “a” (s), com o “a” inicial dos pronomes aquele (s), aquela (s), aquilo e com o “a” do relativo a qual (as quais). Na escrita, utilizamos o acento grave (`) para indicar a crase.

O uso apropriado do acento grave depende da compreensão da fusão das duas vogais. É fundamental também, para o entendimento da crase, dominar a regência dos verbos e nomes que exigem a preposição “a”. Aprender a usar a crase, portanto, consiste em aprender a verificar a ocorrência simultânea de uma preposição e um artigo ou pronome.

Dica do Blog do Enem – Apostila Gratuita de Redação. Dicas para um texto nota 1000 no Enem

Redação Enem

Observe os exemplos de ocorrência de crase: "Vou a a igreja.", empregamos a crase: "Vou à igreja." Aqui temos a ocorrência da preposição “a”, exigida pelo verbo ir (ir a algum lugar) e a ocorrência do artigo “a” que está determinando o substantivo feminino igreja. Quando ocorre esse encontro das duas vogais e elas se unem, a união delas é indicada pelo acento grave. Observe os outros exemplos: "Conheço a aluna." Refiro-me à aluna.

No primeiro exemplo, o verbo é transitivo (conhecer algo ou alguém), logo não exige preposição e a crase não pode ocorrer. No segundo exemplo, o verbo é transitivo indireto (referir-se a algo ou a alguém) e exige a preposição “a”. Portanto, a crase é possível, desde que o termo seguinte seja feminino e admita o artigo feminino “a” ou um dos pronomes já especificados. Há duas maneiras de verificar a existência de um artigo feminino “a” (s) ou de um pronome demonstrativo “a” (s) após uma preposição “a”:

1- Colocar um termo masculino no lugar do termo feminino que se está em dúvida. Se surgir a forma ao, ocorrerá crase antes do termo feminino. Veja os exemplos: Conheço “a” aluna. / Conheço o aluno. Refiro-me ao aluno. / Refiro-me à aluna.

2- Trocar o termo regente acompanhado da preposição a por outro acompanhado de uma preposição diferente (para, em, de, por, sob, sobre). Se essas preposições não se contraírem com o artigo, ou seja, se não surgirem novas formas (na (s), da (s), pela (s),…), não haverá crase. Veja os exemplos: Penso na aluna. Apaixonei-me pela aluna. Começou a brigar. Cansou de brigar. Insiste em brigar. Foi punido por brigar. Optou por brigar. Atenção: lembre-se sempre de que não basta provar a existência da preposição “a” ou do artigo “a”, é preciso provar que existem os dois.

dúvida sobre crase

Assista aqui à vídeo-aula do professor Fábio D'Ávila, que está na área de livre acesso do canal Aula livre. Veja o uso correto da Crase para a sua Redação Enem:

Gostou da aula do professor Fábio D'Ávila? Veja agora as dicas do Blog do Enem para você mandar bem em Português.

Dicas do Blog do Enem

A – Gramática Enem – Revise seus estudos sobre Vozes Verbais
B –  Redação Enem – Tire dúvidas sobre Regência verbal com aula grátis
C – Dica Redação Enem – Dicas para mandar bem na Redação
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

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Sócrates e os Sofistas: Revisão de Filosofia para o Enem

Posted: 29 Jun 2015 01:37 PM PDT

Quem foram os Sofistas

A palavra sofista vem da mesma raiz da palavra filosofia. Sophos (sofos) do grego significa sábios. Sofistas, portanto, eram um grupo de professores que se consideravam os sábios.

Mas o que faziam os sofistas?

Eram professores que viviam viajando de um lugar para outro cobrando suas aulas e ensinando a arte da retória.

Calma ai! Você sabe o que é retória? O Blog do Enem te ajuda nessa…

É uma palavra latina que significa a arte de falar bem. Eles ensinavam principalmente os jovens as falarem bem em público, e a defenderam suas opiniões e seus pontos de vista. A finalidade era o desenvolvimento do poder de argumentação para derrubar as teses contrárias e convencer as pessoas.

