quinta-feira, 18 de junho de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Ligações Químicas – Revisão Enem e vestibular para você mandar bem em Química¹

Posted: 17 Jun 2015 06:44 PM PDT

Você lembra das aulas que teve sobre Ligações Químicas? É hora de revisar, pois é assunto ‘quente’ para o Enem e os vestibulares. Confira!

Ligações químicas intramoleculares

 Poucos elementos encontram-se naturalmente no estado atômico, geralmente os átomos dos elementos se ligam entre si.

Teoria dos octetos

Os átomos interagem entre si para obter configuração eletônica de gás nobre (com dois (no caso do H e do K, s2) ou oito elétrons na camada de valência, s2p6).

Classificação das ligações

 Ligações iônicas ocorrem entre metale ametal ou metal e hidrogênio.

A ligação ocorre através da formação de íons, onde um elemento muito eletropositivo transfere elétrons para um muito eletronegativo.
A estabilização do composto ocorre pela formação de um reticulo cristalino (através de atração eletrostática (carga negativa/carga positiva).

figura_32.jpg

Formação do cloreto de sódio (sal de cozinha)

Dica 1 – Para gabaritar em Química Enem, entenda como relacionar as propriedades químicas e físicas dos elementos dentro da Tabela Periódica. Confira Tabela Periódica aqui.

Propriedades dos compostos iônicos:

São sólidos nas condições ambiente;
Apresentam altos pontos de fusão e ebulição;
São condutores de eletricidade quando no estado liquido (fundidos) ou quando dissolvidos em água;
A maioria dos compostos é solúvel em água.

Determinação da fórmula de um composto iônico

 A+X B-Y AYBX

figura_33.jpg

Principais valências dos elementos

Exemplos:

NaCl – cloreto de sódio (sal de cozinha);
CaCO3 – carbonato de cálcio (calcário) – responsável pela dureza temporária da água;
BaSO4 – sulfato de bário – usado como contraste em exames de raio-X do estomago;
MgCl2 – cloreto de magnésio;
NaH – hidreto de sódio

Dica 2 – Metais alcalinos, calcogênios, halogênios e gases nobres. Revise nesta aula de Química Enem, como é fácil localizar aqui os elementos químicos na Tabela Periódica.

Ligações covalentes – ocorrem entre ametal e ametal ou ametal e hidrogênio.

A ligação ocorre através do compartilhamento de um par de elétrons entre elementos, não metálicos, com eletronegatividades próximas.

Ligações covalentes coordenadas (dativas) – ocorre compartilhamento de elétrons um átomo, já estável (octeto completo), compartilha um par de elétrons com outro átomo eletrodeficiente.

figura_34.jpg

Dióxido de enxofre (um dos responsáveis pela chuva ácida)

Ligações covalentes polares. (momento dipolo – μ≠0)

Para moléculas diatômicas- ocorrem entre dois átomos com diferentes eletronegatividade.

figura_35.jpg

Ácido clorídrico (HCl)

Ligações covalentes apolares (momento dipolo nulo – μ=0)

ocorrem entre dois átomos com a mesma eletronegatividade.

Ex. H2, F2, O2, N2

figura_36.jpg

Molécula de H2

OBS: a ligação C–H é considerada apolar, pois tem um baixo momento de dipolo.

Dica 3 – Para gabaritar em Química no próximo Enem, relembre aqui os modelos atômicos e as partículas fundamentais, como o Átomo. 

Propriedades dos compostos covalentes:

São sólidos, líquidos ou gasosos nas CNTP;
Apresentam baixos pontos de fusão e ebulição (comparados aos iônicos);
São maus condutores de eletricidade, alguns podem conduzir quando em meio aquoso (ionização).
A maioria dos compostos é solúvel em solventes orgânicos.

Exemplos

H2SO4 –ácido sulfúrico (ácido de bateria de carros);
HClO – hipoclorito de sódio (alvejantes clorados)
F2 – Flúor
H20 – água

Ligações metálicas – ocorrem entre metais.

Os elétrons ficam livres em torno de cátions e átomos neutros no retículo ("mar de elétrons").

figura_37.jpg

Reticulo cristalino

Propriedades dos compostos metálicos

São sólidos nas condições ambientes (Exceção Hg);
Possuem Brilho (Efeito fotoelétrico);
Possuem altos P.F. e P.E.
Conduzem corrente elétrica no estado sólido ou fundidos (elétrons livres);
São Dúcteis (fazer fios) e Maleáveis (fazer lâminas).

Principais ligas metálicas

Ouro 18 quilates: (Au e Cu);
Aço: (Fe e C);
Bronze: (Cu e Sn);
Latão: (Cu e Zn)
Amálgama de Prata: (Hg e Ag)
Liga leve: (Mg e Al)
Solda: (Pb e Sn)

Desafios

Questão 01

A pólvora, uma invenção revolucionária, descoberta em 1044, teve grande impacto nas civilizações. Uma reação que pode representar a explosão da pólvora provocada por ignição é.

2NaNO3(s) + S(s) + 3C(s) Na2S(s) + N2(g) + 3CO2(g)

É correto afirmar:

a) o nitrato de sódio é um composto estabilizado por ligações metálicas.

b) o sulfeto de sódio (Na2S) apresenta ligações covalentes ente os átomos de sódio e enxofre.

c) o monóxido de carbono (CO) é uma molécula que apresenta ligações covalentes polares ente seus átomos.

d) o gás nitrogênio (N2) é um composto iônico.

e) o Na2S é uma molécula covalente polar.

Questão 02

A formação de ácido nítrico (HNO3) na atmosfera, durante a noite, ocorre segundo a reação:

2NO2 + O3 + H2O 2HNO3 + O2

É incorreto afirmar:

a) o ozônio (O3) apresenta ligações covalentes polares em suas estruturas.

b) na molécula de água existem duas ligações covalentes polares.

c) o ácido nítrico é apresenta apenas ligações covalentes e covalentes dativas.

d) o gás oxigênio apresenta ligações covalentes apolares.

e) o ozônio (O3) apresenta ligações covalentes apolares em suas estruturas.

Questão 03

(ENEM – 2009 adaptado) Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante os processos de lavagem, a remoção de substâncias de baixa solubilidade em água, por exemplo, óleos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molécula de sabão.

3846.png

Em solução, os ânions do sabão podem hidrolisar a água e, desse modo, formar o ácido carboxílico correspondente. Por exemplo, para o estearato de sódio, é estabelecido o seguinte equilíbrio:

CH3(CH2)16COO + H2O CH3(CH2)16COOH + HO

Em relação aos compostos e moléculas citados é correto afirmar:

a) o sabão apresenta ligação covalente entre o átomo de oxigênio e o átomo de sódio.

b) o ácido carboxílico mostrado apresenta ligações covalentes polares entre o átomo de carbono e o átomo de oxigênio.

c) todos os compostos mostrados só apresentam ligações covalentes.

d) o sabão apresenta ligações metálicas em sua estrutura.

e) a molécula de água apresenta ligações covalentes dativas em sua estrutura.

Questão 04

Os átomos da molécula de CO2 estão unidos por

a) duas ligações covalentes polares duplas

b) duas ligações covalentes coordenadas dativas

c) quatro ligações covalentes polares duplas

d) quatro ligações covalentes polares duplas

e) quatro ligações covalentes apolares duplas

Questão 05

Comparando os sistemas abaixo, qual conduz melhora corrente elétrica?

a) água sólida

b) água líquida

c) gelo seco (CO2)

d) cloreto de sódio sólido

e) cloreto de sódio fundido

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Inscrição Prouni – Confira aqui o passo a passo!

Posted: 17 Jun 2015 11:00 AM PDT

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prouni 2015, até o dia 18 de junho você pode usar sua nota do Enem 2014 para se candidatar a bolsas de estudo em instituições particulares de ensino. Quer fazer a sua inscrição mas está inseguro? O Blog do Enem lhe ajuda com um passo a passo para fazer a sua inscrição no Prouni 2015!

Veja as notas de corte no Prouni. Compare com sua nota do Enem e calcule suas chances.

passo a passo Prouni

Veja o cálculo da Renda familiar mensal per capita, para saber quem pode e quem não pode concorrer às Bolsas de Estudo do Prouni. É simples e rápido para fazer a conta e ver todos os critérios. Aqui:

Passo a Passo de Inscrições no Prouni

Passo 01 – Acesse o portal do SisProuni.

SisProuni

Passo 02 – Clique no botão “Fazer inscrição”.

prouni-inscricao-01

 

Passo 03 – Insira seu número de inscrição do Enem 2014, sua senha do Enem e o código de verificação que aparecer na imagem. Caso tenha esquecido sua senha, é só solicitar através da opção destacada abaixo.

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Passo 04 – Confirme os seus dados pessoais e veja se está tudo ok antes de prosseguir com sua inscrição Prouni.

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Lembre de selecionar a opção final destacada na imagem abaixo, em que você declara que leu e está de acordo com a documentação exigida para comprovar as suas informações.

Inscrição Prouni - Blog do Enem

Passo 05 – Hora de preencher as 5 informações solicitadas sobre seu perfil como aluno, confira o exemplo.

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Passo 06 – Chegamos ao questionário sobre a sua renda e grupo familiar. A primeira informação que você irá fornecer será a sua renda bruta mensal.

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Agora você deve informar os dados dos membros da sua família e a renda mensal bruta de cada um.

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Passo 07 – Após encerrar o cadastro dos membros do grupo familiar, você verá uma tela onde deve confirmar que as informações fornecidas por você são verdadeiras e que você está ciente da documentação exigida para confirmá-las.

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Passo 08 – Hora de escolher sua primeira opção de curso para o Prouni 2015.

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Passo 09 – Encontre o seu curso na busca por município, por instituição ou pelo nome do curso. No exemplo abaixo, a busca foi realizada pelo município em que o aluno gostaria de estudar.

