segunda-feira, 8 de junho de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Provas do Enem com Gabarito: Download gratuito de todas as edições anteriores

Posted: 07 Jun 2015 04:33 PM PDT

Todas as provas do Enem e gabaritos das edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio foram colocadas no ar pelo MEC/INEP. Veja o download grátis aqui no Blog do Enem.

São as provas e gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio distribuídos pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão vinculado ao MEC, e que cuida da realização do exame. O Blog do Enem montou uma tabela com todas as provas e gabaritos das edições anteriores do Enem, desde 1988, quando o exame começou a ser aplicado. Faça o download gratuito das provas do Enem, resolva as questões, e confira no Gabarito.

provas do Enem com gabarito -Download gratuito          Com a liberação das provas do Enem  e dos gabaritos de cada ano todos os estudantes que já iniciaram os estudos para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio podem tentar resolver as questões.

          Afinal, fazer e refazer questões de edições anteriores do exame é, certamente, uma das melhores formas de se preparar. Junto com os simulados, se forma uma estratégia infalível para se dar bem na hora das provas do Enem.

  Provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 a 1998 

mec selinho Download gratuito de provas e gabaritos das edições anteriores.
 Tabela com os links oficiais do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Confira.

Download Gratuito de Provas e Gabaritos do Enem. Clique no dia de prova que você quer baixar.

 2014
 Sábado      Provas Enem 2014
 Domingo   Provas Enem 2014
2013Sábado   Provas Enem 2013
Domingo   Provas Enem 2013
2012Sábado   Provas Enem 2012
Domingo   Provas Enem 2012
2011Sábado   Provas Enem 2011
Domingo   Provas Enem 2011
2010Sábado   Provas Enem 2010
Domingo   Provas Enem 2010
2009Sábado   Provas Enem 2009
Domingo   Provas Enem 2009
2008Domingo    Caderno de Provas Enem 2008
2007Domingo    Caderno de Provas  Enem 2007
2006Domingo    Caderno de Provas  Enem 2006
2005Domingo    Caderno de Provas  Enem 2005
2004Domingo    Caderno de Provas Enem 2004
2003Domingo    Caderno de Provas Enem 2003
2002Domingo    Caderno de Provas Enem 2002
2001Domingo    Caderno de Provas Enem 2001
2000Domingo    Caderno de Provas Enem 2000
1999Domingo    Caderno de Provas Enem 1999
1998Domingo    Caderno de Provas Enem 1998

T.R.I – Teoria da Resposta ao Item. Como é o cálculo da sua nota no Enem?

Veja aqui como é feito o cálculo da nota do Enem pela TRI – Teoria da Resposta ao Item. Questões mais difíceis valem mais pontos.

Você já escolheu o seu curso? Escolher uma carreira logo ao final do Ensino Médio é mesmo muito difícil. Preparamos uma lista com as melhores e piores profissões no mercado de trabalho. Há opções em todas as áreas para você escolher o seu caminho. Preste atenção para não se arrepender depois.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova bastante exigente. Com 180 questões, é difícil pensar em algum tema que não seja cobrado nos dois dias de avaliações. No entanto, para fazer uma boa revisão dos conteúdos é essencial que você saiba se planejar e, assim, montar uma rotina de estudos ideal.

provas do enem provas do enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem todo final de ano, entre outubro e novembro.  Os gabaritos são divulgados em até uma semana após as Provas do Enem.

São dois dias de exames: No primeiro são realizadas as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de HistóriaGeografiaFilosofia, Sociologia, QuímicaFísica e Biologia. Esta tem 4 horas e 30 minutos de duração, sendo contadas a partir do momento em que o aplicador autorizar o seu início.

O segundo dia de provas está reservado para as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e a Redação, nas quais os candidatos serão avaliados em Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, de acordo com a escolha feita no ato da inscrição), Matemática, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação. Para que o aluno tenha tempo de redigir o texto, a prova tem 5 horas e 30 minutos de duração.