O momento histórico favoreceu aos sofistas, pois a democracia ateniense acontecia em praças públicas e eram considerados cidadãos somente homens livres nascido na Grécia, por isso, uma boa argumentação e uma boa retória davam o poder de convencer os outros de suas opiniões e ideias.

Por que Sócrates nãos gostava desse grupo de professores?

Primeiramente, Sócrates ensinava nas praças, só que não cobrava as aulas, para ele o ensino não era uma mercadoria que podia ser comprado, mas algo que era construído através de perguntas e respostas em busca da verdade, que está no interior de cada um.

Segundo, Sócrates afirmava que a opinião é uma expressão individual, já o conceito é universal, isto é, válido para todos. Neste sentido, os sofistas ensinavam a retórica para convencer os outros que sua opinião é a melhor. Já Sócrates ensinava à dialética, ou seja, fazia de conta que não sabia para levar as pessoas admitirem sua falta de conhecimento e, através de seus questionamentos, chegar a um conhecimento seguro.

Sócrates e os Sofistas

Dica 1: Para você se situar-se bem nessa aula, caso você não tenha estudado a aula sobre Sócrates, recomendamos dar uma lida para entender melhor a diferença entre Sócrates e os Sofistas.

Conheça alguns sofistas

Protágoras de Abdera: Sua frase mais conhecida é: "O homem é a medida de todas as coisas". Você já pensou no significado desta frase? Pensa como seria o mundo se tudo fosse medido conforme nossa vontade. Em outras palavras, a justiça e a injustiça, o bem e o mal deviam ser avaliados conforme as necessidades dos homens. Isso mesmo, tudo seria relativo e não haveria consenso e muito menos não existira a verdade. Já dá pra perceber porque Sócrates não gostava muito dos sofistas. Este pensamento defendia a opinião como forma de conhecimento, por isso, bastava falar bem para convencer os outros. Para Protágoras, todo argumento tem dois lados e ambos podem ser válidos. Enquanto que, para Sócrates, havia apenas uma verdade que era válida para todos, por este motivo, ele sempre buscava a essência das coisas: o que é o bem? O que é a verdade? O que é justiça? As respostas a estas perguntas são os conceitos válidos para todos. Acesse esse link e estudo um pouco mais para o ENEM conhecendo a vida e filosofia de Protágoras:

Dica 2: Vamos saber um pouco mais de Sócrates? Sua filosofia foi a base do pensamento ocidental, por isso suas ideias são perguntas de vestibulares e ENEM. Veja o vídeo abaixo:

Górgias de Leontini: Com sua frase: "Nada existe e, se existisse, nós não o conheceríamos e, se pudéssemos conhecer, não saberíamos explicar essa existência para ninguém". Ele é conhecido como o pai do ceticismo absoluto, ou seja, não existe possibilidade de conhecer a verdade. Assim como para Protágoras, tudo é relativo à vontade de cada um.  Acesse esse link e estudo um pouco mais para o ENEM conhecendo a vida e filosofia de Górgias:

Resumo: Podemos resumir esta aula neste seguinte esquema:

SócratesSofistas
ConceitoOpinião
Conhecer a si mesmoTécnicas de persuadir os outros
MaiêuticaOratória
Ensinava nas praças de graçaCobravam as aulas
VerdadeTudo é relativo

Agora chegou a sua vez, responda estas questões e teste seu estudo para o ENEM.

1) Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como Sofistas. Tidos como "sábios", eram pagos para ensinar os jovens principalmente à arte da argumentação. Abaixo, CONSIDERE as afirmações sobre a importância que esta (arte) tinha em seu pensamento.