Inscrição Prouni - Blog do Enem

Passo 10 – Clique em cima do curso em que você deseja fazer a inscrição Prouni e selecione as suas informações nos campos destacados no exemplo abaixo.

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Passo 11 – Você receberá uma confirmação sobre a escolha da sua primeira opção de curso, se desejar se inscrever também na segunda opção, é só repetir os passos da primeira, alterando o curso/local escolhido.

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Passo 12 – Chegamos ao ponto final da sua inscrição Prouni. Até o dia 29 de janeiro, você ainda pode alterar ou cancelar a sua inscrição. Se quiser trocar a sua primeira opção de curso pela segunda, não precisa fazer tudo de novo, é só clicar em “trocar as opções“. Você ainda pode ver a sua ficha de inscrição e imprimir, se for necessário.

Inscrição Prouni - Blog do Enem

Sem mistério, não é mesmo? confira abaixo mais algumas dicas que irão lhe ajudar com a sua inscrição Prouni:

Dica – Veja as notas de corte da edição 2014 do Prouni e compare com a sua nota do Enem para saber as suas chances – http://blogdoenem.com.br/prouni-notas-de-corte/
Dica – Saiba mais sobre a inscrição Prouni 2015 e sobre as bolsas de estudo disponíveis – http://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/
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O Iluminismo – História e Filosofia no Enem. Revisão gratuita.

Posted: 17 Jun 2015 07:15 AM PDT

O Iluminismo – Veja como um grupo de pensadores mudou a cultura da Europa Ocidental no século XVIII. Com você, os filósofos e cientistas ‘Iluministas’.

O movimento de ideias ocorrido no século XVIII, na Europa Ocidental, ficou conhecido como Iluminismo, o Século das Luzes, ou ainda Ilustração. A origem do nome vem do latim "lumini" que quer dizer luz. Já nesse tempo, o fato de se ter uma ideia é considerado uma luz por se encontrar a saída de qualquer problema, fato mais fato durante o dia, quando se tem claridade.

Ligado às características do Renascimento Cultural, o Iluminismo está vinculado diretamente ao desenvolvimento científico ocorrido durante o século XVII, com Galileu, Descartes, Newton e outros nomes.

Galileu Galilei - Precursor do Iluminismo

Galileu Galilei – Precursor do Iluminismo

Era um movimento filosófico, com participação da burguesia desejosa de mudanças, principalmente nos campos da política e economia; no primeiro plano criticavam o absolutismo e no segundo o mercantilismo. A influência do pensamento iluminista incentivou a Revolução Francesa, a Independência dos EUA e uma série de outros movimentos.

No Iluminismo valoriza-se o antropocentrismo e o racionalismo; na crítica ao absolutismo defende-se a monarquia parlamentar; exceto Rousseau que era defensor da República como forma de governo; a maioria dos filósofos eram anticlericais, pois em suas teses a Igreja e o clero deveriam sofrer grandes reformas; nenhum deles era ateu, no máximo Deísta, ou seja, cultuava Deus, mas sem uma religião; os pensadores iluministas que criticavam o mercantilismo e suas práticas ficaram conhecidos como filósofos econômicos.

Dica 1 – Entenda nesta aula de História Enem, como o movimento cultural iniciado na Itália no século XIV motivou o desenvolvimento humano independente da influencia religiosa. – http://blogdoenem.com.br/renascimento-absolutismo-historia/

No ataque às práticas mercantilistas, eram defendidos o livre comércio contra o monopólio, o fim das barreiras alfandegárias e do protecionismo e que o Estado não interferisse mais na economia, baseando-se no pensamento do chamado "laissez-faire, laissez-passer", ou seja, deixa fazer, deixa passar; enfim a economia tem suas próprias leis e regras e andaria pelas suas pernas. Quesnay era o pensador francês desse discurso, sendo depois considerado um fisiocrata, junto com Gounay; por dizer que a riqueza de uma nação está em sua agricultura.

Outros pensadores da época são Adam Smith, com sua obra "A Riqueza das Nações", que defendia a liberdade comercial e a concorrência sadia; para ele, o trabalho, aliado ao capital, é fator determinante de riqueza. Temos ainda Malthus, David Ricardo e Stuart Mill.

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                                              Os filósofos iluministas

A difusão dos ideais iluministas foi possível graças ao apoio da imprensa que sempre era perseguida pelos governos, pois muitas obras eram proibidas de serem impressas; dentro desse contexto temos a criação da "Enciclopédia", de D. Diderot e J.L. d'Lambert, que reunia todo o conhecimento até então sabido em uma grande obra; por inúmeras vezes os organizadores foram presos e muitos de seus verbetes foram feitos nas prisões.

Despotismo Esclarecido

Quando perguntaram sobre sua amizade com a rainha da Rússia, Catarina, a Grande; dizendo que era injusto ser amigo de uma déspota, Voltaire partiu em defesa da amiga, justificando: "ela é uma déspota, porém esclarecida".

Nascida na Alemanha e esposa de Pedro III, Catarina teve que governar com pulso forte, pois era estrangeira e mulher, além de ter ideias avançadas para a cabeça dos russos de sua época; por tudo isso sofreu uma série de problemas para governar, mas conseguiu cortar, ao que parece, todos eles, expandindo os domínios russos para a Crimeia, criando escolas, abolindo a pena de morte, a tortura para os presos e ainda protegendo as artes e letras. No final de reinado é que passou a tomar atitudes mais drásticas, cortando a amizade com Voltaire e perseguindo povos dominados, entre outras coisas mais.

Frederico II, da Prússia, conseguiu levantar o nome de seu país na Europa, tornando-o respeitado; desenvolveu a agricultura, o comércio, a indústria e expandiu seu território.

Era metido a pintor e teve mais sorte na música, escreveu "O Anti-Maquiavel", onde refutava vários princípios do afamado autor italiano.

Em Portugal temos a figura de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal; que era secretário do rei D. José I. Entre suas realizações é importante citar a reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1775; expulsou os jesuítas, acusando-os de tentar organizar uma república no Prata, A República Guaranítica.

iluministas - free wikipedia

Os iluministas

A Revolução Industrial

O "Por Quê" da Inglaterra

Desde a Baixa Idade Média é que as indústrias veem seu início, na verdade não como as conhecemos hoje, mas como pequenas oficinas que produziam alguns produtos básicos ao consumo da época. Essas oficinas tinham a tendência a se unir em corporações que defendiam e lutavam por interesses comuns.

Durante o mercantilismo, certos países, como a França e a Inglaterra, já praticavam uma política de balança comercial favorável, acumulando assim capitais necessários para que se patrocinasse, ou se financiasse uma industrialização. Na França absolutista de Luís XIV, um ato do rei favoreceu os britânicos, o "Rei Sol" revogou o Edito de Nantes, que dava liberdade religiosa aos protestantes franceses, que passaram a sair de seu país, indo para os vizinhos Países Baixos e a Inglaterra, levando consigo quase todo capital que dispunham; isto abalou a economia francesa de certo modo, tirando-a da corrida industrial mais cedo; aliás, seria a França o primeiro país a se industrializar se não fosse tal ato do rei.

Na Inglaterra, muito pelo contrário, a monarquia parlamentar trabalhava na maioria das vezes em conjunto, onde ambos os interesses eram atendidos, tanto os da burguesia, quanto os da nobreza. As revoluções burguesas do século XVII colocaram a burguesia no poder e obviamente ela passou a fazer leis que lhes dariam alguma vantagem. Com o poder político nas mãos, o fortalecimento do poder econômico seria uma coisa lógica, pois os ingleses já praticavam o mercantilismo comercial, com sua frota marítima e depois da derrota dos espanhóis, tornaram-se reis dos mares. O acúmulo de tal prática comercial deu um impulso ao processo de industrialização da Inglaterra. A primeira condição estava feita, a burguesia era forte, política e economicamente. Além disso foi criado o Banco da Inglaterra, que era responsável pelos financiamentos e recursos dados às indústrias.

Dica 2 – Sabe tudo sobre a Alta Idade Média, Europa Feudal e a Baixa Idade Média? Confira nesta aula de História para o Enem e fique preparado para o Exame! – http://blogdoenem.com.br/idade-media-historia-enem/

Havia no território inglês jazidas de carvão mineral e ferro, que contribuíram para o desenvolvimento da força motriz e dos maquinários. Se os ingleses já eram donos de um certo mercado consumidor de seus tecidos, o barateamento desses facilitou ainda mais a expansão de sua área de atuação.

Outro motivo foi o crescimento da consciência da importância da terra. Os donos de propriedades rurais passaram a entrar no capitalismo rural e, através do chamado "Enclosure Act", iniciaram um "cercamento" das terras ditas comunais, expulsando os servos e camponeses, principiando um grande êxodo rural. Toda essa massa populacional passou a se dirigir para as cidades, que absorviam essa mão de obra nas indústrias nascentes, que, por sua vez, se aproveitavam do grande contingente que chegava. A mão de obra havia se tornado abundante, barata e não especializada, o que acarretou uma exploração.

O Processo

Com a Revolução Industrial surgiu uma nova classe social, o operariado ou proletariado; o nome advém respectivamente do trabalho nas máquinas e do grande número de filhos que tinha. A exploração de sua mão de obra era intensa, pois os proletários só a vendiam, já que não possuíam os meios de produção.

Durante toda a Idade Moderna, ocorreu uma mudança nos meios de produção, do artesanato para a maquinofatura, passando pela manufatura. No primeiro caso, o artesão é dono da matéria-prima, das ferramentas e da venda de seu produto; na manufatura, ele só possui as ferramentas, sendo contratado para o trabalho, não ficando com o produto final e nem sua venda; na maquinofatura, o operário vende a sua mão de obra, operando uma máquina que não é sua e de um produto que não vai vender e nem ganhar parte da venda; com isso dá-se a separação do trabalho e do capital, o primeiro com o operário e o segundo com o burguês industrial.

