sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Vamos aprender sobre a industrialização mundial? – Geografia Enem

Posted: 04 Aug 2016 04:12 PM PDT

A industrialização mundial é a modernização dos processos produtivos de uma sociedade e contam com o desenvolvimento de técnicas e tecnologia, que trabalham em prol da melhoria e maior rapidez de produção. Podemos considerar, que a industrialização começa com o uso das máquinas, propriamente ditas. Mas anteriormente, a manufatura foi o início de tudo.

O primeiro país a passar por esse processo foi a Inglaterra em conjunto com a França. A Inglaterra detinha a tecnologia e as indústrias, enquanto a França era um grande fornecedor de matéria prima (ferro e carvão mineral para as máquinas a vapor). Nesse contexto, deram origem à 1ª Revolução Industrial no século XVIII: com mão de obra numerosa, nenhum direito trabalhista, períodos de trabalho chegando a 16 horas por dia e os burgueses faturando e se aproveitando dessa situação.

Temos que chamar a atenção para um fato consequente da industrialização êxodo rural. Esse fenômeno, levou um número muito grande de trabalhadores rurais a sair do campo em busca de emprego nas indústrias das cidades. No entanto, esse processo continuou quando as máquinas foram substituindo a mão de obra humana.

Uma forma de analisar um pouco esse cenário é assistindo ao filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, que tentou de forma divertida, mostrar a dura realidade de se trabalhar nas indústrias.

A chamada 2ª Revolução Industrial aconteceu nos Estados Unidos no fim do século XIX e início do XX. Na época, houve uma mudança da fonte energética com a utilização das máquinas à combustão. Essas máquinas passaram a usar os derivados de petróleo, aumentando consideravelmente a produção. Assim, mais países passaram a deter tecnologia e expandir o processo industrial pelo mundo afora.

Nos meados do século XX, ocorreu o início da 3ª Revolução Industrial: a fonte já era a energia elétrica e o destaque foi para a robótica e a microtecnologia.

– Sistemas de Produção Industrial

  • Taylorismo – criado por Frederick Winslow Taylor, o taylorismo é um sistema que consiste na divisão do trabalho e especialização do operário em uma só tarefa. O trabalhador não precisava conhecer todo o processo, mas só a parte que lhe cabia.
  • Fordismo – sistema de produção criado por Henri Ford, onde foca na produção em série, numa esteira, aprimorando a teoria de Taylor. Tudo de forma igualitária, com movimentos repetitivos, formando enormes estoques e com grande limitação para inovação.

1

  • Toytismo – Criado depois da Segunda Guerra Mundial pelo japonês Taiichi Ohno, este sistema de produção foi implementado pela primeira vez na fábrica da Toyota. Na década de 40, o Japão tinha uma economia pequena se comparado aos países europeus e aos EUA. Além disso, o pequeno território do país impedia as estocagem de produtos. Desta forma, o Toyotismo, também conhecido como just-in-time, agia de forma que fosse produzido apenas o necessário. Nas fábricas que seguiam este modelo, a produção estava em sintonia com a entrada de matéria-prima e com o mercado consumidor. Quando a procura era alta, eram produzidos mais produtos, quando ela diminuía, a produção caía. Assim, tornava-se desnecessário o espaço com estoque.

2

– Tipos de Indústrias

Ainda podemos diferenciar as indústrias conforme a sua produção:

  • Indústria de Base – é a responsável pela transformação de uma matéria prima. Ela pode inclusive resultar num produto que sirva de matéria prima para outra indústria, mas esse insumo, já vai beneficiado. Essa indústria costuma utilizar muita energia. Exemplo: Siderúrgicas
  • Indústria de Bens de Serviço – produzem equipamentos para outras indústrias. Exemplo: Fábrica que produz maquinário que constroem carro.
  • Indústria de Bens de Consumo – são as que produzem para o mercado consumidor. Exemplo: indústria alimentícia.
Então, tudo entendido sobre a industrialização mundial? Não? Então, assista a videoaula abaixo! Mas depois volta pra fazer os exercícios, ok? Bons estudos!