I – Os sofistas não acreditavam na verdade absoluta, para eles o importante era conseguir convencer os outros de suas ideias.
II – Os sofistas acreditavam que uma boa argumentação era a única maneira de se chegar ao conhecimento da verdade absoluta.
III – Os sofistas acreditavam que através dos argumentos era possível se chegar à melhor solução em cada caso.

A – Apenas a III é verdadeira.
B – Apenas a I é verdadeira
C – Apenas a I é falsa.
D – Apenas a II é verdadeira.
E – Apenas a II é falsa.

Resposta: B

2) "O homem é a medida de todas as coisas." Vimos em sala que um dos principais Sofistas que viveu em Atenas foi Protágoras de Abdera, a quem se atribui a afirmação acima. Sobre sua CORRETA interpretação, CONSIDERE:

I – Protágoras é considerado o "pai dos sofistas", uma vez que seus discípulos seguiam a sua frase citada acima.
II – Protágoras quis dizer que a verdade só é verdade na medida em que alguém a considera como tal.
III – Podemos dizer que Protágoras não acredita na verdade absoluta, pois para ele as coisas só são verdadeiras para um indivíduo, que a interpreta como tal, e não de maneira coletiva, por todos.

A – Todas são verdadeiras.
B – Apenas a I é falsa.
C – Apenas a II é falsa.
D – Apenas a III é falsa.
E – Apenas a II é verdadeira

Resposta: A

3) Grupo de filósofos que se dedicavam a ensinar técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia eles tivessem preparados para vencer os debates com argumentos fortes e imbatíveis. Esta afirmação caracteriza os filósofos que são historicamente conhecidos como:

A)Sofistas.
B)Pré-socráticos.
C)Socráticos.
D)Platônicos.

Resposta: A

4) "Sofista" é o termo que significa sábio, especialista do saber. Sobre os sofistas é correto afirmar:

a) Eram professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos.
b) Eram sábios, detentores de alto saber filosófico.
c) Interessavam-se pelo saber autêntico das coisas.
d) Tinham como objetivo desenvolver o poder da argumentação, baseado na verdade real e na essência das ideias.
e) Eram filósofos que estudaram na escola de Platão.

Resposta: A

Gilson Luiz Corrêa

Gilson Luiz Corrêa, bacharel em Filosofia pela UNISUL, Licenciatura em Filosofia pela UFSC, Psicopegadogia

pela FMP. Professor do Colégio Catarinense. Facebook:
https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa

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Sócrates: entenda o filósofo e como ele é cobrado em Filosofia Enem

Posted: 29 Jun 2015 11:31 AM PDT

SócratesQuem foi Sócrates?

Se esta pergunta for feita aos torcedores do Corinthians irão responder que foi um grande jogador e ídolo do time. Mas não estamos falando deste Sócrates, mas de um homem que nasceu em Atenas por volta do ano de 469 a.C. e morreu no ano de 399 a.C. condenado por corromper a juventude, introduzir outros deuses a cultura grega e não reconhecer os deuses da cidade grega. Sócrates podia ter fugido de sua condenação, tomar um cálice de veneno chamado cicuta, porque seus discípulos queriam que ele fosse para outra cidade, mas ele recusou, pois queria morrer pela verdade e se ele fugisse estaria negando toda sua filosofia.

Ele não escreveu nada, tudo que soubemos deles foi escrito por seu discípulo Platão. Sócrates era filho de uma parteira chamada Fenareta e de um escultor chamado Sofronisco. A profissão de seus pais influenciou sua atitude filosófica.

Entenda melhor a filosofia

Sócrates não se interessou pela filosofia da natureza, ou da physis, mas seu ponto de partida foi o próprio ser humano. Para Sócrates todas as pessoas traziam dentro de si o conhecimento, assim como para o seu pai, a obra de arte já estava dentro do bloco de pedra, apenas lapidava para tirar de dentro o objeto. E, como sua mãe, que não fazia o parto, apenas auxiliava as mulheres a darem a luz, o conhecimento era colocado para fora através das perguntas e questionamentos, portanto, não podia ser ensinado.

