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- Geologia: o curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho
- Angiospermas: Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas – Biologia Enem
- São José – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas
- Itaboraí – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas
Geologia: o curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho Posted: 26 Jun 2015 02:06 PM PDT Ao fazer o curso de graduação em Geologia você vai estudar para compreender a composição, a estrutura e os processos de transformação do ambiente terrestre, incluindo a superfície e o interior do planeta, as rochas, os solos, os minérios e demais elementos que compõem esse sistema. O profissional que atua na Geologia é denominado geólogo(a), e sua área de atuação é ampla, sendo necessária desde a análise do solo em obras de infraestrutura ao estudo investigativo de ações naturais, tais como desertificação, erosão, vulcanismo, terremotos e tsunamis, que previamente abordados podem evitar grandes catástrofes. Quem é o geólogo?É fundamental que o estudante de geologia tenha gosto pelo trabalho em campo, pois a maior parte do tempo o geólogo trabalha ao ar livre, em contato com o meio ambiente. Geralmente o geólogo possui um perfil investigativo, sempre interessado nas transformações do meio em que vivemos. Identificar-se com a biologia e principalmente com a geografia no ensino médio também fazem parte do perfil desse profissional. O curso de graduação em GeologiaDentre outros, o objetivo do curso é fazer com que o estudante compreenda e perceba a forma, a causa e os efeitos da ação dos diversos elementos externos e internos, sobre a crosta terrestre. Na Geologia há uma grande carga teórica e prática, com formação inicial baseada em conteúdos de química, física e biologia, com muitas aulas práticas em campo e laboratório. Em seguida, integram o currículo a topografia, paleontologia, geomorfologia, mineralogia, estatística, entre outros. Confira mais informações referentes ao curso nesse vídeo produzido pelo Conselho Profissional de Engenharia e Arquitetura: 5 cursos de Geologia avaliados pelo MEC
Mercado de trabalho para o geólogoO mercado de trabalho do geólogo encontra-se aquecido. A recente descoberta do pré-sal fez crescer a demanda dos geólogos, prevendo uma manutenção de profissionais nos próximos 15 anos, sendo que as empresas públicas lideram como maiores empregadores. No Estado, a área ambiental, seguida pela hidrologia e mineração, disparam como bons mercados, devido à incessante busca, por parte das empresas, de sustentáveis e modernas formas de exploração e extração, que dependem do conhecimento do geólogo Post escrito por Bruno Viegas. Ele é estudante do curso de Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina, reside em Florianópolis. Atualmente, trabalha em uma empresa que presta serviços de gerenciamento de trânsito à órgãos públicos e atua como redator online. O post Geologia: o curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Angiospermas: Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas – Biologia Enem Posted: 26 Jun 2015 12:55 PM PDT As angiospermas são tradicionalmente classificadas em dicotiledôneas e monocotiledôneas. Essa classificação leva em consideração a quantidade de cotilédones (folhas modificadas que contém uma reserva de nutrientes para o embrião) nas sementes destas plantas. Atualmente utilizamos o termo eudicotiledôneas, pois os botânicos perceberam que o grupo das dicotiledôneas não era monofilético (com apenas um ancestral em comum). Assim, este grupo foi desmembrado e renomeado para eudicotiledôneas (o prefixo "eu" significa verdadeiro). Você conhece as principais características das monocotiledôneas e dicotiledôneas? Não? Então revise a classificação das angiospermas aqui e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares! Monocotiledôneas: O grupo das monocotiledôneas representa aproximadamente 2% de todas as espécies de angiospermas já descritas. As monocotiledôneas são representadas por plantas cujas sementes possuem apenas um cotilédone com reservas nutritivas para o embrião. Em geral, as monocotiledôneas possuem folhas paralelinérveas com bainha bem desenvolvida, flores trímeras (com 3 peças florais em cada verticilo ou múltiplos de 3), raízes cabeleiras (também chamadas de fasciculadas, onde não é possível identificar uma raiz principal) e vasos irregularmente espalhados pelo caule (sem cilindro cambial). São exemplos de monocotiledôneas