quarta-feira, 3 de junho de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Química Enem – Apostilas e aulas grátis sobre Termoquímica

Posted: 01 Jun 2015 06:48 PM PDT

Você manda bem em Química? Lembra do conteúdo de Termoquímica? – É sempre hora de revisar. Veja apostilas gratuitas, exercicios e gabaritos também!

Se cada vez que você olha para o calendário bate aquele "calorão" ao perceber que a prova do Enem está chegando, não esquente a cabeça e aproveite a oportunidade para revisar os seus estudos sobre Termoquímica! Vamos lá?

química apostila Eureka

Conteúdo de alta qualidade. Veja!

Separamos pra você algumas apostilas gratuitas, saca só:

Clique ao lado para ler online: Apostila de Química – Termoquímica
Clique ao lado para ler online: Apostila de Química 2 – Termoquímica
Clique ao lado para baixar: Download Apostila de Química com exercícios 1
Clique ao lado para baixar: Download Apostila de Química – Gabarito exercícios 1
Clique ao lado para baixar: Download Apostila de Química com exercícios 2
Clique ao lado para baixar: Download Apostila de Química – Gabarito exercícios 2

Química Enem
Dica 1: Química – Veja aqui as Propriedades Gerais dos Compostos Orgânicos

Pra lhe ajudar a recordar sobre o assunto, confira a aula do Professor Ruffini sobre Termoquímica, no Canal Aulalivre.net, no Youtube!

Dica 2: Tudo sobre apostilas gratuitas para o Enem – http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Ainda ficou com dúvidas? Então confere a aula do Professor Leonardo Felippe, no Canal Ponto de Ensino, também no Youtube:

Dica 3: Veja aqui o que mais cai em Química nas provas do Enem

E pra ter certeza de que você vai responder todas as questões sobre Termoquímica com um sorrisinho no rosto, vale uma última revisada nas videoaulas do Canal Sinapse Vestibulares. Eles preparam três aulas super legais sobre Termoquímica, se liga!

Agora ficou fácil, né? É só caprichar nos estudos e aproveitar as nossas dicas para arrasar no Exame Nacional do Ensino Médio! Não vá se perder nas datas do próximo Enem.

O post Química Enem – Apostilas e aulas grátis sobre Termoquímica apareceu primeiro em Blog do Enem.

Aulão Enem 2015 gratuito ao vivo. 19:30 Matemática; 20:30 Química. Direto do Rio de Janeiro para todo o Brasil pela web. Confira!

Posted: 01 Jun 2015 02:20 PM PDT

Agora o Enem 2015 é pra valer. As Inscrições já estão abertas e não tem mais desculpas para ‘deixar para depois’. Aulão gratuito gratuito de Matemática dia 2 de junho às 19h30min, e depois aulão grátis de Química às 20h30min no dia 2 de junho. A promoção é de lançamento do Preparatório Enem 2015 Concurso Virtual.

São duas aulas especiais geradas ao vivo a partir do Rio de Janeiro. Você pode assistir em todo o Brasil acessando pelo Celular, Tablet, Laptop ou no computador de casa ou do trabalho. Os estúdios e a proposta didática do Preparatório Enem 2015 são do Concurso Virtual, uma central especializada em aprovação nos vestibulares e concursos mais disputados do Brasil.

Matemática com o professor Cristiano Jorge às 19h30min. Química com o professor Wladimir Muller, às 20h30min. Olha os caras e o link de acesso aí na imagem!

imagem destacada 2 de junho

acesse aqui as aulas ao vivo

Em 2015 o Concurso Virtual contratou uma equipe de professores dos melhores cursinhos e colégios de Ensino Médio do Rio de Janeiro e de São Paulo para colocar no ar um preparatório nacional online para o Enem. Veja nestas aulas gratuitas de hoje à noite a qualidade dos professores e do material didático online do Concurso Virtual para o Enem.

Os cursos online para o Enem 2015 do Concurso Virtual contam com material multimídia, aulas especiais, e suporte pedagógico dos professores que elaboraram as aulas de cada uma das disciplinas do Enem.

 Link da aula ao vivo: Acesse: http://bit.ly/Aula_Gratis_ENEM

O post Aulão Enem 2015 gratuito ao vivo. 19:30 Matemática; 20:30 Química. Direto do Rio de Janeiro para todo o Brasil pela web. Confira! apareceu primeiro em Blog do Enem.