Este método de Sócrates ficou conhecido como Ironia e maiêutica. Você já ouviu falar deste método socrático? Vamos entendê-los:

Ironia

Você sabe o que significa ironia? Ou sabe o que é uma pessoa irônica?  No dicionário AULETE temos como significado de Ironia: Figura de linguagem, para fazer graça, ou mostrar irritação, o que se declara o contrário do que se pensa (p. 815). Sócrates quando conversava com os jovens em praças públicas, ele fazia de conta que não sabia e com perguntas dirigidas aos seus interlocutores (aqueles que estão dialogando com Sócrates), levá-los e perceber suas contradições e reconhecerem sua ignorância.

Você sabe o que significa ignorância? Um pouco diferente do que é usada pela maioria das pessoas. Significa falta de conhecimento, falta de saber. Por isso a famosa frase: "Só sei que nada sei" era o princípio do conhecimento para Sócrates, isto é, reconhecer a própria ignorância era abrir-se para o novo, o diferente, era o início da construção de um verdadeiro conhecimento.

Dica 1: Estude também os filósofos pré-socráticos acessando o nosso Blog do Enem.

Maiêutica

É uma palavra grega que significa "ato de da à luz", este termo vem da profissão da mãe de Sócrates. Lembra que ela apenas auxiliava as futuras mães a darem a luz, então, Sócrates não queria ensinar nada a ninguém, mas fazer com que seus interlocutores chegassem ao conhecimento por meio da Ironia. A maiêutica era o momento em que o interlocutor tinha construído o conhecimento por meio das perguntas e dos questionamentos de Sócrates, portanto, era o ato de dar a luz ao conhecimento.

Entendeu o conceito? Para saber ainda mais acesse esse link que irá ajudar você entende-lo melhor:

Na obra intitulada Teeteto, de Platão, a ironia e a maiêutica socrática são demonstrada, lembrando que todos os livros de Platão são em forma de diálogo, vejamos um trecho deste livro:

No diálogo Sócrates esclarece a Teeteto o motivo de sua arte se chamar maiêutica (148e-149a) :

Teeteto – Convém saberes, Sócrates, que já por várias vezes procurei resolver essa questão, por ter ouvido falar no que costumas perguntar sobre isso. Porém não posso convencer-me de que cheguei a uma conclusão satisfatória, como nunca ouvi de ninguém uma explicação como desejas. Apesar de tudo, não consigo afastar da ideia essa questão.Sócrates – São dores de parto, meu caro Teeteto. Não estás vazio; algo em tua alma deseja vir à luz.

Teeteto – Isso não sei, Sócrates; só disse o que sinto.

Sócrates – E nunca ouviste falar, meu gracejador, que eu sou filho de uma parteira famosa e imponente, Fanerete?

Teeteto – Sim, já ouvi.

Sócrates – Então, já te contaram também que eu exerço essa mesma arte?

Teeteto – Isso, nunca.

Sócrates – Pois fica sabendo que é verdade; porém não me traias; ninguém sabe que eu conheço semelhante arte, e, por não o saberem, em suas referências à minha pessoa não aludem a esse ponto; dizem apenas que eu sou o homem mais esquisito do mundo e que lanço confusão no espírito dos outros. A esse respeito já ouviste dizerem alguma coisa?

Teeteto – Ouvi.

(Fonte)

Dica 2: Complete as suas revisões para o Enem e os vestibulares com as Apostilas Gratuitas Enem que o Blog do Enem selecionou para você. Aulas, exercícios e dicas de todas as matérias.

Resumo: Sócrates foi um grande marco na filosofia, pois sua preocupação foi o conhecimento do próprio homem. Seu método para chegar ao verdadeiro conhecimento foi à ironia e a maiêutica. E a base de sua filosofia foi a frase: “Só sei que nada sei”, ou seja, reconhecer a própria ignorância é o caminho da construção do verdadeiro conhecimento.

