quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Método de Ginástica para o Cérebro traz resultados surpreendentes para estudantes

Posted: 24 Aug 2016 04:59 PM PDT

Supera. Esse é o nome do método desenvolvido para fazer a chamada ginástica para o cérebro. Uma técnica inovadora que, se praticada diariamente, promete articular o cérebro de tal forma, que a pessoa (de qualquer idade) consiga atingir objetivos bastante expressivos. Vale para você mandar bem no Enem.

A diretora de uma das franquias da Supera, Ginástica para o Cérebro, Simone Vieira de Melo Shimamoto, explica que a franquia brasileira surgiu da necessidade caseira de um engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Antônio Carlos (idealizador do método), ao enfrentar problemas com seu filho (que tinha dificuldades em aprender Matemática na escola), em meio às buscas para superação do problema conheceu o Soroban (ferramenta de cálculo japonesa).

ginastica-para-o-cerebro

Carlos aprendeu a lidar com o soroban e, ao trabalhar com seu filho, percebeu que além de melhorar na aquisição dos conhecimentos matemáticos, também aprimorou concentração, agilidade de raciocínio, autoestima e autoconfiança.

"Ele convidou uma pedagoga, professora de Matemática, Neide Cardoso, e juntos criaram o Método Supera. Sua proposta é potencializar diversas habilidades do cérebro com vias a manter saúde, qualidade de vida e conquistas nas diversas áreas da vida: pessoal, social, acadêmica e profissional", conta Simone.

A franquia foi criada há dez anos, após a experiência na escola Método Supera Ginástica para o Cérebro, em São José dos Campos.  Com o passar dos anos, o método foi aprimorado a partir dos estudos e descobertas da neurociência, hoje pilar conceitual da proposta. "Inclusive a doutora Carla Tieppo, neurocientista, é consultora do Supera, subsidiando a equipe nacional em seus planejamentos e capacitando os profissionais da rede", destaca a diretora.

Técnicas utilizadas com os estudantes

O Método Supera Ginástica para o Cérebro é um curso presencial que utiliza ferramentas pedagógicas desafiadoras para estimulação cognitiva e potencialização de habilidades cerebrais e socioemocionais diversa, tais como: concentração; foco; memória de trabalho; agilidade de raciocínio; raciocínio lógico e lógico-matemático; autoconfiança; autoestima; pensamento lateral; criatividade; estratégia; visuoespacial; linguagem, disciplina; persistência; relacionamento intra e interpessoal; liderança; dentre outros.

A técnica atua a partir da lógica de estimulação defendida pela neurociência, que nada mais é, do que trazer desafios que contemplem os pilares: novidade, variedade e complexidade crescente. São elas:

  • – soroban, principal ferramenta;
  • – exercícios de estimulação cognitiva diferenciados (Apostila Abrindo Horizontes);
  • – jogos clássicos e atuais;
  • – dinâmicas;
  • – vídeos reflexivos;
  • – Supera Online (ferramenta elaborada por neurocientistas franceses com exercícios desafiadores de estimulação nas áreas de memória, linguagem, visão espacial, atenção, raciocínio lógico) e  (https://www.superaonline.com.br)
  • – neuróbicas (exercícios que tiram o cérebro da zona de conforto).

Quem pode exercitar o cérebro?

O público que pratica exercícios para estimular o cérebro na Supera é bastante diversificado, tendo em vista que a prática prioriza a saúde e a qualidade de vida. Trabalha-se tanto com crianças a partir de 5 anos, quanto com a terceira idade, sem limite de idade.

A diretora de uma das franquias da Supera, Ginástica para o Cérebro, Simone Vieira de Melo Shimamoto, fala que as turmas são organizadas por blocos de faixa etária ou intencionalidade. "No primeiro caso, faixa etária, temos: infantil, pré-adolescentes; adolescentes e jovens; adultos; terceira idade (podendo haver turmas mistas de acordo com o perfil). Na intencionalidade, formamos turmas que independentemente da idade, objetivam aprovação em vestibulares ou concursos, além de empresários que atuam na liderança de equipes e/ou projetos", detalha Shinamoto.