bambu, arroz, milho, trigo, aveias, cebola, banana, bromélia, lírio, alho, centeio e orquídeas. Dica 1: Revise as características gerais do grupo das angiospermas com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos. Eudicotiledôneas: O grupo das eudicotiledôneas possui planta cujas sementes contém dois cotilédones desenvolvidos para a nutrição do embrião. Em geral, as eudicotiledôneas possuem frequentemente folhas paralelinérveas ou palminérveas com bainha ausente ou pouco desenvolvida e nervuras ramificadas, flores pentâmeras ou tetrâmeras, raiz axial (também chamada de pivotante, onde é possível identificar uma raiz principal) e vasos condutores organizados regularmente na periferia do caule. O caule das eudicotiledôneas apresenta um espessamento devido à atividade do câmbio vascular situado entre o xilema e floema que cresce e se renova constantemente. São exemplos de eudicotiledôneas as grandes árvores como o ipê, o mogno, as canelas, o garapuvu, o abacateiro, a cerejeira, a goiabeira, assim como várias plantas herbáceas, como o morangueiro e a margarida. Dica 2: Que tal revisar as partes das flores das angiospermas? Então veja este post com aula do canal Me Salva! Veja no quadro a seguir a comparação entre as principais características das eudicotiledôneas e monocotiledôneas: E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre as Monocotiledôneas e as Eudicotiledôneas? Agora, que tal ver uma videoaula para finalizar sua revisão? Então veja este vídeo do professor Artur Ramos, do canal Kinapse, do Youtube: Dica 3: Revise também as Gimnospermas! Veja este super post. Agora que você já sabe as principais diferenças entre monocotiledôneas e Eudicotiledôneas, que tal tesar seus conhecimentos? 1) (Unitau) Um Engenheiro Agrônomo recomendou para um agricultor que utilizasse plantas com raízes fasciculadas para controlar a erosão. Estas plantas, que também possuem folhas com nervuras paralelas, são classificadas como: a) briófitas. Resposta: D. 2) (Unesp) Araucária, eucalipto, samambaia e orquídea não exemplos, respectivamente, de a) Pteridófita, Angiosperma, Gimnosperma e Monocotiledônea. Resposta: E. 3) (Pucamp) Na figura a seguir, estão esquematizadas uma semente e uma folha. Sementes e folhas com essas características são encontradas em a) monocotiledôneas. Resposta: B 4) (Uel) Em uma excursão, foi encontrada uma planta com as seguintes características: – folhas pecioladas, com nervuras reticuladas Esses dados foram suficientes para classificar a planta em questão como uma a) briófita. Resposta: D Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Angiospermas: Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas – Biologia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
São José – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas Posted: 26 Jun 2015 05:10 AM PDT Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame. Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade catarinense de São José. Os alunos de 17 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame. [compartilha-scode]Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades. Essas notas de corte tendem a variar, para mais ou para menos, em torno dos 600-700 pontos. Como limite mínimo adotamos a nota de 450 pontos por ser esta a nota mínima que os alunos devem atingir para serem elegíveis para muitos programas de ingresso e permanência universitária, o Prouni e o FIES são dois exemplos disso. Veja as notas de todas as escolas de São José no Resultado Enem 2013:
O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013. O post São José – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Itaboraí – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas Posted: 26 Jun 2015 05:08 AM PDT Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas. Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade fluminense de Itaboraí. Os alunos de 17 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame. [compartilha-scode]Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades. Essas notas de corte tendem a variar, para mais ou para menos, em torno dos 600-700 pontos. Como limite mínimo adotamos a nota de 450 pontos por ser esta a nota mínima que os alunos devem atingir para serem elegíveis para muitos programas de ingresso e permanência universitária, o Prouni e o FIES são dois exemplos disso. Veja as notas de todas as escolas de Itaboraí no Resultado Enem 2013:
O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013. O post Itaboraí – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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