A exploração se faz intensa com jornadas médias de 18 horas diárias de segunda a sábado, com três paradas médias. Os salários eram baixos e muitas vezes os operários eram obrigados a morar em uma vila da fábrica em que trabalhavam, comprando roupas e mantimentos da mesma, tudo descontado de seu ordenado.

As condições de moradias são péssimas, com aglutinações de famílias em espaços sem nenhuma higiene. O uso da força de trabalho feminina e infantil torna-se rotina e o número de acidentes de trabalho vai ficando alto, a ponto de, em certa época, 12% da população inglesa ter algum defeito físico, na maioria da vezes causado por acidentes dentro do emprego.

Consequências

A mais lógica delas foi o fato de que, com a industrialização, a Inglaterra passou a ser a principal nação do mundo dominando as demais no campo geopolítico. As outras são mais sociais, como o nascimento de movimentos da classe operária.

O primeiro deles podemos dizer que foi o movimento dos "ludistas", em que um grande número de desempregados passou a destruir as máquinas nas fábricas, considerando-as culpadas pelo seu desemprego. Com a liderança de um tal John ou Ned Ludd, ainda chamado de General Ludd; os seguidores começaram a andar pelo interior da Inglaterra, destruindo os maquinários. A captura desses participantes era difícil, mas o movimento foi de duração pequena e para muitos historiadores era mais um "arrastão".

A forma mais forte de reivindicação operária foi as "trade unions", consideradas precursoras dos sindicatos trabalhistas. Tudo teve início com os tosadores de lã, que pediam melhores salários; os seus patrões não atenderam e eles então cruzaram os braços. Ao ver que necessitavam de pessoas especializadas para o serviço, os patrões tiveram que ceder aos pedidos de seus empregados, obviamente conscientes da especialização de sua mão de obra. Isto levou os empregados a analisar a sua produtividade e especialização, reunindo-se em pequenas organizações.

A Revolução Francesa

Causas

A situação da França às vésperas da revolução era péssima, gastos excessivos da corte, gastos com guerras (dos Sete Anos e da Independência dos EUA), corrupção administrativa, crise social por causa do feudalismo existente, uma sequência de más colheitas e o absolutismo monárquico.

A situação econômica estava em crise e, para solucioná-la, o rei Luís XVI tinha alguns bons conselheiros; a crise vinha de seus antepassados, tais como Luís XIV que tinha envolvido a França em diversas guerras, além de ter construído Versalhes. Luís XV gastava sempre mais do que podia, sendo de sua autoria a frase "Depois de mim, o dilúvio", representando bem suas preocupações para com os gastos reais; herdeiro dessa crise, Luís XVI pagou caro pela sua ineficiência.

A sociedade era dividida tal como durante a era medieval: clero (Primeiro Estado), nobres (Segundo Estado) e os comuns, chamados de Terceiro Estado, onde se aglutinavam burgueses, operários camponeses e servos, logicamente seguidos da "ralé", que nunca se contava, tais como pobres, mendigos e desocupados, em geral.

A crise estava piorando e os ministros eram limitados pelo poder real. Nesse tempo Turgot se demitiu por pressão dos nobres que eram contra as reformas tributárias propostas por ele; indicado Calonne, este reuniu os "notáveis", ou seja, o clero e a nobreza e propôs a abdicação dos privilégios tributários e que passassem a pagar impostos, fato que gerou controvérsias e críticas severas, inclusive revoltas em algumas regiões. O novo ministro Necker, banqueiro de origem burguesa, vendo a situação e os seus limites de atuação devido à "Revolta dos Notáveis" (1787) contra seu antecessor Calonne, resolveu pedir que o rei convocasse a "Assembleia dos Estados Gerais". A última vez que a dita Assembleia tinha se reunido havia sido em 1614, o que gerou uma agitação forte, sobretudo na burguesia e no povo, que teriam agora a chance de serem ouvidos; a reunião aconteceu em maio de 1789.

Dica 3 – Revise sobre Esparta, Atenas, O império e os principais pontos da civilização grega – História Enem – http://blogdoenem.com.br/civilizacao-grega-historia-enem/

Os anseios por palavras eram fortes; representantes de toda a França eram eleitos e estavam se dirigindo a Paris. O número de representantes do Terceiro estado havia crescido, porém todos foram informados que o voto seria por estado, o que daria vitória à nobreza e ao clero, que não queriam reformas para si. O Terceiro estado queria o voto por cabeça, o que daria grande vantagem aos seus representantes, pois o seu número de deputados era de cerca de 580 deputados, e a nobreza tinha mais ou menos 270, já o clero possuía algo em torno de 290 representantes; se considerarmos os votos da nobreza esclarecida e do baixo clero, o Terceiro estado teria grandes aliados no processo de votação.

Dada à decisão do voto por estado, em junho de 1789, o Terceiro estado reuniu-se em separado e devido ao pretexto por parte do rei de reformas nas salas onde haveria sua reunião, os deputados do Terceiro estado se reuniram na sala da péla (esporte que era uma espécie de antecessor do atual tênis), recebendo ali a adesão do baixo clero e da nobreza esclarecida ou iluminista; passou a se denominar Assembleia Nacional Constituinte, sem saída, o rei é obrigado a aceitar o fato. O rei procurava juntar tropas enquanto os deputados prometiam só se dissolver após a promulgação de uma Constituição para a França.

Com a formação da milícia de Paris, a procura de armas faz o povo tomar a fortaleza da Bastilha; no campo, com as novas notícias, os camponeses passam a atacar a nobreza, queimando títulos e destruindo seus domínios. Visando conter o movimento, é feita a abolição dos direitos feudais da nobreza e do clero no começo de agosto, e no fim do mesmo mês é aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, onde é defendido o direito à liberdade, a igualdade perante a lei, a inviolabilidade da propriedade privada e o fim da opressão.

No ano seguinte (1790) foi aprovada a Constituição Civil do Clero, por onde o clero passaria a ser considerado como parte do funcionalismo público e todos os seus bens seriam administrados pelo governo e suas propriedades e etc., confiscadas ao Estado; inclusive mudaram o calendário, sendo este agora ligado à natureza. Em algumas partes do reino tal medida provocou uma onda de revoltas que foram vencidas pela Revolução. Somente em 1791 é que ficou pronta a Constituição, com voto censitário, monarquia parlamentar, fim do feudalismo, privilégios e proclamou-se a igualdade civil.

O rei tentou então procurar apoio de monarcas vizinhos que estavam preocupados com a possibilidade do alastramento das ideias da Revolução em seus países. Passou então a conspirar contra a Revolução, tentou fugir, mas foi preso na fronteira, e iniciou-se uma vigilância sobre a figura real. O movimento popular crescia e os girondinos ligados à burguesia queriam conter o povo, os jacobinos ligados à baixa burguesia queriam mais reformas e a nobreza junto com o clero, chamados de feuillants, procuravam ganhar tempo.

A Convenção

Vários movimentos eclodiram em diversas partes da Europa, o que provocou uma onde reacionária e a ameaça de uma invasão à França aumentava. Ela aconteceu graças ao apoio do rei e de sua aristocracia que nas batalhas não faziam força para vencer, porém, as posições foram se radicalizando e as massas passaram a acusar a nobreza de traição, iniciando os chamados "massacres de setembro". Cartas que comprometiam o rei foram achadas e com a vitória do exército nacional os ânimos cresceram e frente à traição real foi proclamada a república; nasce a Convenção e com a votação vem a vitória dos jacobinos; o rei foi julgado e guilhotinado em janeiro de 1793, uma nova representação foi eleita pelo voto universal masculino, reformas são feitas, como o fim da escravidão nas colônias, ensino primário obrigatório, preços tabelados, e os bens de nobres imigrados foram confiscados. Uma coligação antifrancesa foi criada pela Holanda, Inglaterra e o Sacro Império. Para combater os inimigos da Revolução foram criados os tribunais de Salvação Pública e de Segurança Nacional.

O radicalismo estava aumentando e surge o "Terror", período onde, tentando conter a oposição, os jacobinos apelam à guilhotina, executando mais de 15 mil pessoas, fora os que morreram nas prisões.

O Diretório

Mandando os moderados (Danton) e os exaltados (Hérbért) à morte, Robespierre, líder dos jacobinos, virava um ditador e somente devido ao sucesso das campanhas militares é que a tensão diminuíra; o medo era grande e fez com que o povo não apoiasse mais os jacobinos; então Robespierre é deposto pelos girondinos em julho de 1794; com o golpe (09 de Thermidor), o poder ficou nas mãos de oportunistas e uma nova Constituição seria feita; foi criado o Diretório e fechados os clubes dos jacobinos.

Nesta época surgiram os realistas, que defendiam a volta da monarquia e dos ultrarrealistas, que queriam a volta do absolutismo.

O Diretório era fraco e corrupto, sofrendo tentativas de golpes tanto da direita realista, quanto das esquerdas; um desses golpes foi o de Gracco Babeuf, a Conspiração dos Iguais, onde seria implantado o comunismo total na França. Napoleão Bonaparte havia abafado um golpe realista, caindo nas graças dos diretores. Em 1798, os jacobinos venceram as eleições e, com medo de novas mudanças, os diretores prepararam um golpe para Napoleão dar; relutante, mas no final com o apoio da burguesia em novembro de 1799, a Revolução e o Diretório findaram no chamado "18 de Brumário"; iniciava-se assim a era napoleônica.

Era Napoleônica e o Congresso de Viena

A Era Napoleônica

Com o golpe de 18 de Brumário, Napoleão sobe ao poder, contudo, limitado pelos outros dois cônsules, o abade Sieyès e Roger Ducos, o consulado trino preparava o poder nas mãos do jovem oficial corso. De trino o consulado transformou-se em uno e daí para vitalício; na verdade era uma ditadura disfarçada, porém que não encontrava adversários fortes.