Exercícios

1- (UERJ) O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário:

3

Anúncio de uma marca de eletrodomésticos

Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente nesse anúncio é:

a) concentração de capital, viabilizando a automação fabril.

b) terceirização da produção, massificando o consumo de bens.

c) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda.

d) formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas.

2- (UNIOESTE) É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.

b) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não é definida pela proximidade das matérias-primas, e sim pela proximidade de importantes centros de pesquisa e ensino universitários.

c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria automobilística.

d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.

e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

3 – Relacione as duas colunas abaixo, enumerando a segunda de acordo com a primeira:

1. Indústria de base;

2. Indústria de bens de capital;

3. Indústria de bens de consumo.

A. ( ) Produção de materiais duráveis

B. ( ) Produção de materiais não duráveis

C. ( ) Produção de peças para indústrias

D. ( ) Transformação de matérias-primas para produção industrial

E. ( ) Produção de máquinas industriais

GABARITO

1 – C

2 – E

3 – 3-3-2-1-2

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

O post Vamos aprender sobre a industrialização mundial? – Geografia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Tire suas dúvidas sobre a população brasileira – Geografia Enem

Posted: 04 Aug 2016 08:27 AM PDT

O Brasil é considerado o maior "liquidificador étnico" existente no mundo. Nesses 516 anos de "descobrimento", muitas etnias participaram da formação atual da população brasileira.

Em dados atuais, somos hoje, 203,2 milhões de habitantes (Pnad 2014 – IBGE). Para 2025, estima-se que seremos cerca de 228 milhões de habitantes caso o crescimento vegetativo se mantenha nos padrões atuais.

geo

A formação da população brasileira está baseada, inicialmente, num tripé que constam os índios, os europeus e os africanos. A primeira miscigenação ocorreu com os índios e os europeus, logo após a "descoberta" do Brasil. Os africanos entram com o processo escravagista no período da cana.

O resultado dessa miscigenação foi o seguinte:

  • Índio + Europeu = Mameluco ou bugre ou ainda caboclo
  • Europeu + Africano = Mulato
  • Africano + Índio = Cafuzo

A distribuição da população brasileira é completamente irregular. Desde o "descobrimento", a população se aglomera nas áreas mais próximas ao litoral, deixando o interior do país com vários vazios demográficos. A região da Amazônia, por exemplo, apresenta a menor concentração populacional, pois está mais no interior e temos a vegetação densa que impede a ocupação.

O Brasil é muito populoso, porém, pouco povoado. O país tem um número muito grande de habitantes, sendo a 5ª maior população do mundo, mas tem menos de 25 hab/km².

Taxas de natalidade e mortalidade no Brasil

As taxas de natalidade e mortalidade vem sendo controladas nas últimas duas décadas. No caso da natalidade, reduziu bastante pois os métodos contraceptivos estão mais acessíveis, existem mais mulheres no mercado de trabalho, o custo de criar um filho aumentou, entre outros. Já a mortalidade caiu devido a melhoria na condição de vida da população: saneamento básico, avanço da medicina e melhorias nos itens de segurança.

Índice de Desenvolvimento Humano

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do brasileiro é 0,755. O valor é considerado bom, pois está acima de 0,700, que é considerado um valor alto. Mas, o Brasil ainda precisa melhorar muito, pois, embora o IDH do país seja considerado alto, ele ocupa o 75º lugar no ranking mundial, atrás do Sri Lanka, por exemplo.