Ginástica para o cérebro na prática

As pessoas que fazem o curso do Supera costumam ter aulas uma vez por semana, sendo que todos tem o compromisso de realizar desafios diariamente em casa ou no trabalho. "O importante é que o cérebro receba estímulos diferenciados e de qualidade diariamente, não precisando de muito tempo, mas de muita consistência", ressalta a diretora.

Ela relata que possuem alguns resultados bem interessantes tanto na unidade Uberlândia (MG), quanto nas demais unidades do Brasil. Como resultados de 2016, na modalidade preparação para vestibulares, Enem e concursos, destacam-se os seguintes estudantes:

1) Bibiana – aluna que concluiu o curso (Máster) e na etapa final foi aprovada para atuar em uma empresa na Hungria, área financeira, onde mora atualmente.

1

2) Beatriz – aprovada em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia.

2

Resultados

A diretora da franqueada da Supera conta que os resultados são vistos rapidamente em alunos disciplinados que seguem exatamente as orientações dadas (primeiros 3 meses). Entretanto, considerando-se alunos que precisam ser trabalhados na construção de hábitos de disciplina e persistência, podem levar mais tempo. Assim, ao longo dos anos, a média avaliada foi de 6 meses para que os praticantes comecem a ter resultados com os exercícios.

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post Método de Ginástica para o Cérebro traz resultados surpreendentes para estudantes apareceu primeiro em Blog do Enem.

Arranjo simples e com repetição de elementos

Posted: 24 Aug 2016 07:31 AM PDT

Nesta aula vamos continuar o estudo da análise combinatória. Mas agora trataremos dos arranjos: o arranjo simples e o arranjo com repetição. Além disso, será apresentada qual a diferença entre os dois tipos. Continue a leitura e arrase em Matemática no Enem!

Introdução

Análise Combinatória é um conjunto de procedimentos que possibilita a construção de grupos diferentes formados por um número finito de elementos de um conjunto sob certas circunstâncias. Na maior parte das vezes, tomaremos conjuntos Z com m elementos e os grupos formados com elementos de Z terão p elementos, isto é, p será a taxa do agrupamento, com p<m.

Arranjos, Permutações ou Combinações, são os três tipos principais de agrupamentos, sendo que eles podem ser simples, com repetição ou circulares. Apresentaremos alguns detalhes de tais agrupamentos.

Observação: É comum encontrarmos na literatura termos como: arranjar, combinar ou permutar, mas todo o cuidado é pouco com eles, já que às vezes são utilizados em concursos de uma forma dúbia!

Arranjos

1

2

3

4

E aí, preparado para a prova de Matemática do Enem? Não fique nervoso, continue a acessar o Blog do Enem, a revisar o conteúdo e a fazer os exercícios que dará tudo certo. Na aula de hoje, ficou alguma dúvida sobre arranjo simples e com repetição? Então, confira a aula abaixo para melhor compreender os conceitos abordados.


 5

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher

O post Arranjo simples e com repetição de elementos apareceu primeiro em Blog do Enem.

Dicas para manter o foco e a concentração ao se preparar para o Enem. Veja!

Posted: 24 Aug 2016 06:16 AM PDT

Não tá fácil pra ninguém! É cada vez mais difícil para os estudantes se concentrarem e estudar com total eficiência.  Veja como superar esta fase e conseguir foco para o Enem.

Somos afetados por tantos fatores internos e externos que em muitos momentos nos deparamos com uma total falta de concentração e foco nos estudos. E mesmo nos esforçando em alguns momentos, essa tarefa parece muito difícil, principalmente quando temos como meta se preparar para o Enem. socorro

Mas, é preciso romper e quebrar este ciclo, pois sem atenção e foco o tempo que se gasta para aprender alguma coisa é muito maior. E no Enem e no Vestibular, você sabe que é uma disputa. Quem sabe mais e resolve com segurança e tranquilidade sai na frente.