O império foi criado em 1804, com ampla aprovação e, apesar de existir uma Constituição, o governo era despótico e no princípio foram feitas várias medidas para organizar o país abalado pela revolução; a maior realização dele foi o Código Napoleônico ou Código Civil, baseado no Direito Romano, nas Ordenações Reais e no Direito Revolucionário; na França, esse código em sua essência ainda vigora em nossos dias.

Napoleão teve que enfrentar outra coligação de nações contrárias à França, com isso iniciou-se uma luta contra a Inglaterra, Rússia e o império Austríaco. Com vitórias em terra, não encontrou oponentes, só no mar é que perdia para os ingleses. Em 1806, na cidade de Berlim, decretou o Bloqueio Continental, onde todos os países europeus deveriam parar de fazer comércio com os ingleses, fechando assim os portos àquela nação. O Bloqueio visava derrotar a Inglaterra por via econômica e favorecer os produtos franceses que ocupariam o lugar dos ingleses por todo o continente europeu, levantando assim a economia francesa e seu recente processo de industrialização.

De início o bloqueio funcionou, mas aumentou o número do contrabando de produtos ingleses, e os furos na adesão ao Bloqueio, principalmente de Portugal, que não entrou para o dito Bloqueio, provocaram uma política de punição e consequentemente a invasão de várias nações, incluindo aí o reino luso, provocando a fuga da família real para o Brasil.

O natural desgaste de Napoleão levou-o a um número considerável de derrotas e seu fim em Leipzig (1813). A França foi tomada pelos aliados, que restituíram a monarquia Bourbon com Luís XVIII, irmão do rei guilhotinado. Preso na ilha de Elba, depois de algum tempo na prisão, Napoleão foge e volta ao poder sem encontrar uma resistência forte; tal período fica conhecido como os "Cem Dias", contudo, devido à realização de uma nova coligação anti-Napoleão, foi para Waterloo na Bélgica, onde ele foi derrotado e levado preso para a ilha de Santa Helena, no meio do Atlântico Sul. Para solucionar os problemas causados pela política imperialista de Napoleão e prevenir novas revoluções de caráter liberal foi realizado o Congresso de Viena em 1815.

O Congresso de Viena

O congresso realizado tinha a função de reorganizar o mapa da Europa, abalado pela Revolução Francesa e pela Era Napoleônica, tentando apagar todas as conquistas da burguesia liberal, visando assim instalar o absolutismo e ter uma postura conservadora na política.

Reunido em setembro de 1814, durou até junho de 1815. Várias divergências entre os ministros e plenipotenciários facilitaram a ação do ministro francês Talleyrand, que, para não ver retaliações sobre seu país, defendeu o "princípio da legitimidade", segundo o qual, todas as nações europeias deveriam ter as mesmas fronteiras de antes da Revolução de 1789, procurando um equilíbrio entre as nações europeias.

Visando combater os movimentos revolucionários no continente foi criada a Santa Aliança, onde a Rússia, Prússia e a Áustria fariam um acordo militar de ajuda mútua que, depois, teve a adesão da França e mais tarde da Inglaterra. Portugal e Espanha entraram também, o que levaria à possibilidade de luta para as colônias americanas, pois elas visavam à manutenção dessas.

A Santa Aliança entrou em ação em diversos momentos dentro do continente europeu, no entanto, não conseguiu deter o processo de independência das colônias latino-americanas, mas, por causa da atuação inglesa, que ajudava os colonos visando ao seu vasto mercado consumidor e também por brigas e rixas internas entre os países do Velho Continente.

A Independência Latino-Americana

Quando Napoleão Bonaparte invadiu a Espanha, ele colocou seu irmão José no trono espanhol, o que causou sérios desagrados em todo país e também nas colônias, onde parte se declarou fiel ao rei deposto, mas começaram a eclodir movimentos separatistas em toda a América espanhola; estes colonos pensaram que, por causa da invasão napoleônica, a Espanha não teria como resistir, contudo, o contrário aconteceu e a guerra se tornou uma realidade para os colonos latino-americanos.

A Revolução Industrial fazia com que a Inglaterra necessitasse de novos mercados consumidores de seus produtos industrializados e por isso passou a apoiar o processo de independência das colônias espanholas; de outro lado estavam os EUA, que queriam o fim da intervenção europeia na América, fato iniciado com a "Doutrina Monroe", onde se dizia a frase: "América para os americanos", no caso os norte-americanos, devido à dubiedade do significado e aplicação da palavra "american" em inglês. Havia as influências dos ideais iluministas e das Revoluções Francesa e Americana, que incentivavam os revoltosos.

A elite rural da América espanhola, denominada "criolla", estava descontente com seu papel nas colônias, que eram dominadas pelos "chapetones", espanhóis vindos a fim de administrar os vice-reinos e capitanias gerais. A diferença de privilégios não era grande , mas marcava um certo distanciamento entre as classes, o que, lógico, provocava um desagrado e por isso a elite local passou a conspirar contra a sua metrópole.

Os líderes do processo eram de toda a América. San Martin, Simon Bolívar, Sucre e Bernardo D'Oggins foram heróis das independências das ex-colônias espanholas. Com a ajuda militar inglesa, que enviou navios para apoiar as lutas em terra, os latino- americanos acabaram por vencer a luta. Contudo, uma cisão no seio dos líderes provocou a divisão natural nos atuais países libertos, os motivos disso eram as rivalidades internas e regionais, que dificultaram uma união aos moldes dos EUA. Para Bolívar era necessária uma união dos novos países, mesmo que sendo em uma federação, para conter qualquer avanço econômico, que virasse obviamente em uma dependência exterior. O medo de Bolívar se concretizou com a expansão dos EUA rumo ao oeste sobre o México, perdendo esse país quase que metade de seu território para os norte-americanos.

O processo foi de luta armada com forte participação popular, onde as antigas colônias transformaram-se em repúblicas, salvo um caso do México, mas de pouca duração em que o Gal. Iturbide virou Augustin I.

No restante, a antiga forma de divisão em vice-reinos se desintegrou com o surgimento de novos países. No vice-reino do Prata surgiram: Argentina, Uruguai e Paraguai; no vice-reino do Peru, tivemos o surgimento da Bolívia; no vice-reino de Nova Granada, surgiram Colômbia, Equador e posteriormente o Panamá, sendo este último por causa da construção do canal, com total interferência dos EUA.

O mesmo aconteceu com as capitanias gerais, onde a desintegração mais forte foi na Capitania Geral da Guatemala, com o aparecimento da Guatemala, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras.

Os únicos que permaneceram inteiros foram Cuba, que conseguiu sua independência somente no final do século XIX, e a Venezuela. O Chile permaneceu unido e, mesmo com uma guerra contra o Peru e a Bolívia, ainda conseguiu territórios ao norte, deixando os bolivianos sem sua saída para o mar.

As Unificações Italiana e Alemã

O processo de unificação, tanto o italiano quanto o alemão, tem raízes e características comuns; ambos foram norteados pelo nacionalismo, sentimento que surgiu com a Revolução Francesa, onde o povo passa a se sentir parte da nação, lutando por ela e não mais pelo rei ou governante. Vários povos europeus estavam separados em nações, mas não tinham um país, o caso italiano e alemão era o mais forte, pois nos dois casos essas nações tiveram um passado grande, a Itália com o Império Romano, colocando-se ainda as cidades comerciais da Europa medieval (que controlavam o comércio durante a Baixa Idade Média) e a Alemanha com o Sacro Império Romano-Germânico. Outro motivo foi o interesse da burguesia nacional das duas nações, desejosa em criar um mercado próprio e um governo que atendesse aos seus anseios de expansão de mercados, fato quase impossível na situação de desagregação em que se encontrava a Itália e Alemanha, divididas em Estados fracos e pequenos, sob o domínio da Áustria e de dinastias decadentes. Mais um fator em comum seriam as lideranças dos processos por políticos defensores de uma monarquia constitucional, onde o poder político estaria de fato nas mãos de uma burguesia forte com a criação de um Estado Nacional.

Desafios

Questão 1

As posições simples do Iluminismo eram:

a) o antiabsolutismo e o anticlericalismo.

b) a defesa do fim da burguesia e do campesinato.
c) a instalação de uma forma de comunismo primitivo e de indústrias familiares.
d) a defesa da democracia direta e do voto universal.

e) o controle do mercado pelo Estado e a defesa dos ideais liberais.

Questão 2

Sobre as lutas sociais decorrentes da Revolução Industrial é certo afirmar que:

a) Eram quase sempre vencidas pelos proletários.

b) Havia sempre um apoio das esquerdas e de ideias socialistas.
c) O sistema não era rígido com os grevistas.
d) Os "cartistas" defendiam uma ampla reforma agrária.

e) A vida era boa para a maioria dos operários.

Questão 3

O pensamento iluminista influenciou muito a Revolução Francesa. Em que fase da Revolução Francesa as ideias iluministas foram mais pregadas?

a) Durante a Assembleia Nacional, com os girondinos no poder.

b) Durante todas as fases, quando somente a burguesia dominava, defendendo seus ideais liberalistas.
c) Durante a fase da Convenção, quando foram colocados em prática os ideais de igualdade e liberdade, mesmo que depois podados pelo "Terror".
d) Durante a fase do Diretório, quando os jacobinos impuseram pela força suas ideias liberais, favorecendo as elites econômicas.

e) Na fase da Revolta dos Notáveis, quando a nobreza esclarecida prejudicou os interesses das classes menos abastadas.