Outros dados da População brasileira 

– Crescimento demográfico: 1,17% ao ano (2000 a 2010) **
– Expectativa de vida: 73,4 anos **
– Taxa de natalidade (por mil habitantes): 20,40 *
– Taxa de mortalidade (por mil habitantes): 6,31 *
– Taxa de fecundidade total: 1,74 ***
– Estrangeiros no Brasil: 0,23% **
– Estados mais populosos: São Paulo (41,2 milhões), Minas Gerais (19,5 milhões), Rio de Janeiro (15,9 milhões), Bahia (14 milhões) e Rio Grande do Sul (10,6 milhões). **
– Estados menos populosos: Roraima (451,2 mil), Amapá (668,6 mil) e Acre (732,7 mil). **
– Capital menos populosa do Brasil: Palmas – TO (228,2 mil).**
– Cidade mais populosa: São Paulo-SP (11,2 milhões). **
– Proporção dos sexos: 98,4 milhões de homens e 104,7 milhões de mulheres. (Pnad 2014 – IBGE)
– Vivem na Zona Urbana: 172,8 milhões de habitantes, enquanto que na Zona Rural vivem 30,3 milhões de brasileiros. (Pnad 2014 – IBGE).
– Pessoas que vivem sozinhas: 14,4% ***

Fontes: IBGE * 2005 , ** Censo 2010, *** IBGE (Síntese de Indicadores Sociais 2015, referente ao ano de 2014)

Etnias no Brasil (cor ou raça)

Pardos: 43,1%

Brancos: 47,7%

Negros: 7,6%

Indígenas: 0,4%

Amarelos: 1,1%

Fonte: Censo IBGE 2010

Então, ficou alguma dúvida sobre a população brasileira? Caso tenha restado alguma perguntas, veja a videoaula a seguir e depois faça os exercícios, ok? Bons estudos!

Videoaula

Exercícios

1- (FGV – adaptada) As características demográficas de um país são dinâmicas e alteram-se ao longo da história, segundo diferentes contextos socioeconômicos. Recentemente, o IBGE identificou algumas mudanças no perfil da população brasileira, entre as quais, a diminuição da população masculina em relação à feminina nas regiões metropolitanas e, por outro lado, o aumento da população masculina em relação à feminina em alguns estados das Regiões Norte e Centro-Oeste, além de um envelhecimento geral da população. Assinale a alternativa que melhor explique pelo menos uma dessas alterações.

a) O envelhecimento da população explica-se pela baixa qualidade de vida de que dispõe o povo brasileiro, em média.

b) Nas Regiões Norte e Centro-Oeste, as más condições de vida afetam principalmente mulheres e crianças, o que explica o aumento proporcional da população masculina.

c) A violência nas regiões metropolitanas envolve mais a população masculina, o que ajuda a explicar a diminuição proporcional dessa população em relação à feminina nessas regiões.

d) O aumento da população feminina nas regiões metropolitanas explica-se pelo êxodo rural, ou seja, a busca de trabalho nas frentes agrícolas pela população masculina.

2- (Vunesp) Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:

a) Taxa de crescimento.

b) Índice de desenvolvimento.

c) Densidade demográfica.

d) Taxa de natalidade.

e) Taxa de fertilidade.

3- (FGV)

11

Estudos recentes sobre a população brasileira explicam a situação apresentada na tabela acima, como resultado da:

a) queda do índice de fertilidade das mulheres, nas duas últimas décadas, e o aumento da taxa de mortalidade infantil.

b) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, e da concentração da renda nacional.

c) grande concentração da renda após 1970, acentuando o aumento da taxa de mortalidade infantil.

d) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, associada à saída de brasileiros para o exterior, em busca de melhores condições de vida.

e) queda da taxa de fecundidade das mulheres, associada a um mínimo de programação familiar.

GABARITO

1 – C

2 – C

3 – E

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

O post Tire suas dúvidas sobre a população brasileira – Geografia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Simulado Enem de Matemática – Regra de três

Posted: 01 Aug 2016 12:18 PM PDT

Simulado de Matemática – Regra de Três

.

O post Simulado Enem de Matemática – Regra de três apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!