Você quer saber um pouco mais sobre a vida e a filosofia de Sócrates? Acesse esse link e assista a este vídeo da vida e filosofia de Sócrates:

Agora chegou a sua vez. Vamos ver se entendeu este conteúdo? Resolva essas questões de vestibulares sobre este assunto:

1) O método argumentativo de Sócrates (469 – 399 a.C.) consistia em dois momentos distintos: a ironia e a maiêutica. Sobre a ironia socrática, pode-se afirmar que:

I – Torna o interlocutor um mestre na argumentação sofística.
II – Leva o interlocutor à consciência de que seu saber era baseado em reflexões, cujo conteúdo era repleto de conceitos vagos e imprecisos.
III – tinha um caráter purificador, à medida que levava o interlocutor confessar suas próprias contradições e ignorâncias.
IV – tinha um sentido depreciativo e sarcástico da posição do interlocutor.

Assinale:

a) se apenas a afirmação III é correta.
b) Se as afirmações I e IV são corretas.
c) Se apenas a afirmação IV é correta.
d) Se as afirmações II e III são corretas.

Resposta: B

2) Sócrates era um cidadão comum de Atenas, até o oráculo de Delfos indicar que ele era o homem mais sábio de seu tempo. A partir daí, ele tomou como missão a Maiêutica, que significava a "arte de trazer à luz" ("parto das ideias"), através de longas conversas com interlocutores de todas as classes sociais. O que significava essa arte?

A) Sócrates, que também era médico, auxiliava nos partos de Atenas.
B) A luz do pensamento de Sócrates ofuscava todo o conhecimento da outra pessoa.
(C) Através do diálogo promovido por Sócrates, a pessoa podia formular suas ideias e pensamentos.
(D) A luz indicava que a pessoa não precisava se esforçar para adquirir conhecimento.

 Resposta: C

 

3) Sócrates representava um marco importante da história da Filosofia; enquanto a Filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (fies), Sócrates procurava o conhecimento indagando o homem. Assinale a alternativa que contém a afirmação incorreta.

a) Sócrates, para não ser condenado á morte, negou, diante dos seus juízes, os princípios éticos da sua Filosofia.
b) Discípulo de Sócrates, Platão utilizou, como protagonista da maior parte de seus Diálogos, o seu mestre.
c) O método socrático compõem-se de duas partes: a maiêutica e a ironia.
d) Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, queria, com isso, sinalizar a necessidade de adotar uma nova atitude do conhecimento a apontar um novo caminho para a sabedoria.

Resposta: a

 

4) Quais foram às acusações que levaram Sócrates a ser condenado pela assembleia ateniense?

A)De disseminar o diálogo filosófico e de corromper a juventude.
B)De criticar o governo dos tiranos e ensinar os jovens a pensar por si mesmo.
C)De cobrar por seus ensinamentos e criticar o trabalho feito pelos sofistas.
D)De não acreditar nos deuses da cidade de Atenas e de corromper a juventude.

Resposta: d

Gilson Luiz Corrêa
Gilson Luiz Corrêa, bacharel em Filosofia pela UNISUL, Licenciatura em Filosofia pela UFSC, Psicopegadogia pela FMP. Professor do Colégio Catarinense. Facebook:
https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa

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Água: Componente inorgânico das células – Revisão Biologia Enem

Posted: 29 Jun 2015 10:58 AM PDT

Todo mundo sabe que a água é essencial para todos os seres vivos, afinal, boa parte das nossas células é composta de água. Nosso corpo, por exemplo, é composto de aproximadamente 70% de água. Outros seres vivos podem ter quantidades ainda maiores, como as águas-vivas, cujo teor de água chega a incríveis 95%. Mas, afinal, por que temos tanta água em nossos corpos? Quais as funções da água em nosso organismo? Revise isso e muito mais neste super post sobre este importante componente inorgânico de nossas células e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Água vivaA quantidade de água nos seres vivos pode variar de acordo com três fatores principais: depende da espécie (como a comparação que fizemos anteriormente entre águas-vivas e humanos), do metabolismo (quanto mais alto é metabolismo, em geral maior é quantidade de água presente na célula) e da idade do organismo (normalmente, quanto mais jovem é o organismo, maior será a quantidade de água presente em seu corpo).