Questão 4

O processo de independência do Brasil foi pacífico, não havendo lutas contra a sua metrópole, porém, já no processo de independência de seus irmãos latino-americanos:

a) Ocorrem lutas contra todas as nações europeias desejosas de controlar os movimentos liberais pelo mundo todo.

b) Foi liderado pela burguesia nacional, ao contrário do caso brasileiro, quando as elites rurais lideraram o processo.
c) Que lutaram contra a sua metrópole, quebrando a unidade colonial, onde boa parte da população participou do processo de independência.
d) Que eram ligados militarmente aos EUA, já que os brasileiros receberam apoio militar da Inglaterra.

e) Os processos foram diferenciados somente no que tange à participação popular, ocorrida no Brasil, ao contrário das outras nações sul-americanas que tiveram na elite real os seus libertadores.

Questão 5

(PUC-SP 95) Relativamente à expansão napoleônica (1805-1815), pode-se afirmar que acarretou mudança no quadro político europeu, tais como:

a) difusão do ideal revolucionário liberal, ampliação temporária do raio de influência francesa e fortalecimento do ideário nacionalista nos países dominados.

b) isolamento diplomático da nação inglesa, radicação definitiva do republicanismo no continente e estabelecimento do equilíbrio geopolítico entre os países atingidos.

c) desestabilização das monarquias absolutistas, estímulo para o desenvolvimento industrial nas colônias espanholas e implantação do belicismo entre as nações.

d) desenvolvimento do cosmopolitismo entre os povos do império francês, incrementação da economia nos países ibéricos e contenção das lutas sociais.

e) difusão do militarismo como forma de controle político, abertura definitiva do mercado mundial para os franceses, estímulo decisivo para as lutas anticolonialistas.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Funções Inorgânicas – Química Enem

Posted: 16 Jun 2015 06:44 PM PDT

Entenda o que são as Funções Inorgânicas no mundo da Química. Cai sim no Enem e nos vestibulares.

Os ácidos, as bases, os sais e os óxidos fazem parte do universo das Funções Inorgânicas, sabia?

Ácidos (Arrhenius)

 Definição: espécie química que libera como único cátion o íon H+ em solução aquosa.

Exemplos: HCℓ, H2SO4, H3BO3, H2S.

Características: apresentam sabor azedo, conduzem corrente elétrica, quando adicionados ao mármore e a outros carbonatos, produz efervescência, com liberação de gás carbônico. Antes de se dissolverem em água os ácidos são compostos moleculares.

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Produtos industrializados, medicamentos, frutas consumidas no cotidiano que apresenta determinada acidez. Fonte: http://quimicasemproblemas.blogspot.com

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Ácidos orgânicos são a defesa de alguns insetos. Fonte: www.brasilescola.com

Na presença da água:

a) ácido clorídrico

HCl(aq) H+(aq) + Cl(aq)

b) ácido nítrico

HNO3(aq) H+(aq) + NO3(aq)

Classificação dos Ácidos:

Quanto à presença do elemento oxigênio.

Oxiácidos: apresentam o elemento oxigênio. Exemplos: H2SO4, H3BO3.
Hidrácidos: não apresentam o elemento oxigênio. Exemplos: H2S, HCℓ, HCN.

Nomenclatura: para nomear um ácido não-oxigenado basta escrever o nome do elemento acrescido da terminação ídrico.

(nome do elemento) + ídrico

Ex: HF = ácido fluorídrico

HCl = ácido clorídrico

HBr = ácido bromídrico

H2S = ácido sulfídrico

HCN = ácido cianídrico

Ácidos oxigenados ou oxiácidos

Há várias maneiras de nomear os ácidos que contêm oxigênio.

Uma delas é utilizando o número de oxidação (NOX) do elemento central.

Nox

Nome

+7

per … ico

+6 +5

… ico

+4 +3

… oso

+2 +1

hipo … oso

Dica 1 – As Ligações Químicas acontecem entre os átomos dos elementos. Entendas as regras que determinam os tipos de ligações nesta aula de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/revisao-sobre-ligacoes-quimicas-quimica-enem/

Bases ou Hidróxidos (Arrhenius)

 Definição: é toda substância que, em solução aquosa, libera como íon negativo somente OH-.

Características: Possui sabor adstringente e conduz corrente elétrica. As propriedades comuns entre as bases se devem ao íon negativo OH-.

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Fonte: http://www.profpc.com.br

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Fonte: http://www.magmablog.com

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Algumas bases estão presente em medicamentos, produtos de higiene, produtos de limpeza. Fonte: http://www.brasilescola.com

Abaixo segue a dissociação do hidróxido de sódio.

NaOH(s) Na+(aq) + OH(aq)

 Nomenclatura: o nome das bases é obtido a partir dos cátions presentes na molécula.

Hidróxido de … (nome do cátion)

Ex: NaOH – Hidróxido de sódio

Dica 2 – Para gabaritar em Química Enem, entenda como relacionar as propriedades químicas e físicas dos elementos dentro da Tabela Periódica – http://blogdoenem.com.br/propriedade-periodica-elementos-enem/

Sais

Definição: são todas as substâncias que em água sofrem dissociação produzindo pelo menos um cátion diferente de H+ e pelo menos um ânion diferente de OH. São compostos que contêm pelo menos um cátion da base e um ânion de um ácido.

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figura_46.jpg

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Os mais variados tipos de sais são utilizados no tratamento de água, como condimento, fermento para massas, complementos minerais entre outras aplicações. Fontes: www.nortonmellopersonal.com

NaOH

+

HCl

NaCl

+

H2O

base

ácido

sal

água

Nomenclatura: a nomenclatura dos sais depende da presença ou ausência do elemento oxigênio.

Sais desoxigenados:

Nome do elemento + sufixo (eto)

Exemplo: NaCl = cloreto de sódio

Sais oxigenados:

O sufixo depende do NOX do elemento central.

Nox

Nome

+7

per … ato

+6 +5

… ato

+4 +3

… ito

+2 +1

hipo … ito

Óxidos

Definição: são substâncias binárias onde o elemento oxigênio é o mais eletronegativo. Exemplos: Na2O, Cl2O, CaO, CO2.

Classificação dos óxidos:

Quanto à natureza
Iônicos: presença de metais em sua composição. Elementos das famílias 1A, 2A, 3A ou do grupo B. Exemplos: CaO, Na2O, K2O, MgO.
Covalentes: presença apenas de ametais na composição. Apenas famílias 4A, 5A, 6A, 7A e H. Exemplos: CO2, CO, N2O, N2O4.
Quanto ao caráter
Básico: São os óxidos iônicos. Exemplos: Na2O, CaO, MgO.

Principais exceções (Anfóteros): Al2O3, ZnO.

Ácidos: São os óxidos covalentes. Exemplos: CO2, SO2, SO3.

Principais exceções: CO, NO, N2O.

Dica 3 – Metais alcalinos, calcogênios, halogênios e gases nobres. Revise nesta aula de Química Enem, como é fácil localizar os elementos químicos na Tabela Periódica – http://blogdoenem.com.br/tabela-periodica-quimica-enem/

Desafios

Questão 01

Numa rodovia pavimentada, ocorreu o tombamento de um caminhão que transportava ácido sulfúrico concentrado. Parte da sua carga fluiu para um curso d'água não poluído que deve ter sofrido, como conseqüência:

I. mortandade de peixes acima da normal no local do derrame de ácido e em suas proximidades.

II. variação do pH em função da distância e da direção da corrente de água.

III. danos permanentes na qualidade de suas águas.

IV. aumento momentâneo da temperatura da água no local do derrame.

É correto afirmar que, dessas conseqüências, apenas podem ocorrer

a) I e II.

b) II e III.

c) II e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

Questão 02

Uma região industrial lança ao ar gases como o dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, causadores da chuva ácida. A figura mostra a dispersão desses gases poluentes. Considerando o ciclo da água e a dispersão dos gases, analise as seguintes possibilidades:

figura_48.jpg

I. As águas de escoamento superficial e de precipitação que atingem o manancial poderiam causar aumento de acidez da água do manancial e provocar a morte de peixes.

II. A precipitação na região rural poderia causar aumento de acidez do solo e exigir procedimentos corretivos, como a calagem.

III. A precipitação na região rural, embora ácida, não afetaria o ecossistema, pois a transpiração dos vegetais neutralizaria o excesso de ácido.

Dessas possibilidades:

a) pode ocorrer apenas a I.

b) pode ocorrer apenas a II.

c) podem ocorrer tanto a I quanto a II.

d) podem ocorrer tanto a I quanto a III.

e) podem ocorrer tanto a II quanto a III.

Questão 03

O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala abaixo.

figura_49.jpg

Algumas soluções foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:

Material

Cor

I

Amoníaco

verde

II

Leite de magnésia

azul

III

Vinagre

vermelho

IV

Banana verde

amarelo

De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caráter:

a) ácido/básico/básico/ácido.

b) ácido/básico/ácido/básico.

c) básico/ácido/básico/ácido.

d) ácido/ácido/básico/básico.

e) básico/básico/ácido/básico

Questão 04

(Enem – adaptado) Suponha que um agricultor esteja interessado em fazer uma plantação de girassóis. Procurando informação, leu a seguinte reportagem:

Solo ácido não favorece plantio

Alguns cuidados devem ser tomados por quem decide iniciar o cultivo do girassol. A oleaginosa deve ser plantada em solos descompactados, com pH acima de 5,2 (que indica menor acidez da terra). Conforme as recomendações da Embrapa, o agricultor deve colocar, por hectare, 40kg a 60kg de nitrogênio, 40kg a 80kg de potássio e 40kg a 80kg de fósforo. O pH do solo, na região do agricultor, é de 4,8. Dessa forma, o agricultor deverá fazer a "calagem".

 (Folha de S. Paulo, 25/09/1996)

Suponha que o agricultor vá fazer calagem (aumento do pH do solo por adição de cal virgem – CaO). De maneira simplificada, a diminuição da acidez se dá pela interação da cal (CaO) com a água presente no solo, gerando hidróxido de cálcio (Ca(OH)‚), que reage com os íons H+ (dos ácidos), ocorrendo, então, a formação de água e deixando ions Ca+2 no solo.