A Organização Político-Administrativa e a Divisão Regional do Brasil

Posted: 01 Jun 2015 11:41 AM PDT

Quantas e quais são as Regiões do Brasil? Quais as características de cada uma delas? É hora de revisar para o Enem. Veja.

O Brasil, como sabemos, é um país com um imenso território, e sua atual divisão político-administrativa compreende 27 unidades federativas: 26 estados um Distrito Federal. Os estados estão divididos em municípios que se dividem em distritos.

Melhores os seus pontos em Geografia na prova do Enem e nos vestibulares com estas dicas que a professora Elizabeth Noceti Pereira preparou para o Blog do Enem.

Sendo assim, esses  vinte e seis estados brasileiros são membros da República Federativa, exercem as competências e legislações, normativas, políticas e administrativas.

Mas será que sempre foi assim?

Brasil Político

Figura 1. Configuração atual do território brasileiro

Agora vamos entender como as mudanças se deram ao longo do tempo?

1903- Após acordos com a Bolívia, o Acre foi incorporado ao Brasil, mas algumas mudanças em nossa divisão política ocorreram apenas depois da década de 1940.

Acompanhe algumas mudanças:

1942 : Criação do território de Fernando de Noronha;

1943: criação dos territórios de Guaporé, Rio Branco, Amapá (Norte), Ponta-Porã (Centro-oeste) e de Iguaçu(Sul).

1960: criação do Distrito Federal e mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

1977: criação do estado do Mato Grosso do Sul.

1981: o Território de Rondônia passa a estado da Federação.

1988: criação do estado de Tocantins. É extinto o território de Fernando de Noronha que em 1989 passa a ser distrito do estado de Pernambuco.

Dica 1– Veja também a outras aulas e apostilas de Geografia aqui.

O Brasil também pode ser divido por divisões regionais, veja quais são:

  • Divisão Oficial do IBGE
  • Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas

 Divisão Oficial do IBGE  (1941 e 1945)

No início da década de 1940 ocorreu a primeira "tentativa" de regionalização do nosso território. Essa regionalização era bem diferente da que conhecemos hoje, pois ela delimitava as regiões  seguindo o critério da região natural.  Onde as áreas geográficas eram analisadas segundo aspectos naturais como o clima, relevo e vegetação.

Observe a figura abaixo, e veja como era dividido o Brasil em 1941 e 1945. 

Brasil 1941 e 1945

Em seguida, algumas modificações foram feitas e, em 1969 o mapa já apresentava uma configuração mais parecida com a que conhecemos hoje.

Vamos analisar essas modificações propostas pelo IBGE? Acompanhe:

(1969) Neste ano, o IBGE, elaborou um novo mapa desta vez adotando o critério de regiões homegênea. Esse conceito era definido não somente pelas condições naturais, mas também por um conjunto de elementos sociais e econômicos da região.

A principal modificação foi a criação do Sudeste, em virtude da consolidação dessa área como sendo o "coração econômico do país".

Reparem que a região leste desaparece, e a Bahia passa a integrar o Nordeste.

(1988)  Esta é a última divisão regional do país, já com as cinco regiões brasileiras definidas: norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste.

Brasil 1969 e 1988

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é clima e vegetação.  Acesse o nosso blog do Enem e confira aqui as dicas! Vai ficar de fora dessa?

Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas

Então, além da divisão oficial do IBGE, temos uma divisão proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, no ano de 1967. Essa divisão considera as caraterísticas históricas e econômicas e não se atem as delimitações fronteiriças. Ou seja, a divisão não coincide com os limites estaduais. Observe o mapa e entenda melhor!!

 

Brasil

Conforme a proposta de Geiger o Brasil é dividido:

  • Nordeste;
  • Amazônia ;
  • Centro sul.

Saiba mais sobre o Brasil e sua divisão regional acessando a vídeoaula da Profª Ana Karina R. B. Nascimento e fique fera no assunto. Não deixe de conferir!

Dica 4 – Relembre outros assuntos de Geografia acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de Geografia nas provas dos vestibulares e do Enem.

 

Assista agora a vídeo aula sobre a Regionalização e as divisões regionais no Brasil, ministrada pelo professor Bruno Barros. Não fique de fora dessa!

Agora um desafio para você!