Solvente universal: A água é uma substância polar. Essa característica é importante, pois várias das funções que a água realiza em nosso organismo se devem a esta característica. Apesar de ter o mesmo número de cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons), elas estão distribuídas de maneira não uniforme. Assim, a região onde os hidrogênios se encontram é positiva, enquanto a região onde está o oxigênio fica negativa. Podemos dizer, então, que a molécula de água apresenta um dipolo. Por tal motivo, a água é um excelente solvente para moléculas iônicas (como os sais minerais) e também para outras substâncias polares (como os ácidos e bases). Assim, dizemos que a água é um solvente universal, uma vez que consegue solubilizar uma enorme quantidade de substâncias.

Molécula

Dica 1: Para saber um pouco mais sobre as propriedades físico-químicas da água veja este super post com dicas da professora Munique Dias.

Transportadora de substâncias: O fato de a água solubilizar uma enorme variedade de substâncias facilita seu transporte em nosso organismo.

Transferidora de calor (controle térmico): A água possui uma grande capacidade de absorver e perder grandes quantidades de calor sem precisar aquecer ou esfriar muito. Sendo assim, a presença de muita água em nosso organismo faz com que nossa temperatura não varie muito durante a entrada ou a saída de calor. Além disso, a quantidade de calor necessária para que a água evapore é muito alta, assim, cada vez que a água evapora, leva consigo uma grande quantidade de calor. Mas em que isso ajuda? Muito simples! Para nos livrarmos do excesso de calor em nosso corpo (durante a prática de um exercício físico ou em casos de elevação da temperatura ambiental), nossas glândulas sudoríparas eliminam suor, cujo principal componente é a água que transporta o calor de dentro para fora de nosso organismo.

SuorLubrificante: A água é o componente principal de líquidos lubrificantes de nosso organismo, como o líquido sinovial presente nas articulações ou os líquidos lubrificantes produzidos pela vagina durante as relações sexuais.

Dica 2: A água pode também aparecer na sua redação! Veja como pode ser abordado a o tema água na Redação Enem.

Proteção contra choques mecânicos: A água pode atuar também protegendo estruturas contra impactos e choques mecânicos, como no caso do líquido amniótico, que protege o embrião/feto durante a gestação.

Meio para reações químicas: A água pode funcionar como meio ideal para a realização de diversas reações químicas em nosso organismo, como a hidrólise (quebra de substâncias químicas pela adição de água).

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre a água e seu papel em nosso organismo? Agora, para finalizar sua revisão, que tal ver uma videoaula? Então, veja este excelente vídeo do professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total do Youtube:

Agora, que tal testar seus conhecimentos?

(UFSC) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. 1. A água é a substância mais abundante na constituição dos mamíferos. É encontrada nos compartimentos extracelulares (líquido intersticial), intracelulares (no citoplasma) e transcelulares (dentro de órgãos como a bexiga e o estômago). Sobre a água e sua presença nos mamíferos é CORRETO afirmar que:

02 – a quantidade em que é encontrada nos organismos é invariável de espécie para espécie.
04 – com passar dos anos, existe uma tendência de aumentar seu percentual em um determinado tecido.
08 – é importante fator de regulação térmica dos organismos.
16 – em tecidos metabolicamente ativos é inexistente.
32 – participa da constituição dos fluidos orgânicos que transportam substâncias dissolvidas por todo o corpo.
64 – constitui meio dispersante para facilitar a realização das reações químicas.

Resposta: 04 + 16 + 32 = 52

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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