Considere as seguintes equações:

I. CaO + 2H2O Ca(OH)2

II. CaO + H2O Ca(OH)2

III. Ca(OH)2 + 2H+ Ca+2 + 2H2O

IV. Ca(OH)2 + H+ CaO + H2O

O processo de calagem descrito pode ser representado pelas equações:

a) I e II

b) I e IV

c) II e III

d) II e IV

Questão 05

(UFMG) Na embalagem de um produto usado para desentupir pias e ralos, à base de soda cáustica (hidróxido de sódio – NaOH), são encontradas, entre outras, as instruções:

Cuidado: Em caso de contato, lavar imediatamente os olhos ou a pele com água em abundância durante quinze minutos. Se ingerido, não provocar vômito. Dar grande quantidade de água e também vinagre diluído em um copo de água. A seguir, dar uma colher de óleo comestível.

Não reaproveitar a embalagem vazia. Lavar a colher utilizada como medida com bastante água corrente antes de reutilizá-la. Não adicionar água à embalagem do produto. O quadro abaixo relaciona algumas dessas instruções com as justificativas para o uso desses procedimentos, com base nas propriedades da soda cáustica e das outras espécies envolvidas.

Assinale a alternativa que contém uma justificativa incorreta para a instrução relacionada.

a) Instrução: Dar vinagre diluído em um copo de água. Justificativa: O vinagre diluído neutraliza a soda cáustica através de reação ácido-base.

b) Instrução: Lavar a colher utilizada como medida com bastante água corrente antes de reutilizá-la. Justificativa: A utilização de grande quantidade de água deve-se ao fato de a soda cáustica ser insolúvel na água.

c) Instrução: Não adicionar água à embalagem com o produto. Justificativa: A adição de água à embalagem com o produto provoca forte aquecimento.

d) Instrução: Não reaproveitar a embalagem vazia. Justificativa: A embalagem pode estar contaminada com resíduos de soda cáustica.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

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Física no Enem – O que mais cai na prova? O que você precisa saber?

Posted: 16 Jun 2015 12:44 PM PDT

Chega de ter medo das questões de Física no Enem. Veja aqui o que mais cai nas provas com as melhores dicas do professor Max Steiner.

A forma de elaborar as questões que fazem parte da prova do Enem é bem diferente da metodologia que era adotada nos vestibulares tradicionais. A lógica do Enem está mais orientada para a compreensão de um determinado fenômeno e de como buscar a melhor solução. Veja estas quatro recomendações do professor Max:

#01 – Concentre-se no problema descrito e na solução mais viável, em vez de se preocupar sobre qual regra ou equação usar.

Isso já muda a postura que devemos ter quando começamos a ler uma questão. Em um vestibular ao ler uma questão do caderno de física é aconselhável já ir procurando selecionar informações e dados relevantes dentro dos assuntos estudados em física no ensino médio para resolver a questão.

Mas, numa prova do Enem a sua primeira ação deve ser identificar sobre qual fenômeno a questão diz respeito para então procurar uma solução.

Dica 01 – Veja todas as postagem dentro da área de Ciências da Natureza que caem na prova do Enem  http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/natureza/

#02 – Pratique sua leitura, o Enem trabalha com interpretação de texto em praticamente todas suas questões, inclusive, apresenta textos mais longos que provas de vestibulares tradicionais praticam.

O Enem trabalha com várias questões fenomenológicas, e geralmente possui textos longos e bem descritivos sobre a situação-problema apresentada. Isto muitas vezes desestimula a maior parte dos estudantes a prosseguir com a leitura. Mas, quando a leitura é bem realizada, acaba por responder a questão praticamente sozinha. Procure manter a calma durante a prova e ler as questões procurando entender o texto, sem pressa!

#03 – Não se apegue somente a fórmulas, estude a fundo os fenômenos e suas descrições também.

É comum ver cursos especializados em vestibulares ministrando apresentações focadas no uso de fórmulas, como decorá-las e maneiras práticas de como aplicá-las. Provavelmente por manter esse foco curto, grande parte dos "cursinhos" obtém maus resultados no Enem.

Existem sim algumas questões no Enem nas quais é imprescindível o uso de equações e da matemática, entretanto, no mínimo metade das questões que englobam a área da física não utilizam nenhuma equação. Nessas questões é mais importante você entender os conceitos abordados na questão, confira um exemplo abaixo:

Enem (2010) –Júpiter, conhecido como o gigante gasoso, perdeu uma das suas listras mais  proeminentes, deixando o seu hemisfério sul estranhamente vazio. Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta.

física

Figura: Questão 53 – ENEM 2010

Dica 02 – Apostila Enem Gratuita de Física aqui para você, só baixar e começar a estudar http://blogdoenem.com.br/apostila-do-enem-2/

A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera  –  uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos  telescópios, no espaço ou na Terra. O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração

a) na temperatura da superfície do planeta.

b) no formato da camada gasosa do planeta.

c) no campo gravitacional gerado pelo planeta.

d) na composição química das nuvens do planeta.

e) na densidade das nuvens que compõem o planeta.

Essa foi a questão que mudou minha impressão sobre o Enem. Leia-a atentamente, procure tirar algum dado, busque alguma equação para resolver sua vida, e aí? Alguma sorte? Não, não tem margem para isso. Foi nesse tipo de questão que eu vi o Enem exigir que seus alunos tivessem conhecimentos básicos sobre diversas áreas e fossem capazes de, através desses conhecimentos, interpretar eventos ou notícias científicas como essa acima.

Dica 03 – Física Enem – A Teoria da Relatividade para sua prova http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-relatividade/

Bem vamos a solução. Primeiro, por que existem faixas escuras e claras? Simples, o Sol manda luz a Júpiter, as nuvens mais densas, ou com materiais que absorvam mais luz, refletem menos luz e as vemos mais escuras. Entretanto, Júpiter é um planeta gasoso, e os gases mais leves ficam mais longe do centro de massa devido a interação gravitacional, portanto sua superfície é basicamente hidrogênio e oxigênio.

Sabendo disso, formato da camada gasosa não é uma questão, tão pouco a composição química das nuvens do planeta. Não faria sentido o campo gravitacional sofrer tamanha mudança sem nenhum motivo intenso. A resposta correta é o item "e", sim, a densidade das nuvens deve ter mudado devido ao fato enunciado de que os gases em Júpiter estão em constante movimento, veja que uma variação da temperatura poderia causar uma mudança de densidade dos gases, mas ainda teríamos dois problemas, 1º a alternativa "e" também estaria correta e você teria duas alternativas corretas, segundo, não existem informações suficientes para concluir que ocorreram mudanças bruscas de temperatura em Júpiter.

#04 – Teste seus conhecimentos, realize as provas anteriores do ENEM.

 Felizmente os temas abordados nas provas do Enem mudam a cada ano. Logo, não é porque em 2013 ocorreu uma predominância de questões sobre eletricidade e circuitos elétricos, que em outros anos o mesmo ocorrerá.

Entretanto a maneira como o conhecimento é explorado no Enem vem mantendo certa constância, portanto procure realizar as provas passadas, estude através delas, e assim estará mais acostumado a resolver o tipo de problema proposto pelo ENEM, o que de quebra ajuda a manter a calma e confiança enquanto estiver realizando a prova.

No link abaixo você encontra o portal do governo com as provas e os gabaritos. Não entendeu o porquê de uma resposta? Sem problema! Nas páginas do Blog do Enem você encontra a resposta.

Link – http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores

Atualidades – Não se esqueça de também se manter atualizado com os grandes eventos que ocorrem no Brasil e no mundo, esses eventos sempre estão presentes no Enem e vestibulares de um modo direto ou indireto. Em um ano de copa do mundo em pleno Brasil, questões sobre tecnologias empregadas ao futebol, por exemplo, são uma possibilidade.

#05 – Além das atualidades, mantenha o olho em novas tecnologias!

 Nas últimas provas do Enem os conceitos trabalhados foram bem diversos, geralmente ligados ao movimento, hidrostática e eletromagnetismo, que são áreas bem vastas, com vários conceitos e fenômenos importantes. Entretanto o que podemos apostar é que o Enem sempre buscará trazer questões que trabalhem fenômenos ligados a dispositivos do dia a dia, como no Enem de 2013 que havia uma questão sobre uma catraca. Questões sobre a tecnologias que gerem economia também são um prato cheio para os redatores do Enem, portanto procure acompanhar novidades dentro da ciência através de sites ou revistas.

Max - Fìsica
Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre foram preparados pelo professor Max Montagnoli Steiner para o Blog do Enem. Max tem curso técnico em eletrônica pela escola técnica Tupy e é formado em física pela UFSC, atualmente leciona pelo estado de Santa Catarina. Facebook:
https://www.facebook.com/max.montagnolisteiner.1 .

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Prouni – Veja as Notas de Corte para conseguir Bolsas de Estudo do Prouni. A disputa é pela nota do Enem.

Posted: 16 Jun 2015 06:44 AM PDT

Bolsas de Estudo de 100% e de 50% – Veja as Notas de Corte Prouni para chegar lá!

Se você já encarou a busca de uma vaga pelo Sisu – Sistema de Seleção Unificada, já sabe bem como é difícil encaixar a sua Nota do Enem na vaga do curso que você sempre sonhou.  Se ainda não chegou lá, e vai fazer o próximo Enem, é bom ir se preparando.

É uma disputa entre as notas que os candidatos tiraram no último Enem. Nota maior leva a vaga. Com o Prouni não é nada diferente. A disputa é tambem pelas notas de corte. Quem estudou mais e mandou bem nas provas do Enem é que tem a vantagem com a maior nota do Enem para conquistar as vagas.