Pensando em ajudar você a não cair nesta situação e aprender pouco, separamos algumas dicas que podem ajudar você a eliminar os fatores que tiram atenção, foco e concentração e se preparar para o Enem. Confira!

1 – Procure lugares tranquilos para se preparar para o Enem

dicas de estudo para manter o foco e a concentração

Este item é muito particular e pode mudar consideravelmente de acordo com a pessoa. Mas quando falamos em lugares tranquilos, estamos nos referindo a espaços que além de menos tumultuados, estimulam a mente a pensar mais e de forma organizada. Talvez para alguns seja uma biblioteca. Para outros, pode ser um café aconchegante. O importante é se conhecer e saber onde seu raciocínio trabalha melhor.

2 – Estipule metas e objetivos

dicas de estudo para manter o foco e a concentração

Estabelecer metas e objetos, além de ser um passo para a organização da forma como iremos estudar, faz com que criemos um desafio interno. Um ponto de partida e de chegada que nos dão norte ao longo dos estudos. É necessário que sejamos desafiados por nós mesmos e que isso seja um fator de impulsão para nossas vidas, seja nos estudos ou em outros âmbitos.

3 – Seja organizado com o material de estudo

estudo-3

Separe tudo o que irá utilizar antes de estudar. Não tem nada melhor para tirar a concentração do que parar o que estamos fazendo para procurar uma caneta ou um livro. O tempo em que nos levantamos e reviramos uma gaveta, por exemplo, é suficiente para que o cérebro se disperse. Por isso, o ambiente de estudo deve estar organizado e com fácil acesso a todo material necessário para se preparar para o Enem.

Dica do Blog: Você quer se dar bem redação? Veja aqui uma coleção de aulas gratuitas para conquistar o avaliador de sua redação e tirar boas notas.  É fundamental você conhecer a Estrutura da Redação: 1 – Introdução; 2 – Desenvolvimento: 3 – Conclusão:
a estrutura da redação
Veja aqui a Estrutura da Redação

4 – Elimine as distrações

dicas de estudo para ter foco e concentração

Fontes de distração também podem ser bem diferentes de acordo com cada um. Mas dispositivos como celulares, tablets e vídeo games prejudicam a concentração de boa parte do público estudantil. Claro que você não vai encontrar um lugar totalmente vazio para estudar, mas deixe esses objetos mais afastados de você. É aconselhável que durante o processo de aprendizagem eles seja desligados para que não tirem a sua concentração.

5 – Estude em horários certos

dicas de estudo para foco e concentração

Nada de trocar o dia pela noite. Essa ação é muito comum, principalmente para jovens que trabalham e na maioria das vezes não têm tempo para se organizar. Estudar nos horários apropriados é uma prática que deve ser adotada por todos aqueles que pretendem ser bem sucedidos nos estudos. Nossa mente tende a funcionar melhor na parte do dia, quando estamos com a cabeça fresca de informações. Durante a noite, é importante ter cuidado para não extrapolar e estender o horário.

Algum desses itens tem compatibilidade com sua rotina ou realidade? Se sim, aplique nossas dicas e tenha mais êxito na hora de estudar. Os benefícios provenientes de um aprendizado reforçado e com total nível de concentração podem ser imensuráveis.

Se você gostou de nossas dicas para aumentar a concentração ao se preparar para Enem, compartilhe este post com seus amigos nas Redes Sociais. Até a próxima!


Mariana Oliveira é formada pelo curso técnico de Design Gráfico pela instituição do SENAI-MG e é graduada na Faculdade Tecnológica de Produção Multimídia pela universidade da PUC-Minas. Atualmente, escreve textos voltados para a área de publicidade e comunicação em geral.
Twitter: @marioliveirain / Facebook: facebook.com/marianaoliveirai

O post Dicas para manter o foco e a concentração ao se preparar para o Enem. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!