(UNIFENAS) O mapa a seguir apresenta a proposta de regionalização do Brasil baseada em três grandes complexos regionais ou regiões geoeconômicas.

complexos-regionais-brasil
A regionalização proposta no mapa

I) adota exclusivamente o critério político-administrativo, e suas fronteiras coincidem com as fronteiras dos estados.
II) utiliza critérios abrangentes como o processo de formação histórico e econômico do Brasil, associado à modernização brasileira, através de suas atividades produtivas;
III) desconsidera os limites entre os estados como estratégia de valorização da           organização político-administrativa proposta pelo IBGE, em 1969, para a criação da chamada região concentrada.
IV) engloba uma porção do norte de Minas Gerais no complexo nordestino, tendo em vista suas características semiáridas e o seu baixo dinamismo econômico regional.
V) inclui o estado do Maranhão, em sua totalidade, no Complexo Amazônico.

Estão corretas apenas

a) I e II.
b) II e IV. 
c) III, IV e V.
d) IV e V.
e) I, II, III e IV.

Resposta: b

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

O post A Organização Político-Administrativa e a Divisão Regional do Brasil apareceu primeiro em Blog do Enem.

Redação Enem requer domínio de dissertação e Atualidades. Confira!

Posted: 01 Jun 2015 11:35 AM PDT

Atualidades e Redação Enem – Sim, tem tudo a ver. Você precisa estar em dia com o que se passa no Brasil e no mundo para fazer um bom contexto na argumentação do Tema da Redação.

A redação Enem costuma ser a maior preocupação dos candidatos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio. Então, hoje o Blog do Enem traz mais algumas dicas para você direcionar seus estudos e ficar um pouco mais tranquilo na hora de fazer a prova! Especialistas ouvidos pela equipe do portal UOL informaram que, para escrever um bom texto, é preciso ter domínio do gênero dissertativo-argumentativo e estar por dentro dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo!

Dica 1: Tudo sobre a Redação Enem: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/

“O aluno precisa conhecer as características da dissertação. A partir daí, ele deve observar bem o tema cobrado, que geralmente envolve alguma atualidade, e ter cuidado com a coerência, coesão e a estética do texto”, diz Alex Sander Costa Figueiredo, professor de redação Enem e Vestibular, português e literatura do colégio Magnum Buritis, de Belo Horizonte.

Margareth Stockmann, professora de redação do colégio Vértice, concorda e afirma que o Enem deixa muito claro o que quer já no edital. “A estrutura é como uma forma para colocar uma massa de bolo”, analisa. “Deve ter uma apresentação do assunto, a tese, que vai ser seu ponto de vista, a argumentação nos demais parágrafos e uma conclusão”.

Os temas da redação Enem costumam ser um tanto quanto filosóficos ou sociológicos, por isso, apresentar uma solução para o problema apresentado costuma ser uma aposta certeira!

“O exame geralmente pede uma solução para os problemas do país. É claro que muitos não têm, mas o aluno é convidado a fazer isso. Ele tem que opinar, mesmo que suas ideias não sejam exequíveis a curto prazo”, diz Ednir Melo Barbosa, professora de redação da Oficina do Estudante.

Enem - Redação

Dica 2: Confira todas as notas de corte do Sisu: http://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/

Figueiredo acredita que o estudante deve ter cuidado com o excesso de informalidade. “Os jovens estão muito acostumados a usar gíria, mas na redação devem manter a norma culta e evitar repetições de palavras”.

Todos os professores concordam em um ponto: construir uma argumentação consistente só será possível com muita leitura e prática! Por isso, adquira o hábito de ler jornais e revistas, se não diariamente, mais de uma vez por semana e refaça propostas de redação de edições anteriores do Enem.

“Leia editoriais de jornais, artigos de bons articulistas, porque eles agregam à sua escrita, trazem vocábulos que você pode se apoderar para pôr em seu texto”, indica a professora do Vértice.

TEMAS

Os temas das propostas de redação do Enem nos últimos anos abordaram a imigração para o Brasil, o viver em rede no século 21 e o trabalho na construção da dignidade humana.

Para a professora da Oficina do Estudante, essa linha de raciocínio deve ser seguida também no tema do Enem. “Eles têm abordado temas de cunho social, que todos os brasileiros conhecem e vivem”, analisa. “Ano passado, imigração, foi um ponto fora da curva. Embora seja comum, não era algo que a maioria estava informada”.

Ednir acredita que o tema de 2013 pode estar envolvido com os movimentos populares, como os de minorias (homossexuais, deficientes físicos, etc) e a questão de terras indígenas.

O Blog do Enem já publicou outros posts sobre Redação! Acesse-os clicando aqui.

Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Fonte: UOL

O post Redação Enem requer domínio de dissertação e Atualidades. Confira! apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!