Prouni

Na disputa das Bolsas de Estudo do Prouni você concorre dentro do perfil socioeconômico selecionado. Você precisa calcular ants a sua Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita. Depois, identifica o curso que pretende, e coloca a sua nota do último Enem para disputar a vaga com outros concorrentes pela mesma bolsa. Não tem moleza. Quem tiver a nota mais alta naquela disputa, leva a bolsa. Veja abaixo como calcular a Renda Familiar.

cálculo da renda familiar

veja como calcular

Veja quem pode e quem não pode participar do Prouni. O Cálculo da Renda Familiar Bruta Mensal Per Capita é um critério essencial. Muita gente pensa que não pode, mas pode sim. Veja como fazer a conta em cinco minutos:  Cálculo da Renda Familiar Per Capita

Medicina no Prouni

confira!

 Confira as Notas de Corte para Medicina no Prouni  2015– Veja aqui: Notas de Corte Medicina no Prouni 2015.1

Veja as Notas de corte Prouni – Todos os cursos na edição de janeiro de 2014. Calcule suas chances.

Notas de Corte Prouni – Edição 2014.1
Cursos de graduaçãoAmpla ConcorrênciaDisputa por Cotas
Maior notaMenor notaMaior notaMenor nota
Administração770,20450,00750,74450,00
Administração de Empresas638,48546,82630,12501,00
Administração de Rec. Humanos652,28529,32637,42493,46
Agroindústria0,00450,00601,06601,06
Agronegócio672,00450,00652,10450,00
Agronomia730,00549,46653,70518,40
Agropecuária628,36562,78551,66551,66
Alimentos630,28519,48650,38517,06
Análise de Sistemas623,36573,04578,78557,94
Análise e Des. de Sistemas790,42450,00708,28450,00
Arqueologia726,10668,32659,00623,84
Arquitetura e Urbanismo767,48541,10781,20481,54
Arte: História, Crítica e Curadoria726,70694,82688,96660,10
Artes648,58553,28543,06520,74
Artes Cênicas764,60689,00681,32678,86
Artes Plásticas685,66662,12655,78655,78
Artes Visuais735,56450,00706,76450,00
Audiovisual755,82643,42648,80611,08
Automação Industrial684,86493,10651,66482,58
Aviação Civil702,70606,98666,98584,30
Banco de Dados686,32492,30617,46450,00
Beleza, Estética e Imag. Pessoal629,96581,60600,50556,76
Biblioteconomia672,46558,52596,34542,36
Bioenergia606,80572,36569,52562,64
Biologia682,16605,06609,92609,92
Biomedicina760,82473,90729,22453,98
Biotecnologia719,44562,44648,96553,58
Biotecnologia Industrial626,70575,32582,20547,04
Cafeicultura0,00450,00597,50525,38
Cinema674,82640,06610,64601,34
Cinema e Audiovisual748,08638,78682,72627,72
Ciência Econômica704,34620,74676,68600,74
Ciência Política649,90649,90655,46610,84
Ciência da Computação790,42450,00753,44450,00
Ciências585,88559,38626,00548,04
Ciências – Química610,72576,92631,28555,32
Ciências Aeronáuticas730,82611,86680,44595,78
Ciências Atuariais679,16612,82665,80570,02
Ciências Biológicas753,22450,00757,10450,00
Ciências Biológicas – Modalidade Médica695,40685,34676,76638,34
Ciências Contábeis758,90450,00742,58450,00
Ciências Econômicas772,86450,00729,60450,00
Ciências Farmacêuticas761,80636,24634,88613,28
Ciências Políticas696,64591,280,00450,00
Ciências Sociais711,40487,54699,80450,00
Ciências da Computação734,06570,08669,30541,26
Computação665,30627,48616,82574,96
Com. Assistiva635,48571,02651,94651,94
Com. Empresarial618,54529,66596,24502,96
Com. Institucional659,98485,70596,90478,80
Com. Social729,22450,00696,40471,30
Com. Social – Cinema758,50684,16682,72655,24
Com. Social Cinema e Audiovisual737,20653,04656,66640,22
Com. Social Cinema e Mídia Digital706,10639,10647,08577,10
Com. Social – Com. Digital704,36704,360,00450,00
Com. Social – Fotografia633,32629,14644,16587,28
Com. Social – Jornalismo720,02497,04713,86523,76
Com. Social – Multimídia0,00450,00690,80613,42
Com. Social – Mídia Eletrônica701,68616,740,00450,00
Com. Social – Produção Editorial676,32662,02657,40639,60
Com. Social – Publicidade e Propaganda759,22450,00714,24450,00
Com. Social – Rádio e Tv671,56515,340,00450,00
Com. Social – Rádio e Televisão666,64569,56632,34534,66
Com. Social – Relações Públicas722,28567,06662,00495,62
Com. Social Radialismo Audiovisual729,82641,920,00450,00
Com. Social – Publicidade e Propaganda694,18640,72670,20635,00
Com. das Artes do Corpo704,56668,12691,16646,28
Com. e Ilustração Digital688,52579,12627,98450,00
Com. e Marketing669,84629,72650,78568,08
Com. e Multimeios732,42661,38706,20677,38
Com. para Web616,74521,94610,14497,98
Comércio Exterior696,96450,00709,76450,00
Comércio Internacional625,14606,90613,26613,26
Construção Naval647,50620,08660,90660,90
Construção de Edifícios721,76593,34691,22546,80
Controle de Obras616,18575,600,00450,00
Dança704,88522,86630,48450,00
Decoração & Design625,62593,58640,74565,46
Desenho Industrial787,42583,66722,96529,70
Desenho Industrial – Design Digital702,28635,98618,66595,98
Desenho Industr.  Design de Moda681,28606,52637,48594,68
Des. de Sistemas594,18589,820,00450,00
Des. de Sistemas de Informação639,90572,48620,62560,26
Des. de Sistemas para a Internet624,10551,40574,98507,06
Des. de Software584,10573,60576,32546,18
Des. para Web586,92525,94598,00525,08
Des. Web e Comércio Eletrônico622,38612,82602,96543,32
Design755,82502,34723,04450,00
Design Digital743,80634,92681,28617,82
Design Gráfico768,54546,52687,70450,00
Design de Games717,66626,14665,64595,64
Design de Interiores720,06504,22691,22493,14
Design de Moda748,68450,00723,04450,00
Design de Moda – Estilismo667,82582,92624,08551,32
Design de Moda – Modelagem667,10594,48660,26565,42
Design de Produto727,42465,88680,46572,58
Direito812,44450,00791,96450,00
Educação Artística658,52545,02579,44523,32
Educação Física727,36450,00701,92450,00
Educação nas Organizações576,82537,240,00450,00
Eletrônica Industrial648,90570,88597,92561,08
Enfermagem744,44450,00736,74450,00
Engenharia770,20548,70706,96523,00
Engenharia Aeronáutica723,10679,76695,00632,96
Engenharia Aeronáutica e Espaço719,44684,660,00450,00
Engenharia Agronômica688,36556,36649,14531,88
Engenharia Agrícola660,28586,520,00450,00
Engenharia Agrícola e Ambiental655,60618,74611,10580,08
Engenharia Ambiental775,54565,32736,54545,24
Engenharia Ambiental e Energias Renováveis649,70630,66650,54579,24
Engenharia Ambiental e Sanitária715,86533,48710,52547,52
Engenharia Automotiva661,02627,02639,90589,20
Engenharia Bioenergética660,40612,04600,32598,54
Engenharia Biomédica781,98643,46742,82665,26
Engenharia Civil787,42450,00764,22450,00
Engenharia Civil e Ambiental668,32609,40649,76594,34
Engenharia Eletrônica736,84563,78696,32527,88
Eng. Eletrônica e de TeleCom.797,70686,46732,20673,96
Engenharia Elétrica778,16450,00749,46472,38
Engenharia Florestal725,12553,96712,94539,98
Engenharia Industrial Mecânica737,94630,82644,28606,84
Engenharia Mecatrônica747,48575,56740,94549,68
Engenharia Mecânica781,28450,00791,96507,64
Eng. Mecânica Automotiva677,66594,480,00450,00
Engenharia Metalúrgica722,24614,54709,76614,90
Engenharia Química767,34524,02782,66450,00
Engenharia da Computação774,80509,20678,18579,18
Engenharia de Alimentos725,32450,00633,20546,76
Eng. de Automação e Controle710,92602,02621,56567,58
Engenharia de Bioprocessos704,10599,96633,98561,14
Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia743,18631,96679,30623,02
Engenharia de Computação781,28450,00724,24533,26
Eng. de Controle e Automação797,70450,00732,20450,00
Engenharia de Energia757,80668,08707,42599,98
Engenharia de Materiais703,56554,28600,74477,12
Engenharia de Minas709,44645,76681,32611,60
Engenharia de Petróleo765,68609,06724,30573,16
Engenharia de Petróleo e Gás721,30640,90678,18602,42
Engenharia de Produção775,54450,00735,94450,00
Engenharia de Produção Agroindustrial657,96657,96607,72580,18
Eng. de Produção Mecânica695,94531,96677,90450,00
Eng. de Produção e Qualidade667,72667,72656,38656,38
Eng. de Segurança no Trabalho596,22568,24582,92555,40
Engenharia de Software684,42612,58628,60584,42
Engenharia de Telecomunicações696,10587,72681,26564,72
Eng. em Nanotecnologia789,92789,92765,12722,32
Estilismo682,68623,64645,00578,52
Estudos Sociais616,10554,44587,48490,88
Estética703,10450,00667,98510,84
Estética e Cosmética703,68497,80688,94450,00
Estética e Imagem Pessoal686,54450,00669,58450,00
Estética, Beleza e Imag. Pessoal628,40490,42556,66505,40
Eventos658,36503,82720,94504,34
Fabricação Mecânica636,60562,50608,94512,46
Farmácia759,80450,00720,56450,00
Farmácia e Bioquímica693,90541,98719,92544,52