Agora, é com você. Faça os downloads, resolva as questões, e volte a estudar o que você não deu conta de resolver. Tire suas dúvidas com as Apostilas Pré-Enem Gratuitas que o Blog do Enem separou para você. Confira Apostilas Enem Gratuitas aqui.

apostilas enem 2015 menina

Veja Apostilas Enem Gratuitas

O post Provas do Enem com Gabarito: Download gratuito de todas as edições anteriores apareceu primeiro em Blog do Enem.

Enem e a Energia: as fontes de energia para sua prova!

Posted: 07 Jun 2015 01:22 PM PDT

Veja as Fontes de Energia para  a sua prova do Enem! É revisão de Física, e sempre cai.

No Blog do Enem você encontra os assuntos que mais podem cair no Enem em química e física, certo? Dentre os mais recorrentes, pode-se notar que os conteúdos relacionados com os problemas da produção e consumo de Energia estão em alta. Vale Energia renovável, pelos ciclos da natureza pelos ventos, pelas chuvas, pelo Sol ou produção de Biomassa, e também energias não renováveis com o uso de combustíveis fósseis (carvão e petróleo).

Você pode ser cobrado nas provas para relacionar as Fontes de Energia com a atividade econômica brasileira. Afinal o Enem sempre pede algo atual, algo que esteja acontecendo no Brasil e no Mundo. Como você acha que será no próximo Enem ?

Dica 1 – Veja o que mais cai em Física no Enem: http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-o-que-mais-cai/

Com a gente, você verá sobre as fontes de energia, o que são, e como isso pode se relacionar com outras disciplinas como física, matemática, química e até biologia! Na aula do professor Carlos Vitorino, vocês aprenderão tudo sobre as fontes de energia, relacionando com o Brasil – assim como pede o Enem. Fique com a gente e sai sobre tudo isso para sua prova do Enem!

Dica 2 – O que mais cai em Matemática no Enem: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-o-que-cai-mais-matematica/

Gostou? Já sabe tudo sobre as Fontes de Energia para o Enem ? Que tal fazer uns exercícios e treinar esse conteúdo para o Enem? Vamos lá, então! O Blog do Enem preparou uma bateria de questões sobre as fontes de energia – você vai notar como isso foi pedido nas últimas provas! Bons estudos, galera!

Dica 3 – Revisão grátis de todas as matérias com as Apostilas Gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Enem

EXERCÍCIOS:

1. (Enem 2002) – Em usinas hidrelétricas, a queda d'água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:

a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia renováveis.
e) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

2. (Enem 2011) – "Águas de março definem se falta luz este ano". Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque:
a) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.
b) o sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.
c) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.
d) o consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura.
e) é grande o uso de chuveiros elétricos, cuja operação implica abundante consumo de água.

3. (Enem 2007) – Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores
do aquecimento global?
a) Óleo diesel.
b) Gasolina.
c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
e) Vento.

4. (Enem 2009) – A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no periodo entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais. Ricardo. B. e Campanili, M. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental. São Paulo, 2007 (adaptado) Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se:
a) a poluição da água por metais da usina.
b) a destruição do habitat de animais terrestres.
c) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.
d) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
e) o aprofundamento no leito do rio, com a menor
deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.

5. (Enem 2010) – Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?
a) Termelétrica, país é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.

6. (Enem 2010)A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.
BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado).
Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados:
a) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
b) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investi mento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.
c) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.
d) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
e) ao aproveitamento da mão de obra especializada dispo – nível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

7. (Enem 2011) – Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, podese considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas.
MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n.° 265, 2009 (adaptado). No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:
a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
b) eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

RESPOSTAS:

1 – D; 2 – A; 3 – E; 4 – B; 5 – D; 6 – B; 7 – D.

Dica 3: Confira quais são as  chances de mercado para quem estuda Farmácia, e veja as 10 carreiras do futuro no Brasil para fazer a escolha certa nos posts de Mercado de Trabalho do Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/
Dica 4 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

O post Enem e a Energia: as fontes de energia para sua prova! apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!