Filosofia739,92450,00711,40510,26
Finanças Empresariais591,02484,50604,86604,86
Fisioterapia731,40450,00729,70465,82
Fonoaudiologia714,20510,84690,58543,02
Formação de Docentes626,58581,34544,36544,36
Fotografia765,30450,00680,80450,00
Futebol601,98506,26682,18516,30
Física768,00450,00685,46503,16
Física Médica721,28715,200,00450,00
Gastronomia734,54504,36707,04450,00
Geografia737,44450,00709,86450,00
Geologia727,16636,86713,48634,34
Gerenciamento de Redes de Computadores619,44538,64608,66495,58
Gerência de Marketing0,00450,00604,60592,90
Gerência de Negócios0,00450,00597,14597,14
Gerência em Negócios Imobiliários0,00450,00623,82642,40
Gestão Ambiental737,44450,00674,64450,00
Gestão Comercial730,10450,00671,74450,00
Gestão Desportiva e de Lazer592,90450,00560,54450,00
Gestão Empreendedora615,58544,04629,02494,38
Gestão Empresarial e Controladoria623,38587,58587,34561,28
Gestão Estratégica de Vendas633,34633,340,00450,00
Gestão Financeira699,96450,00722,66450,00
Gestão Financeira e Controladoria Empresarial634,74553,24560,26516,88
Gestão Hospitalar691,14450,00679,82450,00
Gestão Mercadológica624,28558,34573,76497,56
Gestão Portuária650,70506,84680,48461,96
Gestão Pública770,20450,00739,04450,00
Gestão da Produção Industrial718,40450,00673,64450,00
Gestão da Qualidade697,76450,00665,52450,00
Gestão da Tecnologia da Informação727,52450,00708,62450,00
Gestão de Ambientes Internet e Redes627,60523,44545,66509,98
Gestão de Cooperativas575,06450,00620,24553,02
Gestão de Empreendimentos Esportivos625,76533,28556,92523,20
Gestão de Empresas Rurais604,42560,10553,14549,58
Gestão de Equinocultura660,98597,88585,14532,68
Gestão de Negócios Securitários583,62534,70563,64563,64
Gestão de Pessoas662,60514,30536,24528,66
Gestão de Produção Industrial629,66576,84607,74544,38
Gestão de Qualidade em Metrologia603,66528,98537,92522,28
Gestão de Recursos Humanos724,98450,00707,60450,00
Gestão de Segurança Privada652,84482,56657,56450,00
Gestão de Serviços e Comércio585,64510,70542,56514,96
Gestão de Turismo677,36450,00641,58450,00
Gestão de Turismo Receptivo571,00535,72534,32534,32
Gestão de Varejo625,12458,62566,06475,26
Gestão de Vendas636,02539,48530,50503,28
Gestão em Gastronomia e Alimentação576,52576,520,00450,00
Gestão em Saúde Ambiental686,96595,14585,90557,74
História768,14450,00780,88450,00
Hotelaria692,78494,90705,00457,14
Hotelaria Hospitalar578,56535,10529,94529,94
Informática626,60587,400,00450,00
Internet558,70529,400,00450,00
Jogos Digitais728,10554,84726,40549,04
Jornalismo780,58450,00722,78450,00
Letras702,00450,00699,90450,00
Letras – Espanhol650,26450,00719,92450,00
Letras – Inglês736,22450,00728,86450,00
Letras – Linguagem Audiovisual579,16512,020,00450,00
Letras – Língua Portuguesa691,94450,00673,50450,00
Letras – Língua Portuguesa e Libras644,06450,00565,28557,56
Letras – Português689,36450,00696,42450,00
Letras – Português e Alemão649,94574,740,00450,00
Letras – Português e Espanhol678,70450,00728,86450,00
Letras – Português e Inglês742,14450,00677,70450,00
Letras – Português e Inglês e Literaturas705,80475,94699,90533,50
Letras – Português e Lit. de Língua Portuguesa644,20576,32557,00525,92
Letras – Tradutor651,36586,62573,50543,80
Letras – Tradutor e Intérprete696,68645,46708,54648,42
Letras – Tradução Inglês e Português743,52677,86712,42712,42
Letras Português e Espanhol e Literaturas640,98505,34599,00499,92
Letras Português e Inglês609,20623,460,00450,00
Letras com Português e Espanhol629,32556,56586,28553,28
Logística731,72450,00691,86450,00
Manutenção Industrial634,04546,96659,26511,42
Manutenção de Aeronaves663,10591,14672,14533,98
Marketing726,78450,00677,42450,00
Marketing e Propaganda644,48551,22597,44513,82
Matemática768,00450,00734,16450,00
Mecanização Agrícola578,60571,24564,34547,54
Mecatrônica Industrial682,54534,24626,50504,68
Medicina814,88734,50805,34719,02
Medicina Veterinária774,90572,00711,66527,34
Mineração641,50607,22645,34603,70
Moda710,96594,18742,82552,14
Multimídia642,74538,16627,98521,20
Museologia596,52564,10595,56535,84
Musicoterapia644,78594,38595,24574,14
Música716,22461,90669,44540,90
Música – Canto720,36551,060,00450,00
Música – Composição705,20635,260,00450,00
Música – Educação Musical609,78564,54593,48552,98
Música – Instrumento650,56624,30631,38631,38
Música – Música Popular Brasileira639,34571,88609,12491,82
Música – Regência Coral598,90598,90667,90560,70
Naturologia669,14602,30603,44583,00
Negócios Imobiliários665,22450,00674,94450,00
Negócios Internacionais665,18615,18642,80570,12
Nutrição731,40450,00704,42450,00
Oceanografia646,06613,34619,52612,00
Odontologia759,02550,54751,58518,00
Papel e Celulose0,00450,00589,58576,14
Pedagogia741,36450,00788,20450,00
Petróleo e Gás661,24450,00665,98500,60
Pilotagem Profissional de Aeronaves692,96613,86663,12573,74
Planejamento Logístico de Cargas637,38559,24642,12553,70
Podologia615,40570,22585,60585,46
Polímeros716,16601,38563,94542,62
Processamento de Dados593,12525,28589,18523,08
Processos Escolares601,84539,34560,50527,78
Processos Gerenciais701,18450,00681,28450,00
Processos Químicos647,14531,74599,22450,00
Produção Agrícola616,54544,82610,08524,70
Produção Audiovisual765,30530,62683,80450,00
Produção Cultural676,22615,72605,42581,60
Produção Cênica619,00566,880,00450,00
Produção Fonográfica718,58592,82688,12587,80
Produção Gráfica578,70510,24513,50513,50
Produção Gráfica Digital688,52520,60612,30505,48
Produção Multimídia715,72547,80652,28450,00
Produção Publicitária686,58450,00639,84450,00
Produção Sucroalcooleira628,60536,54584,76461,78
Produção de Grãos0,00450,00606,60606,60
Propaganda e Marketing686,34550,66628,70524,76
Psicologia789,92450,00780,88451,40
Publicidade e Propaganda754,22450,00714,24450,00
Quiropraxia706,44626,16644,24592,34
Química727,70450,00733,56450,00
Química Industrial691,58571,52652,80593,02
Química Tecnológica667,38667,38670,76670,76
Radiologia690,30450,00699,46463,60
Redes de Computadores734,06450,00689,06450,00
Redes de Telecomunicações640,88548,16649,12531,72
Relações Internacionais756,70450,00745,50450,00
Relações Públicas754,02474,76703,78528,00
Rádio, TV e Internet787,24562,60653,80505,42
Saneamento Ambiental572,42560,000,00450,00
Secretariado660,70450,00647,54450,00
Secretariado Executivo675,58450,00648,40496,78
Secretariado Executivo Bilíngue615,58569,26583,74517,70
Secretariado Executivo Trilíngue673,66487,78647,54479,72
Segurança Privada612,38517,54598,86450,00
Segurança Pública656,84546,76648,14542,52
Segurança da Informação716,22450,00600,16452,00
Segurança no Trabalho689,42450,00693,78450,00
Serviço Social726,64450,00696,14450,00
Serviços de Turismo582,60548,76509,10545,56
Sistema de Informação753,44450,00676,28450,00
Sistemas Elétricos619,66619,66663,36589,88
Sistemas de Informação788,02450,00724,24450,00
Sistemas de Telecomunicações649,82573,30576,56546,44
Sistemas para Internet743,80450,00676,24450,00
Sociologia683,68577,92573,86571,40
Teatro694,92546,38653,72541,92
Tecnologia de Soldagem633,70633,70636,10636,10
Tecnologias Digitais635,52616,760,00450,00
Telemática637,92627,86631,10617,94
Teologia703,56450,00685,62450,00
Terapia Ocupacional676,08571,92712,08512,74
Tradutor e Intérprete662,50598,32613,34602,30
Tradução e Interpretação673,14618,24603,50565,08
Transporte Aéreo663,12584,22588,16504,82
Turismo707,54450,00658,44450,00
Turismo Receptivo573,90539,08559,12523,50
Turismo e Hotelaria612,68553,82578,26559,34
Visagismo e Estética Capilar647,36552,14618,32511,28
Web Design657,00597,76651,50604,06
Zootecnia684,30551,06645,64542,90

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Então, deu para se animar com as Notas de Corte do Prouni? Pegue a sua Nota do Enem e vá calculando suas chances em cada curso de graduação. Quando o Sisprouni estiver aberto você poderá consultar as instituições do seu interesse e ver os cursos ofertados.

Veja o quadro a seguir os 10 cursos com maior número de bolsas de estudo em janeiro de 2015

Bolsas do Prouni 2015 –  10 Cursos com maior número de vagas
CursoBolsas CursoBolsas
Administração22.050Educação Física8.181
Pedagogia15.562Gestão de Rec. Humanos6.854
Direito15.010Enfermagem6.801
Ciências Contábeis11.917Psicologia5.307
Engenharia Civil8.405Engenharia de Produção5.284

 

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